Revestimentos de parede

Aprendendo a rejuntar ladrilhos

Escolha artesãos confiáveis, sem intermediários e economize até 40%!

  1. Preencher uma inscrição
  2. Receba ofertas com preços de mestres
  3. Escolha artistas por preço e comentários
Publique uma tarefa e descubra os preços

O rejuntamento das juntas dos ladrilhos no piso é o estágio final do reparo, e o resultado final depende em grande parte da qualidade de sua implementação. Além disso, esse procedimento é bastante simples e é possível executá-lo você mesmo, sem a ajuda de profissionais. No entanto, no arsenal de finalizadores profissionais, existem dicas úteis que ajudarão a preparar adequadamente os ladrilhos, escolher materiais para rejuntar e preencher as costuras.

Como escolher um rejunte?

Antes de rejuntar as juntas no ladrilho, você deve decidir: que tonalidade o rejunte terá. Pode ser branco e brilhante, contrastando. Tudo depende do tom do seu ladrilho, do conceito e design gerais da sala, bem como dos seus desejos pessoais. Lembre-se de que é melhor escolher uma mistura para ladrilhos coloridos um tom mais claro ou mais escuro que o material em si. Portanto, as costuras não serão apagadas visualmente, mas parecerão claramente. A favor da escolha de um rejunte escuro para azulejos, há várias razões:

  • a imagem geral parece mais geométrica e bonita
  • sujeira que, de um jeito ou de outro, se acumula ao longo do tempo, não é tão perceptível
  • sem necessidade de limpeza contínua
  • a cor da argamassa permanece intacta por um longo tempo

Quanto às costuras brancas do ladrilho, elas inevitavelmente ficam amarelas, e nem sempre é possível resolver esse problema com detergentes.

Não economize em misturas de rejunte - escolha uma que não desbote, desmorone e fique amarela.

Tipos de materiais de rejunte

Os materiais de rejuntamento mais comuns são uma mistura de cimento e uma massa à base de epóxi.

rejunte epóxi

rejunte de cimento

vantagens: resistente a reações com produtos químicos, pois contém um endurecedor

vantagens: durável, fácil de usar (você pode comprar rejunte pronto, que não precisa ser produzido)

contras: preço alto, consistência viscosa (nem sempre é conveniente trabalhar com essa mistura, especialmente se você não tem experiência), adequado para instalações industriais e comerciais

contras: reações alérgicas (vermelhidão, irritação da pele e olhos) podem ocorrer durante o trabalho - recomenda-se o uso de luvas, óculos e respiradores

As diferenças entre os dois tipos de rejunte

A composição cimentícia seca em cerca de meia hora, formando um revestimento branco depois de si. Você pode removê-lo com um ralador úmido da espuma, executando-o várias vezes na diagonal. Tente não lavar o rejunte.

Para melhorar posteriormente as propriedades da argamassa de cimento, é possível usar um hidrobisificador aplicado com um pincel em uma camada. Basicamente, rejuntes de cimento são usados ​​para reparar casas, apartamentos e outras instalações residenciais, além de escritórios.

As misturas epóxi são escolhidas para objetos de grande escala: serviços automotivos, fábricas, piscinas. Entre as vantagens dos rejuntes desse tipo estão a resistência à penetração de sujeira e água, bem como a inércia aos efeitos de ácidos e álcalis. Na produção de epóxi, o endurecedor é misturado com uma mistura de resina epóxi contendo silício. Por esse motivo, a mistura é chamada de "dois componentes".

Freqüentemente, componentes especiais são adicionados à mistura de epóxi que permitem criar efeitos visuais, por exemplo, brilhar no escuro. Ao mesmo tempo, existem rejuntes epóxi padrão de diferentes tonalidades, o que facilita a escolha da correta para o seu quarto.

Remova o rejunte epóxi no máximo depois de 24 horas após a sua aplicação. Em caso de limpeza posterior (em um dia, duas ou uma semana), a composição simplesmente não pode ser lavada.

Preparação de superfície

Antes de esfregar os ladrilhos, prepare a superfície. Para fazer isso, você precisa limpar as costuras dos detritos: os restos da solução cruzam.

Importante! Para começar a rejuntar os ladrilhos, você precisa de apenas pelo menos 24 horas após a colocação dos ladrilhos.

Alguns fabricantes afirmam que suas cruzes não precisam ser removidas para ajustar as costuras entre os ladrilhos. No entanto, nossos especialistas garantem que, se você não deseja que a fuga nesses locais seja duas tonalidades mais claras do que em todas as áreas, você ainda deve remover esse elemento.

Articulação conjunta

Antes de esfregar o azulejo, é claro, você precisa diluir a mistura em si.

Pressionando a mistura nas costuras

Conselhos! Você precisa criar uma pequena quantidade, não o pacote inteiro!

Obviamente, se você precisar rejuntar os ladrilhos no chão, use uma capacidade maior do que para rejuntar os ladrilhos nas paredes.

É melhor limpar os azulejos nas paredes com uma pequena espátula de borracha, com a qual a mistura é aplicada diretamente nas juntas. Mas, para sobrescrever os ladrilhos no chão, especialmente para grandes volumes, eles costumam usar uma ferramenta que se assemelha a um ralador para suavizar uma superfície de concreto. Reunindo uma quantidade suficientemente grande da mistura nessa espátula, o rejunte é aplicado ao próprio azulejo, movendo-se na diagonal.

Importante! Em uma etapa, você deve rejuntar as costuras em um ladrilho com uma área de 1-2 quadrados, mais de uma vez não é recomendado, pois a própria mistura pode apreender e, em seguida, a junta de alta qualidade não funcionará.

No entanto, o método que usa o ralador acima é de baixa qualidade, é adequado, por exemplo, para o trabalho do mestre, mas quando você faz isso sozinho, é melhor usar uma espátula de borracha em seu apartamento ao planejar as juntas.

Ao aplicar rejunte nas juntas com uma espátula de borracha, você fará esforços suficientes para pressionar a mistura. Este esforço é necessário para que, durante o preenchimento, não haja vazios, somente então o rejunte justificará totalmente suas funções de proteção. A proteção da costura é um passo importante na colocação do ladrilho em si.

Remova o excesso de mistura com uma esponja

Se a fuga for aplicada corretamente, isso ajudará a evitar muitos problemas no futuro. O rejunte em si não deixa a água entrar e, portanto, a solução sobre a qual o ladrilho é colocado não será exposta ao efeito destrutivo da umidade.

Além disso, se você decidir substituir os ladrilhos na rua, digamos, no terraço ou no mirante, recomendamos o uso de misturas para trabalhos ao ar livre. E aqui rejuntar ladrilhos é uma obrigação!

Se a umidade na estação quente entrar em costuras desprotegidas e infiltrar-se sob o ladrilho, esteja preparado para mudar completamente o piso no próximo ano. Porque Sim, porque no inverno a umidade se transforma em gelo, que, como sabemos nas aulas de física, não é apenas muito maior que a água, mas também completamente incompressível.

E, no final, o ladrilho que foi colocado na rua sem rejuntar simplesmente “rasga” por dentro ou cai.

Outra maneira de rejuntar ladrilhos é usar um cone de construção. O cone de construção, em sua função, se assemelha a uma sacola de padaria comum, dentro da qual o creme é colocado e, expulsando, o coloca no bolo.

O princípio de operação aqui é semelhante, uma mistura de rejunte é colocada dentro do cone, que, sob pressão, será distribuída nas costuras.

Costura

Portanto, substituir os ladrilhos não é tão difícil. A próxima etapa é a costura da costura.

Para bordar, alguns artesãos caminham ao longo das costuras com um pedaço de cabo de diâmetro adequado, enquanto o excesso de rejunte se sobressai na superfície do ladrilho e todas as costuras ficam bem arrumadas, igualmente preenchidas.

No entanto, essa etapa não é necessária, portanto, será apenas sua decisão substituir o bloco.

Limpeza de azulejos

Depois de rejuntar e até as costuras, você deve começar imediatamente a limpeza.

Por que recomendamos executá-lo imediatamente? Até que a fuga seja completamente aproveitada, a limpeza do ladrilho não será tão problemática como quando o processo foi concluído. Além disso, se o seu ladrilho tiver uma superfície porosa e ondulada, remova o excesso de mistura imediatamente, justamente quando você começar a substituí-lo.

Use panos limpos, uma esponja para limpar - porque se você tiver um leve tom de fuga, haverá uma chance de você ainda estar no estágio inicial, durante a limpeza após o reparo, sem querer fazê-lo, contamine-o.

Assim, você aprendeu não apenas a substituir os ladrilhos, mas também a costurar, e é por isso que, sem deixar as coisas na gaveta comprida, começa a trabalhar!

Argamassa MAPEI: características e comparação de argamassa epóxi e cimento, cálculo
Profissionais: como colar azulejos no drywall
Como posso cortar azulejos?
Como e como lavar azulejos no banheiro

Muito obrigado pelo artigo! Eu raramente coloco azulejos e apenas para mim. Algumas nuances são simplesmente esquecidas e a ajuda é apenas você.

Vladimir, muito obrigado pela classificação. É muito agradável quando seu trabalho é avaliado dessa maneira e obrigado por reservar um tempo para escrever uma resenha - isso é realmente importante para nós!

Apenas procurando orientação sobre este trabalho. Quero substituir o rejunte e pensei se vale a pena contratar este trabalho ou fazê-lo sozinho, depois de ler o seu artigo - decidi que poderia fazê-lo, para que economizássemos! Obrigada

Obrigado pelo seu feedback - na verdade, estamos reduzindo o fato de que é bem possível fazer esse trabalho por conta própria, e foi para esses usuários que nosso recurso foi criado - principalmente para aqueles que querem aprender as nuances de como colocar e rejuntar ladrilhos para finalmente fazer por conta própria ou pelo menos já com competência para controlar o trabalho dos artesãos contratados.

Parece que tudo é tão simples de substituir os ladrilhos, mas acho que nem tudo é assim na realidade. Eu acho - vale a pena assumir, faça você mesmo - tudo está claro, nada complicado, a julgar pela descrição, mas eu não quero estragar tudo, para que eu possa refazê-lo mais tarde

E por que não - você tem certeza de lidar com esse trabalho e, se tiver tempo para isso, por que não economizar dinheiro? De fato, não há nada complicado aqui, na verdade, há um trabalho monótono e monótono, não se apresse, siga o manual e você certamente terá sucesso. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato, teremos o maior prazer em responder.

E meu administrador me confiou o negócio de rejuntamento - ele disse que os melhores pintores eram mulheres e que meus nervos estavam mais fortes)))) eu concordei - ele colocou os ladrilhos e os limpei, então fui à Internet em busca de conselhos e me deparei com seu artigo - incrível , tudo é muito claro, gerenciado muito rapidamente e eu mesmo gostei do resultado. Graças ao seu site e por compartilhar as nuances do trabalho, porque, como dizem, o diabo está nos detalhes

Uma divisão maravilhosa do trabalho)) Bem, a coisa mais maravilhosa é que você fez esse trabalho com suas próprias mãos e ficou satisfeito com o resultado, mas geralmente você é o crítico mais severo, muito bem! Além disso, muito obrigado pelo seu feedback.

Excelente, a propósito ... Em princípio, não há nada complicado, se desejar, você pode fazer tudo sozinho sem mão de obra contratada. Ao mesmo tempo, se você nunca fez algo assim, é melhor praticar nos vizinhos :))) Mas, falando sério, encontrei muitas informações úteis aqui. Tudo é útil na vida ...

Uma boa opção é treinar com os vizinhos))) Por um lado, "sua mão ficará cheia". Obrigado pelo seu feedback e entre em contato conosco se tiver alguma dúvida durante o trabalho depois de ler nossos artigos e manuais.

Aqui eu tenho essa pergunta. Ontem, fui a uma loja de materiais de construção e vi apenas uma enorme seleção de espátulas. Parece que isso é um absurdo, mas pensei. Você tem alguma recomendação para escolher espátulas?

Por exemplo, em relação ao tamanho da espátula - tudo depende da preferência. Profissionais de gesso e massa de vidraceiro são geralmente um conjunto completo de tamanhos completamente diferentes, com a solução aplicada primeiro à parede com uma espátula bastante grande (300-450 mm), embora se você não tiver habilidades, eu recomendaria usar a opção menor - com uma lâmina longa até 200 mm, mais devagar, mas é muito mais conveniente controlar o processo. A lâmina não deve estar muito alta, pois começará a dobrar, devido à qual a qualidade do trabalho será reduzida. Bem, com relação ao material da própria lâmina - existem borracha, metal, plástico - cada um deles tem seu próprio objetivo. Bem, quanto à caneta - você deve pegá-la e deve ser conveniente para você - é a principal coisa que você deve prestar atenção inicialmente.

Hum, bom conselho. De alguma forma, não me ocorreu misturar as cores no rejunte. Bem, lá está ele, como a cor é do começo, e deixe assim. No final, a aparência do azulejo define as paredes, como eu sempre pensei. E agora estou pensando. Mas é verdade que se essas listras também forem coloridas para combinar com a cor do ladrilho, a aparência será mais interessante. Obrigada

Sim, é apenas a instrução mais detalhada para esmagar blocos. Onde mais encontrar tanta informação em um só lugar? Tudo é detalhado, explicado e justificado. Também o vídeo está anexado. Gente! Se você é homem de verdade, basta ler este artigo (e outros também).

Onde você costumava seguir seu conselho, quando eu fazia o reparo, não sabia como fazê-lo direito, mas agora pelo menos refazê-lo, não sei o que fazer agora!

Não se preocupe, se for apenas uma questão de rejuntar, será possível alterá-lo e somente por si mesmo, enquanto seus custos em dinheiro serão minimizados. O problema será a colocação de baixa qualidade do ladrilho em si - ele terá que "suar" seriamente aqui, pois é difícil remover cuidadosamente o ladrilho e não dividi-lo, mas é possível, portanto, se for esse o caso, seja paciente e tudo vai dar certo!

Obrigado pelo artigo interessante. Aprendi muito sobre reparos e rejuntamento de ladrilhos em particular!
Um blog de reparo muito valioso, na verdade. É uma pena que eu seja um leigo nesta questão.

Use as informações e muito em breve você poderá fazer quase tudo o que é descrito neste site.

Beleza! Aqui tínhamos um ladrilhador ... quando eu coloquei os ladrilhos nas paredes, prendi com fita adesiva larga, depois a removi e vamos limpar as costuras, inclusive com adesivo da fita adesiva também. Até agora, lavamos cola e rejunte.) Após este artigo, se necessário, eu posso me sobrescrever. A propósito, aconselhe uma produção doméstica boa e barata. Obrigada

Infelizmente, isso não é tão raro quanto gostaríamos e, como resultado de um erro aparentemente pequeno, você deve fazer grandes esforços para limpar a superfície do ladrilho do rejunte, e se, além disso, o rejunte conseguiu secar adequadamente, então o trabalho dificilmente pode ser chamado de divertido. À custa do rejunte - tudo depende do tipo de rejunte que você deseja usar, porque como rejunte você pode usá-lo como adesivo de azulejo ou argamassa comum de areia e cimento ou soprador - tudo depende do que está planejado para o projeto, se você especificar então eu posso te dizer mais especificamente.

Não tenho habilidades de construção para dizer exatamente o que preciso. E em uma loja de ferragens, os olhos correm do número de empresas de rejuntamento. Percebi que este não é um adesivo de azulejo, ou seja, rejunte. Ela ainda tem cores diferentes: caramelo, nozes e outras. Perguntei sobre esse tipo de rejunte ... Uma vez que comprei cola de papel de parede, confiei no vendedor e perdi, acabou sendo nojento. Espero que, com a sua ajuda, não tenha problemas com o rejunte.)

É melhor usar um soprador como rejunte, pois é essa opção que é a mais durável e durável. A fuga geralmente é vendida em branco; portanto, você precisará comprar uma cor se quiser adicionar cores.Se você escolher uma argamassa no tom do ladrilho, isso ajudará a esconder falhas que podem aparecer durante a instalação e a superfície parecerá mais "homogênea" ou sólida, mas muitas vezes os proprietários desejam destacar a alvenaria pelo contrário - aqui você pode brincar com contraste. À custa do fabricante - eu gosto da Sopro e da Litikol, tanto em termos de qualidade quanto de trabalho.

Olá É um artigo muito interessante, já que eu não conheço uma pessoa que não teria enfrentado como colocar os ladrilhos e rejunte de maneira correta e eficiente ... Dado que a maioria das pessoas comuns com renda financeira medíocre tenta fazer esse trabalho por conta própria para economizar um pouco ... É bom que haja profissionais que colocam ladrilhos que compartilham sua experiência pessoal ... Você confia mais nessas pessoas ... Nossa família estava muito interessada em como rejuntar as juntas entre os ladrilhos para que fiquem bonitos e arrumados ... T Agora, graças ao seu artigo, faremos isso passo a passo como você recomenda ... Muito bem, tudo saiu na foto, atrai a atenção dos leitores ... Sim, o reparo é como um pequeno terremoto, não precisa ter medo, mas também não é necessário apertar vale ... Atenciosamente, Anna.

Obrigado, Anna, pelo seu feedback. Estamos muito felizes por este artigo poder ajudá-lo em seu trabalho - é exatamente isso que pretendemos ao trabalhar em nosso portal. Nossa experiência é mais do que decente; portanto, na prática, frequentemente nos encontramos com esse tipo de trabalho e descrevemos tudo detalhadamente, para que, como resultado, qualquer leitor pudesse executar um trabalho semelhante com a mais alta qualidade, conhecendo todas as nuances, agora você pode fazê-lo não apenas excelente, mas também muito rápido.

Ainda estou interessado em que rejuntes existem? Ou seja, o próprio material? Eles diferem em alguma coisa? E qual é melhor usar, por exemplo, para um banheiro?

De fato, existem muitos rejuntes e tudo depende da opção que você preferir. Por exemplo, pode ser uma argamassa comum de cimento e areia (às vezes essa opção também é preferida) ou a própria cola em azulejo - eles liberam uma cola especial (geralmente usada especificamente para majólica), que tem uma cor branca pura, ou seja, bastante adequado para rejuntar. Há uma fuga - uma mistura especial de rejunte que é resistente à água. Inicialmente, é branco, mas você pode usar cores para dar a tonalidade desejada. Portanto, ao escolher uma argamassa, você deve prestar atenção ao design do seu quarto e, com isso em mente, já pode decidir qual tipo vale a pena usar. A coisa mais importante sobre um banheiro é sua resistência à água.

Funcionalidades

Hoje, é simplesmente impossível imaginar um azulejo bem assentado sem rejuntar. A tecnologia de colocação de azulejos em nosso tempo implica que as costuras são feitas entre os elementos decorativos. As costuras são chamadas de lacunas entre as extremidades de dois ladrilhos adjacentes que não são preenchidos com adesivo. Você precisa saber como rejuntar adequadamente as costuras no ladrilho.

As juntas de ladrilhos têm uma finalidade puramente utilitária:

  • Eles criam uma lacuna térmica.. Todo mundo sabe pelo curso da física que os corpos se expandem quando aquecidos. Com costuras muito estreitas ou em sua completa ausência, o ladrilho cerâmico pode rachar em qualquer direção, apertando um ao outro.
  • Os ladrilhos de diferentes fabricantes são calibrados de maneira diferente. Calibração de ladrilhos é a tolerância para o desvio do tamanho do produto acabado em relação às dimensões declaradas pelo fabricante. Às vezes, a calibração pode chegar a 1 mm. Ao colocar telhas de tamanhos desiguais, sem costuras ou com costuras estreitas, é impossível obter uma parede mais ou menos decente.

Para que o resultado final tenha horizontais e verticais nítidos, um ladrilho mal calibrado precisa ser deslocado, centralizado, alterando o tamanho da costura de cada par adjacente.

Para evitar lacunas entre os elementos decorativos de parede e piso, nos quais a água e a sujeira caem, as juntas são preenchidas com uma solução especial chamada rejunte. A telha cerâmica, em sua maioria, apresenta um ligeiro arredondamento nas bordas devido às peculiaridades de sua tecnologia de fabricação.

A cerâmica de cobertura de esmalte é aplicada em apenas uma superfície. Portanto, as extremidades dos ladrilhos têm a cor da argila da qual foram feitas e diferem da cor da imagem na frente. Com costuras abertas, bordas marrons são visíveis a olho nu e estragam toda a imagem.

Um erro comum dos amadores é que eles acreditam que defeitos na colocação de ladrilhos e danos mecânicos na forma de pequenas lascas podem ser ocultados pelo rejuntamento. Ela, como tinta, apenas enfatiza todas as deficiências. Portanto, é melhor substituir imediatamente o ladrilho defeituoso ou colocá-lo em um local discreto, por exemplo, para uma banheira ou chuveiro.

A composição e base do rejunte varia de fabricante para fabricante. Alguns adicionam aditivos antifúngicos especiais, outros adicionam componentes endurecedores, outros tentam dar mais elasticidade ao rejunte, enquanto outros adicionam propriedades repelentes à água.

Quanto mais essas propriedades do consumidor da mistura de rejunte, mais caro ele é.

A base para os rejuntes mais comumente usados ​​são geralmente gesso ou cimento, a costura resultante é opaca, uniforme em composição e cor. Para dar uma aparência estética à superfície de azulejos, a argamassa é pintada (pigmentos coloridos são adicionados) em várias cores. Mas em casos especiais com essa composição, é impossível alcançar o resultado desejado.

Para obter uma costura transparente ou translúcida, use composições à base de resina epóxi, que podem ser tingidas em cores diferentes ou adicionar cargas diferentes. As cargas podem ser pó finamente moído da cor prata ou ouro e pequenas pérolas, além de pequenos brilhos holográficos, como na decoração de unhas.

A força de tal rejunte não será menor que a do próprio azulejo, e a sujeira não será absorvida pelas costuras.

Outro tipo de rejunte é baseado no uso de resina furana. Sua característica é sua cor preta excepcionalmente profunda. Nos rejuntes à base de gesso ou cimento, a cor mais escura é antracite, preta com uma tonalidade cinza. Isso se deve às características dos materiais de base, dos quais ninguém ainda foi capaz de selecionar a filha.

Hoje, selantes à base de silicone pintados em cores diferentes estão sendo cada vez mais usados ​​como rejuntes em locais de maior carga e umidade.

O adesivo de telha no clínquer tem sido e continua sendo um material de rejunte clássico. A costura é durável, sua largura não importa, a cor é apenas cinza.

A argamassa é vendida em qualquer supermercado da construção, tanto na forma pronta como na mistura, para a preparação de argamassa em um ladrilho de clínquer. Este é um substituto equivalente.

Como se reproduzir?

Aqueles que fazem reparos com as próprias mãos devem aprender a regra de preparar soluções a partir de misturas secas: a mistura é adicionada à água, não água à mistura. Mas a argamassa é uma exceção a essa regra. Como as características de sua composição são tais que levam um pouco de água, é adicionada água a um pó seco para obter uma solução da consistência desejada.

A água utilizada para a preparação de qualquer argamassa não deve, em caso algum, ser quente ou quente, caso contrário, a mistura se transformará imediatamente em um pedaço congelado sem forma, com o qual nada pode ser feito. Antes de tudo, é necessário calcular corretamente as proporções.

Os fabricantes, em regra, indicam na embalagem a quantidade recomendada de água por 100 g ou 1 kg de mistura seca. Mas esta figura é opcional. A densidade da solução depende do resultado que você deseja obter no final. Para o método de rejuntamento padrão, a solução deve ser como creme azedo caseiro espesso ou pasta de tomate. Se, ao amassar, parte da mistura permanece seca, é necessário adicionar água em porções muito pequenas até que a solução atinja a densidade desejada.

Se, pelo contrário, a mistura for muito líquida, semelhante ao kefir, você poderá adicionar gradualmente rejunte seco, novamente em pequenas porções. E é bom amassar para que não haja caroços.

Alguns aditivos tornam as misturas de rejunte muito não higroscópicas e as partículas da mistura não querem se molhar. Amasse essas formulações precisam ser longas e razoavelmente longas, até obter uma massa homogênea espessa.

A vida útil do rejunte diluído é pequena, a partir da força - meia hora ou uma hora. Após esse período, a solução começa a endurecer, amontoar, perder plasticidade e não é mais possível trabalhar com ela. Portanto, é preferível espalhar o rejunte em pequenas porções. Se durante o trabalho a composição começar a engrossar, você poderá adicionar uma pequena quantidade de água e misturar bem.

Se você cozinhar muito argamassa, desenvolver tudo isso sem perda de qualidade é muito difícil. A preparação de uma grande quantidade da mistura de uma só vez é lógica apenas se várias pessoas estiverem trabalhando no rejuntamento de uma só vez, cada uma das quais executando um determinado estágio.

O tanque mais adequado para o rejuntamento é um copo de borracha ou polímero flexível com um volume de 300 a 500 ml. A flexibilidade se deve ao fato de que ao endurecer a mistura se torna muito sólida e é quase impossível raspar a louça. Ao torcer um copo macio, a argamassa congelada “se solta” das paredes e sai com um leve toque. Se você tentar bater em um contêiner rígido, o copo quebrará e o rejunte ficará atrás das paredes.

No caso de usar a mistura de rejunte pronta, o fabricante fez tudo por nós. Pode ser usado diretamente do balde. Lembre-se de fechar bem a tampa para que o rejunte não utilizado não seque. Após 12-24 horas ao ar livre, a mistura final é primeiro coberta com um filme e depois se transforma em um sólido, inadequado para o rejuntamento.

As ferramentas

Antes de começar a substituir as costuras, você precisa preparar um balde com água limpa e fresca, luvas de látex ou vinil e algumas esponjas densas (como para lavar louça) com poros pequenos, além de dois guardanapos de pano absorvente. Por conveniência, é necessária uma escada. Para preencher as juntas de rejuntamento diretamente, é necessária uma espátula de poliuretano flexível com uma largura de 5 a 10 cm e um recipiente com argamassa pronta.

Se as habilidades de rejuntamento não forem desenvolvidas, é melhor usar uma pequena ferramenta. É bom ter uma faca de pintura à mão para correção parcial da costura. Para formar uma costura estética, é necessário um bastão de ebonite redondo de pequeno diâmetro - 3-5 mm.

Em casos especiais, pode ser necessária fita adesiva com boa adesão. Você pode escolher um dispositivo como uma máquina especial para preencher costuras. Isso simplificará bastante o seu trabalho e você o fará mais rapidamente.

Como se inscrever?

Certifique-se de usar luvas, para fechar as costuras sem medo do estado de suas mãos. A composição do rejunte é bastante agressiva. Sem a proteção da pele das mãos, você corre o risco de dermatite de contato.

Para que as costuras sejam limpas, sem inclusões estranhas e desvios de cor devido à cola de ladrilhos não removida das extremidades, elas devem ser limpas antes do trabalho. Artesãos experientes lavam as costuras com uma esponja ricamente encharcada diretamente no processo de colocação de ladrilhos. Eles fazem isso porque a atualização do adesivo de ladrilhos secos é muito mais difícil. Mas se a cola seca ainda permanecer nas costuras, ela pode ser limpa com uma pequena espátula ou uma faca de pintura. Esta operação deve ser realizada com cuidado, pois a ação mecânica pode danificar o esmalte do produto cerâmico. Serão fichas muito difíceis de consertar.

Depois de limpar as costuras, é preferível lavá-las com uma esponja úmida e triturar.

É necessário cobrir as costuras o mais rápido possível, aplicar a solução com movimentos confiantes e fechar todas as lascas. Você também pode escurecer a costura ou repintá-la. Você pode alterar a cor adicionando tintas especiais.

Existem várias maneiras de obter costuras bonitas e uniformes usando rejunte.

Com base em gesso ou cimento

Em qualquer caso, você pode substituir as costuras somente depois que o adesivo do ladrilho tiver perdido sua mobilidade e o ladrilho estiver claramente fixado no local pretendido. Para pisos, esse momento é determinado pelo momento em que será possível caminhar sobre o ladrilho sem empurrar o ladrilho com o peso de seu próprio corpo.

A composição é aplicada à costura limpa na direção transversal, com pouco esforço, movimentos contínuos ao longo de todo o seu comprimento. Os restos da argamassa são removidos do ladrilho com a mesma espátula, conduzindo-os ao longo da costura. A costura fica lisa. O excesso de rejunte é enviado de volta ao contêiner com a composição finalizada. Visualmente imediatamente, você pode avaliar o preenchimento total do rejunte de costura. Se em algum lugar você encontrar uma lacuna (furo) ou uma quantidade insuficiente de rejunte, é aconselhável consertar esses defeitos sem esperar que a costura endureça. Da mesma forma, preencha as costuras em toda a parede. Depois eles retornam ao local de onde começaram e já limpam o rejunte.

A limpeza do rejunte com este método de aplicação, visa tornar todas as costuras igualmente lisas e lisas. Faça esta operação com um bastão de ebonite redondo. Se não houver essa ferramenta, você pode usar um lápis redondo ou um isqueiro oval. Passando o bastão ao longo da costura com uma leve pressão na argamassa que começou a solidificar, remova todo o excesso da costura e forme sua superfície lisa levemente côncava. As costuras são ligeiramente recuadas, mesmo ao longo de todo o comprimento.

Depois que a costura é formada, o ladrilho é limpo primeiro com um pouco de umidade e depois com um pano seco. É muito importante aqui iniciar o processo de formação de uma costura bonita até que o rejunte comece a ganhar força.

Noutro caso, a composição é aplicada da mesma maneira, apenas a costura é formada imediatamente com uma esponja ou dedo molhado, segurando uma esponja suficientemente molhada com um pouco de pressão. Com esse método, você não precisa retornar à área já limpa. Além disso, o ladrilho é lavado diretamente durante o processo de rejuntamento. Após a secagem, basta limpar a superfície com um pano seco.

A composição acabada é colocada em um saco de espátula com um bico do tamanho necessário para a costura. Primeiro, as costuras verticais ou horizontais são preenchidas. Ao apertar a mistura, é necessário monitorar cuidadosamente para que ela preencha completamente a costura, sem falhas. Como todas as misturas diluídas com água têm a propriedade de retração, ou seja, uma diminuição no volume durante a secagem e a evaporação da umidade a partir delas, é necessário aplicar rejunte em uma quantidade ligeiramente maior do que parece imediatamente no momento da trituração da costura.

Selante

Selantes estão disponíveis em tubos e cilindros para pistolas especiais. Para moer as costuras, a segunda opção é usada. A ponta selada do cilindro é cortada com uma faca afiada, após a qual é fornecido um bico cônico, que vem completo com selante. O cilindro é inserido na pistola, a ponta do bico do cone é cortada para obter a largura desejada da junta. O selante é espremido exatamente na costura. O nivelamento pode ser feito com um dedo molhado ou uma esponja. Da superfície do ladrilho, o excesso de selante deve ser imediatamente lavado com uma esponja úmida e limpo com um pano.

Baseado em resina

A composição geralmente possui uma estrutura de dois componentes que consiste diretamente na resina e no endurecedor. Para obter uma massa mais uniforme sem bolhas de ar, antes de misturar, a resina deve ser aquecida em banho-maria a uma temperatura de cerca de 50 a 60 graus. Adicione endurecedor, pasta de tingimento, se necessário, e preenchimento selecionado, projetado por design. A mistura deve ser aplicada diretamente na costura. Você pode usar a bolsa de cozinha com o bico ou comprar uma bolsa de espátula especial. Alinhe as costuras com a espátula plástica dobrável mais conveniente.

Se a espátula entrar na superfície do ladrilho, limpe imediatamente o local sujo e enxágue com uma esponja úmida e seque novamente.

Dicas úteis

Ao rejuntar as juntas de um ladrilho que não tenha uma superfície lisa, mas de relevo, a mistura da superfície frontal do ladrilho deve ser imediatamente lavada com uma quantidade abundante de água. Caso contrário, será extremamente difícil trazê-lo para uma aparência decente. A argamassa que comeu em depressões superficiais do alívio durante o endurecimento é muito mal limpa. Você pode estragar todo o trabalho.

Se o ladrilho "não couber", as costuras serão obtidas em larguras diferentes em uma linha - vertical ou horizontal. Nesse caso, após o preenchimento padrão das costuras, você pode usar este truque: em um ladrilho seco e limpo ao longo de todo o comprimento da costura, que deve ser ajustada, cole fita adesiva nos dois lados. A largura da costura é selecionada com base na mais larga. O rejunte é diluído um pouco mais líquido do que para preencher as costuras.

A mistura é cuidadosamente aplicada à costura que está sendo formada, alisando-a imediatamente e eliminando os defeitos. A fita adesiva é removida sem esperar a solidificação da mistura. Caso contrário, a argamassa começará a desmoronar ao longo das bordas da costura e a borda da costura, em vez de uma reta, ficará serrilhada. A fita adesiva também pode ser usada para rejuntar ladrilhos com um pequeno alívio, a fim de proteger a borda da superfície frontal de entrar na mistura de rejunte. Nesse caso, você não precisa gastar muito tempo lavando. O mesmo se aplica aos materiais de estrutura porosa. Aqui você não pode ficar sem fita adesiva.

Depois de rejuntar todas as juntas verticais e horizontais, não se esqueça de preencher a mistura com todos os recortes tecnológicos no ladrilho perto do toalheiro aquecido, saídas de água quente e fria, torneiras para conectar a máquina de lavar e assim por diante.

Ao preencher costuras em um ladrilho com extremidades retas (não suavizadas), as costuras devem ser feitas sem aprofundar. Ou seja, a costura e a superfície frontal do ladrilho devem ser uma superfície única. Caso contrário, a superfície lateral marrom será visível por baixo da argamassa e estragará toda a impressão.

Para rejuntar, você pode comprar uma mistura que corresponda à cor do ladrilho. Mas, às vezes, os fabricantes usam cores e padrões tão simples que é impossível comprar uma mistura pronta. Nesses casos, você precisa comprar apenas uma argamassa branca ou a mais próxima da cor e trazê-la para a tonalidade desejada, adicionando pasta de tingimento do esquema de cores desejado.

Com assentamento perfeito e ladrilhos de boa calibração, é possível triturar as costuras exatamente na cor do material de acabamento usado para obter o efeito de uma superfície sólida. Se o ladrilho não for da melhor qualidade, ele é curvado (frequentemente encontrado em ladrilhos com um tamanho de um dos lados mais de 40 cm), e a instalação não for feita "perfeitamente", é melhor usar um rejunte de cor contrastante. Assim, você pode "esconder" pequenas diferenças entre os blocos adjacentes, se um deles não puder ser "espremido no avião" e "saltar".

Se você usar rejunte pronto, certifique-se de “coletar” primeiro a composição que “se espalha” nas paredes do balde. Caso contrário, esta mistura secará muito rapidamente, as partículas da solução seca cairão na composição final e, em seguida, ficarão com fragmentos na costura formada.

Eles terão que ser removidos das costuras acabadas e realizar um trabalho duplo, encobrindo os defeitos formados.

Ao avaliar a qualidade da argamassa após a secagem, pequenos defeitos podem aparecer na forma de uma rugosidade da costura. Você pode removê-los usando materiais abrasivos com grãos finos ou, mais simplesmente, moer. Faça isso até que o rejunte se torne pedra. Você ainda pode revisar esses defeitos manualmente com uma argamassa diluída no estado de kefir líquido. Certifique-se de garantir que a costura seja suave, sem transições.

O rejunte no chão não é feito em cores claras. Com o tempo, após várias esfregões, poeira e sujeira, ele escurece e perde a aparência. Portanto, para rejuntar ladrilhos, compre uma mistura pronta de uma cor mais escura ou faça a tonalidade desejada na tonalidade desejada.

O rejunte nas juntas, especialmente se forem largos, permanece macio e plástico por muito mais tempo do que na superfície do ladrilho. Depois de rejuntar as costuras no chão, qualquer operação é melhor executada após três a quatro horas após o preenchimento da costura. Caso contrário, você pode empurrar a costura finalizada e terá que começar tudo de novo.

Ao usar uma argamassa à base de cimento, às vezes é difícil remover seus resíduos da superfície frontal dos ladrilhos cerâmicos. Agora, nas lojas de construção, eles vendem argamassas especiais para a descarga de argamassas de cimento, geralmente na forma de garrafas com um gatilho de pulverização. Para simplificar o trabalho, você pode usá-los.

Se o rejunte selecionado não tiver propriedades antifúngicas ou repelentes à água, você poderá comprar esses fundos para as juntas separadamente. Eles são vendidos na forma líquida em pequenas garrafas. O processamento da sutura é feito com uma escova pequena, lavando ou esfregando completamente o ladrilho após esse procedimento, sem esperar a composição secar.

Veja como limpar as costuras no ladrilho no vídeo abaixo.

De que materiais você precisará no seu trabalho?

Prepare tudo o que você precisa com antecedência. As ferramentas necessárias são:

  • mistura de rejunte
  • tigela
  • água (s) t na área 5-20 graus)
  • escova (mais conveniente se as cerdas forem macias)
  • esponja ou pano
  • espátula de borracha
  • batedor / bocal especial
  • uma ferramenta com extremidade dura, com a qual é conveniente limpar os restos da solução sólida (é adequada uma chave de fenda)

Depois de coletar o equipamento necessário, continue com os trabalhos preparatórios. Limpe o adesivo restante e os detritos com uma chave de fenda. Meia hora após a conclusão da instalação, remova a cola restante para que o material não tenha tempo para ficar muito duro. Limpe as costuras com um pano, especialmente andando com cuidado pelas extremidades não vidradas. Graças a isso, a argamassa será posteriormente melhor distribuída e conectada de maneira mais confiável ao ladrilho. Sobre isso, a parte preparatória é concluída.

Etapas da preparação da mistura seca

O resultado de todo o trabalho depende da qualidade da preparação da mistura seca. O principal é seguir rigorosamente as instruções fornecidas pelo fabricante na embalagem da mistura.

É melhor agir nesta sequência:

  • adicione à água t 5 - 20 graus misture na quantidade certa, misture bem (adicione a massa à água, não água à mistura, para misturar bem uma pequena quantidade da solução, use um batedor simples, mas se você precisar cozinhar muito rejunte, um bico especial será melhor)
  • depois de amassar completamente e obter uma consistência homogênea, deixe a massa descansar por vários minutos (a consistência do rejunte se parecerá com creme azedo de média densidade)
  • se a mistura for mais espessa do que o necessário, adicione água; se a massa for muito líquida, despeje outra solução seca

Conselhos úteis: a melhor opção para a forma de mistura é uma tigela funda oval (bacia, balde) de plástico. Você não precisa derramar toda a mistura na água se estiver substituindo as costuras pela primeira vez - faça meio quilo de massa ou menos.

O processo de esmagar costuras

Limpe as costuras verticalmente e mentalmente divida a parede em blocos - para que você trabalhe com mais facilidade. Use uma espátula de borracha simples. Todo o processo consiste nas seguintes partes:

  • aplicar uma argamassa à ferramenta e sua distribuição organizada entre os quadrados do ladrilho (aplique uma pequena quantidade, pressionando levemente a massa no chão)
  • remover periodicamente o excesso de mistura
  • limpar os ladrilhos com uma esponja molhada, pois a mistura não seca completamente (a cada meia hora)

Se você tiver telhas vitrificadas, poderá proceder ao rejuntamento quase imediatamente. Para ladrilhos não vitrificados, primeiro umedeça a lateral e a parte superior de cada pedaço de ladrilho para que o ladrilho não retire a umidade do rejunte preparado.

Você pode umedecer a superfície com um pulverizador convencional. No entanto, é necessária uma medida nesta matéria. A umidade excessiva levará ao fato de que a água pode prejudicar o rejunte e contribuir para sua rachadura.

Truques úteis no trabalho

Existem algumas sutilezas que ajudarão você a facilitar o processo de rejuntamento. Por exemplo:

  • Não rejunte toda a área de uma só vez. Comece com um pequeno espaço de aproximadamente 1-2 m 2 especialmente se você estiver praticando pela primeira vez. Essa abordagem permitirá avaliar a velocidade do trabalho e a frequência da limpeza
  • Depois de diluir a mistura e obter a consistência desejada, coloque um pouco de massa no ladrilho (se esfregar o chão, coloque uma lâmina do balde, uma espátula retangular é adequada para rejuntar as paredes)
  • O rejunte o ajudará a distribuir a mistura da forma mais competente possível (coloque a ferramenta na diagonal em um ângulo 30 graus)

Passe o ralador no ladrilho várias vezes (3-4) e esfregue a massa de rejunte nas juntas. Como resultado, a costura deve ser lisa e cheia ao máximo, sem espaços vazios.

Resumindo: é muito mais conveniente substituir gradualmente as costuras lado a lado. Depois de processar as costuras, varra a esponja sobre a superfície novamente e deixe secar por 4-5 horas.

Para que serve uma bolsa de espátula?

Para facilitar sua tarefa, você pode usar uma ferramenta prática. Este é um saco de espátula que é frequentemente usado para superfícies difíceis de limpar. Pelo princípio de seu trabalho, assemelha-se a um saco de confeitar. Uma ponta de metal com uma largura correspondente à junta de rejunte é anexada a ela e uma massa é colocada no interior, que é posteriormente distribuída ao longo da costura através da ponta de metal.

Usando uma bolsa, lembre-se:

  • é melhor mover a ponta do topo da costura para o fundo
  • você pode preencher toda a costura de uma só vez, e não apenas uma seção de várias placas separadas - isso reduzirá o tempo de trabalho
  • é melhor espremer um pouco mais da mistura do que o necessário (durante a operação, a argamassa será pressionada na costura, após a qual seus restos poderão ser removidos com uma escova dura)

O uso da bolsa será apreciado por quem já sabe como rejuntar as costuras e que já tiveram uma experiência semelhante. Para iniciantes, a opção mais simples descrita no início do artigo é adequada.

Várias etapas para remover o rejunte

A mistura restante pode ser limpa com um ralador localizado em ângulo reto com a superfície. O ralador deve ser movido na diagonal em relação às costuras e, em nenhum caso, horizontal e verticalmente - assim você corre o risco de danificá-las. Após a conclusão do processo, aguarde 5-10 minutos. Outra ferramenta útil para o trabalho é um ralador abrasivo, que não arranha o ladrilho. Utilizando-o, é conveniente remover os resíduos da mistura seca.

Os seguintes fatores afetam a taxa de secagem das superfícies:

  • tipo de base
  • tipo de telha
  • composição de cola

Como controlar a secagem de juntas no ladrilho? Pegue um pano úmido e faça um pequeno teste. Se a mistura nas costuras se tornou densa, mas não completamente endurecida, continue com o rejunte úmido. Se a mistura ainda grudar no pano, espere um pouco mais. E só então passe do rejunte seco para o úmido.

Etapas de rejunte úmido e etapas de acabamento

Este procedimento ajuda a remover permanentemente os restos da mistura e a dar ao ladrilho uma tonalidade e brilho impecáveis.

Para rejunte úmido, você precisa de uma esponja e um balde. Para sobrescrever corretamente as costuras, é necessário:

  • remova rapidamente as marcas de rejunte com uma esponja (movimentos circulares ajudarão a remover os resíduos de cimento e areia com mais eficiência)
  • verifique se não há solavancos nas costuras
  • enxágüe e aperte bem a esponja antes de cada nova ação
  • com uma chave de fenda, se necessário, dê às juntas a mesma aparência (se forem idênticas umas às outras, a imagem geral ficará harmoniosa e completa)

Após a conclusão, continue com a limpeza final para dar uma aparência perfeita às costuras do ladrilho. Aqui, novamente, você precisará de uma esponja ou um pano macio, que após cada ação deve ser bem enxaguado. Após a limpeza, todos os vestígios de reparos devem ser removidos do ladrilho. Limpe bem a superfície e aguarde 15 minutos.

Agora você pode prosseguir com a aplicação do selante. Dá durabilidade às juntas e aumenta a resistência a danos químicos e mecânicos, cobrindo todo o ladrilho junto com as juntas quando estão completamente secas. No entanto, em alguns casos, apenas as costuras são cobertas com uma escova especial, sem tocar no ladrilho. Se você decidir que é melhor cobrir as costuras e azulejos no chão com selante, use um rolo compacto.

Depois de limpar as costuras, cerque a área de “reparo” com madeira compensada ou coloque “marcas de identificação” ao redor. Isso servirá como um lembrete para você e sua família de que você não pode andar pelas costuras dos ladrilhos nesta área.

Os fabricantes de misturas sempre indicam o tempo de secagem do material, portanto, em cada caso, tudo é individual. Argamassa de azulejo pode secar por dois a três dias ou duas semanas.

Tipos de rejunte para ladrilhos, suas propriedades

Antes de rejuntar as juntas no ladrilho, você deve escolher o tipo de composição. Existem dois tipos de compostos de rejuntamento: à base de cimento e à base de polímeros. Poliméricos são à base de poliuretano e epóxi. Os epóxi custam muito, mas o rejunte bom mistura com grãos finos à base de cimento leve (branco ou rosa) não custa menos e é inferior ao epóxi no desempenho. Mas trabalhar com epóxi é mais difícil. No sentido de que você precisa trabalhar rapidamente, forme imediatamente uma costura e limpe a superfície - a vida da composição é curta.

Se você rejuntar corretamente as costuras no ladrilho, pode haver um efeito muito interessante.

Em rejuntes à base de cimento, a areia está presente como agregado. Talvez seja de uma fração diferente e quanto menor, menor a largura da costura é aceitável e sua superfície é mais lisa. Ao mesmo tempo, o preço dos rejuntes de cimento de grão fino é mais alto.

Argamassa fina deve ser tomada para obter uma costura mais suave. Isso é especialmente crítico para pisos. É difícil remover graxa ou sujeira entupida em uma superfície áspera. No entanto, vale a pena saber que a rugosidade do rejunte ainda permanece, não haverá suavidade perfeita, mesmo se você moer e formar uma costura imediatamente. Restos de grãos - areia, apesar de fina, mas existe. Absolutamente não funciona. Alguns sobre a argamassa passam as costuras com verniz, polimento para o laminado, cera. Porém, se você resumir todos esses materiais, a quantidade será exatamente igual ao custo de um rejunte epóxi muito bom.

O dos baldes é de polímero, o dos sacos é de cimento

Se você precisar de costuras perfeitamente lisas, use rejunte de dois componentes. Uma resina epóxi é usada como endurecedor. Se a composição for misturada corretamente, a costura é não higroscópica (não absorve líquido), perfeitamente lisa. Além disso, a composição não muda de cor, o fungo não se desenvolve (com boa ventilação). A única desvantagem do rejunte epóxi para juntas de ladrilhos é que é muito difícil removê-lo. Somente com uma lâmina de diamante e rebarbadora.

A diferença não é tão crítica, mas em muitos aspectos é verdadeira.

Você pode limpar as costuras dos azulejos do banheiro ou da cozinha com um composto de epóxi, pintado em qualquer cor. Pode ser utilizado com grés porcelanato, com qualquer tipo de ladrilho cerâmico e com mosaicos. E na composição podem ser adicionados brilhos (brilhos).

Quando substituir costuras em um ladrilho

O rejuntamento deve começar somente depois que o adesivo do ladrilho estiver finalmente assentado. A data exata é indicada na embalagem do adesivo. Pode ser diferente - de 8 a 24 horas. Então, basta olhar para a composição que foi usada.

Às vezes, o termo "união" de costuras de ladrilhos é usado. Este é o mesmo processo, mas em terminologia especial. Então a espátula também é chamada de "fuga".

Antes de limpar as costuras no ladrilho, limpamos todos os restos do adesivo do ladrilho. Removemos todas as costuras desnecessárias. Restos de cola, poeira - removemos tudo.Ao usar rejunte epóxi, é importante que as juntas estejam secas. Preste atenção nisso. A umidade não é um obstáculo para os compostos cimentícios (mas não a água nas juntas).

Antes de limpar as juntas dos ladrilhos, remova o excesso de cola e detritos das juntas

Preste atenção. Para que o rejunte não caia e não quebre, a costura deve ser preenchida com uma composição não inferior a 75% da espessura do ladrilho. Ou seja, se o adesivo foi espremido nas costuras durante a instalação, você precisará removê-lo. Se a cola for reforçada, deve ser feita antes de finalmente "levantar". Idealmente, imediatamente depois de poder andar na superfície. Esta informação também está na embalagem com cola, mas provisoriamente - 6-8 horas após a instalação. Melhor ao mesmo tempo remova todos os vestígios de adesivo para telhas da superfície do revestimento. Após o endurecimento, não é realista lidar com cola reforçada. Apenas um disco de esmerilar e uma rebarbadora, e com o que está cheio - você mesmo entende. Mesmo a cola comum de ladrilhos, um dia após a instalação, é problemática de remover. Portanto, não esqueça de limpar a superfície após a instalação. E o rejunte, a propósito, deve ser removido ainda mais rapidamente. Especialmente composições poliméricas.

Como rejuntar juntas em um ladrilho com rejunte de cimento

Ao trabalhar com composições de cimento para rejuntar juntas entre os ladrilhos sob as mãos deve haver um balde de água, panos limpos, esponjas. Eles são necessários para remover o excesso do ladrilho e formar a própria costura. Para o trabalho, é melhor ter uma espátula de borracha feita de borracha elástica e uma ou duas de metal para aplicar o composto à borracha.

Para rejuntar juntas com uma composição de cimento, são necessárias duas espátulas - metal e borracha

Antes de limpar as costuras no ladrilho, a composição é diluída com água. A dosagem exata de água é indicada na embalagem e o procedimento é descrito lá, mas geralmente é necessário misturar em duas etapas. A primeira é a mistura principal e novamente após 5-6 minutos. Aumentar a quantidade de água para obter uma costura mais suave é uma técnica incorreta. Quando a composição diluída por líquido seca, rachaduras podem se formar, mas a superfície ainda não será lisa. Não existe essa possibilidade para rejuntes de cimento.

Como rejuntar ladrilhos

Para o trabalho, use geralmente pequenas espátulas de borracha. Você pode experimentar o plástico, mas veja como é conveniente. A tecnologia para rejuntar juntas em ladrilhos é a seguinte:

    Na borda da espátula, espalhe um rolo estreito de material.

Você pode limpar as costuras do ladrilho com uma espátula de metal, mas não é tão conveniente

  • Em movimentos transversais, preencha a costura. No processo, aplicamos algum esforço - a espátula se dobra levemente. Então, "martele" a composição na costura.
  • Desenhamos uma espátula ao longo da costura, coletando o excesso das bordas do ladrilho e formando a própria costura. É importante pressionar com o mesmo esforço para que as costuras tenham a mesma profundidade / largura.
  • Depois que a argamassa é colocada sobre uma determinada área, pegamos um pano ou esponja, umedecemos com água e removemos todo o excesso.
  • Você não pode se apressar muito com a limpeza, mas é melhor não apertá-lo. O cimento duro é difícil de remover. É mais fácil de manusear quando ainda está molhado e a composição está desmoronando. Limpe, limpe com panos, toalhas de papel. Você pode finalmente lavar o ladrilho dos vestígios de rejuntamento adicionando vinagre à água. E para remover as manchas, adicione duas colheres de sopa de óleo de girassol na água.

    Como conseguir uma costura suave

    Costuras suaves não apenas parecem melhores, mas também são mais fáceis de limpar. Portanto, até que a espátula esteja completamente congelada, eles tentam suavizá-la usando qualquer objeto liso:

    • pedaço de fio redondo,
    • espátula redonda
    • uma colher ou um garfo com uma alça estreita e arredondada,
    • o dedo está seco ou molhado.
    Existem também raspadores especiais

    Em geral, qualquer objeto de plástico ou metal é ligeiramente arredondado ou plano. Você pode tentar uma chave de fenda se precisar de uma costura plana. Em geral, há muitas pessoas aqui. Para moer as juntas do ladrilho com suavidade, é necessário capturar o momento em que a composição secou, ​​mas ainda permanece elástica. A tecnologia para alinhar costuras é a seguinte: primeiro ao longo, transversalmente e depois alinhado separadamente na interseção. A cola espremida durante a suavização não é removida - podemos danificar a costura. Então, deixamos secar por 2-3 horas (mas não mais, então você não pode removê-lo), depois pegamos um pano, água e lavamos.

    Costuras secas são cobertas com compostos protetores - cera, verniz, polonês. A lição mais divertida é rastejar com uma escova no chão. Mas mesmo isso não salva até o fim. Até a composição ser lavada, está tudo bem. Mas gradualmente ela é lavada, a sujeira é cada vez mais enfiada nas costuras, cada vez mais ativamente elas lavam as costuras, o que apaga a proteção mais rapidamente. Após cerca de seis meses, a cor da argamassa nas costuras muda.

    Como rejuntar juntas em um ladrilho com rejunte de dois componentes: medir e misturar

    A maioria das questões surge em relação à mistura de rejunte de polímero em partes. Como já foi dito, é vendido em baldes. Existem pacotes de 1 kg, 2 ou 2,5 kg, 5 kg. A viabilidade da composição é muito pequena - reivindicada em torno de 40-60 minutos. Como sempre, tome metade do valor (para que você provavelmente não consiga pegá-lo). Sem experiência de trabalho, um quilograma, e até meio quilograma, não pode ser calculado em 20 a 30 minutos e, após esse período, ele se transforma em pedra.

    Meça claramente, misture bem

    Os iniciantes realmente precisam começar com 250 gramas. Como amassar uma porção tão pequena e não perturbar as proporções? Usando balanças eletrônicas de cozinha convencionais. É verdade que é desejável que sejam balanças eletrônicas e tenham uma classe de alta precisão (o erro permitido é de 1 grama). Ou seja, vamos misturar rejunte epóxi em frações de massa.

    Para ter certeza das proporções corretas, pese a "massa" e o endurecedor. Pesar o componente principal sem embalagem, endurecedor em um saco. Levamos em conta que alguns gramas vão para a embalagem. Anotamos o peso exato. Por exemplo, 1000 ge 80 g, precisamos obter cerca de 250 g da composição. Então você precisa misturar 1/4 de cada componente. Nós agimos assim:

    • Pegamos pratos de plástico, colocamos na balança. Se puder, zere seu peso, se não, basta anotar quanto pesa.
    • Nós espalhamos o componente principal - exatamente 250 gr. Tente nem mais nem menos. Sem endurecedor, é plástico e fácil de definir a quantidade exata. A "massa" restante é devolvida ao balde, a tampa está bem fechada.
    • Adicione 1/4 parte do endurecedor. A partir de 80 gr serão 20 gr. Novamente, deve haver exatamente 20 gramas.
    • Pegamos uma espátula estreita de metal e amassamos completamente, até uniformizar a composição. Demora cerca de 2 minutos.
    Antes de limpar as costuras nos ladrilhos, preparamos a composição

    Sobre isso, você precisa trabalhar rapidamente. Você não esqueceu que, antes de rejuntar as juntas no ladrilho, elas devem ser limpas e secas. Isso deve ser feito antes de amassar.

    Como formar uma junta de rejunte epóxi

    Para trabalhar com rejunte epóxi, existe uma ferramenta especial - um ralador com bordas elásticas, feltro branco para remover resíduos (você pode usar um pano duro), uma esponja de celulose. É conveniente trabalhar com um ralador, mas custa bastante. Se a área do piso de ladrilho for sólida, pode valer a pena ser esplendor. Se tiver apenas alguns metros quadrados, você pode manusear a espátula de borracha / plástico.

    É assim que se parece uma espátula especial para rejunte epóxi

    A tecnologia da aplicação em si não é diferente. Encha rapidamente a costura na direção transversal, remova os restos, mas não longitudinalmente, mas em ângulo. Ao usar um ralador de borracha, a composição é removida com cuidado já no processo. Isso salva a composição. Depois que a parte misturada tiver sido trabalhada, remova o excesso do ladrilho. Lave o restante da composição do ladrilho primeiro com um pano seco e duro (de preferência com feltro branco) e depois com um pano macio.

    Você pode preencher as costuras com uma seringa. Acontece com mais precisão, o que é importante em um revestimento em relevo

    Então, é necessário formar uma costura. Os fabricantes recomendam uma esponja de celulose especial (vendida no mesmo local que o rejunte), porque os vestígios permanecem do habitual. O revestimento e a argamassa não são baratos, e simplesmente não há razão para economizar em uma esponja. Esfregou com uma esponja em um movimento circular ou na diagonal. Tente não levar ao longo da costura - isso lavará a composição. A costura deve estar no mesmo nível dos grés porcelanato ou porcelanato (talvez mais baixa, se você desejar). Ao polir e formar uma costura, não pressione muito - se os amassados ​​se formarem, eles permanecerão. Adicionar uma camada fina é inútil. Esfolia. Você só pode limpar tudo e preencher um novo. Aqui reside a dificuldade de trabalhar com rejunte epóxi. Todo esse trabalho deve levar menos tempo que o tempo antes do endurecimento da composição. Então, trabalhamos rápido.

    Esta é uma esponja de celulose. Lavamos os restos com ele e formamos uma costura

    Depois de trabalhar com uma esponja, a água permanece no ladrilho. O rejunte epóxi é dissolvido em água. Se você não removê-lo, após a secagem, as manchas permanecerão e você terá que lavar tudo. Para a limpeza final da placa, que permanece na superfície, use uma lavagem especial. Faz sentido comprá-lo com rejunte da mesma empresa.

    Existe um caminho sem terminar. A água que permanece após a lavagem deve ser removida da superfície com um pano macio. Nós removemos não apenas a água, mas também os restos de rejunte epóxi. Mas quando você limpa o ladrilho, certifique-se de que o tecido não "suba" nas costuras. Você não pode tocá-los.

    Fabricantes

    Como sempre, decidir qual rejunte usar é apenas metade da batalha. Escolher um fabricante também é muito importante. Em geral, podemos dizer que os fabricantes são os mesmos que produzem cola para azulejos. Geralmente, existe uma linha completa para assentamento e rejuntamento de ladrilhos. Se você estiver satisfeito com a qualidade do adesivo para azulejo, também poderá observar a espátula na mesma empresa.

    Estas são as opções de cores para rejunte de polímero para azulejos

    Por exemplo, empresas Mapei (Mapei), Litokol (Litokol), Ceresit (Ceresit). De comentários normais russos de Atlas (Atlas). Como regra, qualquer uma dessas empresas possui composições de rejunte de polímero e cimento. E não um de cada vez, mas para diferentes condições. Existem chuveiros com maior resistência à água, resistentes ao gelo. Se estamos falando de polímeros, eles têm a possibilidade de adicionar brilhos (brilhos).

    Etapas para rejuntar juntas de ladrilhos

    Parece para muitos que é muito fácil rejuntar - vale a pena colocar a composição nas costuras, remover o excesso e pronto, o trabalho está feito. No entanto, no processo de rescisão, frequentemente surgem nuances técnicas das quais o resultado final depende. Vamos tentar resolver a etapa final e identificar momentos difíceis e complexos de um processo tão crucial.

    Etapa # 1 - preparando ferramentas e materiais

    A vantagem do auto-acabamento é que você não precisa comprar ferramentas e materiais caros. Tudo é relativamente barato e é vendido na construção de supermercados. Portanto, para o trabalho, você precisará de:

    • conjunto de espátulas de borracha para aplicação de rejunte e distribuição nas costuras,
    • vários baldes ou recipientes especiais para misturar a solução,
    • uma faca de construção e um pincel para limpar as juntas dos azulejos,
    • várias esponjas domésticas para limpeza a úmido,
    • acessórios de proteção - máscara e luvas de borracha (para soluções agressivas).

    Como o processo não vai durar muito, é melhor preparar ferramentas e aparelhos com antecedência.

    Também é necessária uma grande quantidade de água limpa - para o banheiro, isso não é um problema se o fornecimento de água não for bloqueado devido a obras de construção. Dos materiais, você precisará de rejunte pronto em frascos ou de uma mistura seca para a preparação da solução, que geralmente é vendida em embalagens pequenas.

    Etapa # 2 - preparando as juntas e rejunte

    Depois que a cola secar completamente (o tempo pode ser diferente - de 8 horas a 2 dias), você poderá preparar a superfície de trabalho e diluir a mistura seca com água se não tiver adquirido a solução pronta.

    As folgas entre os ladrilhos adjacentes devem ser completamente limpas dos resíduos de cola com uma faca e, em seguida, varrer pequenos fragmentos e poeira com um pincel. Quanto mais limpa a superfície tratada, mais lisa a argamassa ficará e mais forte ela “aderirá” às bordas do ladrilho e da parede.

    Antes de limpar as costuras na telha cerâmica, prepare uma solução. Pegamos um recipiente limpo, despejamos água morna (20-25ºС), preenchemos a mistura seca da embalagem e misturamos bem.

    Se não houver um misturador de bico especial para uma broca, um bastão de madeira comum será suficiente. O principal é que não há grumos na solução. Depois de preparar a mistura, você deve iniciar imediatamente o processo de aplicação.

    Etapa # 3 - rejuntamento

    Nesse estágio, os “ladrilhos” inexperientes cometem um pequeno erro: eles começam a encher as juntas entre os ladrilhos “secos”. Os profissionais recomendam molhar a costura com água antes de aplicar a composição para melhor aderência. A água é aplicada com um pincel, de preferência com uma esponja redonda grande ou com spray.

    Você pode jogar pelo seguro e usar um primer anti-séptico em vez de água para evitar mofo ou bolor.

    Ao aplicar a solução, preste atenção aos movimentos da espátula - eles devem ficar perpendiculares à costura. A argamassa deve ser aplicada rapidamente, mas suavemente, empurrando um pouco para dentro, de modo a preencher todo o espaço da costura.

    Você pode desenhar a ponta afiada da espátula ao longo da linha de aplicação e, mais uma vez, passar pelos traços transversais.

    Etapa # 4 - limpeza a seco e a úmido

    Mesmo com uma aplicação muito precisa da composição, manchas e traços permanecem nas bordas do ladrilho. Como rejuntar ladrilhos, deixando um mínimo de marcas? Mesmo no processo de processamento das costuras, você pode remover o excesso: depois de vários movimentos transversais, faça uma espátula, coletando o excesso de solução.

    Então, mesmo antes de estar completamente seco, você deve pegar um pano seco ou uma esponja úmida e limpar completamente o restante da solução.

    No entanto, tenha cuidado: ao pressionar com uma esponja, parte da argamassa pode ser espremida para fora da costura; portanto, use apenas movimentos transversais.

    Uma esponja úmida é preferível por mais um motivo: remover o excesso de solução, suavizar as costuras, torná-las lisas e esteticamente atraentes. Durante o trabalho, não se distraia, porque a mistura de espátula seca rapidamente e é bastante difícil removê-la em um estado seco.

    Prepare-se para o fato de que, após a primeira limpeza, você terá que limpar o ladrilho inteiro várias vezes com um pano úmido - vestígios de rejunte, especialmente gesso, são muito estáveis.

    As nuances do trabalho com pisos

    As juntas de ladrilhos no chão são preenchidas exatamente da mesma maneira que nas paredes, mas existem várias nuances que facilitam o trabalho. Por exemplo, existe um método que permite processar rapidamente um piso com ladrilhos lisos. Em vez de uma esponja comum, eles pegam um ralador manual de construção com uma cobertura de borracha e enchem as costuras ao comprimento do braço com movimentos amplos e amplos. A solução se deitará uniformemente e densamente preencherá os vazios se for tornada mais líquida.

    Este método não é adequado se a textura do ladrilho estiver em relevo, tiver saliências ou cicatrizes. A argamassa irá preencher as cavidades da cerâmica, e este é um trabalho de limpeza demorado adicional.

    Após o processamento do revestimento cerâmico, não se esqueça de encher as costuras das saídas, tubulações, equipamentos de encanamento e acessórios do toalheiro com a solução.

    Mais uma vez sobre os tipos de materiais de rejuntamento

    Nas prateleiras dos supermercados de construção, você pode encontrar muitos materiais para encher juntas de ladrilhos. Fabricantes nacionais e estrangeiros oferecem produtos de composição e consistência diferentes: misturas secas, soluções prontas de média viscosidade, pastas densas. Considere a diferença entre as cargas e quais são melhores para o rejuntamento automático.

    A base para o tipo mais comum de misturas secas é o cimento - produtos similares podem ser encontrados em cada fabricante. Algumas composições de cimento contêm areia, outras são diluídas com outras cargas. Misturas de areia devem ser usadas se a largura das costuras atingir 4 cm ou mais, ou seja, para banheiros eles não são absolutamente adequados.Argamassas de cimento e areia são usadas para decoração de fachadas, arranjos de caminhos de jardins, obras de construção no quintal.

    Para rejuntar juntas de ladrilhos em banheiros, banheiros e cozinhas, é usado cimento Portland misturado com cal. A moagem fina dos componentes garante uma camada uniforme e uniforme durante a aplicação. As argamassas de cimento-polímero não são diluídas com água, mas com uma composição à base de látex. Existem dois tipos de misturas: cor e luz, destinadas à mistura com o pigmento corante durante o cozimento.

    O segundo tipo de solução é baseado em resinas. Mesmo os profissionais raramente trabalham com material epóxi, que consiste em dois componentes e é preparado imediatamente antes da aplicação. A massa espessa deve ser aplicada rapidamente e com muito cuidado. O material endurecido e rejuntado em resistência torna-se igual ao revestimento cerâmico e dura pelo menos 50 anos.

    As misturas de epóxi são usadas para juntas com largura superior a 6 mm, mas às vezes são usadas para decorar banheiros. Os designers adicionam pó de ouro ou prata ao pó e obtêm uma moldura luxuosa para azulejos.

    O material mais resistente é considerado agregado feito com base em resina furana. É tão caro quanto o epóxi e tem outro recurso - excepcionalmente preto. Apesar das altas características e excepcional resistência ao desgaste, o furanol é raramente usado.

    Às vezes, para o processamento de juntas, seções complexas ou locais onde os ladrilhos ficam ao lado da pia (banho), é utilizado enchimento de silicone - selante. É vendido em tubos de seringa de plástico e espremido diretamente na costura usando uma pistola de construção.

    O selante possui elasticidade, propriedades anti-sépticas, mas com o tempo pode mudar de tom: o material branco ou transparente fica amarelo pela exposição à água e à luz.

    O espaço reservado mais conveniente para ladrilhadores iniciantes é um rejunte de poliuretano, vendido pronto em baldes de vários tamanhos. É universal, ou seja, é adequado para vedar juntas ao colocar ladrilhos e mosaicos. A largura da costura pode ser diferente - de 1 mm a 5 mm.

    A composição de poliuretano da mistura é fácil de aplicar, endurece rapidamente e não causa problemas com mais cuidados.

    Qual deve ser a largura ideal das costuras?

    A aparência do ladrilho depende não apenas da cor ou textura, mas também da largura das costuras que envolvem cada elemento de todos os lados e afetam a percepção visual. A opinião de que costuras largas suprimem o ladrilho está errada.

    Pelo contrário, costuras estreitas demais interferem na percepção visual total; além disso, são perigosas do ponto de vista funcional: são difíceis de rejuntar, por isso é difícil julgar sua integridade e rigidez.

    A falta de costuras muito amplas em sua fraca resistência a fatores externos. O rejunte racha, desmorona e requer atualização constante. Por esse motivo, areia é adicionada às misturas de cimento para juntas largas. Os tamanhos médios dos lados dos ladrilhos para o banheiro são de 10 a 33 cm, uma largura de costura adequada é de 3-4 mm.

    Como evitar rachaduras?

    Argamassa de cimento racha com mais freqüência do que outros. Existem várias razões para a rápida destruição: diluir a consistência da solução, uma base de madeira instável, exposição à água quente ou a proporção incorreta de componentes. Se o reparo não for feito a tempo, a água cairá regularmente sob o ladrilho, o que ameaça o aparecimento de mofo.

    Você pode bordar e limpar as costuras, preenchê-las com argamassa novamente, mas onde está a garantia de que isso vai durar?

    É melhor evitar rachaduras, ouvindo os conselhos de especialistas. É necessário que a solução seja homogênea, viscosidade média e costura - bem limpa e larga o suficiente. Com uma diluição independente da mistura, é necessário que após a agitação repouse por 5-6 minutos e depois misture novamente. Não é recomendável ventilar a sala ou usar água quente dentro dela durante a secagem.

    E, finalmente, a dica principal: siga as instruções na embalagem. Lá você encontra informações sobre a correta aplicação da argamassa, a largura das juntas e o período de secagem.