Edifícios

A partir do qual é melhor construir um banho: informações gerais, características e recomendações, qual banho é melhor construir

Se o preço é crítico, a madeira
Sua escolha é uma casa de banho de madeira feita de toras e vigas de umidade natural. Até agora, esses materiais são os mais econômicos para a construção do banho. No entanto, a madeira colada de alta qualidade e, principalmente, a madeira morta verdadeira da Carélia ou Arkhangelsk, é várias vezes mais cara que a madeira recém-serrada (diretamente da floresta).

Como opção, você pode construir uma casa de banho com paredes com estrutura de madeira, mas seu preço depende substancialmente do tipo de isolamento, barreira contra vapor e madeira serrada. Mas um bom banho de pedra (tijolo) é caro.

Fato: O preço não é apenas o material para a construção de paredes. Depende em grande parte do acabamento - externo e interno. Mas este é um tópico para outra discussão.

Para não ter medo do fogo - uma pedra
Uma casa de banho com paredes de pedra é obviamente mais segura do que uma de madeira. E quanto menos materiais combustíveis no projeto de paredes, pisos e telhados, mais segura a casa de banho como um todo. Mas dizer que os banhos de pedra não queimam seria um forte exagero.

De acordo com as estatísticas de incêndios em casas de banho, o principal motivo é um nó indevidamente feito de uma passagem de chaminé através de um piso ou teto de madeira. Portanto, se as paredes da casa de banho forem feitas de tijolo ou concreto aerado e o telhado for erguido usando um sistema de vigas de madeira, o ganho em segurança contra incêndio será pequeno.

Se você ler atentamente os requisitos de segurança contra incêndio (SP 7.13130.2013) e fizer tudo o que estiver escrito, o risco de incêndio em um banho de madeira será significativamente reduzido, mas isso levará à inevitável complicação de seu design inicialmente simples.

Por exemplo, o requisito do SP 7.13130.2013 para proteger uma parede de materiais combustíveis adjacentes em ângulo à frente do forno com uma folha de metal em papelão de amianto é relativamente fácil de implementar em um banho de estrutura com paredes estáveis, mas em um banho de madeira, os fixadores de uma folha de metal rígida não devem ser rígidos, mas móvel (deslizante) para compensar o calado dos toros.

Para não pagar a mais pelo serviço - uma pedra
Qualquer que seja a casa de banho, para protegê-la de ser afetada por fungos e mofo no edifício, é necessário manter uma temperatura de pelo menos 15 ° C durante o ano todo. Então, ela consumirá constantemente energia. Dado que um banheiro privativo fica inativo no modo de espera por pelo menos 320 dias por ano, os custos de calor "desperdiçado" podem ser bastante grandes.

Aqui depende muito do material da estrutura da parede.

As construções de parede de pedra e estrutura permitem que você construa um banho com eficiência de energia - você só precisa isolá-lo com competência e criar uma barreira de vapor confiável. A qualidade da barreira de vapor é melhor avaliada não “a olho nu”, mas pelo método instrumental (blowerdoor). Caso contrário, o isolamento ficará molhado e deixará de funcionar, o que levará à perda de calor. Mas o maior perigo da penetração de umidade através da barreira de vapor de baixa qualidade está em molhar o isolamento da passagem da chaminé pelo teto ou teto. Ao se molhar, o isolamento perde suas propriedades e o risco de incêndio aumenta drasticamente! A disponibilidade de gás, uma tarifa noturna de eletricidade etc. ajudará a reduzir o custo de manutenção de uma sauna a vapor. Com tudo isso em mente, você pode construir uma sauna com um consumo predeterminado de energia, mesmo com as características de uma casa passiva.

A menor eficiência energética - um banho de madeira ou madeira. Isso se deve principalmente à alta respirabilidade (purga) das paredes. Nesse sentido, a casa de madeira perde significativamente não apenas no tijolo, mas também no banho de estrutura.Mesmo em clima calmo com a mesma espessura de parede, a taxa de perda de calor no banho de estrutura será cerca de três vezes menor do que na casa de madeira. Em tempo ventoso, a casa de madeira perde calor adicional como resultado de uma infiltração mais forte do que a de uma casa de madeira.

Preços da madeira

Desvantagens madeira natural (em termos de uso na construção de um banho) pode ser considerada as seguintes qualidades:

  • A madeira está sujeita a encolhimento; portanto, a decoração interior do edifício pode ser feita somente após 5 ou 6 meses.
  • O material requer cuidados periódicos; caso contrário, sob a influência de fatores naturais, perderá sua qualidade e aparência originais. Para preservar todas as propriedades da madeira e conferir qualidades protetoras, é tratada com soluções anti-sépticas, retardantes de chama, tintas e vernizes. Mas o processamento envelhece com o tempo, desaparece, portanto as camadas protetoras devem ser atualizadas periodicamente. Alguns proprietários, tendo construído uma casa de banho em madeira, preferem revestir as paredes do lado de fora com tijolos, usando-a como uma camada protetora.
  • Algumas espécies de madeira absorvem bem a umidade, o que primeiro leva ao seu inchaço e depois à rachadura. Portanto, ao escolher um material específico, vale a pena primeiro estudar suas características.
  • Se forem utilizadas toras de pinheiro ou madeira que não tenham sido submetidas a tratamento especial, geralmente quando aquecidas, aparece uma descarga abundante de resina, que pode causar queimaduras. Isso deve ser levado em consideração na escolha de madeira macia para a construção do banho - toras, vigas ou tábuas para o revestimento interno dos quartos.

Para comprar madeira de alta qualidade - um tronco, madeira ou prancha, ao escolhê-los, você deve prestar atenção aos seguintes pontos:

  • Não deve haver manchas azuis ou pretas no corte de espaços em branco de madeira.
  • Em uma viga, o núcleo não deve ocupar ¾ do seu diâmetro e ter uma cor escura uniforme.
  • Deve haver um número mínimo de galhos e bolsos de alcatrão nas peças de trabalho.
  • A fatia dos produtos não deve ter uma estrutura frouxa.
  • O teor de umidade da madeira para a construção de uma casa ou banheiro não deve exceder 20%. Este indicador deve ser demonstrado ao consumidor usando um dispositivo especial, um medidor de umidade. Se o vendedor não oferecer essa oportunidade, vale a pena questionar a viabilidade de adquirir madeira nessa organização.
Um vendedor consciente deve, a pedido do comprador, demonstrar que a madeira tem o grau de secagem necessário

Para a construção de banhos de madeira, são utilizadas toras cortadas ou arredondadas, vigas perfiladas, com arestas ou coladas.

  • Log picado - Este é um material tradicional para a construção de edifícios de madeira, incluindo casas de banho. No processamento manual de toras, a mecanização complexa não é usada - todos os galhos, galhos e casca são removidos dos troncos com a ajuda de um machado convencional; portanto, as camadas internas não quebram.
Tradição centenária da construção - edifícios de toras artesanais

Os logs cortados são feitos nas versões elite e orçamento. Os troncos com um diâmetro de 280 ± 300 mm são considerados elite - esse material é fornecido nas regiões nordeste e norte do país. As opções de orçamento têm um diâmetro de 200 × 260 mm.

Fundação: a fundação das fundações

Para que o banho sirva por muitos anos, é necessário construí-lo sobre a fundação - a fundação. Existem vários tipos principais de fundações usadas:

  1. fita
  2. colunar (incluindo "cidades"),
  3. empilhe parafusos e outras pilhas,
  4. prato.

Tape - refere-se à categoria de tipos de bases bastante caros, porque sua produção requer uma grande quantidade de concreto.

É uma fita monolítica ou pré-fabricada que repete exatamente os supostos contornos externos da estrutura futura, bem como as principais estruturas internas de suporte.

É freqüentemente usado na construção de banhos de estrutura, bloco e tijolo, como melhora muito o quadro em locais de maior estresse.

Ponto ou chamado colunar a fundação é uma das mais tradicionais e fáceis de fabricar, é usada para estruturas de arame móveis.

Inicialmente, "cidades" - calços de madeira foram usados ​​como apoios pontuais. Porém, com o tempo, qualquer madeira apodrece e precisa ser substituída, de modo que as estruturas de concreto a substituíram.

Esse tipo de fundação é bom, pois seu dispositivo pode atenuar as irregularidades do local: basta aprofundar várias bases até o nível desejado para obter uma área plana. Pode ser usado na construção de pequenos banhos de um andar.

Pilha ganhou grande popularidade, especialmente devido ao fato de que pilhas de parafusos podem ser instaladas mesmo no inverno. Portanto, a construção do painel de molduras e outros tipos de banhos para os quais essa fundação é adequada pode ser iniciada em qualquer época do ano.

O resultado final é torcer estacas feitas especialmente com intervalos iguais (a distância entre elas é regulada dependendo da massa e do tamanho da estrutura).

Recomenda-se que, após a instalação, despeje concreto ao redor e, se o banho for grande: realize também soldagem adicional de estacas ao redor do perímetro.

As fundações de estacas perfuradas também pertencem à estaca; sobre isso, como, no entanto, e geralmente sobre fundações de estacas, recomendamos a leitura do artigo sobre fundações de estacas para banhos.

Fundação para laje de concreto É recomendado para uso em solos em movimento (por exemplo, com a proximidade das águas subterrâneas). Você pode usar lajes prontas ou fazer uma base reforçada, que é posteriormente derramada com concreto.

Blocos: de que material?

Os banhos de bloco conquistaram o amor entre os construtores e compradores por uma razão: eles são caracterizados por períodos de construção incrivelmente curtos, com um custo relativamente baixo. Se você tiver uma certa quantidade de habilidades, poderá lidar independentemente com a construção do banho a partir dos blocos. Os tipos mais comuns de blocos incluem:

  1. espuma de concreto
  2. concreto de argila expandida,
  3. concreto aerado
  4. gás silicato
  5. blocos de concreto.

Os banhos de bloco precisam ser decorados, porque não diferem em qualidades estéticas especiais em uma forma "pura".

De quais blocos é melhor construir um banho?

Facilidade de fabricação blocos de concreto leva ao desenvolvimento da produção artesanal, que não pode suportar padrões de produção. No entanto, eles, sem dúvida, têm uma vantagem - um preço baixo.

Silicato de gás os blocos são altamente higroscópicos, exigem alta qualidade de barreira hidrelétrica e de vapor; além disso, é importante não cometer erros nos seus tipos: todos eles têm parâmetros diferentes para resistência e isolamento térmico. A aplicação para a construção do banho nem sempre é justificada.

Portanto, respondendo à pergunta: a partir de quais blocos é melhor construir um banho, dizemos: eles são adequados concreto aerado e concreto com espuma - Eles são fáceis de usar, leves e fáceis de processar. A estrutura celular garante excelentes propriedades de isolamento térmico, mas também requer barreira de vapor e impermeabilização de alta qualidade.

Árvore

A madeira é um dos materiais mais tradicionais que atendem a todos os requisitos ambientais. Hoje, a indústria oferece diferentes tipos de madeira processada:

  1. registro (o material mais sólido)
  2. madeira (madeira processada de determinadas dimensões, por exemplo: 100 * 100, 200 * 200),
  3. carruagem (um registro aparado de dois lados opostos é especialmente popular nos países escandinavos),
  4. feixe duplo (Consiste em duas placas com ranhuras, entre as quais um aquecedor é colocado, na maioria das vezes lã mineral ou ecowool).

De que árvore é melhor construir um banho?

A principal divisão do material de construção em madeira reside na natureza dos toros utilizados: espécies resinosas (coníferas) ou não resinosas (decíduas).

De que madeira é melhor construir um banho? De denso e bem seco. As espécies não resinosas incluem aspen, mas essa madeira é muito cara e o carvalho é especialmente caro. A diferença fundamental é que a floresta de coníferas mal seca secará por muito tempo (formarão manchas).

Portanto, na maioria das vezes são construídas a partir de pinheiros e outras coníferas. Além dos preços mais baixos (em comparação com o mesmo álamo), eles têm vantagens como:

  1. tronco reto e reto
  2. processamento fácil de logs
  3. nós não rastejam dentro da madeira (como, por exemplo, bétula),
  4. mantenha o calor bem (aspen é significativamente inferior nessa característica).

Tendo em conta o que precede, se você escolher um pinheiro como resposta à pergunta: de qual árvore é melhor construir um banho, deve dar preferência a uma floresta bem seca.

Que floresta melhor construir um banho? É aconselhável se for uma floresta de inverno. (ou seja, picado no inverno e seco durante o verão coberto).

Uma viga ou um tronco: do que fazer um banho?

Cada um desses materiais tem suas próprias vantagens:

  • banho de log não requer isolamento térmico adicional, exceto para aquecimento de intervenção,
  • banho de um bar é mais fácil estabelecer do que um tronco, com qualificações mínimas para colocar uma viga com intervalos mínimos.

Portanto, ao escolher um material e de onde fazer uma casa de banho - use as informações adicionais do artigo correspondente em nosso site.

De qual madeira é melhor construir um banho?

Para a construção do banho, é melhor usar uma viga bem seca: ela dará menos encolhimento; além disso, haverá um risco menor de que a viga comece a dobrar. O aumento da umidade da madeira reduz suas propriedades de isolamento térmico.

De qual madeira é melhor construir um banho? Para selecionar uma viga, com base no tipo de madeira da qual é feita, você pode usar a tabela abaixo:

Espécies de madeiraCoeficiente de contração,%Resistência mecânica para madeira com umidade de 15%, MPa (kgf / cm²)
na direção radialtangencialmentecompressão ao longo das fibrasdobrarlascar
no plano radialno plano tangencial
Coníferas
Pinheiro0,180,3343,979,36,9 (68)7,3 (73)
Spruce0,140,2442,374,45,3 (53)5,2 (52)
Larch0,220,4051,197,38,3 (83)7,2 (72)
Abeto0,90,3333,751,94,7 (47)5,3 (53)
Madeira
De carvalho0,180,2852,093,58,5 (85)10,4 (104)
Árvore de freixo0,190,3051,011513,8 (138)13,3 (133)
Bétula0,260,3144,799,78,5 (85)11 (110)
Árvore de bordo0,210,3454,0109,78,7 (87)12,4 (124)
Ilm0,220,4448,6105,713,8 (138)
Árvore de olmo0,150,3238,985,27 (70)7,7 (77)
Madeira macia
Aspen0,20,3237,476,65,7 (57)7,7 (77)
Linden0,260,3939687,3 (73)8 (80)
Amieiro preto0,160,2336,869,2
Aspen preto0,160,3135,1605,8 (58)7,4 (74)

De acordo com os resultados de muitos estudos, uma viga dupla está à frente dos mesmos indicadores de uma viga convencional, mas o uso de lã mineral como aquecedor interno põe em dúvida seu uso na construção de um banho.

Assista ao vídeo para explicar os benefícios de um feixe duplo. Parece razoável concluir que a tecnologia é mais adequada para residências do que para saunas.

Para um bom banho quente, é melhor usar uma barra de 200 * 200, o uso de uma barra mais fina ou meia barra (por exemplo, 100 * 50) exigirá custos financeiros significativos para o isolamento externo. Embora, se o banho for aquecido apenas no verão (opção de chalé de verão), paredes não grossas, de 10 centímetros, podem ser suficientes.

Bloco de espuma

Como já mencionado, possui uma alta capacidade de absorver a umidade devido à sua estrutura porosa, portanto, é necessário vapor e impermeabilização competentes. Você pode descobrir as vantagens e os pontos fortes de um banho de espuma de concreto nestes artigos:

Banhos de estrutura

Eles ganharam grande popularidade devido ao curto tempo de construção, além de outras vantagens que permitem comparações com estruturas de madeira. Deve-se ter cuidado com a escolha do isolamento para a estrutura, pois o banho é uma estrutura com um regime de temperatura aumentado. Portanto, o isolamento deve ser seguro e não emitir substâncias nocivas quando aquecido.Você pode ler informações mais detalhadas neste artigo: Nós fazemos o isolamento de parede do banho de estrutura: a “torta” correta.

Um artigo separado é dedicado à escolha do tipo de fundação para banhos de estrutura.

Aquecimento

Não é de admirar que os banhos de toras sejam tão populares, porque antes não havia uma variedade de aquecedores, é por isso que todos podiam fazer isso com um simples calafetar: preenchendo lacunas e lacunas usando materiais naturais: musgo, linho etc.

Saunas de madeira já exigem pouco isolamento do lado de fora, especialmente em territórios com invernos frios.

Mas na construção de banhos de blocos e tijolos sem isolamento, você não pode fazer nada.

O que precisa ser isolado em qualquer banho?

Em qualquer casa de banho, independentemente de qual material de construção foi erguido, é necessário o isolamento do teto. Não é por acaso: porque o ar quente sempre tende a subir. Se você não aquecer o teto, todo o calor sairá.

Se você não pretende usar o sótão, use os métodos tradicionais de isolamento:

  • aquecedores a granel (serragem, argila expandida),
  • teto de barro.

Saiba mais:

Se você deseja fazer um piso de mansarda, é melhor fazer uma mesa de concreto do teto com a adição de vários materiais ou usar materiais isolantes de calor lado a lado.

As paredes

O isolamento exigirá todas as paredes, exceto as de madeira. Em maior medida, isso se aplica aos banhos de blocos e tijolos. Os banhos de estrutura já têm um aquecedor dentro da estrutura, portanto é necessário isolamento adicional se você estiver em uma área com invernos extremamente frios. Mais informações sobre isolamento de paredes.

Qualquer piso precisa ser isolado, especialmente se a fundação não tiver sido isolada termicamente. Dependendo da organização do piso do seu banho (pesado ou não pesado), a escolha do isolamento depende. Se o piso estiver derramando, o isolamento deverá ser protegido da umidade, caso contrário, quando molhado, perderá todas as suas propriedades. Mais informações sobre isolamento de piso aqui.

Um pouco sobre isolamento

Deve-se entender que é impossível comprar um lote de um tipo de isolamento e usá-lo para isolar todo o banho.

Este tópico é objeto de um debate acalorado, que só se intensifica com o advento de outro novo produto no mercado de isolamento.

Recomendamos que você se familiarize com os materiais da seção sobre aquecedores para banhos:

Do que fazer um banho de forma rápida e barata?

Do que fazer um banho de forma rápida e barata? Escolha uma das ofertas prontas para uso no mercado ou construa você mesmo a partir de madeira ou concreto com espuma. Esses materiais requerem habilidade e destreza mínimas. O uso de isolamento natural também reduzirá o custo do projeto.

Eles também são populares devido ao baixo custo e à simplicidade da execução das paredes da estrutura dos banhos, recomendamos que você se familiarize.

Conclusão

É difícil dar uma resposta inequívoca à pergunta: a partir da qual é melhor construir um banho, como você vê, a escolha é enorme. Vale a pena focar em suas preferências pessoais e opções de orçamento. Tentamos fornecer a você uma seção detalhada de informações que facilitarão a compreensão deste tópico difícil e a solução de que você precisa.

Onde encomendar, comprar

É possível comprar aquecedores, madeira, madeira para banhos em uma empresa, que são apresentados nas seções relevantes.

Além disso, há a oportunidade de solicitar um serviço de projeto e construção para banhos de vários tipos. Particularmente procurada pelos clientes são estruturas, painéis de molduras, banhos de estruturas móveis e blocos de espuma.

Requisitos gerais para materiais de banho

Escolhendo do que construir um banho, muitos são guiados apenas pelo componente financeiro: alguém precisa de mais barato e alguém acredita que o preço alto garante a durabilidade da sauna a vapor. Os custos de construção são um fator importante, mas longe do único. Antes de tudo, deve-se aproveitar as condições em que os materiais da parede terão que funcionar.No caso da casa de banho, é alta umidade e um regime de temperatura em constante mudança.

No inverno, a sauna é operada de maneira especialmente intensa e apresenta grande estresse térmico.

Para escolher o material certo para a sala de vapor, você precisa determinar quanto ele atende aos requisitos listados abaixo:

  1. Incombustibilidade é ideal. De fato, para a construção do banho, é permitido o uso de materiais combustíveis (por exemplo, madeira), mas somente após o processamento com retardadores de chama.
  2. Resistência à umidade - e esse requisito não é muito rigoroso, porque as modernas tecnologias de construção e acabamento podem proteger qualquer parede da água.
  3. Trabalhabilidade - se você mesmo tiver que tomar um banho, esse fator deve ser levado em consideração. Os materiais difíceis de processar exigirão uma ferramenta especial cara, muito tempo e esforço - não complicam sua vida.
  4. Respeito ao meio ambiente - eles geralmente têm significados diferentes nesse conceito, mas é necessário se concentrar principalmente na segurança e no conforto dos procedimentos. Simplificando, quando aquecidos, os materiais de construção não devem emitir substâncias nocivas ou odores desagradáveis ​​no ar e também têm a propriedade de permeabilidade ao vapor.

Além disso, não perca de vista a condutividade térmica das paredes do banho - quanto menor, mais rápido o interior esquenta e esfria mais lentamente. Obviamente, isso não acontecerá sem isolamento adicional, mas é desejável aproveitar a oportunidade de economizar no isolamento.

Voltando às questões do custo dos materiais de construção, não faz sentido considerar os preços por si mesmos - eles devem estar correlacionados com a durabilidade do banho. Revisões frequentes ou acabamentos caros anularão as economias da compra de materiais baratos.

Tijolo

Tijolos fortes são adequados para a construção de edifícios verdadeiramente duráveis ​​e à prova de fogo. Mas trabalhar com ele se prolongará por um longo tempo, já que você deve dispor de pequenos pedaços de material - experiência e habilidade são necessárias aqui.

O banho de tijolos possui uma grande inércia térmica e requer a instalação de um poderoso forno

O tijolo tem uma alta capacidade de aquecimento, ou seja, aquece lentamente e esfria. Mas é mais provável que ele desista da energia armazenada no meio ambiente do que na sauna a vapor. Esse banho deve ser isolado por dentro e ter o cuidado de proteger as paredes da umidade - a alvenaria passa bem. Uma sala de vapor aquecida poderá reter o calor por cerca de um dia, se os vazamentos forem eliminados ao máximo. Concordo: com o alto custo do tijolo e o tempo de construção, essa opção está longe de ser ótima.

As desvantagens da alvenaria incluem seu peso pesado, que pressiona a fundação, de modo que a fundação terá que ser construída com bastante força - pelo menos despeje fita de concreto, o que também não é barato. Ao mesmo tempo, não esqueça que o edifício pode assentar um pouco com o seu próprio peso; portanto, estude cuidadosamente as características do solo no local para calcular corretamente a largura e profundidade da fundação.

Eu tenho uma sauna de tijolos, por dentro ela é revestida de pinho (você nunca constrói uma bainha de pinho, a resina sai há um ano e as tábuas estão liderando), então eu não percebi muita diferença quando estava cozinhando na sauna completamente de madeira. Aqui é mais importante do que você terminará por dentro.

ramzes111

http://houseinform.ru/forum/banya_iz_dereva_ili_kirpicha

Betão celular

O material quente e leve possui uma propriedade indesejável - alta absorção de água (até 35% em peso). O concreto poroso absorve a água da mesma forma que uma esponja, mas a deixa com muita relutância. E se na estação quente simplesmente piora suas características de isolamento térmico, com o advento do gelo a umidade acumulada quebra os blocos por dentro. Para evitar tais problemas, é necessário impermeabilizar com cuidado e barreira contra vapor as salas, bem como proteger o concreto aerado do lado de fora com um acabamento à prova d'água, mas respirável.Uma fachada ventilada ou gesso especial é mais adequada.

Uma casa de banho de aparência simples após a decoração externa não será diferente da de madeira ou tijolo

A construção a partir de blocos leves se move mais rapidamente, porque são grandes (geralmente 600x200x300 mm), não requerem uma base poderosa e são mais fáceis de transportar. O processamento e o corte em elementos adicionais também não causam dificuldades - tudo isso é feito facilmente usando uma ferramenta manual. Nos profissionais, anotamos a incombustibilidade do material celular.

O custo do concreto aerado pode ser considerado aceitável - é 2-3 vezes mais barato que a madeira maciça, mas aqui você terá que levar em consideração a mistura de alvenaria mais cara e a necessidade de reforçar as linhas. Um sério problema do concreto celular é sua baixa resistência à flexão - é 3-5 vezes menor que a resistência à compressão. E se você não fornecer as fileiras horizontais de alvenaria com uma distribuição uniforme de cargas, as rachaduras simplesmente entrarão nas paredes. Dificuldades também surgem durante o revestimento: o concreto aerado frágil se rompe facilmente, de modo que a fixação da caixa se transforma em um processo muito minucioso e arriscado.

Quanto à durabilidade do concreto aerado - a questão permanece em aberto até o momento. A produção de blocos de espuma começou apenas 30 anos atrás e é muito cedo para julgar a vida de tais edifícios. Sujeitos à tecnologia de construção e às condições operacionais, os fabricantes prometem que a primeira revisão de alvenaria de concreto aerado será necessária somente após 60 anos (exemplos na Europa confirmam isso).

Goste ou não,O concreto aerado, apesar de todas as semelhanças de características com a madeira natural, é melhor para a construção de instalações residenciais e edifícios que não passam por testes de água tão sérios como uma casa de banho. As paredes da casa ou garagem podem ser simplesmente rebocadas para protegê-las do excesso de umidade, e na sala de vapor esse número não funciona.

Meu vizinho, pelo contrário, fez um banho de concreto aerado. O banho estava quente, mas muito úmido. Essas são as propriedades do concreto aerado. Ele pega lentamente a umidade e a distribui muito lentamente. Para, pelo menos de alguma forma, lidar com a umidade forte, um vizinho coloca uma janela que abre e seca o banho após a lavagem, abrindo a janela e a porta, como Uma vez que eles estão localizados em paredes opostas, um rascunho pode de alguma forma resolver o problema da alta umidade.

amante de automóveis

https://www.forumhouse.ru/posts/2589133/

Tabela: Comparação das características dos materiais de construção das peças

Principais FuncionalidadesTijoloBetão celularSilicato de gás
Densidade, kg / m 31100 – 2000500 – 800500 – 1000
Resistência à compressão, kgf / cm 250 – 15025 – 10025 – 150
Condutividade térmica, W / m · ° С0,32 – 0,60,12 – 0,190,3 – 0,5
Permeabilidade ao vapor, mg / m · h · Pa0,11 – 0,170,15 – 0,230,2 – 0,23
Ciclos de resistência ao gelo5010 – 3525 – 50
Absorção de água,%91812
Encolhimento, mm / m02 – 50,5

Banho de quadro

Aqui, não apenas a tecnologia de construção de paredes, mas também a combinação dos materiais utilizados, desempenha seu papel. Para uma casa de banho, a estrutura rígida da estrutura será uma construção rígida feita de madeira de 100x100 ou 150x150 mm. Mas o material deve ser seco com umidade de 18 a 20% mesmo antes da instalação, caso contrário, todo o edifício será inclinado nos primeiros dois meses. É necessário embainhar a estrutura acabada com painéis com bons indicadores de resistência à umidade e isolamento térmico (eles costumam usar OSB).

Sauna de quadro depois de terminar com uma casa de bloco

As vantagens de um banho de estrutura:

  • Baixo custo e consumo de materiais de construção,
  • Alta velocidade e facilidade de construção,
  • Peso leve (carga mínima da fundação).

No caso de um banho de estrutura, o mais importante é a qualidade do isolamento e da decoraçãoe é justamente por esses custos adicionais que a relação custo-benefício de um edifício desse tipo desaparece em segundo plano. No final, o custo de construir uma estrutura de acordo com todas as regras pode muito bem ser igual ao preço final dos banhos de concreto aerados.

Há outro momento desagradável: às vezes é preciso terminar o banho de moldura duas vezes. A primeira vez é de uma a duas semanas após a ereção. É impossível deixar o prédio por mais tempo sem proteção, para que o isolamento não se molhe.Depois disso, o edifício se assentará gradualmente e esse processo se arrastará por um ano ou dois. Como resultado, a decoração e até os próprios escudos podem se dispersar em alguns lugares, e os proprietários terão que bordar a moldura e alterar muito. O encolhimento mínimo dará apenas um feixe de secagem da câmara, ou seja, mais caro.

O esqueleto vence em termos de tempo de aquecimento, custo, perde para a árvore em termos de controle de temperatura (“ligado” ou “desligado”), resfriamento rápido (lenha deve ser jogada regularmente).

Ya1

http://www.e1.ru/talk/forum/read.php?f=120&t=212276

Blocos de arbolite

A tecnologia de economia de calor da construção a partir de concreto de madeira tem suas vantagens. É verdade que isso exige que seu site esteja geograficamente próximo do fabricante dos blocos de qualidade. Caso contrário, a entrega aumentará seriamente o custo final do material. Mas o mais desagradável é que a qualidade do compósito pode se tornar bastante baixa: ainda existem poucos grandes fabricantes de arbolite, mas eles têm pedidos suficientes para produtos. Portanto, eles estão com pressa de enviar material que ainda não secou e não ganhou força, o que simplesmente se espalha na alvenaria. No entanto, hoje em dia os blocos arbolíticos tornam-se populares devido à simplicidade da fabricação - a produção pode ser estabelecida no local da construção.

A alvenaria arbolita fica nos dois primeiros meses após a montagem sob o teto. Este tempo deve ser esperado antes de prosseguir para o trabalho de acabamento

Em suas características, o arbolite quase não difere do concreto de espuma, embora, além das câmaras de ar, também estejam presentes lascas de madeira. Não é capaz de manter a combustão, pois é completamente coberta por uma bainha de cimento. Mas as fibras naturais conferem alguma elasticidade aos blocos de construção, permitindo que eles absorvam as cargas de flexão sem rachaduras. Em matéria de resistência à umidade, o arbolite está longe de ser ideal, o que é necessário para um banho russo; portanto, novamente, o trabalho de vapor e impermeabilização aguarda os proprietários. No entanto, a umidade nos blocos não se acumula, mas é descarregada para fora, ao contrário da maioria dos concretos celulares.

A geometria arbolita deixa muito a desejar. E se, no caso de derramar concreto de madeira na cofragem, isso não importar, a altura da alvenaria deverá ser controlada em cada linha e em cada bloco. No concreto de madeira artesanal, esses problemas são especialmente visíveis e, para compensar desvios no tamanho e no paralelismo das faces, a costura é feita com espessura não inferior a 10–15 mm. Agora, somamos a isso o alto custo do material de alta qualidade em comparação com a espuma mais comum e o concreto aerado, a fim de reconhecer: o uso de blocos de arbolite para a construção de um banho não é suficiente. É melhor usá-los em solos móveis e muito pesados.

O material para o banho não é ruim, mas você precisa usá-lo com sabedoria.
A saber: é possível isolar se o arbolite não for rebocado, respira maravilhoso, a torta ficará assim:
revestimento interno (madeira maciça), espaço para ventilação de 1,5 a 2 cm, barreira contra vapor, isolamento de basalto 5 a 10 cm, concreto de madeira, filme à prova de vento, espaço para ventilação de 2 a 5 cm, revestimento externo.

Zyby

https://www.forumhouse.ru/posts/2537716/

Blocos de concreto

O banho de blocos de concreto durará bastante tempo e a construção será rápida e relativamente barata. Quem já domina sua produção em casa com a ajuda de simples prensas vibratórias também pode economizar em materiais. Além disso, a escória de alto forno disponível e, às vezes, os resíduos de construção, como lascas de tijolo ou concreto, são usados ​​como material de enchimento. Obviamente, o uso destes últimos pode tornar imprevisíveis as características dos blocos acabados, mas para um pequeno balneário de um andar, as mudanças serão acríticas.

A nuance que deve ser considerada na escolha de um acabamento externo: o estuque não se sustenta bem na alvenaria do bloco de concreto

  • resistência ao fogo
  • durabilidade
  • resistência mecânica
  • resistência à corrosão biológica,
  • Peso relativamente leve e tamanho conveniente.

O bloco de concreto não tem medo do excesso de umidade, mas apenas no sentido de que o molde não se desenvolve nele. Mas com o advento do inverno, a água que se acumulou dentro da pedra artificial a destruirá por dentro, então você ainda precisa cuidar da impermeabilização da alvenaria. A segunda desvantagem dos blocos de concreto não é de todo convincente - a falta de atratividade externa. O problema é facilmente resolvido com a ajuda da decoração. O que é mais sério é que, em uma alvenaria tão sólida, é difícil realizar comunicações de engenharia. E, embora normalmente haja alguns deles na casa de banho, você terá que se atormentar com o arranjo dos produtos de lavagem e ventilação. O bloco de concreto não é apenas difícil de processar, mas também resiste pouco ao gelo, dobrando as cargas, embora sua resistência à compressão seja bastante decente (25–150 kgf / cm 2).

Dois anos atrás, eu mesmo construí a partir de um bloco de concreto, ficou super. É melhor isolar tudo por dentro, caso contrário, ficará de alguma forma torto. Não se esqueça de que a principal coisa na casa de banho é a ventilação e é melhor ajustada mecanicamente, ou seja, não se esqueça de deixar um espaço de ventilação entre a caixa e o isolamento, a caixa não deve interferir no fluxo de ar.

Gip

http://forum.dwg.ru/showpost.php?s=8150974cb4cfeefd8a6b4b729da7f18f&p=703185&postcount=4

Blocos de argila expandida (KBB)

Outro material resultante de experimentos com argamassa de concreto. A própria argila expandida possui boas características de isolamento térmico, o que em parte também indica o bloco prensado acabado. Mas o material da parede acabou sendo muito sombrio em operação. Como o arbolit, é sensível à umidade (os poros internos a absorvem facilmente), mas ao mesmo tempo o concreto expandido não tolera quedas acentuadas de temperatura que ocorrem durante o banho de inverno.

Para economizar no trabalho de acabamento, você pode usar o KBB com revestimento texturizado na parte externa

O KBB é um material leve, ou seja, possui as mesmas propriedades positivas que o concreto celular:

  • Não precisa de uma base sólida
  • É produzido em grandes blocos, o que acelera o processo de alvenaria,
  • Adequado para iniciantes na primeira construção.

Ao mesmo tempo, é mais forte, tolera mais calmamente as vibrações da fundação, mas não se mantém bem. Infelizmente, o concreto de argila expandida barato tem uma baixa qualidade de superfície. E se o interior esconder todas as suas deficiências do interior e da fachada, ao colocar as fileiras, cada uma delas terá que ser suavizada com solução adesiva, o que não é barato. Para compensar as diferenças de altura, às vezes é necessário fazer uma costura muito grossa - até 5 mm, e isso é uma diminuição séria nas características de isolamento térmico das paredes. Perfurar e martelar pregos em argila expandida também não é uma tarefa fácil, você precisa levar pregos longos para costurar todo o bloco (e isso tem cerca de 30 cm) ou comprar um chemanker caro.

Em gerala construção de um banho a partir da KBB, mesmo levando em consideração todo o trabalho de isolamento e acabamento, será 1,5 a 2 vezes menor do que no caso da madeira. Mas, comparado aos blocos de concreto de espuma, o processo de instalação será demorado.

Contras de concreto expandido (na minha opinião):
1. Baixa capacidade de calor.
2. Qualidade terrível de dimensões geométricas.

Mas isso é um absurdo, comparado com o principal.

3. É absolutamente impossível prender qualquer coisa CONFIÁVEL à parede desses blocos. Você não vai martelar um prego. Não aperte o parafuso.

Demorou muito tempo para selecionar as buchas QUALITATIVE EXPensive adequadas em comprimento e diâmetro. I.e. Para conectar uma tomada normal, é necessário comprar duas buchas ao preço de três tomadas. E assim - com cada interruptor, arandela, platband, porta, etc., etc., etc.

O meu conselho. Faça a alvenaria interna a partir de blocos de concreto de espuma branca. Beleza Simples, liso. Você pode prender com qualquer cavilha e até mesmo com um parafuso.

Saturn MK

https://www.forumhouse.ru/threads/55980/

Tabela: Comparação das características dos blocos compostos

Principais FuncionalidadesArgila expandidaBloco de concretoArbolite
Densidade, kg / m 3700 – 1500500 – 1000550 – 700
Resistência à compressão, kgf / cm 250 – 10025 – 15020 – 50
Condutividade térmica, W / m · ° С0,13 – 0,450,4 – 0,50,1 – 0,13
Permeabilidade ao vapor, mg / m · h · Pa0,08 – 0,090,08 – 0,140,12 – 0,18
Ciclos de resistência ao gelo502025 – 50
Absorção de água,%507575
Encolhimento, mm / m0,3 – 0,500,4 – 0,8

Pedra natural

Em algumas regiões, é mais acessível que a madeira, e não há nada a discutir sobre sua durabilidade. As vantagens da pedra incluem resistência a fenômenos atmosféricos e incombustibilidade. Há muito mais desvantagens: peso considerável, alta condutividade térmica, complexidade de processamento e alto custo.

Independentemente do material de construção escolhido, a sala de vapor ainda precisa ser revestida com madeira dentro

Betão de serragem

Não confunda esses blocos de construção com concreto de madeira. Devido à menor fração de fibras de madeira como carga, o concreto de serragem também possui uma pequena porosidade. Areia também é adicionada à mistura. Naturalmente, isso tornou os blocos mais pesados ​​e mais fortes, mas notavelmente perdidos nas características de isolamento térmico. No entanto, se a confiabilidade da construção for mais importante que o custo do isolamento, o concreto para serragem deve ser considerado uma opção aceitável. A vantagem deste material é uma tecnologia de fabricação mais simples que a arbolite. Embora os componentes sejam quase os mesmos, não existem requisitos particularmente rigorosos para o enchimento de madeira, porque isso não afeta seriamente a qualidade dos blocos de construção.

Silicato de gás

Esse material também é chamado de concreto aerado autoclavado e ultrapassou seu "parente" mais próximo de várias maneiras. O silicato de gás é caracterizado por uma distribuição mais uniforme dos poros do ar na espessura do concreto, maior resistência e regularidade da forma. Mas em termos de absorção de umidade, permaneceu problemático: para proteger a alvenaria na sala de vapor por dentro, ela deve ser manchada com vidro líquido.

A escolha de materiais de construção para o banho é realmente enorme e não se limita à madeira e tijolos tradicionais. No entanto, a busca de uma alternativa deve começar com um estudo das vantagens e desvantagens das novas tecnologias. Preste atenção especialmente aos contras dos materiais - esses são os problemas que deverão ser resolvidos tanto na fase de construção quanto durante a operação do banho. Talvez o custo de eliminá-los não seja tão alto e você encontre um substituto adequado para a árvore clássica, mas cara.

Funcionalidades

Todas as salas de vapor para uso privado devem estar em conformidade com o SNiP. Os requisitos para as regras de desenvolvimento de plotagens pessoais estão estabelecidos no SNiP 30-02-97, e os requisitos para a criação de projetos para um plot pessoal estão no SNiP 11-106-97. É necessário começar a construir um banho apenas familiarizando-se com esta documentação.

É importante que os requisitos para a construção de banhos sejam mais rigorosos do que os padrões para instalações residenciais - isso se deve ao alto risco de incêndio das casas de banho devido à presença de um forno.

Ao comprar materiais, deve-se concentrar não apenas nas preferências e custos pessoais, mas também na conformidade dos produtos propostos com as condições dentro da sauna a vapor e em salas adjacentes.

Os materiais utilizados para a construção da instalação devem atender aos seguintes requisitos:

  • fornecer alto desempenho de isolamento térmico,
  • ter o limiar necessário de segurança contra incêndio,
  • seja ecológico - não libere compostos tóxicos durante a operação e o aquecimento,
  • tem resistência à umidade.

É quase impossível encontrar material que atenda simultaneamente a todos esses requisitos. No entanto, o processamento especial ou o uso de materiais auxiliares podem obter equilíbrio. Por exemplo, a madeira é um material ecológico e quente, durável. Aumentar a umidade e a resistência ao fogo da madeira permite o tratamento retardador de chamas.

Ao planejar a construção do banho, deve-se entender que mesmo uma estrutura de pequeno porte precisa de um projeto preliminar.A elaboração de desenhos e a disponibilidade dos cálculos garantem um design confiável e de alta qualidade; portanto, é melhor começar com a criação do projeto.

Não esqueça que o banho deve ser construído a uma distância de 10 a 15 m de edifícios residenciais.

Qual material escolher?

Ao instalar o banho, são consideradas as características climáticas, o tamanho e o número de andares. Por exemplo, se uma casa de banho com acomodação, por exemplo, com um segundo andar ou um sótão for usada, será necessária uma base sólida, a seleção de certos materiais para a parede.

As paredes da estrutura são tradicionalmente dispostas em madeira ou tijolo. Hoje, no entanto, o mercado da construção oferece novos materiais. Cada um deles tem vantagens e desvantagens características, portanto, a escolha de uma opção específica deve ser abordada com responsabilidade.

Um elemento obrigatório da maioria dos banhos é o isolamento. As exceções são emparelhadas apenas na casa de campo, que são usadas apenas na estação quente, enquanto é desejável que sejam construídas de madeira.

A decoração exterior dos banhos permite aumentar a proteção do material das paredes, para dar à estrutura um apelo externo. Recomenda-se escolher um acabamento único para a casa, banheiro e outros edifícios, o que criará um único exterior.

Pinheiro

Graças à resina emitida, esta madeira é protegida de mofo e pragas. O material é resistente à umidade, agradável na aparência, tem baixo custo. No entanto, durante o processo de aquecimento, o pinho libera uma resina que pode ser queimada.

A este respeito, não é recomendado o uso de madeira de pinho na sala de vapor.

Este tipo de madeira possui boa resistência ao calor. Para uso debaixo do banho, o tília deve ser submetido a um tratamento especial, pois é caracterizado por baixa resistência à umidade. Com o tempo, o material escurece.

Aspen

À primeira vista, parece que o álamo tremedor é a variedade ideal para organizar uma sauna a vapor. Possui qualidades como alta densidade, que apenas aumenta ao longo dos anos, resistência à umidade, capacidade de reter calor e um agradável tom avermelhado. No entanto, devido ao aumento da densidade, o material é difícil de processar e também possui um custo considerável. A principal característica é a liberação de substâncias que afetam negativamente uma pessoa quando aquecida (a cabeça começa a doer).

Amieiro

A madeira de um belo tom avermelhado não encolhe, não emite substâncias tóxicas quando aquecida. Evitar a podridão do material permite o uso de impregnações especiais. Entre as deficiências, vale destacar a capacidade de escurecimento do material após vários anos de operação, além de seu alto custo.

A construção do banho também pode ser realizada a partir de madeira arredondada ou perfilada. O primeiro tipo é considerado ecológico e atraente e, portanto, o design não precisa de revestimento externo e interno. Devido à capacidade de conectar as barras em diferentes ângulos, é possível implementar uma variedade de decisões de projeto. Outra vantagem é o alto isolamento térmico. Você deveria saber que o material diminui, por isso é importante observar a tecnologia de instalação e dar tempo ao edifício para diminuir a casa de toras.

A madeira perfilada é sólida e colada. Ao contrário do analógico arredondado, ele não diminui. Graças a impregnações especiais (retardadores de chama e anti-sépticos), é possível aumentar as características operacionais do material.

Toda a opção é ecológica, pois não há componentes adesivos em sua composição, e as vigas coladas têm maior resistência e não são suscetíveis a rachaduras.

Um banho de madeira retém bem o calor, remove gases e toxinas. Por ser leve, não requer reforço adicional da fundação. Vale ressaltar a segurança ambiental da madeira - no processo de aquecimento, emite elementos úteis.A árvore é capaz de absorver a umidade, de modo que as paredes são "respiráveis", a sala não acumula ar úmido, o vapor no banho é seco e leve.

No entanto, essa capacidade afeta negativamente a condição da própria madeira - escurece, umedece e apodrece. Encontrar a "média de ouro" permite o uso de impregnação especial. Outra desvantagem do material é sua maior resistência ao fogo. Para aumentar a segurança contra incêndio de uma árvore, o tratamento com antipirinas permite. Finalmente, o encolhimento da árvore é de cerca de 13%, o que é bastante, portanto, depois de um ano e meio após a construção, a casa de banho terá que ser novamente calafetada.

Para a construção do banho, é inaceitável o uso de bétula, faia e bordo.

Uma sauna de estrutura é considerada uma opção de orçamento - isso se deve ao menor custo da estrutura em comparação com as saunas de tijolo e madeira. No entanto, deve-se ter em mente que a instalação de banhos de estrutura aumentará o custo de isolamento e revestimento interior do edifício, e você terá que abandonar o uso de lã mineral e materiais de isolamento de espuma e procurar outro material que seja resistente à umidade e à prova de fogo.

A vantagem dos banhos de estrutura é a alta velocidade de instalação (em média de 2 a 3 semanas), devido em parte ao baixo peso do material. Aliás, isso permite que você abandone o reforço adicional da base. Finalmente, esse banho pode ser coletado em qualquer época do ano, inclusive em temperaturas de até -15 ° C.

O material do edifício é ambientalmente seguro, "respirável" e, em termos de suas características de isolamento térmico, a estrutura da estrutura não é inferior aos análogos de madeira ou tijolo.

Pedra

O banho de pedra parece monumental e incomum. O material tem muitas vantagens: segurança contra incêndio, baixo encolhimento, longa vida útil. A pedra está disponível ao público e tem um custo baixo. O encolhimento do banho de pedra é de apenas 5%.

No entanto, juntamente com qualidades positivas, a pedra tem muitas desvantagens, razão pela qual recebeu uma pequena distribuição durante a construção dos banhos.

A complexidade da construção é uma delas. Devido às formas irregulares das pedras, não é fácil criar um edifício da forma correta. A pedra não retém bem o calor, portanto, requer um isolamento térmico cuidadoso, além de um aumento no consumo de matérias-primas para queima do forno. Além disso, o material tem baixa permeabilidade ao gás; portanto, em um banho de pedra, é necessário fornecer um sistema de ventilação poderoso para evitar a estagnação do ar.

Como a pedra tem grandes dimensões, a espessura da parede do banho será muito grande - em média, é de 75 cm. Para comparação: a espessura da alvenaria é de 51 cm, as paredes de madeira são de 15 a 20 cm.

Além disso, os edifícios de pedra não "respiram", forma-se condensação nas paredes. É possível nivelar essa desvantagem apenas organizando a ventilação e um poderoso sistema de barreira ao vapor.

Apesar do baixo custo do material, a construção de um banho de pedra custará mais do que a construção de um banho, mesmo com uma variedade cara de madeira. Isso se deve à peculiaridade da instalação de uma sala de vapor de pedra, uma grande quantidade de material isolante de calor, a complexidade do processamento e o grande peso da própria pedra.

Outros materiais

Para a construção do banho, você pode usar outros materiais, como blocos de concreto de madeira. Sua base (até 90% da composição) é de resíduos de madeira, pré-triturados no tamanho desejado. Eles são derramados com uma mistura de cimento com a adição de copo d'água ou cloreto de cálcio. Este último impede a destruição da madeira sob a influência de ácidos da resina, além de acelerar o endurecimento do concreto.

O material possui os seguintes recursos:

  • baixa condutividade térmica
  • segurança ambiental
  • alta higroscopicidade, que requer o uso de impermeabilização de alta qualidade,
  • baixo custo

Além disso, outras posições podem ser observadas:

  • Maior capacidade térmica do material em comparação com a capacidade térmica do ar, o que significa a capacidade de criar um microclima favorável no banho. Primeiro, o ar da sala esquenta e depois as paredes. Em um banho de tijolos, tudo será o contrário.
  • Baixa resistência do material, o que significa a incapacidade de suportar cargas pesadas. Isso torna os blocos de arbolite adequados exclusivamente para construções de baixo crescimento.
  • A necessidade de revestimento externo de um edifício feito de concreto de madeira. Para esses fins, é melhor usar um revestimento (a opção mais acessível, em termos de preço), um tijolo ou uma árvore, impregnado com misturas repelentes à água.

Além da seleção e compra de materiais para as paredes do banho, podem surgir dificuldades na escolha de materiais para a fundação e o isolamento.

Abaixo estão os tipos de fundações que podem ser usadas na construção de banhos.

Tape

É uma "fita" de concreto, localizada ao redor do perímetro da estrutura. Graças a isso, a base de tiras é considerada não apenas a mais durável e confiável, mas também a mais cara.

Essa base é necessária para banhos de tijolos e pedras, bem como edifícios com pisos grandes (mais de um andar, banheiros com sótãos).

Colunar

Possui bases de concreto, colunas localizadas em intervalos iguais entre si. As colunas são conectadas por perfis de madeira, sobre os quais as paredes são colocadas. A vantagem da base é a facilidade de instalação, bem como a capacidade de colocá-las em áreas irregulares. Adequado para pequenos banhos de madeira em um andar. Este tipo de fundação é recomendado para banhos de madeira, pois permite ventilação adicional da sala, o que é importante em condições de alta umidade.

Pilha

Essa visão é um pouco semelhante à versão colunar, mas, em vez de colunas de concreto, são utilizadas estacas parafusadas no chão. A vantagem do método é a capacidade de realizar a construção, mesmo em solo congelado, ou seja, no inverno. Para banhos de uma grande área ou número de andares após a instalação das estacas, é realizado vazamento de concreto e, em alguns casos - soldagem de estacas ao redor do perímetro.

Lado a lado

Este tipo de fundação é adequado para a movimentação de solos, inclusive quando próximo às águas subterrâneas. Uma opção mais simples é o uso de chapas prontas. Se você precisar economizar, recorra ao reforço da base e despeje-a com concreto.

Dicas

Tendo considerado as características dos materiais geralmente usados ​​para a construção de um banho, você pode decidir sobre a escolha de uma opção específica.

A mais alta qualidade é considerada um banho de madeira de abeto e pinheiro. Idealmente, se for produzido nas regiões do norte - esse material é caracterizado por maior resistência e resistência à umidade. Esta opção permitirá que você mantenha o microclima necessário na sala de vapor, proporcionando uma sensação agradável. Aquecendo, a madeira enche o ar com o aroma da floresta, que tem um efeito benéfico na condição humana. Além disso, os banhos de madeira são atraentes e duráveis.

Se você escolher madeira modificada termicamente, ela não absorverá umidade e inchaço, o que significa que durará mais tempo. Este material é recomendado para embainhar pelo menos os locais "molhados" do banho. Além disso, a madeira termicamente modificada tem uma condutividade térmica mais baixa em comparação aos tipos convencionais de madeira. Se os fundos permitirem, você pode embainhar o banho com um revestimento termicamente modificado - isso tornará a estrutura mais quente e economizará em isolamento.

A madeira para banhos de madeira deve ser colhida no inverno, pois nessa época do ano possui alta densidade e, portanto, resistência à umidade.

Se forem utilizados toras, seu diâmetro deve ser de 18 a 25 cm. Se o diâmetro das toras for maior, isso contribuirá para grandes perdas de calor.Os logs de um lote devem ser os mesmos - a diferença máxima permitida entre logs individuais não deve ser superior a 3 cm, pois, caso contrário, eles não se encaixam perfeitamente na casa de log.

Para as coroas inferiores da estrutura, o larício é adequado, como um material mais resistente à umidade, sem medo de tensões mecânicas e geadas, as coroas restantes são de pinho ou abeto. Evitar a liberação de resina conífera permite um processamento especial ou o uso de madeira térmica. Outra opção é não usar coníferas para a decoração interior da sauna a vapor. Para esses fins, cedro (uma opção cara), amieiro, choupo e tília são adequados - essas variedades de árvores são caracterizadas por maior resistência à umidade e capacidade de reter calor.

Os toros de alta qualidade não têm manchas escuras no corte, o corte em si é duro e o núcleo ocupa um terço do corte do log e é caracterizado por uma cor escura uniforme. A superfície dos troncos tem uma cor amarela escura ou clara, sem nós, rachaduras e bolsas de alcatrão. Requisitos semelhantes se aplicam à madeira.

Durante a construção, você deve escolher uma viga perfilada com melhor processamento - este é o material que passou na secagem da câmara. Se os fundos permitirem, você poderá escolher vigas coladas. Além de uma aparência mais estética, diminui o encolhimento e não “sai” durante a operação. No entanto, a versão colada não é adequada para quem procura material ecológico, bem como para pessoas que sofrem de alergias, doenças crônicas do trato respiratório superior.

O tipo mais barato de madeira é considerado uma opção não planejada. A redução de custos se deve ao fato de não ser seco em câmaras especiais, mas ao ar livre. No entanto, o baixo custo do material nem sempre significa a economia do processo de construção. Ao usar madeira não aplainada, são necessários isolamento térmico de alta qualidade, decoração exterior e interior. Também o material encolhe; portanto, após a construção da base do banho, recomenda-se esperar um ano antes de prosseguir com a construção.

Antes do uso, a árvore deve ser tratada com uma impregnação que aumente sua capacidade de impermeabilização, fogo e bioestabilidade. Recomenda-se um tratamento semelhante a ser repetido a cada dois anos durante a operação.

Se você precisa de uma estrutura mais barata, deve prestar atenção ao concreto expandido. Construir a estrutura será rápida, graças ao tamanho conveniente dos blocos. Além disso, pode ser de qualquer tamanho: em 2 ou até 3 andares. O material possui baixa condutividade térmica e durabilidade.

Em um esforço para criar uma sala de vapor econômica, você não precisa escolher os materiais mais baratos - espuma e blocos de concreto ou aspen. Esse banho durará apenas cerca de 10 a 12 anos, e durante a operação haverá muitos problemas.

Se você analisar o custo do material, o mais caro para a construção de uma sauna a vapor é considerado uma árvore. Se você fizer cálculos em cubos, será 2 vezes mais caro em comparação com tijolos e blocos. No entanto, ao analisar o custo total da construção, o uso de madeira é mais barato. Isso se deve à falta de grandes despesas para a fundação (alguns tipos de banhos, por exemplo, um banho de barril montado, não exigem a fundação usual), isolamento térmico, decoração externa e de interiores.

Um material de madeira caro para a construção de um banho é um tronco, uma viga tem um custo um pouco menor (o custo varia dependendo do tipo). Por trás, pelo preço, há uma carruagem, que é um tronco talhado em lados opostos (especialmente popular nos países escandinavos) e uma viga dupla (composta por duas tábuas com ranhuras - entre elas existe um aquecedor, geralmente lã mineral).

É importante escolher o isolamento certo. Alguns banhos requerem melhor isolamento térmico, enquanto outras opções implicam apenas aquecimento entre as coroas.No entanto, independentemente do material utilizado, qualquer banho requer um aquecimento do teto - isso se deve ao fato de o ar quente sempre tender para o topo.

Para o isolamento do teto no banho, onde não é esperado o funcionamento do sótão, podem ser utilizados aquecedores a granel (argila expandida, serragem) ou o teto de argila. Ao organizar o sótão, recomenda-se o uso de materiais lado a lado ou a organização da mesa do espaço do sótão, com a adição de componentes para isolamento térmico à mesa da mesa. Misturas prontas podem ser encontradas nas lojas. Para banhos com um sótão, o isolamento das encostas exige materiais de lã mineral ou espuma.

O isolamento da parede requer todos os banhos, com exceção dos banhos de madeira. Isto é especialmente verdade para duplos de blocos e tijolos. As estruturas da estrutura sugerem a presença de material de isolamento térmico "regular" dentro da estrutura. No entanto, se você planeja aquecer o banho no inverno e ao mesmo tempo viver em um clima bastante rigoroso, faz sentido cuidar do isolamento adicional da parede.

Os isoladores mais à prova de fogo são lã mineral e basalto. Esse material é capaz de resistir ao aquecimento de até 800 ° C, devido às peculiaridades da produção de materiais - as rochas são aquecidas a 1500 ° C.

Se o uso do banho for esperado durante todo o ano, também será necessário o isolamento do piso. A escolha do material depende do tipo de fundação e das características do piso. Para banhos de parafuso, é necessário um piso áspero e de acabamento, entre o qual é colocada uma camada de lã mineral, espuma de poliestireno extrudido ou espuma.

Argila expandida é adequada para uma fundação de estacas. É importante que seja de tamanhos diferentes: quanto maior reter o calor, menor diminuirá o espaço livre entre as bolas de argila expandidas. Como a argila expandida é higroscópica e, quando a umidade perde suas propriedades de isolamento térmico, é importante executar uma barreira de alta qualidade para hidrogênio e vapor.

Criar uma atmosfera confortável na sala de vapor e proteger as paredes de altas temperaturas permite isolamento interno. Protegendo as paredes com uma camada de isolamento e impermeabilização, o proprietário as protege da umidade e, assim, prolonga a vida útil do banho. Para maior eficiência térmica da zona de vapor durante sua decoração, faz sentido usar uma dupla camada de isolamento. A área ao redor do forno - paredes e piso - é adicionalmente isolada com escudos de proteção. Se estamos falando de um edifício de madeira, é necessária uma camada refratária, feita de chapa de amianto revestida com ferro.

A espessura mínima de isolamento para banhos de tijolos, que também são usados ​​no inverno, deve ser de pelo menos 10 cm.

Ao escolher um aquecedor e piso, é importante comprar uma opção que não emita componentes perigosos quando aquecidos. Deste ponto de vista, o uso de linóleo é inaceitável.

Na área da sala de vapor, não é recomendado o uso de lã mineral, devido à liberação de resinas de fenol-formaldeído, que são o componente ligante do isolamento quando aquecido. O Ecowool também não é adequado para uso na sala de vapor, pois possui alta higroscopicidade. Na sala de vapor, não é recomendado o uso de espuma de poliuretano revestida com papel alumínio, bem como espuma de poliestireno e poliestireno, que, quando aquecidos acima de 60 ° C, emitem substâncias tóxicas. No entanto, eles podem ser montados na área de lavar e vestir - ou seja, onde a temperatura não atinge os indicadores indicados.

Do ponto de vista de respeito pelo meio ambiente, é preferível o uso de lã de basalto. A falta de material é uma tendência a encolher, o que significa um afinamento da camada de isolamento durante a operação.

O vidro espumado é usado em paredes que suportam cargas pesadas, como tijolos. É o isolamento ideal para o banho - retém calor, não queima, não encolhe, é bioestável e ecológico.A desvantagem é apenas o alto custo e a necessidade de cumprir rigorosamente a tecnologia de instalação.

O isolamento térmico externo geralmente é combinado com revestimento decorativo, escolhendo materiais adequados para isso. Os banhos de tijolos e blocos não precisam de isolamento externo se o uso sazonal for esperado.

Banhos de madeira são sempre isolados do lado de fora. Materiais isolantes naturais ou sintéticos podem ser usados ​​para isso. O isolamento natural mais comum é a juta, bem como o linho, suas opções combinadas e musgo. Sua principal vantagem é a absoluta simpatia ao meio ambiente, e a desvantagem é a complexidade do processo de isolamento.

Aquecedores sintéticos são representados por fitas isolantes térmicas e materiais combinados.

Separadamente, é necessário destacar o isolamento à base de lã de ovelha, considerada a melhor opção para um banho de madeira perfilada. O material é prático, pois desempenha as funções não apenas de um aquecedor, mas também de um material à prova de vento e umidade. É importante que, no processo de utilização da casa de banho, o material não afine. Entre as deficiências, vale destacar o alto preço, bem como o risco de mariposas aparecerem no isolamento.

Os especialistas recomendam o uso de isolamento vegetal para toras e sintético para madeira.

Os mais comuns para criar uma porta na casa de banho eram os modelos de madeira. O uso da opção do painel deve ser imediatamente abandonado - sob a influência da umidade, ele deforma. A melhor opção é uma porta sólida.

É uma prancha ou pranchas coladas com até 5 cm de espessura.Uma opção mais barata é a estrutura da estrutura - uma estrutura de barras revestidas com forro de ambos os lados. Se necessário, o isolamento pode ser colocado entre a estrutura e o revestimento. Nesse caso, o melhor tipo de madeira é o tília.

Portas de plástico também podem ser usadas na casa de banho - a única exceção é a porta da sauna a vapor. O metal, em virtude de sua capacidade de aquecer, é permitido usar apenas como a capa externa da porta da frente.

Para saunas, pode ser usada uma porta de vidro que passou pelo endurecimento a alta temperatura. Normalmente, este é um pano de vidro emoldurado em um banho de alumínio e com uma pequena folga na parte inferior para ventilação.

Existe o mito de que o vidro pode romper com o calor, mas o vidro temperado com uma espessura de porta de 8 mm é usado para banhos.

O material tem uma grande perda de calor em comparação com a madeira; portanto, o forno precisará ser aquecido mais intensamente. Outra desvantagem é o alto custo, bem como a liberação de produtos em tamanhos padrão. No entanto, você sempre pode fazer uma porta de vidro para solicitar os parâmetros necessários. Ao contrário da madeira, essa porta não se abre e parece muito atraente.

Belos exemplos de edifícios

Hoje, os banhos deixaram de ser um local exclusivo para a implementação de procedimentos de higiene. As saunas modernas são verdadeiros complexos de spa, locais de relaxamento no corpo e na alma, amizade e reuniões de família. Isso impõe requisitos não apenas ao tamanho da sala de vapor, ao seu preenchimento interno e técnico, mas também ao design.

Se as oportunidades financeiras e o tamanho do site permitirem, você pode construir uma grande casa de banhos, incluindo não apenas uma sauna a vapor, uma lavanderia e um vestiário, mas também amplas salas de relaxamento, uma sala de bilhar, um quarto pequeno e uma cozinha móvel.

Tal edifício é mais corretamente chamado de complexo de banho. Geralmente é construído no estilo característico russo: a partir de um tronco grosso, com asas no telhado, platibandas esculpidas

Uma tendência da moda é fazer telhados planos em saunas luxuosas, onde você pode tomar sol ou simplesmente apreciar a vista ou organizar um mini-jardim

Uma opção conveniente é colocar uma piscina externa a uma curta distância do banho. Para proteger a fonte da areia e do sol escaldante, é permitido um visor de policarbonato em suportes forjados requintados.A piscina pode ter várias dimensões e formas. As fontes com luz de fundo parecem originais. Espreguiçadeiras, mesas baixas são geralmente colocadas perto da piscina.

Mais organicamente, esses complexos parecem se forem feitos no estilo russo. Como já mencionado, isso envolve o uso de toras, formas simples, tons claros. Os elementos obrigatórios são bandbands nas janelas, varanda, uma escultura em madeira mestre é bem-vinda.

Opções opostas são os complexos de banhos da sauna a vapor no estilo do minimalismo. Eles diferem em funcionalidade e tamanho compacto. O interior da sala é geralmente dividido em 3 zonas: sauna a vapor, lavadora e sala de relaxamento.

O último componente da sala, em regra, é multifuncional, combinando em si uma pequena sala de jantar, sofás e uma sala de bilhar.

Tais saunas parecem especialmente elegantes ao usar fogões-lareiras. O forno desses dispositivos é realizado em uma área de lazer e é realizado por um portal de lareira.

Uma pequena casa de banho com terraço ou varanda envidraçada com janelas e portas deslizantes parece espetacular. O terraço pode dar para uma lagoa ou outra característica da água.

Outra opção é uma sauna com varanda. Pode ser pequeno ou bastante espaçoso. De qualquer forma, sua organização não exige muito esforço e dinheiro. No espaço resultante, você pode organizar móveis de vime e uma mesa redonda, organizando um canto aconchegante para festas de chá amigáveis ​​e familiares.

Os amantes da privacidade podem colocar na varanda uma volumosa cadeira e uma prateleira com livros, e os amantes de passatempo ativo podem organizar uma pista de dança. Neste último caso, são necessários equipamentos e uma bola de discoteca. Uma barra pequena será apropriada

Se você tornar a varanda mais fechada (na fundação) e isolada, ela se transformará em um terraço. É uma boa ideia organizar uma área de churrasco instalando uma churrasqueira ou mini-forno, mesas e bancos, cadeiras. A piscina ou jacuzzi, bem como o spa em casa, parecem funcionais e elegantes no terraço. Se você deixar o terraço claro o suficiente, nada impede que você organize uma estufa aqui

O balneário de dois andares também é econômico. O principal item de despesa na construção de tais instalações é o arranjo da fundação da tira. A construção do segundo andar, curiosamente, não requer grandes investimentos financeiros. No térreo, há uma área de lavagem a vapor, e no segundo andar, um quarto ou uma mini-sala de estar.

Em vez do segundo andar, você pode equipar o sótão. Existem muitas opções para o seu funcionamento - além de uma área de lazer com móveis estofados e uma sala de bilhar, aqui você pode equipar um spa em casa, biblioteca ou um aconchegante cinema

Os conhecedores de estilos urbanos de alta tecnologia apreciarão as saunas de alta tecnologia. Como regra, são edifícios retangulares ou outras formas lacônicas simples de tijolo ou bloco. Acabamentos preferidos - painéis laterais

O enchimento interno de um banho desse tipo geralmente se deleita com sua capacidade de fabricação - fornos elétricos multifuncionais, geradores de vapor, painéis de chuveiro. Tudo isso permite que você obtenha tratamentos de spa em espaços apertados.

Para banhos em alta tecnologia, escolha tons de cinza, bege, aço e superfícies de vidro colorido. A sala de recreação fica bem com paredes de alvenaria, balcões de bar altos, lareiras originais da ilha.

A decoração de interiores é tradicionalmente feita de madeira. Escolhendo variedades leves de madeira, você pode aumentar visualmente o espaço do banho. As opções mais escuras com um tom avermelhado parecem elegantes, proporcionam uma atmosfera especial de conforto, aconchego em casa. Para a área de lavagem, bem como as instalações da piscina, você pode usar azulejos ou mosaicos.

É importante que os materiais utilizados estejam no mesmo estilo. Por exemplo, para uma sauna a vapor, você pode usar madeira e um fogão de pedra e depois repetir essa decoração na área de recreação.Na lavanderia, você pode usar azulejos que também imitam as superfícies de pedra.