Lareiras

Lareiras de canto em madeira

Equipando casas de campo e chalés, as pessoas sonham com uma atmosfera especial de silêncio, conforto. Isso é facilitado pelas lareiras a lenha, que não apenas aquecem efetivamente a sala, mas também proporcionam um prazer puramente estético pela contemplação do fogo.

Neste artigo, mostraremos como dobrar lareiras de canto para uma casa de madeira, sobre seus recursos e especificações. E nossas instruções passo a passo e a ordem de colocar a lareira de canto ajudarão até um novato a lidar com esse trabalho difícil.

O fogão da lareira tem uma série de vantagens inegáveis ​​para os proprietários de casas de campo. Mais importante ainda, eles podem ser equipados em casas onde a gaseificação não é fornecida ou há problemas com a eletricidade.

A lareira é rápida o suficiente para derreter, o que permite que você aqueça sua família mesmo em uma noite fria de primavera ou outono. E mesmo onde as lareiras são uma fonte adicional de calor, elas serão uma excelente solução no período de entressafra ou durante interrupções na eletricidade / gás.

Firebox

Pode ser fechado ou aberto na lareira. Isso não afeta a eficiência da transferência de calor. Ao fazer uma lareira com uma fornalha fechada, você precisará dos seguintes elementos: um portão, portas transparentes de vidro resistente ao calor.

Um grande papel na vida útil da lareira e seu portão, portas transparentes de vidro resistente ao calor.

Elabore os materiais a partir dos quais será fabricado. A parte externa da lareira pode ser feita de tijolos comuns, mas a fornalha deve ser colocada fora do revestimento (resistente ao calor).

A fornalha pronta em ferro fundido reduzirá significativamente o tempo de colocação da lareira e simplificará a tarefa. Para dar ao design uma aparência autêntica e elegante, basta cobrir a fornalha de ferro fundido com tijolo vermelho e construir uma chaminé enorme.

Alguns fogões de cozinha colocam o interior da fornalha de ferro fundido com tijolo de chamotte para minimizar o contato do metal com o fogo. Este ponto é especialmente importante no caso de usar um forno de aço.

Também existe um elemento como um dente de chaminé no design da lareira. Esta é uma pequena câmera localizada na parte traseira da fornalha em uma inclinação de 20 0.

Entre a borda e a face, há uma plataforma carregada, com um tamanho de 12,15 ou 18 cm (dependendo do tamanho total da câmara de combustão). Um dente de chaminé passa uma mistura de gases de combustão com ar frio que viaja em alta velocidade.

Tocando nas paredes da chaminé, o gás quente esfria gradualmente e começa a afundar. Assim, a turbulência do gás é criada no tubo.

Movimento de gás na lareira (sem dente e com dente)

Se o processo de combustão no forno não for intenso, poderá ocorrer o "congelamento" da fumaça. O objetivo do dente da chaminé é evitar isso.

Outro problema para uma boa tração pode ser um portal de lareira com altura muito alta. Mas isso pode ser evitado aumentando a velocidade de movimento do gás quente na parte superior do forno. Assim, o ar será sugado da sala para o topo do portal.

Esse problema pode ser resolvido com a ajuda de um dente de chaminé - uma pequena saliência que permite espremer o fluxo de gás na parte superior do forno.

Ashpit (ou explodiu)

Dado o intenso processo de combustão de toras na lareira, uma grande quantidade de cinzas é formada, que é baixada em uma câmara especial de cinzas localizada sob a fornalha. Para que o fogo da lareira acenda bem e solte calor, você precisa de uma tração excelente.

Em caso de entupimento de cinzas, a câmara de combustão impede a entrada de ar no fogo.

Este ponto é especialmente importante se você pretende usar lenha de espécies de árvores moles, uma vez que elas formam cinzas acima de tudo.

O soprador é uma pequena câmara localizada sob a grade do forno.

Esta câmera pode ser equipada com uma gaveta na forma de uma gaveta ou pode ter um design simples com uma porta.

Mas não apenas o papel da purificação de produtos de combustão desempenha uma câmara de cinzas. Através do ventilador, o oxigênio flui para o fogo, o que garante combustão intensa.

A porta do ventilador ajuda a regular a tração e a controlar a intensidade do fogo. Quando aberta, a chama se intensifica. Consequentemente, uma porta fechada bloqueará o acesso ao fogo e a lenha lentamente queimará na lareira.

Se o design da lareira não implica uma porta na câmara de cinzas, a base da câmara de combustão deve ser feita com uma ligeira inclinação, para evitar derramar cinzas.

Mas nem todas as lareiras têm um cinzeiro. Se o tubo da chaminé estiver alto e proporcionar boa tração, a madeira queimará no chão. Nesse caso, a lareira será limpa diretamente da câmara de combustão.

Se estiver localizado bem abaixo da câmara de combustão, próximo ao chão e não houver como fazer uma câmara de cinzas no porão, os fogões também abaixarão esse elemento.

Os processos de trabalho na lareira são os seguintes:

  • toras e lenha são colocadas em uma grade de metal e incendiadas.
  • A intensidade da combustão é controlada por um portão deslizante, que abre ou bloqueia o acesso ao oxigênio. Com um forno aberto, a intensidade da queima pode ser controlada apenas pelo número de lenha.
  • À medida que a madeira é queimada, as cinzas são coletadas sob a grelha, em uma frigideira especial, que deve ser limpa regularmente.
  • Os produtos de combustão são descarregados através de uma chaminé.

    Chaminé

    Através deste elemento estrutural, os produtos de combustão são removidos. Pode ser feito de tijolo ou aço. Nas lojas, você também pode encontrar estruturas cerâmicas prontas que são montadas a partir de peças individuais.

    Chaminé de conclusão sobre o telhado

    Ao construir uma chaminé de uma lareira a lenha, é muito importante aderir às medidas básicas de segurança contra incêndio e isolar adequadamente os locais onde o tubo passa através da parede e do teto.

    Os fogões classificam as chaminés em três tipos:

    Se uma chaminé é colocada dentro de uma parede ou estrutura principal, é chamada de parede. É como se fosse uma unidade única com teto de parede.

    Mas a chaminé principal é um elemento separado, que é separado da lareira (fogão). É conectado à estrutura principal usando uma luva giratória. Dependendo do número de fogões e lareiras conectados na chaminé principal, pode haver várias dessas mangueiras.

    Tubo de raiz de chaminé

    Assim, o tubo raiz (remoto) é o núcleo da produção de produtos de combustão, e esse sistema é frequentemente usado com precisão em casas grandes com muitos cômodos. Isso permite que você implemente várias lareiras na casa e não viole a estética do exterior da casa. De fato, neste caso, a saída da chaminé através do telhado será apenas uma.

    A luva de flip-flop conectada ao tubo remoto é feita de tijolo vermelho, no qual uma caixa de aço é colocada. O comprimento de uma manga não deve exceder 2 metros; caso contrário, pode haver problemas com a tração e a eficácia da lareira diminuirá.

    Para limpar a luva da fuligem, é realizada uma porta de limpeza especial. E, para maximizar a tração na luva giratória, ela é aumentada em 10 0 na direção do movimento do gás.

    O mesmo ponto deve ser levado em consideração ao construir tubos para a passagem da chaminé através da parede.

    Se a lareira estiver localizada em um local onde não é possível abrir uma chaminé vertical, a única decisão correta seria construir uma chaminé com acesso através da parede até a rua.

    Ao mesmo tempo, as seções horizontais devem ser mínimas e, para manter uma boa tração, elas também são elevadas em um ângulo de 10 °.

    Mas é impossível colocar um cano no sótão, pois pode ocorrer condensação devido à grande diferença de temperatura, o que aumentará o risco de incêndio.

    O tubo do bico é mais frequentemente usado pelos fogões na construção de lareiras. Ela descansa na lareira. Mas, para que o fogão (lareira) suporte a carga da chaminé, a espessura das paredes do fogão deve ser de pelo menos ½ tijolo ou mais.

    A seção transversal mínima do tubo é ½ * ½ do tijolo.

    Outro elemento chave da chaminé é a chaminé. Esta é a expansão da chaminé no local em que passa pelo piso do sótão.

    Por que é necessário expandir o tubo neste local?

    Isso protegerá os tetos de madeira contra superaquecimento. Para fazer isso, o revestimento é disposto na espessura de um tijolo (1,5 tijolo também é possível) e é adicionalmente isolado com feltro de amianto ou uma folha saturada com argamassa de argila.

    Todo o espaço entre o piso do sótão e as ranhuras deve ser preenchido com material à prova de fogo (concreto).

    O tubo que passa pelo piso do sótão é chamado de riser.

    Há outro elemento importante no design da chaminé, chamado de lontra. Esta é uma pequena expansão do tubo quando descarregada através do telhado. O objetivo da lontra é proteger o sótão da precipitação atmosférica.

    Medidas de segurança contra incêndio ao colocar uma lareira de canto

    • Uma base separada deve ser construída sob a lareira de tijolos. É melhor separar a fundação da principal, mesmo na fase de construção, mas se o projeto da lareira já estiver sendo implementado na casa operada, será necessário remover parte do piso, cavar no chão e construir uma fundação separada.

    A fundação está sendo construída separadamente

    O peso da lareira de tijolos excede 1 tonelada e, durante o encolhimento, a base principal da casa afunda, isso não deve afetar o design da lareira. Caso contrário, ele pode se deformar e o gás penetrará na sala.

  1. Todos os pisos do piso através dos quais o tubo da chaminé será descarregado devem ser isolados com material de amianto. Da mesma forma, isolamos as paredes próximas à lareira.
  2. Se a lareira estiver sendo construída em uma casa com paredes de madeira, então entre a parede adjacente é necessário colocar uma folha de metal, cujo tamanho exceda as dimensões da lareira em 20 a 25 cm de cada lado.
  3. Ao erguer uma lareira com uma fornalha aberta, é necessário colocar um tijolo ou telha cerâmica em frente à lareira para que faíscas acidentais e chamas intensas não causem incêndio.
  4. Regras básicas para colocar uma lareira de canto em madeira

    • A lareira é instalada em uma base de tijolos fireclay.
    • Em nenhum caso deve ser feito um curativo entre o forno e o revestimento. Caso contrário, quando aquecido, a parte externa irá rachar.

    Quanto à segurança contra incêndio durante a operação da lareira, aqui você também precisa seguir algumas regras:

    • Não traga a lareira a uma temperatura máxima.
    • Garanta uma distância segura entre a lareira e os objetos altamente inflamáveis ​​(pelo menos 65-70 cm).
    • Sistematicamente limpe a lareira de cinzas e fuligem.

    Para que a lareira aqueça bem a sala, é necessário calcular corretamente suas dimensões antes da fase de construção.

    Suas dimensões são afetadas por:

    • área total da sala
    • recurso do local da instalação
    • chaminé (através da parede ou através do telhado).

    Características das lareiras de canto

    Entre os muitos tipos de projetos de lareiras, a lareira de canto ocupou uma das primeiras posições. Essa lareira parece muito elegante no interior e, ao mesmo tempo, economiza espaço.

    A lareira de canto permite criar uma atmosfera única de calor na casa e enfatizar o estilo individual.

    Eles se distinguem pela compacidade, eficiência térmica e uma aparência elegante.

    Muitas vezes, essa forma de lareira é usada para zonear uma sala, especialmente se ela tiver uma área grande.

    Devido à sua forma, a lareira de canto se encaixa perfeitamente no design de qualquer interior. A vantagem indubitável do design angular é a facilidade de instalação e originalidade.

    Para que a lareira de canto em madeira seja a mais eficaz possível, é necessário levar em consideração os seguintes recursos durante a construção.

    Lareira aberta

    • Deve ser raso e ao mesmo tempo largo. Então a área de transferência de calor será máxima.
    • Para aumentar a eficiência térmica, vários elementos são adicionados ao design das lareiras a lenha: proteções térmicas, cobertura de ar, etc. Quando aquecidos, eles fornecem calor adicional.
    • A alvenaria da lareira não precisa ser plana. Alguns tijolos podem se projetar - isso não afeta a transferência de calor.
    • Para aumentar a eficiência da transferência de calor, não é recomendável executar uma camada muito maciça.

    Mas não importa quão grande, maciça e elegante seja a lareira a lenha de canto, não se esqueça de que, antes de tudo, desempenha uma função decorativa. Portanto, usá-lo como a principal fonte de calor não funciona.

    Lareira de canto com uma fornalha de ferro fundido

    Se a casa ou casa estiver localizada na parte norte ou leste do país, você não poderá ficar sem um bom sistema de aquecimento.

    De acordo com a decisão de projeto, as lareiras de canto podem ser decoradas em:

    A lareira de canto clássica no estilo inglês é feita na forma da letra "P". Para revestimento, geralmente são usados ​​azulejos ou tijolos vermelhos.

    Mas para o país, como regra, escolha a forma da letra "D". No topo da estrutura é uma viga de madeira.

    O estilo Art Nouveau se distingue por formas mais fluidas. Esta opção se encaixa perfeitamente em qualquer ambiente.

    Desenhamos o projeto de uma lareira de canto

    Antes de prosseguir com a construção de uma lareira de canto na casa, é necessário elaborar um projeto detalhado e concluir o desenho. O desenho deve refletir todos os elementos estruturais, dimensões afixadas.

    Se você quiser aumentar o tamanho da lareira, calcule imediatamente quanto material adicional será necessário e que tipo de energia a lareira produzirá.

    Abaixo, apresentamos um esquema de alvenaria em que o empenamento da câmara de combustão começa na sexta linha. Você pode alterar um pouco esse design, dependendo da finalidade da lareira e das preferências pessoais.

    Se a principal tarefa da lareira de canto é aquecer a sala, a fornalha deve estar baixa, para que o chão aqueça bem, retirando ar frio de baixo.

    Se o objetivo principal da lareira for uma função decorativa, você poderá elevar a fornalha acima do chão

    Calculamos o tamanho da câmara de combustão

    As dimensões da lareira dependerão do tamanho da sala, portanto, a seguir, apresentamos uma tabela que mostra como calcular corretamente as dimensões da estrutura.

    A área da sala deve ser dividida por 50.

    As proporções corretas da inserção da lareira

    Este valor solicitará quanto deve ser a abertura da câmara de combustão.

    Por exemplo, para uma sala de tamanho médio (20 a 25 metros quadrados), você precisa fazer uma lareira com uma fornalha de 0,5 m 2 de largura.

    Quanto às dimensões gerais da estrutura, a proporção de largura e altura 3: 2 é ideal.

    Como mencionado acima, a profundidade da fornalha é de grande importância. A eficiência do aquecimento dependerá diretamente disso. Mantenha as seguintes proporções aproximadamente: profundidade da fornalha = ½ ou 2/3 da altura da fornalha.

    O tamanho da lareira deve ser mantido em uma certa proporção

    Se, para fins decorativos, você decide aumentar o volume e a profundidade da câmara de combustão, lembre-se de que isso reduzirá significativamente a eficiência do aquecimento da sala.

    Calculamos o tamanho da chaminé

    É igualmente importante calcular corretamente o tamanho da chaminé, pois o rascunho dependerá diretamente disso.

    A proporção ideal é a seção transversal do tubo na quantidade de 1/10 da área de entrada da câmara de combustão.

    Se a chaminé tiver uma seção circular (por exemplo, se você usar um sanduíche de tubo para a construção da chaminé), use um diâmetro não inferior a 150 mm.

    A localização da chaminé no telhado em relação à cordilheira

    Com um diâmetro menor, a pressão será significativamente reduzida.

    A altura da chaminé deve ser de pelo menos 5 metros. Mas se a casa estiver em 2 ou 3 andares, é claro que terá que ser erguida. Aqui será necessário focar na posição da cumeeira do telhado.

    Abaixo estão certos padrões da saída da chaminé, focados na posição da cumeeira do telhado.

    Construção da fundação

    Dada a massa da estrutura angular, é necessário fazer uma fundação separada para a lareira.

    A ordem do trabalho é a seguinte:

    • Layout no tamanho do piso sob a lareira.
    • Remoção de parte do revestimento do piso de acordo com o tamanho da lareira.
    • Cavando até a profundidade do congelamento. Geralmente são de 60 a 70 cm e use uma pá de baioneta para esses trabalhos.
    • A partir de pranchas antigas ou compensados, criamos a cofragem, que é uma moldura de madeira. Aperte com pregos ou parafusos.
    • Cofragem impermeabilizante. Para fazer isso, coloque uma camada de material de cobertura em torno do perímetro da cofragem.

    Protegendo paredes do calor

    Dado o design angular da lareira e o encaixe firme na parede, é necessário executar várias ações de combate a incêndio para proteger as paredes contra superaquecimento.

    Existem duas maneiras de fazer isso:

    • Prenda uma tela refletora na parede usando parafusos autoatarraxantes. O tamanho dessa tela é de 1 * 2 metros. Nesse caso, considere o tamanho da sua lareira, a parte superior da tela deve ultrapassar o ponto mais alto da lareira em 30 cm.
    • Usando azulejos de cerâmica, você pode criar uma bela tela de proteção que se encaixa perfeitamente no interior da sala e enfatiza a beleza da lareira.

    Se o piso limpo chegar perto da lareira, recomenda-se colocar 15 a 20 cm de revestimento protetor na forma de ladrilhos cerâmicos antes da base do forno.

    Preparação de materiais para alvenaria

    Dado o design angular complexo da lareira, você precisará de um grande número de tijolos talhados e divididos em partes ½ ou ¼.

    Como fazer isso certo?

    É melhor dividir os tijolos imediatamente, de acordo com a ordem. Antes de separar a parte necessária do tijolo, marque o marcador com um marcador na frente e faça um sulco.

    Espremendo um tijolo no ângulo certo

    Ao mesmo tempo, para ½ tijolo, basta uma ranhura longitudinal. Para quebrar 1/6 ou 1/8 do tijolo, a ranhura é realizada em todos os lados do tijolo.

    Antes de iniciar a alvenaria, abaixe, selecione o tijolo inteiro com o qual você trabalhará nesta fase e abaixe-o em água para que ele colete a umidade o máximo possível.

    Tijolos de alvenaria devem ser embebidos em água antes de iniciar o trabalho

    Se você colocar um tijolo seco, ele começará a ganhar umidade com a argamassa de alvenaria, o que pode afetar adversamente a força da alvenaria.

    Dica. Não se apresse para limpar imediatamente a lareira. Primeiro, desmonte a ordem e coloque cada linha "seca". Numere o tijolo de cada linha e organize-o em grupos no chão. Assim, você pode ver todos os lugares difíceis que precisa enfrentar e evitar erros graves, que serão difíceis de corrigir.

    Lareira em alvenaria

    Antes de lançar a fundação, meça a folha de material de cobertura e deite no chão. Ele executará a função de impermeabilização.

    Conselhos! Para fazer costuras perfeitamente uniformes, pegue ripas de madeira com espessura igual à espessura da costura. Coloque um tijolo e em cima do trilho. Aplique a solução e coloque a segunda linha. Quando secar, remova o trilho. Prepare o número de trilhos para que sejam suficientes para 2 linhas. Quando você terminar a terceira linha, poderá obter o acessório de madeira da primeira linha e usá-lo ainda mais.

    • 1 linha é apresentada sólida, de acordo com o esquema de pedidos. O tamanho da base será de 90 * 90 cm. Usando o nível do edifício, verifique na diagonal a suavidade do assentamento dos tijolos. A primeira linha tem uma forma retangular.

    Conselhos! Para evitar que o fogão se deite durante o assentamento, puxe 4 fios de prumo que se prendem ao teto. Eles servirão como faróis peculiares para o forno.

    • A 2ª linha também é projetada como sólida, mas já apresenta a forma angular da estrutura. Por favor, note que os dois lados têm 89 * 89 cm. Observe a espessura das costuras.

    Preste atenção à forma dos tijolos, eles são todos de formas diferentes. No estágio preparatório, você já deve ter dividido em fragmentos apropriados, colocado "seco" e numerado cada um.

      3 linha começamos a formar um nicho de lenha, localizado sob a lareira da lareira.

    4 linha com canto

    Observe que os tijolos fireclay desta série também não são completamente inteiros. Primeiro, ele precisa estar preparado. 7 linha começa a formar uma fornalha. As paredes da fornalha são dispostas com tijolos de revestimento. Não se esqueça de que, entre tijolos comuns e resistentes ao calor, é necessário deixar um espaço de 3-4 mm.

    Formação de dentes em 11 carreiras

    Trituramos o tijolo do canto central, como mostrado na figura. Ele está drenando para dentro.

    Os tijolos vão para esta linha - 11 e 1⁄2 (vermelho), 5 (fireclay). 18 linha. Novamente, aumentamos o tamanho das paredes laterais em 30 mm e cortamos a parte da frente, como na linha anterior, por baixo.

    Para fazer isso, os tijolos que formam a parede traseira são liberados para dentro em 60 mm e cortados obliquamente a partir do fundo em um ângulo de 450 21 linhas. O tamanho da chaminé é reduzido para 130 mm. O tijolo da parede traseira se estende para frente para obter essa distância e é cortado de baixo para o tamanho da linha anterior.

    Enfrentando o trabalho

    O estágio final na forma de revestimento possui não apenas uma função decorativa. A camada de revestimento facilita o cuidado da lareira, não há necessidade de pintura constante do gesso, etc.

    Se você comprou um belo tijolo vermelho, inicialmente pode fazer uma lareira "para o layout". A lareira no estilo clássico se tornará um elemento decorativo muito bonito na sala de estar, em uma casa de madeira.

    O revestimento de alta qualidade executará uma função de proteção, aumentando a resistência de toda a estrutura. Como camada de revestimento, você pode usar pedra artificial, ladrilhos de cerâmica - tudo depende das preferências pessoais e do estilo do interior.

    Lareira

    Se você escolheu a pedra artificial como revestimento, precisará de uma mistura de cola especial projetada para altas temperaturas.

    Você pode usar a mesma solução que usou ao colocar a lareira. Remova o excesso de solução imediatamente, caso contrário, será difícil limpar a superfície da pedra posteriormente.

    Reboco com pintura subseqüente é uma opção muito econômica e descomplicada que permitirá que você realize belos elementos decorativos. A vantagem dessa opção será a facilidade de uso e a tinta, se desejar, sempre poderá ser atualizada ou alterada.

    A única desvantagem dessa opção será a sensibilidade da superfície do gesso a impactos, portanto, é melhor deixar os cantos da lareira com um tijolo ou pedra artificial.

    Para aumentar as medidas de segurança durante a operação, você pode instalar uma tela de proteção na lareira.

    Você pode comprar essa tela já na forma pronta na loja ou fazer você mesmo.

    Uma grade de proteção decorativa protege o chão contra faíscas. A maneira mais fácil é fazer uma estrutura de aço com dois pedaços de tubo de aço, que são interconectados na forma da letra "T".

    Essa tela deve cobrir cerca de 60 a 70% do foco. O posicionamento da tela em tal altura executará uma função de proteção, mas não interferirá com o lançamento de toras no forno.

    A parte inferior da tela é fixada ao suporte, o que evita quedas e oscilações.

    Como a própria tela, você pode usar vidro resistente ao calor ou material não combustível.

    Aparelho de lareira

    Quando todas as obras de revestimento estiverem concluídas e o sistema de chaminés estiver completamente concluído, prosseguimos para o primeiro acendimento da lareira. É melhor esperar alguns dias até que todas as argamassas adesivas e de cimento secem bem.

    • Pegue uma pequena quantidade de lenha ou mato pequena e coloque na câmara de combustão.
    • Não aqueça imediatamente o forno, aqueça gradualmente.

    Se você seguir claramente as instruções passo a passo acima e não quebrar a ordem, receberá uma lareira de canto maravilhosa.

    Lareira aberta

    Você literalmente se tornará o criador da casa. Lugares onde toda a família se reúne para tomar uma xícara de chá perfumado, compartilhar notícias e relaxar. Chamas tremeluzentes em uma lareira aberta e estalos medidos de lenha criarão uma atmosfera única de conforto em casa.

    Lareiras de canto

    Lareira - a personificação do conforto, aconchego e prosperidade. As pessoas que querem colocar essa decoração luxuosa em casa costumam escolher modelos de lareiras de canto. Isso se deve à sua compacidade, facilidade de uso e atratividade.

    As lareiras de canto parecem muito impressionantes. No entanto, eles não bagunçam o espaço. Pelo contrário, eles permitem que você crie um canto aconchegante, um lugar isolado para relaxar, no qual você pode relaxar enquanto observa o jogo amigável de chamas.

    Lareiras de canto são produzidas por várias empresas. Na loja online da Heatsystems, você pode comprar produtos de mestres alemães, italianos, espanhóis, poloneses e russos. O catálogo inclui lareiras e fogões de pedra natural e metal, vidro e cerâmica, equipados com fornos modernos.

    Características de design de lareiras de canto

    As lareiras de canto, diferentemente dos modelos convencionais de "parede" frontal, têm não apenas uma forma retangular, mas também uma forma triangular. A chaminé de tais lareiras também está localizada no canto, o que permite economizar significativamente e usar com eficiência o espaço das salas.

    Quanto à fabricação de uma lareira de canto, ela difere pouco da produção de uma versão tradicional. Os sistemas de aquecimento pré-fabricados estão equipados com chaminés, fornos, chaminés e portais de chaminés. A principal diferença é a forma.

    Você pode escolher um modelo de forno para uma lareira de ferro fundido, caracterizado por leveza e compacidade comparativas, o que não implica a construção de uma fundação separada, ou comprar uma lareira de luxo feita de mármore italiano com prateleiras e banquetes adicionais. A Heatsystems oferece lareiras de canto a lenha e fogões a combustível alternativos.

    Não importa se a sua lareira fica no canto ou no meio da sala; em qualquer caso, isso criará uma atmosfera única de conforto na casa. O principal é que seja instalado de acordo com os padrões de segurança. Os especialistas da Heatsystems não apenas vendem, mas também instalam lareiras de canto.

    Variedade e vantagens técnicas

    Oferecemos lareiras de canto dos principais fabricantes da França, Bélgica, Rússia, Polônia, Espanha e outros países do mundo. Os modelos variam em preço, tamanho e design. Mas todos eles têm várias vantagens características:

    • Diferente das opções integradas, você pode instalar em uma casa já construída,
    • Você pode aquecer várias salas ao mesmo tempo: a sala em que a lareira está instalada e a sala contra a qual ela também se encosta na parede,
    • A área utilizável é gasta racionalmente. A lareira é uma parte bastante grande do interior, o que pode ser difícil de encontrar um lugar para instalar. A disposição angular do forno e da chaminé em um canto vazio permite economizar espaço valioso.

    Em todas as questões de seleção, uso e instalação de equipamentos, são fornecidas consultas detalhadas.

    Seleção de material

    A lareira, a casa com a qual é garantido o recebimento de uma fonte de aquecimento e aquecimento de alta qualidade e eficiência, pode ser montada e revestida com vários materiais. Principalmente, a construção é feita de tijolo vermelho de alta qualidade ou de argila mais cara, também chamada de fogão.

    A lareira, para a qual o tijolo é escolhido corretamente, aquecerá rapidamente e também esfriará rapidamente. O aquecimento com esse forno continua apenas no momento da queima na fornalha. O design em si consiste em um compartimento do forno, um portal de lareira e uma chaminé. A fornalha pode ser aberta ou fechada. Para fornos fechados, a chaminé é parcialmente embutida na parede e montada mesmo na fase de construção de uma casa. Estruturas abertas, pelo contrário, podem ser erguidas na fase de reparos. A chaminé, neste caso, será colocada perto da parede.

    O mais eficaz é uma lareira de ferro fundido. Possui alta potência e, devido à grade embutida, é capaz não apenas de gerar calor, mas também de transferi-lo para a sala. Assim, o aquecimento será realizado não apenas de maneira uniforme, mas também suficientemente suave, sem exagerar o ar na sala.

    A lareira em aço ou metal tem uma massa pequena, o que permite colocá-la em qualquer ambiente, sem reforçar pisos e construir uma base adicional. As inserções de chaminé de metal esquentam várias vezes mais rápido que o ferro fundido, mas são menos duráveis ​​e não retêm calor no final do forno, ao contrário das primeiras.

    Câmara de combustão e design

    A lareira é de madeira, cujo preço depende da ordem ou do modelo escolhido possui uma fornalha. A fornalha pode estar aberta. Nesse caso, você pode cozinhar facilmente em uma lareira vários pratos, legumes e carne. Também nesta variação, o fogo é aberto ao máximo, o que lhes permite admirar a qualquer momento. As fornalhas abertas combinam bem com qualquer interior e parecem muito impressionantes.

    Inserções de lareira fechada são mais seguras e são instaladas em casas onde há animais e crianças. As lareiras fechadas estão equipadas com uma porta de aço ou vidro transparente refratário, o que permite controlar o nível e a intensidade da chama sem abrir. Modelos fechados são mais eficientes em termos de aquecimento. Eles são capazes de acumular e gradualmente liberar calor para a sala. Além disso, devido ao suprimento limitado de oxigênio ao compartimento do forno, a combustão de lenha é menos intensa, o que, por sua vez, torna o dispositivo bastante econômico.

    Depois de escolher um local para colocar uma lareira de canto na casa, você escolhe a ordem apropriada ou a fornalha de ferro fundido ou aço acabada, é necessário escolher o design e a face corretos do portal da lareira. É importante que o design e a decoração do objeto sejam combinados favoravelmente com o interior da sala ou qualquer outra sala.

    Como materiais de revestimento, você pode usar madeira, gesso decorativo, tijolo simples ou decorativo, ladrilhos de cerâmica, grés porcelanato, ladrilhos, vidro resistente ao fogo, majólica, minerais naturais ou artificiais.

    Além disso, ao projetar ou comprar um portal de lareira, preste atenção em sua forma e formato. A lareira, cuja casa será decorada em estilo clássico, é mais frequentemente revestida com madeira, mármore ou qualquer outra pedra natural. Na sua forma, esse quadro é feito na forma da letra P.

    Os estilos country e loft são caracterizados por um design e formato de portal diferentes na forma da letra D. A lareira country possui uma prateleira enorme localizada na parte superior da estrutura, diretamente acima do compartimento do forno. Como pedra artificial ou natural é utilizada.

    Se preferir variações modernas, recomendamos a construção de uma unidade de aquecimento no estilo Art Nouveau. Será caracterizado pela presença de linhas e dobras suaves. Não menos populares são as caixas de fornos de alta tecnologia para revestimento e fabricação, das quais são utilizados mosaico, aço, ferro fundido, ladrilhos brilhantes, espelhos, superfícies refletivas e vidro à prova de fogo, plástico não combustível.

    Lareira, tijolo para o qual é a base do portal e o forno não pode ser revestida com outros materiais. Para dar a essa superfície uma aparência mais bem cuidada e atraente, você pode processar os tijolos com uma composição especial de verniz, triturar e fazer costuras.

    Depois de decidir sobre o local de instalação do dispositivo, a sala, os recursos de design, as dimensões, a forma, o tipo de fornalha, os materiais e o revestimento, você precisará criar um esquema detalhado e sutil para a realização do que foi planejado.


    A ordem mostra quais dimensões a unidade de aquecimento possui, em que local este ou aquele elemento está localizado. Com ele, você pode pré-determinar e calcular com a máxima precisão quantos materiais de construção, argamassa e acessórios são necessários.

    Além disso, ao elaborar o pedido, é importante basear-se nas características de design dos fornos. A instalação consistirá em um portal, uma câmara de combustão aberta ou fechada, que passa pela chaminé, que deve ter a forma de um joelho. Assim, fuligem e faíscas não saem para a sala, o que protegerá sua casa contra incêndio acidental.

    Se você não instalar uma chaminé em uma mina especial, precisará equipá-la com tampas que permitam a acumulação de todos os gases e produtos de combustão. As cinzas e outras acumulações são facilmente limpas e eliminadas se o design da unidade de aquecimento permitir a presença de uma grelha ou câmara de cinzas. Para que o ar entre no forno na quantidade necessária, o design é equipado com um soprador.


    A eficiência da estrutura de tijolos é sempre muito pequena e igual a 10 a 20%, o que não é suficiente para o aquecimento adequado da casa. Nesse caso, muitos fabricantes de fogões fazem pequenos truques e complementam o forno com certos elementos. É possível equipar o forno com uma porta de ferro fundido ou aço, uma blindagem. Também é possível equipar a instalação com um coletor que permita que as massas de ar aquecido não sejam retiradas diretamente para a rua, mas circulem no forno e, em certa medida, saiam para a sala.

    As lareiras equipadas com um pós-combustor secundário e uma longa função de queima, que permite que a madeira não só queime, mas também que fume, são muito populares. Além disso, para aquecer uma casa grande, você pode usar o fogão da lareira com um circuito de água, no qual a água circula através de canos e radiadores.

    Se você abordar o processo de compra ou montagem de uma lareira em uma casa, em uma casa de campo ou em um apartamento com todo o cuidado, responsabilidade e levando em conta todas as regras e recomendações descritas neste artigo, na saída você receberá um dispositivo de aquecimento bastante poderoso, eficiente e elegante que pode aquecer sua casa e irá deliciá-lo com sua aparência atraente por muitos anos!

    Neste vídeo, você pode se familiarizar com a montagem de uma lareira de canto de tijolo para uma casa de madeira, para uma casa de verão com suas próprias mãos: