As idéias de design são tão superiores uma à outra que você não deve se surpreender agora se vir um piso laminado que executa simultaneamente a função de terminar o piso e a cabeceira da cama no quarto principal na parede. Esse material é tão fortemente introduzido na vida moderna que não é difícil para as pessoas encontrarem a aplicação certa em termos práticos ou estéticos.
Variedades de laminado para decoração de parede
Cola. É caracterizada pelo fato de não serem visíveis bloqueios na superfície, as arestas são uniformes, sem rugosidade. A decoração de paredes laminadas é simples, usando unhas líquidas ou silicone. Mas o desmantelamento terá que suar, especialmente se os painéis precisarem ser salvos.
Groovy. Existem elementos com travas de lingueta e ranhura (daí o nome) que formam as juntas entre os painéis. Muitas vezes usado para terminar o chão e o teto. É fixado na ranhura da derivação usando pequenas unhas ou suportes de kleimer.
Ajuda! O laminado do castelo precisa de um suporte; ele não se prende diretamente à parede.
Clicky. Possui um sistema de montagem especial, mais conveniente ao contrário de seus antecessores. Um painel é anexado a outro em um ângulo de 20 graus. Depois disso, as ranhuras são unidas e a estrutura é travada. Acontece que os artesãos usam cola para prender com uma caixa e fixar o laminado um ao outro. Esta opção é resistente ao estresse mecânico. Mas a "composição" criada pode terminar a qualquer momento. É mais eficiente usar clipes ou parafusos autorroscantes que fixam "firmemente" os painéis.
Prós e contras de colocar na parede
O laminado tem muitas vantagens. Primeiro de tudo, é a sua simpatia ambiental. Também:
- serviço de longo prazo por até 10 anos,
- esqueça as revisões por um longo tempo,
- estabilidade do material
- facilidade de uso e manutenção,
- ampla gama de cores e texturas,
- revestimento com laminado não é inferior em simplicidade, mesmo ao papel de parede.
Não existem tantas deficiências no laminado - intolerância à umidade e reação fraca a mudanças repentinas de temperatura. Isso significa que não é apropriado colocá-lo no banheiro, cozinha ou corredor. O preço também determina as condições, pressionando a escolha de opções menos caras (gesso, MDF, papel de parede, tinta). Você pode tentar economizar dinheiro escolhendo material das classes 20 a 30, elas não são tão duráveis, mas ninguém vai pisar nas paredes. Segundo especialistas, o laminado contém resina de melamina, que afeta adversamente a saúde humana.
Se você quiser terminar as paredes com um laminado, compre um martelo, necessário para bater, porque um martelo comum pode danificar os painéis.
Ainda precisa de:
- o chefe através do qual as tiras são eliminadas,
- gancho - eles puxam a última tira
- cunhas de expansão com as quais mantêm recuo ao redor do perímetro.
Importante! Com a ajuda de um laminado, você pode facilmente dividir o espaço, dividindo a sala em várias zonas. Cada um terá seu próprio objetivo funcional.
Dada a lista completa de deficiências, não é recomendável usar o laminado em armários, adegas, porões, banheiros, banheiros, varandas e cozinhas.
Métodos para colocar o laminado na parede
Acabamento horizontal (expandir visualmente o espaço). À primeira vista, parece ser uma opção muito simples, mas há problemas com as juntas durante a operação. As articulações convergem em uma linha e são presas com cavilhas, unhas. Para que o laminado fique bem fixado na parede e a carga seja distribuída uniformemente, o laminado é cortado no mesmo comprimento e largura da tira.
Não use a instalação horizontal em salas com tetos baixos. Este método é adequado para pequenos espaços.
Acabamento vertical laminado (tornará a sala mais alta). Montado em uma parede plana com cola. Para este método, painéis de cores quentes e brilhantes, adequados para o interior em geral, são adequados.
Na diagonal. Descrever esse método não faz sentido. O princípio da decoração de parede laminada é mostrado na foto abaixo.
Colocação vertical na parede
Layout diagonal na parede
Importante! Você pode se afastar das regras criando algo original e um pouco extravagante, combinando ripas de cores, texturas e padrões diferentes.
Mas a coisa mais importante no trabalho é a preparação (do local de trabalho, das paredes e do próprio material). Antes de começar a colocar o laminado, você deve trazê-lo para a sala para que ele se deite e fique à temperatura ambiente. Depois disso, vale a pena limpar a superfície, nivelando-a e criando uma moldura (se necessário), fazendo um corte, colocando as lamelas firmemente umas nas outras e fixando o rodapé.
Montagem de madeira compensada
Ao escolher o compensado para paredes, leve em consideração o fato de que deve ser seguro, não conter substâncias nocivas e ter a superfície mais uniforme. Em áreas residenciais, é aconselhável usar o FC. Feito de madeira de bétula, é perfeito não apenas para pisos, mas também para outras superfícies devido aos seus dados operacionais:
- leveza do material
- excelente densidade
- o cheiro natural da madeira
- processo simples
- preço razoável.
Ajuda! Essa opção foi reconhecida pelos especialistas como a mais bem-sucedida: uma solução semelhante à decoração de paredes com laminado permitirá aquecer e à prova de som da sala sem muito esforço.
A instalação adequada depende diretamente do layout exato. As folhas são dispostas em quadrados uniformes, no processo de fixação, é deixado espaço livre (até 5 mm) entre elas, levando em consideração a possibilidade de variações de temperatura.
Importante! Certifique-se de numerar as seções do laminado para que não haja confusão durante a instalação.
Como usar um laminado para decorar um apartamento
Uma solução incomum para decorar paredes pode ser um revestimento com um laminado. Este material é adequado não apenas para o piso, mas também para as superfícies verticais do apartamento. Essa é uma maneira prática e relativamente barata de tornar a sala original.
Características da decoração de parede laminada
De frente para uma das paredes ou um fragmento da parede. Em alguns interiores, de frente para a parte inferior das paredes será relevante. A decoração em laminado é adequada para o interior no estilo de: loft, país, estilo inglês.
A localização das lamelas pode ser horizontal, vertical, diagonal. Eles podem ter a mesma cor ou consistir em coleções diferentes.
Benefícios do laminado
Principais benefícios:
- é fácil de instalar
- Tem um revestimento liso que é fácil de lavar e livre de poeira.
- existem coleções com um revestimento resistente à umidade, elas podem ser usadas para decorar paredes da cozinha,
- grande variedade de texturas, cores e padrões,
- custo acessível - as lamelas mais finas são usadas para paredes,
- Você pode esconder os solavancos na parede.
Desvantagens do uso
- custos adicionais - a instalação não funcionará independentemente, sem experiência relevante,
- a baixas temperaturas, o material se deforma e, portanto, não pode ser usado em casas de campo que não são aquecidas no inverno,
- ao instalar lamelas na caixa, é necessário decorar a espessura da parede até a borda do laminado.
Variedades de laminado adequadas para decoração de paredes em ambientes fechados
O material difere no tipo de superfície externa; acontece:
- brilhante
- fosco
- com imitação de ladrilho, pode ser brilhante ou opaco,
- com uma camada decorativa de uma árvore natural,
- com uma superfície de textura.
O laminado também difere nas classes de resistência:
- a classe 33 é a mais durável e mais adequada para pisos em áreas públicas com um grande número de visitantes,
- as classes 32 e 31 também são duráveis e não se deforma após contato prolongado com a água,
- classe 23, 22, adequado para alojamentos,
- a classe 21 é adequada apenas para revestimento de paredes: sala, quarto, corredor.
O laminado é produzido com uma espessura de 6 a 12 mm, difere no tipo de junta:
- trava de lingüeta e ranhura - consiste em uma ranhura de um lado e um encaixe especial do outro lado
- o bloqueio de cliques é um tipo mais simples de conexão. Aqui, o encaixe se assemelha a um gancho em forma, é dobrado em uma ranhura e depois endireitado, e um clique ocorre. Essa conexão permite tornar o laminado dobrável.
Decoração de paredes laminadas: métodos de fixação
Os principais tipos de montagem do material na parede:
- em uma caixa de ripas de madeira,
- em cola ou unhas líquidas,
- com kleimers.
A escolha do tipo de fixação depende da finalidade da sala, da condição das paredes. A moldura é melhor usada em uma sala espaçosa, pois no corredor ou na cozinha pequena ela ocupará muito espaço.
Instalação do laminado com cola, unhas líquidas: recomendações
Antes de instalar o material, é necessário preparar a superfície. Se o gesso se desfazer ou a parede apresentar irregularidades, a base deverá estar nivelada. Pequenos defeitos podem ser corrigidos por você. Pode ser rachaduras, pequenos recuos. Se os defeitos da parede forem significativos, é melhor alinhá-lo com o drywall.
Qual cola escolher
Existem vários tipos de cola:
- Com intemperismo - após a aplicação de cola na lamela, ela deve ser pressionada contra a parede e removida. A superfície deve ficar intemperizada de 5 a 10 minutos. Em seguida, a lamela é colada na parede.
- Sem intemperismo. À primeira vista, essa opção economiza tempo, mas depois de colar duas linhas, permita que a cola conserte. Caso contrário, todo o acabamento poderá mudar com o peso das linhas superiores.
Kleimer mount: opções de instalação
Para uma fixação conveniente do laminado à estrutura de madeira, você pode usar kleimers. São grampos metálicos que seguram firmemente os painéis e oferecem baixa mobilidade das ripas. Os Kleimers vêm em vários tamanhos e têm um revestimento que evita a ferrugem. Portanto, eles podem ser usados mesmo em salas com alta umidade.
Métodos de fixação de kleimers
São fixados a uma caixa de madeira ou painéis com uma folha de papelão ou madeira compensada com:
- suportes especiais, para isso é usado um grampeador de construção. Quando pressionado, o suporte deve entrar completamente na superfície; se isso não acontecer, é necessário acioná-lo com um martelo,
- unhas
- parafusos autorroscantes.
Primeiro, o Kleimer é instalado e, em seguida, sua horizontalidade é verificada usando o nível.
A escolha do revestimento, dependendo da parede e das dimensões da sala
A instalação vertical de ripas é muito mais fácil de fazer. Esta opção é adequada para salas baixas e pode aumentar visualmente a altura da sala. Painéis estreitos são adequados para uma sala pequena. Para uma parede larga, é melhor escolher lamelas de grande largura.
Como colar um laminado adesivo com suas próprias mãos: instruções passo a passo
Cole o laminado na seguinte sequência:
- nivelar a parede com gesso ou contraplacado,
- cole as lamelas de baixo para cima em várias linhas, dependendo da cola,
- Após a instalação e secagem da cola, o pedestal e as tiras decorativas são montadas.
Como corrigir horizontalmente: como colar
Forneça um pequeno espaço entre o revestimento do piso e o laminado da parede. Para fazer isso, desenhe uma linha horizontal na superfície da parede a uma distância não superior a 2 cm do chão. Após colar as ripas, a lacuna é fechada com um rodapé.
Como prender a caixa: prendedores
Os trilhos são fixados com parafusos autorroscantes em incrementos de cerca de 30 cm e devem ser lisos e secos. O trilho pode ser instalado perfurando-o e atingindo a parede. Também pode ser montado usando um canto de aço com orifícios para parafusos. Primeiro, o canto é fixado na parede e, em seguida, o trilho lateral é parafusado no canto.
Como colocar um laminado: como instalar
Pode ser fixado às superfícies de várias maneiras:
- colando cada lamela separadamente,
- com kleimers,
- unhas pequenas pregadas na barra, essa opção se assemelha à instalação do revestimento.
Primeiro, as lamelas são cobertas com cola, depois são inseridas na fechadura e pressionadas contra a superfície. Depois disso, bata suavemente com um martelo.
Dicas e truques de profissionais
O canto externo do laminado é geralmente decorado com um canto. Além disso, alguns fabricantes produzem um perfil especial com o qual você pode tornar a esquina mais precisa.
As lamelas mais grossas são mais fáceis de instalar, mas use as mais finas para revestimento de paredes.
Para facilitar a instalação, é desejável cortar e colocar as lamelas no chão. Se a área do piso não permitir, é possível colocar duas ou três linhas no chão, transferindo gradualmente os detalhes para a parede.
Você pode usar o laminado não apenas para o piso, mas também para as paredes. Aqui você pode combinar diferentes tonalidades e usar lamelas finas de uma folha empilhada ou laminada.
Recursos de revestimento
A decoração de paredes laminadas é inaceitável para cozinhas, pois sob a influência de picos excessivos de umidade e temperatura, ela incha e deforma. Não há como evitar tais influências, não há proteção contra elas. As mesmas razões não permitem recomendar este revestimento para adegas, porões, armários. Mas nos corredores, onde os desvios das condições normais da sala são raros e insignificantes, esse acabamento é bastante aceitável.
Laminar uma varanda não é uma boa ideia. Não importa o quanto eles tentem equipar as instalações, uma mudança nas condições de estação para estação certamente afetará a cobertura.
É possível ajustar a faixa do produto de clique precisamente apenas com a ajuda de uma ferramenta; nenhum esforço será suficiente para fazê-lo manualmente. A saliência é aplicada com mais frequência e já é atingida por um martelo, para que seja obtida força distribuída uniformemente.
A colocação de um laminado na parede também é possível com a ajuda de uma regra (gancho), chamada erroneamente de mestre de grampos individuais. O recuo na borda externa é criado por cunhas espaçadoras, e é aconselhável ter um conjunto duplo dessas ferramentas em caso de falha. É mais confiável fazer a parede que cobre um laminado com a ajuda de uma caixa, isso ajudará a obter alta resistência, fortalecer o isolamento acústico e o isolamento térmico. Mas lembre-se de que o design será inevitavelmente limitado. O método de cola ajuda apenas a formar o design original.
O piso laminado é muito durável (dura tanto tempo que você não espera pelo desgaste e, sim, apenas quer mudar a situação). Além disso, o revestimento é completamente seguro e pode ser descartado da maneira mais simples. Decorar paredes com laminado é muito mais econômico do que usar madeira e até forro ou MDF, mas não é inferior a elas na elegância externa. Existem muitas texturas e cores dominadas por tecnólogos, e elas se encaixam em qualquer interior que você quiser. Um fator importante é o cuidado fácil. Apenas ocasionalmente você precisará esfregar a parede com polonês.
E se as paredes forem desiguais?
Primeiro de tudo, você precisa verificar cuidadosamente se eles são realmente desiguais. Pegue um rack, cujo tamanho seja igual à altura da parede, sem levar em consideração o rodapé. Importante: antes de iniciar a medição de teste, a camada de gesso, as bandas de platina devem ser removidas para que não distorçam o resultado. O trilho é movido verticalmente, as menores protuberâncias e quedas são marcadas com um lápis. As partes salientes devem ser raspadas ou derrubadas com um cinzel.
Os caroços são preenchidos com massa e esfregados. Tais métodos simples fortalecerão até a parede mais desigual e caótica. Avaliar o quão suave é o trilho de controle também não é difícil. Prenda-o na parede e desenhe um lápis ao redor do contorno, gire-o 180 graus e prenda as extremidades do trilho nos pontos finais da linha.Com a completa coincidência de ambas as linhas, você pode usar com segurança essa ferramenta em seu trabalho. Mas a menor deflexão ou torção indica que você precisa de um trilho diferente (que, é claro, é verificado da mesma maneira).
Como e como corrigi-lo?
A fixação do laminado adesivo deve ocorrer em uma superfície plana. Para segurar, use pregos líquidos ou silicone de construção. A parte de baixo do painel é coberta com cola em forma de zigue-zague, depois de colocar a tira com a mesma cola, manchar a face final e prosseguir para a próxima corrente. Se o líquido adesivo se projetar nos limites dos blocos e linhas, ele é imediatamente limpo com um pano macio feito de tecido natural embebido em ácido acético culinário.
O laminado, que é colocado na cola, não pode ser fixado no caixote, possui pouca faixa de contato com o suporte.
O laminado tipo estaca prancha está equipado com a trava do mesmo nome. É permitido desdobrar este revestimento sem lubrificação com adesivos de lingueta e ranhura. Portanto, os limites das placas individuais não serão manchados com adesivo. Se você não deseja colar, pode pregar o produto na superfície da maneira de um revestimento comum. É fixado a uma grade de madeira com pregos ou carimbos para móveis (a segunda opção também é adequada para uma base de ferro).
Para colocação de parede, você também pode usar um laminado com formato de clique - esta é uma versão aprimorada de uma pilha de folhas. O corte da crista é semelhante a uma pera, assim como a estrutura dos canais. As construções de conexão empurram a parte do pente da trava para dentro do nicho, tendo previamente inclinado o bloco. Em seguida, eles torcem o produto para a base e, ao mesmo tempo, pressionam levemente, para que a trava feche. O laminado tipo clique é bom em alta dureza.
As niveladoras com revestimento de clique não são compatíveis. Se eles forem usados, não funcionará para abrir a trava. Mas é bem possível colar o bloco em uma caixa de madeira por conta própria.
Maneiras
Você pode fixar o laminado nas paredes com cola e unhas líquidas (mas será necessário nivelar completamente a base e impregná-la) ou com a ajuda de ripas (mas ocupará parte do espaço, portanto, não é recomendado em salas pequenas). Se você decidir pregar o revestimento em toda a parede ou em sua parte superior, o trabalho começará do teto ao chão, a decoração da metade inferior das paredes será do chão para cima. Para garantir que as ripas sejam bem fixadas, verifique a correção de sua instalação usando o nível do edifício. Quando houver travas nos painéis, elas deverão ser coladas da seguinte forma: primeiro cole a superfície com cola, depois conecte-a à trava e somente depois fixe-a na parede.
Se você acha que uma cola não é suficiente, é permitido um reforço adicional da estrutura com pregos ou suportes. A lingüeta e a ranhura estão presas à caixa pelas braçadeiras na parte superior e inferior.
Itens adicionais
A seleção de itens para fortalecer e manter a estrutura é crucial. Os Kleimers mais comuns parecem estar disponíveis em uma ampla variedade e, se você comprar o produto errado, depreciará todo o seu trabalho. Quanto mais grosso o painel você precisar segurar, maior será o diâmetro da língua.. Em comparação com outros tipos de fixadores mecânicos, os kleimers são valiosos pelo baixo risco de dividir os painéis. Eles são ótimos mesmo em salas com umidade significativa. O suporte com uma saliência serrilhada é martelado na placa e mantido por parafusos auto-atarraxantes; um suporte com uma saliência plana ajudará a pressionar a parte saliente da trava de clique na parede ou na caixa.
Ao escolher unhas líquidas, certifique-se de especificar o escopo de sua aplicação. Ambos são universais e projetados para trabalho interno. Laminado muito denso nas paredes não prende, porque não faz sentido usar unhas líquidas para segurar objetos pesados. A composição acrílica não pode ser usada em baixas temperaturas.
Fechar o final do laminado na parede não é tão simples, mas esse problema está resolvido. Segundo os especialistas, os perfis na forma da letra P ajudarão, feitos de uma variedade de materiais - existem alumínio, plástico e até madeira. Como opção, você pode comprar um peitoril de borracha flexível. Você pode anexar todos esses blocos com as mesmas unhas líquidas ou selantes de cola. Às vezes, também são oferecidas fitas de borda, mas qualquer método não deve violar a harmonia de cores da tela.
Um tópico separado são as guias para montagem na parede do laminado, o passo entre elas não deve ser feito mais que 0,6 metros.
Como empilhar?
O laminado fica mais úmido e incha. E, independentemente do método de instalação que você escolher, certifique-se de fazer um espaço de 1,5 a 2 cm a partir da esquina em todo o perímetro. Espaçar as cunhas nas paredes pode ajudar com isso, mas há uma solução muito melhor. No fundo, havia tábuas ou ripas completamente planas da espessura necessária, envolvidas em uma fina película plástica. E nas laterais você já pode usar com segurança as cunhas, pois elas não serão espremidas pelo peso da caixa.
Os especialistas recomendam que, após a conclusão do trabalho, coloque um rodapé nas aberturas, para não acumular detritos e sujeira por lá.
A colocação de pinturas deve começar nos cantos mais à esquerda, é realizada ao longo de horas. Os canhotos ficarão mais à vontade trabalhando à direita contra o relógio. A instalação do piso laminado é permitida verticalmente (da esquerda para a direita) e horizontalmente, sendo o segundo método preferível. Listras inteiras, ao contrário da evidência imaginária, não são de forma alguma mais fáceis ou mais baratas. As juntas que seguem a mesma linha devem ser cobertas com rodapés montados nos pregos de montagem.
A tecnologia envolve perfurar orifícios de montagem diretamente através das juntas do painel. E mesmo quando eles revestem uma parede com faixas contínuas ao longo de seu comprimento, tem que colocar rodapés a cada 170 centímetros ou mais frequentemente. Os painéis não quebráveis se apoiam apenas em uma direção e, se não houver reforço adicional, o revestimento pode ser dobrado.
Não importa o quão bem você tente montar o revestimento, não importa que pregos, marcadores e cola de alta qualidade sejam usados, esses elementos de retenção podem deixar de cumprir sua função. Convergência excessiva criará aumento do estresse mecânico.
É melhor colocar o laminado penteando: no meio, são cortadas exatamente quantas tiras cabem na metade das linhas horizontais. Quando dez linhas podem ser dispostas em altura, são necessárias cinco tiras para cortar. A instalação é variável: uma parte sólida e, em seguida, corte novamente um bloco inteiro. Essa solução tornará a carga nos prendedores o mais uniforme possível.
Em alguns casos, será mais interessante distribuir o laminado na diagonal e, depois, em duas cores diferentes. Mas se você não tiver uma sólida experiência em trabalhar com esse revestimento ou treinamento especial, não é recomendável realizar a colocação diagonal. Colocar o revestimento verticalmente na cola é visivelmente mais fácil: você certamente terá que limpar e nivelar a parede, mas não pagará pelos elementos da caixa. Você pode limitar-se a painéis de apenas dois tipos (longos e complementares).
Para instalar um laminado com suas próprias mãos, compre um quebra-cabeça elétrico, ele ajudará a cortar os painéis com a maior precisão possível e, no futuro, será útil para outros trabalhos. Você também precisará de materiais de consumo, um martelo para violar, uma régua curta e quadrada (até 40 cm) e uma roleta, cunhas restritivas, um bloco para violar, cortador de ângulo, serra, furadeira e furador. Para finalizar, retire a parede laminada, previamente colada com papel de parede ou pintada, com uma espátula ou perfurador com uma tampa de bico. A remoção final de irregularidades é realizada com lixa.
Tendo decidido criar uma parede com luz de fundo, coloque imediatamente todos os cabos, elabore um diagrama com sua localização e pontos de saída (conexões) para não confundir no futuro.
Qual laminado na parede para escolher?
A escolha do laminado para paredes é um pouco diferente da escolha para colocar no chão. Antes de tudo, isso diz respeito à classe de resistência ao desgaste. Portanto, antes de comprar um material, você deve prestar atenção não apenas ao fabricante, mas também à marcação da classe do produto. A classe é marcada com números de 31 a 34 e indica a resistência ao desgaste do material. Ou seja, quanto maior a permeabilidade na sala, maior será a classe de produto. No caso do piso, esses indicadores não podem ser ignorados e, quando colocar o material na parede, isso não importa.
As classes ideais de piso laminado para instalações residenciais são 32 e 33.
Ao escolher um material para as paredes, você pode salvar e comprar um laminado 21,22,23 ou 31 classes. Valores mais baixos (21, 22 e 23) significam que este material é menos resistente ao desgaste, mas ninguém vai pisar nas paredes de qualquer maneira.
O fabricante é melhor escolher europeu (Suécia, Alemanha) ou russo. Os chineses podem se decepcionar devido à rotulagem inconsistente na embalagem e à presença de substâncias nocivas no produto. O americano deve ser excluído, apenas porque o preço final do material aumenta significativamente após um longo transporte.
Preparação de paredes e laminados
O processo de instalação do laminado ocorre em uma parede perfeitamente plana. A superfície vertical deve estar seca. Se houver rachaduras ou lascas, elas geralmente são de massa ou “costuradas” com drywall.
Os próprios painéis laminados, antes de iniciar os trabalhos de reparo, devem repousar por 48 horas para aceitar a temperatura ambiente e não causar "surpresas" desagradáveis ao proprietário durante e após a instalação.
Processo de instalação
A colocação de painéis laminados deve ser feita após a instalação das ripas. É geralmente usado um ripado de madeira (25x40 ou 30x40 mm) com um degrau (intervalo) de 40 a 50 cm, nesse caso fica um recuo de 1 cm do chão e do teto (com uma caixa vertical) ou das paredes.
A uniformidade da futura parede renovada é determinada usando o nível do edifício. Com um arranjo horizontal de painéis (ocorre vertical e diagonal), a instalação começa na parte inferior em um padrão quadriculado com a ranhura para cima. A parte inferior da primeira linha de produtos necessariamente "encaixa" nos parafusos (eles serão fechados com um rodapé), mesmo que o método adesivo de fixação seja selecionado.
A embreagem dos painéis é realizada por kleimers e contas de vidro ou pregos de acabamento presos na borda da ranhura em um ângulo de 45 graus. A conexão das bandas ocorre após um clique característico. Um encaixe perfeito (batida) do material também é usado para uma conexão firme.
A correção do trabalho é verificada pelo nível após cada linha. A linha final, se necessário, é cortada ao longo do comprimento do produto, atingindo a largura necessária.
Recomendações
- Os vazios entre a parede e os painéis (devido às ripas) são preenchidos com barreira de calor e vapor.
- É indesejável instalar o laminado em uma parede nua (sem caixa), porque na ausência de um espaço ventilado, há uma alta probabilidade de condensação e, como resultado, molde e apodrecimento do material.
- Embora o laminado seja resistente a umidade (devido aos seus componentes constituintes), a água em sua manifestação direta é fatal para ele. Consequentemente, a limpeza úmida em relação a ela é aceitável, mas dentro de uma faixa razoável e precisa.
- Antes da instalação, a caixa de madeira é tratada com compostos retardadores de fogo.
- O poliestireno expandido e o Europlex (Isopink) como isolamento térmico e acústico em instalações residenciais não devem ser usados por dois motivos:
1. Alto grau de combustibilidade com a liberação de substâncias tóxicas na atmosfera,
2. Os componentes de ambos durante a operação são prejudiciais ao corpo humano.
Não tenha medo de experiências com a colocação do laminado nas paredes do apartamento. Essa decisão de design destacará seu interior entre os muitos apartamentos monótonos da era soviética. Escolha o laminado certo, siga nossas recomendações de instalação e você obterá um interior moderno e bonito em sua casa.
Design de parede laminada
Os produtos laminados têm uma variedade bastante grande de soluções em cores para transformar um apartamento ou escritório.
O tipo de madeira natural nas paredes, a estrutura dos painéis conferem à sala um charme especial, demonstrando o gosto refinado dos proprietários.
A cada ano, cada vez mais, o laminado passou a ser utilizado para decorar não apenas as paredes, mas também o teto, que proporciona uma aparência original e aconchegante da sala, conferindo originalidade e calor estético.
Também é usado como revestimento de fragmentos individuais do interior, enfatizando uma determinada área da sala, por exemplo: um avental na cozinha ou uma área para a TV.
Os produtos de pisos laminados foram originalmente projetados para uso como revestimento subpavimento, onde a classe de resistência ao desgaste do material é de grande importância.
O piso de qualquer sala está sujeito a cargas muito maiores do que as paredes, portanto, todas as placas laminadas têm alta resistência e confiabilidade.
As paredes não estão sujeitas a essas cargas; portanto, o material durará mais tempo.
Qualquer laminado, inclusive fino, e com uma classe de menor resistência ao desgaste, isto é, para esses fins, produtos mais baratos podem ser comprados.
A decoração de paredes com painéis laminados está gradualmente ganhando popularidade entre os designers modernos, mas nem todos os consumidores estão cientes dos benefícios desse material.
Decoração de parede em laminado
Lamine as paredes antes de tudo para decorar a sala.
A resistência ao desgaste deste revestimento cria uma boa proteção das paredes contra várias influências, mantendo a aparência original por um longo tempo.
A aparência original da sala é fornecida não apenas pelo material em si, mas também pela variedade de métodos de revestimento de paredes, limitados apenas pela sua imaginação e pela habilidade do mestre.
Lamelas nas paredes podem ser colocadas ao longo de todo o comprimento, largura da parede horizontalmente, verticalmente, diagonalmente, árvore de Natal, escada, escalonada, tijolos, etc.
O design pode ser feito como a parede inteira e suas seções individuais, inferior, superior, lateral etc.
O uso de diferentes opções para combinar painéis laminados claros e escuros confere à sala uma aparência completamente nova.
Você também pode fazer várias inserções adicionais na forma de quadrados, losangos, círculos e outras figuras do mesmo material, por exemplo, como mostrado na figura abaixo.
O laminado na parede fica ótimo em qualquer sala: no quarto, na sala de estar, na sala de jantar, na cozinha, etc.
Em ambientes com alta umidade devem ser instalados produtos resistentes à umidade.
Pode ser visto pelas fotografias acima que, na parede, esse material parece muito elegante e único, mas surge a questão de como fixar o laminado na parede, se for um revestimento de piso.
Montagem estratificada na parede
O laminado é montado no chão por meio dos bloqueios correspondentes, que conseguem lidar com sua tarefa se as lamelas forem colocadas em uma superfície horizontal.
Ao colocar produtos laminados na parede, as travas não serão capazes de mantê-los na vertical, porque eles não se destinam a isso.
Além disso, alguns bloqueios podem interferir na instalação do laminado na parede, criando alguns inconvenientes para o mestre.
Portanto, a fixação do laminado à parede é realizada, de outras maneiras, usando os seguintes materiais:
- kleimers,
- parafusos
- grampos
- cola.
Instalação do laminado sobre cola ou parafusos autorroscantes
Um aspirador é usado para limpar a superfície das paredes e a base é preparada. Se as paredes são feitas de madeira, as camadas de lamela são reforçadas com parafusos auto-perfurantes. Caso contrário (se for gesso de cimento), usamos adesivo. Como substrato, você pode levar material isolante de calor, ele desempenha uma função de absorção de choque e oculta irregularidades.
Ajuda! O laminado é fixado à cola, caso a superfície da parede seja uniforme.
Não negligencie o peso das lamelas, após a massa, um primer deve ser aplicado na parede, para melhor aderência da cola. É muito importante dar tempo à cola para intemperismo, para que ele tenha tempo de "agarrar"; se isso não for feito, os painéis sob o peso das fileiras superiores poderão mudar.
Revestimento
A maneira tradicional é instalar o laminado na caixa. Permite realizar trabalhos adicionais no isolamento acústico e térmico da sala. I.e. as lamelas são dispostas com base em uma estrutura criada a partir de ripas e vigas. Mas se você usar um laminado para decorar o espaço, recorra à opção com painéis de colagem. O método do esqueleto elimina a necessidade de um cuidadoso nivelamento da superfície. Não será necessário gastar tempo com reboco ou instalação de drywall.
Para uma moldura de madeira, as ripas de até 40 cm de largura são adequadas, elas devem ser instaladas perpendicularmente ao local das ripas a uma distância de 30 cm uma da outra. Também é adequada uma variante com uma caixa de metal para paredes (um perfil projetado para tetos de gesso cartonado).
O revestimento laminado começa a ser feito de cima, medindo a distância do teto em uma placa.
Conclusão
O laminado na Rússia apareceu recentemente, mas já conseguiu obter reconhecimento entre muitos mestres. Afinal, seus lados atraentes "cobrem" completamente as deficiências. Você pode experimentar com segurança esse material, apresentar novas soluções de design sem medo de decepção. Isso pode ser visto por nossa própria experiência, adquirindo até o produto mais barato de baixa resistência.
Escolhendo um método de montagem
A escolha de um método de fixação adequado é afetada principalmente pelo material de que a parede é feita e pelo indicador de sua uniformidade.
O erro admissível no plano da parede não deve exceder 2-3 mm por metro linear.
O segundo fator que afeta o método de montagem é o material do próprio produto laminado.
O laminado sobre uma base de madeira é fixado à parede por qualquer um dos métodos descritos acima e é permitida uma combinação de várias opções ao mesmo tempo.
O laminado de vinil só pode ser colado, pois outras opções podem danificar os painéis.
Antes de iniciar o revestimento da parede, determinamos como os cantos interno e externo serão fechados.
As extremidades e os cantos podem ser alisados com perfis de duralumínio ou cantos para ladrilhos adequados à espessura do laminado.
Se necessário, instale-os e fixe-os com parafusos ou argamassa de cola antes de instalar os painéis laminados.
Ao instalar o laminado na parede, as bordas dos painéis são inseridas na ranhura do canto para que tudo fique suave e preciso.
Kleimer mount
A fixação com kleimers é possível apenas nas paredes nas quais você pode pregar um prego, parafusar um parafuso autorroscante ou encaixar em um suporte de construção.
Como é com esses elementos de fixação que o Kleimer é fixado na base.
Os Kleimers são um suporte especial que possui uma braçadeira e furos para fixação com parafusos, pregos ou suportes de construção.
O Kleimer possui três orifícios para fixadores: dois idênticos nas bordas destinadas à fixação com clipes de papel de construção, um no meio para fixação com pregos ou parafusos autorroscantes.
Os Kleimers devem ser selecionados de acordo com a espessura da vieira da placa laminada, para que se encaixem firmemente nela.
Os painéis laminados são feitos com diferentes tipos de fechaduras, portanto, em alguns casos, para encaixar o kleimer na vieira do laminado, você precisará triturar as fechaduras do castelo ou cortá-las completamente.
Cortamos fechaduras usando um cinzel.
Para fazer isso, coloque a borda do cinzel ao longo da borda do castelo e corte cuidadosamente a trava para frente e para trás ao longo do tabuleiro.
A trava também pode ser cortada com uma faca de construção.
Como resultado, a vieira do laminado será uniforme e o kleimer cairá facilmente sobre ele.
Antes de comprar pisos laminados e kleimers, recomendamos que você verifique como eles se encaixam.
Caso contrário, você precisará executar um trabalho adicional no processamento de vieiras, e isso leva muito tempo e esforço.
Depois de convencidos do bom ajuste dos Kleimers, prosseguimos para a instalação da primeira linha.
Para isso, marcamos horizontalmente as paredes usando o nível, determinando a posição da primeira linha.
Em seguida, colocamos cunhas espaçadoras ou enfeites laminados sob a primeira linha.
Em seguida, instalamos a primeira lamela para que permaneça um espaço de dilatação entre a extremidade longitudinal do painel e o piso.
Instalamos três ou quatro kleimers em um painel igualmente posicionado a uma distância igual entre si.
Por exemplo: duas nas bordas, recuadas a partir da borda de cerca de 4-7 cm e uma ou duas no meio.
Cada kleimer deve se encaixar bem no painel do pente.
Em seguida, prendemos todos os grampos com parafusos autorroscantes nos orifícios destinados a isso.
Por isso, corrigimos a primeira linha, após a qual prosseguimos com a instalação da segunda e subsequente linha do laminado.
Ao unir linhas subseqüentes, monitoramos cuidadosamente que não há espaços entre os painéis.
Se forem encontradas lacunas nas juntas dos painéis, pegue um pedaço de laminado, instale-o na ranhura do último painel e bata-o suavemente com um martelo ou um martelo ao longo da borda do aparador.
O uso do recorte é necessário para não danificar as bordas dos painéis instalados.
Bater as lamelas também pode ser feito com a palma ou o punho, diretamente ao longo da borda do laminado, mas isso é preocupante porque, no final do trabalho, o braço doerá.
Portanto, eliminamos todas as lacunas para que as extremidades dos painéis fiquem bem interconectadas.
Em seguida, procedemos à correção dos Kleimers e continuamos todas essas ações até a última linha.
A última fila é extremamente difícil de fixar nos kleimers, por isso a fixamos na parede com cola especial, selante ou pregos líquidos.
Fixação com parafusos, grampos ou pregos
A fixação do laminado na parede com parafusos autorroscantes difere da anterior, pois não usamos kleimers ou algo parecido.
Com este método, aparafusamos os parafusos diretamente na vieira longa do laminado.
Com este método de fixação, você não precisa comprar kleimers, ou seja, Esta opção é mais barata.
Fixamos as lamelas na parede com parafusos através da vieira com um passo de 30-40 cm.
Mas não recomendamos esta opção de montagem, pois neste caso, existe uma alta probabilidade de delaminação da borda da vieira.
Como resultado, todo o trabalho vai pelo ralo e, como resultado, o material de acabamento pode se desprender da parede.
Ao escolher este método de fixação, uma regra importante deve ser observada.
Antes de parafusar o parafuso autorroscante no pente do painel, faça um furo 1 mm menor em diâmetro do que a rosca do parafuso autorroscante.
E já nesses orifícios torcemos os parafusos.
Essa ação protegerá a vieira contra a delaminação no processo de aparafusar um parafuso autorroscante.
Montagem semelhante em pregos ou grampos também é permitida.
Para confiabilidade da fixação na parte traseira dos painéis, aplicamos um adesivo.
Fixação com cola ou unhas líquidas
Como cola, você pode usar cola especial, selante ou unhas líquidas.
A colagem do laminado na parede é uma das opções de fixação mais fáceis e eficazes.
Mesmo um estudante pode aplicar adesivo na parte de trás da lamela e pressioná-lo firmemente na parede.
O principal é fazer tudo estritamente de acordo com as instruções do material adesivo.
Para que o laminado adira com segurança, a superfície da parede deve ser cuidadosamente preparada.
O trabalho de preparação depende das condições da parede.
Limpamos a parede pintada de tinta e gesso com uma espátula até a base.
Paredes de concreto e paredes de gesso são geralmente uniformes, por isso basta escovar o pó com uma escova ou pano seco.
Depois disso, processamos a superfície da parede com um primer de penetração profunda, o que garantirá uma aderência confiável do adesivo à base.
Para preparação, use um pincel ou rolo largo.
Aguardamos que o primer seque completamente, levará alguns dias e só depois prosseguimos com a instalação do laminado na parede.
Sob a influência de uma diferença de temperatura, as placas laminadas se expandem e contraem; portanto, as lacunas de dilatação devem ser deixadas ao longo do perímetro de assentamento de 5 a 10 mm de tamanho e usar material adesivo especial projetado para o laminado.
Como nos casos anteriores, fazemos a marcação apropriada da parede, cortamos as lamelas do tamanho necessário, levando em consideração as juntas de dilatação.
Você pode cortar placas laminadas com um quebra-cabeças ou uma pequena lima projetada para cortar este material.
Após a conclusão de todo o trabalho preparatório, iniciamos a instalação da primeira linha.
A primeira linha deve estar localizada da maneira mais uniforme possível, horizontal, vertical ou diagonal, dependendo do método de instalação.
Fornecemos uniformidade com a ajuda do nível e marcação, que foi um passo anterior.
Colocando o primeiro painel, produzimos uma grande borda longitudinal (pente) para os painéis subsequentes.
Pregos líquidos não devem ser aplicados com uma cobra, mas precisamente ao longo do perímetro do painel, para que o efeito de uma prancha pregada na parede esteja presente.
Para maior confiabilidade, você pode adicionar uma terceira linha de cola no meio da lamela.
Depois de aplicar a cola, instalamos o painel no lugar e pressionamos contra a parede.
Para um encaixe firme do quadro na parede, bata-o em toda a área com um martelo, punho ou palma, fornecendo a essa ação uma cola de cola confiável.
Cada cola tem suas próprias especificidades, ou seja, a coesão e o endurecimento de alguns compostos levam muito tempo e existe a possibilidade de colapso das linhas superiores.
Para evitar que isso aconteça, recomendamos instalar o laminado na parede por 5-8 linhas por dia.
Nós inserimos as lamelas subsequentes na ranhura da anterior e embainhamos toda a parede dessa maneira, de acordo com a idéia do projeto.
Nivelando as paredes sob o laminado
Alisamos pequenas irregularidades com massa ou gesso.
Com grandes diferenças na parede, o alinhamento é feito com folhas de madeira compensada, OSB ou drywall.
Neste artigo, descreveremos o processo de nivelamento com a ajuda de uma caixa, como exemplo, forneceremos uma maneira vertical de montar um laminado em uma parede.
A caixa pode ser feita de barras de madeira, ripas ou de um perfil para drywall.
No nosso caso, para o torneamento, como tiras-guia, usamos uma banda lisa regular de 12 mm de espessura.
Primeiro, fazemos a marcação horizontal da parede com um passo de 40 a 45 cm entre as fileiras de tábuas.
Nas tiras, anteriormente, a distâncias iguais, perfuramos orifícios para fixadores com um diâmetro de 2-3 mm.
Isso é necessário para colocar parafusos auto-atarraxantes nas cavilhas cravadas na parede.
Então, de acordo com a nossa marcação, fazemos furos na parede sob as buchas.
Colocamos cavilhas nos furos.
Em seguida, pegamos as tiras, com orifícios perfurados, e as prendemos com parafusos nas cavilhas encostadas na parede.
Para alinhar todas as tábuas em um plano perpendicular ao piso, use o nível e a regra.
Se necessário, aumente ou diminua o recuo das tiras da parede com a ajuda de revestimentos feitos de material de diferentes espessuras (acabamento laminado, papelão, etc.).
Então, trazemos todas as tiras em um plano e as fixamos na parede com parafusos.
Como resultado, a caixa está pronta, fornecendo uma superfície plana na qual iremos fixar o laminado.
Em seguida, cortamos o laminado do tamanho desejado e conectamos as partes individuais dos painéis com as extremidades umas às outras, para que seja obtida uma única linha ao longo de toda a altura da parede.
Em seguida, aplicamos o adesivo nas tiras parafusadas na parede e aplicamos a primeira linha vertical do laminado nelas.
Alcançamos total verticalidade com a ajuda de um nível.
Para que as lamelas não se movam e caiam, as fixamos na vieira com suportes de construção em cada prancha.
Por analogia, montamos as linhas subseqüentes.
Como resultado, obtemos uma bela parede lisa revestida com laminado.
As extremidades e os cantos são fechados com perfis e cantos de metal ou plástico.
A junta do piso e da parede é emoldurada por um rodapé comum.