Pavimentos

Placa de laminado ou parquet - o que é melhor! Opinião de especialista

Não é fácil escolher qual é o melhor, entre um laminado e um parquet. Os muitos prós e contras de muitos compradores são confusos. Mas se a segurança ecológica e a naturalidade são fundamentais na compra de um acabamento para um piso, elas geralmente usam tábuas de madeira sólida. E se você precisar de material barato e prático, a escolha é muitas vezes feita em favor de um revestimento laminado à base de MDF. No entanto, nem tudo é tão simples. Antes de ir à loja, você deve estudar cuidadosamente as duas opções de todos os lados.

Qual é a diferença entre uma placa e um laminado

Acabamentos considerados externamente são semelhantes. Sua instalação também é realizada de acordo com uma tecnologia semelhante, devido aos bloqueios "lingueta e ranhura" disponíveis no final.

No entanto, a camada superior do laminado é feita de resinas acrílicas e de melamina. E a tábua de parquet de cima é feita de madeira de lei envernizada. Nesse caso, as duas opções são um produto de fábrica completamente pronto para deitar no chão. Não é necessário processá-los e envernizá-los depois.

Recursos de design do laminado e da tábua

Outra diferença importante entre uma placa de parquet e um laminado é a camada intermediária. No primeiro caso, é feito de barras de madeira maciça e no segundo de MDF. Se compararmos os acabamentos em resistência, durabilidade e resistência ao desgaste, um revestimento laminado de alta qualidade da classe "33" ou "34" no chão de fábrica, na forma de matrizes de múltiplas camadas, vencerá por uma margem significativa.

Vantagens e desvantagens do laminado

Entre as vantagens de um laminado estão:

  • boa resistência à umidade,
  • segurança ambiental
  • alta resistência à abrasão e arranhões,
  • maior resistência à perfuração de móveis,
  • simplicidade e despretensão em partir,
  • Resistência UV
  • variedade de desenhos e cores.

Como uma placa de parquet, um revestimento laminado de alta qualidade não emite substâncias nocivas. E se tiver uma camada superior feita por tecnologia antiestática, o pó não grudará nela. Esta é a melhor solução para crianças e salas de estar.

A principal desvantagem do laminado é a artificialidade. Ao entrar na sala com ele, é imediatamente evidente que sob os pés há uma camada de material artificial. E, apesar de toda a proteção contra melamina e acrílico, se a água chegar ao MDF, a lamela laminada inchará inevitavelmente e se tornará inutilizável.

Prós e contras do piso

Uma placa de parquet possui as seguintes vantagens:

  • naturalidade e naturalidade do material,
  • aparência estética
  • revestimento antiestático de verniz,
  • aumento do isolamento acústico,
  • simplicidade de colocação sem a necessidade de dobradiça e envernizamento.

Em comparação com o piso laminado, o parquet é mais exigente no microclima da sala. Alta umidade e quedas constantes de temperatura são contra-indicadas. Além disso, o verniz de parquet é menos durável e resistente ao desgaste do que a camada protetora de melamina. Em salas com tráfego intenso, é melhor instalar lamelas laminadas.

As vantagens do piso

Placa de laminado e parquet - descrição

O laminado e o parquet são uma solução moderna para a melhoria do apartamento. De acordo com o princípio do piso, os materiais são idênticos. A montagem é realizada colocando uma barra na outra em um determinado ângulo. Eles são mantidos juntos por uma saliência na conexão de bloqueio.

Imagine sapatos comuns. Ao calçar, insira o pé em ângulo dentro da bota e abaixe-o. Nesta posição, as costas seguram o pé para que não caia. É assim que as matrizes do revestimento do piso são intertravadas.

Piso laminado representa um design composto de três camadas.

A parte superior - (combinada) consiste em uma camada transparente decorativa e protetora de resina de melamina. É isso que estamos acostumados a ver.

A parte do meio é uma placa de fibra de madeira de alta densidade (HDF). Ele serve como base sem a qual a montagem e a operação adicional não podem ocorrer.

A camada inferior é estabilização. Você pode fazer sem ele. Mas todos os painéis laminados estariam torcidos. Uma vez eu coloquei esse laminado a 150 rublos por m2, comprado em OBI.

Mas, na verdade, devido a armazenamento ou transporte inadequado - defeitos associados a painéis irregulares no material laminado são bastante comuns.

Tábua de parquet - consiste em várias camadas.

Camada superior - consiste em madeira valiosa coberta com verniz ou óleo, que protege a superfície e dá uma certa resistência.

Camada intermediária - contém madeira na estrutura, localizada nas parcelas da parte superior. Isso é necessário para uma melhor estabilização do parquet e está associado às propriedades físicas da árvore.

A camada inferior é folheada grossa colada. É necessário colar toda a estrutura colando. Sem ele, as plantações de pinheiros se desfazem e o tabuleiro se desfaz.

Comparação de dureza de materiais: laminado e parquet

Piso laminado - consiste em serragem comprimida reciclada. Não deve ser confundido com chips como cartão, mas mÁrvore de natal dispersial fRacia ou MDF. No entanto, esta é uma abreviação adaptada ao idioma russo. Se você entende profundamente o problema, o laminado ainda usa HDF - a primeira palavra (alta) - alta densidade.

Em geral, uma placa de madeira tem uma alta densidade, de 830 a 970 kg / m3. Este composto homogêneo de considerável dureza é a base para um revestimento decorativo. Dependendo da densidade do HDF, o laminado recebe uma classe de operação. Quanto maior a gravidade específica, o que significa dureza, maior a classe. Pode ser 31, 32, 33 ou mesmo 34 classes.

A propósito, os parceiros chineses aproveitam isso e adicionam vários aditivos ao laminado que agregam peso, mas não afetam a dureza. Eles manipulam alguns meandros na classificação da força. Portanto, muitas vezes em um revestimento laminado da China, a classe de resistência ao desgaste é escrita 34.

As pessoas, implicando que recebem material de alta dureza, estão profundamente enganadas. E depois disso, faça fundamentalmente as conclusões erradas sobre a resistência do laminado como um todo.

A alta densidade afeta a estabilidade das juntas de travamento, bem como a capacidade de ruptura do piso ... das pernas de um sofá pesado, por exemplo.

Além da dureza da placa HDF, a camada superior do laminado é importante. Afeta a resistência a arranhões. No topo da camada superior decorada integram elementos de proteção - resina de melamina. Recentemente, porém, para dar ao revestimento uma aparência diferente e uma sensação tátil, foram adicionados compósitos de proteção antiderrapante que consistem em óxido de alumínio e outros materiais.

Tábua de parquet - como já mencionado acima, uma estrutura que consiste em várias camadas de madeira. Por exemplo, considere a versão oak. Em primeiro lugar, este material é um dos mais acessíveis, em segundo lugar - é popular, bonito e adequado para tipos clássicos de soluções de interiores; em terceiro lugar, o carvalho é menos hidrospecífico e, portanto, menos propenso a deformações devido às diferenças de umidade do que as cinzas ou, especialmente, faias. . Portanto, menos provável é o desapego de lamelas valiosas.

Carvalho - possui alta densidade, cerca de 750 kg / m3. A dureza é medida pelo método Brinnel. Se contar brevemente ... Uma bola de metal é pressionada contra uma árvore sob uma certa pressão. E de acordo com o resultado de um amassado, a madeira recebe um valor em equivalente digital. No material carvalho, é igual a uma alta de 3,7 a 4,2. A dureza Brinell pode depender de onde a árvore cresce.

Mas deve-se notar que a madeira natural não é homogênea, como um painel laminado. Portanto, em diferentes partes da árvore, a dureza pode variar.

A camada final no piso de parquet é verniz ou óleo. Protegem a madeira das influências ambientais externas, conferem resistência, um brilho externo.

O verniz pode variar. Em uma placa de parquet de escala industrial, é usado verniz, que é seco sob luz ultravioleta. O sistema de secagem é projetado de forma que o início da secagem ocorra a partir da camada inferior. Portanto, o revestimento na tábua do assoalho é de alta qualidade e possui uma resistência relativamente alta.

No entanto, para preservar a textura da madeira, as camadas de verniz não devem ser grossas. Como o parquet soviético, coberto com verniz pentaftálico PF. Portanto, o verniz não pode dar a dureza inerente aos pisos laminados. Além disso, a estrutura da árvore é heterogênea e tem menos força, levando a um soco mais rápido das garras de animais grandes, o movimento de móveis e jogos de crianças.

Honestamente, em um parquet barato, sem escovar, envernizado, o revestimento ao longo das fibras pode ser pressionado com uma unha, com algum esforço.

Conclusão:

Em termos de dureza e resistência ao desgaste, um laminado é definitivamente melhor do que uma placa de parquet.

Comparação de laminado e parquet para maior conforto

O que é conforto? Limpeza, ordem, silêncio, conforto - desenvolvendo uma sensação de calor da lareira. Ao voltar do trabalho, quero fugir da agitação e entrar na área de relaxamento físico e mental.

Qualquer peça de mobiliário adquirida, que inclua pisos, trará alegria da novidade. Mas vamos passar do deleite mental para os critérios reais e perguntar: o que é melhor - uma placa de parquet ou um laminado para maior conforto?

Sensações quentes e táteis do laminado e do parquet

Uma placa de parquet tem visivelmente menos perda de calor em comparação com um laminado. Isso é explicado pela menor densidade e alta porosidade da árvore. Grosso modo, o laminado esquenta mais rápido no verão do sol, mas também esfria mais rápido na estação fria. Se houver correntes de ar, mantém a temperatura do piso no registro mais baixo devido aos fluxos de ar frio. O laminado para perda de calor está localizado aproximadamente no meio entre os ladrilhos e o parquet. Portanto, o efeito térmico da prancha é confortável para os pés humanos.

Material ecológico: laminado e parquet

Em termos de respeito ao meio ambiente, eu não daria muita preferência a nenhum material. Nominalmente, a placa de parquet é mais limpa, não utiliza várias resinas incluídas na composição adesiva na fabricação de placas de madeira.

No entanto, nunca ouvi dizer que de um revestimento laminado as pessoas tinham uma doença ou algo mais. Embora durante o trabalho eu tenha encontrado o argumento de que as crianças são alérgicas, elas colocam uma tábua de parquet mais ecológica, sendo assim seguradas contra o agravamento da doença. Mas, ao mesmo tempo, são utilizados materiais na decoração, alguns dos quais eu me referiria a uma categoria de mercadorias condicionalmente mais prejudicial.

Para ser justo, vale dizer que, ao finalizar os painéis de parquet, são utilizados vernizes - um assunto da indústria química. Ouvi histórias de que a madeira pode conter chumbo se crescer na área onde estão localizadas plantas industriais pesadas. Mas isso é mais um mito. Se você tem medo de tudo, não pode comprar nada e morar na taiga.

O laminado de marcas europeias, incluindo filiais localizadas na Rússia e na Bielorrússia, faz parte da Associação EPLF de Fabricantes Europeus e pertence à categoria mais alta de respeito pelo meio ambiente do material e é indicado pelo sinal E1. A placa HDF usada nos produtos dos fabricantes russos está em conformidade com o GOST, conforme informado na embalagem ou no folheto.

Ainda há perguntas para a classe de respeito ao meio ambiente dos fabricantes de laminados chineses. Os produtos que não estão incluídos no EPLF mencionado acima, nem estão marcados com a marca de qualidade russa.

Isolamento acústico e absorção acústica do laminado e do parquet

A questão é mais complicada do que parece à primeira vista. Falando sobre a insonorização dos materiais, generalizamos os conceitos, imaginando que, usando este ou aquele composto, teremos um certo silêncio no apartamento ...

Li um artigo sobre a questão do isolamento acústico, combinado com minha experiência e observações, e aqui estão as conclusões.

Existem conceitos: isolamento acústico ou acústico de materiais e som ou absorção sonora de materiais. Também barulhos subdividido em percussão e som. Eles podem ter diferentes comprimentos, frequências. Os materiais porosos têm melhor absorção e dispersão do ruído de impacto, enquanto os materiais sólidos melhoram a penetração do som.

Ao pavimentar, estamos interessados ​​no isolamento dos vizinhos de baixo e para que o piso não seja tão alto quanto um tambor.

A sobreposição dos vizinhos é uma laje de concreto com bom isolamento acústico, mas baixa absorção sonora. Ou seja, a laje de concreto armado não atrasa os sons de choque. Portanto, o som de um perfurador esmagando uma parede é claramente audível. A onda de choque pode ser absorvida e reduzida quando camadas intermediárias de outros materiais são usadas na construção da sobreposição. Mas aqui é importante uma abordagem integrada do isolamento, incluindo divisórias nas quais o ruído de impacto é transmitido.

Portanto, concluímos que: se houver uma diferença no isolamento acústico entre o laminado e a placa de parquet colocada no teto através do substrato, é tão insignificante que pode ser negligenciado.

Quanto ao ruído gerado em ambientes fechados ao operar uma placa de parquet ou laminado, vários fatores também afetam isso.

  1. A placa de parquet absorve o ruído um pouco melhor devido à maior porosidade e múltiplas camadas do compósito, por isso é menos densa que o laminado.
  2. Um ajuste mais firme ao substrato proporciona uma melhor dispersão do ruído de impacto. A energia sonora é imediatamente transferida para o substrato e é extinta nele. Portanto, um laminado pesado de 12 mm pode ser menos sonoro do que um painel de 8 mm de espessura.
  3. A base lisa implica um ajuste mais próximo do material ao substrato.
  4. A presença de móveis ajuda a absorver o ruído e elimina o efeito de eco.

Como você pode ver, sob o conceito geral de isolamento acústico entre as amostras comparadas, praticamente não há diferença. Outros fatores afetam mais o isolamento acústico.

Conclusão:

O parquet em termos de conforto supera os pisos laminados.

Cuidados e restauração de uma placa de parquet e um laminado

As placas de laminado e parquet são semelhantes nos cuidados. É difícil dizer algo novo aqui. Todas as pessoas lavam o chão e esse tipo de revestimento não é muito diferente. A única coisa é que, em ambos os casos, é melhor fazer a limpeza com um pano bem torcido.

Não é recomendável adicionar agentes de limpeza agressivos à água, especialmente em um parquet. Porém, minha esposa não leu este artigo; portanto, se ela considera necessário limpar o laminado com uma solução fraca de cloro para desinfecção, o faz. Em geral, tenho calma quanto a métodos de limpeza severos.

É mais difícil manter a umidade necessária no apartamento. Se o laminado raramente range em uma sala seca, a placa de parquet lembra com mais frequência. Não tenho nem 100% de certeza de que tritura exatamente da falta da umidade necessária durante a operação. Suponho que, frequentemente, a situação é ruim com a secagem adequada da madeira na produção ou uma violação da tecnologia de fabricação. Curiosamente, na maioria das vezes estes sofrem de um Tarkett bastante bom, também conhecido como Sinteros.

Portanto, para manter a umidade relativa, vendedores e fabricantes recomendam a instalação de umidificadores.

Para restaurar o laminado, recebo chamadas periódicas. Mas eu faço reparos muito raramente. Mesmo se houver painéis de substituição, após algum tempo, o revestimento deve ser substituído por uma inspeção preliminar do piso. Com o tempo, a junta de travamento ganha umidade e muda de forma. E, muitas vezes, novas pranchas dificilmente são inseridas nas antigas e a trava se quebra. Você entende, o fato de que uma substituição de qualidade é pequena e o tempo que os nervos serão gastos.

Portanto, reparos pós-garantia, produzo apenas nossos pedidos.

As lascas no laminado e no parquet podem ser eliminadas com a aplicação de selante de várias cores.

Uma placa de parquet barata, sem escovar, fica rapidamente arranhada. Algumas fontes escrevem que não pode ser repetido. Mas o fato é que máquinas modernas estão moendo, não em tambor, como no filme "Operação Y". E é possível restaurar polindo o parquete de proteção, embora o revestimento de verniz seja de qualidade diferente. Nesta questão, é melhor entrar em contato com os mestres locais de parquet em sua cidade.

Conclusão:O piso laminado e o parquet não são restaurados em todos os casos, mas são possíveis. Mas é difícil encontrar um mestre para esse trabalho.

Placa de laminado e parquet - comparação de preços

Tábua de parquet

O preço de uma placa de parquet começa em cerca de 1000 rublos / m2. Este é o parquet Barlinek de fabricação ucraniana, com o poderoso, mas extremamente desconfortável castelo de Barklik. Os mestres de assentamento tentam evitar essa marca ou cobrar um preço mais alto pelo revestimento. O produto também pode ser encontrado sob o nome "Real Wood", "Diana Forest" e às vezes é rotulado como uma produção na Polônia ou na UE. É vendido principalmente por grandes redes comerciais, devido ao seu baixo preço e baixa margem comercial.

Além disso, o custo relativamente baixo da placa de parquet PolarWood é o fabricante Karelia-Upoflor. A linha contém um grande número de materiais de acabamento e várias opções de cores. O preço do painel começa em cerca de 1.400 rublos por m2. É agradável trabalhar com Polarwood, é de alta qualidade.

Lojas especializadas não gostam de vender este produto, argumentando que o conselho é de baixa qualidade. Embora eles o mantenham em estoque.

A um preço de 1000-1500 rublos / por m2, há uma placa de parquet de três faixas à venda com acabamento em laca simples sem escovar. Esse parquete perde sua aparência mais rapidamente devido a uma superfície semi-lustrosa na qual são visíveis arranhões e amassados.

Na minha opinião, uma opção mais interessante com a escovação.

Escovar é o processo de acabamento da madeira. Escovas macias são selecionadas usando escovas com uma pilha na superfície de trabalho. Assim, é obtido um tipo de gravação com uma repetição do padrão de fibras. Mais frequentemente usado em madeira de carvalho.

O parquet é de três e uma pista. A opção de faixa única mais cara começa em 2500 rublos por metro quadrado. É verdade que, por esse preço, você pode comprar apenas uma opção de formato pequeno.

Para o formato em tamanho real de um parquet de pista única, você terá que pagar cerca de 3.500 rublos por metro quadrado e acima.

Piso laminado

O laminado começa a um preço de 150-200 rublos por m2 e termina com um custo de cerca de 3000 rublos.

Imediatamente vá ao laminado por 1000 rublos, comparando com uma placa de parquet semelhante. Por esse preço, você pode comprar um piso laminado com um relevo profundo e uma alta classe de resistência ao desgaste. Tal revestimento será taticamente igual ao parquet, ganhando em relevo, mas inferior na transferência de calor. Os painéis laminados se beneficiarão tanto em resistência quanto em durabilidade.

Mesa de comparação para painéis laminados e parquet - prós e contras

DurabilidadeConfortoPreçoRestauração
Piso laminado++=
Tábua de parquet+=

Epílogo

Gostaria de instalar uma placa de parquet? Provavelmente sim! Imagine um apartamento grande ou uma casa de campo. Escada em carvalho, portas instaladas em carvalho maciço. E ainda por cima, pelo menos uma placa de parquet de pista única, sempre com uma escova e envelhecida. E melhor - a partir de uma matriz sólida.

Mas sou uma pessoa racional, com um ritmo de vida ativo. Infelizmente, não há tempo para apreciar as delícias do parquet. Existem sofás dobráveis ​​que podem arruinar a tampa. Portanto, não vou colocar um parquet. Eu tinha um piso de cortiça, pelo qual as pernas do sofá empurravam.

Alguém é categórico ao escolher e dirá: não me importo que o parquet seja forçado! Uma matriz é uma matriz. E ele terá razão à sua maneira. No final, as pessoas não comprariam Mercedes e iPhones na época. Portanto, o que é melhor - um laminado ou um parquet definitivamente não é para dizer.

O básico

O laminado é um revestimento sintético de várias camadas projetado para simular madeira natural. A camada principal do laminado é feita de resina de melamina e placa hdf fibrosa. A camada superior inclui papel de fibra de madeira impresso.

O parquet consiste em várias camadas de madeira e (ou) madeira compensada. A camada do meio é constituída por tábuas perpendiculares de madeira de coníferas ou de bétula. A camada inferior é geralmente madeira compensada de bétula. A camada superior é geralmente um corte sólido de madeira valiosa de pequena espessura (de 0,7 a 4 mm). Na maioria das vezes, é matizado e processado na fábrica: revestido com verniz ou óleo.


Placa de parquet "torta" atípica. Na maioria das vezes, uma placa de parquet consiste em 3 camadas

Uma prancha maciça é um pedaço de carvalho ou outra madeira completamente cortada, processado ou deixado sem tratamento.

Em essência, parquet e tábua maciça são produtos de madeira com textura natural e propriedades de madeira, e um laminado é apenas uma imitação de um piso de madeira. E embora algumas amostras de laminado de alta qualidade sejam praticamente indistinguíveis do parquet, há muito mais diferenças entre elas do que as aparências.

Aparência e estética

A madeira natural tem uma enorme variedade de variações de textura, portanto, não há duas tábuas idênticas do mesmo modelo, seja ela maciça ou parquet.

Os padrões pré-projetados são impressos no laminado para simular a aparência de uma árvore natural; portanto, o mesmo padrão é repetido em média a cada 5 placas.


O laminado imita perfeitamente a madeira, mas cada prancha não pode ser única

E embora algumas amostras de laminado pareçam muito dignas, a naturalidade da madeira não pode ser reproduzida.

Durabilidade

A durabilidade de qualquer piso depende em grande parte da intensidade do movimento e da conformidade com os requisitos do fabricante para uso e cuidados.

A camada externa da maioria dos tipos de laminado é feita de resina de melamina e dióxido de alumínio a alta temperatura e pressão extrema. A superfície resultante é frequentemente mais dura que a madeira natural.

A maioria dos tipos de laminado também é resistente à umidade e ao desbotamento. Portanto, muitos fabricantes respeitados de pisos laminados garantem uma cobertura de 10 a 25 anos.


O laminado é protegido de maneira confiável contra arranhões; portanto, os donos de animais geralmente o escolhem

A durabilidade do parquet natural depende da qualidade do processamento, fabricação e manutenção. A madeira é mais macia que a superfície laminada composta, facilitando a passagem.

Mas o piso do parquet e das pranchas maciças é mais fácil de reparar, geralmente sem substituir as pranchas individuais ou mesmo todo o revestimento, como é o caso de um laminado danificado. Por exemplo, em caso de dano ao parquete coberto de óleo, ele pode ser reparado polindo manualmente a área afetada e, em seguida, simplesmente cubra essa área com uma nova camada de óleo de parquet.

Em alguns tipos de piso de parquet, como o parquet escovado revestido a óleo, pequenas amolgadelas e arranhões na superfície se misturam facilmente com a aparência existente, enfatizando a aparência única e a profundidade da textura da madeira. Se o laminado estiver arranhado ou cortado, é imediatamente visível e afeta sua funcionalidade.

Placa de parquet: calor natural da madeira

O parquet substituiu o clássico parquet de madeira maciça. É uma estrutura que combina com sucesso espécies de madeira duras e macias, proporcionando flexibilidade e resistência. Melhor do que outras, uma placa de parquet de três camadas se comprovou, com a seguinte forma:

  • a camada inferior é uma camada estabilizadora de compensado, espessura de 1,5 a 2 mm,
  • camada intermediária - tábuas estreitas de madeira macia ou madeira de borracha com espessura de 8 a 9 mm, localizadas perpendicularmente à camada superior,
  • o topo é uma camada durável de madeira resistente ao desgaste, a espessura varia de 0,5 a 6 mm.

A espessura total da placa pode atingir 25 mm. No topo da placa de parquet é coberto com várias camadas de verniz protetor.

Particularmente digna de nota é a tábua de chão Barlinek. O fabricante utiliza apenas madeira natural, preparada em três camadas, sem madeira compensada ou MDF. As fechaduras BARCLICK são usadas ao longo da borda longa e no final da fechadura Barlock 5Gc, que permite estilizar sem cola e ferramentas especiais. Pode ser colocado em um piso quente!

Vantagens e desvantagens do parquet

Como qualquer material, o piso em parquet tem seus prós e contras, que devem ser levados em consideração na escolha.

Vantagens de uma placa de parquet:

  1. A naturalidade do material. O piso de madeira torna a sala quente, aconchegante e animada, o padrão natural e não repetitivo de madeira é fascinante.
  2. A possibilidade de trabalhos de restauração. A camada frontal da placa, dependendo da espessura, pode suportar de 1 a 3 ciclos de retificação e, se necessário, é coberta com uma nova camada de verniz.
  3. Longa vida útil - pelo menos 15 anos com os devidos cuidados.
  4. Simplicidade relativa de saída - basta a limpeza úmida padrão e o uso regular de vernizes especiais.
  5. Estilo fácil. A conexão de trava facilita a colocação e desmontagem de elementos individuais.
  6. Antiestático. O verniz não atrai poeira, cabelos e pelos de animais.
  7. Ao contrário do parquet de peça, uma placa de parquet não precisa ser enrolada e lixada após a colocação, ela possui um revestimento ou impregnação na fábrica.

Contras:

  1. A madeira está sujeita a danos mecânicos: deformação, amassados, arranhões. A resistência difere dependendo do tipo de madeira utilizada na camada superior.
  2. Há uma chance de delaminação.
  3. Maior demanda na superfície da base - ela deve estar limpa e perfeitamente alinhada.
  4. Com medo de temperaturas extremas e umidade.
  5. Não use produtos de limpeza químicos.
  6. Ao deitar sem colar, podem ocorrer lacunas entre as pranchas ao longo do tempo.

Laminado: versatilidade e praticidade

O laminado é um produto industrial moderno que consiste em diferentes materiais dispostos em camadas.

  • A camada inferior é protetora, feita de papel impregnado ou plástico fino.
  • A camada intermediária - a transportadora, é uma placa de fibra ou aglomerado, caracterizada por maior resistência.
  • A camada frontal é a película ou filme no qual a imagem é aplicada. Pode ser uma imitação de madeira, granito, azulejo, carpete e outros materiais. As texturas mais populares que imitam o laminado: carvalho, bordo, cereja de nogueira e outras espécies valiosas de madeira.
  • Camada superior - resina protetora - melamina.

As bordas do laminado são geralmente tratadas com um repelente de cera.

O laminado é dividido em classes de acordo com o parâmetro de resistência ao desgaste de 21 a 34. Quanto maior a classe, maior a carga permitida no revestimento e sua vida útil, que pode atingir 15 e até 20 anos.

Dica: para um apartamento, um produto da classe 32 com corindo na camada superior de proteção (substância que oferece alta resistência a arranhões) é o mais adequado. A classe inferior não é durável, os materiais 33 e 34 são excessivamente caros.

Prós e contras do piso laminado

É importante ter em mente que todas as vantagens que esse revestimento pode ter são apenas para um produto de alta qualidade, cujo fabricante faz parte da associação EPLF. Os produtos de baixa qualidade, que podem ser vendidos a um preço baixo e disfarçados de materiais de alta classe, apresentam uma desvantagem sólida e formam uma opinião pública negativa sobre esse tipo de cobertura.

Vantagens:

  • alta resistência e resistência a danos (lascas, arranhões, amassados) e abrasão,
  • boa resistência à umidade com instalação de alta qualidade, que elimina a presença de espaços entre os elementos,
  • segurança - apesar de toda a sua artificialidade, um laminado certificado não emite substâncias nocivas,
  • resistência a altas temperaturas e ultravioleta,
  • simplicidade de colocação devido à tecnologia especial dos fixadores - “click-system”.

Desvantagens laminadas:

  • a principal diferença entre um laminado e um parquet, que pode ser atribuído às suas desvantagens, é a sua naturalidade,
  • as bordas das placas são o ponto fraco do produto e podem ser delaminadas com o tempo,
  • não sujeito a restauração e reparo,
  • o material é diferenciado por alto ruído e suavidade,
  • estática, atrai poeira, fria ao toque.

Dica: a suavidade e o ruído do revestimento podem ser significativamente reduzidos se você o colocar em um piso de alta qualidade e substrato de cortiça.

Laminado de cortiça

Uma novidade no mundo dos acabamentos - o laminado de cortiça, combina as qualidades do parquet e do piso laminado e até as ultrapassa em alguns aspectos.

O revestimento de cortiça, como um laminado ou parquet, consiste em várias camadas:

  • substratos de lascas de cortiça prensada,
  • bases de uma placa HDF resistente à umidade com ranhuras e espigões para assentamento,
  • camada isolante acústica e térmica de cortiça prensada,
  • madeira balsa folheada ou outros tipos de madeira,
  • uma camada de verniz de alta resistência ou filme de vinil.

Prós de laminado de cortiça:

  • excelente isolamento térmico e sonoro,
  • hipoalergênico e ecológico,
  • a elasticidade do material
  • instalação fácil
  • pode ser desmontado e empilhado várias vezes,
  • a cortiça é elástica e quente ao toque, proporciona uma sensação agradável ao andar descalço,
  • vida útil não inferior a 10 anos.

Contras:

  • preço alto
  • baixa resistência ao impacto pontual,
  • o revestimento de cortiça é pouco compatível com o sistema de piso radiante, a transferência de calor será muito baixa - no nível de 20%,
  • superfície áspera dificulta a manutenção.

Alguns proprietários de cortiça reclamam de meias e chinelos que se desgastam rapidamente devido à aspereza. Para eliminar essa desvantagem, é necessário cobrir o chão com uma camada adicional de verniz.

Desempenho

  1. O parquet exige manuseio cuidadoso, não tolera saltos agudos, movimentos de móveis, queda de objetos pesados, mas é quente e instável.
  2. O laminado é prático e durável, mas ao mesmo tempo frio, duro e estático.
  3. A cortiça é elástica e os amassados ​​dos móveis desaparecem depois de um tempo, mas quando é atingida, as lascas se formam. Em termos de sensações táteis, este é o material mais agradável e quente.

Instalação

Todos os materiais acima podem ser colocados no método flutuante usando um sistema de travas. Esta forma de colocação é simples e rápida, disponível para execução feita à mão. Às vezes, uma placa de parquet é colada à base para obter um revestimento durável, sem folgas.

Se você decidir qual é a melhor escolha - parquet ou laminado - do ponto de vista financeiro, o laminado será a opção mais econômica, aproximadamente na mesma categoria de preço são parquet e laminado.

Capacidade de carga

Devido ao uso de MDF durável na fabricação da camada transportadora, o laminado é capaz de suportar grandes cargas por cima do que a placa. Na maioria dos casos, a primeira opção durará muito mais que a segunda - 20-25 anos contra 10-15.

A camada superior no parquet das espécies em questão é feita de espécies de madeira de alta resistência. No entanto, por baixo, existem barras de pinheiro mais baratas e menos duráveis. Ao mesmo tempo, até o carvalho maciço pode ser pressionado com precisão entre as fibras da madeira. Como resultado, a placa de parquet também perde força em todas as lamelas laminadas da classe "33" e superior.

Longevidade

Se você precisar de um revestimento com a maior vida útil possível, escolha um papel laminado ou parquet, dê preferência ao primeiro. As lamelas de MDF rígido são mais duráveis ​​que os painéis à base de madeira.

Além disso, a camada externa sobre eles é mais resistente ao desgaste e menos propensa a arranhões.No entanto, se necessário, o parquet pode ser restaurado removendo o verniz e reciclando a árvore. E sua contraparte em caso de dano terá que ser completamente alterada em toda a sala.

Ao contrário do laminado, uma placa de parquet pode ser restaurada

Isolamento acústico

Na questão do ruído e da explosão, uma placa de parquet se mostra um pouco melhor que um laminado. A madeira laminada devido à porosidade interna amortece os sons. Nesse caso, ambos os revestimentos estão relacionados a materiais ruidosos. Se o fator de isolamento sonoro for muito importante, é recomendável escolher linóleo ou kavrolin para o piso.

Para melhorar a insonorização do quarto das crianças, apare-o com parquet

Complexidade da instalação

Na tecnologia de instalação, os acabamentos em consideração praticamente não apresentam diferenças. Em ambos os casos, uma instrução passo a passo padrão sobre como colocar o laminado com suas próprias mãos é adequada para o trabalho.

Para aplicar os dois revestimentos, será necessário nivelar a base, espalhar o revestimento de espuma de polietileno (se a cola não for usada) e montar o revestimento do piso a partir dos elementos individuais. Essas ripas individuais são conectadas usando bloqueios de extremidade.

Colocar uma placa laminada e parquet não requer habilidades especiais

Uma placa de parquet custará mais do que um laminado. No primeiro caso, o custo de um quadrado do piso começa em 1000 rublos / m2 e, no segundo, em 200-300 rublos / m2. No entanto, o preço de um revestimento laminado de alta qualidade com alta classe de resistência ao desgaste é de pelo menos 800 a 900 rublos / m2. Com relativamente a mesma qualidade, a diferença não será muito grande.

Onde e o que é melhor deitar

Se um piso quente for colocado na sala, a melhor opção é "tomar parquet ou laminado", imediatamente, a favor do segundo. A placa só pode ser colocada sobre o TP da água com uma temperatura máxima de aquecimento que não exceda 25–26 ° C. Além disso, o aquecimento do revestimento deve ser realizado uniformemente em toda a área da sala. E devemos lembrar que a madeira não conduz bem o calor. O piso em parquet se aquece por muito tempo.

O revestimento estético é ideal para escritórios, bem como salas de estar, bibliotecas e corredores em residências particulares. Nos quartos, corredores e viveiros, é melhor colocar o laminado. E para banheiros, cozinhas e varandas, sua versão resistente à umidade é mais adequada. Não é necessário levar uma tábua de parquet em ambientes frios e com alta umidade.

Placa de parquet no interior

Mitos sobre parquet e laminado

Ambos os revestimentos em questão apareceram no mercado russo não faz muito tempo. Existem muitos mitos e mitos ao seu redor. E os dois principais problemas que surgem constantemente entre os compradores são a compatibilidade com o meio ambiente e a manutenção desses acabamentos.

O laminado é um material artificial. No entanto, se esse não é um falso barato, ele não emite formaldeído e mais nada e é completamente seguro. É impossível chamá-lo natural e natural, como a madeira. Mas enfatizar a artificialidade ou danos à saúde humana de um revestimento laminado também é impossível.

Em termos de manutenção, o parquet compete muito. No entanto, para realizar esses reparos, é necessário ter habilidades especiais no trabalho com madeira.

E a situação com o laminado também não é tão clara. Não é possível laminar a área do piso desgastada por conta própria. Mas se apenas uma lamela foi deixada em reserva, é bem possível colocá-la em vez de uma desgastada. A tonalidade dessa substituição será ligeiramente diferente, especialmente se o acabamento estiver exposto ao sol na sala por muitos meses. Mas o reparo é possível, o principal é não usar cola durante a instalação inicialmente.

Ao escolher entre uma placa de parquet e um laminado, considere muitos fatores

Conclusão

Antes de escolher uma placa laminada ou parquet em sua casa, você deve pensar cuidadosamente. As críticas para os dois acabamentos são muito variadas. O parquet é bonito e luxuoso, mas o revestimento laminado o supera em termos de resistência ao desgaste e durabilidade. Além disso, longe de todos os cômodos, essas opções geralmente são adequadas. Nos banheiros, banheiros e cozinhas, vale a pena pegar algo mais resistente à umidade.

Brevemente sobre as vantagens e desvantagens do piso laminado

A característica do revestimento laminado é sua multicamada. As camadas são placas de fibra de madeira e papel kraft, que são conectados por polímeros. A proteção é aplicada à camada superior decorativa, que é baseada em resina de melamina. Devido a essa camada, esse piso é particularmente durável.

Graças à camada de papelão, o laminado adquire dimensões geométricas constantes, bem como a capacidade de suportar variações climáticas. Sob o painel de fibras, há outra camada, que consiste em plástico ou papel especial impregnado com uma resina especial. Para aumentar a resistência à umidade, as bordas do material são tratadas com impregnação contendo cera.


A vista final do laminado.

O piso laminado difere nas cargas que é capaz de suportar. Pode suportar cargas pequenas, médias e altas, como evidenciado pela marcação correspondente. Que tipo de piso a ser assentado depende, em primeiro lugar, de qual capacidade entre países. Na cozinha, por exemplo, a carga no chão será alta e, no berçário, será média. Cargas leves estarão no quarto de dormir.

+ Listamos as vantagens do piso laminado:

  • Não atrai poeira.
  • Ele suporta facilmente impactos e é apagado lentamente. O mais durável é o revestimento das classes 31, 32 e 33, destinado a instalações industriais e de escritórios. Para o apartamento, você pode usar um laminado das classes 21, 22 e 23.
  • O piso laminado não será danificado, mesmo se sujeito a compressão prolongada.
  • O laminado não tem medo da luz solar, não desbota de vez em quando. Também é resistente ao calor e não entra em contato com produtos químicos de limpeza.
  • O piso laminado é adequado para organizar um piso quente.
  • Padrões, texturas e cores do laminado brilham com variedade.
  • A garantia deste material é de 5 anos.
  • O cuidado laminado é extremamente simples.

- As desvantagens do revestimento laminado também estão disponíveis:

  • Em salas onde está muito úmido, este material não é recomendado.
  • Se você não usar um substrato, o isolamento desse piso contra ruídos externos será muito fraco.
  • O laminado não está sujeito a reparo. Se estiver danificado, nada poderá ser corrigido - apenas mude.
  • A aparência do laminado revela que é um material artificial.

Sobre uma prancha de parquet, suas vantagens e desvantagens

E agora precisamos conversar sobre parquet - caso contrário, como descobrimos como um laminado difere de uma placa de parquet. Cada placa de parquet, como um laminado, consiste em várias camadas. Naturalmente, essas camadas têm uma composição completamente diferente. Dentro da estrutura multicamada - pranchas coladas uma na outra perpendicularmente. Isso permite que o parquete sirva por muitos anos sem limpar e sem deteriorar-se devido a solavancos e outras cargas.

Listamos em detalhes o que é um painel de parquet. Vamos começar de cima. Portanto, para proteger contra influências externas, um verniz especial é aplicado com a camada superior (ou melhor, várias camadas).

Em seguida, vêm os bosques valiosos. Pode ser carvalho, faia ou cinza, por exemplo. A espessura desta camada é pequena - de 2,2 a 6 milímetros.

Lamels, caso contrário, tábuas estreitas de abeto ou pinho compõem a camada central do parquet. Eles têm uma montagem do tipo ranhura lateral para conectar a uma placa adjacente. Esta camada é perpendicular à anterior.

Como a camada mais baixa, que serve para a estabilidade da estrutura, o contraplacado é usado em abeto ou pinho, com 1 a 2 milímetros de espessura. Suas fibras estão localizadas da mesma maneira que as fibras de espécies valiosas de madeira na camada externa.


Parquet a partir do final.

+ Agora observe as vantagens do parquet:

  • Este revestimento protege muito bem contra ruídos externos, pois é feito de madeira natural. Além disso, ele não atrai poeira.
  • O verniz, aplicado em condições de produção, é muito durável e inofensivo. Não possui formaldeído tóxico.
  • O parquet pode ser polido e restaurado várias vezes. Quanto mais espessa sua camada superior, maior o número de vezes que isso pode ser feito. Mas é muito difícil encontrar um mestre que faça esse trabalho.
  • A aparência da placa de parquet não se compara a nada - ela parece elegante e moderna. A textura da madeira natural tem uma beleza única.
  • É fácil colocar uma prancha de parquet; cuidar dela também é simples.
  • O fabricante dá uma garantia para este material por 10 anos, nem menos.

- As desvantagens da placa de parquet são poucas, mas elas também têm:

  • Você não pode colocar parquet em um banheiro ou outro ambiente com alta umidade - ele não tolera umidade.
  • O verniz para parquet apaga mais rápido que o revestimento protetor superior no laminado.
  • O parquet exige uma adesão mais cuidadosa ao microclima interno do que um laminado.

A capacidade de suportar flutuações de temperatura e umidade

O parquet não gosta de ar muito seco (está secando) ou salas muito úmidas (inchaço). Mas o piso laminado transfere perfeitamente ambos. Portanto, no inverno, durante a estação de aquecimento, quando está muito seco nos quartos, podem ocorrer pequenas lacunas entre as placas bem ajustadas. O laminado não reagirá assim - isso é uma vantagem para ele.

O laminado foi criado para obter um revestimento de piso imitando o parquet, mas desprovido de deficiências. Portanto, inicialmente esse tipo de revestimento era ainda mais caro que o parquet. Surgiram então novas tecnologias, a produção atingiu o nível de massa e o laminado ficou mais barato.

Se falamos do laminado das classes 31, 32, 33, 34, popular hoje em dia, elas são muito superiores ao parquet. O fato é que eles usam um painel de fibras de alta densidade (HDF), que se expande lenta e uniformemente. Portanto, não há lacunas nesse revestimento.

Face do produto

Desnecessário dizer - o parquet nobre e elegante vence por esse parâmetro. Se o seu quarto estiver decorado em estilo clássico, basta pedir uma placa de parquet. Ficará ótimo ao lado de uma lareira de mármore, dourado e estuque, em harmonia com pinturas nas paredes e móveis antigos.

Se o apartamento estiver decorado com um dos estilos modernos (moderno, de alta tecnologia e ecológico), então é o local para o piso laminado. Tem tantos desenhos, cores, texturas e padrões que você sempre pode escolher aquele adequado para o design escolhido.

Cuidados com o chão

Se o piso deve ser colocado não em um apartamento, mas em um prédio público, é especialmente importante o quão difícil é cuidar dele. Aqui, ao escolher uma placa de parquet versus um laminado, você deve saber que um revestimento laminado pode ser lavado com um pano úmido pelo menos todos os dias. Mas não é necessário derramar um balde de água para fazer uma limpeza completa. O uso de pó e detergentes não é recomendado.

O parquet é mais macio - pode ser aspirado, apenas com cuidado, para não arranhar. Limpe-o com um pano bem torcido; além disso, você deve usar periodicamente compostos especiais para cuidar da árvore.

Preço do produto

Todo mundo acredita que o parquet é mais caro que o laminado, levando-o por um axioma. Embora isso não seja totalmente verdade. Também é importante quem produziu esse material. E ainda mais importante, de quais componentes é feito. Muito depende da classe do laminado. Quanto mais forte o seu revestimento, mais caro ele é. Portanto, um excelente laminado de alta qualidade pode custar mais do que um preço médio.

O parquet também pode variar bastante de preço. Afinal, ele tem uma camada e espessura de verniz superior diferente. Muito depende do tipo de madeira a partir da qual é feita. Se no parquet houver nós, desenhos variados, não será caro. Mas se for um produto de marca mundial feito de madeira excelente sem um único grão, o preço desse parquet pode ser muito alto.

Tabela de comparação das principais características do laminado e do piso

ParâmetrosPiso laminadoTábua de parquet
Resistência ao desgaste+-
Flutuações climáticas+-
Aparência-+
Cuidado+ --
Longevidade-+

A verdade sobre parquet e laminado - expor?

Muitos vendedores distorcem as informações tentando vender seus produtos. Vamos expor essas declarações, que podem ser ouvidas por muitos.

1. Portanto, você pode ouvir com frequência que o único material ecológico desses dois é o parquet. Isso é mentira - de acordo com os padrões europeus, o revestimento laminado tem a mesma classe ambiental do parquet - E1. Como consideramos no início deste artigo, uma placa de parquet consiste em camadas de madeira, e essas camadas são coladas com adesivos especiais. Portanto, não foi sem química.

2. O fato de o laminado, ao contrário do parquet, ecoar mais, também é uma afirmação falsa. Depende do substrato e quão bem a base do piso está alinhada. Afinal, apenas tendo conseguido um ajuste perfeito do revestimento na base, é possível obter um eco mínimo. Com a aplicação de um suporte de cortiça, é possível obter um melhor efeito de isolamento acústico. Então não importa o que está em cima - parquet ou laminado - não haverá surdez. E vice-versa.

3. Como argumento de que uma placa de parquet é melhor que um laminado, há uma afirmação de que um revestimento laminado, diferentemente de uma placa de parquet, não pode ser reparado. Parece que tudo é verdade. Mas, na prática, verifica-se que este é um movimento de marketing e existem várias nuances. O fato é que é muito difícil encontrar um mestre que aceite restaurar o parquet que não esteja colado à base.

Durante a moagem, o painel pode dobrar-se levemente nas articulações, e isso é repleto de aparência ondulada. E a moagem apaga a cor e remove a escovação, após o que o parquet parecerá muito barato.

Umidade

A madeira é um material de "respiração" que reage às mudanças de umidade e temperatura do ar. Portanto, o parquet deve ser instalado onde o nível de umidade seja controlado e mantido no nível de 45-55% para maciços e 45-65% para placas de engenharia e parquet.

Apesar de a placa de parquet ter excelente estabilidade, a maioria dos fabricantes de pisos de madeira não recomenda a instalação em banheiros ou na cozinha - locais onde a temperatura e a umidade podem variar significativamente.

Os pisos laminados são altamente resistentes à umidade e costumam ser usados ​​em cozinhas, banheiros e porões. No entanto, é importante ler atentamente a garantia e as recomendações do fabricante para evitar erros dispendiosos.


Laminado de alta qualidade pode ser colocado na cozinha e em outras salas com flutuações freqüentes de umidade

Reparação

Fragmentos individuais do laminado só podem ser substituídos se forem depositados de maneira flutuante por meio de uma conexão de trava das ripas. Se foi usada cola na instalação, a substituição da tira laminada danificada será muito problemática.

Nesse caso, mesmo que você consiga encontrar o mesmo tipo de laminado instalado, uma nova barra pode se destacar do restante devido ao desbotamento e desgaste do último. O laminado não pode ser lixado e laminado.

A placa de parquet é mais fácil de reparar (embora você precise entender que essa é uma empresa cara). Se os danos forem extensos, o parquet pode ser completamente lixado e depois envernizado ou oleado. Se o dano for localizado, placas individuais poderão ser substituídas. A tecnologia de raspagem manual pode ser aplicada ao parquet, criando um piso muito bonito com um efeito de envelhecimento.


O parquet velho pode ser lixado e repintado com verniz ou óleo.

Cuidado fácil

É fácil cuidar do laminado: basta varrê-lo regularmente, limpá-lo da sujeira em tempo hábil e limpá-lo com um pano úmido. O cuidado natural com o piso requer um pouco mais de cuidado. É necessário realizar a limpeza adicionando produtos especiais para parquet à água. Eles restauram o acabamento de óleo ou verniz.

É melhor evitar produtos de limpeza universais, pois seu uso geralmente priva todas as garantias do fabricante sobre a integridade do revestimento protetor.

A maioria dos pisos de parquet possui excelente resistência à Coca-Cola, vinho tinto e muitos produtos químicos domésticos. No entanto, para preservar a beleza do piso por muitos anos, é importante eliminar rapidamente quaisquer impurezas e limpar regularmente o piso.


Sempre deve haver um copo entre o parquet e o vinho tinto.