Dizendo "tule", queremos dizer o tecido a partir do qual as cortinas de luz são costuradas nas janelas, cuja principal função é fechar a pessoa daqueles que estão do lado de fora e, enquanto isso, fornecer uma boa visão geral dos que estão em ambientes fechados. Tule foi inventado na França para a noiva do rei, que queria esconder o rosto dos convidados. Inicialmente, era feito manualmente e apenas com fios naturais de seda e algodão.
Atualmente, a produção de tule está envolvida em escala industrial e pode usar poliéster para a base. A moda moderna permite a presença nas janelas de tule a partir de um tecido denso e rígido, por exemplo, organza. Há um grande número de variações sobre como ajustar organza organicamente no design da sala.
Qual a diferença?
Agora, o conceito de "tule" inclui todas as cortinas transparentes, também chamadas de "cortinas diurnas", incluindo organza e véu. Portanto, suas diferenças em relação ao tule podem ser chamadas de míticas - essa é a sua variedade. A propósito, a palavra "tule" é masculina.
Normalmente, a organza é feita de tecidos naturais - seda e algodão, mas agora você pode encontrar aditivos sintéticos - poliéster. Duas fibras do tecido são torcidas juntas, formando um tecido denso e bem retido. O tule de organza pode ser fosco e brilhante, bem como com um padrão aplicado por impressão, gravura e até bordado.
Os benefícios
Organza, de acordo com vários sinais, é melhor do que outros tecidos para criar um design moderno de janela:
- Este tecido é mais denso e mais rígido que o tule padrãoportanto, sua vida útil não se limita a alguns anos, mas atinge facilmente 8 ou 10 anos sem perder a aparência,
- a organza é facilmente combinada com quase todos os tecidosusados para costurar pesadas cortinas noturnas,
- sobretransparente, arejado e apesar de sua alta densidade, ele passa muita luz,
- uma das diferenças do tecido barato para janelas é uma organza de alta resistência à luz. O tule não queima, mesmo no lado sul,
- é fácil cuidar da organza, é apagado não apenas manualmente, mas também na máquina, qualquer sujeira é lavada.
No entanto, com todas as vantagens, este tecido tem suas desvantagens:
- alto custo de tecido. Na fabricação de um processo tecnológico complexo que afeta o aumento de preço,
- o ar não passa bem através desse tecido, portanto, é melhor fazer essas cortinas com dois cortes, abri-las regularmente para ventilação,
- a organza com adição de poliéster em vez de seda não forma pequenos garfos nas janelas, portanto, não é recomendável usar esse material para janelas pequenas em salas pequenas do ponto de vista do design,
- ganchos permanecem facilmente no tecido, portanto, se a casa tiver uma rede de animais de estimação ou crianças pequenas, não é recomendável pendurar um tule nas janelas.
Cores da moda
Nesta temporada é especialmente relevante o tule monofônico de cores naturais naturais: verde, ocre, dourado, amarelo, azul. Guinchar da moda - combine lindamente duas cores. Se você não sabe combinar cores para o seu interior, escolha branco como o segundo tom. Essas cortinas serão vantajosas em alta tecnologia, estilo escandinavo e étnico.
No entanto, cuidado com a suspensão de tule branco nas janelas com paredes brancas. Existe o risco de "voar" com um toque, e então uma coisa parecerá um tom sujo.
Bordado, opções de impressão
Parece absolutamente incrível nas janelas da organza com bordado floral. Essas cortinas se encaixam perfeitamente em um estilo romântico ou na Provence. Como regra, o branco sólido é escolhido como plano de fundo, sobre o qual é aplicado um padrão delicado em forma de flores. Nesse caso, o padrão é grande, médio e pequeno. Quanto maior o padrão, maior a janela.
A organza com um padrão impresso e um ornamento de ouro tem características próprias. Apesar da resistência da tinta acrílica, ela requer uma lavagem das mãos sem atrito. Não é recomendável passar essas cortinas, o tule molhado é pendurado na janela e suavizado com seu próprio peso.
Como escolher?
É possível escolher tecido para cortinas, procedendo dos mais diferentes aspectos. Um deles é o objetivo da sala.
- Para o quarto as cortinas são selecionadas em cores suaves e com boa produção de ar. Se você preferir o crepúsculo, poderá ficar no tule de tons de bordô, azul e verde pálido.
- Para organza da cozinha - um tecido ideal, já que não acumula poeira nas fibras, é facilmente apagado, dura muito tempo e não desbota ao sol.
- Para um quarto de crianças você também pode escolher organza (mas com a abertura regular das cortinas durante o arejamento da manhã), sua vantagem é a mesma da cozinha - pode ser facilmente lavada. Para crianças mais velhas, você pode escolher cortinas de algodão.
Uma semiorganza, ou microvual, é um tecido leve, macio e transparente que se parece com seda e é facilmente coberto. Isso é ideal para janelas que exigem dobras pequenas e macias.
Como bainha?
Tesoura, linha, máquina de costura e ferro são necessários para costurar cortinas e tule. Se você tiver tetos da mesma altura em toda a área da sala, poderá alinhar a borda inferior das cortinas de tule esticando uma linha horizontal e, em seguida, aparar o tecido com uma tesoura ao longo deste ponto de referência.
Como o tule é um material deslizante constantemente inclinado, recomenda-se marcar o comprimento necessário para a bainha a partir da borda a cada 20 cm e colocar um fio de cor contrastante nas marcas. Nele e corte a borda.
- Na máquina, você precisa enfiar a linha com menos de 40 tamanhos. Se o tule da organza for brilhante, é melhor escolher o fio com dois tons mais claros. À luz do sol, eles não serão visíveis no tecido, porque um tom mais claro não é tão proeminente quanto um mais escuro.
A agulha na máquina deve ser afiada e fina para não se prender ao tecido.
- Antes de colocar a máquina sobre a mesa, cubra-a com uma folha. No algodão, a cortina de tule não escorrega e se inclina, será muito mais fácil costurar.
- Antes de costurar, ajuste o ponto da máquina de costura em um pedaço de tecido desnecessário. Se o tecido for muito fino e grudar na máquina, costure-o em papel de seda ou papel vegetal. Depois de terminar o trabalho, eles o arrancam.
- O trabalho começa pelas bordas lateraisdobrando-os 1-2 cm e alisando, costure a uma distância de 1-2 mm da borda interna da bainha.
- Se as cortinas tiverem renda, vieiras na parte inferior e ajuste o comprimento da parte superior.
- A organza é cercada por pelo menos 3 cm na bainhaisto é, ao cortar o comprimento, deixe 6 cm de tolerância. O véu é cercado por 2 cm, ou seja, 4 cm de tolerância a partir do comprimento desejado.
Para obter mais informações sobre bainha de tule de organza, consulte o vídeo abaixo.
Organza tulle: descrição, aparência, exemplos de cortinas
Pela primeira vez, o tule apareceu na Europa no século XV, em uma pequena cidade, após a qual o material foi nomeado. Ele foi tecido por tecelões especificamente por decreto real. Os primeiros espécimes de tule eram muito suaves, leves e ao mesmo tempo densos o suficiente para esconder o rosto de uma pessoa. Sua estrutura lembrava uma rede de fios muito finos, tecidos manualmente. Os materiais mais usados são de produtos naturais, como seda ou algodão.
O organza é um tecido leve e arejado, feito com uma tecnologia especial de torcer as fibras.
Com o advento de máquinas especiais, ficou mais fácil obter tule. Demorou menos tempo para fazê-lo, e o próprio tecido tornou-se mais de alta qualidade e diversificado. A partir desse momento, o tule passou a ser produzido com fios elásticos de poliéster para criar um padrão original.
Graças a este método de fabricação de tecidos, as cortinas de organza são práticas e estéticas ao mesmo tempo.
A popularidade do tule na Europa diminuiu no século XVIII, quando o tecido chamado organza começou a ser fornecido a partir do lado oriental do continente. Era feito inteiramente de fios de seda processados e pertencia a produtos premium.
A organza foi usada para cortinas quando foram adicionados poliéster e rayon, devido aos quais o material se tornou mais acessível, elástico e transparente. A única desvantagem da nova organza é que ela piorou ao deixar o ar passar, prendendo a poeira e exigindo cuidados adicionais.
A organza consiste em fibras naturais ou sintéticas, é leve e durável, transmite e dispersa os raios do sol, fácil de cuidar.
Organza: uma descrição dos modelos, uma visão geral das variedades, a estrutura e as cores do tecido
Hoje, os produtos de organza são 100% compostos por tecidos sintéticos que repetem as propriedades das primeiras instâncias do tecido, a saber: suavidade, leveza e brilho.
Organza é perfeitamente combinado com qualquer material.
Após a transição para a produção da máquina, o processo de fabricação tornou-se muito mais simples e barato. Portanto, não surpreende que eles tenham começado a usá-lo ao máximo no interior e no design de roupas. Como resultado, a demanda por variedades mais interessantes de organza aumentou.
De acordo com os materiais utilizados:
A seda é um tecido natural que se destaca pela sua beleza.
A viscose, que faz parte dos tules apresentados nesta seção, confere aos tecidos uma textura macia e sedosa.
O chiffon é um material surpreendentemente leve e arejado, com uma textura de relevo interessante.
Pela reprodução de cores:
Para o estilo clássico, escolha um tule fosco liso em tons claros.
Tule brilhante será um sotaque especial do interior.
Os tule camaleão mudam de cor dependendo da iluminação.
Pela paleta de cores:
O tule sólido se ajusta ao interior sem uma ênfase pronunciada em uma cor específica.
O tule colorido bonito será um ótimo complemento para a sua janela.
Por estrutura decorativa:
Para obter um tule liso, use fios de poliamida.
O tule para colheita demonstra uma combinação de bom gosto e praticidade.
Por elementos decorativos:
Cortinas com impressão de fotos são uma inovação no design de uma abertura de janela.
Existem várias opções para aplicar a impressão à organza. Um deles é o selo. O desenho é aplicado ao tecido usando um carimbo preparado com tinta. Quando o padrão é impresso na tela, ele é processado para fixar a tinta. Outra opção envolve a aplicação da imagem com pano de óleo ou queima química em telas escuras.
Todos os dias, o tule com bordado está se tornando mais popular.
Todo o padrão, bordado na tela de organza, é feito usando um erro especial para a formação do casamento. Vale a pena conhecer esse tipo de organza: o tecido deve consistir necessariamente em fios sintéticos e densos, para que o bordado não pese o tecido com o seu peso.
Cortinas perfuradas são um toque de design impressionante.
Ao longo da tela, eles passam por um laser no qual um padrão específico é programado; ele faz furos no tecido de acordo com as coordenadas fornecidas. Esse tipo de organza parece organicamente nos interiores, no estilo do minimalismo.
O tule jacquard é particularmente luxuoso no espaço interior.
Os padrões imperiais não são capazes de resistir ao tule, mas a organza é outra questão. No passado, ornamentos de casas com grande prosperidade eram aplicados a ela. Afinal, além deles, ninguém poderia comprar esse material. Agora, o jacquard é usado em um estilo interior clássico.
O que é melhor tule ou organza: uma característica comparativa dos tecidos
O tule de organza é um tecido que é frequentemente usado como cortinas para salas de estar, como quartos, viveiros, salas de estar e cozinhas. O principal motivo para a escolha desses tecidos são as seguintes propriedades:
- Translucência,
- Leveza
- Facilidade de atendimento
- Uma ampla seleção de cores, tons, padrões etc.,
- Custo acessível.
Hoje, os designers fazem uso extensivo de vários estilos para decorar janelas.
No entanto, organza e tule ainda não são o mesmo material, o que significa que eles devem ter diferenças. Assim, por exemplo, o tule tem várias desvantagens que devem ser levadas em consideração; ao escolher cortinas, também há desvantagens.
- O tule é um tecido muito macio e leve que é facilmente deformado sob a influência de influências químicas e mecânicas. Portanto, usar esse tipo de tecido não é a melhor opção para um quarto ou cozinha infantil.
- A tonalidade creme ou branca do tecido é muito transparente e com pouca luz solar difusa; portanto, o tule não é adequado para quartos. A exceção ocorre nos casos em que um tule claro é complementado por cortinas maciças ou material mais denso.
- Tule vale a pena pendurar apenas não do lado ensolarado. Este material tem a capacidade de desaparecer rapidamente. Caso contrário, a tela precisará ser trocada ou pintada constantemente com corantes.
As tendências da moda sugerem o uso de vários tipos de organza na decoração de janelas.
Em termos de resistência ao desgaste, é claro que a organza tem vantagens significativas sobre o tule convencional. Mas não perca o fato de que os fios sintéticos que compõem a organza afetam significativamente a eficiência da transmissão de ar e as propriedades repelentes de poeira do material, diferentemente do tule.
O tule no chão nunca sai de moda.
Importante! Se houver pessoas alérgicas ao pó da família, é melhor tirar cortinas de tule com o número máximo de fios naturais. Esses tecidos permitem melhor a passagem do ar e não retêm poeira.
Costurar cortinas de organza com suas próprias mãos: instruções sobre como escolher o tecido, como cortar e costurar as cortinas
Longe vão os dias em que a organza era considerada material premium. Agora está disponível para quem pretende diversificar o interior do seu quarto com novas cortinas. Além disso, dois terços do custo de novas cortinas não são tanto a própria tela de organza quanto o processamento de suas bordas, o que pode ser feito independentemente em casa.
Para quem gosta de luz brilhante, cortinas feitas de luz e organza clara são adequadas.
Costurar cortinas de organza com suas próprias mãos consiste em apenas cinco estágios.
Para descobrir quanto tecido você precisa para costurar as cortinas, é necessário medir a largura da cornija na qual o produto ficará pendurado e multiplicar o número resultante por 1,5 a 2 vezes. Então o tecido cairá livremente, sem esticar a largura. A altura é medida da parte superior da cornija até o chão, com uma margem de 2-4 cm para bainha nas bordas.
Os lados onde o tecido foi cortado são tratados com um overlock de costura invisível especial para ocultar traços de linha.
Escolher as cores certas para cortinas é uma tarefa importante.
- Processamento de fundo
Para fazer isso, você também deve comprar uma fita oblíqua. Primeiro, a parte da frente da fita é costurada no lado errado das futuras cortinas. Depois que a organza é enrolada em uma fita e fixada com uma costura invisível (secreta) do lado errado.
- Processamento superior
Além disso, uma fita de cortina é comprada em qualquer loja de costura. Deve ser igual à largura da própria estrutura. Ele deve ser costurado no topo da tela, onde será anexado à cornija. Depois disso, é necessário retirar a cortina, formar as dobras do mesmo tamanho e pendurar as cortinas prontas na borda. Feito.
Você pode combinar o tule em várias cores na decoração e tecidos para decoração de interiores.