No desejo de tornar a casa mais confortável e aconchegante, muitas vezes surge a idéia de substituir portas de batente comuns por corrediças (também chamadas de deslizantes, deslizantes, suspensas). A boa notícia é que você pode instalar portas de correr com as próprias mãos sem problemas. O ruim é que um mecanismo normal custa quase o mesmo que uma tela de qualidade. O que os impressiona é o momento em que no estado aberto quase não "comem" o espaço. Eles se escondem na parede (a melhor, mas mais difícil de implementar), ou se movem ao longo dela.
Você pode pendurar portas deslizantes interiores
Tudo isso é verdade, mas há um número negativo significativo - um nível muito baixo de isolamento acústico, especialmente na versão da porta do compartimento. Quando a tela apenas cobre a abertura. Ao instalar em uma caixa de lápis (parede), a situação é um pouco melhor, mas o grau de isolamento acústico da porta de batente não pode ser alcançado, mesmo com este método de instalação. Se tudo isso não assustar você, você pode estudar sistemas, escolher e instalar.
Sistema de suspensão no trilho superior
Um mecanismo de suspensão é uma viga de sustentação de carga à qual é fixada uma guia na forma da letra "P" com "pernas" dobradas para dentro. Os rolos aos quais a folha da porta está presa se movem ao longo deste guia. Em termos técnicos, esta é uma porta suspensa no trilho superior.
Arranjo principal de portas interiores deslizantes no trilho superior
Ao instalar essa porta, o piso sob a porta permanece liso, apenas o rolo inferior é instalado à direita e / ou à esquerda na porta. Desliza ao longo da ranhura feita na parte inferior da tela. É necessário que, ao se mover, não se desvie verticalmente. Esse design é o mais fácil de instalar. A instalação é muito simples e consiste em várias etapas:
- aperte o trilho superior,
- enrosque o mecanismo do rolo na extremidade superior da banda,
- enrole a tela no guia,
- instale rolhas na parte superior (para que as portas não caiam),
- depois de abrir as portas, insira o rolo inferior na ranhura e fixe-o no chão.
Portas deslizantes interiores de asa simples
Isso é tudo. Portas com rodízios instalados. Mas esse sistema, na forma mostrada na foto, tem características de isolamento de ruído muito baixas. Eles são praticamente zero: a passagem é simplesmente bloqueada.
Portas de correr em trilho
Este tipo de porta possui dois trilhos: superior e inferior. Os rolos também são instalados na parte superior e inferior. Graças a esse design, o sistema possui um alto grau de rigidez: pode ser escalonado e não causará muitos danos.
Portas de correr em trilho
Menos trilhos no chão são conhecidos: a dificuldade de limpeza. Lixo e poeira constantemente caem nas ranhuras, você deve monitorar a limpeza delas. Este tipo de porta é mais frequentemente usado em armários, armários walk-in. Eles são instalados como portas interiores se as crianças móveis crescem na família. Então a segurança é mais importante que as dificuldades com a limpeza.
Opções de montagem
Independentemente do sistema da porta deslizante, os métodos de instalação podem ser:
- Portas de correr. Guias nas quais os rolos de lona são fixados na parede.
Portas de correr. O guia é montado na parede acima da abertura direita
Porta interna deslizante de cassete: a tela está escondida em um nicho de parede
Portas deslizantes em cascata: uma asa puxa outra
A opção de instalação mais fácil são as portas cupê. Eles podem ser instalados de forma independente, e não apenas na fase de reparo, mas também depois dela. É importante apenas que a abertura seja suave e a parede tenha capacidade de suporte normal. A desvantagem desse sistema é que você não pode colocar nada perto da parede no local em que a porta é aberta. Há mais um: isolamento acústico muito baixo. A explicação é simples: se você olhar do final, um espaço de alguns milímetros permanecerá nas laterais. É necessário que a tela não "embaralhe" na parede. E através dele penetra perfeitamente todos os sons, ficando um pouco mais quieto.
As portas do cassete são boas porque no estado aberto a tela está localizada no nicho da parede e não interfere. A segunda vantagem é que você pode instalar juntas ao redor do perímetro da abertura, o que proporciona um desempenho de isolamento acústico muito mais alto. Menos instalação de uma porta deslizante em um nicho - isso só pode ser feito na fase de reparo. A segunda desvantagem: para fazer um estojo de lápis sob as portas de correr, eles geralmente colocam uma parede falsa, e estes são roubados a centímetros da área.
Em cascata - uma das variedades de portas do compartimento. Ele simplesmente possui um número maior de guias: de acordo com o número de folhas de portas móveis. A instalação é talvez a mais difícil: são necessárias muitas peças e alta precisão de instalação. Os sistemas pertencem à categoria elite e raramente economizam na instalação: os reparos custam mais.
Auto-instalação de portas deslizantes interiores de correr
Os sistemas podem variar um pouco, mas as regras gerais permanecem as mesmas. Existem vários requisitos que devem ser atendidos antes da instalação:
- A abertura deve ser uniforme, caso contrário você terá que pegar a tela, que com uma margem cobre todos os desvios.
- A capacidade de carga dos lados da porta deve ser alta, bem como a parede acima dela.
- A abertura já deve estar finalizada: rebocada e pintada, forrada ou decorada com painéis decorativos.
Em seguida, prossiga para a montagem. Você pode anexar os clipes primeiro. Diferentes fabricantes têm suas próprias recomendações. Alguns recomendam que 1/6 da largura da folha da porta se afaste da borda, em outros sistemas eles são fixados imediatamente a partir da borda e as placas de montagem fornecem o recuo. Instalamos esse sistema: nele, as plataformas de rolos são instaladas imediatamente a partir do canto.
Marcando a localização dos roletes
Nós os centralizamos, medindo para que as distâncias sejam as mesmas. Tendo exposto a placa, com um lápis ou marcador, delineamos os locais para os prendedores. Nos locais marcados, fazemos furos. O diâmetro da broca é 1 mm menor que o diâmetro do parafuso autorroscante.
Protegendo as almofadas do rolo
Nós expomos as placas, aperte os parafusos. O comprimento do fixador depende do peso da tela, mas não inferior a 70 mm. Nós os torcemos exatamente perpendiculares, caso contrário, tensões desnecessárias surgirão.
Nas placas instaladas são inseridos suportes sob os rolos. Eles são fixados por uma tampa na superfície lateral. Em seguida, as plataformas de roletes são parafusadas nos pinos roscados.
As plataformas de roletes são parafusadas nos pinos
Também é conveniente instalar alças e travas antes de pendurar. Eles precisam de mortise especial. Se você comprou um kit pronto, os furos necessários estão disponíveis. Se você adaptou uma tela regular, desenhe um lápis ao redor do contorno e remova o excesso com um cinzel. Depois que a alça ou a trava entrar no recesso, marque os pontos de fixação, faça furos para eles e instale os acessórios.
Depois, você pode prosseguir com a instalação do guia. Com os rolos montados, isso será mais fácil: você sabe exatamente a que altura a borda inferior dos trilhos deve estar.
A maneira mais conveniente é pendurar as portas de correr em uma viga de madeira seca. Sua seção transversal é inferior a 50 * 70 mm, seu comprimento é duas vezes a largura da folha da porta + 5 cm. Cortamos a guia do mesmo comprimento.
Medimos o comprimento do suporte e da barra de montagem
Colocando a guia ao longo da barra, ela é presa à viga com parafusos com um comprimento de pelo menos 8 cm.O número de fixadores - pelo menos três - 10 cm atrás das bordas e no meio (mais frequentemente, menos frequentemente).
Fixando a guia na viga
Agora você pode medir em que altura a madeira deve ser fixada. Na porta com os rolos instalados, “role” uma guia com uma viga. Assim, você pode observar com precisão a altura das portas. Realizamos pelo menos quatro furos para fixação na parede na face lateral da viga.
O guia com uma barra "roll" nos rolos na porta
Para a marca obtida, adicione 7-10 mm - as portas devem pendurar e não se arrastar no chão. 7 mm - a folga mínima, que é suficiente se não houver revestimento de piso na abertura. Se eles devem (posteriormente colocar um laminado, carpete, linóleo, etc.), a espessura desses revestimentos também deve ser levada em consideração.
Experimente na porta
Para impedir que a tela “caminhe” durante a instalação, ela é atolada com pequenas fatias de madeira. São necessárias pelo menos duas paradas - próximo aos dois rolos.
Colocando a viga na parede e ajustando sua posição usando o nível, marque sua posição com um lápis. Se a parede permitir, você pode prendê-lo à parede, mas para isso você pode usar parafusos com um comprimento de pelo menos 120 mm, e é melhor colocá-lo em parafusos de ancoragem.
Se a parede, por exemplo, concreto, requer a instalação de cavilhas. Para isso, é necessário transferir as marcas dos fixadores para a parede. Isso pode ser feito com uma broca fina e longa, cujo diâmetro é menor que o furo.
Transfira marcas para a parede com uma broca fina
Uma opção ainda mais simples: uma unha longa e fina. Ele é inserido no orifício e alguns traços marcam a parede. O procedimento é ainda mais conhecido: fazemos furos sob os bujões para buchas, inserimos os bujões, se necessário, obstruindo-os. Em seguida, monte a porta.
Fixamos portas de correr na parede
Nas bordas da guia, é necessário fixar as rolhas. Eles são iniciados pelas laterais, definem empiricamente o local desejado (para que a tela se sobreponha completamente à abertura no estado fechado, e role o suficiente quando for aberta. Fixe-os com parafusos de aperto.
Instalação de rolhas nas portas de correr
Depois de abrir as portas, instalamos um rolo de bandeira no chão. Ele entra na ranhura cortada na parte inferior da tela. É necessário que as portas não se desviem verticalmente.
Configurando o rolo de bandeira
Primeiro, inserimos na ranhura, marcamos os furos para os prendedores, perfuramos e fixamos com parafusos curtos (comprimento de 15 a 20 mm).
Parece um rolo de bandeira com portas abertas
Por isso, podemos assumir que as portas deslizantes instaladas. Eles já estão totalmente funcionais. Trabalho de acabamento restante. O trilho de montagem com a guia é fechado com uma guarnição decorativa combinada com o tom da folha da porta. Pode ser pregado com pregos de acabamento diretamente na madeira.
Acabamentos decorativos podem ser pregados diretamente na viga
Somente quando você o expuser, verifique se as rodas estão fechadas. Muito mais bonito)) Agora - isso é tudo, você instalou as portas deslizantes com suas próprias mãos.
Um tutorial em vídeo sobre a instalação dessa porta é mostrado abaixo. Existem várias opções de instalação.
Montamos portas de correr do tipo cassete (em uma caixa de lápis)
O processo de montagem do guia em si, pendurando a folha da porta quase um por um, repete o exposto acima. Não há necessidade de acabamento, mas todas as outras etapas são necessárias. Em vez de montar uma faixa decorativa, uma parede falsa é montada a pelo menos 10 cm da parede. Geralmente é feito de perfis de gesso cartonado, revestidos com placas de gesso para parede. Mas isso não é importante - você pode usar GVL ou madeira compensada, qualquer outro material adequado.
De onde vem a distância de 10 cm? A espessura da folha da porta e as folgas de ambos os lados são de 5 cm, adicionando um mínimo de 5 cm para a instalação do perfil. Então acontece 10 cm.
Como a carga principal estará na parede, a estrutura dos perfis não poderá ser reforçada. Se essa parede não lhe parecer muito confiável, você poderá inserir dentro dos blocos de madeira, que são aparafusados com parafusos. Isso tornará a estrutura muito rígida.
Veja o vídeo para os princípios básicos do cálculo de um estojo para uma porta deslizante, bem como os recursos de layout, os princípios da preparação de uma porta para instalação.
Portas de correr caseiras
Qualquer folha da porta pode ser montada em rolos e funcionará como uma porta deslizante. O guia e todos os outros componentes - rolos (rolamento e bandeira), rolhas, batentes - podem ser comprados. Pendure neles pelo menos um pedaço de madeira compensada ou uma porta montada de várias tábuas. Essa será a opção mais fácil e barata. Mas criar um mecanismo por conta própria já é uma tarefa mais difícil. Uma das opções feitas a partir de materiais improvisados do mecanismo da porta deslizante (de tubos redondos de diâmetros diferentes) no vídeo. O sistema deveria ser instalado em um armário de parede, mas, a julgar pelo design, mesmo uma porta de madeira maciça de carvalho pode suportar facilmente.
Tipos de portas de correr
O mercado da construção moderna oferece uma grande variedade de opções para essas portas. Eles diferem em:
- tamanho - pode ser padrão e não padrão,
- forma - retangular, arqueada, semicircular,
- o material a partir do qual a tela é feita - madeira, metal, MDF, vidro ou suas diversas combinações,
- dispositivo funcional - deslizante paralelo (portas deslizantes, cassete, raio, cascata) e dobrável deslizante (livro e acordeão).
Naturalmente, o preço também é muito diferente: das opções mais econômicas às de luxo, que nem todos podem pagar.
Vamos nos debruçar sobre as principais estruturas de montagem.
Portas de correr São uma ou duas asas que se movem paralelamente à parede com uma montagem em trilho. Acontece uma folha e bivalve. No segundo caso, a tela se move em direções diferentes.
imagem de el-ab.ru
Cassete pelo mecanismo, eles repetem a visão anterior, com a diferença de que a tela entra em um nicho especial na parede. É vendido como parte de um kit ou é feito especialmente, por exemplo, de drywall. Essa opção é muito conveniente do ponto de vista funcional e estético, mas só pode ser implementada na fase de reparo.
imagem de www.syl.ru
Raio Eles têm uma forma semicircular e são adequados para as respectivas instalações.
Em cascata as portas consistem em vários painéis, um dos quais está preso à abertura sem a capacidade de se mover, e os próximos parecem passar por trás dela, movendo-se em uma direção e se agrupando do lado da asa fixa.
imagem do site http://gutadesign.ru
Visualizações "livrinho"E"acordeão"Muito parecidos um com o outro. Eles são uma construção de várias seções conectadas por dobradiças especiais. Como resultado, eles podem ser dobrados de acordo com o princípio de uma tela. Esse é um design muito compacto que economiza espaço não apenas na frente da porta, o que não é o caso das portas de batente convencionais, mas também permite o uso completo das paredes, o que não é possível nas opções descritas acima.
imagem de www.optimalglaze.in
Vantagens e desvantagens
Ao decidir criar portas deslizantes com suas próprias mãos, você deve considerar todos os prós e contras do sistema selecionado.
Para méritos Sem dúvida, é necessário atribuir a economia de espaço útil, o que é especialmente significativo em apartamentos pequenos. Ao mesmo tempo, graças aos formulários não padronizados oferecidos por muitos fabricantes, eles podem ser usados em aberturas muito grandes. Os materiais duráveis dos quais os mecanismos de fixação são feitos permitirão que esse design dure por muitos anos, e a posição fixa da lâmina a imune a correntes de ar. Também é possível automatizar o processo de gerenciamento. E, é claro, essas instalações possuem altos dados estéticos. Em vista da ampla variedade, é possível escolher um modelo para qualquer estilo de interior, do clássico ao hi-tech.
Desvantagem Essa solução geralmente é um isolamento térmico e acústico inadequado devido à presença de lacunas necessárias para o deslizamento livre. Além disso, embora o espaço em frente à abertura permaneça desocupado, ao escolher estruturas suspensas, muitas vezes não é possível colocar móveis ao longo da parede ou pendurar prateleiras, como isso irá interferir no movimento da web.Para modelos deslizantes, são necessários acessórios especiais, alças comuns não funcionam. Além disso, um bom mecanismo de suspensão ou a solicitação de tamanhos personalizados podem ser caros.
Prós e contras de sistemas deslizantes
Os sistemas deslizantes se comparam favoravelmente às portas de batente tradicionais, tanto esteticamente quanto em sua funcionalidade. Mas por trás das muitas vantagens, eles ocultaram várias desvantagens. Obviamente, eles não podem ser considerados significativos, mas ainda vale a pena considerar ao escolher um ou outro sistema de portas.
As principais vantagens dos sistemas de portas de correr incluem:
- Economia significativa de espaço. Essas são as vantagens mais importantes. Tais portas não requerem espaço adicional para abertura; quando abertas, não interferem na passagem livre. A organização dos mecanismos das portas, bem como o movimento dos painéis, é realizada paralelamente à parede, o que torna essas portas uma solução ideal para salas pequenas,
- Segurança e usabilidade. Essa porta não bate com um movimento repentino ou um movimento descuidado. Para mim, isso reduz bastante a probabilidade de ficar do lado de fora sem chaves no bolso,
- Universalidade. Tais estruturas podem ser usadas como salas de entrada e interior, ou até como partições móveis, necessárias para a delimitação temporária do espaço.
Na prática, literalmente qualquer porta pode ser deslizante - basta substituir as dobradiças tradicionais por um mecanismo deslizante e de rolo e uma trava padrão por um mecanismo de travamento especial para portas de compartimento. Assim, telas feitas de qualquer material podem ser usadas como base: por exemplo, usei placas OSB já conhecidas em meus artigos anteriores.
As principais desvantagens de tais estruturas de portas geralmente incluem:
- Alto custo comparado ao preço das portas de batente tradicionais. Uma declaração muito controversa, especialmente se você fizer tudo sozinho e com materiais improvisados.
- A complexidade do trabalho de instalação. Não notei nada muito complicado para concluir. Ferramentas e equipamentos especiais ou raros não são necessários, um assistente também não é necessário - você pode executar o trabalho sozinho.
- Baixo nível de isolamento térmico e térmico das portas. Isso ocorre devido às lacunas entre duas telas opostas, portanto, entre as telas e a porta. Mas esse problema é facilmente resolvido - abaixo, mostrarei como modernizei levemente o design, evitando a penetração de ar frio e poeira pelas portas.
- Barulho ao dirigir ao longo dos trilhos. Ao usar mecanismos caros de alta qualidade equipados com abas de silicone e graxa especial, o ruído durante a operação das portas do compartimento é mínimo. Existem também maneiras de silenciar o trabalho de um mecanismo auto-fabricado para portas de compartimento. No futuro, pretendo usá-los.
- Necessidade de cuidados com os skid: limpeza e lubrificação. No entanto, as dobradiças das portas de batente tradicionais também precisam ser lubrificadas periodicamente.
Tendo ponderado cuidadosamente todas as vantagens e desvantagens dos sistemas de giro, ainda decidi me concentrar neles. Além disso, eu tinha tudo em mãos para a fabricação de um mecanismo deslizante.
Características do mecanismo deslizante para portas
Estruturalmente, o sistema deslizante é baseado em um mecanismo de roletes com um ou dois carros (dependendo do número e do curso das folhas das portas). Os rolos e o guia desse mecanismo geralmente são feitos de material durável e resistente ao desgaste. Mas fui além - usei rolamentos fechados como rolos e canais de metal como guias, o que tornou toda a estrutura literalmente atemporal e praticamente livre de manutenção.
O design da porta em si é bastante simples e consiste em:
- mecanismo do rolo da porta
- folhas da porta. Eu também os fiz.
Interessante saber! Para mecanismos deslizantes, foram desenvolvidos fechos especiais que fornecem um fechamento suave e independente das portas. Eles são instalados de maneira simples e, além de fechar, também proporcionam a fixação das folhas das portas em posições extremas.
Os mecanismos das portas prevêem a extensão das pinturas no sentido oposto e apenas em uma direção. Eu escolhi a versão clássica, quando duas folhas de porta idênticas se movem e se conectam exatamente no meio da porta.
A base dessas portas é a guia superior: embora seu design preveja o uso de duas guias (superior e inferior), a parte inferior geralmente não é instalada. Mas eu preferi colocá-lo - ele não apenas afeta positivamente a estabilidade das portas, mas também serve como proteção adicional contra correntes de ar e umidade.
Minha opção para fabricar sistemas deslizantes
O processo de auto-fabricação e instalação de portas com um mecanismo deslizante é bastante simples e até mesmo um iniciante pode fazer. O principal é saber como lidar com a ferramenta de construção corretamente e ter conhecimentos gerais no trabalho de instalação.
Para instalar um grupo de entrada elegante, prático e confiável, com um design deslizante, precisamos:
- chave de fenda e broca. Se você planeja instalar portas em uma abertura de concreto, pegue um perfurador,
- um conjunto de brocas para parafusos,
- ferramentas de medição: prumo, nível e fita métrica,
- pregos e parafusos
- um lápis
- Serra em madeira e metal. Você pode usar as duas serras manuais e pegar um moedor com uma circular.
Para a fabricação de pinturas e o mecanismo mais deslizante, usei:
- Folhas OSB (as mesmas que eu usei para revestir em casa),
- barras de madeira (usei-as como plataforma para montar fechos de portas),
- rolamentos selados em uma gaiola de metal (4 peças),
- buchas instaladas na parte interna do rolamento,
- parafusos com arruelas e porcas,
- placas de metal (4 peças),
- como guia superior eu usei o canal,
- o papel do guia inferior é desempenhado por um bloco de madeira.
Também usei um trilho estreito - prendi-o à borda da folha da porta de tal maneira que, quando as portas estavam fechadas, cobria completamente o espaço entre as folhas. O que também teve um impacto positivo no projeto de proteção.
O procedimento para sua instalação é simples e consiste nas seguintes etapas:
- Marcação e corte de folhas de OSB. Para que o local do corte pareça o mais limpo possível, é melhor usar uma serra circular.
- A fixação ao topo da porta folheia um bloco de madeira.
- Preparação de chapas de metal. Eles devem ser estritamente do mesmo tamanho. Um orifício para um parafuso é perfurado em um lado das placas e, por outro, muitos orifícios pequenos para a fixação dos parafusos.
Montagem do mecanismo do rolo. Para isso, é necessário fixar as placas na guarnição de madeira das portas (2 placas por uma folha). Em seguida, aperte os rolamentos na placa com parafusos.
Instalando o trilho superior. Isso não é nada complicado. A principal coisa, não se esqueça de usar o nível de construção. Pendurar portas e instalar a guia inferior. Este é o estágio final da instalação.
Como você pode ver, a auto-instalação de portas de correr é um procedimento simples. Todo o trabalho pode ser feito facilmente com suas próprias mãos em um dia.
Conclusão
Um grupo de entrada deslizante é uma ótima opção para uma casa de campo ou chalé. Espero que meu material ajude você a enobrecer sua própria casa e acrescentar singularidade a ela. Deixe seus comentários e não esqueça de se inscrever em novos artigos.
Atenciosamente, Alexander!
Faça um repost - ganhe um laptop!
Todos os dias 1 e 15 do iBook.pro desenha presentes.
- Clique em um dos botões sociais. redes
- Obter um cupom pessoal
- Ganhe um laptop LENOVO IdeaPad
LENOVO IdeaPad Intel Core i5, 8 GB DDR4, SSD, Windows 10
Prós e contras de uma porta deslizante
Antes de usar uma solução interior, você deve se familiarizar com os pontos fortes e fracos das estruturas deslizantes. Infelizmente, esses produtos nem sempre garantem a solução para todas as tarefas internas. Mas fazer uma porta deslizante com suas próprias mãos permite resolver muitos problemas.
Vantagens das portas de correr:
- Economia de espaço
- A porta deslizante nunca fecha dos rascunhos
- As portas se abrem com o menor esforço
- Capacidade de automação
- Falta de limiares.
Com um grande número de vantagens, existem desvantagens significativas. Se você criar portas interiores deslizantes com suas próprias mãos, instalá-las e usá-las, isso afetará imediatamente o isolamento térmico e acústico.
Além disso, esses projetos não são adequados como portas de entrada. Não será adequado para varandas ou galerias. Mas se houver uma parede de comprimento adequado, estruturas de vidro podem ser usadas. Como fazer uma porta deslizante com suas próprias mãos, você pode assistir ao vídeo.
Outro ponto negativo é o custo dos acessórios. Os preços do hardware são muito mais altos que o custo dos mesmos produtos para portas comuns. Panos também têm um custo mais alto. Na versão final de uma fábrica ou de uma marca famosa, esse design pode custar muito dinheiro. Portanto, é muito importante fazer uma porta interna deslizante com suas próprias mãos.
Tipos de sistemas deslizantes
Com toda a variedade de portas, o mecanismo nelas é o mesmo, e as próprias portas podem diferir apenas na aparência.
Existem vários modelos populares:
- Portas de correr
- Modelos em cascata
- Acordeão
- Sistemas multi-folhas,
- Sistemas de raio.
Hardware
O design incomum envolve acessórios incomuns. Se você for criar portas de correr com as próprias mãos, precisará de fechaduras, puxadores e outros detalhes especiais. Alças e travas para esses designs parecem incomuns - as alças são embutidas na tela. Isso é feito para que, ao fechar a tela, não interfira.
Ao comprar ou fabricar uma porta de correr com suas próprias mãos, a tela pode ser equipada com todos os acessórios necessários ou você terá que comprar tudo separadamente. No segundo caso, torna-se necessário executar uma instalação independente. Ao escolher, examine cuidadosamente os acessórios.
Como é o mecanismo
Essas portas são assim chamadas graças a outra, não típica de apartamentos urbanos, método de abertura e fechamento. Os sistemas funcionam por meio de rolos que se movem ao longo de perfis de orientação especiais. Ao planejar fazer uma porta deslizante com suas próprias mãos, você precisa de um tempo para escolher um mecanismo que caiba na tela. Além disso, a escolha depende do número de folhas, tipo de porta.
O fato é que os sistemas variam significativamente em peso. Portanto, pesos diferentes - cargas diferentes em todo o sistema.
Portas deslizantes telescópicas (em cascata).
Ao instalar alguns tipos de portas, é necessário levar em consideração o número de rolos para selecionar corretamente as guias para elas. Por exemplo, se você planeja criar portas deslizantes em cascata com suas próprias mãos, precisará preparar dois mecanismos para cada lâmina. O perfil do guia deve ter 2 calhas. Também é muito importante que, para estruturas em cascata, seja necessária uma calha no perfil de guia para cada rede.
Veja como fazer portas de correr com suas próprias mãos. No vídeo, você pode ver quais mecanismos e acessórios são usados.
Processo de fabricação
Para iniciantes, veja como fazer portas interiores deslizantes com suas próprias mãos. Assista ao vídeo - este vídeo mostra todo o processo do começo ao fim.
A primeira coisa que você precisa é ir à loja para obter acessórios e tudo o que precisa. Mas primeiro você precisa fazer medições. É muito importante saber exatamente a largura e a altura da porta e da folha da porta. Conhecendo esses parâmetros, você não apenas pode obter, sem dificuldade e confusão, tudo o que precisa para criar portas de correr com suas próprias mãos.
O mecanismo da estrutura deslizante.
Em uma loja de ferragens, a primeira coisa a fazer é comprar um mecanismo. Os consultores poderão escolher a opção certa de acordo com o tamanho das portas e a folha da porta. Note-se que o comprimento das guias deve ser 2 vezes maior que a tela. Se o sistema for um pouco mais longo, isso não importa. Você sempre pode aparar o excesso.
Também vale a pena pensar na nova moldura da porta.
Pode ser necessário que ela compre um trilho adicional. Além disso, antes de criar portas de correr com as próprias mãos, elas também adquirem acabamentos decorativos, bem como ripas persistentes. Se a tarefa é criar uma porta bonita, você deve escolher uma adequada.
Preparação da Web
Para os trabalhos preparatórios, é necessária uma fresa ou trituradora, broca, martelo e cinzel. Qual ferramenta escolher é uma questão de gosto, mas com a ajuda de uma ferramenta elétrica, o trabalho preparatório pode ser feito com mais precisão e muito mais rápido.
Na extremidade inferior da banda, um sulco é cortado no centro. Sua largura deve ser de 3 mm. É necessário para a instalação e operação do guia. Uma ranhura mais precisa é feita usando uma fresa. Em geral, a criação de belas portas de correr com suas próprias mãos usando apenas uma ferramenta de mão é impossível.
Em seguida, é hora de desembalar o mecanismo e encontrar os rolos e os grampos na embalagem. Primeiro, os rolos estão conectados aos suportes. Neste último, são fornecidos orifícios especiais para isso. Os nós resultantes são anexados à parte superior da cavidade e descrevem os contornos das partes. Além disso, na mesma peça final, são selecionadas ranhuras iguais à espessura da parte de fixação do suporte. Em seguida, a peça é parafusada no corpo da tela. Na versão mais simples sem fechadura, você pode considerar uma porta interna deslizante com as próprias mãos.
Na próxima etapa do trabalho, um castelo é instalado. Para o trabalho, a mesma fresa manual é usada. O local da instalação está marcado. 900 mm são medidos a partir da parte inferior da tela. Haverá uma caneta. A trava é incorporada no centro da tela. O comprimento do castelo é dividido ao meio. O comprimento do castelo é demitido do local onde o cabo estará. Isso é feito em duas direções a partir do centro. Além disso - neste ponto, eles fazem um nicho para o castelo. Em seguida, a trava é inserida e presa com parafusos.
Os profissionais recomendam marcar cuidadosamente a tela antes de fazer uma porta deslizante com as próprias mãos. Se a marcação estiver incorreta, você pode estragar a porta irreversivelmente. Se forem necessárias maçanetas, também serão cortados sulcos ou um orifício passante. Fazer um buraco é muito mais simples e mais barato.
Instalação do mecanismo, instalação da porta
A instalação do sistema deslizante é simples. Se você não sabe como fazer uma porta deslizante com suas próprias mãos, mesmo neste caso a instalação não será difícil. Tudo o que é necessário é a instalação do perfil do guia estritamente horizontal.
A aresta do perfil da guia deve sobressair 50 mm da aresta da abertura. Por outro lado, o perfil deve ir para a largura da folha da porta. A altura de instalação do mecanismo deve ser calculada. Esse tamanho é composto pela altura da banda e dos rolos, além da folga sob a porta.
A distância do perfil da parede depende da própria parede. Se a parede é plana, tudo é muito simples. Se não for muito suave, é possível que o processo de fabricação e instalação de uma porta interna deslizante com suas próprias mãos seja um pouco mais complicado.
A tela é instalada nos trilhos ao lado. Depois que a porta se senta, é dada ênfase ao fundo. Agora resta apenas equipar a abertura. Agora você sabe como fazer portas de correr com suas próprias mãos. Não é complicado, original e ergonômico.
Essas portas são uma nova tendência. Muitos designers usam essas soluções para criar interiores únicos. Tais projetos também são populares no Japão. Você pode decorar sua casa e expandir seu espaço. Além disso, como fazer uma porta deslizante com suas próprias mãos é uma experiência muito emocionante.
Mecanismo da porta deslizante
Qualquer desses sistemas funciona com um princípio semelhante.O movimento é garantido movendo os rolos, instalados na própria tela, ao longo das guias fixadas na parede e, às vezes, no chão. Esquematicamente, fica assim:
imagem de nash-remont.com
Além disso, as diferenças estarão na carga que o mecanismo é capaz de suportar, o número de peças estruturais e sua localização.
O mecanismo pode ser suspenso e trilho. No primeiro caso, são usadas uma ou mais guias, que são fixadas apenas na parede ou no teto, e o movimento de baixo é controlado por uma roda adicional.
Com o mecanismo do trilho, os elementos de rolamento são instalados acima e abaixo da tela, ou seja, a roda inferior também se move ao longo do trilho. Isso proporciona maior estabilidade estrutural, podendo ser recomendado para portas pesadas. No entanto, é necessário monitorar as condições da ranhura no piso, limpá-la regularmente e impedir a entrada de poeira e detritos.
imagem do site dverca.in.ua
Diferentes materiais têm pesos diferentes; portanto, um sistema de MDF de folha única diferirá significativamente de um sistema de vidro de asa dupla nesse parâmetro. Com base nesses recursos, um certo número de conjuntos deslizantes é selecionado.
Ao instalar estruturas em cascata, para cada tela, você deve instalar seu próprio guia.
Como fazer portas de correr com as próprias mãos: instruções passo a passo
A loja oferece uma ampla seleção de modelos para todos os gostos e riquezas. Muitos deles não são difíceis de instalar por conta própria. Para criar uma porta deslizante para a sala, você precisa entender claramente como e em que sequência agir.
Para começar, você precisa garantir que alguns requisitos sejam atendidos:
- a capacidade de suporte da parede é suficiente para suportar o peso da estrutura,
- a abertura da passagem é uniforme e não apresenta grandes desvios,
- a largura da parede permite reverter completamente a tela,
- o final desta seção está concluído (exceto quando as opções de cassete estão instaladas).
Em seguida, você deve determinar o tipo de mecanismo e comprar tudo o que precisa.
Vamos considerar como criar portas interiores deslizantes usando o exemplo de um design de cupê de porta única.
Para o trabalho, você precisará de:
- mecanismo de deslizamento (guia de trilho, carros com rolos, grampos, grampos),
- platibandas,
- chave de fenda e parafusos,
- nível
- fita métrica e lápis.
Deve-se lembrar que a tela deve ser um pouco mais alta e mais larga que a abertura para cobri-la completamente, e o comprimento da guia é duas vezes a largura da porta.
Com a ajuda do nível, determinamos como metade é igual, se houver uma inclinação, ela deve ser levada em consideração.
Escolha a altura em que o guia será montado. Para isso, aplicamos a porta na parede na abertura e na parte em que ela será aberta conforme o planejado. Marque o limite superior com um lápis. Adicionamos 1,5-2 cm a esse valor para o recuo do piso e a altura da estrutura do rolo. Se o piso estiver planejado, sua espessura também deverá ser levada em consideração. Conecte os pontos com uma linha, verifique sua horizontalidade usando o nível.
Fixamos o guia de acordo com a linha pretendida. Eles podem ter algumas diferenças - alguns são fixados diretamente na parede com parafusos, outros têm suportes. Para alguns, você precisará prender o trilho especificamente. O principal é que entre a tela e a parede há uma lacuna.
Instale o mecanismo do rolo. Para fazer isso, você precisa montar os carros, inserir o parafuso de fixação neles e inserir tudo na guia. Fixamos os suportes na tela a uma certa distância - alguns fabricantes recomendam perto da borda, outros recomendam recuar 10 cm da borda e 0,4-0,5 cm das faces laterais. O número de carruagens é determinado pelo peso.
Agora é hora de consertar a tela. Ele precisa ser levantado, insira o parafuso nos suportes, travado na posição. Será necessária ajuda para esta etapa - o sistema deve ser mantido, especialmente se forem utilizados materiais pesados. Apertar e desaparafusar os parafusos, nivele a posição.
Às vezes, é mais conveniente instalar primeiro o sistema de roletes na porta e iniciar o trilho mais tarde, quando estiver instalado.
Por meio de parafusos de aperto, as rolhas são reforçadas. Sua localização exata é determinada empiricamente. Nesse caso, quando fechada, a web deve cobrir completamente a abertura, mas ao mesmo tempo é suficiente retroceder quando aberta.
Concluindo a instalação de acessórios e acabamento final. Lembre-se de que para esta instalação são necessárias alças de encaixe especiais. As fechaduras precisam na vertical. Decoramos as encostas com platibands, o guia deve estar escondido atrás da faixa decorativa.
Desenhos esquemáticos mostrando como fazer portas de correr, você pode ver na foto abaixo.
imagem de okeymaster.ru
imagem do site prscomp.narod.ru
Obviamente, agora você pode comprar fixadores e telas especiais preparados especificamente para esses fins nas lojas de materiais de construção. Mas, se desejado, uma porta pendente pode ser feita a partir de uma porta articulada antiga. Ao mesmo tempo, uma cornija de metal pode ser usada como trilho de guia. O movimento será fornecido por rodas aparafusadas na borda inferior e a posição será fixada por anéis montados na parte superior.
imagem de basement-design.info
A opção é muito econômica, mas o quanto esse design será estável e durável, só se pode imaginar. Mesmo ao usar esse pano, é mais confiável adquirir um mecanismo de montagem especial.
Em vez de uma conclusão
As portas falsas são muito populares hoje em dia. Eles parecem elegantes e podem adicionar um toque especial ao interior. No entanto, por todas as suas vantagens, há algumas desvantagens a serem consideradas com essa escolha. Para entender melhor como criar portas interiores deslizantes, assista ao vídeo abaixo.
Árvore
A madeira maciça é um material bastante durável que, se processado adequadamente, pode durar muito tempo. Após serrar nas lamelas de tamanho exigido, a madeira deve ser impregnada com agentes anti-sépticos, revestida com uma mancha e envernizada. O revestimento protetor deve ser atualizado periodicamente. As desvantagens das espécies naturais de madeira incluem sensibilidade à alta umidade.
Material relativamente barato e não muito durável. Como consiste em serragem comprimida e colada, os parafusos não a seguram com muita força. A vantagem do material é seu bom isolamento térmico e acústico, no entanto, o design da porta sanfonada não permite que o material exiba essas qualidades em sua totalidade. O aglomerado também possui alta resistência à umidade e biorresistência, mas ainda para portas dobráveis isso está longe de ser a melhor opção.
Comparado ao cartão, o material é mais adequado para a fabricação de portas de design complexo. O aglomerado é forte o suficiente, tem um baixo peso, é ambientalmente seguro, resistente à umidade e à prova de fogo.
De plástico
É um material durável e barato, com alta resistência à água. É fácil de processar, não dá lascas, arranhões e rachaduras, não seca. Para portas interiores, o plástico é geralmente usado com um padrão: madeira, madeira, etc. Uma porta de acordeão feita de plástico branco é mais adequada como divisória para uma cabine de chuveiro.
Um dos materiais mais caros utilizados na fabricação de portas dobráveis é o vidro temperado. No entanto, o processo de processamento é bastante demorado, por isso será bastante difícil fazer as portas do acordeão com suas próprias mãos a partir deste material; nesse caso, é melhor comprar um produto acabado.
Quais ferramentas serão necessárias para a instalação?
Ao comprar uma porta sanfonada, você definitivamente receberá um kit com as peças de reposição necessárias para sua instalação. Você encontrará instruções passo a passo e um diagrama detalhado da fixação de peças individuais. Certifique-se de estudar todo o material teórico para montar corretamente, rapidamente e sem problemas a porta do acordeão.
Em seguida, prepare as ferramentas necessárias.
Estes incluem:
- Faça brocas para criar orifícios nas paredes.
- Perfurador - caso a porta precise ser expandida.
- Nível de construção e prumo - para precisão perfeita.
- Roleta e um canto especial para definir de forma clara e uniforme as marcações necessárias.
- Espuma - para preencher o espaço entre as extensões e a parede.
- Serra para aparar peças.
- Caixa de esquadria (uma bandeja de carpintaria especial projetada para cortar tábuas) - para um trabalho mais conveniente.
- Barras e platibandas de madeira - conforme necessário.
- Prosseguimos com a preparação da porta.
A preparação da abertura é a primeira e mais importante etapa do processo de montagem de um livro de porta. Existem duas opções: instalar a porta em uma caixa existente ou desmontar completamente a estrutura antiga e substituí-la por uma nova.
Outra opção é substituir completamente a caixa. Para fazer isso, você deve remover a moldura da porta antiga e derrubar cuidadosamente a argamassa antiga, para que apenas a parede de concreto permaneça. Somente então podemos proceder à instalação da caixa. Para fazer isso, meça o comprimento e a largura da folha e da abertura da porta. Se for necessário aumentar a abertura, use um perfurador e, para reduzi-la, serão necessárias extensões práticas e madeira preparada com antecedência.
Em seguida, proceda à montagem da estrutura para a estrutura. É feito levando em consideração os parâmetros da porta e da abertura. Em seguida, aperte-o com parafusos especiais, calce-o com barras e fixe-o com âncoras. Isso deve ser feito em três pontos - em cada lado da estrutura. Se a largura da tela exceder um metro, você precisará adicionar a fixação superior em um ou dois lugares.
Que tipos existem
As portas de acordeão são divididas em dois grupos:
- surdo
- com inserções de outro material.
A primeira opção é mais confiável, o que significa que durará muito mais tempo. O design com pastilhas não é tão forte. Os produtos surdos são feitos de uma matriz sólida. Se um furo for fornecido na rede, a estrutura será enfraquecida. Uma porta sanfonada dobrável é mais frequentemente representada por uma versão de asa simples. É fácil de operar, não ocupa muito espaço quando dobrado.
Existem também contrapartes bivalves. Eles são instalados em amplas aberturas. A vida útil dessas folhas da porta é curta, porque um grande número de partes da folha é operado, o que rapidamente leva ao desgaste do mecanismo. A porta da cozinha é sempre unilateral e, por exemplo, ao entrar no provador ou na sala de estar, você pode instalar uma estrutura de folha dupla.
Instalação da porta: instalação do mecanismo deslizante e sua conexão com a folha da porta
O mecanismo deslizante é instalado de maneira simples - tudo o que é necessário aqui é fixar o perfil da guia de acordo com o nível do horizonte e a localização da porta. Aqui você pode destacar apenas algumas nuances.
- A borda da guia deve sobressair em um lado da abertura em 50 mm. No outro lado da abertura (daquele em que a web será aberta), o perfil deve ter exatamente a largura da web. Esse momento deve ser calculado e aparado, se necessário, a guia da porta.
- Altura de instalação do mecanismo deslizante - cálculos também são necessários aqui. Esse tamanho de instalação é composto por dois componentes - é a altura da folha da porta, juntamente com os rolos, inclusive, e a folga sob a porta é de 10 a 20 mm (dependendo da curvatura do piso).
- A instalação em si, ou melhor, a distância do guia da parede. Aqui, novamente, tudo depende da curvatura das paredes - se forem uniformes, o guia sem acréscimos é fixado diretamente na parede através de orifícios pré-perfurados. Se a parede estiver curvada, pode ser necessário afastar a guia dela a uma certa distância - nesse caso, o trilho de madeira é fixado primeiro à parede e somente então a guia é fixada nela.
Você pode ver claramente o processo de instalação de uma porta deslizante neste vídeo.
A folha da porta é instalada na guia com bastante simplicidade - os rolos são inseridos na lateral pelo lado. Depois que a porta atingir a posição requerida, você precisará anexar uma parada no chão, sob a qual escolhemos um sulco longo na parte inferior da folha da porta. Abrimos a porta ao máximo para que não voe para fora, dentro da guia com um parafuso de metal, primeiro prendemos a almofada de borracha, que é o limitador, e depois paramos na ranhura inferior da tela e a prendemos no chão com buchas de um lado. Agora, deslocamos a tela para o lado de fechamento, selecionamos a posição desejada e primeiro fixamos a parada limite superior da tela e, finalmente, fixamos a parada do piso com mais duas cavilhas.
Diagrama de instalação da porta deslizante
Concluindo, direi algumas palavras sobre o design da própria abertura - sem essa etapa do trabalho, a instalação de portas internas deslizantes seria incompleta. Do trilho com 10 a 20 mm de espessura e a largura correspondente à espessura da parede, é torcido algum tipo de caixilho da porta, que é montado na abertura com a ajuda da espuma de montagem. Quando o selante de poliuretano seca, as faixas de platina são instaladas nos dois lados da caixa. Se você planeja instalar uma porta com uma trava, em vez de uma das faixas de platina, uma viga de impulso com uma ranhura para a lâmina é colocada. Na mesma barra persistente, a contraparte do castelo também é montada.
Isso é tudo. Resta acrescentar apenas que a abertura em si pode ser projetada de maneiras diferentes, e um trilho de madeira não é uma panacéia. Por exemplo, um laminado parece bom o suficiente neste local (também é montado em espuma) e uma pedra natural harmoniosamente selecionada ou azulejo comum também parece muito boa. Em geral, há algo em que pensar, e a escolha dos materiais para o design da abertura depende exclusivamente de suas preferências.
Mecanismo de porta deslizante - Sistemas deslizantes
Como você pode ver, a principal diferença entre portas deslizantes e portas giratórias,
é o mecanismo de seu funcionamento, que determina as opções de movimento
portas
Assim, um mecanismo deslizante para portas interiores
pode ser:
1. Intra-parede (mecanismo oculto). Como segue de
nomes, esse mecanismo envolve o movimento da porta na parede. O sistema
essas portas devem ser realizadas na fase de construção das paredes, porque
que há espaço livre na parede - um estojo para uma porta deslizante.
Conseqüentemente, a parede fica mais espessa pela largura da estojo. Isso reduz um pouco
área útil, mas as paredes são liberadas, perto das quais você pode instalar
móveis, pendurar fotos ou colocar flores.
2. Externo (mecanismo aberto). Este sistema deslizante para
portas podem ser instaladas a qualquer momento, porque não requer
reconstruindo o muro. Nesse caso, a porta se move ao longo das guias ao longo da parede.
Portanto, você precisa deixar espaço livre em um ou dois lados da parede (em
dependendo do número de válvulas e da direção de seu movimento).
Mecanismo aberto (externo) para portas de correr
Vale ressaltar que as opções de movimentação da porta, com
o mecanismo é bastante (veja o diagrama). O que permite escolher o melhor
método para uma sala específica
Particularmente dignos de nota são deslizantes
portas de quatro folhas. Aqui as portas internas se abrem
lado externo
O que é especialmente importante quando você precisa fechar uma porta larga
ou um nicho. Opções de movimento da porta deslizante
Opções de movimento da porta deslizante
Os benefícios de uma porta de tela
Os designs modernos das portas são diferenciados por sua funcionalidade e praticidade. O mecanismo da porta consiste em estruturas que são dobradas e conectadas por dobradiças e dobradiças.Essas portas não se abrem, o que economiza significativamente espaço na sala.
Um ponto muito importante - a escolha certa de hardware - deve ser de alta qualidade, caso contrário, problemas com a abertura e fechamento de portas não podem ser evitados. Esse tipo de design tem suas vantagens e desvantagens.
Antes de comprar ou construir essas portas, é importante decidir por si mesmo quais portas e materiais escolher para elas, calcular os prós e os contras
Porta de tela economiza espaço dentro de casa
- Economia de espaço
- Zoneamento conveniente dos quartos,
- Custo relativamente barato
- Estático
- Silêncio.
Esse design pode ser facilmente fabricado e instalado de forma independente - o que economizará dinheiro em sua compra. Entre as deficiências, pode-se notar que o design não é muito forte quando comparado às portas comuns. Com manuseio descuidado, pode rapidamente se tornar inutilizável. Tais portas são geralmente feitas de material não muito denso, o que sugere que não protege contra a penetração de sons estranhos.
Mecanismo da porta deslizante
Independentemente do tipo de porta interna deslizante, o princípio de operação de seus mecanismos não difere significativamente. Os rolos são montados na tela, que, movendo-se ao longo das guias, fornecem movimento das asas.
As guias geralmente são fixadas na parede, mas em alguns casos são fixadas no chão. No caso de opções de porta de estrutura, um elemento de execução separado deve ser instalado em cada seção.
Ilustração esquemática do mecanismo de estruturas deslizantes.
Os dispositivos de porta deslizante são divididos em pendente e trilho. No caso do mecanismo de suspensão, o chassi, um ou mais, é instalado apenas na parte superior da estrutura e um rolo adicional é fixado abaixo para garantir um movimento fácil.
O mecanismo do trilho tem a mesma aparência, mas os elementos de rolamento são presos por cima e por baixo da moldura da porta, ou seja, o rolo inferior não se move ao longo do piso, mas ao longo do trilho montado nele. Esse design é mais resistente a cargas pesadas, por isso é adequado para modelos de portas com grandes dimensões.
Para que o dispositivo funcione sem problemas, é necessário garantir cuidadosamente que a sujeira não se acumule no trilho inferior e os detritos não entrem.
Recursos de montagem
Instalar um livro de portas não é particularmente difícil. É necessário adquirir acessórios de alta qualidade, o que proporcionará confiabilidade ao mecanismo de dobragem. O conceito de acessórios inclui elementos como: trilhos de guia, suportes de porta, dobradiças, puxadores, travas e grampos, materiais de vedação.
A seleção dos elementos acima deve ser abordada com cuidado especial. O livro de porta é comprado por um grande número de consumidores que deixam várias críticas sobre compras - você deve estudá-las cuidadosamente antes de comprar.
Além disso, é recomendável esclarecer a opinião do instalador, que por experiência própria pode determinar a qualidade e a confiabilidade dos materiais. A maioria dos problemas surge devido a acessórios de baixa qualidade.
Como instalar o livro da porta pode ser visto no vídeo abaixo.
A instalação da porta do livro pode ser feita por você. Para isso, são utilizados painéis com uma largura de cerca de 300 mm., Selecionados com base no tamanho da porta. Os painéis são fixados um ao outro por dobradiças e, ao longo das bordas externas, ao batente da porta.
Esquema do mecanismo do livro de porta.
Sobre o batente da porta está montada uma guia de chapa de aço, após a qual os rolos são instalados no perfil. O livro de porta faça você mesmo, com a instalação adequada, pode não parecer pior do que a fábrica
Atenção especial deve ser dada à exaustividade das medições e à verificação da operacionalidade de todos os mecanismos. Com a abordagem correta, não é difícil instalar um livro de porta
Portanto, a opção em consideração é uma excelente solução para economizar espaço na sala. Além disso, o processo de instalação pode ser minimizado, tornando a porta um livro com suas próprias mãos. O estudo dos tipos, opções, materiais e recursos da instalação de portas trará, sem dúvida, benefícios inestimáveis em sua seleção e instalação, o que permitirá equipar o interior da melhor maneira.
Componentes necessários
A porta do compartimento, como qualquer outro design, consiste em elementos especiais. Para instalá-lo, você deve adquirir acessórios. A seleção das peças necessárias depende do tipo de sistema deslizante e do tipo de folha da porta. A folha da porta pode ser integral e consistir em um material ou em vários materiais. Independentemente dos materiais utilizados, qualquer folha pré-fabricada (faixa) consiste em perfis diferentes em tamanho e finalidade. A estrutura possui perfis superior, inferior, bilateral e intermediário (o número depende dos componentes).
O perfil horizontal superior consiste em duas ranhuras. A parte inferior da ranhura mantém o material, e a parte superior com uma ranhura redonda é projetada para parafusar um parafuso autorroscante que mantém o perfil vertical da porta. O perfil horizontal inferior, como o superior, consiste em duas ranhuras, mas a parte inferior possui paredes laterais mais longas, projetadas para ocultar os rolos.
O perfil intermediário horizontal consiste em duas ranhuras idênticas. É usado como um link entre materiais. Os perfis verticais desempenham não apenas uma função de suporte e têm uma ranhura especial para suportar o material, mas também são necessários para conduzir a faixa. Este elemento é feito no formato de uma caneta e possui várias modificações.
Para colocar as portas em movimento, é necessário um conjunto de guias e rolos. Para manter a direção do movimento da faixa, é utilizado um par de rolos assimétricos, instalados na parte superior da faixa e localizados em diferentes extremidades da estrutura. Na parte inferior, um par de rolos é montado de maneira semelhante. Eles são a principal força motriz, respondem pelo peso de todos os materiais utilizados.
Sem guias, o movimento das asas é impossível. Geralmente são incluídas no kit duas peças: a superior e a inferior. Eles diferem em forma e propósito. A estrutura do perfil superior depende do tipo de sistema. Se o sistema deslizante de suporte superior for usado, será utilizado um perfil fechado que consiste em uma ranhura. Porém, na maioria das vezes, o sistema de suporte inferior é usado para instalar a porta do compartimento e, portanto, o formato do perfil tem uma aparência um pouco diferente.
Consiste em duas ranhuras da mesma forma e profundidade. Graças a ele, a porta se move em uma determinada direção. A guia inferior foi projetada para o movimento dos rolos e é um perfil composto por 3 ranhuras. Cada par de rolos tem seu próprio sulco (estreito). O sulco largo do meio desempenha uma função de divisão.
Quais materiais são usados para fazer portas sanfonadas
Os fabricantes têm em seu arsenal uma enorme seleção de materiais para criar diferentes tipos de estruturas. Os materiais mais utilizados são MDF, plástico, madeira ou aglomerado.
O modelo de cor cereja é versátil
Materiais fortes, ecológicos e confiáveis incluem madeira. Os produtos feitos de materiais naturais têm um custo mais alto. Para portas interiores de madeira, acordeão é usado aglomerado. Neste caso, o revestimento é feito de laminado ou folheado. A laminação protege contra resinas. Esse material é feito de diferentes tipos de madeira e tem uma textura bonita.
Outro material para a criação de estruturas de portas é o painel de fibras de MDF. É caracterizada pela resistência à umidade, durabilidade e resistência ao desgaste. O plástico, caracterizado por um preço acessível e não forma rachaduras, é popular.
O interior ultramoderno decora um produto fúcsia
Portas de vidro elegantes
Muitas vezes, os designers usam o design de portas de acordeão de vidro. Uma variedade de ornamentos, matting e matiz são usados como decoração. O vidro é emoldurado por lamelas de metal ou madeira.
Panos de modelos de vidro são conectados por acessórios especialmente duráveis
Os projetos são feitos usando espelhos com métodos de processamento incomuns:
- faceta consiste em gravar e polir a superfície do vidro,
- a fusão é uma maneira de criar vitrais.
Modelos de vidro ideais para terraços e varandas
Projeto de acordeão de portas interiores de correr
O acordeão é feito de painéis verticais que são conectados com loops especiais. Os produtos consistem em três a quatro seções, mas painéis adicionais podem estar presentes se o design tiver dimensões fora do padrão.
Portas com design acordeão são adequadas não apenas para portas padrão
Ao fazer um quarto, as dimensões das portas sanfonadas são importantes. Instalar um design semelhante permite que você não pense em colocar objetos na sala. De acordo com o tipo de construção, as portas podem ser envidraçadas, cegas ou com vitrais. Uma variedade de paletas de cores e soluções de design podem complementar qualquer design de interiores.
Essas portas são usadas em qualquer sala: corredores, quartos, viveiros e salas de estar.
Modelos semelhantes ficam ótimos como complemento para guarda-roupas
Ao organizar uma sala, você pode usar os seguintes modelos:
Modelo de acordeão simples
Acordeão modelo esbelto para a sala de estar
Desvantagens
Infelizmente, não apenas certas vantagens são indiscutíveis. As desvantagens das portas de correr também são óbvias:
- Fragilidade. Como qualquer projeto pré-fabricado com elementos móveis, uma porta deslizante tem uma vida útil mais curta do que uma porta giratória. Mas se você reduzir a carga operacional nessas portas e instalar hardware de alta qualidade com suas próprias mãos, poderá prolongar a vida útil deles.
- Ruído insuficiente e isolamento térmico. Através dos slots de encaixe dos painéis, o ruído penetra mais facilmente do que através de uma folha sólida da porta. Portas deslizantes quentes também são piores. Se você instalá-los na cozinha, é improvável que eles impeçam totalmente a penetração de odores na área de estar. Mas ainda é possível separar a área da cozinha com a ajuda de portas dobráveis.
Mas, como um design que economiza espaço, a porta sanfonada deslizante da cozinha se justifica totalmente: em apartamentos pequenos, a cozinha costuma ser a sala mais pequena.
Como montar uma porta sanfonada: as instruções são fornecidas pelo fabricante
Para entender como montar uma porta sanfonada, você deve estudar cuidadosamente as instruções fornecidas pelo fabricante. Ele detalha o processo. Na maioria das vezes, a montagem é realizada na seguinte sequência:
- nós inserimos um eixo em cada segundo painel. Se o fabricante não forneceu orifícios de aterrissagem, nós os formamos,
- coloque os painéis na sequência desejada. Para formar um padrão na folha, o ponto anterior deve ser realizado levando em consideração essa particularidade,
- marque os locais para a instalação dos loops. O hardware deve ser fixado em três locais a distâncias iguais,
- conectamos os painéis em um único sistema, fornecendo um espaço de 3 mm entre os elementos adjacentes,
- instale a maçaneta da porta do tipo apropriado.
A sequência dos painéis deve ser observada.
Instalação de um acordeão de porta interior: sequência de ações
O trabalho de instalação é realizado na seguinte sequência:
- o antigo sistema de portas está desmontado,
- os tamanhos são removidos
- preparando uma porta,
- caixa sem limite inferior. Aperta à porta,
- guias estão montadas. Para a fixação, são utilizados parafusos ou grampos autorroscantes,
- instalação de portas interiores do lado acordeão, nas quais os rolos estão fixos, no perfil de guia. Depois que a faixa ocupa o espaço alocado, os perfis laterais são instalados.