Sexo

Substrato para aquecimento por piso radiante

Há não muito tempo, o aquecimento do piso era uma novidade para muitos e era considerado um luxo. Se antes, ao decidir instalar o piso radiante em sua casa ou apartamento, não havia problemas, agora os fabricantes de sistemas de aquecimento e ar condicionado oferecem aos construtores e proprietários uma ampla gama de opções, limitadas apenas pela imaginação e pela relação qualidade / preço.

Os benefícios do piso radiante

Talvez os requisitos mais importantes que uma pessoa deseja adquirir um piso quente sejam:

  1. Simpatia ambiental
  2. Longevidade
  3. O melhor valor para o dinheiro
  4. Instalação fácil
  5. Simplicidade de projeto e manutenção

O aquecimento do piso de água atende a todos esses requisitos. Todos os tipos de radiação não provêm dela, exceto talvez a térmica, ela se justifica economicamente e tem uma longa vida útil.

O piso quente é de uso despretensioso e, levando em consideração a durabilidade dos materiais modernos, servirá aos proprietários por um longo tempo e efetivamente, criando uma atmosfera verdadeiramente acolhedora e "quente" na casa.

Escolhendo um substrato para um piso de água quente

Se a escolha for decidida em um campo de água quente, o substrato deve ser adequado e obedecer às recomendações de construtores experientes, fabricantes de componentes para aquecimento de piso e especialistas no campo de aquecimento de água.

Quase todos os especialistas neste campo concordam que é necessária atenção especial ao isolamento térmico entre as bases dos rolamentos (paredes e piso) e o sistema de aquecimento de água. O isolamento térmico adequadamente selecionado (sujeito a outras recomendações) permitirá que você use um piso quente como a principal ou única fonte de calor em uma sala aquecida, além de economizar energia que seria gasta sem aquecimento no aquecimento da rua ou dos vizinhos.

Além dessas coisas bastante óbvias, um bom substrato acompanha uma distribuição uniforme de calor na sala e tem um efeito benéfico no microclima.

Quase todos os substratos especializados para um piso de água quente têm propriedades de isolamento térmico, portanto, vamos considerá-los no artigo.

Tapetes para aquecimento de piso

Existem vários tapetes para um piso de água quente, todos eles com características diferentes e estão em diferentes categorias de preços. Considere seus principais tipos:

  • Tapetes de alumínio
    Além desse nome, na etiqueta de preço da loja, você pode ver “Substrato de alumínio para aquecimento por piso radiante” ou “penofol com revestimento refletivo”.

É fácil adivinhar pelo nome que o item de trabalho principal é uma superfície reflexiva.

Este tipo de tapete é pelo menos barato, mas longe de ser a melhor opção, não será adequado para pisos do porão, mas será uma boa solução quando for importante economizar 3-4 cm de espaço útil.

Os tapetes de papel alumínio sob o piso de água quente são colocados na base com a superfície refletora para cima. A instalação do tubo ocorre diretamente em cima desse substrato. Após a instalação, você pode executar imediatamente a mesa.

  • Tapetes de filme
    Os tapetes de filme para aquecimento de piso são uma solução mais avançada do que os tapetes de folha; suas propriedades de isolamento térmico são uma ordem de magnitude mais alta devido ao uso de polímeros mais modernos que o penofol. Os recursos de design permitem que você os use como substrato para um piso quente sob o laminado. Além disso, a instalação de tubos de aquecimento no piso será simplificada pela presença de marcações especiais e um sistema de fixadores (lamelas) para tubos. A mesa também pode ser colocada sobre esteiras de filme para um piso de água quente sem o uso de camadas intermediárias.
  • Tapetes planos de isopor
    São tapetes de espuma, possuem alta classe de isolamento acústico, mas apresentam diversas desvantagens, que incluem baixa resistência a danos e sensibilidade química à composição da mesa. Devido à baixa resistência química do substrato de espuma de poliestireno, é necessário colocar uma segunda camada de filme de polietileno de alta densidade antes de colocar os tubos.
  • Tapetes especiais com chefes.
    O preço de um substrato para um piso quente com bocas é superior ao das esteiras de poliestireno expandido, mas se justifica nas fases posteriores da instalação.
    Um substrato com saliências sob um piso quente é uma das melhores soluções e possui várias vantagens:
    • linhas de saliências encaracoladas simplificam a instalação do tubo
    • não é necessária fixação adicional do tubo
    • não requer camadas adicionais antes de colocar a mesa
    • acompanha a distribuição uniforme de elementos estruturais condutores de calor
    • possui alto ruído, calor e impermeabilização

Outros tipos de substratos

Além de substratos especializados, materiais como tapetes e placas de cortiça de aglomerado e OSBNo entanto, vale ressaltar que tais materiais, embora tenham altas características de isolamento térmico e acústico, seu uso como substrato sob um piso de água quente não é economicamente rentável, pois exigem medidas adicionais para barreira ao vapor, o que implica custos adicionais.

Além disso, com esses materiais, quando se trata de pisos quentes, é melhor trabalhar com especialistas com vasta experiência.

Piso aquecido combinado

É permitido o uso imediato de 2 tipos de isolamento, dispostos em camadas, por exemplo, o uso simultâneo de folhas e esteiras planas terá um efeito duplo no isolamento térmico, onde o revestimento da folha desempenhará propriedades reflexivas e o poliestireno expandido será isolante térmico.

Esse tipo de combinação não é o único; cada vez mais são utilizadas combinações de tapetes com saliências, perfil metálico e chapa de fibra de gesso.

Talvez os únicos inconvenientes desse sistema de “torta folhada” sejam o alto custo e uma redução significativa na altura da sala (não é adequado para salas com tetos baixos).

Instalação

  • Medições
    A instalação de um substrato para um piso de água quente deve começar com as medições da sala em que é necessário instalar pisos quentes. Ao medir, é importante considerar que os tapetes de filme e folha são vendidos em rolos, e todos os outros são principalmente em chapas. No estágio de medição, sua tarefa será minimizar o comprimento das juntas e, a partir dessa tarefa, você deverá escolher a largura dos rolos ou a largura e o comprimento dos tapetes para o substrato sob o piso quente.
  • Preparação da superfície do rolamento
    No estágio seguinte, os pisos precisam ser limpos de detritos e inchaços. Isso permitirá decompor o material do substrato de maneira mais uniforme na próxima etapa.
  • Colocação de material
    O material do substrato deve ficar livre e sem tensão.

Para evitar o esmagamento de materiais laminados, é melhor usar uma carga longa, mas não pesada - por exemplo, uma barra.

  • Dimensionamento
    As juntas do substrato antes da colocação dos canos e contrapisos devem ser coladas, para esse fim, a fita de alumínio é mais adequada ou o seu análogo mais barato é a fita metalizada.

Conclusões

  • A instalação de pisos de água quente deve começar com uma avaliação da situação e medições. É necessário decidir se o aquecimento por piso radiante será o tipo principal ou ainda adicional de aquecimento ambiente.
  • A escolha do melhor substrato para um piso quente deve ser abordada com responsabilidade e com base nas características da sala, levando em consideração não apenas a área da sala e a temperatura esperada, mas também a umidade e a altura dos tetos.
  • É muito mais confiável usar os materiais projetados especificamente para um piso de água quente. Essa abordagem não apenas poupa tempo, mas aumenta a vida útil e economiza até 20% na energia gasta no aquecimento da sala.

É melhor comprar um substrato para um piso de água quente em lojas especializadas, que o protegerão da aquisição de produtos de baixa qualidade.

Placas de poliestireno expandido com bocas

É revestido e não revestido. Um fogão sem revestimento perde facilmente seu chefe durante a instalação e instalação de um tubo quente. Placas revestidas permitem que você se mova com cuidado, sem perder os chefes. Mas o tubo do piso quente entre eles não é fixo, ou seja, para fixação adicional, é necessário usar suportes de ancoragem. O custo médio de uma placa revestida é de cerca de 600 rublos por 1 metro quadrado.

O que resulta em economia no isolamento

Por exemplo, pegue uma sala com uma área de 50 metros quadrados.

Geralmente use poliestireno expandido com chefes, o custo de 1 quadrado. metros em média 600 rublos, espessura - 2 cm Na maioria dos casos, essa espessura não é suficiente para isolamento, com exceção das regiões sul. Isolamento adicional de até 4 cm custará outros 150 rublos por metro quadrado. O valor total será de 7.500 rublos. A economia nesse valor é discutida ao escolher um aquecedor. O proprietário da casa procura reduzir custos e geralmente escolhe a opção mais barata - um substrato para um piso quente, em vez do próprio isolamento. No final, o proprietário econômico da casa aquece a rua e gasta ainda mais dinheiro para manter uma temperatura confortável na sala.

Cálculo do custo do aquecimento do piso de água

Antes de nós são dois quartos:

  1. o primeiro com um isolamento normal e de alta qualidade da espessura necessária,
  2. o segundo - com um substrato para um piso com isolamento térmico sob um aquecedor e um host "econômico".
RecursoNúmero da casa 1Número da residência 2
Área do piso5050
Temperatura do tubo4040
Diâmetro do tubo1616
Isolamento6020
Fluxo de calor73,7665,81
Fluxo de calor para baixo18,8858,72
Temperatura máxima do piso26,8226,18

Na primeira casa, com um isolamento de 4 cm, o fluxo de calor na sala excede o fluxo de calor três vezes. Todo o calor que o proprietário paga é usado para aquecer a sala, não a rua!
Na casa do proprietário “econômico”, o fluxo de calor para cima (para a sala a ser aquecida) é quase igual ao fluxo de calor para baixo (para a rua, em lugar nenhum). Quarenta watts por metro quadrado voam "no cano".

  • Em 1 metro quadrado com um substrato para um piso quente, perdemos 40 watts, em 50 metros quadrados - 2000 watts.
  • 1 metro cúbico de gás natural fornece 10 kW de energia térmica e custa 4,5 rublos (o preço depende da região, de 4 a 8 rublos).
  • 10 00 W / 2000 W = 5 horas - 1 metro cúbico de gás natural é suficiente para tanta perda de calor.
  • A caldeira trabalha em média 12 horas por dia. 12/5 = 2,4 metros cúbicos de gás desperdiçados por dia no aquecimento de ruas.
  • 2,4 (metros cúbicos) x4,5 (rublos) x30 (dias) x7 (meses do período de aquecimento) = 2.268 rublos por ano.

Para o isolamento, eles pagaram 7500 rublos / 2268 rublos = 3, 3 anos - o período de retorno do isolamento. Ao usar um substrato para um piso quente, a perda de calor aumentará! Estes materiais não são isolantes!

NÃO USE O SUBSTRATO SOB O CHÃO AQUECIDO NO INTERIOR DO AQUECEDOR!

Ao usar materiais de isolamento com uma espessura insuficiente para isolamento térmico total ou ao usar isolamento de película, isoline (eles também são um substrato para um piso quente), o proprietário perde muito calor na direção mais baixa. Isso significa uma economia irracional ou um erro grave do proprietário. As perdas de calor neste caso são comparáveis ​​ao fluxo de calor que entra na sala. Utilizando isolamento de alta qualidade, a espessura necessária compensa, em média, 3-3,5 anos de operação de um piso quente, ao usar gás natural como fonte de energia. O gás natural é a fonte de energia mais barata. Se falarmos de outras fontes, o isolamento pode ser compensado por 1 período de aquecimento (ou seja, por 7 meses).

Características e finalidade

As pessoas que desejam instalar um piso quente em sua casa geralmente se perguntam se precisam de algum tipo de material de revestimento especial para o sistema ou, nesse caso, o revestimento é apenas um desperdício de dinheiro. De fato, um revestimento na parte inferior do piso é realmente necessário. Permite não apenas nivelar o piso antes de aplicar o revestimento final, mas também executa outras funções úteis. O underlay do underlay foi projetado para reter o calor e impedir seu vazamento nas camadas inferiores do sistema. Basta colocar Essa camada possui propriedades de isolamento térmico.

Além disso, um substrato de alta qualidade e montado adequadamente permite aumentar o isolamento de ruído na sala.

Para que o revestimento do piso quente seja adequado ao seu objetivo, ele deve ser selecionado e colocado corretamente, concentrando-se no material de fabricação do substrato em si e do revestimento final. Somente neste caso o sistema de piso radiante funcionará corretamente.

Tipos de piso radiante

Hoje, os fabricantes de piso radiante os fornecem para venda em diversas variedades. Para cada tipo específico de piso, é necessário usar a opção de revestimento apropriada - somente neste caso, ele irá lidar plenamente com suas funções:

  • Piso laminadocobertura Pode ser quente, no entanto, o processo de instalação é bastante demorado e responsável. Uma característica distintiva de tais pisos é a necessidade de usar dois substratos ao mesmo tempo. Ao organizar um piso laminado quente, é necessário um revestimento para proteger contra superaquecimento e evitar deformações adicionais do revestimento final - painéis de lamelas.
  • Sob piso aquecido elétrico em alguns casos, é necessário estabelecer um revestimento de dois níveis. O primeiro nível é estabelecido durante o trabalho duro e o segundo - durante a instalação final. O uso do isolamento permite aumentar a condutividade térmica do cabo, protegê-lo contra superaquecimento e economizar em custos de eletricidade.

  • Infravermelho o piso radiante de filme também requer pré-instalação do substrato. Isso permitirá que você redirecione todo o calor do aquecimento infravermelho para o interior da sala e não para o chão. Além disso, andar descalço neste andar é muito mais agradável. Vale a pena notar que o piso quente infravermelho é freqüentemente chamado de filme. Como aquecedor, vários materiais podem ser usados.
  • Agua o piso pode ter uma função de aquecimento e, nesse caso, a escolha do substrato deve ser abordada com muita seriedade. Não apenas a qualidade do aquecimento, mas também a segurança de andar no chão dependerá da escolha certa. É o revestimento que pode reduzir significativamente a perda de calor durante a passagem de água quente através de tubos e barras transversais de concreto.

O substrato é uma parte integrante significativa do sistema de piso radiante, independentemente do seu tipo.

É por isso que você deve dar preferência a tipos não apenas acessíveis e adequados desse isolamento - é importante escolher entre toda a gama Revestimento realmente de alta qualidade e seguro.

Tipos de underlay sob o laminado

Uma grande variedade de materiais no mercado involuntariamente levanta a questão: qual substrato escolher para o laminado. Vamos acertar.

Todos os tipos de materiais de revestimento podem ser divididos em 2 grandes grupos: natural e sintético. Na sua produção, vários componentes são usados. À primeira vista, os primeiros são mais ecológicos, enquanto os segundos são provavelmente mais baratos. Cada espécie tem suas próprias vantagens e desvantagens que determinam seu uso em um caso particular. Analisaremos cada tipo de substrato para o laminado separadamente.

Suporte de cortiça

A cortiça é um material natural, ecológico e resistente a influências externas. É feito de migalhas de madeira de balsa pressionando. Devido à sua origem, é claramente considerado ecológico e seguro para a saúde. O material está disponível na forma de rolos ou placas de vários tamanhos. A espessura varia de 2 a 12 mm.

  • A cortiça tem excelentes propriedades elásticas - é capaz de restaurar sua forma imediatamente após a liberação do estresse. Portanto, não se preocupe com o fato de o material estar deformado - depois de um tempo ele retornará à sua forma original.
  • O material de cortiça fornecerá o nível necessário de isolamento térmico devido à sua baixa condutividade térmica.
  • Devido à sua elasticidade, esse tipo de base torna o laminado mais durável, protegendo os bloqueios do desgaste.
  • O revestimento de laminado de cortiça é excelente para a colocação no sistema "piso flutuante".
  • A cortiça não apodrece e não molda. Este indicador também adicionará um "mais" à vida útil do revestimento.

  • A cortiça tem uma estrutura porosa, pelo que absorve facilmente a água. Como resultado, a umidade pode se acumular sob o revestimento. Em um alto nível de umidade, a mesa sob o substrato se decompõe gradualmente e os fungos podem se formar nele.
  • Aplique a base sob o laminado de material de cortiça somente em uma superfície perfeitamente plana do piso da base. Este material tem uma baixa capacidade de suavizar rugosidade na mesa.
  • O preço alto.

O forro de cortiça é a escolha perfeita para o chão. Ele nunca se deforma, não tem medo de água (embora a absorva), é bastante fácil de usar e instalar. E o mais importante - a cortiça não causa reações alérgicas em pessoas dentro de casa.

A principal desvantagem deste material é o seu preço bastante alto. Como diz o ditado: "Você precisa pagar por durabilidade e qualidade".

Substrato de coníferas

Nos últimos anos, um novo material está ganhando popularidade - um substrato de agulhas naturais. É produzido pressionando serragem e agulhas finamente picadas de coníferas. Além disso, como aglutinante, não se aplicam adesivos adicionais. A ligação das partículas do material ocorre com a ajuda da resina de madeira liberada pelas mesmas partículas quando pressionada sob alta pressão.

A primeira e principal desvantagem do material é sua raridade. Encontrar um revestimento natural para um laminado não funcionará sem dificuldade. É possível encontrar peças de agulhas no balcão apenas em lojas especializadas com o nome interessante "isoplat". O substrato de coníferas é mais barato que a cortiça, que é um fator importante na compra. Os fabricantes afirmam que o material é ecológico, hipoalergênico, suficientemente resistente ao desgaste, com uma longa vida útil e levemente exposto à umidade. No entanto, azulejos de coníferas, devido à sua estrutura, podem absorver a umidade. Não destrói o material em si, mas, como no caso da cortiça, leva à formação de fungos sob o substrato e, consequentemente, à destruição da mesa.

Se considerarmos o substrato conífero do ponto de vista da elasticidade, ele é significativamente inferior ao da cortiça, mas eles têm uma estrutura fibrosa mais uniforme que pode suportar cargas pontuais mais altas (até 15 toneladas por metro quadrado).

O material possui boas propriedades de isolamento acústico e de proteção térmica, enquanto o substrato respira bem. Além disso, ladrilhos de coníferas são adequados para uso com piso radiante.

O substrato de coníferas é produzido exclusivamente na forma de placas de 3 a 10 mm de espessura, que devem ser dispostas juntas a juntas na diagonal em relação às paredes da sala, para que as costuras não coincidam com as travas do laminado.

Substrato betume-cortiça

O material betume-cortiça é um revestimento laminado muito popular entre os profissionais. Como é feita essa base? Muito fácil! A cortiça triturada é adicionada ao betume misto. Por fim, essa mistura é derramada sobre uma base de papelão ou papel kraft.

Graças a esta simples “receita”, a base possui bom isolamento térmico, absorção de ruído e excelente impermeabilização.

Preste atenção! A colocação de um substrato de betume-cortiça deve fornecer microcirculação do ar para reduzir a condensação sob o laminado. Para fazer isso, deixe lacunas nas bordas para que a umidade escape de baixo do revestimento para o exterior.

Devido à presença de betume, que exala substâncias nocivas em pequenas quantidades (principalmente quando a temperatura aumenta), o material não é considerado ecológico e seguro para a saúde. Portanto, seu uso em instalações residenciais é limitado.

Nas lojas, esse revestimento pode ser encontrado sob o nome comercial Parkolag (parkolag).

Suporte de borracha de cortiça

Na aparência, esse material se assemelha a um substrato de betume-cortiça, mas isso é apenas à primeira vista. Este é um material inovador criado pela adição de borracha sintética e adesivo de poliuretano à cortiça.

Devido à presença de borracha, o substrato borracha-cortiça aumentou a elasticidade. Este fator aumenta a durabilidade da base em comparação com a cortiça convencional. Além disso, o material possui excelentes propriedades de amortecimento, bom isolamento acústico e condutividade térmica. A este respeito, é permitido o uso com piso aquecido: a eficiência será maior do que com uma cortiça limpa. Além disso, o substrato de borracha-cortiça tem um efeito antiestático e mantém seu tamanho mesmo sob alta pressão.

A base sob o laminado não é considerada completamente natural, mas, diferentemente da cortiça betuminosa, não emite substâncias nocivas durante a operação.

Suporte de espuma de polietileno

Outra base popular para pisos laminados não é apenas entre compradores comuns, mas também entre os próprios mestres. O material é uma camada de massa de polietileno com espuma de 2 a 8 mm de espessura, enrolada em um rolo. É usado não apenas como substrato, mas também em outras áreas de construção e reparo. Nas lojas frequentemente encontradas sob o nome "Isolon".

Devido à estrutura celular fechada, o material possui boas propriedades de absorção de som, isolamento térmico e impermeável. O Isolon é fácil de instalar e se estabeleceu em nosso mercado como de qualidade e barato. Além disso, o substrato de sua espuma de polietileno é muito resistente a temperaturas extremas e geadas, o que possibilita o uso em ambientes sem aquecimento.

As principais desvantagens incluem baixa capacidade de nivelamento - o isolon não se recupera após um forte impacto físico. Nos locais onde isso aconteceu, as bolhas estouram e a base não pode mais assumir a forma anterior. Como resultado, “vazios de ar” se formam sob o laminado, o que pode levar a rangidos.

Ao montar, não permita que uma carga alta no material ou objetos pesados ​​caiam sobre ele para não estragá-lo.

Suporte da folha

Este é um tipo muito popular de piso laminado no mercado. O material é um polietileno ou poliestireno espumado, cuja superfície é aplicada uma película fina. Como resultado, esta base laminada possui excelentes características de isolamento térmico e acústico, devido ao fato da folha refletir bem o ruído e a radiação térmica. Como a base do substrato com a película é um material sintético, também é adequada para locais onde a umidade está presente - um banheiro, cozinha ou todos os tipos de porões. Nas lojas, esse material é encontrado com papel alumínio unilateral ou bilateral. Na maioria das vezes, escolha uma base com papel alumínio de um lado.

  • O isolamento térmico dos pisos é aumentado em aproximadamente 25% em comparação com um substrato convencional feito de espuma de polietileno ou poliestireno expandido,
  • Bom repelente de água
  • Evita mofo e bolor.

A instalação do substrato com a folha de um lado é feita com a folha para baixo (no piso base). Isso permite refletir o frio do chão e o som das salas abaixo.

Escolha certa

Se o proprietário do apartamento pretender se conectar ao sistema de água, ele terá que obter permissão oficial para isso. Isso é explicado pelo fato de ser difícil controlar o consumo exato de energia térmica de um único consumidor; além disso, nem todas as caldeiras são capazes de suportar um aumento significativo no consumo de energia. Não devemos esquecer o custo significativo da instalação de um dispositivo de aquecimento em um apartamento na cidade.

Os sistemas elétricos são divididos em cabos e filmes, estes últimos também são chamados de infravermelho. Eles sugerem levar em consideração os parâmetros da fiação existente e a presença de acessórios de proteção. Para aquecer pisos com eficiência, o equipamento deve ter uma potência mínima de 250 kW por 1 m². m) Se você contar no total, obtém um ótimo desempenho. Atualmente, os fabricantes produzem uma impressionante variedade de substratos para pisos com isolamento térmico por infravermelho, diferindo no material de fabricação.

Funções importantes

A escolha de substratos para um piso quente é um ponto importante.

Ao colocar o substrato, é necessário conectar bem as juntas

Deve-se prestar atenção às seguintes características:

  1. Condutividade térmica. Quanto menor, melhor o substrato funciona. Este parâmetro depende do material de fabricação do produto e da espessura da camada. Os revestimentos modernos têm uma camada superficial para melhorar o efeito devido ao reflexo dos raios infravermelhos. Os parâmetros de economia de calor podem ser aumentados em 30%. Os materiais usados ​​hoje estão em conformidade com os padrões de construção.
  2. Fabricação. Quanto mais simples os materiais em trabalho, mais fácil é lidar com eles. O poliestireno expandido é considerado o mais avançado tecnologicamente. São obtidos substratos finos, cuja espessura raramente é superior a 5 mm. Para cortá-las, use uma tesoura comum.
  3. Propriedades adicionais. Alguns produtos possuem saliências especiais na superfície. Uma malha desenhada na frente também pode estar presente. Esses componentes simplificam o processo de assentamento dos tubos e possibilitam repará-los simultaneamente com o assentamento. Como resultado, não só é possível acelerar a instalação dos produtos, mas também garantir uma operação longa e estável do sistema.

Neste vídeo, você descobrirá se o penofol é necessário sob a mesa:

Outros indicadores

Pontos não menos significativos são a segurança ambiental e o custo dos materiais. A resina e o plástico têm a capacidade de liberar substâncias tóxicas no ar. A segurança depende da concentração de substâncias. Os requisitos de substrato para aquecimento de piso são mais rigorosos, pois são usados ​​em temperaturas elevadas. Os custos de economia de calor podem ser otimizados se você tiver conhecimento técnico especializado.

O substrato é capaz de suportar cargas pesadas.

Ao mesmo tempo, existem parâmetros que não desempenham um papel especial na avaliação da eficácia de pisos quentes. Isso inclui o indicador de absorção de ruído. Absolutamente qualquer material usado nesta área não transmite som suficientemente bem. Eles criam obstáculos na frente de correntes de ar propícias à condução de uma onda sonora.

Outro indicador que você deve prestar atenção é a impermeabilização. A folha de alumínio não permite a passagem de água ou vapor. A questão da necessidade de impermeabilização para sistemas de aquecimento é especialmente significativa. Quando se trata de sistemas de água, a detecção rápida de vazamentos reduz a perda do proprietário. Consequentemente, a estrutura ficará menos exposta a alta umidade. A situação com os sistemas elétricos é muito mais complicada. A água é inaceitável aqui, pois provoca curtos-circuitos.

Como escolher um substrato para um piso quente:

A capacidade de suportar raios ultravioletas é necessária quando há uma fonte que os emite ou uma máquina de raios-x embaixo do chão. Na ausência deles, você pode comprar produtos especiais para proteger contra a radiação UV.

Produtos com aquecimento elétrico

O substrato para o aquecimento do piso elétrico é feito de cortiça e papel alumínio prensados. Os produtos com espessura aumentada são feitos de espuma de poliestireno extrudido. Eles aumentaram os indicadores de força física, de modo que é permitido colocá-los sob o concreto. O substrato é usado para todos os pisos com aquecimento elétrico, incluindo modificações padrão. Se a base tiver defeitos, ela deve ser nivelada. Nesse caso, é permitido o uso de substratos de cartão e OSB.

Polyf - outra opção para o substrato. Aqui, a espuma de polietileno é combinada com alumínio, papel e filme metalizado. As folhas são empilhadas em camadas próximas umas das outras. Em áreas onde a umidade pode infiltrar-se, é necessário conectar folhas de polietileno com fita adesiva.

Você pode colocar o substrato para o piso quente

Uma camada refletora de alumínio é indesejável para pisos elétricos, pois se o isolamento for danificado, é possível o vazamento de corrente com consequências negativas. A camada refletora é disposta sobre uma película de polietileno e é equipada com pulverização a vácuo. Ao escolher uma marca específica, fatores como acabamento final devem ser levados em consideração. Quanto mais leve, menos durável será o revestimento sob um piso quente. Os materiais extrudados são utilizados para pedra artificial e telhas cerâmicas.

Neste vídeo, você descobrirá se é necessário papel alumínio para um piso quente:

Ao organizar um piso quente durante o reparo de salas antigas, a espessura total da “torta” varia de 10 a 15 cm, dependendo da tecnologia do piso e do piso do rolamento. Esses parâmetros são importantes ao projetar a altura das aberturas de janelas e portas. Ao reparar, é necessário tornar o piso mais fino com antecedência. Por esse motivo, no futuro não será necessário reduzir a altura das portas.

É melhor instalar um piso quente, que não interfira na abertura e fechamento de portas. A opção mais desfavorável é equipar o sistema, pelo que é necessário elevar o jumper da porta.

Revestimento de piso

Na parte superior do piso aquecido, há uma mesa de cimento e areia. É melhor usar produtos de:

  • contraplacado de folha,
  • OSB,
  • espuma de poliestireno extrudado.
Esse substrato é bom para uso em pisos aquecidos a água

Esses materiais podem suportar cargas pesadas, enquanto o efeito de deformação permanente não é observado. O substrato deve suportar a umidade. Se ocorrer um vazamento inesperado, o material deve ser adequado para uso posterior. Obviamente, os vazamentos são indesejáveis, mas é melhor tomar medidas para evitá-los com antecedência.

É importante garantir a fixação confiável de tubulações, onde são oferecidos substratos especiais com saliências que simplificam o processo de instalação. Isso garante a mesma distância entre os tubos ao longo de todo o piso plano.

Isolante natural

Tais substratos são feitos de materiais orgânicos e são extremamente vulneráveis ​​a vários microorganismos nocivos. Por esse motivo, esse substrato deve ter uma impregnação especial. Sua vida útil é menor que a dos aquecedores de outros grupos. Esta categoria inclui substratos feitos de:

  • Juta ou linho. As fibras são pequenas, o isolamento em si absorve bem a umidade, seca rapidamente e não altera o tamanho e a aparência originais. A desvantagem é o baixo isolamento térmico.
  • O isolamento da cortiça é versátil em uso, possui um dos melhores indicadores de absorção de ruído e isolamento térmico, não se deteriora com o tempo e possui proteção confiável contra microorganismos nocivos. Vendido em rolos a um custo acessível. Tem boa elasticidade e é difícil de queimar.
  • O isolamento de feltro é feito de lã de ovelha. Esse material tem uma espessura de até 5 mm, queima pouco, absorve e passa bem a umidade, e também se aplica a materiais respiráveis. Este revestimento é adequado apenas para pisos macios. Possui alto desempenho de isolamento térmico.

Apesar dessas características qualitativas, os aquecedores naturais são usados ​​muito raramente devido à sua curta vida útil, à tendência de acumular condensados ​​e alterar seus tamanhos.

Os mais populares são o revestimento sintético.

Substratos sintéticos

O revestimento sintético pode ser liso ou liso. Aquecedores sintéticos com papel alumínio têm maior capacidade de aquecer a reflexão. Eles não são recomendados para serem assentados em pisos de concreto, caso contrário, a superfície refletora da folha será rapidamente destruída. Também vale a pena saber que existem isoladores à venda, tanto com folhas comuns na composição, quanto aqueles em que o revestimento refletivo é um óleo múltiplo. Ela é um material mais moderno, confiável e avançado.

Qualquer bloco metalizado da categoria sintética tem duas grandes vantagens: maior condutividade térmica e completa imunidade a patógenos e bactérias.

Atualmente, esses aquecedores são feitos dos seguintes materiais:

  • Espuma de polietileno O reticulado é usado como substrato para qualquer aquecimento no piso. Possui baixa inflamabilidade, excelentes propriedades de absorção de som e isolamento de calor, não enruga e retorna facilmente à sua forma original. Disponível em folhas e rolos.
  • Cloreto de polivinil é duro e macio. Como aquecedor, raramente é usado e apenas em modificações rígidas. Ele se inflama facilmente e, no processo de combustão, muitos compostos químicos nocivos são liberados; portanto, atualmente, o cloreto de polivinil é usado raramente. É vendido em rolos e folhas com uma espessura de 3 a 20 mm.

  • Poliestireno expandido - É um material sintético espumado com boa flexibilidade. É imune ao fogo, perfeito para colocar sob qualquer piso quente. É realizado tanto em folhas como em rolos. À venda, você pode encontrar um substrato suave e com chefes especiais. A segunda opção destina-se apenas a colocar sob um piso aquecido a água.
  • Suporte em poliestireno mais simples quando comparado com a opção anterior. É frequentemente utilizado devido à sua disponibilidade e boas qualidades de isolamento térmico. Geralmente é realizado na forma de folhas. O suporte deste material sintético pode ser estriado ou liso. O extintor com nervuras é usado na instalação de um piso aquecido a água.
  • Substrato de Lavsan é um tipo de espuma de poliestireno com espuma híbrida. O fato é que as folhas deste material são cobertas com uma fina camada de papel alumínio, portanto a capacidade de refletir o calor do lavsan é simplesmente incrível. A superfície dessas chapas geralmente é lisa, mas às vezes há um revestimento com nervuras feito à venda. Vale a pena notar que um revestimento perfurado de qualquer tipo é, na maioria dos casos, destinado a ser colocado sob um piso radiante. Espinhas e permitem fixar firmemente o isolamento.

Alguns fabricantes produzem substratos com uma marcação, graças à qual você pode entender facilmente como e onde exatamente as folhas ou peças de isolamento devem ser interconectadas. Durante a instalação, essas informações devem ser levadas em consideração.

Isolamento mineral

Esse grupo inclui apenas um tipo de substrato - fibra de vidro ou, como é chamado popularmente, lã de vidro. O material não está sujeito a queima, não absorve e não conduz umidade, mas, ao mesmo tempo, não possui propriedades de isolamento térmico. Pelo exposto, podemos concluir que é melhor comprar substratos sintéticos para aquecimento por piso radiante, pois eles têm uma vida útil mais longa e melhor absorção de calor que os aquecedores minerais ou naturais.

Tecnologia de estilo

É importante notar imediatamente que a colocação do substrato de cada tipo deve ser realizada de acordo com uma tecnologia individual selecionada, dependendo do tipo de material de aquecimento e isolamento do piso. Existe uma lista geral de trabalho tecnológico realizado sequencialmente em todos os casos:

  • Removendo o piso antigo ou arranhando o novo piso. Se você planeja realizar a instalação de um piso quente em uma casa nova, primeiro é necessário concluir todo o trabalho duro, fazer a mesa da maneira conveniente, aguardar a secagem final e prosseguir para a próxima etapa. Se houver necessidade de desmontar o piso antigo, o revestimento é completamente removido com a ajuda de ferramentas, todo o lixo é coletado e descartado em um aterro sanitário, e a superfície de trabalho é bem limpa.
  • É necessário examinar cuidadosamente a base de concreto para detectar defeitos como lascas e trincas. Eles devem ser eliminados com uma mistura de cimento.
  • É necessário garantir que o piso esteja perfeitamente nivelado, sem falhas. No caso de elevações fortes, é altamente recomendável preencher todo o espaço do piso com uma mistura autonivelante, cuja camada não deve exceder 3 cm.

  • Para nivelar as diferenças de temperatura, uma fita especial é presa ao longo do perímetro da parte inferior das paredes.
  • Uma forte película de polietileno com lapidação obrigatória nas paredes é colocada em todo o perímetro da base.
  • Uma camada uniforme é colocada sobre o substrato. Observe que todas as peças estão empilhadas lado a lado. Coloque o substrato de forma que a densidade do material seja de pelo menos 150 g / m². m
  • Em seguida, alternadamente, as partes restantes do sistema de piso radiante são montadas.

Apesar da aparente dificuldade, colocar o substrato em si e todo o sistema de piso radiante não é tão difícil. Este trabalho requer paciência e cuidado e, se você tiver as habilidades adequadas, não levará muito tempo.

Fabricantes

Hoje, na variedade de substratos, até o comprador mais sofisticado pode se perder. Para não se confundir no momento mais crucial e obter um isolamento realmente confiável e de alta qualidade, é recomendável, antes de tudo, prestar atenção aos produtos dos seguintes fabricantes. Entre eles, estão empresas domésticas, coreanas e até portuguesas.

Todos eles estão envolvidos na produção e fabricação de isolamento de alta qualidade para aquecimento por piso radiante, e As opiniões dos clientes confirmam apenas isso:

  • Empresa de isolamento de bobina de espuma "Estenofone" considerado um dos melhores hoje. Possui excelentes características de isolamento térmico e absorção de som. Durante a operação, o substrato não emite substâncias nocivas e não altera as características técnicas.
  • A maior empresa nacional "Euro isolamento" oferece a seus clientes uma ampla variedade de substratos de aquecimento de piso, feitos de vários materiais. A qualidade e a segurança de cada isolamento são confirmadas não apenas por revisões, mas também por certificados de qualidade relevantes.

  • Isocom - Esta é uma série de materiais de isolamento térmico para aquecimento de piso de vários tipos. No sortimento da empresa, cada comprador poderá encontrar um substrato que atenda perfeitamente a todos os requisitos. Então, aqui são apresentados mais de 4 tipos de vários aquecedores.
  • Valtec - Esta é uma marca conjunta ítalo-russa que produz produtos de isolamento térmico, incluindo substratos para aquecimento de piso. Hoje, a gama da marca possui mais de 6 variedades. As características distintivas dos produtos desta empresa são o custo acessível, a mais alta qualidade e a abordagem individual de cada cliente.
  • Cortiça Premium - Este é um fabricante português que produz substratos naturais de excelente qualidade a um preço acessível. A variedade não é tão boa, mas os produtos são realmente de alta qualidade.

As análises de substratos para aquecimento por piso radiante desses fabricantes são as mais positivas, por isso é bastante razoável estudar primeiro seus produtos e depois decidir sobre a compra de um isolamento específico.

Bons exemplos e opções

Um piso quente não é apenas lucrativo e prático, mas também muito bonito, e fotos apenas mais uma vez confirmam isso:

  • O piso de azulejos aparentemente comum na cozinha é realmente muito quente. Agora, os proprietários não precisam se preocupar com o fato de a criança congelar enquanto está sentada nela. Esse revestimento não só parece harmonioso e moderno, mas também é extremamente prático.

  • Graças ao piso quente instalado corretamente e ao uso do substrato ideal, andar descalço no ladrilho será confortável e conveniente, mesmo no banheiro, e o piso parecerá o mais elegante possível.
  • O piso radiante elétrico é mais relevante no quarto das crianças. Não é segredo que os bebês costumam brincar no chão e, na estação fria, sem um piso quente e seguro, você não pode fazer aqui.

Um piso radiante instalado corretamente garante não apenas conforto, mas também conforto, beleza e segurança.

Sobre como escolher um substrato para o piso, veja abaixo.