Móveis

Divisória do gabinete: tipos de projetos e regras de seleção

No apartamento, como sempre, não há espaço suficiente? As coisas estão espalhadas pelo chão? Não existe um quarto separado para crianças acolhedoras? Você precisará de uma partição de guarda-roupa deslizante!

O exemplo mais marcante da época soviética é um guarda-roupa que bloqueia um quarto, atrás do qual um quarto de criança é arrumado.

Hoje existe uma maneira semelhante, mas mais eficaz, de zonear o espaço, que permite dividir a sala em duas partes isoladas.

Vantagens e desvantagens

O assunto é insubstituível tanto para apartamentos pequenos de um quarto quanto para estúdios enormes, nos casos em que é necessário:

  • dividir o espaço em zonas aconchegantes separadas,
  • maximizar o uso de reservas de espaço,
  • obtenha espaço de armazenamento extra.

Para a organização do espaço pessoal, são utilizados vários métodos, desde a instalação de telas, terminando com a mudança da cozinha para o corredor.

Tais produtos são embutidos, não possuem piso, teto e uma parede lateral.

Em nossos apartamentos apertados, com o custo atual por metro quadrado, essa pode ser a melhor solução. As vantagens dos produtos são óbvias. Eles oferecem uma oportunidade relativamente barata de realizar o zoneamento das instalações sem construir paredes. Várias telas e roupeiros não estéticos também se tornam desnecessários. E, finalmente, há mais espaço de armazenamento. Ao mesmo tempo, uma grande vantagem é que as fachadas e os módulos podem ser adaptados a diferentes zonas e executados em um design diferente. Está provado que um guarda-roupa de dupla face economiza 12% do volume.

Hoje existe uma maneira semelhante, mas mais eficaz, de zonear o espaço, que permite dividir a sala em duas partes isoladas.

Vale a pena explicar que, além das prateleiras e seções tradicionais para roupas de fora, ele pode ter vários elementos dobráveis ​​ou deslizantes, como mesa ou cama.

No entanto, também existem desvantagens.

  1. Insonorização deficiente.
  2. O design do produto é volumoso e volumoso, exigindo especial confiabilidade e qualidade dos materiais utilizados.
  3. Esses móveis devem ser feitos sob encomenda, uma vez que não é fácil escolher uma solução padronizada e padronizada para fins individuais.

Não há necessidade de construir uma parede de tijolos, basta comprar um guarda-roupa por encomenda, que servirá como uma divisória.

Se a remodelação for feita em uma sala pequena, um guarda-roupa duplo ocupará muito espaço útil.

A fantasia de fabricantes e clientes é ilimitada, mas os seguintes tipos de produtos são diferenciados no mercado.

  1. Divisória de prateleiras (opção de zoneamento fácil, conveniente para tirar as coisas, use efetivamente, por exemplo, em um quarto de crianças).
  2. Divisória de gabinete normal (unilateral e dupla face).
  3. Divisória de guarda-roupa deslizante (unilateral e dupla face).
  4. A forma dos móveis pode ser direta, angular, trapezoidal e até em forma de L.

Tais produtos são embutidos, não possuem piso, teto e uma parede lateral.

As funções e o conteúdo dos armários podem variar arbitrariamente e depende apenas da sua imaginação. No entanto, recomendamos que você aborde esse problema com muita responsabilidade e o entregue ao designer profissional (já que o design do produto é complexo).

Uma porta de entrada está conectada a uma única parede externa.

Assim, o armário entre a cozinha e a sala de estar pode ter em seu design uma janela para servir comida e até mesmo um balcão de bar e uma mesa dobrável! Do lado da sala, você pode alocar um lugar para uma TV e, do lado da cozinha - prateleiras para alimentos e utensílios de cozinha.

Uma nova sala ainda precisará ser equipada e um armário de dupla face ajudará a economizar uma quantia significativa de dinheiro.

Nos quartos das crianças e nos estudos, você pode fornecer estantes abertas e fechadas, no quarto - gavetas, seções para roupas de cama, cestas para roupas.

Além das prateleiras e seções tradicionais para roupas externas, ele pode ter vários elementos dobráveis ​​ou deslizantes, como uma mesa ou uma cama.

Uma boa opção para uma sala de estar é um guarda-roupa de dupla face, divisória, incluindo um sistema de prateleiras.

As duas metades do gabinete de partição podem ter um design e conteúdo interno completamente diferentes.

A questão da habitação ainda é uma das mais importantes para muitas pessoas.

Dicas de seleção

Nos guarda-roupas deslizantes convencionais, tradicionalmente são usados ​​mecanismos alternativos de abertura de porta: rolo (menos confiável) e monotrilho (mais confiável e durável). No caso de um guarda-roupa, partições, economizar nisso é quase um crime.

Se a remodelação for feita em uma sala pequena, um guarda-roupa duplo ocupará muito espaço útil.

Preste muita atenção ao material dos roletes. Apenas metal! O plástico não vai durar um ano. O perfil do sistema deslizante é de aço (forte, durável, confiável, mas menos estético). Alumínio - mais refinado, silencioso, mas menos confiável. A escolha é sua.

Outra opção interessante para o uso de armários divisórios existe para instalações residenciais, onde a cozinha é combinada com a sala de estar.

A espessura dos painéis laterais é de pelo menos 18 mm (padrão europeu). Além disso, esses painéis de partículas contêm menos formaldeído.

Uma opção de separação aceitável pode ser idealizada para quase todas as ocasiões, o mais importante é confiar o desenvolvimento do projeto a profissionais.

As prateleiras têm um corte lateral com uma borda. Preste atenção especial à sua qualidade (geralmente cai). As arestas de encaixe e remendos não são adequadas em princípio.

Para instalação de fachadas são utilizados os melhores perfis.

A maioria das salas possui apenas uma janela e a parte separada é privada de luz natural.

Divisória de guarda-roupa deslizante "exigente" para a largura das portas. Não mais que 1 m (caso contrário, será inconveniente de usar).

Especialistas experientes determinarão a configuração ideal do gabinete de partição, além de ajudá-lo a escolher materiais e acessórios a preços acessíveis.

Especialistas experientes determinarão a configuração ideal do gabinete de partição, além de ajudá-lo a escolher materiais e acessórios a preços acessíveis.

Certifique-se de discutir separadamente a questão da montagem e instalação, as qualificações dos funcionários, já que a instalação de um guarda-roupa deslizante comum não costuma ser um processo fácil. E estragar componentes caros após vários meses de operação como resultado de montagem incorreta não é uma opção. Tenha boas compras!

A questão da habitação ainda é uma das mais importantes para muitas pessoas.

Uma opção de separação aceitável pode ser idealizada para quase todas as ocasiões, o mais importante é confiar o desenvolvimento do projeto a profissionais.

Para a organização do espaço pessoal, são utilizados vários métodos, desde a instalação de telas, terminando com a mudança da cozinha para o corredor.

Isso ajudará a criar duas salas separadas e acomodar muitos utensílios domésticos.

VÍDEO: Divisória de rack para uma sala ► HOUSE DESIGN INTERIOR

Divisória de guarda-roupa no interior

A parede divisória se tornará uma peça indispensável de mobiliário, tanto na habitação de um cômodo como no estúdio. Suas características são ideais para:

  • dividir o espaço em zonas,
  • efetivamente utilizar o espaço
  • adquira outro espaço de armazenamento.

No entanto, vale a pena considerar as fraquezas com antecedência e estar preparado para alguns inconvenientes. Essa solução não é capaz de fornecer um alto nível de isolamento acústico. Você também terá que doar parte da área utilizável. Se você escolher o design errado, ele parecerá muito volumoso, especialmente em uma sala pequena. O produto deverá ser encomendado com base nas características da sala e nos objetivos perseguidos. Isso afetará o custo dos móveis.

Existem várias maneiras de usar este gabinete.

  • A parte da sala é separada por um produto de dupla face, incluindo prateleiras e seções com asas.
  • Colocar um armário grande em toda a extensão da sala pode aumentar o isolamento acústico. Para livre circulação no meio da porta embutida.
  • Uma pequena área cercada por esse projeto pode se tornar uma área de trabalho, de dormir ou de berçário.
  • Essa partição permitirá distinguir entre a cozinha e a sala de jantar.
  • Um conjunto de prateleiras e portas de correr pode resolver o problema do camarim, mesmo em um quarto pequeno.

Se você equipar o design com um sistema de roletes, poderá alterar a aparência da sala em alguns minutos. Isso se aplica a produtos pequenos. Construções de tamanho impressionante, pelo contrário, devem ser firmemente fixadas.

Tipos e finalidade de armários divisórios

As soluções de design para esses produtos são bastante diversas.

  • A divisória de guarda-roupa deslizante parece impressionante e elegante. Ele lidará bem não apenas com a tarefa de guardar roupas, mas também dividirá a sala em duas partes. Se você executar o design de fachadas usando vidro ou espelhos, poderá expandir visualmente o espaço, adicionar luz e volume. Isso é especialmente importante para a parte da sala onde não há janela. Por design, pode ser de um ou dois lados.
  • O rack é uma versão leve, pois é transparente devido à falta de uma parede traseira. É apropriado colocar no berçário, sala de estar. É adequado para armazenar livros, coleções, vasos de flores, fotografias ou simplesmente lindas bugigangas. Este método é apropriado quando não é necessário obter isolamento completo.
  • Um guarda-roupa comum também lida com essa função. Essa é a maneira mais fácil de usar por um longo tempo.

Tipos de projetos de armários para zonear a sala

Por design, os armários usados ​​como partições podem ser embutidos ou estacionários.

A primeira opção não apenas permite o armazenamento de várias coisas, mas também pode dividir totalmente o ambiente. Dependendo da espessura e localização selecionadas, é possível usá-lo nos dois lados. Na partição, você pode fornecer uma mesa retrátil ou dobrável com beliche embutido. Às vezes, os tubos móveis também são incluídos no design.

Uma divisória embutida do guarda-roupa pode estar localizada no meio do estúdio e não entrar em contato com as paredes principais ou ocupar toda a extensão da sala. No segundo caso, é necessário fornecer uma passagem para a livre circulação. Pode ser equipado com uma porta ou permanecer totalmente aberto.

O melhor local para instalar esses móveis é a fronteira entre o quarto e a sala, cozinha e sala de jantar.

A divisória do armário geralmente tem uma altura de 1,6 a 1,8 m. É capaz de ocupar o meio da sala e dividi-la parcialmente em zonas. Esses móveis também podem ser localizados perto de uma das paredes.

Para não criar uma impressão de volume, o design exterior é feito em tons claros. Às vezes, as paredes e a fachada podem ser translúcidas, criando uma sensação de leveza e leveza. Se necessário, é fácil reorganizar esses móveis em outro local, o que geralmente permite que você faça alterações no interior.

Divisória de armário dupla face

Um gabinete de dupla face permite criar espaço de armazenamento em ambas as partes da sala. As portas estão de cada lado. Não tenha medo de que um produto enorme preencha todo o espaço. Todas as coisas necessárias terão seu lugar no armário e peças de mobiliário adicionais simplesmente não serão necessárias.

A modalidade mais simples é um design retangular. Soluções não padronizadas são possíveis na forma de uma elipse, um semicírculo, um trapézio ou uma combinação dos mesmos.

O design da fachada em cada parte da sala pode variar de acordo com o estilo do interior. A mesma regra se aplica ao preenchimento interno. Do lado da sala, costumam fazer prateleiras de livros, uma televisão, pequenas coisas bonitas, etc.

Na área de dormir, os móveis são utilizados para guardar roupas, roupas de cama e, portanto, são equipados da maneira usual: prateleiras, barras, gavetas, tesouras, sapateiras, etc.

Na cozinha, geralmente requer muito espaço para eletrodomésticos, utensílios, suprimentos. Um armário espaçoso vai lidar com tudo isso, e você também pode esconder uma geladeira lá. Essa abordagem ajudará a equipar racionalmente o espaço da área da cozinha.

Se o berçário for projetado para dois, não será possível encontrar uma solução melhor do que um armário que divida a sala ao meio. Cada criança receberá espaço pessoal, seu próprio espaço de armazenamento, onde poderá organizar tudo de acordo com seus gostos e preferências.

Tipos de fachadas e mecanismos de abertura de portas

A fachada do armário, instalada para separar as duas salas, pode conter um dos vários sistemas de abertura de portas.

Sua escolha depende da disponibilidade de espaço livre, estilo de design e preferências dos proprietários da casa.

O tipo mais famoso é a estrutura de giro. Consiste em folha de porta, dobradiças e puxadores. Faixas são fixadas nas paredes laterais. A operação é realizada girando as portas ao redor do eixo. Seu número pode ser diferente e é determinado pelo comprimento do gabinete. O intervalo recomendado da largura da tela varia entre 30 e 65 cm. Uma redução no tamanho parecerá estranha e um aumento levará a uma inclinação e destruição da faixa no ponto de fixação.

Vantagens do sistema de giro:

  • preço razoável
  • falta de barulho durante o movimento,
  • uma boa visão geral do conteúdo do gabinete,
  • longo prazo de operação.

No entanto, a necessidade de espaço livre em frente à fachada geralmente impossibilita o uso desses armários em salas pequenas.

Se a tarefa é economizar espaço, vale a pena escolher portas de correr. Eles parecem impressionantes e são capazes de decorar qualquer ambiente.

As portas feitas como um compartimento, infelizmente, têm pontos fracos.

  • A vida útil depende do material das guias. Os trilhos de alumínio têm uma vantagem: duram um quarto de século. Mas a estrutura de aço não vai durar mais de 7 anos.
  • Os investimentos materiais serão maiores que a versão anterior.
  • O movimento das asas é frequentemente acompanhado por um ruído alto.
  • A capacidade de revisar o espaço interno é reduzida em 2 vezes.
  • O sistema deslizante “come” a área útil.

Algo médio é uma opção dobrável. A folha da porta é dividida em seções presas ao mel. Durante a abertura, as abas se deslocam ao longo da guia superior e se dobram como um livro ou acordeão.

As fachadas dobráveis ​​têm menos peso, não obstruem a vista e também economizam parcialmente espaço.

A desvantagem é a instabilidade do design. Pode ser ligeiramente reduzido se você instalar outro trilho abaixo.

Tipos de armários de partição

Todas as variedades dessas partições, por design, podem ser divididas condicionalmente em dois tipos:

  1. Equipado com parede traseira.
  2. Prateleiras sem parede traseira.

Os modelos com uma parede traseira têm uma séria desvantagem - eles bloqueiam a luz natural da janela em uma das áreas compartilhadas. Tais casos podem ser bilaterais e unilaterais. Se você decidir comprar um produto acabado de fábrica, é aconselhável decorar a parede traseira do painel de fibras.

Um guarda-roupa deslizante comum ou um modelo com portas com dobradiças pode atuar como uma pequena divisória

A frente e verso é mais prática, mas é indesejável usá-lo em salas de tamanho pequeno, porque esse produto possui uma grande profundidade e isso torna o design muito pesado. Se for decidido aplicar exatamente esse projeto, os espelhos nas portas ajudarão a aumentar visualmente o espaço.

Um guarda-roupa de dupla face é geralmente colocado entre a área de entrada e o restante do estúdio

Os racks sem parede traseira tornam o espaço mais fácil e transparente; no entanto, a divisão em zonas com seu uso é apenas condicional. Nas prateleiras, as flores internas ficam ótimas em lindos vasos, vasos, fotografias e outros objetos que dão ao interior uma individualidade.

A divisória de prateleiras pode ter prateleiras dos mais diversos designs e esquemas de cores.

Armário de divisória de parede

Essa partição é muito conveniente para zonear a sala, possibilita alterar radicalmente o design e a função da sala sem reparos caros. Permite organizar áreas de armazenamento convenientes e, ao mesmo tempo, não conspícuas.

Um armário de divisória com uma porta articulada ou deslizante faz um excelente trabalho de dividir o espaço

Realizar a ilusão de isolamento completo do espaço também permite que o gabinete com uma passagem

Uma partição na forma de um rack, sem portas, transmite luz, zona o espaço, mas não o atravessa, criando uma sensação de leveza de construção.

Armário de correr

O guarda-roupa é bastante compacto, mas espaçoso e as portas de vidro espelhado ou fosco adicionam luz e espaço ao quarto. O design é conveniente, pois não é necessário levar em consideração a área necessária para a abertura das portas.

Armário espelhado como divisor de espaço em um estúdio

Armário de dupla face

As portas colocadas nos dois lados da divisória possibilitam usá-la em duas partes de uma sala dividida ao mesmo tempo. Os armários de dupla face são muito práticos e bastante pesados, o que também é importante ao usá-lo como parede. Esses produtos parecem espetaculares, com uma passagem no meio. Esse design não apenas substitui totalmente a parede, mas também fornece excelente isolamento acústico.

Um gabinete de dupla face será uma excelente solução para o problema de armazenar coisas para dois quartos ao mesmo tempo

Combinação de armários divisórios

Um ângulo composto por duas partições cria um espaço separado, funcional e parcialmente isolado na sala. Nesse caso, a combinação de dois gabinetes de configurações diferentes será interessante. Por exemplo, um guarda-roupa para roupas e uma prateleira para livros, flores e outros itens necessários.

Divisória combinada de prateleiras e armários abertos com portas de batente

Um guarda-roupa de dupla face com uma divisória entre os cômodos será muito conveniente para a operação, por exemplo, um design com portas espelhadas instaladas entre o quarto e a sala de estar economizará espaço e expandirá a sala.

Seleção de tamanho do gabinete

Se o armário, que é usado como divisória na sala, for feito em tamanhos individuais, é necessário pensar em todas as opções possíveis para dar à sala o máximo de conforto.

As dimensões dos móveis usados ​​para zonear o espaço devem ser comparáveis ​​ao tamanho da sala

Em princípio, a altura do móvel usado como divisória pode ser absolutamente qualquer. É limitado apenas pelas dimensões do material utilizado, por exemplo, a altura padrão de uma placa de aglomerado é de 278 cm. Para uma sala com tetos padrão, esse tamanho é suficiente. Bem, se você precisar de um gabinete mais alto, é fácil resolver esse problema com um mezanino.

Pelos padrões europeus, os painéis laterais para móveis devem ter pelo menos 18 mm de espessura. Se for utilizado aglomerado, haverá menos formaldeído em um material dessa espessura.

Um armário ou prateleira com dobradiças pode ter qualquer comprimento. Com um guarda-roupa, é um pouco mais complicado devido ao fato de haver algumas restrições:

  • no comprimento máximo das guias (não mais de 500 cm),
  • de acordo com as dimensões mínimas do produto - a largura deve ser de pelo menos 100 cm, porque As portas estão disponíveis em tamanhos não inferiores a 50 cm.

As portas dos armários de batente são feitas, em regra, com 60 cm de largura, e um aumento na largura implicará um aumento no peso da porta, caso em que devem ser usadas dobradiças reforçadas.

O guarda-roupa embutido, feito para tamanhos individuais, permite que você use com mais eficiência a área da sala

A escolha de cores para o armário divisório

Ao escolher a cor de uma partição, é necessário levar em consideração sua combinação com outros itens internos:

    cor branca - facilmente combinada com outras tonalidades, expande visualmente o espaço, adiciona luz,

Guarda-roupa branca na cozinha moderna sala de estar

Armário amarelo com prateleiras abertas como destaque no interior da sala de estar

Armário preto elegante entre o corredor e a sala de estar

Armário marrom em apartamento de estilo étnico

Armário de separação para separar salas diferentes

É aconselhável executar o zoneamento da sala com um gabinete, se você tiver uma sala muito pequena que execute várias funções ao mesmo tempo ou vice-versa, a sala é muito grande e é necessário complicar o espaço e torná-lo mais interessante.

Guarda-roupa elegante no interior clássico de um pequeno apartamento

Porta do armário original entre a sala e o quarto

Em uma sala pequena, a partição parecerá volumosa, mas se ainda houver a necessidade de zoneamento, é melhor usar uma partição na forma de uma escada. Isso não apenas resolverá o problema de dividir a sala, mas também parecerá muito original.

Se você deseja criar uma sala mais isolada, pode combinar armários com uma porta entre eles.

Entre o corredor e a sala

Um armário em vez de uma parede entre o corredor e a sala é muito conveniente se o layout do apartamento não fornecer um hall de entrada dedicado, por exemplo, em um estúdio. Será prático usar um armário de dupla face combinado, por um lado - um compartimento no corredor e, por outro lado - um estante na sala de estar.

Armário de madeira com inserções de espelho em um estilo loft de estúdio

Simbiose incomum de um armário com uma partição harmoniosa

Para crianças

No quarto das crianças, onde moram duas crianças, dividir a sala com um armário permite que cada criança forneça um espaço individual.

Para um quarto de criança, você precisa escolher móveis seguros sem portas de vidro

Um guarda-roupa combinado com uma mesa ou mesa de computador é uma ótima opção.

Um pequeno rack de cores agradáveis ​​proporcionará uma separação visual da sala e preservará a luz natural.

Para a cozinha e sala de estar

Na cozinha, uma área de jantar separada, separada por armários de dois lados, não será supérflua.
Se necessário, você pode organizar um local de trabalho confortável na sala de estar, sem reduzir muito o espaço principal.

Rack decorativo entre a área de trabalho da cozinha e um lugar para relaxar na sala de estar

Combinação de prateleira semi-aberta com mesa de cozinha

Armário de dupla face com prateleiras abertas no lado da cozinha e um lugar para uma TV no lado da sala

Armários

Armários-divisórias são uma oportunidade boa e barata de dividir o espaço da sua casa em partes sem reparo. Os móveis ajudam a zonear uma sala grande e em um apartamento pequeno - é uma divisória interna. Além de obstáculos, o design tem boa capacidade e também serve como um sistema de armazenamento para várias coisas.

Funcionalidades

Uma peça de mobiliário pode ser indispensável em alguns casos, quando necessário:

  • para dividir a sala em duas partes,
  • maximizar o potencial de um volume específico,
  • Encontre outro sistema de armazenamento para uma variedade de coisas.

O armário divisório serve efetivamente para dividir a sala.

Das desvantagens, pode-se notar:

  • características insuficientes de isolamento acústico,
  • grande volume e algum volume,
  • fabricação personalizada, uma vez que é impossível escolher o produto acabado para uma finalidade específica.

Esse móvel separador é um sistema de armazenamento adicional e também possui muitas outras vantagens:

  • Economiza 15% do espaço útil, devido à sua maior capacidade, quando comparado a um gabinete simples.
  • Organização ergonômica e produtiva do espaço.
  • Ênfase no design: os produtos são bastante diversos em termos de materiais utilizados e decoração.
  • Economizando dinheiro na compra de materiais de construção, se em vez de uma parede de tijolos para instalar uma divisória de armário.

Variedades

Os móveis, usados ​​como delimitação de uma sala, têm várias variedades:

  • Divisória de estantes. Design de ponta a ponta com falta de parede traseira. Uma característica distintiva da partição aberta é a conveniência do acesso a itens localizados nas prateleiras, por isso você não precisa percorrer os móveis por outro lado. Esse rack apenas divide as diferentes partes da sala sem bloqueá-lo completamente. Esta opção de zoneamento torna a sala leve e transparente.

Este método é conveniente se você não precisar de isolamento completo de cada zona. As prateleiras podem ser usadas para livros, bem como para várias pequenas coisas que dão aconchego e personalidade à sala: vasos interessantes, um aquário, fotografias, flores nos copos. A divisória de estantes não fecha visualmente a outra metade da sala, como faz o mobiliário comum.

Uma das aplicações mais bem-sucedidas da divisória de estantes é o uso no quarto das crianças para a colocação de literatura educacional, brinquedos macios e artesanato.

  • Divisória de guarda-roupa deslizante. O design moderno das paredes interiores com portas de correr deslizantes. É o mais compacto e parece muito impressionante. Pinturas em espelho são frequentemente usadas para decorar fachadas de portas, o que torna qualquer ambiente mais brilhante. Mesmo na parte da sala onde a abertura da janela está bloqueada, ela não ficará tão escura quanto no caso de uma parede de tijolos.
  • Guarda-roupa dupla face. Um guarda-roupa deslizante com duas fachadas, dividindo uma sala ou estúdio em duas partes. As portas deste projeto são colocadas nos lados dianteiro e traseiro. Pode substituir a parede, cumprindo ao mesmo tempo sua função principal - um local para armazenamento. A vantagem dessa estrutura multifuncional é que não há necessidade de construir uma parede real e, consequentemente, comprar materiais de construção, o que economiza dinheiro.
  • Guarda-roupa embutido. Esta opção da partição pode ser instalada sem depender das paredes principais. O design é erguido no meio do estúdio.

Nesse caso, os móveis apresentam um benefício duplo - a parede divisória é combinada com o vestiário.

É possível uma versão em frente e verso, e a segunda sala terá cantos adicionais para armazenamento. Essa estrutura pode ter uma porta substituindo o interior.

  • Guarda-roupa dupla face. Esses móveis não são tão importantes quanto no caso de embutidos, mas também são eficazes no uso. Em cada lado do gabinete está equipado com uma porta ou nicho. Isso economiza muito espaço e dinheiro para a compra de um gabinete adicional. Por diferentes lados, o gabinete é usado à sua maneira e desempenha uma determinada função, em contraste com uma parede em branco, usada apenas para uma imagem bonita.
  • O armário de sempre. A maneira mais comum de zonear uma sala. Afinal, uma partição sempre foi feita a partir do gabinete: é simples e acessível. Essa opção de dividir um quarto pequeno é conhecida há muito tempo; os estudantes bloqueiam o dormitório para isolar a cama e a mesa de jantar.

As formas desses produtos são diversas: são retilíneas, angulares, trapezoidais, em forma de L. A opção padrão mais comum é retangular. Também existem produtos não padronizados, cuja aparência pode estar na forma de uma elipse, um semicírculo.

Como escolher?

Para espaços pequenos, é irracional usar uma partição de gabinete em branco, isso pode tornar uma sala já pequena e mais pesada. É melhor usar uma estrutura de rack passante. Pode aumentar visualmente a sala, torná-la mais arejada.

Um armário divisório de dupla face, no qual as fachadas estão localizadas em ambos os lados, é colocado de maneira mais eficiente em uma sala grande. Tais produtos, em regra, são caracterizados por grande profundidade, o que complica visualmente toda a estrutura. No entanto, o uso de fachadas espelhadas pode aumentar visualmente o espaço.

Ao escolher um guarda-roupa, divisórias, você deve prestar atenção ao material dos roletes usados ​​no abridor da porta. Escolha apenas metal, pois o plástico tem vida útil muito curta.

O sistema deslizante possui um perfil, o que também é importante para a operação de todo o sistema. Pode ser aço ou alumínio. O aço tem resistência, confiabilidade, vida útil longa, no entanto, não é tão estético quanto o alumínio mais refinado.

Cada gabinete possui prateleiras nas quais a parede lateral é afiada. Não deve haver opções de encaixe e despesas gerais que não correspondam em qualidade a uma construção tão monumental e durável. As portas do guarda-roupa ao usá-lo como divisória devem ter mais de um metro, isso é necessário para facilitar o uso.

Como dividir o espaço usando o gabinete?

A maneira mais fácil é transformar a sala em duas: a sala de estar e o quarto - com a ajuda de um armário, se você o colocar do outro lado, colocando-o contra a parede. Ao mesmo tempo, não importa qual modelo será: um guarda-roupa embutido, armário, de um e dois lados, com portas ou compartimento de dobradiças, um rack aberto ou um guarda-roupa. Na sala de estar, você pode colocar um grupo de sofás com mesa de café, TV, sistema de áudio e, para o quarto, será uma cama, mesa de cabeceira, cômoda, penteadeira ou penteadeira.

As ideias para zonear uma sala com um armário de partição são sempre relevantes, pois oferecem a oportunidade de equipar uma sala isolada. Alguns modelos de tais móveis contêm uma mesa ou mesmo uma cama embutida na estrutura. Portanto, por trás de tal obstáculo, é possível organizar um beliche, um quarto infantil ou um escritório.

Os sistemas de gabinete de partição podem ser usados ​​de dois lados opostos se o design for selecionado corretamente. Por padrão, esse projeto deve ter profundidade de 60 cm. De um lado, apenas metade desse tamanho é usado, e a metade restante é usada do outro lado.

Como opção, em um lado do gabinete, é possível um dispositivo de biblioteca, com estantes abertas e fechadas. Se houver um quarto através da parede, a parte da divisória voltada para o local poderá ser equipada com gavetas retráteis, seções para roupas de cama e cestos para roupas. Se você planeja equipar um quarto infantil lá, é possível colocar livros infantis e brinquedos macios em várias prateleiras.

Ao equipar uma sala com um armário divisório, a área útil é liberada substancialmente e o processo de limpeza da casa também é simplificado. A altura desses produtos geralmente é do chão ao teto.

Existem modelos que têm altura, como uma parede de móveis comum. Como regra, a capacidade desses móveis é muito maior do que a dos móveis tradicionais.

Inúmeras idéias de zoneamento usando armários de partição são usadas pelos designers no design de uma variedade de salas:

  • Se a parede na forma de um armário ocupa todo o comprimento da sala, de parede a parede, é capaz de fornecer um excelente isolamento visual e acústico.
  • A divisória do guarda-roupa pode ser equipada com uma porta embutida, o que tornará a circulação dos moradores pelo apartamento livre e conveniente.
  • Muitas vezes, existem armários baixos, indicando o zoneamento da sala apenas simbolicamente, mantendo sua visibilidade.
  • Um interior moderno se distingue por um recurso como mobilidade, e isso pode ser alcançado usando uma divisória de armário sobre rodas.Para modificar facilmente a sala de acordo com as circunstâncias, basta mover o gabinete, o que, graças aos rolos, pode ser feito sem esforço.

  • Além disso, você pode criar um novo espaço, mesmo em uma pequena sala, se instalar racks e portas de compartimento, onde colocar o camarim.
  • É melhor equipar a sala com um guarda-roupa de dupla face e um sistema de prateleiras.

Belos exemplos no interior

Os proprietários de estúdios precisam resolver o problema de dividir em zonas. No entanto, é impossível instalar paredes ou divisórias volumosas feitas de tijolos e outros materiais. Uma maneira acessível de sair dessa situação seria usar um armário deslizante, um armário simples ou um rack como uma partição funcional. Depois de colocar esses móveis no estúdio, no lugar que você precisa, você pode dividir facilmente o espaço sem custos especiais e problemas associados a grandes reparos.

Um fenômeno bastante comum é quando dois guarda-roupas fazem partições de uma sala grande: uma cozinha e uma sala de jantar. Nessa partição, você pode até fazer uma abertura para a transferência de pratos, copos e talheres. Esta janela improvisada às vezes é equipada com uma porta para fechar esse buraco e isolar a sala de jantar. No lado da cozinha, esse design é adequado para eletrodomésticos: microondas, lava-louças, às vezes até uma geladeira e prateleiras para utensílios de cozinha. E o outro lado, onde a sala de jantar está equipada, pode incluir um pequeno bar, uma televisão e muitas prateleiras abertas e fechadas para pratos bonitos.

Em um apartamento de um quarto, um guarda-roupa é ideal. Essa partição improvisada pode dividir a sala em zonas. No centro do gabinete deve estar equipado com uma porta deslizante interna. Nesse caso, uma das peças ficará sem janela; é adequada para arrumar um quarto. A parte com a janela está equipada como sala de estar ou escritório.

Aqui você pode instalar uma TV ou outro equipamento necessário diretamente no design do gabinete. A decoração interior da divisória de cada lado é realizada separadamente, levando em consideração o design de cada parte recebida da sala. A versão mais funcional dessa partição é um guarda-roupa de dupla face. O modelo está equipado com uma abundância de caixas, prateleiras para roupas. Em apartamentos pequenos, é possível usar um modelo de divisória com uma cama dobrável ou uma mesa dobrável.

Existem armários divisórios com uma pequena altura que não atingem o teto. Dada a sua largura considerável, em uma sala com tetos altos na superfície superior, você pode até equipar um local para dormir com uma escada. Isso pode economizar dinheiro na compra de uma cama.

Uma estante de dois lados pode transformar uma sala em um quarto e uma sala de estar, delimitando essas zonas. Nessa divisória, prateleiras, gavetas e uma cama ou mesa dobrável estão dispostas. Esta solução oferece a oportunidade de fácil transformação da sala.

A disposição da parede divisória entre a sala de estar e a cozinha oferece a oportunidade de usar a sala de estar como sala de jantar se você construir uma janela para a transferência de pratos. Esta opção acontece com uma barra e uma tabela retrátil como parte da estrutura. No lado da sala, você precisa alocar uma prateleira especial para a TV e no lado da cozinha - prateleiras para pratos e utensílios.

Neste vídeo, você encontrará ainda mais idéias para zonear a sala com armários de partição.