Sala de estar

O que são salas modulares?

Os móveis de uma moderna sala de estar estão adquirindo cada vez mais formas concisas e até minimalistas. Armários e prateleiras sutis, fechados por fachadas igualmente discretas, liberam visualmente o espaço, não o desorganizam e permitem ocultar muitos detalhes dos olhos. Mas o modelo acabado geralmente não se encaixa na sala com determinados parâmetros.

Se um estilo, uma paleta de cores é definida, vale a pena pensar em quanto mobiliário é necessário e qual deve ser. A parede modular na sala de estar torna-se uma opção universal: a variabilidade do kit permite escolher um fone de ouvido em qualquer ambiente.

Os benefícios do mobiliário modular

Modelos modulares é uma série de elementos individuais que podem ser combinados com seu gosto e necessidades. Ou seja, o fabricante oferece uma ampla seleção de módulos feitos em um determinado estilo e cor. Eles são idênticos em forma, acabamento, materiais, tons e muitos outros parâmetros. De fato, todas as partes são partes de um conjunto, mas podem ser concluídas de diferentes maneiras. A escolha é influenciada por uma variedade de parâmetros da sala e organização do espaço.

Mas as vantagens de tais móveis são suas outras propriedades:

  • Variabilidade - A principal vantagem de uma parede na sala de estar. Depois de escolher o design do fone de ouvido, você pode escolher com segurança seus detalhes de acordo com seu gosto e necessidades.
  • Funcionalidade - você pode pegar apenas os detalhes realmente necessários. Você pode recusar elementos desnecessários que não serão práticos em sua casa.
  • Harmonia - o design já foi pensado, resta apenas escolher a cor e o estilo. Os fabricantes oferecem soluções equilibradas e funcionais, e os módulos serão combinados de alguma forma.

Kit para todos os gostos: como escolher os módulos

Módulos para a sala de estar - uma ampla variedade de designs de móveis que podem ser montados em uma parede individual, dependendo de suas próprias necessidades. Por exemplo, alguém escolhe um mínimo de móveis - um par de prateleiras ao redor da TV ou slides verticais fechados. E alguém prefere ou é forçado a colocar um espaço de armazenamento completo no corredor, então você pode escolher uma variedade de elementos de parede para a sala de estar.

  • Para salas pequenas, os móveis costumam ser escolhidos para instalação no canto - onde geralmente não custa nada. A parede de canto modular na sala de estar torna-se uma saída dessa situação. Aqui você pode escolher diferentes componentes - prateleiras, armários suspensos, gavetas de piso, corrediças abertas, etc. É no canto que os armários para copos são mais frequentemente instalados, principalmente se forem utensílios decorativos.
  • Para inclusão no hall da área de trabalho, outros móveis são escolhidos: uma parede na sala de estar com uma mesa de computador ajudará a equipar a sala da forma mais funcional e concisa possível. Pode ser tanto módulos de canto quanto conjuntos feitos no mesmo estilo, mas instalados em diferentes partes da sala para uso conveniente.
  • Mini paredes para salas compactas podem ser montadas em belas instalações lacônicas a partir de duas prateleiras suspensas paralelas, cobertas com fachadas brilhantes ou vidro. No entanto, você pode escolher armários abertos, mas será difícil colocar todas as pequenas coisas sobre eles - geralmente há ordem ou caos bastante aceitável, se for decoração e vários itens funcionais.

De fato, qualquer parede modular pode ser mini ou maxi - não há restrições, porque a variedade de projetos que cada fabricante oferece é diversa.

Colocação de uma parede modular na sala de estar

Tradicionalmente, a parede da sala fica do lado oposto ao sofá e, nos móveis, há um lugar para instalar uma TV. Os modelos modernos de móveis são geralmente montados a partir de detalhes individuais, que como um todo compõem a composição devido ao estilo e cor uniformes da decoração. Esses módulos estão localizados "ao redor" da tela da TV da maneira mais conveniente.

A escolha dos módulos depende inteiramente do estilo e das preferências pessoais.

  • Aparentemente, tem duas fileiras de armários suspensos, paralelos ao chão, embaixo e acima da TV. A ausência de pernas para instalação no chão torna os móveis visualmente mais leves. Se você projetar a sala em um estilo moderno, escolha fachadas suaves ou até brilhantes que ajudem a liberar visualmente o espaço de móveis desnecessários.
  • A parede modular de canto, que tornará o canto mais desconfortável mais funcional, também parece "economicamente" com relação ao espaço.
  • O Ministenki pode ser montado a partir de diferentes partes, para isso basta escolher um suporte de TV e duas prateleiras abertas para a instalação superior. Exemplos de tais combinações concisas podem ser encontrados no catálogo do conhecido fabricante "Ikea". Como muitas outras empresas que se posicionam na classe média, aqui você encontra muitas soluções variáveis ​​para salas de estar com parâmetros diferentes.

Muito raramente, uma parede é instalada no final da sala, a TV fica em frente ao sofá e os móveis para guardar uma variedade de coisas ficam do lado. Por um lado, economiza espaço diretamente na área de lazer; por outro lado, remove a carga das paredes principais envolvidas na composição do interior.

Para equipar os quartos, as paredes são cada vez menos usadas para fins diretos. No entanto, para apartamentos com um pequeno número de salas separadas, apenas esses móveis se tornam a melhor opção para organizar locais de armazenamento. Mas a bagunça no espaço com armários convencionais há muito tempo perde sua relevância; portanto, a solução mais eficaz hoje é o arranjo de estruturas com fachadas deslizantes.

Nesse caso, os móveis são feitos em toda a altura da sala. Foi então que era conveniente colocar a parede no final da sala e deixar um local para variações decorativas perto da TV. Mas tudo depende, é claro, das preferências pessoais e do gosto dos proprietários - a funcionalidade e a individualidade permanecem fundamentais para todos. Essas tarefas podem ser realizadas não apenas solicitando móveis de gabinete, mas também escolhendo um conjunto modular de acordo com os parâmetros da sua sala.

Os benefícios do mobiliário modular

1. Um conjunto de móveis comum consiste em um certo número de armários. Isso não pode ser alterado. Se não passar pelas dimensões, será necessário procurar outra opção. Um conjunto de móveis modulares pode ser qualquer coisa: na largura, comprimento e cor das fachadas adjacentes. Algumas empresas de manufatura desenvolvem até centenas de nomes de componentes, o que satisfaz até o cliente mais caprichoso. A propósito, existem soluções semelhantes não apenas para a sala, mas também para o corredor, banheiro, cozinha e quarto.

2. É o usuário final que forma a vista final da parede do salão, escolhendo os módulos de que precisa.

3. Mesmo depois de alguns anos, você pode comprar novos componentes. Nesse caso, os componentes novos e antigos parecerão um.

4. Geralmente, esses móveis são equipados com novos achados de design: portas de correr ou uma porta sanfonada, iluminação embutida, barras com mecanismo de elevação, espelhos, persianas. Se necessário, um armário fechado pode ser transformado em rack, etc.

5. Fácil montagem. Graças às instruções claras, geralmente não surgem problemas com a dobragem de um construtor. E demora um pouco.

6. Os móveis combinam ergonomia, praticidade e exclusividade. Ao mesmo tempo, durará muito tempo e aumentará o conforto do quarto.

7. Os kits possuem componentes fornecidos para a colocação de um painel de televisão ou outra tecnologia digital. Mezaninos também são pensados, permitindo aumentar o volume de armazenamento útil.

Das deficiências, apenas uma pode ser observada: o mobiliário não foi criado para interiores clássicos, porque focado em estilos contemporâneos mais populares. Portanto, nas fachadas não há entalhes, incrustações, detalhes dourados ou acessórios requintados.

De que são feitas as salas modulares?

Normalmente, o interior moderno do salão é criado por uma combinação de armário e móveis estofados.

Existem dois tipos de sofás modulares:

  • solta, composta de componentes individuais que são simplesmente unidos. Se desejado, eles podem ser reorganizados, removidos ou comprados os módulos ausentes,
  • secional que não pode ser desconectado. Eles são feitos sob encomenda a partir de seções separadas. A quantidade e a localização dos componentes, a aparência das pernas e dos braços são discutidas previamente com o cliente.

A mobília do armário é criada para uma sala específica, o que permite encaixá-la o máximo possível no espaço disponível. Aqui, o objetivo funcional de cada componente é considerado e depois reduzido a um único fone de ouvido. Observe que geralmente esses móveis nem sequer preenchem uma parede e, às vezes, são colocados em todo o perímetro da sala (mas não com uma linha contínua).

Como organizar móveis modulares em uma grande sala de estar?

Fazer um quarto espaçoso não é menos difícil do que um pequeno. É melhor não colocar móveis ao redor do perímetro da sala, pressionando-os firmemente contra as paredes. Normalmente, o centro de um grande salão é preenchido com um sofá, poltronas e uma mesa de café. Uma estante é colocada perto da parede mais próxima e, no lado oposto, há uma zona de mídia com TV, prateleiras e a maioria dos móveis. Esses armários são uma ótima solução para um apartamento em plano aberto. Então uma área funcional fluirá suavemente para outra, criando um interior comum.

Como organizar móveis modulares em uma pequena sala de estar?

Aqui, cada centímetro quadrado vale o seu peso em ouro, você precisa solicitar apenas os módulos que realmente precisa. E é melhor abandonar os enormes armários fechados em favor de vários armários. Além disso, consoles estreitos, armários, prateleiras, prateleiras e armários de parede com portas espelhadas ou de vidro não sobrecarregarão o espaço. Você também precisa considerar a versatilidade dos móveis, por exemplo, pedir uma mesa de café dobrável. Armário corretamente colocado e móveis estofados criarão uma sensação de espaço na sala, e paredes gratuitas podem ser decoradas com fotos em molduras bonitas, pinturas modulares, arandelas originais, etc.

Portanto, as salas modulares estão se tornando cada vez mais populares entre os amantes de interiores modernos. Talvez devido à liberdade de escolha oferecida e à grande variedade de componentes. Todos podem decidir o que ele mais precisa dos componentes: armários, prateleiras, armários de TV ou prateleiras. Só não se esqueça das pequenas nuances. Por exemplo, para uma sala pequena, é melhor preferir um fone de ouvido com fachadas brilhantes e brilhantes, e para o "stalin" você precisará de armários altos. Experimente com cores, um conjunto de módulos, tamanhos de material e crie os móveis dos seus sonhos.

Modular

Os móveis que consistem em várias partes que podem ser movidas dentro dos limites de um conjunto são chamados modulares. Tais sistemas são muito populares entre os designers que planejam um interior de estilo minimalista. As partes do kit - módulos são um tipo de designer, montado de acordo com o grau de funcionalidade dos produtos.

Itens geralmente incluídos em conjuntos modulares de móveis para a sala de estar:

  • armários de canto e comuns,
  • montras
  • espelhos
  • aparadores
  • pedestais
  • mesas
  • estantes de livros.

Ao escolher os módulos, é oferecido ao cliente um conjunto de itens dos quais ele seleciona independentemente as partes necessárias para o fone de ouvido. No interior da sala, esses produtos parecem originais, enquanto executam as funções pretendidas.

A principal característica dos sistemas modulares é a sua mobilidade. Graças à total independência das peças, elas podem ser movidas e transformadas independentemente para atender às suas necessidades. Os fixadores são usados ​​para conectar-se e algumas opções podem ser independentes. Não é difícil escolher um design modular - é importante saber o tamanho do local dos produtos instalados, sua altura e profundidade. Para a fabricação de sistemas utilizados aglomerado, madeira e materiais laminados. Como matéria-prima adicional na fabricação de móveis para a sala, os acessórios de vidro, plástico e metal atuam. Os modelos mais caros são considerados madeira maciça.

A principal vantagem de tais dispositivos é a economia de espaço na sala. Ao escolher os módulos, o proprietário já sabe como usá-los e onde serão colocados, para que não haja problemas com o gabinete selecionado que não se encaixa no espaço.

Gabinete

Esses produtos de móveis incluem modelos que têm uma base rígida na forma de painéis. Como regra, vários armários, prateleiras e paredes são considerados objetos do corpo. Os móveis bonitos para uma sala de estar tipo armário são feitos de espécies de madeira de alta qualidade, geralmente de madeira maciça.

Os modelos modernos de caixas são dobráveis, o que é muito conveniente ao transportar produtos para os clientes e ao se deslocar. Para decidir quais itens serão localizados na sala, você precisa determinar as preferências individuais do proprietário. Muitas vezes, os seguintes elementos são colocados na sala:

  • paredes da caixa - esses dispositivos multifuncionais contêm vários itens de uma só vez - um armário, um nicho para uma TV, uma vitrine para colocar decoração, prateleiras para livros e um meio-fio,
  • guarda-roupa deslizante - um local separado para guardar objetos pode ser colocado na sala de estar, que possui grandes dimensões. A foto dos armários demonstra que geralmente é feita em toda a altura da parede e, graças ao mecanismo deslizante, você pode instalar o elemento no canto,
  • estante - livros, itens de decoração, luminárias e até um sistema de áudio e vídeo são colocados sobre um assunto tão funcional.

Hoje, as fábricas para a produção de móveis para armários oferecem produtos de vários estilos como uma seleção. Nos catálogos, você pode encontrar objetos nos estilos clássico, gótico e minimalista. Ao escolher móveis para a sala de estar, cuja foto é apresentada na seleção, conte com combinações de cores de produtos e materiais de decoração, para obter um resultado original.

Suave

A parte central da sala, atraindo os olhos dos hóspedes, é um belo sofá e poltronas. A chave para um bom interior será um sofá, compatível com o estilo do resto do ambiente existente. Nos estilos clássicos calmos, o sofá fica liso e as cadeiras são adquiridas em cores ou contraste.

Outra opção é colocar um canto suave em vez de um sofá. Esse movimento resolve dois problemas ao mesmo tempo:

  • não há necessidade de comprar cadeiras adicionais,
  • os cantos são geralmente transformados em locais para dormir, úteis para acomodar os hóspedes.

Quais móveis escolher para a sala de estar depende do seu tamanho. Para salas pequenas, basta um sofá; para salas mais espaçosas, é adequado um conjunto de poltronas, um sofá e pufes. Não esqueça que, além de móveis estofados, a sala será preenchida com armários e sistemas modulares. Para não se enganar, você deve pré-visualizar a foto da mobília na sala de estar selecionada de acordo com as preferências individuais dos proprietários.

Ao escolher um sofá, preste atenção ao estofamento. O tecido deve ser forte, durável e macio. A cor deve estar em harmonia com a sala, portanto você não deve escolher a combinação errada.

Para uma pequena sala de estar, é melhor escolher móveis com tons suaves e, para salas mais espaçosas, experimente cores. Aparência de esquemas de cores contrastantes originais.

Regras de postagem

Em quase todos os apartamentos, a sala é mobiliada igualmente. Entre os elementos permanentes estão um sofá, uma televisão e uma mesa de café.Às vezes, existem camas extras para os hóspedes, uma biblioteca e armários de armazenamento. Para uma sala pequena, a melhor solução seria mobília embutida para a sala. Esses produtos, diferentemente dos análogos dos casos, têm apenas um teto e painéis falsos que se encaixam nos nichos de construção e nos planos horizontais.

Para responder à pergunta: como organizar os móveis, siga estas dicas:

  • desenhe um plano - faça um esboço em um pedaço de papel, levando em consideração o tamanho disponível da sala, mantendo a escala - será mais fácil entender que espaço precisa ser organizado,
  • defina o centro da composição - antes de escolher móveis para a sala, decida qual será o ponto central da sala. Pode ser um sofá, home theater, estantes ou outro item. Depois disso, o planejamento será mais fácil
  • racionalmente use cada centímetro. Se você colocar uma mesa perto do sofá, deixe um pouco de espaço para que possa ser abordada de ambos os lados. Cabe ao proprietário do apartamento decidir qual mobiliário é melhor para o quarto: se houver crianças em casa, você precisará comprar cadeiras de criança pequenas e macias,
  • proporcionalidade das dimensões - evite móveis grandes para salas de estar cujas fotos podem ser encontradas na seleção se a sala for pequena. Não acumule espaço - esta área é destinada a relaxar e receber convidados.

Itens colocados incorretamente podem causar transtornos no uso diário, por isso pense em todos os detalhes: se o sofá puder ser colocado em um beliche, forneça espaço adicional para a abertura.

O que procurar ao escolher

As salas de estar lindamente decoradas testemunham o bom gosto dos anfitriões. Escolha guarda-roupas, estantes e objetos macios devem ser guiados por preferências pessoais, sem esquecer o design da sala. Escolha a atmosfera de acordo com as necessidades da família. Algumas dicas para escolher itens:

  • um sofá macio é um componente indispensável do lounge. Escolha um sofá confortável para a sala de estar não é difícil: decida o tamanho, as funções, a presença de braços e almofadas de sofá. Sob um acabamento leve, deixe um sofá com um tom mais escuro. Se os materiais de acabamento são feitos em cores misturadas, as cadeiras devem corresponder à idéia,
  • se você seguir os interiores clássicos, uma vitrine do armário da sala de estar, cuja foto pode ser vista nos catálogos de móveis, será obrigatória. Este produto contém belos pratos, jogos de tabuleiro, fotos de família ou itens de decoração,
  • um elemento necessário é uma parede modular ou de armário, onde está localizado um nicho para uma TV, prateleiras para livros e estantes. As variações de móveis também podem ser vistas na foto; o design desses produtos deve necessariamente se encaixar na imagem geral da sala,
  • se não houver biblioteca ou estudo em casa, os proprietários sempre poderão equipar esse quarto na sala de estar. Para fazer isso, você só precisa organizar corretamente as estantes de livros feitas em toda a altura da parede.

Os móveis adequadamente selecionados na sala cumprem as funções pretendidas e encantam todos os membros da família com sua aparência e praticidade atraentes.

No. 1. Determine a funcionalidade

Antes de prosseguir com a escolha dos móveis, você deve responder claramente à sua pergunta, que funções sua sala de estar executará, que tarefas prioritárias ela terá. Então, poderia ser uma sala projetada exclusivamente para reuniões de família, assistindo filmes, conversas etc., pode ser uma sala na qual eles geralmente serão organizados feriados, banquetes e celebraçõesou uma sala onde seus amigos, vizinhos e parentes costumam aparecer para simplesmente relaxe e converse. Em alguns apartamentos e casas, a sala também pode desempenhar uma função sala de jantar e até quartosou combinar algumas dessas tarefas. Em todos esses casos, a abordagem para escolher móveis pode diferir um pouco, o que deve ser levado em consideração. Depende, por exemplo, se será necessário fornecer algum truque para o zoneamento correto da sala, se é necessária uma mesa de jantar e outros detalhes.

No. 2. Cor certa

A escolha do esquema de cores da sala depende exclusivamente do gosto de cada um de nós, mas, ao fazer sua escolha, é melhor aproveitar os conselhos acumulados pelos profissionais. Então, se você é dono de uma pequena sala de estar, é melhor dar preferência tons clarosque são visualmente capazes de expandir levemente a sala e embaçar seus limites: móveis leves contra o fundo de paredes claras criam um espaço único. Se a sala for espaçosa o suficiente, você poderá usar qualquer persiana, mesmo escuro e saturado.

Quando você quer dar aconchego e calor à sala, você vai tons quentes: laranja, rosa, amarelo, pêssego, etc. Essa sala é ideal para reuniões no círculo das pessoas mais próximas. Se a sala de estar é um local de descanso e relaxamento para você, você pode usar tons frios: azul claro, verde claro, acinzentado e outros.

Caso a sala de estar combina várias zonas ao mesmo tempo, cores diferentes podem ser usadas não apenas na decoração, mas também nos móveis, mas ainda assim devem pertencer ao mesmo estilo.

Número 3. Estilo

Imediatamente, vale a pena decidir sobre o estilo escolhido da sala, pois depende muito de quais móveis você precisará comprar. Não é segredo que clássicos e modernos têm abordagens completamente diferentes para a seleção de móveis, materiais para sua execução, várias técnicas decorativas etc. Aqui vale a pena partir de suas próprias preferências: alguém fica mais impressionado com o interior barroco, alguém é provence e alguém geralmente fica encantado com o boho. Se você não contratar um designer profissional, mas confiar em seus próprios pontos fortes, antes de escolher cada peça de mobiliário, é melhor estudar cuidadosamente o básico da direção escolhida, familiarizar-se com fotos, conselhos de especialistas etc.

Embora seja estúpido aconselhar algo ao escolher um estilo, é melhor para os proprietários de pequenas salas de estar prestar atenção ao minimalismo, alta tecnologia ou modernos - estilos de interiores que usam o mínimo de móveis necessários para a funcionalidade completa da sala. Modestas, privadas de decoração excessiva, as peças de mobiliário não ocupam muito espaço e não desarrumam o espaço.

Número 4. Levamos em conta as dimensões

A primeira coisa a fazer antes de ir à loja para comprar móveis novos é medir parâmetros da sala. Sofá ou mesa muito volumoso, mesmo que se encaixe, ocupará muito espaço útil, e essas coisas nem sempre são adequadas. Você precisa se armar não apenas com uma régua ou fita métrica, mas também com bom senso e, mais uma vez, refletir sobre o uso da sala de estar e quantas pessoas estarão lá ao mesmo tempo, necessário para o cálculo correto dos assentos. É muito importante que, no final, o espaço seja harmonioso e a sala seja confortável: você deve admitir, não é muito bom se a sala não acomodar todos os seus convidados ou, por outro lado, houver muitos móveis vazios, ocupando espaço livre .

Portanto, ao refletir sobre todos esses detalhes, decida o tamanho do sofá, mesa, mesa etc., mas, ao mesmo tempo, correlacione-os com os parâmetros da sala. Talvez você deva escolher não o sofá maior, mas simplesmente organizar outros lugares: poltronas, pufes, cadeiras dobráveis ​​e escolher uma mesa oval em vez de uma mesa retangular.

No. 5. Levamos em conta a forma da sala

A forma da sala é tão importante quanto seu tamanho, e esse parâmetro deve ser levado em consideração na escolha de móveis. Portanto, em algumas salas, a tarefa é tentar economizar espaço, e em outras, pelo contrário, é necessário preenchê-lo de alguma forma para não deixar espaços vazios. Nesses casos, as abordagens são diferentes, mas, surpreendentemente, um sofá de canto é apropriado em qualquer sala de estar: grande e pequena. Mesmo assim, você terá que colocar pelo menos um sofá duplo e uma poltrona, mas todo esse conjunto pode ser substituído por um sofá de canto, e há mais um assento no canto e não é necessário equipar a passagem. Mas é importante encontrar o lugar certo para o sofá de canto: se você o colocar perto de uma parede curta, ele amarrará a sala e a reduzirá.

Se a sala é muito pequena, você pode escolher sofá sem braçospara que você possa sentar nele de qualquer lado. Se a sala tem uma forma muito complexa que, infelizmente, é encontrada em muitas casas do prédio antigo, em vez de um sofá na maioria dos casos, é melhor escolher conjunto de assento.

No. 6. A escolha de móveis estofados

Um conjunto de móveis estofados é um atributo importante e indispensável de qualquer sala de estar. Normalmente, ele é escolhido antes de tudo, por isso é importante ter muito cuidado e comprar o conjunto necessário na aparência e nas funções. Os móveis estofados devem ser totalmente funcionais, mas não desordenar a passagem ou a abordagem da janela; devem corresponder totalmente ao tamanho da sala.

Geralmente, um conjunto de móveis estofados consiste em um sofá e poltronas, geralmente duas poltronas. O sofá pode ser duplo ou quádruplo: ao escolher, comece com os parâmetros da sala de estar, sem esquecer o objetivo em sua casa. A propósito, os sofás podem ser projetados não apenas para assentos, mas também para serem dobráveis, formando um berço. Se o sofá for usado à noite exatamente para isso, é importante prestar atenção nos modelos com um mecanismo de qualidade projetado para a transformação regular. Mas não pague demais se você não precisar dessa função, pois pode escolher um modelo mais simples. Pagar também atenção ao enchimento e material para estofamento: o couro não é adequado em todos os lugares, e o jacquard e o veludo exigem cuidados, mas a microfibra é um material barato e fácil de usar, adequado apenas na sala de estar, onde a carga no sofá é pesada.

Mas o equipamento padrão de móveis estofados nem sempre é apropriado e conveniente, porque duas cadeiras podem não caber no interior pretendido. Talvez a opção o ajude quando duas cadeiras são substituídas por um sofá duplo e coloque-o em ângulo reto com o primeiro sofá. Se você colocar uma mesa de café no canto educado, terá um lugar maravilhoso para relaxar, conversar e tomar um chá.

Uma das opções mais interessantes é considerada sofá modular: consiste em várias partes independentes que podem ser montadas para formar um sofá enorme, e você pode fazer um pequeno sofá e várias poltronas. Em geral, existem muitas opções, e móveis semelhantes cabem em qualquer sala de estar e, em caso de mudança, você não terá que se despedir de propriedades já adquiridas: várias transformações, e o interior se torna completamente novo e ao mesmo tempo não menos funcional do que antes.

Em salas de estar mais ou menos espaçosas, você pode colocar sofá e poltronas no centro da sala. Essa é uma boa solução, mas é importante que a parte de trás dos móveis estofados pareça atraente, para que não haja costuras ásperas, compensados ​​e outras coisas.

Para salas de estar espaçosas sofás gigantes para 5 assentos ou mais. Eles geralmente são angulares, mas podem ter dois ângulos, diferem em todos os tipos de funções adicionais, existem até sofás de cinema em casaonde são fornecidos mecanismos dobráveis, suportes para pernas, alimentos etc. Se você é uma personalidade extraordinária e excêntrica e gosta de se destacar, então a escolha sofás originais também incrível.


Número 7. Wall VS shelving

Uma sala de estar moderna não fica sem uma parede ou prateleira, porque você precisa armazenar coisas que se acumularam e são necessárias nessa sala em algum lugar. Anteriormente, a opção inequívoca para a sala de estar era exatamente parede: então eram móveis volumosos que entulhavam muito o espaço. Hoje, as paredes da sala se tornaram mais diminutas e refinadas, mas o mercado também foi reabastecido. estantes. Eles desempenham as mesmas funções, são muito espaçosos, mas devido às prateleiras abertas e design especial, eles não ocupam espaço e não tornam a sala visualmente menor. E se as paredes se encaixam bem no interior clássico, as prateleiras se tornaram uma adição distinta ao interior e às salas de estar minimalistas, onde eles tentam economizar espaço por todos os meios.


Outra ótima opção é móveis modulares. Este é um conjunto de todos os tipos de prateleiras, armários e mesinhas de cabeceira, feitos no mesmo estilo, que podem ser combinados como você preferir, em qualquer ordem. Ao mesmo tempo, é possível criar um interior original e maximamente funcional, adaptado exclusivamente para sua família.

A cor da parede ou das prateleiras precisa ser coordenada com o esquema geral de cores da sala e, se a sala não diferir em áreas grandes, tente usar o máximo possível prateleiras abertas e elementos de vidro transparentebem como superfícies de espelho.


Número 8. Escolha uma mesa de café

Uma mesa de café é um atributo importante de uma sala de estar, que serve não apenas para colocar pequenas coisas nela, como jornais, revistas, CDs e consoles, mas também se torna necessária ao tomar chá, por exemplo. A altura média deste móvel é de 50 cm e o tamanho pode ser completamente diferente, como o material de execução.

  • Para salas de estar em estilo clássico pode escolher mesa entalhada em madeiratalvez até com elementos forjados.
  • Mas para as instalações em estilo moderno, e mesmo sem metros quadrados extras, é melhor escolher outra opção. Então mesa de vidro oval ou redonda será igualmente funcional, mas ao mesmo tempo se dissolverá no espaço. Outra boa opção é mesa de cubo, cuja superfície é usada para a finalidade a que se destina e o volume se torna outro local para armazenamento. Se, ao mesmo tempo, esse cubo for feito de plástico translúcido, é ideal mesmo para a menor sala de estar.
  • Quando a área permite, você pode escolher qualquer mesa de café, especialmente porque sempre há muitas opções interessantes nas lojas, muitas vezes muito incomuns que podem se tornar um destaque real de qualquer ambiente.

No. 9. Onde colocar a TV?

Uma televisão é parte integrante de uma sala de estar como um sofá ou poltronas. Está presente em 99% das salas, e muitas vezes não é pendurado na parede, mas colocado em um pedestal. O gabinete deve caber no tamanho da sua TV. Quanto ao material e cor, você precisa começar pelo estilo escolhido: o gabinete pode ser de vidro, madeira, feito de aglomerado, MDF e outros materiais. Não é ruim se haverá compartimentos de armazenamento pequenos objetos, para não espalhá-los pela sala, criando assim uma aparência não muito elegante na sala de estar. A propósito, uma opção muito boa são os armários sobre rodas: se necessário, você pode movê-los um pouco para que a imagem na TV fique claramente visível para todos os presentes.


No. 10. Outros móveis

Atualmente, não existem regras claras sobre o design das salas, por isso é impossível dizer exatamente quais itens devem estar presentes nesta sala e quais não. Se você decidir combinar a sala de estar com a sala de jantar, por que não, mas neste caso você precisará mesa de jantar. É melhor se for oval ou redondo: nem mesmo mais pessoas serão colocadas atrás, mas menos traumático. Portanto, você precisa considerar que a sala se torna um local para brincadeiras e até para dançar, e que nem crianças nem adultos vão bater no canto da mesa, ela pode ser selecionada sem cantos. Em geral, uma ótima opção para a sala de estar é uma mesa transformadora que, como desnecessária, pode ser dobrada e abrir espaço.

Para organizar a área de jantar e criar assentos, você pode precisar de mais cadeiras e poltronas. Ao escolher, desenvolva o estilo e a funcionalidade predominantes em móveis específicos. Assim, as cadeiras podem ser com ou sem alças, com ou sem estofamento. Neste último caso, preste atenção para que a borda do assento seja arredondada, caso contrário, será impossível ficar sentado por muito tempo devido a inconvenientes. As poltronas devem ser macias e confortáveis, mas não muito profundas para se levantar sem esforço. Naturalmente, preste atenção à qualidade do estofamento e enchimento, do qual depende diretamente a vida útil.

Uma tendência moderna interessante é o uso de balcões de bar. Eles não ocupam muito espaço, são muito funcionais e permitem dividir a sala em zonas. É importante que a superfície do balcão da barra seja resistente a todos os tipos de danos, seja durável e a presença de tampas dobráveis ​​seja um bônus adicional. O balcão do bar geralmente separa a sala da cozinha e pode até se tornar uma mesa de jantar. Se você estiver hospedado com essa opção, deverá comprar e cadeiras altas especiais, cuja escolha é simplesmente deslumbrante: existe uma opção para todos os gostos e interiores.

No. 11. Acessórios como uma necessidade

Em geral, poucos quartos parecerão acolhedores e habitáveis ​​se não houver decoração, acessórios ou jóias. Seu tamanho e caráter são selecionados novamente, dependendo de suas próprias preferências e do estilo escolhido, e há muitas opções. Podem ser artesanato, lembranças de viagem, vasos, pinturas, fotografias, estatuetas, velas, lanternas, arandelas e luminárias de chão, aquários, flores artificiais ou naturais, etc. Uma ótima opção que combina funcionalidade e beleza é um espelho. É especialmente adequado para salas de estar em miniatura, e o efeito é incrível, porque na verdade você pode dobrar o espaço existente pelo menos visualmente.

É importante não exagerar na decoração da sala de estar: lembre-se de que os acessórios enfatizam seu gosto, suas vistas, hobbies e preferências, e a abundância de várias figuras nas prateleiras, dezenas de fotos nas paredes e nos armários, em combinação com outros acessórios, transformarão a sala em um caos completo e apagarão completamente todos os esforços por escolha de móveis.


Em conclusão

Sala de estar - um cartão de visita da sua casa, que pode ter muitas funções. A funcionalidade, o conforto e o aconchego dependem da escolha certa dos móveis, e é por isso que vale a pena considerar cuidadosamente a presença e a localização de cada item: de um sofá e uma TV a uma imagem e uma lâmpada. É melhor criar um pequeno diagrama antecipadamente ou usar programas especiais para design de interiores, medir todos os parâmetros, decidir sobre o estilo e as principais funções e só então começar a considerar várias opções. Os móveis devem ter aparência não apenas bonita, mas também de alta qualidade; portanto, cada item terá que ser avaliado por vários fatores.

Recursos e benefícios de projetos empilhados

Os sistemas modulares apareceram no mercado relativamente recentemente. Eles são um conjunto de elementos que podem ser organizados em qualquer ordem. Essa solução expande as possibilidades de projeto para melhoria da casa. No interior da sala, geralmente são usados ​​sofás e paredes de definição do tipo.

Os projetos consistem em blocos funcionais separados que podem ser combinados com base nas preferências individuais. Essa é a principal diferença entre fones de ouvido modulares e móveis tradicionais. Os módulos podem ser comparados com os detalhes do designer, que são usados ​​quando necessário. As principais vantagens dos sistemas de composição tipográfica incluem:

  • ampla gama - os blocos funcionais variam em forma, tamanho, finalidade,
  • praticidade - cada elemento é selecionado separadamente, oferecendo o máximo de usabilidade,
  • mobilidade - os módulos podem ser instalados em qualquer lugar
  • estilo uniforme - os itens incluídos em uma série são executados em um design comum,
  • disponibilidade financeira - os sistemas diferem no custo do orçamento, mais baratos que os móveis autônomos.

Com sistemas modulares, o interior adquire o efeito de leveza e leveza, o que é impossível de obter com modelos de malas volumosas.

A popularidade das construções tipográficas é explicada pela possibilidade de combinação conveniente: alguém deseja organizar todas as peças de mobiliário ao longo da parede e alguém fica mais impressionado com a combinação em seções e arranjos separados e independentes em uma sala em uma ordem arbitrária. Essa vantagem é muito valiosa, pois permite atualizar periodicamente um ambiente chato.

Para quais interiores é adequado

A escolha de móveis modulares para a sala depende do estilo em que o interior é decorado. Os projetos são mais relevantes para o design moderno ou minimalista:

  1. O Art Nouveau tende a linhas requintadas, portanto, qualquer opção de decoração é aceitável - vidro estampado, impressão de fotos, combinações de cores, dobras assimétricas. Texturas de madeira natural são bem-vindas.
  2. Alta tecnologia, minimalismo - estilos modernos que sempre se mantêm atualizados, de modo que a digitação de fones de ouvido será uma ótima solução. O principal princípio da construção do interior é o número mínimo de itens. Projetos modulares lacônicos são utilizados, consistindo em elementos brilhantes ou foscos de forma retangular ou quadrada. As composições futuristas são formadas usando configurações incomuns e compartimentos abertos. O número de tons é estritamente limitado, geralmente não mais de 2-3 cores são combinadas.
  3. País, Provence - o charme único da província francesa será capaz de transmitir modelos modulares com um toque de vintage, uma certa aspereza. Pequenos elementos esculpidos, texturas de madeira, pernas encaracoladas, forjamento e ornamentos florais são usados. Acessórios imitando bronze são selecionados. O interior terá um clima romântico em tons de azul, branco, pistache e cinza claro.
  4. O estilo escandinavo está associado ao conforto, simplicidade e praticidade. As fachadas dos móveis são geralmente pintadas de branco, em perfeita harmonia com as cores naturais da madeira. São utilizadas superfícies lisas, acessórios compactos, sem decoração.

A parede modular não se encaixa em um interior tradicional estrito, nem em direções que gravitam em linhas ornamentadas, como árabe, barroco e art déco. É possível usar móveis modelo em estilo neoclássico, caracterizado por uma combinação de características clássicas e modernas.

A maioria dos modelos de móveis estampados não é complementada por pinturas douradas, esculturas ornamentais - os designs são criados especificamente para o interior jovem e moderno.

Variedades de módulos de alojamento

Os módulos de caixa são elementos projetados em um único design e cor. Você pode instalá-los como desejar, a seu critério, em contraste com estruturas monolíticas. Existem dois tipos de seções:

  1. Não seguro - os blocos não são fixados rigidamente, mas simplesmente instalados um ao lado do outro. Os módulos podem ser reorganizados, trocados, removidos ou adicionados novos.
  2. Seccional - os compradores escolhem independentemente os tipos e o número de blocos que são fixados com segurança pelo método de fábrica. Eles se parecem exatamente com modelos monolíticos.

Sala de estar - uma sala na qual um grande número de coisas é armazenado: lembranças, livros, pratos, álbuns de fotos e muito mais. Para organizar convenientemente todos esses itens, vários módulos são usados:

  • armários com dobradiças e abaixos, com portas de vidro ou sólidas,
  • armários e cômodas
  • prateleiras
  • estojos para lápis
  • consoles
  • armários de canto
  • estantes
  • secretárias
  • montras
  • mesas de café
  • elementos adicionais
  • balcões de bar.

Os tipos podem variar em funcionalidade. No aparador são colocados pratos, copos, na estante de livros - publicações favoritas, no frigobar - bebidas. Para um apartamento ou uma casa, você pode comprar apenas os itens necessários, mas, ao mesmo tempo, o kit será harmonioso e holístico, perfeitamente adequado ao interior.

Para a pequena sala de estar, estão sendo desenvolvidas mini-paredes, que podem incluir um guarda-roupa estreito para as coisas, um compartimento para eletrodomésticos, um pequeno rack, armários suspensos ou mezaninos. Esse kit modular é suficiente para uma família de 2 a 3 pessoas. Tamanhos ótimos - de 130 x 140 cm.

Para uma sala espaçosa com tetos altos, são adequados projetos de tipografia dimensional com muitas prateleiras verticais e horizontais de tamanhos diferentes. Modelos de canto em forma de U que dividem a sala em zonas parecem interessantes, fornecem um local para armazenar uma variedade de coisas. O kit do sistema modular pode incluir racks, armários com portas de vidro, inserções de espelho e outros elementos, a pedido do comprador. Os modelos são ideais para famílias grandes. O comprimento das paredes atinge quatro metros.

Pequenas salas de estar serão idealmente combinadas com sistemas de canto, economizam espaço e preenchem as chamadas "zonas mortas".