Pavimentos

Escolha um substrato de linóleo

Em geral, o substrato é usado para resolver um problema - isolamento térmico. Mas, devido à semelhança dos princípios de distribuição de calor e som (modelo Debye), ele serve como um bom isolante de som.

Há outro problema que é resolvido com a sua ajuda: o nivelamento de pequenas rugosidade da base. Para ser justo, vale a pena notar que nem todos os substratos são chamados a lidar com essa tarefa. Enquanto isso, é para revestimentos de pisos macios e, em particular, para o linóleo, esse lado da questão é dominante.

Quais são os substratos

Eles podem ser divididos apenas pela origem do material em:

Cada um desses tipos de substratos tem seus próprios prós e contras comuns. Embora existam algumas fraquezas inerentes à maioria dos materiais.

Imediatamente, observamos que, de acordo com a forma de liberação, eles podem ser laminados e laminados. A espessura varia de 2 a 12 mm.

O fato a seguir é interessante. Todos os materiais utilizados para a fabricação de substratos têm o mesmo baixo coeficiente de condutividade térmica. A diferença de 10 a 15% entre os grupos individuais, no contexto geral de materiais de acabamento, não é significativa. Portanto, este indicador não é aplicado à comparação. Destacam-se neste grupo os produtos à base de linho e juta. Mas eles se destacam em um grupo especial.

Substratos naturais

Na ampla venda, existem substratos naturais de:

O linho e a juta, embora sejam plantas diferentes, mas o material obtido a partir de suas fibras, tenham as mesmas características de desempenho. Eles são produzidos usando tecnologia semelhante. Eles constituem um grupo especial porque, diferentemente de todos os outros materiais, as câmaras de ar em sua espessura estão abertas. Seu uso é justificado se você colocar o novo linóleo sobre o antigo.

Suporte de feltro em lã. Raramente combinado com linóleo - é muito macio. Seu uso é preferível em salas de jogos infantis e desde que objetos grandes e pesados ​​não sejam colocados na sala. Caso contrário, após 1-2 meses, os móveis empurrarão o piso cobrindo alguns milímetros.

O suporte de cortiça é feito a partir de casca pré-triturada de sobreiro. Este é um material especial, que deve ser discutido em mais detalhes. Em geral, a cortiça pode ser pensada como um intermediário entre a madeira e a cera. Na sua composição, possui tanto a lignina - a base da madeira quanto a cerina - um componente da cera de abelha. Além desses ingredientes, outros componentes estão contidos, mas fornecem à cortiça as qualidades pelas quais ela é tão valorizada: dureza da lignina e resistência à água e cerina. A cortiça, como complexo conglomerado de componentes de origem natural, além de tudo, possui excelente elasticidade.

O substrato de cortiça é distinguido pelas seguintes características:

  • Elasticidade
  • Hipoalergênico
  • Impermeabilidade.

Mas a impermeabilização não significa que a umidade não tenha um efeito destrutivo sobre a cortiça em sua forma pura. Uma característica do substrato de cortiça, como material natural, é a presença de ar nos poros fechados. Por outras palavras, o linho, a juta e o feltro podem ser comparados com os isoladores térmicos de lã mineral, mas a cortiça é com espuma.

De qualquer forma, todos os substratos de componentes naturais passam pelo estágio de tratamento com retardadores de chama e compostos antibacterianos.

Substratos de polímero

Este grupo consiste em apenas dois representantes:

Há uma nota muito importante aqui. Na forma usual, são bons isolantes térmicos, mas com muito baixa elasticidade. Eles se dobram e, com exposição prolongada, não restauram sua forma. Portanto, são aplicadas tecnologias especiais que alteram qualitativamente esses indicadores.

Além disso, os produtos resultantes têm ainda outro nome:

  • Espuma de polietileno reticulada,
  • Espuma de poliestireno extrudado.

Porém, no primeiro caso, a “reticulação” ocorre processando o produto acabado, irradiando uma corrente de partículas com alta energia, o que leva à formação de ligações adicionais entre as camadas de oligômeros.

Mas a espuma de poliestireno já está sendo produzida usando uma tecnologia diferente, com a saída de um produto com características físicas fundamentalmente diferentes.

Como mencionado acima, seus parâmetros básicos são idênticos. Mas existem diferenças significativas:

  1. O poliestireno extrudido é menos atraído por roedores,
  2. Emissão de substâncias nocivas (estireno), é maior. Embora não esteja além do MPC,
  3. O poliestireno expandido é absolutamente instável para muitos solventes domésticos.

Se não fosse o último item, o poliestireno extrudido não teria concorrentes e, portanto, a espuma de polietileno fisicamente reticulada ocupa uma posição de liderança nesse grupo.

Existem substratos de espuma com uma camada refletora (materiais de folha). Essa “atualização” do material, em 5-7%, aumenta o coeficiente de isolamento térmico.

Substratos Combo

Este grupo foi formado por esses materiais, cuja estrutura inclui vários ingredientes. Ao mesmo tempo, eles podem ser da mesma ordem, como substratos de uma mistura:

  • Linho e juta
  • Linho, juta e feltro.

Mas também existem substratos baseados em lascas de cortiça, aos quais é adicionado um ligante de betume ou borracha.

Se uma mistura de componentes homólogos leva apenas a uma mudança de preço, sem uma clara melhoria nas qualidades do consumidor, a mistura de materiais de estruturas diferentes produzirá um produto muito interessante. Em particular, substratos de cortiça com aglutinantes como borracha ou alcatrão, melhoram drasticamente seu desempenho hidrofóbico. Obviamente, você não pode colocá-los em uma mesa crua, mas pode fazê-lo sem impermeabilizar. A resistência a fatores destrutivos biológicos, como fungos e roedores, também aumenta.

Características de aplicação em diferentes pisos

IMPORTANTE: O substrato deve ser usado independentemente de ter base de linóleo ou não. Ele não apenas melhora o isolamento térmico - e elimina pequenas irregularidades na base. Mas ainda atua como uma defesa contra o contato com a base.

Em substratos de concreto, depois que o tapete amadurece completamente, a umidade permanece. Sua emissão varia de acordo com a umidade do ar, sua temperatura e até a pressão atmosférica. O linóleo, mesmo em uma base especial, assumirá esse efeito destrutivo. Para minimizá-lo, o substrato atua. Porém, ao usar substratos feitos de material natural, é necessário organizar a impermeabilização, usando um filme plástico espesso.

As flutuações de temperatura levam a uma mudança nas dimensões geométricas da sala. E, no concreto, o coeficiente de expansão térmica é muito mais visível do que no linóleo. Nesse caso, o substrato sofre o impacto.

A passagem de calor e ondas sonoras através de materiais densos é detalhada no modelo Debye. Para reduzir a perda de calor e aumentar o isolamento acústico, é necessário criar um "bolo de camada" no chão. Nesse caso, o substrato ajuda.

Observe que, ao organizar o isolamento de ruído, ocorre um fenômeno muito curioso. Com sua organização incorreta, você pode obter esse efeito quando os vizinhos o ouvirem, mas você não o fará. De fato, você parece confortável em silêncio, mas a consciência de que alguém está ouvindo você não o deixará se acalmar. Apenas o substrato e elimina esse incidente.

Em uma base de madeira, todos os fatores acima são manifestados em menor grau, mas estão presentes. Eles também são nivelados usando um substrato.

Qualidade de base

Mesmo o uso do melhor substrato não será capaz de proteger o linóleo contra danos se não houver uma base sequer. Por pequenas irregularidades que o substrato é capaz de nivelar, queremos dizer protrusões ou depressões não superiores a ⅓ da espessura do material. Por exemplo, se o substrato tiver 3 mm de espessura, sua capacidade de nivelamento será limitada por defeitos na base +/- 1 mm.

O substrato não elimina a inclinação geral da sala. Mas, dependendo das propriedades do material, ele pode impedir a formação de ondas como resultado do "deslizamento" do linóleo. Em particular, os polímeros de espuma reticulados fisicamente são muito mais escorregadios que os produtos à base de cortiça. Especialmente se eles contiverem migalhas de borracha.

Colagem

O substrato pode ser colado em uma camada contínua, mas pode ser reparado. A segunda opção é preferível, pois é mais barata e mais rápida. Para fazer isso, use fita dupla face.

Mas as seguintes regras devem ser consideradas:

  1. A fundação deve ser preparada antes da colocação,
  2. A fita adesiva é colada na seguinte ordem: 1 tira de fita adesiva no meio de cada corte + 1 tira ao longo da borda. Mas nas linhas de borda, folhas / cortes adjacentes devem ser fixados.
  3. Panos são colocados de costas!

Preparação do substrato

Observe que, antes do piso, os materiais em rolo devem ser depositados durante o dia no estado desdobrado, em temperatura ambiente. Caso contrário, mesmo sendo fixados, eles mudarão ligeiramente de tamanho. Que por sua vez fornecerá a base para a formação de ondas na superfície do linóleo.

O que é isso

O substrato é uma camada de material isolante que separa o revestimento de acabamento do subpavimento - defasagem e / ou placas, madeira compensada, base de concreto. O material difere na estrutura, que determina sua natureza de origem, forma de liberação na forma de rolos ou chapas com várias espessuras de 2 a 12 mm e capacidades. Ao escolher um substrato para o linóleo, é importante considerar o tipo de revestimento em si, em particular, a variedade de sua camada base.

O linóleo moderno pode ser infundado com uma estrutura homogênea, cujo escopo são instalações utilitárias, edifícios comerciais e públicos e a principal - seus tipos são usados ​​principalmente em casas e apartamentos. Entre os principais revestimentos, destacam-se os modelos à base de PVC espumado, tecido, material não tecido - feltro impresso / feltrado, TZI com uma camada de base combinada.

Os revestimentos mais eficazes são considerados variedades de linóleo multicamada com uma camada de base composta. São modelos duplicados: feltro + espuma de cloreto de polivinila e produtos de alta resistência com base calandrada, que difere em uma única estrutura da camada base das matérias-primas poliméricas, pressionada com um revestimento abrasivo decorativo.

Em alguns casos, o uso de um substrato de linóleo é totalmente justificado, enquanto em outros, uma camada adicional pode se tornar uma fonte de desconforto ao caminhar. Para entender se você precisa de material isolante, trataremos primeiro de suas principais funções.

Para que serve?

Se você usar um substrato, em diferentes situações uma camada adicional:

  • Atua como um amortecedor de pressões dinâmicas. Quando a base áspera não pode se orgulhar de uma superfície perfeitamente plana sem pequenas falhas, para escondê-las, é necessário colocar material isolante.
  • Compensa pequenas falhas no subpiso com pequenas diferenças de até 2 mm / m2, evitando o desgaste prematuro do revestimento da face devido às cargas adicionais criadas pela tensão superficial devido a dobras e fraturas.
  • Isola a umidade, o que é importante para apartamentos localizados no térreo. A razão para pisos frios é o porão úmido e sem aquecimento abaixo.
  • Absorve sons e ajuda a manter o calor. O conforto da operação de linóleo é amplamente influenciado pelo silêncio do revestimento do piso, combinado à sua capacidade de isolamento térmico.

A desvantagem de usar o substrato é a criação devido a uma certa suavidade do piso. Apesar de algumas pessoas se movimentarem por esse piso ser confortável, enquanto outras são contra, a instalação de móveis pesados ​​em um piso macio é sempre repleta de consequências negativas. Os sistemas de armazenamento volumosos podem subir de maneira desigual, o que provocará uma distorção das estruturas, e móveis com pernas sob pressão deformarão o linóleo, deixando marcas fortes.

No caso de assentamento de linóleo, vale a pena abandonar o uso de espuma de poliestireno extrudido. Este material na forma de painéis com uma espessura de 10 a 20 mm é ideal como substrato para um laminado. Mas não para um revestimento macio como o linóleo. Se você colocar painéis embaixo, os pisos ficarão trêmulos, proporcionando sensações desagradáveis ​​ao caminhar. O uso de painéis de MDF elimina um problema semelhante.

Ao comprar linóleo básico de alta qualidade, perde-se o significado no uso adicional do substrato.

Como na maioria das vezes a preparação de uma base de madeira, bem como de uma mesa de concreto, envolve o uso de impermeabilizações de fechamento. Portanto, dados os prós e os contras do substrato, a necessidade de seu uso é sempre determinada por circunstâncias específicas.

A classificação dos substratos é bastante arbitrária, portanto, o principal critério pelo qual eles são divididos em tipos é o material de fabricação. Pode ser do tipo natural, sintético e combinado. Independentemente disso, todos os materiais diferem aproximadamente na mesma baixa condutividade térmica, com uma pequena diferença em seus índices de 10 a 15%.

Fora da juta

O substrato da juta é produzido usando um tecido grosso, cuja produção é de fibras vegetais. O conceito geral de juta é entendido como fiação anual.

Prós:

  • Eco-amigável.
  • Possui alta elasticidade e rigidez.
  • Fornece um bom som e isolamento térmico.
  • É resistente ao fogo, mofo e bolor, pois o tecido é tratado com retardadores de chama e compostos anti-sépticos.
  • Ele simplesmente se encaixa e mascara qualitativamente os defeitos do subpiso.
  • Durável

O objetivo do substrato

Especialistas que recomendam o uso de um substrato para assentamento de linóleo observam suas três funções: mascarar a irregularidade do piso, seu isolamento e também a insonorização. No caso de, durante a fase de rascunho do trabalho, seu piso ter sido mal executado, ou se você perdeu completamente esse estágio difícil, a superfície do piso pode ser irregular. E mesmo se você cuidou de seu alinhamento, ninguém está a salvo de uma pequena mancha.

O linóleo para casa se distingue por sua suavidade, de modo que todos os solavancos no chão certamente surgem após o assentamento. Pior ainda, se houver lacunas ou desgaste no local dos tubérculos. O forro de linóleo permite ocultar melhor todos esses erros e prolongar a vida útil do seu piso.

Quanto ao isolamento, é claro: o material fino colocado sobre um piso de concreto não retém calor. Especialmente se o seu apartamento estiver localizado no térreo ou se você for o proprietário de uma casa particular com um porão. O substrato, neste caso, acumulará calor e protegerá sua saúde.

Dada a excelente audibilidade das casas pré-fabricadas modernas, uma vantagem como o isolamento acústico no piso será apenas uma boa vantagem. O suporte absorverá o ruído vindo de baixo.

Variedades de substratos

Para que você possa determinar corretamente, entre todas as variedades de substratos de linóleo, qual é a melhor, você precisa saber que existem várias delas e cada uma delas difere em vários prós e contras. Entre os tipos de material mais adequados para apartamentos e casas modernas, os especialistas observam o seguinte:

  • Da juta
  • Suporte de cortiça,
  • Revestimento de linho
  • Material combinado, inclui juta e linho, além de lã,
  • Variedade espumada de penoizol ou isolon.

Para escolher exatamente o material que melhor se adequa ao seu piso, é necessário anotar por si mesmo as condições de uso do piso futuro, suas capacidades materiais e depois confiar apenas em suas preferências.

Suporte de juta

A espécie de juta consiste na fibra real da juta. Suas principais vantagens são que esse material é resistente à decomposição, queima e também ao mofo.

Na Rússia, esse tipo de substrato não é muito popular devido ao seu alto custo. No entanto, se o preço baixo não é a principal condição de sua escolha, preste atenção ao fato de que um substrato de linóleo de juta é uma opção ideal para quem sonha com um bom isolamento térmico do piso. Isso é especialmente verdade para os proprietários de casas particulares, cuja mesa de concreto costuma ser colocada diretamente no chão ou no telhado de um porão sem aquecimento.

Além das vantagens acima, é possível observar a compatibilidade com o meio ambiente e a segurança do material.

Depois de escolher a opção da juta, verifique se ela é muito densa, pois um substrato macio sob o linóleo macio é um risco de amassar o chão.

Substratos de linóleo do tipo cortiça

Como o nome indica, consiste em cortiça triturada. Esta opção é uma das mais populares, graças a um grande número de vantagens, principalmente em termos de isolamento acústico e condutividade térmica.

Uma base de cortiça é vendida em rolos, o que facilita muito o processo de assentamento (basta colocar o rolo em uma extremidade da sala e empurrá-lo em direção à outra).

Outra razão para a popularidade deste material é sua estrutura celular. Cada célula parece ter escondido uma pequena bolha de ar. Devido a isso, a carga no revestimento é distribuída uniformemente.

Se você está procurando o melhor material de revestimento e optou pela escolha do substrato de cortiça, deve descobrir as características de desempenho que os fabricantes destacam especialmente:

  • Isolamento acústico
  • Alta condutividade térmica, graças à qual você pode andar com segurança no chão com os pés descalços, mesmo no inverno,
  • Resistente à umidade
  • Boa resistência à propagação de mofo e outros microorganismos nocivos,
  • Proteção do linóleo contra vários tipos de danos.

Apesar de todas as vantagens, este material tem alguns pontos negativos. Isso é principalmente sua suavidade. Se ficarmos com os pés apoiados no suporte de cortiça, sentiremos como ela brota agradavelmente. Mas para móveis - essa não é a melhor opção, pois existe o risco de deformação do linóleo devido ao peso de sofás, armários e outros itens volumosos.

O segundo menos para alguns compradores parece um custo bastante alto.

Fundo de linho

O linho é cem por cento de material ambientalmente seguro. Quanto à tecnologia de fabricação do substrato desta fábrica, o linho é perfurado com agulhas especiais e depois tratado com retardadores de chama. Graças ao segundo ponto, você não pode se preocupar que pequenas pragas possam começar debaixo do chão.

Revestimento combinado de linho, juta e lã

Se você perguntar aos especialistas qual é o melhor substrato de linóleo, eles responderão imediatamente - um que é feito de uma mistura de materiais naturais. Esse produto é caracterizado por resistência, rigidez moderada e densidade. Isso permitirá que você esqueça para sempre o que é um piso frio.

O substrato combinado universal é submetido a tratamento antifúngico durante a produção, bem como retardadores de chama, eliminando o risco de insetos.

Modificação com espuma de um substrato de penoizol ou isolon

Quanto a esse tipo de substrato, muitos especialistas e até fabricantes de linóleo não recomendam interromper sua escolha na modificação da espuma. O fato é que, ao colocar o piso em penoizol ou isolon, não será possível obter uma uniformidade perfeita; portanto, existe um alto risco de amassados ​​que não diminuem a velocidade e se transformam em lágrimas.

Se você duvida, pode fazer um experimento em casa. Coloque qualquer folha de papel em uma mesa ou no chão e empurre a ponta de um objeto pontiagudo sobre ela. O máximo que pode acontecer é que um buraco microscópico apareça na folha. Se você colocar algo macio sob a folha e fizer o mesmo, um objeto pontiagudo fará um furo imediatamente. O mesmo pode acontecer com o linóleo colocado na superfície macia do substrato de espuma.

Em que casos o substrato de linóleo é necessário

Não há muitos motivos para colocar o substrato sob linóleo; no entanto, para alguém no processo de reparo, eles podem se tornar decisivos.

  • Chão frio. O suporte protegerá bem os pés do concreto frio sob uma camada fina de piso. Isto é especialmente verdade para quem tem filhos - amantes para rastejar no chão. A “roupa” mais quente para qualquer gênero é um substrato feito de uma mistura de juta, linho e lã.
  • Chão irregular. Pequenas falhas no chão, amolgadelas facilmente se escondem sob o forro.
  • Linóleo sem base. Se você optou por um revestimento que consiste apenas na camada principal, sem um substrato isolante.

Quando você pode ficar sem um substrato

Se as três razões acima não forem o seu caso, você poderá colocar linóleo com segurança sem substrato. Pode haver duas opções: se o seu linóleo será colocado no piso anterior ou se você comprou um revestimento de piso à base de espuma ou juta.

No primeiro caso, pouco antes de aplicar um novo revestimento, é imperativo verificar se o piso antigo está em busca de cavacos, furos, rachaduras e outras falhas que possam aparecer no final do trabalho.

Nesse caso, se você escolher um revestimento de piso com um revestimento composto por várias partes: fibra de vidro, impregnação de PVC, material de tecido, PVC celular, poliéster ou juta, o substrato não será necessário para o linóleo.

Para o nosso país, a base mais adequada é o cloreto de polivinil espumado. Este material possui o mesmo coeficiente de expansão térmica que a superfície do piso; portanto, se for aquecido, o revestimento do piso não se deforma.

Em resumo, podemos dizer que, se você obtiver linóleo de várias camadas, cuja base é juta, tecido ou PVC, não haverá necessidade de substrato. Mas o infundado, colocado sem revestimentos de isolamento térmico, não fornecerá um resultado de qualidade. E aqui não importa qual substrato de linóleo é melhor. É importante proteger o apartamento de correntes de ar e salvar o chão de choques.

O que é um substrato: as principais funções de um substrato de linóleo

O substrato é um material de construção do amortecedor de absorção de choque que executa funções isolantes e exclui a possibilidade de contato do revestimento do piso, incluindo o linóleo, com a superfície do piso. Por esse motivo, é um material altamente funcional, cujo objetivo é o seguinte:

  • Compensação por pisos irregulares e nivelamento da base. A importância dessa função se deve ao fato de o linóleo ser frequentemente colocado sobre uma base de concreto, que nem sempre é caracterizada por uma superfície perfeitamente plana. Mesmo pequenas depressões, rachaduras e tubérculos apenas aceleram o desgaste do revestimento de PVC. Usando um substrato que compensa todas as falhas, você prolongará a vida útil do piso popular,
  • Funções de isolamento térmico. Essa funcionalidade do substrato se torna especialmente relevante se houver um porão não aquecido, por exemplo, que resfrie a superfície do piso sob a base do piso, bem como se a estrutura do linóleo que você comprou não fornecer a camada de isolamento. O substrato, caracterizado pelo alto desempenho de isolamento térmico, pode substituir completamente a camada de isolamento térmico ausente. O uso de um substrato como aquecedor é popular ao organizar pisos em um quarto de crianças,
  • O suporte é um absorvente de som eficaz. Essa propriedade será especialmente relevante para os moradores de prédios de apartamentos, forçados a ouvir os sons vindos dos andares inferiores. O substrato, colocado sob o piso, não apenas abafa os sons vindos de baixo, mas também torna a sala mais confortável.

Quando é necessário usar a base de linóleo?

Dadas as funções acima do substrato linóleo, listamos as principais situações em que não será possível fazer isso sem o seu uso.

  • Chão frio - uma das primeiras razões, cuja presença requer a utilização de um substrato. O forro de linóleo impedirá a penetração do frio de salas inferiores sem aquecimento. Nesse caso, os especialistas recomendam o uso de juta ou substrato combinado, composto por uma mistura de juta, linho e lã. São essas variedades que são caracterizadas por funções máximas de isolamento térmico,
  • Piso irregular - Um motivo comum para o uso do substrato, pois poucas pessoas podem se gabar de pisos perfeitamente uniformes. O substrato compensa pequenas irregularidades e rachaduras na betonilha, aumentando a vida útil do piso,
  • O uso de linóleo sem base, Outro motivo para lembrar a necessidade de um substrato. Existem variedades de linóleo, feitas sem o uso de uma base. Sozinhos, eles não são capazes de fornecer uma superfície perfeitamente lisa e quente do piso e, portanto, são complementados por um substrato.

Em todas as outras situações, você pode recusar o uso de um substrato, inclusive no caso de pisos de linóleo em um revestimento antigo e colocar linóleo mais moderno feito de juta ou espuma.

Substrato de linóleo: principais variedades

Existem várias variedades de linóleo, que você pode comprar em qualquer loja de ferragens. Considere as breves características dos materiais mais comuns usados ​​como substratos de linóleo.

Suporte de linóleo em cortiça É um material isolante térmico e acústico feito de casca de migalhas de sobreiro, pressionado sob a influência da pressão e altas temperaturas em uma única tela. Um material completamente natural, possui não apenas funções isolantes de calor e som, mas também a ação bactericida característica dele devido aos restos dos óleos essenciais produzidos durante a vida da árvore. Mais detalhadamente, as características do substrato de cortiça como o material mais procurado entre as variedades listadas abaixo serão consideradas abaixo.

Revestimento em juta de linóleo - Outro tipo de material de isolamento térmico fabricado a partir de matérias-primas naturais. Para sua fabricação, são utilizadas fibras naturais de juta, previamente impregnadas com anti-séptico e retardante de chamas, o que ajuda a melhorar suas propriedades de combate a incêndio e evita a deterioração. Um substrato de juta é um tecido não tecido feito por punção de fibras coladas umas às outras durante o enrolamento sob a influência de altas temperaturas (até 1500 graus). Devido ao fato de as fibras de juta serem um material de origem vegetal, os substratos de juta são caracterizados por uma capacidade única de absorver a umidade, restaurando suas características originais de consumo após a secagem,

Fundo de linho feito inteiramente de linho natural. A tecnologia de sua produção é, de várias maneiras, semelhante ao material anterior. Graças ao uso de revestimento de linho, você manterá uma ventilação eficaz entre o revestimento do piso e a superfície do piso, que será a melhor medida preventiva para combater o aumento de umidade e mofo. O ciclo de produção do substrato de linho na fase final inclui o procedimento de tratamento da tela com anti-sépticos, que subsequentemente impedem o desenvolvimento de podridão e insetos,

Substrato combinado em proporções iguais, contendo fibras de juta, linho e lã, é uma camada de isolamento confiável com um índice de alta densidade (500-700 g / m² com espessura de 2-3 mm). É a melhor escolha se você estiver procurando o substrato com a mais alta resistência ao desgaste e altas características de isolamento térmico,

Fibra ou substrato conífero é o know-how no mercado da construção. É fabricado a partir de resíduos compactados de madeira de coníferas e é caracterizado por altas propriedades de isolamento térmico e acústico. A única desvantagem que pode ser julgada pelas críticas de alguns consumidores é o odor desagradável que desaparece logo após o uso de um piso equipado com um substrato de coníferas,

O substrato de linóleo espumadoé caracterizado pela maior popularidade, devido ao seu preço, que é um dos mais baixos em comparação com outras variedades de substratos. Como materiais espumosos para o substrato, são utilizados isolon e penoizol, que apresentam altas características de isolamento térmico. No entanto, os especialistas não recomendam dar preferência ao substrato dessa variedade, pois, no caso de seu uso, os pisos adquirem maciez e elasticidade excessivas, o que contribui para a perda prematura da aparência inicial do revestimento. Com o tempo, o substrato espumado enruga e forma protuberâncias na superfície do revestimento do piso.

Leia mais sobre substrato de cortiça: tipos, especificações

Como mencionado anteriormente, para o fabrico de substratos de cortiça, são utilizados grânulos comprimidos sob pressão, obtidos a partir da casca de sobreiro.

Existem várias variedades de suporte de cortiça:

  • Suporte de cortiça clássico, em cuja fabricação são utilizados apenas componentes naturais, incluindo ligantes. Uma característica distintiva do substrato clássico é a ausência de resinas sintéticas em sua composição, que o caracteriza como um dos materiais mais hipoalergênicos que não emitem substâncias nocivas durante a operação. Além disso, é um material antiestático e à prova de fogo,
  • Substrato de borracha de cortiça, em que a borracha atua como um aglutinante. É recomendável usar um substrato de cortiça de borracha em salas com alta umidade, bem como em apartamentos localizados no piso térreo do edifício. Além disso, o substrato de borracha-cortiça é escolhido quando o linóleo é colocado em uma mesa de concreto que não secou completamente. Isso se deve ao seu aumento, em comparação com o substrato clássico, características de isolamento de som e vibração,
  • Substrato betume-cortiça, para a fabricação da qual é utilizado papel kraft, impregnado com betume, revestido com lascas de cortiça prensada. Este revestimento é caracterizado por altas propriedades de impermeabilização, mas devido ao fato de o betume emitir fumaça cáustica durante o processo de combustão, é proibido o uso de um substrato de betume-cortiça para a instalação de pisos em instalações residenciais.

Especificações substrato de cortiça:

  • A densidade do material é 200-250 kg / cu. medidor
  • A resistência à tração média do material é de 2 kg / sq. ver
  • A condutividade térmica é de 0,043 W / mK,
  • O teor de umidade do material não excede 7%,
  • Características de depreciação - sob influência de pressão de 7 kg / sq. taxa de compressão de cm não superior a 10%,
  • Nível de absorção de ruído - não inferior a 16 dB,
  • Desvio de dimensão: para uma largura - não superior a 0,5 mm, para uma espessura - não superior a 0,2 mm,
  • Segurança contra incêndio - o material não é propenso ao fogo, o nível de resistência ao fogo é S-209.

Importante! O substrato de cortiça para linóleo, cujo preço depende da espessura do material, é fabricado na forma de rolos e painéis de chapa, que diferem não apenas em tamanho, mas também em preço. Se a espessura do substrato de cortiça em rolo não exceder 2-4 mm, então para painéis de chapa esse indicador poderá ser 4-10 mm.

Vantagens do suporte de cortiça:

  • Longa vida útil e alta resistência ao desgaste do substrato de cortiça (o período de desgaste do material pode exceder 170-200 anos). Nesse sentido, se você planeja substituir o linóleo após algum tempo, o substrato de cortiça é tão resistente ao desgaste que não precisa ser substituído,
  • Devido à estrutura porosa, o substrato de cortiça é caracterizado por baixo peso e altas características isolantes,
  • Simplicidade de corte e facilidade de instalação,
  • Impede o crescimento de mofo e outros microorganismos nocivos,
  • Preserva o desempenho original do piso, evitando desgaste prematuro,
  • A possibilidade de usar substrato de cortiça como material independente para a decoração de tetos e paredes.

Desvantagens do suporte de cortiça:

  • Tendência à deformação sob estresse mecânico prolongado,
  • Devido à baixa condutividade térmica, é proibido o uso de um substrato de cortiça clássico em um piso equipado com aquecimento de água. Para estes fins, existe um substrato especial de cortiça com revestimento de alumínio,

  • Devido ao facto de o substrato de cortiça ser um material feito de matérias-primas orgânicas, não é recomendável utilizá-lo em locais com muita humidade sem organizar impermeabilizações adicionais. Para este efeito, existe um substrato de borracha-cortiça especial feito com base em granulado de cortiça modificado com borracha.

Colocação de um substrato de cortiça: medidas preparatórias

Devido ao fato de que a colocação do substrato deve ser feita em uma base limpa, os especialistas recomendam aspirar a superfície do piso antes de instalá-lo diretamente. Além disso, é necessário realizar o nivelamento preliminar do piso, pois as diferenças permitidas em seu nível não devem exceder 40% da espessura do substrato.

Caso você esteja instalando o piso em um piso de madeira, os especialistas recomendam revesti-lo com folhas de aglomerado. Verifique a resistência da base de madeira e, se não houver dúvida, o substrato de cortiça pode ser colocado diretamente na base de madeira sem organizar uma camada adicional de impermeabilização.

No entanto, os especialistas acreditam que é melhor colocar linóleo em uma base de concreto, após sua preparação preliminar. Para nivelar a base de concreto, use misturas de nivelamento especiais.

Importante! Antes de prosseguir com a instalação do piso, verifique a superfície do piso quanto à umidade. Para fazer isso, espalhe o celofane em uma base de concreto e prenda-o nas bordas com fita adesiva. Após 12 horas, verifique sua condição: se não houver gotas de orvalho em sua superfície, a base de concreto estará completamente pronta para a colocação do piso.

Para garantir a colocação mais eficiente do substrato de cortiça, alguns dias antes de instalar o piso, leve-o para a sala onde será instalado. Isso é necessário para que adquira a temperatura e a umidade do ambiente da sala em que se encontra, o que contribui para uma instalação mais uniforme. No processo de colocação do revestimento, siga os parâmetros microclimáticos da sala em que será produzido. A temperatura do ar não deve ser inferior a +18 graus com uma umidade relativa de pelo menos 60%.

Colocando o suporte de cortiça: passo a passo

Considere com mais detalhes o procedimento para colocar o substrato de cortiça:

A primeira etapa envolve o arranjo de impermeabilização. Para fazer isso, o polietileno com uma espessura não superior a 0,2 mm é espalhado no chão, deixando uma pequena margem nas paredes para formar algo que se assemelha a um palete. As bordas do filme plástico são fixadas na parede com fita adesiva.

Apesar de a maior parte da literatura sobre construção recomendar organizar uma camada de impermeabilização sobre uma base de concreto, e os fabricantes de linóleo também aderem a esse ponto de vista, a impermeabilização de assentamento só faz sentido se você mora no térreo e há uma sala sem aquecimento por baixo, por exemplo um porão. A necessidade desta medida neste caso é devido à possibilidade de condensação do seu lado do piso. Em todos os outros casos, não há necessidade de colocar uma camada de impermeabilização.

No caso de usar um substrato de rolo, role o rolo de uma parede para outra e corte-o de costas, de acordo com suas medidas, ou corte-o antecipadamente em tiras da largura necessária. Para conectar as tiras paralelas do substrato, use fita de construção à prova d'água,

Se você comprou um substrato na forma de painéis, coloque-o em uma “ordem de tijolos”, necessária para que as juntas dos painéis não caiam umas sobre as outras. Como no caso de um substrato laminado, cole as juntas entre os painéis com fita de construção à prova d'água.

Importante! Durante a colocação do substrato, mova-o com cuidado e, no processo de assentamento do linóleo com menos cuidado, faça o revestimento, o que evitará danos ao substrato de cortiça com ferramentas ou sapatos de construção.

Colocar linóleo em um substrato de cortiça não é diferente de colocá-lo em uma base de concreto ou madeira sem substrato.

Apesar de o piso de cortiça pertencer a uma categoria de preço mais alta, em comparação com outros tipos de substratos, é caracterizado por uma massa de vantagens inegáveis ​​que não podem passar despercebidas pelos mestres que decidiram reparar o piso.

O que é um apoio?

O forro de linóleo é um material especial que serve como camada entre o revestimento do piso (no nosso caso, linóleo) e o piso.

Colocando linóleo

As funções que o substrato executa são as seguintes:

  • Nivelamento de pisos irregulares,
  • Isolação térmica
  • Isolamento de ruído.

Dependendo do tipo de material a partir do qual é feito, os substratos são bastante diversos. Cada um deles tem seus prós e contras que ajudarão a determinar qual substrato de linóleo é melhor.

Juta

Esse substrato consiste em fibras de juta. Anteriormente, apenas sacos e cordas eram produzidos a partir de fibras vegetais. Agora, as fibras de juta são usadas na fabricação de materiais de construção.

Além da naturalidade e segurança ambiental, um substrato de juta tem a capacidade de absorver a umidade e removê-la, sem deixá-la ir mais longe e sem se molhar. Para prevenir mofo e parasitas, é tratado com meios especiais. A principal desvantagem de um substrato é o seu alto preço. Portanto, é usado muito raramente.

Sintético

Ao contrário dos materiais naturais, substratos feitos de diferentes materiais sintéticos atuam. Entre eles, a folha é especialmente popular. Consiste em duas camadas conectadas por uma cola especial. A primeira camada é folha de alumínio e a segunda camada é espuma de polietileno ou poliestireno.

O substrato da folha é seguro para a saúde, além de possuir propriedades isolantes térmicas, mas também impermeabilizantes. Adequado para uso em salas de qualquer finalidade.

Natural

Para quem prefere materiais naturais, o mercado oferece uma novidade - substrato de coníferas. O processo de fabricação é semelhante à produção de um revestimento laminado, mas a fibra de madeira não é pressionada com força. Para sua fabricação, é utilizada madeira macia.

O material possui propriedades de isolamento sonoro e térmico, mas é frágil em uso. Sob um substrato em um piso de concreto, um filme plástico deve ser usado para evitar a absorção de umidade.

Cortiça

Outro tipo de camada natural é um substrato de cortiça feito de casca triturada de uma árvore de cortiça pressionando.

A cortiça é um excelente material que não é tóxico, não queima, possui propriedades antiestáticas.

Entre as deficiências desse material está o alto custo e a estrutura macia, que é sujeita a perfuração com objetos pesados.

É importante saber que o substrato de cortiça para o linóleo deve ter o grau máximo de rigidez.

Espumada

Esse tipo de material é bastante comum na produção. O substrato espumado possui boas propriedades de isolamento térmico e absorção de som, preço acessível, mas não é recomendável usá-lo com linóleo. Abaixo dele, o substrato está enrugado e perde suas propriedades.

Bom isolador térmico

A base do linóleo

Antes de prosseguir com a colocação do piso, é necessário preparar cuidadosamente a base do piso. O linóleo em sua estrutura é elástico e, eventualmente, repete todas as formas da base em que se encaixa.

Portanto, qualquer fundação antes da colocação deve atender aos seguintes requisitos:

  • Superfície forte e plana
  • Base de piso maciço
  • Falta de vestígios de tinta,
  • Falta de umidade e manchas gordurosas.
Base de madeira compensada

O cumprimento dessas condições ajudará a prolongar a vida útil do revestimento.

Na base de concreto

Lembre-se de que o linóleo no piso de concreto é realizado a uma temperatura não inferior a 18 ° C e a umidade não superior a 68%. Antes da colocação, o revestimento do piso é espalhado, nivelado e é dado tempo para que o material “se deite”. Em seguida, prossiga com o corte do material.

O revestimento é disposto levando em consideração a localização da imagem, e uma margem de 10 cm é deixada nas bordas. Após a colagem do revestimento, os resíduos podem ser cortados com cuidado. Todas as costuras formadas devem ser colocadas a partir da janela na direção da luz para que fiquem invisíveis. Para modelar, você precisará dessas ferramentas: rolo, faca, régua.

Preparação de fundação de concreto

Existem várias opções para colocar linóleo em um piso de concreto que, se desejado, podem ser combinados:

  • Sem cola - um método rápido, usado em salas pequenas,
  • Na fita - enquanto o linóleo é fixado com fita adesiva, o que prolonga a vida útil do
  • O uso de mástique ou cola é a maneira mais eficaz de colocar e é necessário para salas com uma área grande.
Colocação de cola

A escolha da opção de instalação depende da área da sala e das cargas. Mas, para evitar a formação de dobras e ondas, é melhor colá-lo. Além disso, em cada caso, é determinado se um substrato é necessário para assentamento sob linóleo em um piso de concreto.

No chão de madeira

O piso de madeira pode ser a base para o piso. O forro de linóleo no piso de madeira não é necessário, pois as placas de piso mantêm o calor bem. Apenas o piso em frente ao piso precisa ser preparado. Substitua as placas inadequadas, limpe-as, martele todas as unhas salientes e repare todas as rachaduras e fendas.

Piso de madeira

Após o nivelamento, uma cartilha é aplicada ao piso de madeira, o que cria uma camada protetora contra umidade, insetos e mofo. Depois que as placas secarem completamente, você poderá começar a colocar o material do piso.

Às vezes, a madeira compensada é colocada no chão de madeira como substrato de linóleo. Além disso, o compensado pode esconder todos os solavancos no piso de madeira. A madeira compensada é colocada com um offset, limpa e as costuras são seladas com massa de vidraceiro.

Colocação não revestida

Colocar linóleo é semelhante ao de um piso de concreto. No processo, surge a pergunta: você também precisa de um substrato de linóleo na madeira compensada, como aquecedor? Obviamente, ele pode ser usado como uma medida adicional para prolongar a vida útil do material do piso.

Veja qual isolamento sob linóleo no piso de madeira é melhor usar. Geralmente são materiais macios e soltos que facilmente tomam forma.

Linóleo sobre linóleo

É possível revestir um novo revestimento em linóleo velho na ausência de defeitos e na incapacidade de removê-lo da superfície do piso. Nesse caso, o revestimento antigo servirá como uma camada isolante.

Restauração de defeitos em linóleo antigo

Se houver falhas ou rasgos no revestimento antigo, é necessário restaurar previamente. Depois disso, a superfície é lixada com lixa e um primer é aplicado. Somente após esse trabalho preparatório pode ser colocado novo piso.

Sobre telhas cerâmicas

Quando o linóleo é colocado sobre um ladrilho cerâmico, o ladrilho é limpo primeiro de todos os contaminantes, as juntas são manchadas com o ladrilho. Após a solução de nivelamento secar, é necessário polir bem a superfície, após o que a mesa final é feita. Depois que as mesas secarem, o piso poderá ser assentado. Recomenda-se colocar linóleo em um substrato, a fim de evitar que ela caia nas juntas.

Betonilha em placas cerâmicas

É difícil colocar linóleo em um ladrilho brilhante. Isso exigirá custos financeiros e físicos significativos. Portanto, esse revestimento deve ser removido e não revestido com um revestimento.

Piso irregular

Muitas vezes, a superfície do piso não é perfeita e lisa. Mesmo após uma mesa de concreto, pode haver pequenas imperfeições na superfície, que serão perceptíveis após o revestimento. Essas deficiências ajudarão a eliminar um substrato de linóleo especial em um piso de concreto e também tornarão mais confortável caminhar sobre ele.

Solução de problemas

Quando o apoio pode ser negligenciado

Além dos casos listados acima, a colocação de linóleo ocorre sem substrato. Isso inclui a colocação do piso no piso antigo ou o uso de linóleo multicamada. Ao revestir um revestimento antigo, é verificado previamente se há solavancos, falhas que podem reduzir a vida útil de um novo revestimento.

Sem apoio

No linóleo multicamada, a camada inferior atua como um substrato. A camada inferior mais comum de um revestimento multicamada é o cloreto de polivinil.

Seu coeficiente de expansão é o mesmo do piso, o que significa que, quando aquecido, o linóleo não se deforma.

Conclusões - o que no final estava

No final, quero resumir e responder à pergunta: preciso de um substrato de linóleo?

Com a preparação de alta qualidade da base do piso, quando todos os solavancos e falhas são eliminados, o linóleo pode ser assentado sem o uso de um substrato. Além disso, existem espécies que já estão disponíveis com uma camada isolante e não precisam de uma camada adicional.

Na ausência de uma superfície plana, é obrigatória a presença de um piso frio e o uso de linóleo sem base, que deposita o substrato.

A escolha do material como substrato é diversa. Os substratos naturais têm uma composição ecológica, mas têm um preço alto. Os sintéticos são acessíveis, têm excelentes propriedades isolantes de calor e som. A escolha final depende das capacidades financeiras, da vida útil esperada do revestimento e das ofertas no mercado da construção.