O interior em estilo loft é caracterizado por minimalismo, concisão e alta funcionalidade. São principalmente salas com tetos altos, paredes de tijolos, superfícies de concreto e metal e grandes janelas que deixam entrar muita luz do sol. As cortinas do sotão resolvem 1 de 2 problemas: enfatizam o estilo geral áspero da atmosfera industrial ou suavizam, traduzindo-se em um canal de percepção mais quente.
Características estilísticas
O loft, enraizado na arquitetura dos edifícios das fábricas e dos salões industriais, inicialmente não previa nenhuma decoração para as janelas, não havia decoração. A idéia principal do loft era espaço e funcionalidade.
Ele ganhou sua popularidade no início do século XX. na América, então foi aceito na Europa. Na Rússia, eles também apreciaram a criatividade e a praticidade do estilo industrial. De fato, apesar da aparente simplicidade e grosseria, os quartos decorados no loft parecem elegantes e brutais. Isto é especialmente verdade para bares, escritórios de empresas e casas de campo. Eles dão a impressão de um espaço aberto e cheio de ar e personificam o espírito de liberdade e inovação.
Os designers modernos fizeram suas alterações no estilo urbano, sem deixar o conceito geral de rigor e concisão.
Uma das inovações é o uso de cortinas no interior, que devem proteger da luz solar e de olhares indiscretos, suportar a carga estilística definida. Não há cortinas especiais para o loft, a escolha é baseada nas cortinas representadas pelos fabricantes modernos.
Cores permitidas
A cor das cortinas no interior pode ser diferente, mas sempre lisa e sem brilho. Os têxteis não devem se concentrar em si mesmos. Bege, marrom, cinza - as cores mais comuns do loft, simbolizando restrição, dignidade e respeitabilidade. Outras cores pastel são permitidas - preto e branco, além de vermelho e azul escuro, se forem compatíveis com o tom de móveis estofados ou outros itens de interior.
Uma combinação da cor do tecido com o papel de parede da sala é bem-vinda.
Cortinas
As persianas verticais ou horizontais enfatizam o minimalismo, a funcionalidade e o compromisso com as linhas claras. Feito de plástico, poliéster, têxtil e bambu. Se necessário, eles podem proteger a sala da luz solar.
Sala de estar
As cortinas mais comuns na sala são cortinas diretas. Eles podem ser combinados com um véu translúcido ou tule. As cortinas de filamentos brancos parecem interessantes nas aberturas das janelas, especialmente no fundo da alvenaria marrom das paredes da sala. As cortinas de rolo podem enfatizar o estilo industrial.
Se você escolher painéis japoneses para o design, poderá não apenas decorá-los com janelas, mas também dividir o espaço, usando como partições.
Quarto
Nos quartos para dormir, cortinas devem ser necessárias. De forma longa e simples, eles proporcionam às características grosseiras do loft uma sensação de suavidade, conforto e privacidade.
Deve-se dar preferência a tons quentes e neutros. Por exemplo, a cor cinza das cortinas, combinada com as cortinas brancas, traz sofisticação e beleza ao interior contido do quarto. Quanto menor a sala, menor o comprimento.
A cozinha
Cortinas curtas trazem uma certa diversão à atmosfera da cozinha. Essas telas são práticas, o que é importante para salas em limpeza frequente e se encaixam harmoniosamente no ambiente. Pode ser cortinas de enrolar ou cortinas romanas, cortinas de café, persianas ou uma combinação de todas as opções acima com cortinas curtas feitas de tecidos naturais. Na cozinha loft você pode facilmente fazer sem cortinas.
Decoração típica de janela
Como mencionado acima, o estilo Loft é industrial-urbano, porque as cortinas nesse estilo são completamente únicas. Uma variedade como em outros estilos não é apresentada aqui, no entanto, dadas todas as nuances, ainda existem opções entre as quais você pode escolher.
Primeiro, as janelas devem estar "vazias", tanto quanto possível. Tal movimento permite que você dê à sala uma luz espaçosa e uma aparência um pouco desabitada. Para esses fins, persianas horizontais de plástico ou metal são excelentes.
Os modelos de madeira são melhores para não escolher, no entanto, se o interior usar tal movimento como a instalação de vigas decorativas no teto, as persianas de madeira, combinadas com o tom, ficarão ótimas.
É muito raro encontrar cortinas clássicas no interior. Basicamente, eles são pendurados em quartos, onde a intimidade e a segurança do espaço são muito importantes. No entanto, mesmo neste caso, as cortinas são selecionadas da forma mais simples possível, feita de linho ou algodão. As cores também são tão próximas do natural. Modelos cinza, branco e às vezes bege - essas são as cores clássicas que caracterizam esse estilo.
O que escolher para a cozinha?
Ao escolher as cortinas da cozinha, é necessário pensar não apenas no conceito de estilo, mas também na funcionalidade das cortinas. Então, na cozinha você não pode pendurar cortinas longas. Não apenas parecerão ridículos, como também requerem cuidados escrupulosos. O revestimento oleoso e sedoso levará ao fato de que essas cortinas precisarão ser lavadas com muita frequência, para que elas rapidamente percam a aparência original.
Se você ainda deseja adicionar um pouco de aconchego à sala, usando tecido na decoração da janela, é melhor optar por cortinas romanas. Essas cortinas com um mecanismo de elevação economizam espaço e é muito mais fácil lidar com elas. Além disso, afastar as cortinas romanas do fogão reduzirá o risco de manchas e estragá-las ao mínimo.
Tendo se estabelecido nas cortinas romanas, pense em uma escala de cores. A beleza do estilo Loft é que a sombra das cortinas não precisa se sobrepor às sombras do interior circundante.
Basta escolher a cor certa:
- Muito popular no design cinza. Pequeno e prático, permite que você não deixe o excesso de luz entrar na sala. Ao mesmo tempo, o cinza parece muito elegante e agradável. Escolha um tom moderado do aço médio ao profundo, cinza-azulado.
- Cor de rosa cinza também se encaixa perfeitamente no interior da cozinha; no entanto, nesse caso, qualquer um dos elementos também deve ter essa sombra. Por exemplo, utensílios ou peças de móveis são ótimos para essa função.
Mais frequentemente, persianas horizontais são escolhidas para decorar a cozinha. Eles são práticos, fáceis de usar. Existem muitos modelos no mercado que diferem em tamanho, tipo de controle e preço. Portanto, os modelos com acionamento elétrico com controle automático custarão muito mais do que as estruturas mecânicas clássicas; no entanto, se sua cozinha estiver equipada com janelas de teto, a compra dessas persianas é simplesmente necessária.
Na maioria das vezes, a cor branca das persianas é selecionada. Cinza claro também é popular. Pessoas particularmente corajosas compram persianas horizontais pretas, que ecoam em cores com caixilhos de janelas. Essa decisão de design parece nova e interessante, perfeitamente adequada ao estilo geral.
Muitas vezes, as janelas das cozinhas do tipo Loft ficam sem cortinas, concentrando-se em um componente como o quadro. Se sua cozinha possui uma janela de design interessante e você não mora no primeiro andar, pense nessa opção.
Se nos debruçarmos mais detalhadamente sobre as flores, o Loft também fornecerá soluções coloridas para decorar janelas na cozinha. Cáqui claro ou bege fresco são convidados frequentes no interior deste estilo. Eles não se destacam da solução composicional geral, criando ao mesmo tempo uma sugestão de nota ecológica no interior. Nas cortinas dessas persianas, a sujeira também não será perceptível, o que torna a escolha a seu favor ideal para o espaço da cozinha.
Exemplos no interior
Abaixo estão exemplos do interior no estilo Loft com uma análise detalhada de uma decisão de design específica em relação ao design da janela:
- A janela pode ser emoldurada com uma simples cortina de linho cinza claro. Nesse caso, essa opção tem o direito de existir, uma vez que a janela está longe do fogão e das superfícies de cozimento, e é quase impossível manchar a cortina. Ao mesmo tempo, não há luz suficiente nesta cozinha. Se o designer tivesse abandonado completamente as cortinas, isso expandiria visualmente a cozinha ainda mais, além de torná-la mais brilhante.
- A cozinha está equipada com um painel blackout., que é a mesma cortina horizontal, mas capaz de absorver até 90% do mundo inteiro. Essa cortina ocupa muito pouco espaço e visualmente parece muito atraente. Utilizando-o, os proprietários da cozinha podem "esconder-se" de todo o mundo e organizar, por exemplo, um jantar romântico à luz de velas. A propósito, a escolha da iluminação amarela quente nessa situação não é acidental, porque com o isolamento total da luz solar, essas lâmpadas podem criar uma atmosfera incomum.
- Cortinas cinza-bege cortadas ajudam os proprietários a se esconder de olhares indiscretos. Aparentemente, este apartamento está localizado no piso térreo. O uso de qualquer meio de proteção contra olhares indiscretos é simplesmente necessário.
- Persianas horizontais de bambu harmoniosamente se encaixam no interior desta cozinha, criando uma atmosfera de suavidade e conforto. Essa iluminação estimula o apetite, enquanto dá uma sensação de segurança. Uma leve sugestão de eco-interior pode ser rastreada em toda a composição desta cozinha.
- Você também pode usar tule no design do espaço da janela, apenas com cuidado. Nesse caso, pelo contrário, “extingue” a iluminação excessiva da rua, refratando a luz e tornando-a suave e difusa. Este interior é feito em um estilo misto, aqui o estilo é sobreposto ao estilo tradicional. Essa combinação tornou possível "fazer amizades" com tule e espaço na cozinha industrial.
- O design não pode ser chamado de típico, pois tons claros são usados em grandes quantidades aqui.No entanto, parece muito interessante, fresco e dinâmico. Os proprietários dessas cozinhas precisam estar preparados para procedimentos frequentes de lavagem e cuidados com o tule. A sala não é muito grande e o forno está localizado próximo à janela; portanto, a limpeza frequente simplesmente não pode ser evitada.
- A idéia de decoração de janelas para uma cozinha-sala combinada. Nesse caso, o designer usou cortinas duplas: persianas horizontais de tecido com painéis largos e uma persiana comum. Essa abordagem permite ajustar a quantidade de luz que entra na sala pela rua e também é frequentemente usada no interior do Loft.
Para mais opções de design de interiores com cortinas em estilo loft, consulte o próximo vídeo.
Decoração de apartamento em estilo loft
Atualmente, projetar seu apartamento com esse design é um prazer bastante caro. Embora pareça que você pode criar toda essa negligência sem a ajuda de especialistas experientes, mesmo pequenos objetos no loft têm o seu lugar e são usados para a finalidade a que se destinam, portanto, você deve ter um cuidado especial ao escolher acessórios para esse estilo.
Mas, para que o apartamento não pareça um armazém, apenas se assemelhe a ele, eles usam os detalhes de design necessários.
Esse estilo envolve um espaço amplo, que requer boa iluminação e ventilação, portanto janelas grandes são importantes.
Até recentemente, as persianas serviam como atributo principal, mas o tempo requer novas idéias; portanto, com o tempo, as cortinas se tornaram populares como uma adição ao interior em estilo de loft.
Para criar conforto nesse estilo legal, os designers escolhem entre várias variedades de cortinas, cujas fotos você pode ver aqui.
Recursos de design de cortinas
As cortinas nesse estilo têm certas regras, sem as quais a criação de um interior no estilo loft não funcionará. Considere-os:
- Elementos como babados, franjas e rendas são completamente excluídos.
- O tecido deve ser translúcido ou completamente transparente, pois é importante para o nosso estilo preservar a luz natural e lembrar que as cortinas não foram originalmente projetadas para essas janelas, portanto, não devem ser visíveis no contexto geral. A escolha pode ser interrompida no material, o que cria iluminação natural.
- Não persiga cortinas ricas e acessórios elaborados, a simplicidade e a naturalidade das formas são importantes.
- É necessário escolher uma cor em tons pastel, tons brilhantes e cativantes categoricamente não funcionarão - isso se tornará um ponto claro no contexto geral. Escolha bege, chocolate, areia, cinza ou metal.
- Um padrão ou padrão pode ser aceitável se parecer discreto contra um pano de fundo geral.
Loft de cortina em quartos diferentes
Organza, seda, tafetá, cambraia e algodão são usados para criar cortinas.
Inicialmente, as instalações desse projeto eram sólidas (não havia divisões na cozinha, sala, sala de estar) - um estúdio, como o chamam agora; em regra, era separado por um sofá, um armário, uma mesa ou usando as mesmas cortinas. Depende do estilo do mobiliário com o qual as cortinas devem estar em harmonia; idealmente, é claro, use cortinas de luz.
Cortinas em arco (com uma impressão preta que lembra uma imagem) ou cortinas do tipo tule, cujo comprimento pode ser deixado descuidadamente no chão de madeira ou pedra, são perfeitas.
Oficina, escritório
Esse estilo pode ser projetado não apenas na sala de estar, mas é adequado para uma oficina onde as cortinas se encaixam perfeitamente, ideais para criar uma atmosfera de trabalho. Também na sala de conferências, cortinas de algodão escuro aparecerão aqui.
Restaurantes e cafeterias, dependendo do interior pretendido, são adequados para cortinas diretas de tecido no chão, que serão idealmente puxadas pela janela ou passagem.
O esquema de cores do loft não é rico, mas em algumas soluções de design, há cores brilhantes que foram projetadas para enfatizar uma área separada. De qualquer forma, durante o dia, as cortinas se reúnem nas laterais da janela, enfatizando a atenção geral à paisagem que está por trás dela.
Para organizar esse estilo em seu apartamento, casa particular, você não precisa contratar um designer caro, veja as características do interior na Internet - verá que muito pode ser feito por conta própria, porque o loft é caracterizado pela simplicidade, isso também se aplica às cortinas.
As cortinas de loft na moda raramente são vistas na loja, já que o tamanho das janelas para esse estilo não é padrão, portanto, elas são costuradas de acordo com os padrões individuais. Você pode costurar um tipo simples por conta própria, tendo uma máquina de costura em casa e o tecido necessário selecionado corretamente.