Vestiário

Como planejar um camarim

Se você não planejar o espaço do guarda-roupa com antecedência, é muito fácil estragar a sala com uso irracional. Para evitar esse erro, calcule antecipadamente quantos e quais equipamentos você precisará para colocar todas as suas coisas.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a decidir quanto espaço seu camarim deve ter:

  1. Não negligencie as gavetas: um número suficiente delas permitirá que você organize roupas íntimas e coisas "para o corpo".
  2. Economizar espaço permitirá que as hastes estejam localizadas uma acima da outra.
  3. Não aproxime as prateleiras a mais de 35 cm. Caso contrário, armazenar coisas será extremamente inconveniente.
  4. Crie lugares separados para guardar acessórios, caso contrário, eles vão encher o camarim inteiro.
  5. Para armazenar adequadamente os sapatos, considere um sistema de armazenamento para ela.
  6. Mesmo que você não saiba por que precisa de um rack extra, faça-o! Bolsas, sapatos e outras pequenas coisas sempre encontram seu lugar nas prateleiras arrumadas do camarim.

Vestiários feitos sob medida para tamanhos individuais

O design da sala do guarda-roupa, especialmente quando há um problema de economia de espaço, deve ser pensado nos mínimos detalhes. Tais instalações devem ter o máximo de funcionalidade e conveniência. E, apesar do seu conhecimento, a decisão certa será se designers profissionais resolverem esse problema. Eles poderão organizar adequadamente o espaço e escolher o sistema de armazenamento mais ideal.

Um exemplo do arranjo de coisas no guarda-roupa

Quase todas as empresas de móveis prestam serviços na forma de fazer guarda-roupas de acordo com o tamanho do cliente. Além disso, os provadores de baixo custo sob encomenda, por tamanhos individuais, são os mais procurados recentemente. Além disso, há várias vantagens, desde a precisão de seguir os desejos do cliente até ofertas lucrativas no custo de produtos acabados.

As principais vantagens dos guarda-roupas feitos sob medida incluem:

  • a oportunidade de se familiarizar com projetos de design nos sites da empresa,
  • aconselhamento profissional, uma visita especializada ao local da instalação, fazendo as medições necessárias,
  • o uso de matérias-primas e materiais ambientais de alta qualidade,
  • execução do trabalho sob pedido somente em equipamentos profissionais de alta qualidade,
  • embutir guarda-roupas em áreas fora do padrão da sala, montagem de juntas de alta precisão,
  • a utilização de tecnologia avançada de acessórios e acessórios para o enchimento interior de roupeiros,
  • a capacidade de escolher o design e a textura das portas e muito mais.

Closet bastante espaçoso com portas de compartimento

Antes de entregar o pedido concluído no local da instalação, muitas empresas de fabricação convidam o cliente a visualizar e verificar a qualidade do produto concluído, além de possíveis esclarecimentos. Se isso não for possível, várias fotos do pedido podem ser enviadas ao cliente para revisão. Todos os produtos são acompanhados de uma garantia de um ano.

Antes de encomendar um camarim em termos de tamanho, é necessário considerar cuidadosamente todos os detalhes: para quantas pessoas ele será projetado, quantas e quais coisas estão planejadas para serem armazenadas nele. Para fazer isso, vale a pena revisar todos os itens pessoais. Este procedimento será necessário para determinar corretamente os elementos e acessórios necessários para o preenchimento interno da sala do guarda-roupa, bem como o método de instalação.

Projeto 3D de um apartamento com um camarim no quarto

Para solicitar um camarim para tamanhos individuais, basta abrir o site correspondente, preencher o campo de pagamento ou entrar em contato com o gerente por telefone. Recomenda-se anexar as dimensões do vestiário futuro ao pedido. Se você tiver um projeto concluído, a empresa poderá estudá-lo cuidadosamente e oferecer as condições mais ideais para sua implementação.

Ao encomendar um provador de acordo com os tamanhos individuais, você pode ter certeza de que ele será executado estritamente com precisão e poderá substituir várias prateleiras e racks, armários e mesas de cabeceira, ocupando o espaço principal dos quartos. Além disso, um design tão moderno se encaixa com estilo no interior da sua casa.

Organizamos o espaço: camarim 1x1,5 metros quadrados. m

O local mais adequado para o camarim são pequenas cômodas e despensas, além de armários e outros pequenos cômodos. Para o máximo conforto, funcionalidade e praticidade, é necessário levar em consideração alguns pontos importantes do futuro camarim.

Ao escolher um conjunto de móveis, considere o tamanho do camarim

Esses pontos incluem:

  1. Dimensionamento. Deve haver espaço suficiente na sala para que todas as coisas possam ser colocadas. As dimensões mínimas dos provadores padrão são de 1x1,5 metros quadrados. m
  2. A presença de espaço para vestir e admirar o espelho. Um camarim não é um guarda-roupa; portanto, um local para vestir não é um luxo, é uma necessidade.
  3. A presença de um duto de ventilação. Para evitar a aparência de odores, vale a pena equipar o canal de ventilação, isso ajudará as coisas a permanecerem frescas por um longo tempo.
  4. Consideração cuidadosa da localização do enchimento interno (prateleiras, gavetas, cabides, etc.). Isso ajudará você a encontrar rapidamente o item certo, sem gastar muito tempo pesquisando.

Organizando o espaço dentro do camarim, você não deve parar apenas no bar para os cabides - eles podem não ser suficientes para tudo. Laços e jalecos podem ser colocados nas paredes laterais; na frente deles, é possível destacar o local onde as bolsas e os sapatos serão armazenados.

Se houver excesso de espaço sob as hastes, você poderá comprar um enfeites retráteis para vários nichos importantes - cintos, produtos de vestuário, escovas e muito mais.

Regras para organizar o armazenamento de coisas: disposições básicas que ajudam a equipar o espaço

O procedimento para colocar as coisas no camarim determina em grande parte a conveniência de usar o quarto e a vida de todos os elementos instalados

É por isso que a organização da alfabetização do espaço interior do camarim deve receber atenção especial. Para isso, um diagrama e um desenho são desenvolvidos com antecedência, nas quais zonas são designadas para armazenar certas coisas ou objetos

O sistema montado deve ser dividido em seções funcionais, destacando:

Os sapatos devem ser colocados em prateleiras desdobráveis ​​inclinadas

Roupas diárias devem ser acessíveis.

Cobertores podem ser colocados mais altos

Ao projetar a sala do guarda-roupa, vale a pena cuidar da disponibilidade de componentes inovadores. Com a ajuda de suportes especiais, você pode colocar calças, saias, cintos, gravatas, lenços, caixas para uma variedade de pequenas coisas e muito mais.

A inovação ajuda a encontrar um lugar para tudo.

Como fazer um plano você mesmo

Você já pensou por que precisa de um projeto de casa? A importância do planejamento está além da dúvida. Mesmo ao construir uma casa de aldeia, você precisa primeiro desenhar um projeto arquitetônico da fachada, fundação, telhado e realizar cálculos

Também é necessário estudar seções, desenhos dos principais elementos, parte interna do layout, especificações. Um plano de conexão às redes de abastecimento de água e esgoto não pode ser dispensado. Sem um projeto, a futura casa será reconhecida como autoconstrução e a construção será congelada.

Um edifício residencial é uma estrutura complexa em design, número de elementos de construção e suas conexões. É impossível criá-lo sem ter em mãos uma planta da casa e documentação detalhada relevante. Você não pode desenvolver um projeto habitacional sem habilidades e experiência especiais. É impossível para um leigo saber tudo sobre construção, mas pensar no layout do futuro edifício é bem possível.

Ao começar a planejar a casa, primeiro você precisa determinar o tamanho e a forma do futuro edifício. Durante a construção, os modernos princípios de planejamento são levados em consideração, o trabalho é realizado usando tecnologias de economia de energia. É dada preferência a edifícios que ocupam uma pequena área do local. Você pode economizar na construção planejando linhas retas sem saliências e elementos decorativos da parede. Para aumentar o espaço de vida, um sótão é adicionado ao projeto ou a construção é realizada em dois andares.

O layout retangular é tradicionalmente escolhido: 6x8, 7x9, 8x10, 10x12. Um quadrado também é preferido, por exemplo: 8 por 8, 9x9, 12 por 12. Nesse caso, será necessária a menor quantidade de materiais de construção. Ao escolher layouts incomuns e elementos de design, é necessário considerar que isso aumenta os custos de construção.

Layout da casa 12x12

O projeto da casa, o número de quartos e sua finalidade são planejados dependendo das seguintes características:

  • número de residentes
  • alocados para a construção do orçamento,
  • estilo de vida familiar: com que frequência os hóspedes ficam até tarde da noite.

Em uma folha de papel em uma escala conveniente, o layout do território é aplicado. O projeto abriga todos os edifícios disponíveis. A distância da fronteira da trama até a casa é regulada em pelo menos 3 m.

Enchimento interno

Preencher o guarda-roupa pode ser bastante diversificado. São utilizados sistemas fechados (com diferentes designs de portas) e abertos. Os seguintes dispositivos são mais populares:

  1. Varas para cabides nos quais penduram vestidos, camisas, casacos e outras coisas, além de elevadores retráteis para calças. No compartimento feminino, é necessário fornecer um local para os maxi vestidos, cuja altura varia até 165 cm, enquanto na parte masculina são suficientes 100 cm.
  2. As gavetas foram projetadas para armazenar roupas de cama e roupas íntimas, além de outros acessórios. No guarda-roupa masculino, deve haver um local para gravatas.
  3. As prateleiras são usadas em duas versões - estacionárias e desenroláveis.
  4. O pantógrafo, como modificação da haste, é conveniente para seu mecanismo, permitindo abaixá-lo e obter as coisas necessárias.

Para planejar o preenchimento ideal, levando em consideração o tamanho da sala, é necessário dividi-lo em várias zonas funcionais:

  • Primeiro, escolha um local para guardar roupas compridas; depois, coisas curtas serão muito mais fáceis de distribuir pelo camarim,
  • coloque chapéus por cima e sapatos por baixo,
  • as coisas que são usadas diariamente devem ser colocadas ao nível dos olhos, enquanto todo o resto (malas, travesseiros etc.) deve ser removido no mezanino.

Um espelho é um componente importante de todo apartamento. Sua localização pode ser prevista em qualquer sala de quadratura da casa com um camarim. Em um quarto com canto aberto, recomenda-se fixar um espelho na parede mais próxima, se esta for uma sala especial - em uma porta ou em uma fachada separada com uma superfície espelhada.

Vestiário essencial de 1,5 a 1,5 metros quadrados. m: zoneamento e decoração

Qualquer vestiário envolve decoração e enchimento interior.

Isso é especialmente importante com seu tamanho pequeno, pois quanto menor a sala, mais conforto é necessário.

Para decoração de parede em um pequeno camarim, é melhor escolher um papel de parede de cor clara

Um bom camarim deve ter três zonas disponíveis:

  • Área de vestuário
  • Área com sapatos,
  • Área do arnês.

Pensando na decoração de interiores, não leve em conta a cor escura das paredes, elas reduzirão visualmente o espaço. Você pode ficar no estilo de alta tecnologia, que inclui prateleiras de metal.

Escolhendo o mobiliário certo, vale a pena focar no complexo acabado. Isso ajudará a não perder uma única ninharia na organização do provador.

Vestiário pequeno 2 m² m: fotos e exemplos

Portanto, na ausência de excesso de espaço livre, a organização de um pequeno camarim pode ser realizada em uma área dedicada especial, em qualquer ambiente. As dimensões podem ser mínimas, não superiores a 2 metros.

Para o registro, você pode selecionar um canto:

  • No quarto do bebê
  • No quarto
  • No corredor
  • Equipe o camarim na varanda.

O design de um pequeno camarim deve combinar prateleiras e prateleiras confortáveis, gavetas e cabides para acessórios. Móveis adequadamente executados aumentam visualmente um espaço modesto e permitem que você coloque o máximo de coisas constantemente necessárias.

O layout dos apartamentos pequenos não possibilita um camarim espaçoso; portanto, a melhor saída é a instalação de um depósito de canto. É mais espaçoso quando comparado com um gabinete retangular e, portanto, mais coisas podem ser acomodadas lá. O projeto de design de pequenos guarda-roupas em 2 m2 pode ser da configuração mais diversa. Tudo depende da área em que é realmente possível organizar uma sala de armazenamento. A forma pode ser muito diferente, na forma de um triângulo, um trapézio, um quadrado etc.

Varanda

Um projeto de casa pode incluir uma varanda. Esta é uma plataforma que se projeta da parede do prédio no segundo andar. É usado como uma área útil adicional de construção. O layout da varanda permite que você coloque uma mesa pequena e um par de cadeiras confortáveis. Aqui, os moradores podem tomar café da manhã, admirar a paisagem circundante ou simplesmente respirar ar fresco sem descer ao primeiro nível.

- um elemento opcional. Embora haja vantagens que convencem os proprietários a criar uma estrutura semelhante:

  1. Estética do edifício. Uma varanda adequadamente projetada e decorada com bom gosto irá decorar a fachada da casa.
  2. Aumente o espaço útil em casa. A varanda ampliará a funcionalidade da sala de relaxamento no verão, e sua versão envidraçada e isolada adicionará simplesmente os metros quadrados desejados.
  3. Segurança durante um incêndio. Se a propagação do fogo bloquear os resíduos da zona de incêndio, a varanda ajudará não apenas a respirar ar puro ou a pedir ajuda, mas também a deixar o prédio em chamas.
  4. Decisões construtivas. Pode servir como um telhado para um terraço ou uma varanda regular.

O desenho da varanda inclui três partes principais: uma cerca, uma cobertura e uma placa de apoio. Nos projetos de casas, várias opções para o design da base de suporte podem ser fornecidas:

  • com placa cantilever
  • com uma placa em vigas cantilever,
  • entre parênteses
  • nos suportes.

DIY não é recomendado para construir uma varanda. Este é um design responsável que requer cálculos sérios.

Layout de uma casa de quatro quartos

A casa de quatro quartos possui um zoneamento muito claro e detalhado: o lado direito do edifício é projetado para atividades diurnas e o esquerdo - para descansar e dormir. A entrada para a habitação é da fachada principal. O hall de entrada é um salão espaçoso, no qual há um guarda-roupa, penteadeira com espelho, cabides para roupas. A partir daí, você pode entrar na sala comunal, depois na sala de jantar da cozinha e, finalmente, atravessar a varanda até a trama.

Há um banheiro e lavanderia ao lado da cozinha-sala de jantar. No lado esquerdo da casa são três quartos.

O plano da casa de 4 quartos pode incluir:

  • alpendre da entrada principal
  • vestíbulo
  • corredor
  • corredor entre os quartos
  • três quartos
  • a varanda no quarto
  • alpendre alpendre
  • cozinha sala de jantar
  • varanda na cozinha
  • alpendre adicional
  • uma casa de banho
  • uma casa de banho
  • lavanderia.

Exemplo de layout de uma casa particular de quatro quartos com garagem

No processo de projetar instalações internas, a localização das fontes de iluminação natural e natural deve ser levada em consideração. É aconselhável projetar as salas em certas proporções, para que não sejam muito alongadas e sua profundidade não exceda 6 metros.

Dicas: como economizar em um design de guarda-roupa personalizado

Você pode reduzir o valor do pedido seguindo recomendações simples:

Descarte as paredes traseiras das prateleiras e portas internas dos armários.
Escolha tons de materiais baratos, brancos ou pretos, recusando tratamento especial com verniz

Tudo isso não é tão importante para o espaço fechado.
Escolha detalhes e mecanismos simples, sem “sinos e assobios” desnecessários, como iluminação interna ou uma porta elétrica mais próxima. Você não deve economizar apenas em acessórios de alta qualidade.
Não use materiais caros

Vidro e cromo parecem atraentes, mas são muito caros.

O preço do equipamento de armazenamento depende das habilidades dos artesãos. Você não deve economizar nesse item de despesa

Como organizar um camarim

A organização da sala de guarda-roupa é uma etapa crucial. Você pode criar um provador em qualquer estilo. O principal é que é conveniente e prático de usar.

Algumas pessoas têm um problema: não há nada para vestir, mas não há espaço livre no camarim. Isso não significa que você tenha um apartamento pequeno ou um grande número de coisas. O fato é que a organização do camarim não está totalmente correta. Então, é hora de organizar adequadamente o espaço do seu camarim.

Independentemente do estilo do camarim, ele deve ser confortável e prático.

Para fazer isso, considere várias dicas para organizar:

  • Dividimos o espaço do guarda-roupa em zonas,
  • Coloque em um canto um armário prático e conveniente - triangular na forma da letra "G",
  • Combine truques diferentes
  • Armazene têxteis para o lar no vestiário,
  • Coloque itens de inverno ou verão nas prateleiras superiores,
  • Livre-se de coisas e objetos desnecessários,
  • Rolar roupas
  • Pegue os cabides corretamente
  • Pendure botas altas
  • Aloque um local separado para acessórios,
  • Use o espaço ao máximo.

Com dimensões 2 × 2

Nessa sala, você já pode organizar um sistema de três vias. Ao mesmo tempo, uma barra de nível único é colocada ao longo de uma parede, um rack ao longo da segunda e um sistema de duas camadas ao longo da terceira.

Se uma família numerosa mora no apartamento, complete a parede com uma única barra para complementar as gavetas inferiores. E sob o teto por todos os lados, recomenda-se organizar mezaninos.

Vantagens e desvantagens de vários tipos de guarda-roupas: opções de fotos

Considerando que a parcela principal de apartamentos residenciais é construída de acordo com projetos padrão e sua área é bastante limitada, ao escolher um local e tipo de camarim, vale a pena analisar os principais prós e contras de cada opção. Não faz sentido levar quase metade da sala sob o camarim, sentindo a tensão do espaço restante. Escolhendo um local para um pequeno camarim, vale a pena planejar cuidadosamente e discutir sua localização.

Portanto, é aconselhável organizar um compartimento de utilidades usando o canto vazio da sala. Além da área de armazenamento, essa opção dará ao perímetro da sala uma nova forma. A foto de um pequeno camarim, localizado em uma parte não marcante do corredor, demonstra como você pode ocultar as comunicações frequentemente localizadas lá. Além disso, usando o arranjo da seção de guarda-roupa, você pode ocultar as falhas de planejamento existentes ou as seções irregulares das paredes da sala.

O interior do camarim é feito em cores bege leitosas.

Tomar uma decisão a favor do guarda-roupa do tipo modular permite várias vantagens. Entre eles, a facilidade de instalação, preço relativamente baixo e a possibilidade de organizar uma despensa em qualquer lugar do apartamento: ao lado do quarto, entre o corredor e a sala, corredor e cozinha, banheiro e corredor. Fotos de vestiários pequenos indicam que em uma área designada de 4 a 6 m², podem ser colocados mezaninos para guardar caixas e fileiras de roupas.

Um camarim individual é permitido para aqueles cujos planos não incluem absolutamente a economia de espaço. Obviamente, existem muitas vantagens em tais salas:

  • a oportunidade de organizar para cada membro da família uma zona separada,
  • a realidade da colocação no provador, além das prateleiras e cabides da mesa, cômoda, otomano, tábua de passar roupa e uma escada para acesso a objetos e objetos dispostos nos mezaninos superiores,
  • use o camarim como um camarim com um espelho grande,
  • a permissibilidade do uso de vários modos de iluminação equipados com sensores de movimento.

Vestiário pequeno em um quarto de crianças

As desvantagens de vestiários individuais incluem o custo bastante alto do projeto, materiais, acessórios e instalações caras. Equipando essa sala, você deve considerar cuidadosamente a escolha do local, layout, fabricante e organização da instalação.

Tipos de layout

A configuração de tais premissas pode ser completamente diferente. Ao escolher os tipos existentes de layout da sala de guarda-roupa, deve-se proceder da presença de aberturas (janela e porta), os parâmetros da própria sala. Isso permitirá que você organize os móveis de maneira mais conveniente e use o espaço apropriado.

Os guarda-roupas mais comuns:

O tipo linear de layout do vestiário é usado em salas de uma pequena área. Ele ganhou sua popularidade devido à sua compacidade e facilidade de instalação. Os elementos móveis neste caso são instalados ao longo da parede. O guarda-roupa linear está equipado com prateleiras e cabides deslizantes, o que contribui para o espaço livre à sua frente. Projetos semelhantes são:

  • fechado - com portas de correr ou com dobradiças,
  • aberto - com acesso gratuito às coisas armazenadas lá.

O layout paralelo também é bastante comum: os móveis são colocados em paredes opostas. O arranjo tem uma limitação: colocar racionalmente tal camarim na sala de passagem. As vantagens incluem facilidade de implementação, bem como funcionalidade e espaço.

O planejamento em forma de U é apropriado em salas de tamanho pequeno e em salas com quadratura grande. Este é o tipo de construção mais amplo, já que os sistemas de armazenamento (gavetas, prateleiras e cabides) estão localizados em três paredes com a letra “P”. Para instalação, você pode usar paredes livres com cantos. Normalmente, um móvel para camarim em forma de U é um conjunto monolítico que inclui seções e armários com gavetas, contêineres, prateleiras, cabides.

O tipo angular de construção é instalado principalmente em salas com uma área muito limitada e permite o uso racional de seu espaço. Um pequeno camarim fica em um canto vazio, no qual é impossível colocar outros móveis, por exemplo, entre janelas e portas. Maneiras de instalar itens de interiores com um layout angular:

  1. Todas as prateleiras e prateleiras são colocadas estritamente em uma parede. Os gabinetes, neste caso, são deixados em aberto. O espaço livre na frente deles pode ser usado como um provador.
  2. A disposição dos móveis em ângulo (ao longo de duas paredes) permitirá que você coloque mais roupas nele.

Você precisa escolher o tipo de layout, dependendo do quadrado da sala. Para quartos espaçosos e espaçosos, esquemas de canto fechado de vestiários com uma parede de drywall são usados, com uma pequena área - aberta.

Vestiário em miniatura de 5 metros quadrados. m: design

Em um apartamento com uma despensa cerca de 5 metros quadrados. m) você pode organizar tudo para liberar um quarto ou sala de estar e obter um camarim pequeno e aconchegante.

Mesmo em um pequeno camarim, você pode encaixar facilmente todas as coisas necessárias e desnecessárias que ocupam espaço na sala

  • Sendo um local de armazenamento para itens raramente usados
  • Ajude a encontrar tudo o que você precisa
  • Garantir armazenamento e ventilação adequados das coisas,
  • Substitua móveis volumosos,
  • Aumente a quantidade de espaço livre na sala.

Se você fizer parte do camarim de qualquer cômodo, é necessário que ele corresponda a ele, levando em consideração o estilo e o esquema de cores. Você pode fazer uma parede divisória espelhada ou vidro transparente, madeira e tecido uniforme. Pode ser aberto com um acordeão, deslizando ou girando.

A decoração interior será mais agradável se as paredes forem pintadas de rosa, lavanda ou amarelo. Você pode equilibrar o espaço com a ajuda da decoração: a presença de flores, fotografias, tapetes aconchegantes e revistas criará a atmosfera certa.

Como planejar uma sala de guarda-roupa corretamente

A sala do guarda-roupa não tira espaço da sala, pelo contrário, pode salvá-lo da bagunça na casa e do caos. Mesmo em um pequeno apartamento para construir um camarim não é um problema.

Planejar uma sala de guarda-roupa não leva muito tempo. Basta decidir sobre o design do camarim com antecedência. E depois pense no layout e compre todos os móveis necessários.

Pense em todos os elementos do sistema de armazenamento para tornar o provador muito funcional

Primeiro você precisa decidir quantas pessoas usarão o camarim. Pode ser uma pessoa, cônjuge, família e filhos. Vale a pena partir desse fator ao planejar um quarto.

O guarda-roupa e seu tamanho dependem de quantas coisas você armazenará. Somente coisas básicas devem ser colocadas nele, ou todas as roupas de inverno, equipamentos esportivos, vários acessórios e equipamentos pequenos.

Quantas coisas dependerão do número de coisas:

  • Prateleiras
  • Gavetas
  • Polegar,
  • Lugares para cabides.

Como conclusão

Se você decidir fazer um camarim de forma independente em casa, precisará pensar bem em seu layout. Isso economizará elementos individuais e criará uma sala aconchegante, conveniente e confortável.

No sótão

Observe que apenas os proprietários estão nesta sala; portanto, em vez de elementos cromados caros, você pode usar soluções de orçamento em painéis de partículas. Para economizar dinheiro, os fechos são colocados apenas nas caixas usadas com frequência. Para prolongar a vida útil dos acessórios, você não deve economizar nele e precisa comprar produtos apenas de fabricantes confiáveis.

Se você abrir espaço em sua casa para criar um camarim, poderá liberar o restante do espaço e aumentá-lo visualmente. Além disso, sua presença permitirá que você armazene coisas de forma conveniente e você sempre pode encontrar o que precisa.

Um guia detalhado sobre como planejar sua sala de guarda-roupa


Parte 1: Planejamento

Planejamento e análise é o primeiro passo necessário e importante na criação de um camarim.

Etapa 1. Primeiro de tudo, você precisa determinar o número de pessoas que usarão esta sala. A opção ideal é ter sua própria sala, embora pequena, separada para cada membro da família. Infelizmente, isso não é possível na maioria dos nossos apartamentos. Portanto, se várias pessoas usarem um camarim ao mesmo tempo, para cada um será necessário alocar uma zona pessoal.

Etapa 2. Para planejar um camarim com sucesso, é necessário descrever quais as coisas específicas a que ele se destina. Dependendo do tamanho da sala ou da quantidade de espaço alocado para o camarim, é possível armazenar itens grandes, roupas de cama, sapatos e roupas, malas e malas de viagem, equipamentos esportivos e jóias.

Etapa 3. Descobrimos quantos cabides e prateleiras serão necessários para o futuro camarim. Para fazer isso, é necessário dividir os itens armazenados no limbo e exigir uma superfície sobre a qual eles possam ser colocados.

Certifique-se de levar em consideração a necessidade de deixar espaço "em reserva"! Como o guarda-roupa está se expandindo e nem todo mundo gosta de se separar de coisas aparentemente desnecessárias, deixando-as para "apenas no caso de um incêndio".


Etapa 4. Planejar corretamente o guarda-roupa ajudará a medir o comprimento dos vestidos. Ao mesmo tempo, não é necessário escolher a altura da barra, concentrando-se nas dimensões de um dos trajes noturnos mais longos. Esse vestido não sofrerá se for jogado no estojo por cima da barra do cabide.

Etapa 5. Um esboço o ajudará a planejar sua sala de armazenamento. Para começar a desenhá-lo, você precisa saber exatamente o tamanho do camarim e as coisas que serão colocadas nele, bem como o número de prateleiras. Uma boa opção seriam desenhos em papel do conteúdo futuro do provador em uma escala de 1:10, que são cortados e movidos para escolher claramente a melhor combinação.

Como resultado, você obtém um esquema claro e ideal para encomendar móveis - racks e armários. Além disso, se você planejar claramente o guarda-roupa, poderá ter uma idéia de que tipo de cabides, baús para guardar itens e vários acessórios que você definitivamente precisará.

Parte 2: Dimensões


A largura dos compartimentos para roupas penduradas nos ombros é calculada da seguinte forma: é normal colocar os cabides a uma distância de 5 cm um do outro, bem apertados - 2 cm. E não se esqueça da ventilação! Tentar planejar o provador da maneira mais eficiente possível, salvando cada centímetro da área, pode levar ao aparecimento de um cheiro desagradável de mofo, como em um baú velho. Além disso, coisas mal ventiladas são armazenadas muito pior.

Os cabides são selecionados de acordo com o tamanho da sua roupa. Sua largura varia de 34 a 51 cm e é bastante simples escolher ombros adequados, graças a uma ampla seleção.

A profundidade do gabinete é entre 50-60 cm, 56 cm é considerado o padrão europeu.

As roupas armazenadas em um cabide podem ser de dois tipos: longas e curtas. Para o primeiro, é alocada uma separação de 1,5 m, para o segundo - aproximadamente 1 m.

120-130 cm são fornecidos para o compartimento para calças


Aqui estão algumas sugestões sobre como planejar melhor sua sala de armazenamento:

  • Para facilitar a remoção de objetos, faça uma distância entre a prateleira superior e a barra de roupas de pelo menos 4-5 cm.
  • Para armazenar itens curtos, use duas hastes, uma em cima da outra. A melhor distância entre eles é de 80 cm a 1 m, a altura da barra curta é de cerca de um metro.
  • A altura ideal das prateleiras, de acordo com as recomendações dos fabricantes de móveis profissionais, é de pelo menos 32 cm. Escolha prateleiras com uma altura de 35 a 40 cm.
  • A melhor profundidade de prateleira é de mais de 40 cm.
  • Para que duas pilhas de coisas caibam em uma prateleira, sua largura deve ser de 50 a 60 cm. Esse tamanho pode ser considerado o mais conveniente. Prateleiras com cerca de 80 cm de comprimento podem dobrar-se sob o peso das coisas. Para evitar isso, faça para eles algum tipo de suporte, por exemplo, uma partição abaixo.
  • O melhor tamanho de gaveta para armazenamento é uma largura de 40 a 70 cm, uma altura de cerca de 40 cm. São esses parâmetros que otimizam a carga em seu mecanismo.
  • Coloque cestas e gavetas a uma distância não superior a 110 cm (em casos extremos - 140 cm) para facilitar o uso. Nesse caso, certifique-se de considerar sua altura, pois esses cálculos são fornecidos para o crescimento médio, que é de 160 a 180 cm.

O comprimento da roupa é um parâmetro individual. Opcionalmente, planejar um guarda-roupa não funcionará sem medir saias, vestidos, calças e outras coisas disponíveis.

A tabela abaixo mostra o comprimento aproximado de vários tipos de roupas:


Parte 3: Equipamento para guarda-roupas

    Barbell e pantógrafo

Este é o elemento mais importante de qualquer depósito. Ao decidir planejar um guarda-roupa, primeiro escolha um lugar onde as coisas longas serão localizadas. Para eles, é necessária uma barra com 165 cm de altura.Blusas, camisas, jaquetas são penduradas em barras inferiores, cerca de um metro, geralmente para um camarim que você precisa comprar várias delas.

Um pantógrafo é uma barra que possui um mecanismo especial que ajusta sua altura. Pare se você usar a parede inteira para coisas curtas.

Cabide para calças retrátil

Sua altura recomendada é de cerca de 60 cm.

Eles armazenam jóias e acessórios, roupas de cama e roupas íntimas.

O uso de divisórias ajudará a manter a ordem e economizar tempo na limpeza interna e na localização de pequenos aparelhos.

Prateleiras de vários tipos

Na sala de armazenamento, são utilizados os modelos extraível e estacionário.


Caixas de papelão são uma parte indispensável de qualquer camarim. Eles podem ser usados ​​para armazenar quase todos os itens: álbuns e revistas, material de costura, fotografias, várias pequenas coisas. Os fabricantes modernos oferecem uma grande variedade desses produtos de alta qualidade que diferem em forma, tamanho e esquema de cores. Usando caixas, você sempre pode planejar uma sala para que nem um único centímetro de área útil seja perdido.

Preste também atenção às gavetas. Será conveniente dobrar roupas de cama e várias pequenas coisas nelas.

Armazenamento De Sapatos

Há um grande número de tipos de sapatos: verão e inverno, salto alto e baixo, final de semana e casual, moldado e macio, aberto e fechado, atlético e assim por diante. Sapatos sazonais são geralmente armazenados em mezaninos. Para baús de guarda-roupa de uso suave, para o resto - caixas.

Se você deseja armazenar sapatos sem caixas, isso pode ser feito usando:

- prateleiras abertas, planas ou inclinadas, adequadas para solas planas,

- montanhas-russas especiais com sapatos de salto,

- ganchos especiais para botas, permitindo mantê-los suspensos para evitar vincos nos eixos.


Meça cada par para planejar seu quarto do guarda-roupa corretamente. Parâmetros de sapatos, é claro, são individuais. O tamanho médio de um par de botas é de cerca de 25 cm de largura e 30-40 cm de comprimento.

Cabide para guarda-chuvas, lenços, cintos e gravatas

Você pode usar várias opções para esses dispositivos: circular para instalação no canto, retrátil, suspenso em várias formas, permitindo armazenar acessórios na barra. Para colocar guarda-chuvas, cintos e lenços, ganchos de parede comuns também são adequados.

Compartimento de secador e tábua de passar

Para guardar a tábua de passar, você precisa de um compartimento com uma largura de pelo menos 20 cm. Para planejar tudo corretamente, é recomendável medir este item, uma vez que as tábuas são de tamanhos diferentes, embora geralmente se ajustem aos parâmetros médios.

Como planejar uma sala de guarda-roupa, se você pode alocar uma sala bastante espaçosa sob ela? Coloque dois espelhos: um grande para poder se ver a toda a altura e outro menor para que a vista de trás esteja disponível.

Cuide da iluminação. Uma quantidade suficiente de luz é um pré-requisito, juntamente com um espelho grande, para um camarim confortável. Se a sala não tiver luz natural, você precisará instalar holofotes.

Se possível, coloque um meio-fio e pufe no vestiário por conveniência.

5 erros no planejamento de um camarim: como evitá-los

Hoje, ao nosso serviço, existem muitos aparelhos grandes e pequenos inventados para guarda-roupas. Podemos usar pantógrafos, hastes, vários cabides com opções adicionais, gavetas e prateleiras. No entanto, mesmo os desenvolvimentos mais recentes não contribuirão para o conforto se você planejar o depósito incorretamente.

Erro 1: não leve em consideração as características individuais do guarda-roupa


Não compre conteúdo padrão criado para a pessoa comum. Afinal, nossas preferências variam significativamente; portanto, no vestiário, deve haver um lugar para as coisas necessárias para você, sejam chapéus ou gravatas, sapatos ou camisas.

Como não cometer um erro?

Antes de tudo, decida que tipo de coisas preencherá seu quarto. Depois disso, planeje quantos cabides, hastes e outros equipamentos serão necessários para armazená-los. Certifique-se de verificar as dimensões dos móveis e utensílios. Portanto, a profundidade do gabinete varia de 50 a 60 cm, a largura dos ombros é de 34 a 51 cm, a distância entre a prateleira superior e a barra não é inferior a 4-5 cm.

Para coisas curtas, duas hastes são perfeitamente adequadas, colocadas uma abaixo da outra, a uma distância de 80 a 100 cm. Parâmetros de prateleiras para duas pilhas de coisas: a profundidade é padrão e 40 cm, a largura deve ser de 50 a 60 cm, a altura deve ser de pelo menos 32 cm. Tamanhos de gavetas para carga ideal no mecanismo: largura - de 40 a 70 cm, altura - 40 cm.

Erro 2: pense no plano horizontal


O zoneamento horizontal não é adequado para planejar efetivamente um camarim. É necessário afastar-se dos truques habituais, usando cada centímetro de espaço, mesmo em grandes altitudes.

Para evitar erros, recomenda-se dividir a sala em zonas inferior, média e superior. Itens raramente usados, levante - acima de 190 cm do chão. Esta área é adequada para armazenar malas de viagem e itens sazonais. Planeje como colocá-los - em caixas ou prateleiras. Para calcular o número de prateleiras, use a seguinte fórmula: a altura da prateleira é igual à altura do item mais 5 cm.

A zona do meio inclui um espaço de 60 a 190 cm do chão. Ele é projetado para coisas usadas diariamente. Coisas longas, por exemplo, vestidos ou calças, podem descer mais de 60 cm, mas devem ser acessíveis sem esforços e inclinações adicionais.

Erro 3: pense estereotipadamente


Não confie inteiramente em padrões ergonômicos. O planejamento correto de um guarda-roupa só pode ser feito considerando as características individuais - seus próprios dados antropométricos.

Portanto, para evitar erros, afaste-se dos padrões se o proprietário da futura sala for muito mais alto, mais largo ou mais baixo do que a pessoa comum. Nesse caso, é necessário planejar um sistema especial para armazenar coisas que atendam aos seus parâmetros. Se isso não for feito, as hastes para pendurar roupas podem ser colocadas muito altas ou muito baixas. A largura do camarim, calculada de acordo com os padrões ergonômicos, também pode ser inconveniente para uma pessoa com um grande peso.

Erro 4: ignorar a ventilação

Planejar um camarim sem considerar a necessidade de ventilação é um erro comum. Ao mesmo tempo, em uma sala com janelas perdidas, sem a entrada de ar fresco, o nível de umidade aumenta, o que provavelmente leva à formação de mofo. Mesmo com ar muito seco no apartamento, as roupas e os sapatos precisam ser ventilados.Para evitar esse erro, planeje o sistema de ventilação de acordo com o seguinte princípio: garanta ar fresco e ar de exaustão. Para garantir que a sala esteja sempre fresca, você pode usar o suprimento e a ventilação natural.

Erro 5: descartar o espelho


Todo mundo entende que o espelho no provador é uma necessidade, mas muitos são forçados a abandoná-lo por causa do tamanho pequeno da sala, cujo espaço você deseja usar ao máximo para armazenar coisas.

Como planejar um camarim com um espelho grande para evitar esse erro? Tente colocar uma superfície de espelho na parede livre mais próxima quando encontrar o camarim no corredor ou no quarto. Assim, você pode se considerar confortavelmente por todos os lados. As portas da arrecadação, dobradiças e deslizantes, são outro bom lugar para um espelho.

Um camarim pequeno não é motivo para recusar uma superfície espelhada. É bem possível projetar uma fachada com um espelho em um perfil com guias de acordo com o tipo de porta de correr. Devido a isso, a superfície do espelho pode ser deslocada para o lado para facilitar o acesso à sala.

Como planejar uma sala de guarda-roupa de 2-3 metros quadrados. m no apartamento

1. Os detalhes de um pequeno camarim


Khrushchev e apartamentos de um quarto não permitirão projetar um quarto espaçoso. No entanto, é realmente sensato planejar um mini-quarto no qual será possível armazenar roupas, sapatos, meios para cuidar das coisas e também colocar uma prateleira para bolsas e malas.

Área de guarda-roupa de 2 ou 3 metros quadrados. m têm as seguintes especificidades:

  • eles não cabem em um armário cheio; portanto, a melhor opção é usar um grande número de prateleiras presas às paredes ou armários pequenos,
  • para encontrar as coisas rapidamente, é recomendável instalar armários com portas transparentes,
  • você pode planejar uma sala como sem porta ou com portas de correr ou com dobradiças,
  • espelho de corpo inteiro - um elemento indispensável usado para a expansão visual da sala,
  • é necessário planejar a sala de forma que não haja problemas no processo de escolha de itens de vestuário, além de proporcionar acesso gratuito a qualquer uma de suas zonas,
  • um detalhe importante é a iluminação de alta qualidade; caso contrário, será difícil encontrar as coisas necessárias em um mini guarda-roupa escuro,
  • É inaceitável bloquear a sala com um número excessivo de prateleiras, a fim de evitar confusão.

Planejar corretamente um mini vestiário ajudará a levar em conta suas especificidades para a organização competente do espaço.

2. Regras de planejamento


Existem várias opções de layout para mini salas, que você deve escolher com base em seus recursos distintivos:

  • O layout dos cantos é a melhor solução para salas pequenas, o que permite planejar seu guarda-roupa mesmo no quarto. A maneira mais compacta de organizar móveis é um layout triangular. Para trapezoidal, é recomendável usar nichos com drywall. A solução mais popular é a forma de L, que consiste em fixar as prateleiras ao longo das paredes e conectá-las em qualquer canto.
  • Layout em forma de U - uma boa opção para uma sala retangular com uma área não superior a 2 metros quadrados. m) Envolve a colocação de prateleiras, armários e prateleiras nos três lados da sala. Ao mesmo tempo, para maior conforto, é desejável alocar espaço ao longo da parede final, a fim de facilitar o processo de troca de roupa e encontrar as coisas certas. É fácil colocar uma superfície espelhada em qualquer zona de um mini guarda-roupa desse design.
  • O layout linear é uma maneira de organizar o espaço, instalando um gabinete ao longo de uma parede longa, com atenção especial ao arranjo ideal das coisas para facilitar o uso.

O uso de um design linear elimina o comprimento excessivo da sala, a fim de evitar problemas com a busca de objetos.


Como planejar uma sala de guarda-roupa com as próprias mãos com competência? Para o uso conveniente das instalações, não apenas seu layout, mas também dispositivos de armazenamento de itens são de grande importância. Um aspecto importante também é o design, com o qual você pode criar não apenas um confortável guarda-roupa, mas também um mini-armário estético.

Para um interior de mini-sala, os itens devem ser compactos e ergonômicos. Hoje existe a possibilidade de escolher essas soluções entre um grande número de opções adequadas para qualquer espaço pequeno.

Para um pequeno camarim, ajuste:

  • guias para a conveniência de mover caixas e outros itens,
  • hastes montadas no centro da sala, pois essa é considerada a maneira mais eficaz de organizar um pequeno espaço,
  • prateleiras onde você pode armazenar não apenas roupas e sapatos, mas também muitas outras coisas,

Na maioria das vezes, não é possível organizar todos os itens necessários em um minicampo, por isso é recomendável deixar o local mais importante para armazenar itens sazonais. Outros itens de guarda-roupa podem ser removidos em gavetas e armários distantes. As coisas que você raramente usa são melhor colocadas nas prateleiras superiores. As roupas do dia a dia devem estar ao nível dos olhos.


Planejar uma sala de guarda-roupa com as próprias mãos é uma ótima opção para quem deseja criar uma sala que atenda plenamente ao seu gosto. Para que a decoração seja harmoniosa, recomenda-se decorar o espaço no mesmo estilo.

Normalmente, o camarim é cercado de outras instalações do apartamento com a ajuda de uma tela ou divisória feita de drywall. Materiais utilizados para o design do espaço:

  • os painéis de plástico são caracterizados por durabilidade e baixo custo, são fáceis de se conectar, enquanto as soluções de cores podem ser diferentes,
  • Os papéis de parede de vidro são ótimos para criar uma decoração original e brilhante, mas são muito caros,
  • as telhas cerâmicas ajudarão a dar ao acabamento um apelo especial, mas, para isso, é necessário colocá-lo adequadamente.

A tinta também é uma ótima opção para decorar o provador com as próprias mãos, pois é fácil de aplicar e resistente a fatores ambientais negativos. O design da sala de armazenamento deve corresponder ao estilo de todo o apartamento. Ao usar papel de parede, é recomendável escolher lavável. Para preservar a bela aparência dos itens de madeira do interior, é aconselhável cobri-los com um verniz protetor especial.


Nos mini-vestiários, a luz natural costuma ser inacessível devido à falta de janelas. Portanto, para planejar a iluminação de maneira ideal, isso deve ser feito na fase de design do projeto. É importante considerar que a luz deve provir de diferentes fontes: não apenas do lustre central, mas também de faixas de LED ou pequenas lâmpadas usadas como luzes para gavetas e prateleiras.

É permitido o uso de lâmpadas LED cortadas ou embutidas no teto. Eles não apenas economizam energia, mas também proporcionam conforto, pois podem ser usados ​​para ajustar o brilho da iluminação. Recomenda-se planejar a luz no camarim, para que fique o mais natural possível.

Com o layout certo, o arranjo adequado e a decoração atraente, você pode criar uma mini-sala multifuncional, confortável e bonita para armazenar coisas.

Como planejar uma sala de guarda-roupa no sótão em uma casa particular (+ foto)


O sótão não é um segundo andar completo, mas este quarto não pode ser considerado um sótão. Ao contrário de um sótão frio, você pode morar no sótão, uma vez que é isolado e equipado com sistemas de aquecimento e ventilação, também possui grandes janelas que fornecem luz natural.

O design da sala é específico. A sala tem um teto inclinado, enquanto o telhado desce. A altura das paredes do sótão em que os móveis podem ser colocados é de 0,8 a 1,5 metros.

A dificuldade de criar um interior no sótão pode ser considerada uma vantagem ao mesmo tempo. Por um lado, a necessidade de móveis feitos sob medida para tamanhos individuais envolve despesas significativas. No entanto, o design é exclusivo e moderno.

Normalmente, o sótão é usado para um escritório ou um berçário, no qual não é necessário mobília alta. Fazer um camarim fora desta sala também é uma boa solução.

    As roupas e os sapatos de todos os membros da família serão reunidos em um único local, para que você não precise mais procurá-los em armários diferentes.

Se é difícil imaginar como planejar uma sala de guarda-roupa, a foto abaixo pode servir como um bom exemplo.

  • Para organizar o armazenamento de coisas no sótão, encomendar móveis de capital com um design incomum é completamente opcional. A instalação de hastes com cabides, prateleiras móveis abertas e gavetas será suficiente. A facilidade de encontrar os itens certos fornecerá acesso fácil.
  • Ao usar todo o espaço do sótão, uma penteadeira, uma grande superfície espelhada, um otomano e outros móveis podem ser colocados na sala.
  • Uma das vantagens do sótão são as grandes janelas.
  • A configuração do interior é determinada pela geometria do telhado. A sala no sótão é retangular, triangular, com uma janela de sacada ou loggia, além de assimétrica. Ao organizar uma sala dessas, você pode encontrar dificuldades significativas.Os móveis podem ser encomendados por profissionais ou montados pelo próprio projeto.

    Linear

    O planejamento linear do camarim é um guarda-roupa localizado ao longo de uma parede comprida no quarto ou no berçário. É adequado mesmo para colocação no corredor, se suas dimensões permitirem. O principal é planejar corretamente o conteúdo interno desse gabinete. Para que fosse possível organizar o armazenamento de quase todos os itens domésticos necessários, itens pessoais.

    Se falarmos sobre o design de uma sala, ela poderá ser aberta, ou seja, sem portas ou fechada com um sistema de portas deslizantes. A segunda opção é aceitável se o camarim não for uma sala separada, mas parte de um quarto, sala de estar ou quarto das crianças. E se você aplicar um desenho ou qualquer ornamento decorativo ao sistema deslizante do lado de fora, ele poderá se tornar um acento de design interessante.

    Designers experientes dirão que não é recomendável escolher um layout linear apenas se a parede ao longo da qual for colocada for muito longa. Essa opção não será muito conveniente de usar, pois você pode encontrar a coisa certa nesse design rapidamente. Este processo não vai demorar muito tempo, esforço.

    Em forma de u

    Lembre-se de que o planejador do guarda-roupa, ao criar seu projeto, deve levar em consideração o layout específico da sala, bem como os hábitos dos proprietários de apartamentos. Uma das opções mais populares é o camarim em forma de U. Tem uma reputação muito boa devido ao alto nível de conforto em uso.

    Para criar um provador em forma de U, será necessário selecionar um espaço retangular no qual são montados em três lados racks, racks com barras transversais para objetos longos e curtos. Para máxima comodidade do usuário, é desejável que o vestiário esteja ao longo de toda a parede final. Como mostra a prática, se a sala estiver livre para entrar e sair. Há espaço suficiente para um espelho, uma tábua de passar e assim por diante. Uma foto do layout em forma de U da sala do guarda-roupa é apresentada abaixo.

    Observe que o layout em forma de U é mais adequado para dividir a despensa em duas zonas: para mulheres, para homens. Usá-lo com esse arranjo de itens de guarda-roupa será muito confortável, porque itens de mulheres e homens serão colocados em uma área separada.

    Dimensões

    Ao responder à pergunta de como planejar adequadamente um camarim, primeiro você precisa avaliar a escala do quarto. Quanto mais pessoas usarem o sistema de armazenamento, mais zonas precisarão ser alocadas. Portanto, o próprio sistema deve ser mais impressionante em tamanho.

    Se o camarim for separado e parecer uma sala separada de uma área impressionante (as opções mais ideais para uso são com uma área de 6, 8, 10 m²), será um pouco mais fácil pensar em seu conteúdo interno. Afinal, aqui você pode montar prateleiras e gavetas de diferentes profundidades e alturas.

    Se o camarim fizer parte de um pequeno quarto, sala de estar, quarto de crianças ou até mesmo um corredor, provavelmente terá uma área escassa (2-3 metros quadrados). Mas com a abordagem correta, alguns metros quadrados podem ser incrivelmente funcionais, práticos e fáceis de usar, porque você pode usar toda a altura das paredes para colocar prateleiras, prateleiras, cabides - 2,5 m no caso de um apartamento em Khrushchev.

    A largura ideal do sistema de armazenamento linear é de duas profundidades de gavetas, mais espaço para uma passagem livre de uma pessoa. É aproximadamente 80,8-1 m. No caso de um design em forma de U, a profundidade máxima é selecionada individualmente e a mínima é igual a duas profundidades de gavetas mais a largura da passagem. Afinal, as caixas devem abrir livremente uma para a outra.

    Iluminação

    A iluminação desempenha um papel importante na organização de qualquer sala, incluindo a organização do vestiário. Se a escolha do layout da sala de guarda-roupa terminar, vale a pena seguir para a solução de perguntas sobre sua iluminação.

    É importante entender quais dispositivos iluminarão bem o provador, mesmo que não esteja planejado para ser usado para experimentar vestidos. Os dispositivos de iluminação devem ser descritos no plano ao equipar esta sala.

    As opções mais populares hoje em dia são:

    • a iluminação de teto local é a opção mais popular hoje em dia, pois permite iluminar uniformemente a sala inteira. Encontrar coisas em um camarim com um layout e holofotes bem planejados é fácil,
    • não menos popular hoje em dia e fita de LED, montada em torno do perímetro dos tetos. Também permite obter iluminação uniforme da sala com itens, o que simplifica sua pesquisa. Algumas pessoas também usam fita LED para prateleiras ou gavetas individuais que usam com mais frequência,
    • um lustre merece atenção ao organizar um camarim somente se o apartamento tiver tetos altos. Se a superfície do teto for bastante baixa e a área em si for pequena, é melhor abandonar esse tipo de luminária,
    • se os racks e prateleiras estiverem localizados apenas ao longo de uma parede, você poderá usar apliques. Eles são colocados com um passo igual para criar uma luz uniforme e confortável para os olhos.

    Opções de acomodação

    Se você certamente decidiu organizar um camarim em sua casa, considere cuidadosamente o layout, determine o tamanho. Mas a decisão mais importante da qual todas as ações subsequentes de sua parte dependerão é a escolha do quarto em que vale a pena criar o camarim. Se será uma sala separada ou se é necessário separar parte de uma das salas para esses fins, você decide.

    Avalie a área da casa, o número e a finalidade dos quartos. Se houver um espaço de 4-8 metros quadrados sem janelas, a criação de uma sala de estar não será muito razoável. A falta de luz solar afetará o nível de conforto de uma sala dessas. Mas essa quadratura é perfeita para organizar um sistema de armazenamento de itens, sapatos e acessórios.

    Se não houver uma sala separada, você não deve ficar chateado. Você pode separar parte da maior sala do apartamento. Por exemplo, uma sala de estar, um quarto, um berçário. Para esses fins, mesmo um corredor pode ser adequado se suas dimensões forem tão grandes que o espaço não seja totalmente utilizado. Uma excelente solução seria usar um nicho ou canto existente para a instalação de um sistema de armazenamento, que deve ser planejado. Em outras palavras, é realmente possível equipar o provador de qualquer forma, se você abordar a solução do problema com sabedoria.

    Parte I Planejamento

    Como todas as grandes coisas, o dispositivo de guarda-roupa deve começar com o planejamento e a análise.

    Etapa 1 Uma pessoa ou várias? Decidimos sobre os usuários do camarim - uma pessoa, cônjuge, toda a família ou filhos. Idealmente, cada membro da família deve ter seu próprio quarto separado (até pequeno), mas, infelizmente, na maioria dos apartamentos russos, isso não é realista. Se 2-3 pessoas usarem o camarim, todos deverão ter sua própria “zona de influência”.

    Etapa 2 Nós determinamos o que será armazenado no camarim, que coisas.
    No vestiário, você pode guardar itens básicos, sapatos e cobertores, travesseiros, malas, bolsas grandes, equipamentos esportivos e jóias. Tudo depende do tamanho da sala ou do tamanho do espaço alocado para o guarda-roupa.

    Etapa 3 Classificamos as coisas para armazenamento: dividimos entre as que são armazenadas no limbo e as que exigem prateleiras para armazenamento. Como resultado, obtemos a) quantos cabides são necessários b) quantas prateleiras são necessárias.

    Importante! Deixe um estoque! Afinal, o guarda-roupa é reabastecido e, com o desperdício, dada a “frugalidade” tradicional russa e a ingenuidade no uso de coisas desnecessárias, às vezes há grandes problemas :))

    Etapa 4 Medimos os vestidos mais longos para entender quais departamentos planejar para comprimentos longos. Novamente, uma nuance - se o seu guarda-roupa tiver um vestido de noite super longo, você não deve ajustar a altura da barra apenas para ele. Uma roupa assim pode muito bem ser arremessada sobre os cabides da barra (é claro, na capa do vestido).

    Etapa 5 Tendo os tamanhos disponíveis (tanto a sala como o que você precisa colocar lá) e sabendo exatamente o número de prateleiras, você pode começar a desenhar um esboço da sala de vestir. Como alternativa, você pode simplesmente desenhar no papel o que precisa colocar, em uma escala de, digamos, 1:10, cortá-la e já movê-la visualmente para frente e para trás, pensando na combinação ideal.

    A facilidade de uso também deve ser considerada. As tabelas abaixo mostram quanto espaço uma pessoa ocupa em quais posições e em que altura pode alcançar.

    Ao planejar uma sala de guarda-roupa, leve também em consideração as regras de zoneamento (localizadas no final do artigo).

    “Na saída”, você obterá um esquema de pensamento claro, com base no qual pode solicitar armários e racks, e também ficará claro quais troncos de guarda-roupa são necessários para armazenamento, cabides e acessórios adicionais.

    Projetar nuances, dependendo do tamanho da sala

    Ao projetar, leve em consideração o tamanho da sala. Para os maiores, é melhor usar um layout paralelo ou em forma de U, enquanto em um quarto de tamanho modesto você pode instalar um design de tipo angular.

    O layout do guarda-roupa consiste em várias etapas:

    1. Calcule o número de membros da família que usarão a sala. Suas dimensões também dependerão disso (para crianças pequenas, a altura das prateleiras deve ser apropriada).
    2. Determine o que você planeja armazenar aqui: apenas itens de guarda-roupa ou também aqueles que são usados ​​ocasionalmente (travesseiros de reposição, roupas da estação, tapetes, malas e muito mais).
    3. Conte o número de cabides e prateleiras necessários para colocar as roupas.
    4. Calcule o comprimento dos vestidos sob a altura do corrimão.

    Um esboço do camarim é desenhado após todos os cálculos do tamanho do quarto e das roupas, o número de prateleiras e cabides.

    Existem padrões para o tamanho dos sistemas de armazenamento e princípios básicos para sua localização:

    1. Dada a largura dos cabides - de 34 a 51 cm - a profundidade da estrutura deve ser de 50 a 60 cm. Ao mesmo tempo, a distância entre os cabides, que é recomendável observar, é de 2 a 5 cm. Quanto mais densos os vestidos e as camisas ficarem no armário, pior será a ventilação.
    2. A altura do corrimão para os cabides nos quais penduram coisas compridas é de 150 cm, curta - 100 cm, para calças - 60 cm. Na ausência de coisas compridas, os trilhos podem ser colocados um abaixo do outro, a uma distância de cerca de 100 cm.
    3. Para gavetas, um local para extensão deve ser fornecido - aproximadamente 50 cm.
    4. A distância entre as varas de roupa e as prateleiras superiores é de 4 cm ou mais.
    5. A altura das prateleiras é de 35 a 40 cm, a profundidade padrão é de 40 cm, a largura é de 45 a 65 cm e as prateleiras mais longas precisam de apoios para evitar sua deflexão sob o peso das coisas.
    6. A altura das prateleiras deslizantes é de 35 a 40 cm, a largura é de 40 a 70 cm, essas dimensões garantirão uma carga normal no mecanismo. A altura ideal para essas prateleiras é de 110 a 140 cm; caso contrário, seu uso será inconveniente.
    7. A largura do corredor para armários walk-in fechados é de 100–120 cm, para os demais tipos de planejamento - 80–100 cm. A passagem mínima é de 50 cm.

    Para entender como planejar adequadamente um camarim do tipo paralelo ou em forma de U, é necessário considerar a distância entre as paredes. É desejável que seja superior a 150-160 cm, e a distância mínima entre as prateleiras seja de 80 a 85 cm. Com um arranjo linear de móveis, a largura ideal da sala é de 1 m (profundidade do gabinete + tamanho da porta de batente ou gaveta + tamanho da passagem). Com esse cálculo, a área de armazenamento será usada da maneira mais eficiente possível.

    Exemplos de projetos bem-sucedidos

    Antes de planejar um guarda-roupa, você precisa delinear um plano detalhado. Para imaginar com mais detalhes a aparência da sala, considere exemplos de layouts bem-sucedidos de um quarto com vestiário de tamanhos diferentes:

    1. Para este projeto de tipo angular, é necessária uma área de 1,5 x 1,5 m.O local onde as coisas serão armazenadas é cortado da sala principal por uma divisória de gesso cartonado, que fornece a quantidade máxima de espaço livre com um número mínimo de imagens. Para mais funcionalidade, o mobiliário é colocado em duas paredes. A ponte em espiral entre as prateleiras permite suavizar os cantos e aumentar o espaço útil. Prateleiras fazem um olhar aberto. A entrada é ampla, com uma porta deslizante que abre completamente o interior do camarim e permite que você experimente as coisas de maneira conveniente.
    2. Um design mais espaçoso também é angular. As especificidades do projeto são a falta de divisórias, e o espaço para roupas é parte integrante da sala. Graças ao uso de prateleiras sem portas, as coisas são tão abertas e acessíveis quanto possível.
    3. Outro layout com o tamanho da sala do guarda-roupa de um tipo linear, com armários localizados perto da parede. A duração depende das imagens da sala. Largura - 1,4–1,5 m As áreas de estar e de vestir são separadas por uma divisória de gesso cartonado com uma porta deslizante integrada com um espelho. Conjunto interno de prateleiras com gavetas e prateleiras, hastes para cabides. Projetos abertos economizarão um pouco de espaço.
    4. O mais espaçoso será o camarim do tipo em forma de U. Uma sala separada é organizada sob ela, cuja área não é inferior a 10 m 2. Vários dispositivos com uma largura de 0,5 a 0,6 m são instalados em três lados, apesar de suas dimensões serem bastante espaçosos. É conveniente guardar neles vários ninharias, coisas cotidianas, roupas de cama e até roupas de fora. Aqui, entre outras coisas, é fornecido espaço para a tábua de passar embutida. O elemento obrigatório será um espelho grande.

    Para quem deseja criar um design verdadeiramente único e ainda não se confundir em tamanho, existe um programa especial - um planejador de guarda-roupas online. Com sua ajuda, você pode facilmente realizar um desenho de um design futuro, combinando o preenchimento de seu livre arbítrio.

    Design e seleção de móveis

    O design do camarim certamente deve estar em harmonia com o interior do quarto ao qual ele é adjacente. Por exemplo, para o estilo clássico, as prateleiras de madeira são mais adequadas e para a alta tecnologia moderna - plástico e metal.

    Existem vários truques para colocar esses móveis em uma sala com pequenas dimensões:

    1. Para um camarim muito pequeno, você pode adaptar um nicho na parede, cuja passagem é coberta com cortinas ou portas de uma estrutura deslizante.
    2. Se a sala estiver muito pequena, o camarim deve ficar aberto, mas com um grande número de gavetas, prateleiras e cabides. Um otomano e um espelho complementarão com sucesso esse interior.

    Em um quarto pequeno, suportes com roupas casuais podem ser colocados atrás da cabeceira da cama.

    Os projetos de móveis para guarda-roupas são diversos, mas devem atender à ergonomia e serem funcionais, são eles:

    • armários altos sem portas,
    • prateleiras de diferentes tamanhos, com uma finalidade específica: armazenamento de sapatos, roupas ou acessórios,
    • gavetas para roupa interior ou com barras para calças,
    • sistemas para guardar casacos, jaquetas, casacos, vestidos, jaquetas,
    • prateleiras para sapatos de inverno, verão e meia estação,
    • cabides em espiral verticais para bolsas e embreagens.

    Para pequenas praças de guarda-roupas, móveis de um tipo modular de metal são adequados. Além disso, pouco espaço na sala terá um design móvel, projetado para acomodar vários cabides.Os sapatos são colocados por baixo e os ganchos para as bolsas são montados nas laterais.

    Gavetas Armários altos sem portas Prateleiras para guardar sapatos Sistema de armazenamento de vestuário exterior Prateleiras Cabide em espiral

    Dicas úteis para organizar

    Nem todo mundo tem a capacidade de instalar um armazenamento enorme para as coisas. Muitas vezes você precisa se contentar com salas mais modestas. Mas mesmo no menor camarim (1 x 1 m), você pode criar todas as condições para que, para tudo, haja um lugar.

    • o espaço da sala parecerá visualmente maior se você usar portas de vidro ou brilhantes e iluminação embutida nas prateleiras,
    • divisores para caixas permitem armazenar cintos, gravatas, joias sistematizadas,
    • inscrições em caixas e caixas com tampas ajudarão a encontrar os itens necessários mais rapidamente,
    • para evitar a aparência de um odor de mofo e umidade, deve ser fornecida uma boa ventilação,
    • é necessário se livrar de coisas que não são usadas há muito tempo, o que permitirá que você não crie uma bagunça na sala, para liberar espaço nas prateleiras.

    Recomenda-se projetar o arranjo ideal de caixas, recipientes e organizadores de plástico, tecido, palha ou madeira. São ideais para colocar cintos, gravatas, lenços, luvas e também roupas que não precisam de passar. Além disso, esses sistemas de armazenamento ajudam a economizar espaço nas prateleiras, a encontrar rapidamente as coisas certas.

    Em geral, o layout desse site no apartamento exige muita preparação, a capacidade de trabalhar com desenhos e diagramas. Se houver alguma dúvida, seria melhor recorrer a especialistas para obter ajuda. Afinal, a sala do guarda-roupa está equipada por mais de um ano, então você precisa abordar seu design com toda a responsabilidade.

    A luz de fundo integrada ajuda a encontrar o que precisa mais rapidamente Portas de vidro ampliam o espaço Caixas separadas ajudam a organizar o armazenamento