Freqüentemente, o proprietário de uma casa particular procura "espremer" o espaço máximo para morar fora do edifício. A solução é simples: transformar um sótão não residencial em uma sala de estar, geralmente chamada de sótão. Surge a pergunta: quais materiais escolher e qual a melhor forma de finalizar o sótão, para que sob o teto ele não viva pior do que no resto da casa? Considere soluções.
Forro
Assim, na vida cotidiana, eles chamam placas estreitas e bem ajustadas, com sulcos e cristas. Foi a partir deste material que as paredes dos carros foram feitas anteriormente. A decoração em ripa é considerada a mais adequada para os alojamentos:
- a ausência de secreções prejudiciais que são características de muitos materiais sintéticos modernos,
- belo padrão natural na superfície,
- baixa condutividade térmica: a madeira é quente ao toque, o que é especialmente importante para pisos. O forro do sótão com forro de madeira proporciona aconchego e aconchego à sala.
O revestimento de madeira cria uma atmosfera acolhedora e especial na sala, e nenhum outro material pode ser comparado a ele. Mas, ao mesmo tempo, alinhando:
- tem um custo relativamente alto,
- caprichoso com as condições de temperatura e umidade: assim que as condições se desviam da norma, a madeira pode secar ou deformar,
- na forma de um revestimento de piso, é necessária manutenção periódica (polimento), pois não difere em durabilidade especial.
Existem várias variedades de revestimento, que variam muito em custo. Suas características distintivas:
- Forro Premium - o mais caro. Não possui defeitos visíveis, nós ou lascas, muito suaves. Geralmente produzido por emendas, vendido completo com prendedores e em embalagens especiais, o que evita danos durante o transporte,
- o revestimento do primeiro grau (classe A) apresenta defeitos menores: uma pequena porcentagem de nós, através de trincas, não superior a 20% do núcleo. É usado na decoração frontal de casas, cobertas com verniz ou cera, o que permite preservar a aparência natural do material,
- O revestimento do segundo grau (classe B) é caracterizado por um número significativo de defeitos visíveis. Nessas placas, existem rachaduras de resina, azul, de núcleo e sem passagem. As placas em que o casamento é muito visível são substituídas e pintadas com tinta escura ou verniz escuro na madeira,
- o revestimento do terceiro grau (classe C) é de qualidade muito baixa, mas ao mesmo tempo o mais barato. Instalações não residenciais são decoradas com essas tábuas. Muitos defeitos: queda de nós, lascas, rachaduras, latidos. Os painéis de parede da classe C devem ser significativamente personalizados para revestimento de paredes.
A madeira, independentemente da raça e do grau, deve ser protegida da umidade e do desgaste mecânico. Para esse fim, três composições diferentes são usadas:
- verniz. A proteção mais forte, confiável e durável. A desvantagem é que não há possibilidade de reparo local, ou seja, se o piso estiver danificado em algum lugar, depois de substituir a lamela, o revestimento de laca terá que ser aplicado novamente em todo o piso ou parede,
- o óleo. A impregnação de óleo é mais barata e não requer restauração do revestimento em toda a superfície após o reparo local. Mas em termos de durabilidade, essa proteção é muito inferior à laca; além disso, quase não protege a madeira do desgaste mecânico,
- cera com aditivos. Esse revestimento começou a ser usado relativamente recentemente. Combina as vantagens dos dois tipos anteriores: pode ser parcialmente restaurado e, ao mesmo tempo, é quase tão persistente quanto o verniz.
Hoje, alguns fabricantes produzem uma placa com verniz já aplicado. Isso é conveniente, mas deve-se ter em mente que essa proteção não está completa, pois a água pode entrar no espaço entre as lamelas.
Casa de bloco
Outro tipo de revestimento de madeira. Todo mundo sabe o que um corvina é uma parede lateral arredondada de um tronco, que é cortada para transformar o tronco em uma viga ou ao dissolvê-lo em uma placa não cortada. Este material é um desperdício de madeira e é vendido muito barato. A casa do bloco é uma laje calibrada, feita especialmente como material de acabamento. Todos os blocos da casa do bloco têm a mesma largura e borda uniforme e as ranhuras são cortadas na parte traseira para aliviar as tensões internas (evitar rachaduras). A idéia é que a parede forrada com esse material pareça feita de troncos.
Uma casa de bloco imitando uma parede de toras é recomendada para uso em casas de alvenaria
Note-se que a casa do bloco tem uma largura diferente e, portanto, uma protuberância de diferentes espessuras. As tábuas largas são usadas para revestir os edifícios do lado de fora e, para trabalhos internos, usam tábuas estreitas que, devido à pequena protuberância, ocupam um espaço mínimo.
Imitação de uma barra
Na verdade, esse é o mesmo revestimento, apenas mais largo e com cantos cortados na frente. Como uma casa de bloco, esse acabamento é uma imitação, não apenas de um tronco redondo, mas de uma viga retangular.
O uso de imitações de madeira com largura superior à do revestimento permite reduzir o tempo de revestimento das paredes
Como a casa do bloco e a imitação de madeira são usadas apenas para revestimento de paredes ou tetos, elas geralmente são feitas de espécies coníferas moles. Devido ao alto teor de resina, essa madeira apresenta alta resistência à umidade, insetos e microorganismos.
Ao decidir optar por um revestimento, casa de bloco ou imitação de madeira, considere o seguinte: como o sótão é, por definição, um espaço apertado, é recomendável usar espécies de madeira leve - abeto, abeto, freixo, bordo. Acabamento leve, como você sabe, cria a ilusão de espaço.
Aglomerado - Aglomerado, OSB e MDF
Estes materiais relativamente baratos são feitos a partir de resíduos de madeira - aparas ou aparas de madeira. A base de madeira é misturada com um aglutinante, após o qual entra na prensa. Ao contrário da madeira maciça, esses materiais suportam cargas piores, principalmente as dobradas.
Chipboard - uma versão doméstica na qual os chips estão localizados aleatoriamente.
Terminar o sótão com aglomerado possibilita economizar
No OSB, os chips são empilhados em três ou mais camadas e, em cada uma delas, estão na mesma direção. Nas camadas adjacentes, as direções são mutuamente perpendiculares. Esta é a razão do nome, que se traduz como "painel de partículas orientado". Devido a este design, a placa é mais resistente a forças de flexão.
Placas OSB, que toleram bem as forças de flexão, são usadas na decoração do sótão de projetos complexos
As placas OSB podem ser mais ou menos resistentes à umidade. Nesta base, eles são divididos em 4 categorias. O OSB-1 pode ser usado apenas em salas secas e o OSB-4 pode ser usado em salas com alta umidade.
Tanto no aglomerado quanto no OSB, o aglutinante é a resina fenol-formaldeído, que emite fumaça prejudicial. A extensão em que os vapores nocivos são liberados é caracterizada pela chamada classe de emissão tóxica. Existem quatro classes - de E0 a E4. Para revestimento de paredes internas em instalações residenciais, é permitido o uso de placas da classe E0 ou E1. Nesse caso, o material deve ser coberto por algum tipo de revestimento frontal, por exemplo, papel de parede.
Com muito cuidado, as placas OSB dos fabricantes chineses devem ser compradas, muitas das quais atribuem, de maneira irracional, baixa classe de emissão a seus produtos. Há uma alta probabilidade de que esse material tenha um forte efeito negativo sobre a saúde dos residentes.
As placas de MDF também são feitas de cavacos, mas, de certa forma, diferem dos dois tipos anteriores:
- parafina inofensiva e lignina são usadas como aglutinante, sendo este último contido na própria madeira e liberado durante seu aquecimento e prensagem subsequente. Isto é, por assim dizer, cola natural,
- por um lado, revestimento decorativo é aplicado à placa. Recomenda-se que as placas de MDF sejam usadas como revestimento frontal devido à sua compatibilidade ambiental
- filme de melamina com um padrão que imita a estrutura de uma árvore: é barato, mas facilmente arranhado,
- folheado, ou seja, uma tábua fina feita de madeira valiosa: custa mais, mas em comparação com o filme é mais durável e parece "mais sólida".
Assim, as placas de MDF são absolutamente ecológicas e podem ser usadas como acabamento, enquanto as placas de aglomerado e OSB são usadas apenas como ásperas (elas precisam ser cobertas com papel de parede, linóleo, etc.).
A largura do painel de MDF pode ter diferentes. É recomendável usar o mais amplo possível, pois um revestimento com um número mínimo de costuras parece mais atraente.
Painéis de PVC
O painel de PVC é uma parte monolítica composta por duas placas separadas por reforçadores. Normalmente, esses painéis têm elementos estruturais que permitem encaixar uma parte na outra.
Os painéis de PVC estão disponíveis em uma ampla gama de cores, o que permite implementar uma variedade de soluções de design
As vantagens dos painéis de plástico são as seguintes:
- baixo custo
- resistente a água
- superfície lisa que é muito fácil de limpar,
- uma grande variedade de cores e padrões - impressos ou em relevo,
- suavidade e, consequentemente, facilidade de processamento,
- facilidade de instalação: ao contrário de outros materiais impermeáveis e lisos - ladrilhos de cerâmica - eles podem ser facilmente colocados por um artesão inexperiente, para que você não precise convidar um especialista de fora.
Mas, apesar da impressionante lista de "vantagens", esse material está longe de ser ideal, e possui várias desvantagens:
- risco de liberação de substâncias voláteis prejudiciais. O plástico, especialmente barato, pode emitir substâncias gasosas prejudiciais devido à decomposição de moléculas de polímero. Por exemplo, o PVC emite gás clorvinil. Com relativamente pouco aquecimento - na faixa de 50 a 80 ° C - a quantidade de gás liberado aumenta bastante. Isso deve ser lembrado ao escolher luminárias embutidas para um teto de plástico falso. A melhor opção são as lâmpadas LED, que quase não produzem calor. Radiadores de aquecimento, toalheiros aquecidos e outras fontes de calor não devem ser colocados perto do revestimento de plástico.
- risco de incêndio. O plástico é inflamável, mas não é tão ruim. No final, a árvore também queima bem. O principal perigo é que, ao queimar plástico, emita uma quantidade enorme de fumaça extremamente tóxica. Em contato com a chama, mesmo os polímeros com aditivos retardadores de chama, que são considerados incombustíveis, emitem liberalmente fumaça venenosa.
- baixa resistência. O painel de plástico pode rachar facilmente, mesmo com um impacto relativamente fraco com um objeto duro. Se não quebrar, será arranhado. Por esse motivo, o revestimento de polímero perde rapidamente sua apresentação,
- a sala, enfeitada com plástico, não parece aconchegante devido ao brilho frio e artificial.
Para resumir, podemos dizer que os painéis de PVC são uma alternativa de baixo custo aos ladrilhos cerâmicos. Essa decoração é geralmente usada em locais sem uma permanência permanente de pessoas onde são necessárias resistência à umidade e higiene: em banheiros, corredores e varandas. Não é recomendado usá-los ao terminar o sótão.
Drywall
Material de folha barato usado como revestimento áspero. É uma folha de gesso com revestimento de papelão. O material é dividido em vários tipos:
- folhas comuns de drywall (GKL),
- resistente ao fogo (GKLO),
- resistente à umidade (GKLV),
- resistente à umidade (GKLVO). As propriedades do drywall permitem criar elementos de acabamento da forma mais bizarra
As folhas são produzidas com uma espessura de 6 a 25 mm. Para a fabricação de um teto falso, é utilizado um material com espessura de 6 a 9,5 mm, para revestimento de paredes - espessura de 12 mm ou mais.
Se você executar perfuração em uma capa de papelão com um rolo de agulha e umedecer uma folha de gesso com água, ela se tornará flexível. Essa propriedade possibilita a criação de arcos, tetos de vários níveis com contornos curvos e estruturas semelhantes a partir deste material.
Faça você mesmo dentro do sótão
O processo de organização do sótão pode ser dividido em várias etapas:
- Primeiro, é realizado o trabalho preparatório, devido ao fato de que todo o sistema de vigas após a instalação do acabamento ficará indisponível. Portanto, deve ser cuidadosamente verificado se há áreas podres, rachaduras, corrosão de elementos de fixação metálicos e outros defeitos.
Depois que o sótão estiver equipado, vazamentos no telhado também não serão detectados imediatamente; portanto, sua condição deve ser cuidadosamente verificada. Se houver locais duvidosos, eles precisam ser tratados generosamente com selante de silicone para uso externo.
Como impermeabilização, é melhor usar uma membrana especial que não passa pela água, mas é permeável ao vapor. Devido a isso, o vapor de água que entra no isolador de calor poderá sair para o espaço de ventilação localizado sob o teto; portanto, a probabilidade de condensação na lã mineral será praticamente nula. Lembre-se de que essa membrana funciona de maneira diferente em direções diferentes; portanto, você precisa ter cuidado para colocá-la no lado direito.
A lã mineral, tanto de vidro quanto de basalto, forma poeira de fragmentos de suas melhores fibras. Se entrar em contato com os olhos ou o trato respiratório, esse pó causa doenças graves. Também é aconselhável proteger a pele, caso contrário, pode haver irritação. Portanto, a instalação do isolamento de lã mineral é realizada com óculos, respirador e luvas, e são usadas roupas velhas, que depois do trabalho não será uma pena jogar fora.
No caso de usar lã mineral, a barreira de vapor no interior não é necessária, ou seja, a parede pode ser "respirável". Ao mesmo tempo, a lã mineral é revestida com impermeabilização permeável ao vapor do lado de fora e, em seguida, é organizada uma fachada ventilada: o tapume é montado em suportes, de modo que haja um certo espaço entre ela e o isolamento.
Na ausência de um espaço de ventilação sob o teto, até a espuma pode ser protegida por barreira de vapor, embora seja resistente à umidade. Caso contrário, o vapor se condensará na superfície interna do telhado, causando o apodrecimento dos elementos de madeira do sistema de vigas.
Sótão sob um telhado inclinado
O proprietário da casa com um telhado inclinado tem a oportunidade de criar um sótão, diferente dos outros cômodos, ou seja, com paredes verticais e teto horizontal. As paredes são formadas da seguinte forma:
- No chão, as prateleiras de uma barra são instaladas, fixadas de cima a vigas.
- Os trilhos horizontais do quadro são pregados nos racks.
- A caixa e, se necessário, a guarnição de acabamento estão afixados à estrutura.
A maneira mais fácil de usar o teto é esticar, sem esquecer, é claro, primeiro isolar o teto.
Acabamento no sótão
Hoje, o mobiliário do sótão é estimado em média da seguinte forma:
- impregnação da estrutura com um anti-séptico (2 camadas): 80 r / sq. m
- impregnação com um anti-séptico de uma casa de bloco, imitação de uma barra ou forro: 120 rublos / metro quadrado. m
- montagem em estrutura: 120 p / sq. m
- instalação de um isolador térmico: 100 rublos / sq. m
- revestimento de paredes: ripa, incluindo plástico - 330 rublos / m². m, casa de bloco - 430 p. / sq. m
- forro de teto: ripa - 400 rublos / sq. m, casa de bloco - 500 rublos / sq. m
- aplicação de verniz ou óleo: 250 rublos / metro quadrado m
- revestimento de revestimento: 550 p. / m. p.
- instalação do rodapé e canto: 120 p. / m. p.
Total: terminar um metro quadrado do sótão vai custar 2070 rublos por metro quadrado hoje. m com forro, 2270 p. / sq.m ao terminar com uma casa de bloco.
Vídeo: Acabamento no sótão DIY
Transformar o sótão em um sótão confortável está disponível hoje para o proprietário com qualquer renda. O principal é lembrar ao escolher materiais de acabamento que muitos deles representam uma ameaça à saúde humana. Dê preferência apenas a marcas conhecidas e faça compras em lojas especializadas, onde a probabilidade de encontrar uma farsa é mínima. Também é importante observar a tecnologia de construção - se tudo for feito corretamente, o sótão irá deliciar o proprietário por muitos anos.
Nuances importantes
A organização de uma mansarda com um telhado inclinado é visivelmente mais complicada do que um edifício convencional. Se os construtores não forem bem treinados, eles não serão capazes de fazer o trabalho corretamente. Na aparência, as estruturas do telhado são mais parecidas com telhados de quatro alturas, o efeito é formado devido a várias quebras e à colocação de vigas em algumas camadas. O grupo de viga inferior é colocado em um ângulo de pelo menos 60 graus, enquanto o superior é montado em ângulos inferiores a 30 graus.
Equipar uma casa de madeira com um telhado de duas águas é atraente, porque essa solução é prática no trabalho e no uso subsequente na mesma medida. Para criar uma sala adicional, você precisa pensar sobre o arranjo interno e o ângulo racional da rampa. As condições mínimas necessárias são a preparação para trabalhar com madeira e idéias básicas sobre os aspectos de engenharia da construção.
Recomenda-se fazer um telhado com uma largura de 500 a 600 cm para aumentar o espaço interno mais amplo possível.
O sótão do segundo tipo, feito de painéis SIP, é construído com muita rapidez e facilidade, enquanto a sala criada fica quente o suficiente, mesmo no clima russo. As vantagens de seu uso são as seguintes:
- excelente isolamento térmico
- risco mínimo de destruição por fungos patológicos e outros microorganismos,
- imunidade ao fogo
- leveza da estrutura criada - quase nunca é necessário fortalecer adicionalmente a fundação.
Como qualquer sótão não pode ser colocado em uma parte não aquecida do edifício, será necessário cuidar do isolamento em uma extensão muito maior em comparação com o sótão usual. Uma barreira de vapor é necessariamente equipada e um espaço de ventilação é deixado, uma camada de impermeabilização é preparada. Você não pode recusar o uso de nenhuma das camadas, porque a função de cada uma delas tem uma função estritamente definida. Em um telhado adequadamente isolado, a neve não derrete e se transforma em gelo.
O sótão em pequenas casas de jardim é construído principalmente em edifícios existentes. Como resultado da alteração, a altura geral da estrutura é muito maior do que foi originalmente projetada. Se durante os cálculos se verificar que a base de suporte não é capaz de suportar a carga criada, é necessário colocar colunas adicionais. Se os suportes originais forem fracos, é aconselhável não economizar tempo e dinheiro, mas desmontar todo o edifício e trocar os elementos problemáticos por novos, fortalecendo ainda mais a fundação.
O arnês é feito de concreto armado ou concreto de argila expandida; em execução, é semelhante a uma barra transversal, complementada por um console. Sob concreto armado monolítico, deve-se montar uma cofragem de poliestireno expandido. O uso de componentes prontos para uso de alta tecnologia ajuda a simplificar o trabalho e acelerar sua implementação.
As superestruturas estão sempre equipadas com cintas de amarração que ajudam a tornar a distribuição de carga mais uniforme e a conectar com firmeza a nova sala à parte principal do edifício.
Preparação
Antes de fazer a decoração interior com suas próprias mãos, é necessário considerar cuidadosamente o layout das comunicações, a geometria do edifício e como os sistemas de engenharia da casa como um todo e o sótão interagirão separadamente. É impossível usar o sótão para abrigar no sentido pleno da palavra, se não estiver equipado:
- fiação elétrica
- redes de abastecimento de água,
- sistemas de suprimento de calor.
O primeiro passo no trabalho é sempre a manipulação da sobreposição. Na maioria das vezes, é usado um piso flutuante, exigindo a criação de uma camada de isolamento térmico de pelo menos 4 cm e uma mesa seca. Além disso, a espessura total dos pisos irregulares é de no máximo 25 mm. Betonilha seca - geralmente placas de gesso ou chapas de drywall. Superfícies e deformações muito irregulares são niveladas com vermiculita, perlita ou argila expandida, cuja camada comum é geralmente de 50 mm. Devemos nos esforçar para garantir que a gravidade específica esteja na região de 25 kg por 1 km². m
A preparação das paredes deve ser realizada estritamente após o telhado e o frontão do edifício serem preparados e terminados. As rampas não são revestidas imediatamente, uma ruptura tecnológica é necessariamente fornecida para o cuidado do excesso de umidade. O tempo exato é determinado pela umidade do ar e dos próprios materiais.
Colocar um cano (chaminé) no sótão também tem suas próprias sutilezas. Não há necessidade de tijolo fora, basta aplicar a solução tradicional:
- a chaminé em si é feita de aço inoxidável,
- um aquecedor é aplicado (enrolado) por cima,
- finalmente, é montado um painel de chapa ou sanduíche adicional.
Essa solução é significativamente mais barata que os blocos fabricados nas fábricas, e a qualidade com precisão adequada não será pior. O tubo interno deve ter um diâmetro de 12 cm e é instalado em um tubo maior, cujo diâmetro é de pelo menos 22 cm.O fundo da chaminé é equipado com um T para revisão e coleta de condensado, a fim de simplificar a operação subseqüente. O metal deve ser levado com paredes lisas, estruturas onduladas não funcionarão para isso.
Um tópico muito importante na preparação é a formação de declives de janelas. O trabalho com eles tem várias diferenças em relação à formação de estruturas convencionais de fachada. Nos sótãos, muitas vezes, as janelas não são equipadas com empenas, mas com declives; então, é necessário fazer uma cobertura de cobertura multicamada. Se todo o trabalho for realizado com eficiência, então:
- o calor é armazenado da maneira mais eficiente possível
- a superfície não está condensada,
- "Torta" mantém suas valiosas qualidades por um longo tempo,
- as janelas abrem e travam livremente, conforme necessário.
Para cada 10 metros quadrados. m do piso do sótão deve ser de 1 quadrado. m de superfície vitrificada. Colocar as janelas muito altas não vale a pena, pois interfere no prazer das paisagens externas e não permite avaliar o que está acontecendo fora das paredes da casa. A área requerida dos blocos de vidro é quase independente da altura da colocação. É estritamente necessário marcar o interior da parede, ao aparar a impermeabilização do telhado, é necessário deixar 0,2 m em todo o perímetro para que uma sobreposição apareça no quadro futuro. Todos os blocos de madeira devem estar saturados com retardadores de chama e substâncias anti-sépticas.
É necessário processar o sótão do lado de fora (antes de instalar o isolamento térmico). As superfícies de madeira são impregnadas com anti-sépticos, as peças metálicas devem ser revestidas com um composto anticorrosivo. É aconselhável realizar todo o trabalho, incluindo a conexão de estruturas de isolamento, em clima seco e calmo. Antes do processamento, todas as peças são examinadas cuidadosamente, as peças danificadas por insetos ou corrosão são imediatamente substituídas, as peças úmidas são secas de modo natural.
Seleção de material
O fortalecimento de estruturas, o aumento da vida útil e até a conservação de calor são muito importantes. Mas não menos importante é a escolha ideal de materiais para o acabamento dianteiro. É pela impressão que ele cria que eles julgam o gosto estético dos proprietários e a capacidade dos construtores de alcançar o resultado ideal. Comparadas aos elementos plásticos, as placas OSB são muito mais perfeitas, apenas porque esse material é completamente natural e efetivamente resiste à água. Mesmo as melhores variedades de madeira natural não podem ter os melhores indicadores de força e flexibilidade. Obviamente faltando:
- nós
- cavernas
- fibras curvas
- riscos de inchaço em contato com a água,
- dificuldade em cortar.
No sótão, o OSB é usado porque esse material não quebra, pode ser melhorado pintando ou colando a superfície com papel de parede.
Estruturas de madeira clássicas continuam a ser bastante populares, porque as principais partes dos sótãos são feitas principalmente de madeira. E a coincidência dos coeficientes de expansão térmica simplifica o encaixe e aumenta a duração do trabalho. Usando revestimento ou imitação de madeira, você pode aumentar o nível de proteção térmica e criar um microclima atraente na casa. Nenhum outro tipo de estrutura de acabamento, mesmo o mais avançado em termos técnicos, possui qualidades tão positivas. O revestimento possui vários perfis, tamanhos, métodos de instalação exclusivos e, portanto, a aparência da composição pode ser completamente única.
Usando o drywall, você pode criar várias partições, arcos, colunas e tetos falsos. Espaço adequado no sótão é crucial. Depois de colocar essas estruturas, você pode pintá-las com várias tintas e vernizes ou colar papel de parede.
Só é necessário revestir o sótão com uma folha perfilada, desde que esse material seja marcado com a letra C. O revestimento externo de polímero é mais confiável e mais forte que a camada de tinta. Alívio excessivo da superfície é indesejável, porque essa solução é muito semelhante à cobertura de um hangar ou armazém. Recomenda-se comprar imediatamente uma folha profissional, que já foi cortada em fragmentos do tamanho desejado.
A geometria extremamente precisa para definir a estrutura é alcançada através do uso de suportes de fachada especiais. Para fixar esses suportes, são utilizados parafusos autorroscantes (em cima de madeira) ou pregos de cavilha (quando a base é de tijolo ou concreto).
Muitos finalizadores usam madeira compensada, porque esse material é barato e relativamente simples de usar. Com sua ajuda, é possível nivelar bases extremamente curvas e preparar uma base atraente para o projeto subsequente. A única dificuldade é que o compensado não é adequado como material de acabamento, não é atraente o suficiente. Suas desvantagens são as mesmas da madeira.
Quanto ao MDF, sua instalação não é muito diferente de trabalhar com chapas de drywall. Mas não há necessidade especial de formar um quadro especial com distâncias estritamente definidas. No entanto, se a armação for feita, é feita uma madeira com uma seção de 4x4 cm. Você pode melhorar a aparência se usar elementos decorativos com dobradiças.
Liquidação
O invólucro em placa de gesso pode ser colocado dentro do sótão para formar a aparência original e para cobrir elementos que danificam a aparência. Além disso, esse material é adequado para dividir o espaço em salas separadas por meio de partições.
Usando uma casa de bloco, é possível projetar o espaço do sótão em estilo ecológico ou no espírito de antigas parcelas russas. Mas, para aumentar a vida útil dos produtos, é aconselhável impregnar a árvore com uma composição especial. A casa do bloco tem um bom contato com a água e não é propensa a mofo.
As paredes
Se as paredes do piso do sótão forem revestidas por dentro com uma imitação de uma viga, você poderá facilmente resolver três tarefas principais na decoração - como criar um interior elegante, nivelar a superfície e mascarar defeitos significativos. Como forro e placas de fibra de madeira, esse material retém bem o calor.
Lá fora, o tipo mais econômico de decoração do sótão é o revestimento (se você se concentrar em materiais ao mesmo tempo, funcionários bonitos e de longo prazo que não exigem manutenção complicada). No processo de assentamento, é necessário levar em consideração as flutuações de temperatura e as mudanças no tamanho das estruturas causadas por elas. Para evitar erros ao organizar elementos de início e conectar painéis a eles, Recomenda-se elaborar os desenhos o mais cuidadosamente possível.
Uma sólida concorrência a todas essas decisões é o meio-tronco, que, após a instalação, é necessariamente retificado e envernizado com verniz à base de água. Para colocar esse produto na abertura de uma porta ou janela, a configuração desejada da face correspondente é anexada com uma serra elétrica. A guarnição combinada é bastante comum, durante o qual o revestimento e o drywall são combinados, por exemplo.
O piso nas camadas do sótão é melhor finalizado com um laminado ou outros materiais que garantem a estanqueidade absoluta da estrutura. Para começar, a superfície rugosa é tratada com compostos especiais de impermeabilização e a interseção dos blocos é colada com uma fita impermeável à água. Então 100% da área é coberta com uma cartilha e somente depois disso é possível colocar pranchas ou outros materiais selecionados para o acabamento final.
Teto
A disposição dos tetos nos sótãos começa naturalmente com seu isolamento, enquanto a lã mineral e de vidro são consideradas os melhores materiais. Nas casas que já estão em operação, a camada de isolamento é colocada apenas dentro. Na fase inicial da construção, é colocado do lado de fora em aberturas de vigas ou na caixa. O revestimento da face externa é composto principalmente por:
Há muito mais variedade de métodos de decoração de interiores, mas o fator decisivo na escolha de uma opção específica não é tanto a perfeição estética quanto o custo.
Novas idéias e opções de design
Os melhores designers estão prontos para oferecer as melhores maneiras de decorar os quartos do sótão, mas é muito mais econômico não entrar em contato com especialistas, mas aplicar abordagens prontas e comprovadas. A foto mostra uma escada com elementos decorativos esculpidos - trilhos especiais. No contexto de uma casa de madeira como um todo, essa solução parece muito, muito boa. Mas somente se a cor da sala for a mais brilhante possível.
Muitos sótãos são colados com papel de parede por dentro. Aqui está um exemplo - o fato de que o papel de parede usado para cobrir as paredes é difícil de adivinhar, eles têm uma cor e textura uniformes e não expressas. Até uma TV antiquada entre duas janelas atrai muito mais atenção.
Ao organizar uma residência de verão, muitos proprietários de terra também recorrem ao uso de sótãos. Aqui está uma dessas soluções, na qual são usados vários movimentos atípicos de design - o que vale pelo menos uma parede coberta com fotografias de família ou um modelo de cabeça de alce colocado em cima de uma lâmpada. Sobre o design, a perfeição do interior fala pelo menos que a ênfase nas cores vivas é colocada em pontos individuais da sala. O piso de linóleo marrom claro requintado é percebido, é claro, positivamente.
Nos sótãos, os quartos são frequentemente feitos, e o número de opções bonitas é simplesmente enorme. Aqui está um exemplo de como uma parede vermelha "pendurada" combina harmoniosamente com um cobertor vermelho sobre a cama e, devido à formação precisa da composição, tudo parece muito atraente. A parede oposta à faixa brilhante é pintada em vários tons de preto e branco. Os requisitos para a seleção da composição para pintar o sótão são os mesmos de outras partes da casa (proteção contra umidade, luz solar em determinadas situações e assim por diante).
Você pode descobrir como equipar o sótão no próximo vídeo.
Tipos de acabamentos
Para o piso do sótão, assim como para qualquer outra sala, a decoração é um complexo de eventos. Em geral, pode ser dividido em várias etapas:
- decoração de parede
- trabalho de acabamento de teto,
- trabalho de acabamento do piso.
Para finalizar, não é necessário atrair trabalhadores especializados. É possível fazer esses trabalhos por conta própria.
Pintando o teto do sótão
Os seguintes materiais são mais frequentemente usados para decoração:
- folhas de drywall,
- forro
- madeira compensada
- Placas OSB,
- palafita e outros.
Eles são usados para paredes e tetos, embora este último também use a tecnologia de tetos elásticos, tetos elásticos sem costura feitos de tecido ou tectos de bambu.
Revestimento do sótão
Cada uma dessas opções para o piso do sótão não requer conhecimentos ou dispositivos especiais para decoração. Os materiais têm um nível suficiente de resistência e durabilidade.
Blocausse, madeira compensada, tapume
O forro não é o único tipo de material de madeira usado para decorar o sótão e o outro andar da casa. Atualmente, as casas de contraplacado, tapume e bloco não são menos populares. Além disso, alguns deles têm vantagens significativas na aparência. Por exemplo, as paredes revestidas com uma guarita parecem como se fossem revestidas com uma madeira redonda real.
Decorando o sótão com um palafita
A madeira compensada e o revestimento, ao contrário do palafita, são mais econômicos. O trabalho de acabamento com esses materiais é realizado com uma quantidade mínima de custos financeiros e com pouco tempo. No entanto, o compensado é conveniente, pois vem em forma de folhas e também de drywall. Portanto, instalá-lo é muito mais rápido do que, por exemplo, placas de revestimento ou uma guarita. Como fixadores, pregos ou parafusos autorroscantes são geralmente usados.
Acabamento em contraplacado no sótão
Depois que a sala estiver completamente revestida, você poderá ocultá-la com verniz ou usar tinta. Recentemente, os designers recomendaram o uso de duas cores primárias para tornar o ambiente elegante e original.
Cobrindo o bloco com uma casa
Placa OSB como opção para acabamento
Essas placas são ideais para quem não gosta de drywall e materiais de madeira. O OSB é melhor que o drywall, no sentido de que essas lajes não estão sujeitas a deformação (significando formação de trincas). Mas, ao mesmo tempo, a superfície desses materiais é completamente plana.
Decoração da parede dentro de placas OSB
Antes de prosseguir com o acabamento (papel de parede, pintura ou acabamento de tecido), as placas OSB devem ser preparadas.
No entanto, é necessário pintar essa placa com cuidado, pois devido à influência da umidade, ela pode se deformar (dobrar).
Decoração de interiores do sótão com placas OSB
Acabamento de pisos
Sexo exige atenção especial. Aqui, você não precisa apenas escolher materiais de alta qualidade para o acabamento, mas também para o isolamento. Afinal, são as camadas protetoras de isolamento e impermeabilização que garantem a longa vida útil do revestimento do piso.
Isolamento do sótão
Como material para o piso, é melhor usar coníferas - pinheiro, larício e abeto.
As pranchas (necessariamente secas) precisam ser colocadas nas vigas.Se eles não forem secos antes da postura, eles poderão ficar mais estreitos e as lacunas se formarão entre as tábuas.
Além disso, um passo importante é o processamento de madeira a partir de umidade, fungos e pragas de insetos. As unhas são usadas como fixadores.
Colocar madeira compensada no chão do sótão
Trabalho no teto
Uma variedade de materiais é usada no teto, dependendo das preferências dos proprietários da casa:
- drywall
- tetos falsos (filme de PVC, tecido),
- forro
- madeira compensada
- OSB, painéis de fibras, painéis de aglomerado.
Todos os materiais listados, além de tetos falsos, são montados da mesma maneira que para revestimento de paredes.
Teto de palafita
Filmes de PVC e panos de tecido para o teto - uma solução para o interior em quase todos os estilos. A estrutura do dispositivo pode ser fabricada para praticamente qualquer superfície, inclusive inclinada. Graças a isso, o filme repetirá completamente a forma do telhado.
Teto tensionado no sótão
Outra vantagem desse método é que o dispositivo desse teto praticamente não esconde o espaço utilizável. Além disso, o filme protege o interior da sala contra vazamentos, porque não vaza líquido.
Design de teto tensionado no sótão
A decoração desempenha um papel crucial. Se os materiais forem escolhidos incorretamente ou a tecnologia não for seguida durante a instalação, a sala parecerá estranha. As opções mais comuns para decoração são chapas de gesso cartonado, OSB, compensado, aglomerado, aglomerado. Além disso, os acabamentos em madeira natural não perdem popularidade, o que, além de parecer espetacular, é ecológico. Para o teto, além das opções tradicionais, você pode usar sistemas de tensão, que têm muitos designs e se adaptam a qualquer interior.
Ksenia Skvortsova. Editor Chefe. O autor.
Planejamento e distribuição de responsabilidades na equipe de produção de conteúdo, trabalho com textos.
Educação: Academia Estadual de Cultura de Kharkiv, especialidade "Culturologista. Professor de história e teoria da cultura. " Experiência em direitos autorais: De 2010 até o presente. Editor: desde 2016.