A maioria das pessoas sonha em preparar um banho com uma boa sauna a vapor em sua trama pessoal. Ao mesmo tempo, nem todo mundo tem a oportunidade de comprar uma solução pronta para uso, e geralmente a construção de uma sauna a vapor é feita de forma independente.
De fato - esta é uma construção simples que qualquer um pode construir, o principal é decidir sobre os materiais, pois nem todos são adequados para uso em condições tão difíceis. Os materiais da decoração de interiores sofrem um impacto negativo particularmente forte; portanto, a questão do revestimento da sauna a vapor, que é melhor, permanece constantemente relevante.
A escolha do material por tipo de árvore
Forro moderno produz quase qualquer tipo de madeira, mas nem todos são adequados para uso no banho. Mais precisamente, a casa de banho consiste em várias salas, onde as condições climáticas são completamente diferentes, respectivamente, e o impacto no material de revestimento também é diferente.
Painéis de madeira macia
Então para banheiro recomendamos a utilização de revestimento de madeira macia, que não tolere diferenças de temperatura na sala de vapor, mas dá um agradável aroma de agulhas, melhora o ar e tem um efeito benéfico em todo o corpo como um todo. No entanto, se a sala de vapor tiver que ser revestida com revestimento de coníferas, antes de usá-la, é necessário derreter completamente várias vezes e depois inspecionar as paredes. Provavelmente, haverá manchas de resina sobre eles, eles devem ser removidos. Isso reduzirá significativamente o forte odor anti-séptico que as coníferas produzem durante o aquecimento.
Além do cheiro, que alguns podem considerar dignidade, revestido de várias coníferas, ao longo do tempo pode mudar de cor todo o caminho para o azul sujo. Ela não altera suas propriedades físicas, mas sua aparência atraente se perde para sempre.
O uso de revestimento de madeira macia, antes de tudo, devido ao seu baixo custo. Infelizmente, o revestimento de abeto e pinho tem uma estrutura solta que não é capaz de suportar a umidade; no entanto, como produtos de bétula maciça, eles também não são recomendados para uso na casa de banho.
Material de carvalho, larício, amieiro
Todas essas espécies de árvores ideal para decoração de interiores da sala de vapor e de todo o banho. Eles têm uma aparência estética bonita, mudando sua tonalidade de bege claro para conhaque, dependendo do tipo de madeira e da região em que foi cultivada. Embale a sala de vapor com um revestimento de carvalho ou amieiro - isso significa obter um revestimento durável que não tem medo de mudanças de umidade e temperatura, devido à alta densidade das fibras.
Forro Premium
Forro de cedro, bem como forro de álamo, é considerado o melhor. Além de sua aparência linda, ela por um longo tempo exala uma fragrância que tem um efeito curativo e é especialmente útil para pessoas que sofrem de doenças do trato respiratório superior. A madeira de cedro, apesar de sua resistência a vários fatores negativos, incluindo alta umidade, permanece plástica e não se quebra sob a influência de altas temperaturas.
Que tipo de revestimento para um banho escolher
Terminar o interior da casa de banho é o estágio final da construção. É muito importante e requer precisão e consideração no uso de materiais de acabamento.
Nas saunas modernas, o revestimento de madeira é mais frequentemente usado para decoração de interiores. E isso se justifica, uma vez que possui várias vantagens sobre outros materiais de acabamento, pode suportar umidade, alta temperatura, fácil de instalar e relativamente barato.
Quais são as vantagens de um revestimento de madeira e por que o escolhe para um banho:
- material natural e ecológico,
- instalação fácil
- baixo custo
- uma grande variedade de madeira,
- tipos diferentes de design e classe,
- aparência bonita
- altas propriedades de isolamento térmico.
De acordo com o perfil, o material é:
- placas estreitas para instalação vertical,
- placas largas com um corte para instalação vertical ou horizontal.
A forma do revestimento usado para o banho:
- perfeitamente
- com imitação de um bar,
- casa de bloco
- Eurolining,
- com imitação de um log.
Tipos de superfícies de eurolining recomendadas para decoração de banhos:
- forma padrão de eurolining,
- Soft-line
- "Calma"
- forma com uma faceta longitudinal, "sulco espinho",
- forma com um sulco de espinho.
Os tipos de material por grau (GOST), para o revestimento interno do banho, são classificados de premium a classe C - o terceiro grau.
Forro para o banho: tília
O revestimento de tília é frequentemente usado para o revestimento interno do banho. Este material de acabamento tem um belo tom branco e uma textura especial. Mas esses painéis de revestimento requerem tratamento adicional com agentes anti-sépticos; caso contrário, o revestimento de madeira logo escurecerá e começará a apodrecer.
O processamento com agentes de proteção é melhor realizado em todos os lados antes da montagem na superfície. Isso protegerá a árvore da umidade nas articulações, prolongará significativamente sua vida útil e preservará a beleza da sala.
Forro de álamo para um banho
Em termos de características de qualidade, essa madeira é semelhante ao tília. Aspen tem uma estrutura densa e dureza aumentada, o que fornece um revestimento de longevidade e beleza original.
Além disso, o painel aspen tolera bem um ambiente úmido; com o aumento da umidade, ele se torna mais forte. Esse material é adequado para lavar ou tomar banho. Mas o revestimento de álamo tremedor é bastante caro, portanto, seu uso pode ser limitado ao uso direcionado em um ambiente particularmente úmido.
Amieiro
A madeira de amieiro é altamente resistente a altas temperaturas, umidade, água e vapor, o que significa que pode ser usada em uma sala de vapor. Os painéis Alder têm baixa condutividade térmica, mantêm o calor bem na casa de banho e não superaquecem.
O revestimento do amieiro tem uma agradável cor rosada, desde tons claros a escuros. Os painéis de revestimento são uniformes, sem nós, com uma bela superfície aveludada. Esse material pode ser usado em todos os quartos da casa de banho e desfrutar de aconchego e calor por muitos anos.
Forro de cedro tem uma aparência bonita e textura da fatia. Ela tem anti-sépticos naturais e luta por um microclima saudável no banho. O cedro pertence a espécies coníferas de madeira e, quando aquecido, emite um agradável aroma da floresta.
A madeira de cedro tem uma estrutura de baixa densidade e se presta bem ao processamento. Ela pode embainhar um camarim, camarim ou lounge. Mas não é recomendado embainhar uma sauna a vapor com ela. Isso ocorre porque, quando aquecida, a árvore começa a "chorar" e as gotas de alcatrão se destacam na superfície. Se você não fizer um tratamento adicional da superfície, essas gotas escurecerão com o tempo e estragarão toda a aparência da sala de vapor.
Larch
O revestimento de lariço possui indicadores de boa qualidade. A madeira de lariço é durável e quase inferior ao carvalho. É fácil de processar e possui uma alta gravidade específica. O revestimento de lariço tem uma aparência muito atraente e a textura única da fatia permite criar um interior bonito e "quente" na casa de banho.
O revestimento de lariço pode embainhar todos os quartos do banheiro, sem exceção. É durável e mantém sua aparência original por muitos anos. Devido à baixa capacidade de aquecimento, a sala de vapor aquece rapidamente e as paredes não queimam, pois não aquecem muito. A madeira possui antioxidantes naturais, e essa é outra vantagem ao escolher um material de acabamento para o banho.
Qual revestimento é melhor para uma sauna
O material mais popular para acabamento de saunas é um revestimento de madeira. Faz a sauna atraente, aconchegante e confortável. Este material possui todas as propriedades necessárias que são importantes em um ambiente de alta umidade e alta temperatura.
Os amantes da sauna preferem um material natural e ecológico. Para revestir a sauna, você pode usar um revestimento de madeira completamente diferente - isso depende apenas das preferências individuais do proprietário e de suas capacidades financeiras.
Que tipo de revestimento usar para um banho a lenha
Como na sauna, o revestimento interno da casa de banho com lenha é mais frequentemente feito de painéis de madeira natural. Os materiais plásticos em uma sauna russa com aquecedor também são inaceitáveis, e uma sauna preta não requer revestimento de parede, mas não o exclui.
Ao contrário de uma sauna, um banho a lenha tem uma temperatura de aquecimento a vapor relativamente baixa, mas tem alta umidade. O corpo humano, bem percebe a temperatura na sala de vapor não é superior a 60 graus, com umidade do ar 40-50%. Este modo é ideal.
Com base nisso, a escolha do revestimento para uma sauna a vapor em um banho de madeira deve ser projetada especificamente para esse ambiente e por um período muito longo. O principal critério na seleção de revestimento para o banho é a madeira da qual é feita e a qualidade do seu processamento.
Em uma casa de banho a lenha, você pode usar um revestimento de madeira:
- amieiros
- tílias
- álamos
- freixo
- lariço
- bétulas
- carvalho
- comeu (exceto banho de vapor),
- pinheiros (exceto banho de vapor),
- cedro (exceto vapor).
Qual é o melhor revestimento para a sauna a vapor
Ao escolher um revestimento para revestir uma sauna a vapor, deve-se lembrar no banho que a temperatura dentro da sala pode atingir 100 graus ou mais. Portanto, de todos os tipos de madeira, apenas um que tolere altas temperaturas e umidade deve ser observado.
O revestimento mais adequado para a sala de vapor:
- Aspen - possui boa resistência a temperaturas extremas, exposição a alta umidade e vapor, além de uma combinação de todas essas condições ao mesmo tempo.
- O revestimento de tília para o banho é a melhor solução para o problema do revestimento interno da sala na sala de vapor, no vestiário e no vestiário. A Linden possui todas as propriedades necessárias para ambientes com alta temperatura e umidade.
- Maple - adequado para todos os quartos do banheiro, incluindo salas de vapor. O bordo tem uma baixa condutividade térmica e retém bem o calor útil.
- Amieiro - suporta bem temperaturas muito altas, portanto é universal e pode ser usado em todos os cômodos da casa de banho e da sauna a vapor.
- Forro de larício - ideal para uma sauna a vapor. Comparado a outras espécies, é mais caro, mas possui todas as propriedades necessárias.
A escolha do revestimento para o camarim
O camarim geralmente é uma sala de relaxamento e um vestiário.
Esta parte do banho não é exposta a altas temperaturas, umidade ou evaporação. Portanto, quase todo o revestimento pode ser usado no vestiário. O principal argumento para a escolha de um material de acabamento é aparência e durabilidade.
Os amantes da sauna a vapor usam de bom grado material de árvores coníferas - abeto, pinheiro, abeto ou cedro para decoração de interiores. Esta madeira cria uma atmosfera única da floresta no local de descanso, exalando o aroma de agulhas de pinheiro.
Escolhendo um revestimento de chuveiro
A casa de banho na casa de banho é a sala mais úmida, o que requer um tipo especial de decoração. Às vezes, o chuveiro na casa de banho é decorado com azulejos - piso e ralo de água, seções da parede e teto. Mas a casa de banho também pode ser aparada com forro. Os painéis de madeira conífera são utilizados para esse fim, pois não têm medo do contato direto com a água. Os painéis de abeto, pinho ou abeto são adequados para decorar uma casa de banho.
Mas, a fim de fornecer proteção adicional à madeira contra umidade e deterioração, o revestimento é coberto com compostos e impregnações que repelem a água. Tintas especiais ou ceras protetoras são adequadas para esse fim. A madeira tratada será protegida da água e durará muito tempo.
Conclusão
O revestimento para um banho de madeira é uma excelente solução para decoração de interiores e exteriores. Bonito, ecológico, saudável e de acordo com as tradições de um verdadeiro banho nacional. Praticamente não há alternativa ao revestimento, sempre haverá demanda na decoração de banhos e saunas para quem se preocupa com sua saúde e beleza.
O que escolher?
O conceito de "revestimento" é bastante extenso. Ele reúne grupos de produtos para a composição de revestimentos de forma semelhante, mas diferindo no tipo de matéria-prima, unidades de encaixe, tamanhos e aplicações. Os materiais prontos para instalação são fabricados na forma de placas (lamelas) com amostras de trava de perímetro: empilhamento de folhas ou quarto (dobrado). Obviamente, a lamela "clássica", historicamente usada para revestimento de automóveis, era feita de tábuas aplainadas. Agora, produtos similares na forma de matérias-primas de polímeros, MDF ou até metal também são amplamente utilizados.
Portanto, quando o construtor tem uma pergunta legítima - qual revestimento é melhor para embainhar o banho por dentro, antes de mais nada, é necessário se concentrar nas instalações com as condições operacionais mais extremas - lavagem e banho de vapor. E se ainda pode haver opções de lavagem - cobrir as paredes com plástico ou madeira, proporcionando ventilação eficaz dos volumes internos de ar, então não há alternativas ao revestimento, apenas madeira. Outros materiais sob a influência de altas temperaturas, as mudanças de umidade simplesmente se decompõem rapidamente, saturando a atmosfera com venenos. Além disso, os tipos de revestimento para o banho à base de madeira têm características estéticas e táteis insuperáveis, emitem um aroma agradável com efeito terapêutico.
Que tipo de revestimento de madeira para embainhar um banho?
A composição de lamelas de madeira de alta qualidade é criada com base em produtos regulamentados pelos hóspedes russos, bem como nos padrões europeus. Por exemplo, o GOST 7016-2013 define os parâmetros de rugosidade da superfície e o Padrão Estadual 8242-88 “Detalhes do perfil de madeira e materiais à base de madeira para construção. Condições técnicas ”determina a umidade dos produtos vendidos ao consumidor. Se a norma de 12% (± 3%) for observada, em tal placa após a instalação, não haverá deformações críticas que levem a uma violação da integridade do revestimento, seu empenamento, perda de propriedades estéticas. O revestimento para um banho com umidade padrão também resiste a danos bacterianos, é claro, desde que sejam observadas as regras de instalação e cuidados.
A qualidade do revestimento é realmente importante?
Os defeitos visíveis da madeira, caracterizados no GOST 2140-81 com o mesmo nome, afetam não apenas a percepção estética do revestimento da sala. As características operacionais do revestimento dependem diretamente deles. Por exemplo, os nós reduzem a trabalhabilidade, a força das peças, geralmente pode cair com o tempo. Além disso, eles superaquecem rapidamente, ameaçando causar queimaduras quando tocados. Rachaduras em condições de gradiente significativo de temperatura e umidade geralmente se comportam de forma imprevisível. Em expansão, eles são intensamente saturados com a umidade, o que leva a uma maior degradação do material.
Obviamente, a solução para o problema - que revestimento é melhor para embainhar a casa de banho - deve começar com uma seleção de lamelas de boa qualidade, determinadas pelo tipo ou classe de madeira. Uma gradação semelhante é determinada: para madeira de lei de acordo com GOST 2695-83, para coníferas de acordo com GOST 8486-86 e GOST 24454-80. Obviamente, o desenvolvedor, tentando economizar dinheiro, não pode deixar de notar que, por exemplo, o material selecionado será 5 vezes mais caro que o da 4ª série. No entanto, em resumo, as consequências da escolha de produtos com uma abundância de defeitos já foram mencionadas.
O revestimento de uma casa de banho ou de outras instalações é produzido por empresas de manufatura com produtos de 4 graus que atendem a todos os requisitos desenvolvidos para outras madeiras.Portanto, para a sauna a vapor, os produtos “Extra” feitos de madeira selecionada que possuem geometria perfeita, sem nós, rachaduras e outras falhas são perfeitos. A classe “A” (nota 1) com um pequeno número de pequenos nós e rachaduras não desenvolvidas também servirá bem. Uma classe de comprometimento "B" (nota 2), mas é melhor não colocar um revestimento da classe "C" (nota 3) em uma sauna a vapor, embora seja de fato mais barato que os produtos da classe "A", cerca de 2 vezes. O grau 3 é geralmente adequado para várias instalações auxiliares, como um drovnik ou outros compartimentos de serviços públicos.
Perfil de Lamella
Se a forma da superfície frontal de ripas individuais, em sua maioria, carrega uma carga interna, o perfil da trava afeta diretamente a conveniência da montagem da caixa, bem como as propriedades mecânicas do revestimento montado, sua resistência às influências ambientais. É por isso que os tipos de revestimento raramente populares atualmente para o banho são feitos de placas de acabamento "clássicas" com seleção de costura. O emparelhamento das lamelas no trimestre selecionado não atende mais às necessidades dos consumidores. Sob a influência de mudanças contrastantes de temperatura e umidade, ele pode divergir tanto que se formam fendas entre os elementos.
Pelo contrário, se escolhermos um revestimento para uma casa de banho a partir de pranchas ranhuradas, devido à sua conexão lingüeta e ranhura, obteremos um revestimento resistente a influências mecânicas e microclimáticas. Agora, o conjunto de lingueta e ranhura é de uso prioritário, uma vez que é menos propenso a deformações, e suas lamelas mantêm a integridade do revestimento, independentemente do modo de operação da sala emparelhada.
Dependendo da forma da seção da placa, os fabricantes de madeira oferecem os seguintes tipos de revestimento:
1. Padrão
Tornou-se uma continuação do desenvolvimento da produção de lamelas com um quarto de amostra. A trava de lingueta e ranhura é pequena e a crista é menor que a profundidade da ranhura, o que nem sempre garante a continuidade da interface quando ocorrem tensões de tensão. Esse revestimento para o banho provavelmente é adequado para qualquer um de seus quartos, exceto para a sauna a vapor ou a lavadora, uma vez que não possui canais de ventilação na parte traseira.
3. Eurolining
Perfil com desempenho aprimorado. Devido ao pico alongado das lamelas, seu emparelhamento é resistente ao empenamento. Portanto, esse revestimento para uma sauna a vapor, sauna ou pia também servirá perfeitamente em todas as outras salas. O revestimento é mais texturizado (com nervuras) do que o padrão. Além da forma, a placa deve cumprir a norma europeia DIN 68126, impondo requisitos rígidos à geometria do produto, rugosidade da superfície e qualidade da madeira original.
6. Blocausse
Produtos simulando um log. É usado com sucesso tanto para uso externo quanto para revestimento interno. Para uma sauna a vapor ou uma tábua de lavar, elas são necessariamente selecionadas com ranhuras de ventilação cortadas na parte traseira.
Qual é a melhor árvore para um banho?
Muitas vezes, os desenvolvedores, para economizar dinheiro, compram madeira serrada de pinheiro ou abeto para enfrentar as instalações, como a mais barata. No entanto, ao decidir qual revestimento é melhor embainhar o banho por dentro, é melhor investir em produtos de madeira mais adequados para esses fins. É claro que os produtos de maciços de coníferas saturam o ar com produtos voláteis e aromas da floresta, mas, ao mesmo tempo, a prancha, especialmente quando aquecida, emite alcatrão que, tendo caído sobre as coisas ou o corpo, é improvável que agrade a alguém.
Se você ainda decidir montar uma lamela de coníferas, então, dada a alta higroscopicidade do abeto, escolha um pinheiro. É ideal colocar madeira em superfícies sem contato, mas sem usá-lo no teto. A opção, quando o revestimento do banho for montado com um revestimento sólido de pinho, exigirá aquecimento múltiplo com a limpeza da sala até que a resina protuberante seja completamente removida.
Entre as matérias-primas coníferas destaca-se o cedro. Os produtos pertencentes à elite, caros, são caracterizados por uma paleta de cores espetacular, ajudando a moldar o interior requintado da sala. O valor do cedro também é que, quando aquecido, o alcatrão não se projeta nele.
No entanto, os revestimentos de banho mais comuns são tábuas decorativas feitas de tília, álamo tremedor ou amieiro, além de uma prancha de carvalho. A madeira de lei bem seca é caracterizada por baixa capacidade de calor, o que ajuda a reduzir o tempo e o consumo de energia para a preparação de um microclima emparelhado. Suas superfícies aquecidas com um pequeno número de nós não queimam quando tocadas.
É capaz de suportar condições de temperatura de até 120 ° C em saunas e umidade máxima em banhos russos. Sua madeira é leve com um tom acastanhado, apesar de escurecer um pouco com o tempo. É atualizado com um leve lixamento de superfícies, este material bastante macio. O revestimento para um banho de tília é relativamente barato e a respiração em ambientes decorados com ela é fácil graças aos componentes característicos do aroma emitidos pela madeira a vapor.
Atenção! É possível retardar o processo de escurecimento de qualquer madeira se, imediatamente após a instalação de seus elementos, os impregnar com compostos de proteção especializados para banhos. O uso de conservantes de madeira convencionais em duplos não é permitido. Para apoiadores com 100% de respeito pelo meio ambiente, geralmente é melhor recusar qualquer impregnação e, uma vez em alguns anos, passar uma lixa nas superfícies abertas do revestimento.
Aspen
Também tolera microclima extremo. A madeira é quase branca com um brilho prateado, mas eventualmente escurece sem tratamento. Como outros tipos de revestimento para o banho, uma lamela de álamo tremedor é montada de maneira bastante simples, nesse sentido, não diferente dos análogos. Nesse caso, deve-se levar em consideração sua alta dureza, que se declarará durante a moagem subsequente. A madeira é mais densa ainda mais com o tempo e é muito pior processada que o tília. Tendo em conta a força do álamo tremedor, bem como sua resistência à deterioração, ele se depara não apenas com paredes e tetos, mas também com pisos.
E, no entanto, qual madeira é melhor?
Com base nas vantagens e desvantagens de cada tipo de madeira, não existe uma resposta clara. Portanto, a solução ideal é obtida apenas ao criar uma combinação ponderada de elementos. Para decoração profissional, o revestimento do banho, por exemplo, pode ser combinado nas seguintes composições:
- forro - teto ou placa sólida de tília,
- paredes - uma combinação de amieiro e cedro,
- assoalho - placa enorme do álamo tremedor.
Tamanhos do fabricante
No final, qual revestimento é melhor para embainhar o banho, terá que ser decidido com base em fatores objetivos, mas puramente individualmente. No entanto, qualquer desenvolvedor se esforçará para garantir que o material selecionado seja suficiente para todas as seções do revestimento com economia máxima de custos. Obviamente, um cálculo preliminar competente é indispensável. Para executá-lo corretamente, é importante levar em consideração o fator de tamanho padrão dos produtos de acabamento, que afeta a quantidade de corte e desperdício e, consequentemente, a quantidade de dinheiro pago em excesso pelo estoque de madeira serrada.
A abundância de mercado atual oferece aos consumidores produtos com dimensões de convidados e não convidados, além de fabricados de acordo com os padrões europeus. O padrão doméstico GOST 8242-88 define a produção de peças de revestimento a partir de lamelas:
- de 2100 mm de comprimento,
- espessura - 13-19 mm,
- largura - 45-120 mm.
No entanto, os fabricantes, levando em consideração a demanda do mercado, são guiados por parâmetros ligeiramente diferentes do painel frontal:
- comprimento das lamelas - 200-6000 mm,
- espessura - 12-40 mm,
- largura - 76-200 mm.
Se escolhermos um revestimento para o banho, feito de acordo com os padrões europeus, você deve saber que, para ele, são indicados parâmetros gerais mais claros:
- comprimento - 500-600 mm,
- espessura - 13, 16, 19 mm,
- largura - 80, 100, 110, 120 mm.
Considerando as características dimensionais das instalações a serem equipadas, além de conhecer os tamanhos padrão de destilação disponíveis no mercado regional, ela pode ser selecionada em incrementos de múltiplos comprimentos e alturas das paredes. Além disso, se você usar trilhos de acoplamento, já poderá colocar lamelas curtas, que são visivelmente mais baratas que as longas longas.
Qual revestimento é melhor para um banho - uma revisão dos materiais para um banho, vestiário e chuveiro
Após a montagem na trama do edifício sob o banho, você precisa decidir sobre a opção de decoração de interiores. E aqui surgem muitas perguntas. O design interior do banho pode ser realizado usando vários materiais. Se é uma ripa bem conhecida de várias variedades de madeira ou material mais caro (por exemplo, decoração ou pedra de sal).
Obviamente, você deve optar pelo revestimento. Este material natural e ecológico será uma excelente solução para o design de interiores do banho. O design atraente do banho irá deliciar os olhos não apenas dos verdadeiros conhecedores, mas também dos amantes comuns de tomar um banho de vapor no banho. Para entender qual revestimento é melhor para um banho, é necessário familiarizar-se com as características e a classificação do revestimento futuro.
Como regra, qualquer casa de banho consiste em um camarim, uma sauna a vapor e, às vezes, uma sala de banho. Para cada uma dessas salas, existem vários requisitos ambientais e de segurança. Portanto, os materiais de acabamento devem ser diferenciados por sua funcionalidade, aparência e características técnicas. Mas a regra geral é a resistência à água, umidade e altas temperaturas.
A decoração interior do banho é um componente estético. Mas o principal critério para escolher um ou outro revestimento de madeira é a segurança. Quando aquecidos, os assentos e as paredes não devem deixar queimaduras no corpo humano. Além disso, alguns tipos de madeira (por exemplo, coníferas) emitem resinas características que podem ser prejudiciais à saúde. Uma estadia prolongada em um quarto com esse acabamento pode causar reações alérgicas.
Opções de revestimento para uma sauna a vapor
O revestimento de tábuas é uma maneira popular de revestimento de paredes em uma casa de banho. O tipo de material utilizado, a classe e o método de processamento determinam o principal critério para escolher um revestimento para o banho. Você também deve escolher o material apropriado para os assentos, prateleiras e elementos decorativos adicionais.
Para o trabalho de instalação na sala de vapor, são utilizados painéis de madeira (amieiro, álamo, faia, cinza, etc.). Este material possui uma superfície plana e lisa, sem qualquer tipo de dano. E substâncias benéficas liberadas sob a influência de altas temperaturas têm um efeito benéfico na saúde humana.
Dependendo da densidade da estrutura e da superfície externa, o revestimento é dividido em classes. As classes "Extra" e "A" são da mais alta qualidade (superfície lisa sem danos e deformação). As classes "B" e "C" são de qualidade um pouco inferior devido à presença de imperfeições visíveis na superfície (nós, rachaduras). O revestimento do euro é classificado como uma subespécie separada. Devido a um método diferente de processamento da madeira, ela se distingue pelo grande tamanho da junta da lingueta e pela capacidade de remover o excesso de umidade através de ranhuras especiais.
A escolha do revestimento para a sauna a vapor
As paredes e o teto desta sala são revestidos com o revestimento da mais alta qualidade. Suporta perfeitamente altas temperaturas, alta umidade e exposição constante à água e ao vapor.
Conhecendo as características técnicas de diferentes tipos de árvores, você pode facilmente decidir qual forro escolher para uma sauna a vapor. Obviamente, a melhor opção é um painel feito de variedades de árvores de folha caduca, porque espécies de coníferas sob a influência de altas temperaturas emitem resinas tóxicas.
A fabricação de revestimento de várias espécies de árvores determinou suas características e propriedades. Conhecer todas as vantagens do material de madeira, não será difícil responder à pergunta sobre qual revestimento é melhor na sala de vapor.
Um material maravilhoso que é durável e resistente ao desgaste. A alta resistência à água evita o aparecimento de pequenas rachaduras e deformações durante a secagem.
Os painéis Linden possuem alta condutividade térmica. O forro de forro para um banho é capaz de distribuir uniformemente rapidamente o calor na sala de vapor, ao mesmo tempo, reduzindo o tempo de resfriamento das paredes. Baixa capacidade de aquecimento não permitirá queimaduras no corpo humano em caso de contato acidental com a superfície.
Mesmo com baixo custo, o material possui uma estrutura densa e excelentes características. O agradável aroma da madeira é conhecido por seu efeito relaxante e calmante sobre o corpo humano. Os painéis de parede Linden serão uma excelente opção para o design de interiores da sala de vapor.
Como o tília, os painéis de parede de álamo tremedor têm várias vantagens. Antes de tudo, este material tem uma baixa capacidade traumática (não deixa queimaduras no corpo) e também não se deteriora após a secagem.
A grande demanda por revestimento de álamos contribuiu para o desenvolvimento e criação de uma enorme variedade de formas e tamanhos diferentes de painéis acabados (leia-se: "Qual é o melhor álamo para um banho - planejando uma casa de madeira"). O que é melhor para uma tília ou um álamo a vapor - uma questão estritamente individual. Antes de comprar, você deve verificar cuidadosamente a superfície quanto a danos, lascas e presença de pequenos nós. O material de qualidade determina a durabilidade e o apelo visual do revestimento acabado.
Forrar um amieiro para um banho é ao gosto de amantes mais autoritários do relaxamento do banho. Este material é um pouco mais caro que os anteriores e é de maior qualidade. A superfície perfeitamente lisa não apresenta defeitos; portanto, após a instalação, não é necessário processamento adicional por um triturador.
Várias opções de desempenho, características técnicas do material e a escolha das cores dependem diretamente da solvência financeira e dos desejos individuais. Amieiro para o banho - uma ótima opção em favor da sofisticação e funcionalidade.
Os painéis deste material são usados para decoração em estabelecimentos mais caros e de elite. Este material foi especialmente popular devido à sua extraordinária beleza e propriedades curativas especiais. A madeira de cedro não requer uma abordagem especial no processo de fabricação, processamento e instalação.
Os óleos essenciais secretados pela madeira têm um efeito benéfico no sistema respiratório humano (leia também: “Óleos essenciais para o banho - uso, origem, regras de uso”). Portanto, o revestimento de cedro para o banho é usado não apenas para decoração, mas também para prevenção terapêutica. É claro que, com o tempo, fica mais difícil captar um agradável aroma amadeirado, mas a agradável aparência do acabamento em cedro permanece por muito tempo.
Raças raras
O revestimento "Extra" da classe tem um alto custo devido à qualidade da madeira utilizada. Excelentes características técnicas, durabilidade e beleza dos materiais o diferenciam de outras opções mais baratas.
O material mais refinado é o carvalho. Os painéis pesados instalados a partir deste material têm uma textura bonita. A durabilidade do material também não é necessária.
O uso da árvore africana de Abashi não é muito popular. Sua propriedade única é a capacidade da madeira de não aquecer quando exposta a altas temperaturas. Devido a isso, esse material é frequentemente usado na fabricação de prateleiras na sala de vapor. Acabamentos de parede e teto não são descartados.
Os painéis de alta qualidade são diferenciados da madeira da família de pinheiros - Hemlock, trazida da América do Norte. O material é caracterizado por alta resistência e durabilidade.
Qual revestimento para o banho é melhor: uma revisão comparativa, características e comentários
Nunca faça isso na igreja! Se você não tem certeza se está ou não se comportando corretamente na igreja, provavelmente não está fazendo a coisa certa. Aqui está uma lista de horríveis.
Charlie Gard morreu uma semana antes de seu primeiro aniversário, e Charlie Gard, o bebê em estado terminal que o mundo inteiro está falando, morreu em 28 de julho, uma semana antes de seu primeiro aniversário.
15 sintomas de câncer que as mulheres geralmente ignoram Muitos sinais de câncer são semelhantes aos sintomas de outras doenças ou condições; portanto, eles são frequentemente ignorados. Preste atenção ao seu corpo. Se você perceber.
7 partes do corpo que não devem ser tocadas Pense no seu corpo como um templo: você pode usá-lo, mas existem alguns lugares sagrados que não podem ser tocados. Pesquisa mostrando.
Ao contrário de todos os estereótipos: uma garota com um raro distúrbio genético conquista o mundo da moda, chamada Melanie Gaidos, e entrou no mundo da moda rapidamente, chocando, inspirando e destruindo estereótipos tolos.
As 10 principais estrelas falidas Acontece que às vezes até a fama mais alta termina em fracasso, como é o caso dessas celebridades.
Escolhemos um revestimento para o revestimento da sauna a vapor
O material tradicional para a construção de um banho ou sauna é a madeira. E o interior da sala de vapor é difícil de imaginar sem um revestimento de madeira natural. Cria um microclima especial, retém o calor, tem uma aparência atraente. As principais vantagens do revestimento de madeira natural são durabilidade e respeito ao meio ambiente. A questão permanece: qual madeira é mais adequada para a sauna a vapor.
Os painéis de madeira na sala de vapor são bonitos e apresentam excelente desempenho
Visão geral do material de madeira
As espécies decíduas, das quais o revestimento é mais frequentemente produzido, incluem amieiro, tília e aspen. Todas essas raças têm sido usadas para revestimento de paredes em balneários desde os tempos antigos. Suas vantagens são que eles não emitem alcatrão, são resistentes à umidade e não aquecem sob a influência de altas temperaturas. Mas, ao escolher um revestimento, você precisa prestar atenção à qualidade do material. É importante que não haja lascas ou nós na superfície do painel.
- O amieiro é uma excelente opção para o acabamento de material para sauna ou banho. Tem uma agradável cor rosa claro, é caracterizada por alta resistência, resistência ao calor e resistência à umidade. Parece que o melhor material para a sala de vapor, mas nem todos podem arcar com seu custo.
- O revestimento de madeira de tília possui as propriedades únicas necessárias para uma sauna a vapor. Em primeiro lugar, devido à alta umidade, os painéis não racham e não escurecem. Em segundo lugar, o tília se aquece por um longo tempo, minimizando a possibilidade de queimaduras ao tocá-lo com a pele. Eles têm uma agradável cor dourada e um aroma doce - as melhores características para um banho.
Alguns usam revestimento de bétula para a decoração interior dos banhos, mas apodrece rapidamente, é exposto aos efeitos negativos da umidade e da alta temperatura. Seu uso é permitido, mas apenas em banheiros ou salas de espera.
Visão geral do material das coníferas
A madeira de coníferas tem um custo relativamente baixo, é fácil de processar. Qualidade negativa - a resina é liberada sob a influência de alta temperatura e afeta negativamente a saúde humana. No entanto, um revestimento de madeira de coníferas também é usado para o revestimento interno das paredes da sala de vapor.
O material de pinho é frequentemente usado para decorar o teto, embora o revestimento da parede seja permitido se a sauna a vapor usar um forno elétrico - ele aquece menos.
O revestimento de cedro é de alto custo, possui uma textura de madeira original. Emite menos resinas durante o aquecimento, portanto, com sua ajuda, você pode criar um design exclusivo dentro da sala de vapor.
O revestimento de cedro parece esteticamente agradável em qualquer ambiente, incluindo um banheiro
Entre as melhores opções de revestimento para a decoração da sauna a vapor está a árvore africana Abashi. Suas propriedades naturais únicas são mais adequadas para banhos e saunas, essa árvore não aquece e é impossível queimar em contato com ela. Tem uma agradável cor bege claro ou amarelo claro, que o campo de aquecimento transforma em chocolate.
Classe material
A qualidade da decoração interior depende em grande parte não apenas do tipo de madeira, mas também da classe do material de acabamento. A qualidade do revestimento é determinada por quatro graus:
- Classe extra - estes são os painéis da mais alta qualidade. Na superfície não há nós, lascas ou defeitos, a textura da madeira é homogênea. O custo desse revestimento é bastante alto, mas é a melhor opção para banhos de vapor e banhos.
- A classe A é um pouco mais barata, mas também possui indicadores de alta qualidade.
- Classe B. Pode haver nós na superfície dos painéis. A decoração da parede na sala de vapor com esse revestimento é permitida, mas a vida útil será um pouco menor.
- Classe C. Este é um material de baixa qualidade, não deve ser usado para revestimento de paredes na sala de vapor.
Muitas pessoas escolhem o material de construção com base nas capacidades financeiras, mas deve-se levar em consideração não apenas o custo do material, mas também sua resistência, resistência a altas temperaturas e umidade. Portanto, para uma sauna a vapor, é melhor escolher um material premium ou classe A, embora outros o façam.
Forro na sala de vapor pode ser usado graus B ou C
Qualquer que seja o revestimento escolhido no final, o segredo para seu uso a longo prazo é o manuseio adequado e os cuidados regulares. Um fator importante que afeta a vida operacional é a instalação correta.
Forro da sala de vapor
Seleção de revestimento por tipo de perfil
O perfil do revestimento, à primeira vista, não é o aspecto mais importante, pois para a decoração de interiores, a integridade do revestimento não é tão importante. Isto é parcialmente verdade, mas perfil neste assunto é necessário não apenas para a montagem. O melhor revestimento é equipado com dutos de ventilação adicionais, na parte traseira. Eles são necessários para o resfriamento da madeira, bem como para a remoção do condensado que se acumula entre o material de acabamento e a parede principal da sala. Esse aspecto é muito importante, pois afeta diretamente a vida operacional do material.
Além disso, essas ranhuras capaz de aliviar o estresse interno da madeira, formado por mudanças de temperatura. Se foi usado para terminar um revestimento de cedro, que preserva a plasticidade do material, os pontos de estresse não são terríveis, pois são compensados por si próprios, mas muitas espécies de árvores do estresse começam a entrar em colapso e rachar.
O tipo de frente, que pode ser sólido, perfilado ou arredondado, não apresenta diferenças em termos de resistência a fatores agressivos. Como regra, a aparência é determinada apenas pelo estilo em que a casa de banho é construída e pelas preferências pessoais do futuro proprietário.
O que procurar ao escolher um material
Salas de vapor com acabamento de alta qualidade depende da escolha do bom material. Ao escolher, você deve prestar atenção aos seguintes pontos:
De acordo com padrões, forro dividido em vários gruposmarcados com letras. "A", classe premium, cuja fabricação é apenas de madeira selecionada. A classe "B" também é usada se for necessário embainhar uma sauna a vapor. Nesta classe, pequenos nós são permitidos em uma matriz de madeira e o padrão lenhoso é mais pronunciado do que na classe anterior. A classe mais barata “C” permite não apenas a presença de nós e outros componentes naturais, mas também a heterogeneidade da estrutura.
Cuidados com Ripa
Antes da fase de construção, é necessário decidir qual revestimento é melhor para embainhar o banho, mas o trabalho nesse material não termina aí. Apesar do fato de que revestimento impregnado com alguns compostos protetores mesmo durante a secagem, no banho, onde a umidade e a temperatura constantes mudam.
Dado que, quando aquecido, o verniz comum da madeira exala fumaça com um odor desagradável que pode ter um efeito negativo no corpo humano, não é recomendado o uso. Existem outras soluções para esse problema, como forro de cedro, verniz acrílico especializado resistente a altas temperaturas.
Disponível na Rússia Aqualakcujos componentes principais são cera e água. Além disso, ao decidir como cobrir o revestimento na sauna a vapor, você pode dar sua preferência com segurança Pyrolex e Nortex, meios complexos capazes não apenas de proteger a madeira, mas também de restaurar ou limpar parcialmente as áreas afetadas por doenças fúngicas.
A escolha de qual revestir o revestimento do banho por dentro, em geral depende da viabilidade financeira do cliente. Por outro lado, não vale a pena economizar na fase de acabamento, pois não apenas a aparência das instalações, mas também o microclima que estará nelas depende disso. O revestimento incorretamente selecionado pode estragar essa atmosfera, que é alcançada apenas na casa de banho e, consequentemente, estragar toda a impressão de visitá-la.