Reparação

Espátula para teto falso

Para a instalação de vinil elástico e panos tecidos, os mestres usam dispositivos especiais. A espátula é uma lâmina de uma determinada configuração com um cabo de madeira ou plástico. Cada um desses dispositivos é usado para executar manipulações individuais em um determinado local de trabalho. As lojas vendem esses acessórios em conjuntos, mas especialistas experientes preferem a ferramenta que melhor atenda aos seus hábitos profissionais, por isso costumam usar lâminas feitas à mão.

Quais são os tipos de lâminas

As lâminas para montagem de estruturas tensionadas são marcadas com códigos profissionais, que refletem a forma, o comprimento da alça e o escopo:

Conjunto para montagem de panos tensionadores

  • Espátula principal (grande) reta. Com sua ajuda, o meio da tela está ativado. Tem uma alça alongada.
  • Peça dupla de metal a 90 graus. Também é chamado cornija. Eles trabalham duro para alcançar lugares.
  • Série básica com peça de metal de trabalho direto. As subespécies diferem no comprimento do identificador.
  • A espátula é pequena. É conveniente no trabalho em locais de canto.
  • Espátula arredondada - projetada para a montagem de tetos extensíveis em poliéster.
  • Canto com uma larga lâmina triangular e pontiaguda para instalação em uma baguete aberta.
  • Perovoi. É necessário ao preencher a tela em seções de canto ou perto de tubos.
  • Desmontagem da chave de fenda. É necessário ao desmontar a estrutura. Uma chave de fenda é usada para remover os tetos do perfil.
  • 09-10. Uma série de dispositivos com uma curva em forma de Z de uma lâmina de ganso. Graças a este formulário, a mão não se apega à baguete.
  • 011 e 012. Lâminas de cornija com uma parte de trabalho pontiaguda e estreita do “cachecol”.

Como escolher uma ferramenta

Para um iniciante, para uma instalação simples de tetos falsos, basta comprar uma espátula básica, arredondada e pontiaguda. É melhor tomar médias, pois são universais. Existem kits com cabo de plástico e madeira à venda. As omoplatas mais confortáveis ​​com cabo de madeira. Embora sejam mais caros, mas não escorregam e são agradáveis ​​ao toque.

Vestir a tela em uma baguete

Ferramentas de qualidade são feitas de aço inoxidável.

Vídeo como trabalhar com um conjunto para instalação de tetos falsos:

Com o tempo, o mestre começa a ser exigente quanto ao material e ao formato da alça. Como regra, os artesãos removem a alça da ferramenta de fábrica e fazem outra, de acordo com seu gosto. Geralmente refaça os instrumentos da série principal.

Nuances

Trabalhar com um tecido elástico é um processo difícil, exigindo muito esforço e tempo. Além disso, o mestre deve ter um conjunto de ferramentas para esse negócio. O especialista precisará de um furador, fita métrica e nível de laser. Uma espátula de montagem é usada para facilitar o preenchimento da tela em uma baguete.

Qualquer espátula tem uma alça e uma ponta de metal. As alças vêm em diferentes formas, elas podem ser feitas de vários materiais. A ponta é feita de aço inoxidável de primeira classe. Por esse motivo, a ferramenta não se dobra, o que é muito importante para um trabalho de alta qualidade. De fato, durante o processo de instalação, a espátula está sujeita a uma carga significativa da tela, que a pressiona.

Variedades

No sortimento, você pode encontrar esses tipos de lâminas de montagem:

  • Com um bico direto. Essa ferramenta é usada para preencher a tela em áreas estreitas e de difícil acesso. Para maior conforto, este dispositivo está equipado com um pequeno cabo de madeira, a largura da parte principal é de 15 a 50 milímetros. Uma espátula desse tipo é frequentemente usada nas áreas de teto às quais estão conectados canos de água ou gás.
  • Em linha reta. Com a ajuda dessa ferramenta, é executada a principal tarefa de preencher a tela em uma baguete. As espátulas dobradas têm diferentes comprimentos de alças e peças de metal. A forma da parte principal é feita na forma de um trapézio com uma extensão no final.
  • CornerEspátula de canto para teto tensionado tem uma borda afiada para preencher confortavelmente a tela nos cantos da sala.
  • Semicircular. Em certas situações, é permitido o uso de espátulas com formato semicircular, largura substancial. Eles são muito confortáveis ​​no trabalho, portanto, encher a tela com uma baguete será muito mais rápido.
  • Elétrico. A lâmina deste produto faz o movimento devido à eletricidade. Usando este dispositivo, você pode economizar seu tempo e energia. A instalação ocorrerá muito mais rapidamente do que com outras ferramentas. No entanto, destina-se especificamente a mestres envolvidos em atividades profissionais. A espátula é notável por seu alto preço, portanto, não justifica o investimento com o uso único.

Material do punho

A alça da espátula pode ser feita dos seguintes materiais:

  1. Uma arvore Muitas vezes, cabos de madeira são feitos de carvalho. Eles são duráveis ​​e têm uma vida útil longa.
  2. De plástico Este material não é tão durável quanto a madeira, mas os profissionais preferem. As alças de plástico são mais leves, portanto as mãos se cansam menos ao trabalhar.

Dicas para escolher uma espátula

Para obter uma ferramenta de qualidade adequada ao trabalho, é necessário levar em consideração os seguintes critérios: tipo de tela, complexidade do projeto. Escolhendo uma espátula, vale a pena considerar tais nuances:

  • Manuseie o material. Os especialistas costumam escolher ferramentas com um cabo de madeira. Eles são mais pesados, mas são duráveis. Uma espátula com cabo de plástico pesa menos, mas não dura muito tempo. Se você escolheu uma espátula com um cabo de madeira, deve tratar a superfície do cabo com um pano de esmeril, para que não haja bordas pontiagudas e pontiagudas, pois elas podem deformar a superfície do teto.
  • A alça da ferramenta pode ter várias formas: oval, redonda, em forma de lágrima, plana e assim por diante. Para decidir qual a melhor caneta para o trabalho, pegue-a na mão e faça vários movimentos de trabalho.
  • A espátula não deve ser muito pesada, porque com muito trabalho as mãos ficam muito cansadas, mas uma ferramenta leve não funciona (não será possível apertar qualitativamente o pano elástico).

Qual espátula comprar para atividades profissionais?

Se você deseja se envolver na instalação de revestimentos elásticos profissionalmente, deve comprar todos os tipos de lâminas listadas acima. Você pode comprá-los em uma loja especializada ou fazer você mesmo.

A aquisição de um arsenal de ferramentas é uma opção simples, mas você precisará investir muito dinheiro na compra. Digamos que uma espátula semicircular custa cerca de 2500 rublos. A espátula de canto de alta qualidade pode ser comprada por 1200 rublos. Ao comprar todas as ferramentas, você precisará investir muito dinheiro na compra. Portanto, artesãos que não têm grandes meios costumam fabricar dispositivos para instalação em casa.

Fabricação de ferramentas DIY

Existem várias maneiras de fazer uma espátula para montar folhas esticadas. O método mais fácil é escolher uma placa rígida de metal (você pode usar uma lâmina de uma faca velha).

A largura dessa ferramenta será de aproximadamente 3 centímetros. Usando um moedor, a ponta afiada da lâmina é cuidadosamente cortada. Em seguida, as bordas são arredondadas para não ficarem muito afiadas, pois podem danificar o teto. Então você precisa aquecer o metal a tal ponto que ele dobre bem. Para fazer isso, você pode usar um forno a gás e um alicate. O metal deve ser dobrado até que o ângulo de curvatura desejado seja formado para que a ferramenta possa ser enganchada em uma baguete.

Arsenal adicional de ferramentas

Além das espátulas, os seguintes dispositivos são necessários para o trabalho:

  • Escada. Um item necessário ao trabalhar em altura.
  • Serra de pêndulo. É necessário para cortar perfis em um determinado ângulo.
  • Diferentes ferramentas para medir comprimento ou largura: fitas métricas, réguas, cantos e muito mais.
  • Detectores de metal. Usado para evitar possíveis choques elétricos. Afinal, a fiação é geralmente colocada em uma das camadas de gesso.
  • Chave de fenda. Com a ajuda dele, aparafusará rapidamente os parafusos.

Espátula para instalação de tetos falsos produto, sem o uso do qual este trabalho não possa ser realizado. Portanto, no arsenal de cada mestre deve haver vários tipos de tais ferramentas, caseiras ou compradas em uma loja especial.

Funcionalidades

A instalação de um teto falso não é uma tarefa fácil e exige que os mestres tenham em estoque todo um arsenal de ferramentas e dispositivos. Juntamente com a fita métrica, o nível do laser e o perfurador, o kit mestre também usa espátulas de montagem especiais para tetos falsos. O principal objetivo dessa espátula é tornar o preenchimento do revestimento do teto em uma baguete um processo menos demorado. A baguete é uma tira de perfil especial, na cavidade em que a tela está montada.

A espátula para tetos elásticos em qualquer um de seus desenhos possui uma alça e uma ponta de metal. O formato da caneta e seu material podem ser diferentes. A dica em sua configuração também possui uma variedade de formas para executar todos os tipos de trabalho. A espessura da peça de trabalho da espátula do teto excede o valor da opção de construção e varia de 0,6 a 1 mm.

Além disso, a ponta dessa espátula é feita de aço inoxidável de alta resistência. Esses recursos não permitem que a espátula se dobre, que é sua característica necessária. No processo, a espátula experimenta uma tremenda carga da tela que a pressiona.

Durante o alongamento de uma tela, várias dessas ferramentas podem ser usadas ao mesmo tempo, dependendo de sua finalidade.

As seguintes variedades da ferramenta podem ser distinguidas:

  • Com um bico direto. Essa visão é exatamente a mesma de um sujeito pequeno. É conveniente encher a tela com uma espátula em locais estreitos e inacessíveis. Por conveniência, eles têm um pequeno cabo de madeira e a largura da peça de trabalho é de 15 a 50 mm. Uma espátula com um bico direto será especialmente indispensável nos locais do teto aos quais os tubos de gás ou água se juntam.
  • Formas curvas e retas. Eles realizam a maior parte da operação de reabastecimento do material do teto em uma baguete. As espátulas curvas têm uma quantidade diferente de inclinação da peça de metal e o comprimento da alça. A forma de sua parte metálica é feita na forma de um trapézio, expandindo-se no final. Sua curva tem uma inclinação diferente e depende da forma do perfil da própria baguete.

As espátulas curvas são:

  • Grande com uma omoplata dobrada em um ângulo de 45 graus. Este modelo de espátula é o mais popular e é adequado para qualquer trabalho de instalação com um pano de tecido e com material de cloreto de polivinila. Estas espátulas estão equipadas com um cabo de madeira com 40 cm de comprimento.
  • Pequeno com uma omoplata dobrada em um ângulo de 45 graus. Eles têm a mesma forma, mas diferem no tamanho menor da superfície de trabalho e do suporte, o que simplifica o trabalho em áreas de difícil acesso. O cabo de tais espátulas tem um comprimento de apenas 10 a 20 centímetros.
  • Uma versão intermediária desses tipos de espátulas é ferramentas de tamanho médio. Além de uma curvatura de 45 graus, as espátulas podem ter a forma de uma inclinação da peça de metal e 90 graus. É conveniente preencher a tela com um produto dessa forma em uma baguete de sua parte superior. Além disso, com sua ajuda, é fácil lidar com o trabalho de instalação de lâmpadas embutidas e filetes de teto.

  • Curvo, de forma triangular. Eles são classificados de acordo com o mesmo princípio dos diretos. Eles podem variar em largura, ângulo e comprimento da alça. As lâminas são de forma triangular com uma ponta estreita. Esse tipo de espátula de teto não visa o processo principal de esticar o teto, mas o seu alinhamento em áreas de difícil alcance da baguete. Além disso, ele lida com a tensão do teto em seções curvas.
  • Espátula de ganso curvada. Sua forma geométrica tem uma dupla curva, devido à qual recebeu o nome de ganso. Essa forma é inerente aos modelos grandes e pequenos desta ferramenta, e a configuração da forma da lâmina não importa. Esta forma geométrica da espátula é usada em todas as suas formas. Este modelo foi projetado para reabastecer o material de cloreto de polivinila usando o método de tensão do arpão, enquanto a forma do perfil da baguete pode ser diferente. À primeira vista, pode parecer que o formato dessa espátula seja muito complexo e, portanto, possa ser vulnerável durante o uso, mas não é. Uma lâmina de espátula de metal desse tipo é feita de ligas de aço inoxidável de alta liga, o que lhe confere características de alta resistência e resistência a pressões externas.

  • Forma angular. Este tipo de espátula foi projetado para fixar a tela do teto nos quatro cantos da sala. Para lidar com essa tarefa, em seu design, possui uma lâmina retangular ou afiada, que também pode ser dobrada em diferentes ângulos. Esse tipo de espátula foi amplamente utilizado no trabalho de instalação de um teto elástico em perfis abertos (esquadrias).
  • Forma semicircular. Este modelo possui uma borda fina da peça de trabalho, o que é conveniente ao instalar panos de tecido. Devido à forma semicircular peculiar, é conveniente que eles encham o material em uma baguete, façam inserções peculiares, enquanto a velocidade do trabalho será muito alta.
  • Um tipo separado de espátula para tetos elásticos deve ser destacado modelos elétricos. Esta categoria é um aparelho elétrico com movimento alternado automático da superfície de trabalho (lâminas). Esta ferramenta é capaz de facilitar o trabalho de fixação da tela e pode lidar com sua tensão em questão de minutos.

Vale ressaltar que essas ferramentas também são classificadas de acordo com o tipo de suportes (alças). Eles podem ter uma configuração diferente: de um oval padrão na forma de uma gota a um apartamento retangular. O formato da caneta não afetará a qualidade e a velocidade do trabalho. Sua escolha depende apenas da sensação confortável na mão do mestre.

Veja como segurar espátulas ao instalar tetos falsos no próximo vídeo.

Conclusão

Em resumo, pode-se notar que a espátula se destina a desempenhar uma tarefa importante no processo de instalação de um teto extensível: com ela, a tela é reabastecida no perfil da baguete. Ao trabalhar, é necessário usar diferentes tipos deles, cada um desempenhando sua própria função: alguns fixam a tela nos cantos, outros realizam o processo de reabastecimento e outros ainda são ajudantes indispensáveis ​​em locais de difícil acesso.

Conhecimento

O diagrama mostra os principais elementos de uma espátula para tetos elásticos

Uma espátula para um tecto falso tem uma aparência muito semelhante à sua contraparte de construção. E, ao mesmo tempo, possui diferenças significativas, pois é usado para reabastecer um cloreto de polivinil ou tecido na cavidade da baguete.

Eles podem ser vistos com muita facilidade ao considerar os recursos de design da ferramenta:

  1. . Principais diferenças:
  • Falta de flexibilidade. O tecido esticado exercerá uma tremenda pressão sobre a espátula; portanto, se começar a dobrar, simplesmente quebrará,

Um tecido extensível de PVC ou tecido pode quebrar a parte de trabalho da ferramenta se ela não tiver rigidez suficiente

Que lâminas são usadas para a instalação de tetos extensíveis em PVC

A espátula para um teto extensível é uma espátula feita de aço de alta resistência com cabo de madeira ou plástico. A ferramenta é usada para encher novamente o filme de PVC em uma baguete ao instalar com um método de arpão. Ao contrário das espátulas de construção convencionais, a peça de trabalho é muito mais forte, pois a lâmina deve suportar a grande pressão exercida sobre ela quando a lâmina é tensionada. O metal fino dobra e pode até estourar, danificando paredes ou material.

Uma espátula é uma ferramenta indispensável para a instalação de tetos falsos; você não pode substituí-lo por mais nada. Além disso, um não é suficiente.

Para preencher a tela em cantos, locais inacessíveis e em seções curvas, diferentes tipos de lâminas são usados. Eles diferem no comprimento da alça, na forma e no número de dobras da peça de trabalho. Cada um é usado para tarefas específicas.

Existem muitas variações de espátulas para tetos falsos, focaremos nos mais comuns:

  1. Direto - Esta é a principal ferramenta para a instalação de revestimentos de filme, que todo mestre deve ter. Adequado para todos os tipos de perfis com sistema de montagem de arpão. A lâmina é trapezoidal e curva em um ângulo de 45º. A alça é feita de tamanhos diferentes. Médio (14-17 cm) é universal; em locais estreitos, é mais conveniente curto (7-10 cm), em locais de difícil acesso - longo (38-40 cm), por exemplo, em nichos onde é impossível obter uma espátula curta. O comprimento da alça também afeta o peso da ferramenta, da qual depende diretamente a conveniência do trabalho.

  1. Ganso - Uma espátula universal que substitui a maioria das outras pás. A superfície de trabalho é feita na forma de um trapézio com duas curvas em forma de Z. Isso é muito conveniente, pois ao reabastecer a tela, os dedos não tocam na parede, o que evita abrasões e ferimentos. Uma alça reduzida é usada onde você não pode rastrear pelo meio. Em outros lugares, para não precisar se esticar, eles usam um grande, que apesar do tamanho (40 cm) tem um peso pequeno de apenas 260 g. É conveniente trabalhar com uma espátula, as mãos não estão cansadas e o formato da lâmina permite preencher a tela em quase qualquer área.
  1. Azedo - possui uma peça de trabalho trapezoidal com uma curva de 90º (um ou dois). É usado para encher o filme em baguetes ou caixas de gesso cartonado para estruturas de vários níveis com iluminação oculta. Uma espátula com cabo médio (24 cm) e duas dobras é usada para tetos altos quando a folga entre a parede e o perfil é muito pequena. A alça estendida (40 cm) com uma dobra é adequada para uma baguete de cornija.
  1. Corner - espátula com uma lâmina pontiaguda de forma triangular. É usado para montagem na junção de estruturas em um perfil aberto. Ele permite que você preencha mais rapidamente a tela nos cantos, mas você pode fazer isso com a espátula reta usual.
  1. Perovoi - difere em uma superfície de trabalho longa e estreita. A lâmina tem uma forma de ponta curvada e uma largura de apenas 2,8 cm e é usada em locais estreitos e inacessíveis, por exemplo, atrás de canos de gás ou água que passam perto da parede. Um modelo com uma alça encurtada (cerca de 9 cm) é usado para preencher a tela nos cantos afiados de nichos e cestas.

Uma espátula de plástico é usada para inserir a fita adesiva. É adequado para todos os tipos de tampas decorativas; a superfície desliza facilmente e não risca o material. Esta é uma ferramenta opcional, mas seu uso acelera bastante o processo.

Que espátula é necessária para tecto falso em tecido

O tecido difere em suas qualidades e tecnologia de instalação do filme, portanto outros requerem ferramentas. Para dobrar as telas Clipso e Descor no perfil do prendedor de roupa, use uma espátula com um canto cortado e suavizado. Uma opção em forma de leque também é comum - é conveniente ao ignorar tubos. A superfície de trabalho da espátula é arredondada, visivelmente maior que a alça, não tem dobras e afina até a borda.

Ao contrário do filme de PVC para tetos extensíveis, uma ferramenta é usada, é universal e permite reabastecer a tela em seções retas e em cantos. A escápula é inserida no perfil até parar em um ângulo de 45 graus e depois é girada, como se estivesse rolando o tecido em uma baguete.

Uma espátula de plástico é usada para instalar tetos de tecido usando um método de envidraçamento. Você pode usar uma cunha de madeira. O principal é que a ferramenta possui rigidez suficiente e não possui arestas vivas que podem danificar a tela.

Alguns instaladores usam uma espátula elétrica para inserir um cordão de vidro em uma baguete. Faz sentido adquirir esse instrumento para uma equipe profissional, para que o trabalho seja mais rápido. E para quem deseja instalar tetos falsos em casa, isso é um desperdício de dinheiro, já que uma espátula elétrica não é barata.

Como fazer uma espátula com suas próprias mãos

O preço médio de uma ferramenta profissional é de cerca de mil rublos cada. E não se pode prescindir, especialmente ao instalar estruturas complexas. Para economizar dinheiro, você pode fazer uma pá para tetos extensos com suas próprias mãos. Se a ferramenta for necessária apenas para reparos em sua própria casa, essa é a melhor opção.

O que é necessário

A lâmina de montagem para filme de PVC é mais fácil de fabricar a partir de uma espátula de construção convencional. Uma ferramenta com uma alça conveniente e uma peça de trabalho de um tamanho adequado é selecionada na loja. Na maioria dos casos, a largura ideal será de cerca de 7 cm e uma espessura de 0,8-1,5 mm. Um canto estreito ou lâmina de penas virá de uma faca de cozinha antiga. Para fazer uma espátula semicircular para tetos de tecido, você precisa de uma placa de aço inoxidável com 0,5-1 mm de espessura e uma barra para a alça.