Às vezes, após despejar uma argamassa de concreto e compactador, uma crosta cinza é coletada na superfície, a uma distância semelhante à da água. Isto é leite de cimento. Independentemente da marca de cimento utilizada, ela sempre se formará, mas em pequenas quantidades não é assustadora.
Se a crosta aparecer em grandes volumes - isso significa que a proporção de água para cimento foi violada durante a mistura. Nesse caso, o filme sofrerá um mau serviço, pois após a secagem forma uma crosta espessa na superfície do concreto. Isso impedirá que o concreto adira aos revestimentos subseqüentes, como verniz, tinta ou impermeabilização líquida. Por fim, o acabamento durará no máximo um ano, desmoronará lentamente e se afastará.
Métodos para remover filme de uma superfície de concreto
- O caminho mecânico. Aqui, as máquinas de jateamento ou trituração são mais frequentemente usadas. Uma vantagem é a capacidade de remover o leite alocado de locais de difícil acesso. A desvantagem é o alto custo do equipamento e a dificuldade na operação.
- Manualmente. Propõe-se o uso de escovas de metal. Isso não é nada caro, mas exigirá muito esforço e tempo, porque cada área precisará ser escovada manualmente.
- Lavagem a seco. A única vantagem é um curto período de tempo recorde em que você pode se livrar rapidamente do leite de cimento. Para lavagem a seco, são utilizadas soluções especiais contendo ácido, por exemplo, clorídrico ou acético. Eles afetam não apenas o filme indesejado liberado após a aplicação do concreto, mas também o próprio "corpo" do cimento. Este método de limpeza deve ser escolhido no caso em que outros métodos não produzem o efeito desejado. Para neutralizar a solução de remoção da placa, é possível usar álcalis concentrados. Após a conclusão dos procedimentos, a superfície tratada é cuidadosamente lavada.
Utilização em obras
O leite também tem propriedades positivas e geralmente é especialmente preparado. Essa solução é caracterizada por uma estrutura simples, consistência de fluidos, consiste apenas em cimento e água e, como regra, não inclui componentes adicionais.
O leite de cimento é usado para criar pisos, coberturas e sótãos, cujo isolamento é realizado com argila expandida. Argila expandida é, de fato, muitos grânulos, diferentes em peso e composição entre si. E se os grandes se acalmam imediatamente, então pequenas partes, misturadas com líquido, se levantam. A força é bastante reduzida.
Após o assentamento e o nivelamento da argila expandida, uma camada de leite de cimento deve ser colocada em sua superfície. Uma profundidade suficiente do intercalar é de 2 cm. A solução protegerá e também servirá de base para os revestimentos subseqüentes. Além disso, o leite adere com segurança pequenas partículas de argila expandida, penetrando profundamente no aterro.
Não existe uma composição exata e regulamentada. Para obter a forma estrutural, normalmente pegue uma parte de cimento e duas partes de água. A viscosidade do leite de cimento se assemelha a uma consistência semelhante ao kefir, que pode ser alterada pela adição de água ou cimento. A composição será perfeitamente absorvida na argila expandida, capturando todos os grânulos e cobrindo-os com um filme adstringente. Depois que tudo estiver seco, o preenchimento de argila expandida se tornará sólido e durável.
Vantagens
Quando o próprio leite aparece na superfície do concreto derramado, causa alguns problemas. No entanto, quando uma solução é preparada para certos trabalhos, ela apresenta vários aspectos positivos.
Prós:
- confiabilidade
- a capacidade de reter calor dentro de casa,
- a capacidade de não deixar sons de fora,
- resistência a vazamentos,
- endurecimento rápido
- simplicidade e facilidade de colocação.
A deformação das camadas superiores de concreto e concreto armado também pode ser evitada pelo uso desta solução. Basta derramar cuidadosamente com a solução antes de usar.
Onde aplicar
O leite de cimento tem uma ampla gama de aplicações. Por exemplo:
- eliminar rachaduras e lascas na base da massa de concreto,
- conferir propriedades isolantes térmicas ao revestimento (é necessário derramar uma camada de argila com uma solução),
- para fortalecer as camadas subjacentes ao formar a fundação,
- reparo e reparo de danos que apareceram em concreto velho,
- para processar recipientes de metal, porque a solução aprimora as propriedades anticorrosivas,
- para nivelar a superfície.
Além disso, o leite de cimento pode ser usado para outros fins:
- como fixação de pós sob o revestimento de barras,
- ajudar a reduzir a porosidade da superfície, tornando o revestimento mais suave,
- como fluido de processo ao trabalhar com bombas de concreto.
O consumo de leite por 1 metro quadrado de área depende da finalidade para a qual é usado. O custo de um metro cúbico dependerá das proporções dos componentes que compõem sua composição.
Preparação da mistura
A tecnologia para a preparação de argamassa de cimento é bastante simples. Primeiro, calcule quanto trabalho deve ser feito. Com base nisso, calcule e meça a quantidade certa de cimento. É importante lembrar que deve haver 2-3 vezes mais água do que cimento. Essa solução não é regulamentada por nenhum padrão; portanto, é necessário medi-la "estritamente a olho", dependendo da tarefa específica.
Além disso, tudo é bem simples:
- adicione uma pequena quantidade de água à quantidade medida de cimento e misture até obter uma consistência uniforme.,
- sem parar de interferir, adicione gradualmente a água para tornar o leite mais fluido e uniforme,
- no caso de não haver cimento suficiente para preparar a quantidade necessária da mistura, a cal cortada pode salvar a situação. Pode atuar como substituto de uma pequena parte do pó de cimento.
Às vezes, para a preparação de leite de cimento, um primer também é usado como um componente adicional. Após a agitação, a mistura com a adição de um primer pode ser passada através de uma peneira para se livrar de possíveis grumos e detritos. Isso ajudará a obter uma mistura mais uniforme.
Na maioria das vezes, os seguintes tipos de receitas de cozinha são usados, dependendo do trabalho que precisa ser feito:
- se a tarefa é corrigir as rachaduras com uma solução, você precisa misturar o pó de cimento com a água na proporção de 1: 2,
- Para reforçar a betonilha, o cimento não deve estar presente na solução em mais de um terço,
- para fazer uma camada de perdão sob a fundação, é necessário misturar cimento com água também em quantidades iguais,
- se a tarefa é preencher uma camada de leite após o enchimento da argila expandida, a mistura deve ser mais fluida. É necessário observar as proporções - 1 parte de cimento para 3 partes de água,
- para decoração de paredes, também é usada uma massa mais fluida, que pode ser obtida misturando pó de cimento com água na proporção de 1: 3. Nesse caso, não há diferença, a decoração da parede interna ou externa é realizada.
Para obter uma consistência mais uniforme da solução final, é aconselhável usar uma broca com um bico especial na forma de um batedor. Ela vai se livrar dos caroços após a mistura. E adicionando cal cortada à mistura de cimento, você pode obter maior ductilidade. A consistência neste caso será semelhante ao vidro líquido.
Para derramamentos de argila expandida, você precisa preparar uma solução de densidade ideal. Para verificar se o leite de cimento obtido atende aos requisitos especificados, execute o seguinte algoritmo de ações:
- em uma superfície coberta com argila expandida, selecione uma pequena área, preencha com a mistura obtida,
- espere 20 minutos para o líquido secar e impregnar argila expandida,
- após o tempo estipulado, verifique o resultado,
- no caso em que a solução escapou para argila expandida e nada permaneceu na superfície, o leite acabou sendo líquido. Adicione mais cimento,
- se a maior parte da solução permanecer na superfície - o leite estiver muito grosso, dilua-o um pouco com água,
- Uma boa opção seria quando a maioria da solução se infiltra em argila expandida, mas uma fina camada de derramamento de cimento permanece na superfície. Assim, partículas de argila expandida serão aderidas com segurança e sua superfície será mais lisa e uniforme, devido à fina camada congelada da solução.
O que é isso
Se a composição da argamassa para a disposição da betonilha incluir três componentes: cimento, areia e água, não será necessária areia para preparar o leite de cimento. Além disso, as proporções de materiais neste caso não são reguladas pelo GOST, SNiPs ou outros documentos regulatórios. No entanto, a experiência mostra que, para obter leite com consistência normal, com o mesmo consumo de aglutinante, é necessário tomar três vezes mais água do que ao preparar a argamassa para a mesa.
É muito simples verificar a densidade do vazamento de cimento:
- Primeiro, derramamos uma pequena área de travesseiro de argila expandida,
- observamos 15-20 minutos,
- opção 1 - o leite vazou completamente através do travesseiro e o filme não permaneceu na superfície dos grãos de argila expandidos; portanto, o leite ficou muito líquido e você precisa adicionar cimento,
- opção 2 - quase toda a mistura, ou quase toda, foi atrasada na superfície do isolamento, tal composição requer mais água.
Assim, a proporção mais ideal de água para cimento é selecionada em cada situação específica. E o consumo de leite de cimento por 1 m 2 da área cultivada é obtido em uma quantidade tal que a camada de argila expandida seja bem saturada com ela, mas não inundada.
Preparação de leite de cimento
A tecnologia para preparar uma solução para vazar base de argila expandida é extremamente simples. Com base em uma determinada quantidade de trabalho, é necessário medir a quantidade estimada de cimento. Para fazer uma solução por 1 m 3, o consumo do aglutinante M 300 será de 260 a 300 kg. Lembre-se de que a água precisará de duas a três vezes mais que o cimento. Seguinte:
- fechamos o cimento com uma pequena quantidade de água e mexemos até obter uma massa cremosa homogênea,
- com agitação constante, adicione gradualmente a água, tornando a solução fluida,
- uma certa quantidade de cimento pode ser substituída por cal abatida, o que melhorará significativamente a plasticidade e a resistência à umidade da composição.
Como componente adicional, um primer é adicionado ao leite de cimento. Recomenda-se passar o cimento por uma peneira fina antes de iniciar o uso para evitar a formação de grumos.
O processo de estabilização do intercalar de argila expandida
O derramamento de argila expandida com leite de cimento foi projetado para executar as seguintes tarefas:
- aumenta a impermeabilidade estrutural da formação a granel, fortalecendo-a,
- permite obter um preenchimento confiável dos seios livres entre os grânulos individuais de argila expandida,
- argila expandida derramada com leite de cimento adquire resistência e densidade adicionais.
Depois que o cimento endurece, a camada de argila expandida se torna mais estável; o movimento de trabalhadores e mecanismos de luz é permitido nela sem destruir a integridade da camada superior. É mais fácil e mais seguro realizar o trabalho no dispositivo da mesa, sem medo de "flutuar" dos grânulos de isolamento.
O leite de cimento deve ser preparado em porções que sejam consumidas sem resíduo, uma vez que após armazenamento prolongado da composição, o cimento pode assentar. Com a mistura repetida, será difícil obter uma consistência uniforme.
A argila expandida deve ser eliminada gradualmente, aguardando a impregnação completa de toda a massa de isolamento. Prossiga com os trabalhos subseqüentes após o leite de cimento secar completamente, após cerca de 24 horas. Ao trabalhar com argila expandida, deve-se levar em consideração que é praticamente impossível criar uma inclinação com esse material devido à sua fluidez. Nesse caso, não é usada argila expandida seca, mas uma mistura que consiste em cascalho de argila expandida, areia, cimento, água e os aditivos necessários. Em outras palavras, essa preparação é feita de uma mistura leve de concreto com isolamento térmico.
O leite de cimento é utilizado não apenas na impregnação de argila expandida, mas também no engomar de superfícies de concreto, no rejuntamento de fendas, a fim de fortalecer o leito sob pedras de pavimentação, como material tecnológico durante a operação de uma bomba de concreto e em outros casos.
Leite de cimento - o que é?
Normalmente, cimento Portland barato e água são usados para amassar a composição. As proporções são determinadas dependendo do tipo de aplicativo. A simplicidade do cozimento permite que você faça você mesmo. Em uma escala de construção em larga escala, a construção de estruturas de concreto armado por vibração também libera uma mistura de água e cimento. Este é um sinal para interromper a vibração, caso contrário, a solução poderá delaminar. Sendo um produto residual, o leite de cimento é um revestimento insolúvel em água de sal de carbonato de cálcio. É formado devido à reação química do hidróxido de cálcio, que é liberado na superfície de uma pedra com dióxido de carbono no ar.
A formação de uma grande quantidade de líquido indica uma violação da relação água / cimento no concreto.
Por que remover o leite de cimento?
No caso de trabalhos de enchimento de concreto, as etapas de acabamento são assumidas no futuro. Mais frequentemente, é a aplicação de um revestimento diferente, por exemplo, coloração. Uma solução esbranquiçada cria uma camada intermediária entre a superfície sólida e a tinta, impedindo que ela mergulhe profundamente na pedra. Além disso, a resistência estrutural é reduzida devido à separação do monólito. Com o tempo, a mistura água-cimento começará a descascar independentemente, juntamente com uma camada de tinta. Este é um trabalho de baixa qualidade, que não garante a durabilidade do revestimento. Portanto, o filme de leite deve ser removido e até a massa solidificar. Se o concreto ainda estiver seco, ele começará a brilhar como brilho.
Métodos de retirada
A aplicação de qualquer método deve ser justificada especificamente em cada situação. A tabela mostra os principais métodos para remover o leite:
Método de exposição | Ferramentas Aplicáveis | Funcionalidades |
Mecânico | Escovas de metal, vassoura, raspador | Não é adequado para grandes áreas |
Máquinas de trituração e jateamento de areia | Método caro e demorado | |
Fluxo de água ou ar (equipamento especial) | Não é adequado para filme curado (insolúvel em água) | |
Químico | Soluções à base de ácido clorídrico ou acético | É realizado estritamente de acordo com as instruções |
O último método é raramente usado, uma vez que os reagentes químicos não apenas removem a suspensão branca, mas também afetam negativamente as propriedades da pedra artificial. Após a aplicação do ácido, recomenda-se o tratamento com solução alcalina concentrada até a completa neutralização. A segurança é importante. Depois de lavar cuidadosamente a superfície com água.
Propriedades do material de construção
As características desta mistura simples dependem amplamente das proporções especificadas. Por consistência, você pode obter uma suspensão, suspensão ou massa. A força é afetada pela marca de cimento. Quando o cal é adicionado à solução, obtém-se uma textura interessante e uma cor de superfície branca. A homogeneidade do material também é importante; caso contrário, durante a aplicação, a uniformidade da camada e sua resistência não serão alcançadas. As principais propriedades incluem:
- resistência à água e suavidade da composição endurecida,
- bom som e isolamento térmico,
- a capacidade de preencher pequenas rachaduras,
- endurecimento rápido
- confiabilidade
- proteção contra corrosão
- facilidade de uso.
Aplicação
O leite de cimento entrou ativamente em todas as etapas de uma escala diferente de construção. As situações em que é necessário usar uma mistura de água e cimento incluem:
O leite de cimento encontrou sua aplicação em trabalhos como alisar o revestimento ou derramar pequenas rachaduras ou lascas.
- Alinhamento de superfícies.
- Preenchimento de pequenas rachaduras e lascas.
- Isolamento térmico da camada de argila expandida.
- Reforço da almofada da base inferior.
- "Reparação" de uma velha pedra artificial.
- Proteção de recipientes de metal para proporcionar propriedades anticorrosivas.
- Reforçar a roupa de cama sob as barras.
- Porosidade reduzida das superfícies.
- Preparando paredes para azulejos ou azulejos.
- Lavagem de mangueiras de bomba de concreto.
A fermentação do concreto é o isolamento de uma superfície de pedra de influências externas agressivas por tratamento com leite de concreto.
Lista de pendências de recursos
Antes da preparação, o pó seco deve ser cuidadosamente peneirado para evitar aglomerações e detritos da solução. Para misturar, é melhor usar um misturador de construção. A água deve ser adicionada gradualmente e lentamente, mexendo constantemente a massa. Se o cimento não for suficiente, é possível adicionar cal extraído. Ocasionalmente, um componente adicional é um primer. A tabela mostra as proporções dos ingredientes, dependendo do escopo:
Composição:
A receita não é regulamentada. A concentração dos componentes é determinada individualmente, de acordo com as características da produção, escopo. A viscosidade de uma solução de cimento-água corresponde a uma consistência semelhante ao kefir, varia em proporção à concentração de ingredientes (cimento, água):
- Com proporções iguais dos componentes, a viscosidade corresponde à suspensão.
- Ao dobrar a concentração de água, a massa é uma mistura de partículas de cimento.
- Um aumento de 1,5 a 2 vezes a proporção de cimento leva a um aumento na viscosidade, correspondente ao teste de líquido.
Devido à falta de uma proporção clara da mistura, os desenvolvedores a utilizam com diferentes concentrações de ingredientes. As proporções das partes podem ser iguais, no entanto, os desenvolvedores usam amplamente misturas com uma concentração de água 3-4 vezes maior que a proporção de adstringente. Tudo depende do nível de tarefas.
Como obter a mistura?
O leite de cimento, embora tenha uma composição primitiva, é usado pelos desenvolvedores como uma subespécie especial da solução, sem agregado. A mistura é preparada da seguinte forma:
- por diluição especial do cimento Portland com água sem o uso de cargas e massa de areia. As proporções dos componentes são selecionadas levando em consideração tarefas específicas, não são reguladas por códigos de construção,
- no processo de formação de estruturas de concreto armado, sua compactação vibracional. Na fabricação de produtos de concreto armado, um pequeno volume de fração líquida de concreto, chamado leite, é coletado na superfície dos produtos. A aparência da fase líquida indica a necessidade de interromper a compactação vibracional da massa de concreto. A fração líquida é removida da superfície de concreto dos produtos, utilizada para realizar várias operações.
Áreas de aplicação
Dependendo da composição usada, o leite de cimento é usado para executar as seguintes tarefas:
- Vedação de rachaduras microscópicas na superfície de uma massa de concreto. Para evitar rachaduras, o leite é preparado, cuja concentração de água é duas vezes a proporção de cimento. A mistura é preparada misturando minuciosamente o cimento com água usando uma broca com um bico. A superfície da massa de concreto é reforçada derramando-a com leite.
As proporções para a fabricação de leite de cimento são selecionadas dependendo do objetivo da operação