Como colocar o laminado corretamente com suas próprias mãos, as melhores instruções passo a passo lhe dirão. Antes de iniciar a produção desses trabalhos, é necessário esclarecer se é possível colocar o laminado em uma mesa de concreto, qual esquema de layout é melhor escolher, quais regras precisam ser seguidas? Recentemente, a popularidade de pisos laminados tem aumentado, muitas pessoas estão preocupadas com os problemas relacionados a esse tipo de revestimento, incluindo se é possível colocar o laminado em pisos irregulares ou a granel. Vamos tentar lidar com a maioria deles.
Classes laminadas - qual escolher?
Antes de descobrir como colocar o laminado na mesa, ou fixá-lo no chão, ou como colocar adequadamente o laminado em um piso irregular, você precisa escolher o tipo certo de revestimento.
O que é um revestimento laminado? É uma camada estruturada composta de madeira prensada, tratada especialmente com substâncias especiais.
É necessário selecionar a base para revestimento da superfície do piso, com foco nas classes de painéis laminados, e não apenas na estética externa desses elementos,
De acordo com os padrões europeus, a classe é instalada após o teste em vários parâmetros:
- capacidade de suportar carga sustentada,
- resistência à abrasão
- resistência ao choque, estresse mecânico,
- capacidade de suportar diferentes indicadores de temperatura, suas mudanças,
- nível de adesão da camada,
- exposição à luz solar
- escorregadio
- a probabilidade de vários tipos de manchas,
- a presença de formaldeído,
- antiestaticidade
- capacidade e velocidade do inchaço sob a influência da umidade.
Importante! As características de colocar o laminado com suas próprias mãos não dependerão de maneira alguma da classe de produtos comprados. O progresso é sempre o mesmo.
Os mais populares são as classes de painéis laminados:
- 31: adequado para salas com uma pequena carga. Você pode montar o laminado no quarto, escritório.
- 32: vai equipar salas onde a carga aparece com mais frequência (berçário, sala de estar).
- 33: destinado a salas onde a carga do piso é intensa (sala de jantar, espaço da cozinha).
- 34: acima da versão anterior, adequado para uso no banheiro, corredor.
A classe certa deve ser selecionada com base em uma regra importante: alta carga e exposição constante a ambientes agressivos exigem a compra de matérias-primas de alta classe.
Os produtos da classe 31 são projetados para uso onde o nível de carga é mínimo. Sua vida útil é de aproximadamente doze anos, mas o custo acessível o torna um tipo popular de produto.
- resistência ao calor
- resistência ao fogo
- resistência à abrasão média,
- resistência ao impacto
- resistência a danos mecânicos.
Importante! As placas pertencentes à trigésima primeira classe não são adequadas para salas onde a limpeza com água é feita com freqüência ou o nível de umidade é alto.
A cobertura da classe 32 é adequada para salas onde a carga é de magnitude média. Esse gênero pode funcionar até 15 anos.
- piso de alta qualidade,
- resistência obtida pela espessura das placas de até 9,5 mm,
- alto nível de resistência ao desgaste,
- grande variedade de paleta de cores, textura,
- custo razoável.
As placas pertencentes à 33ª classe são colocadas onde as pessoas devem andar constantemente, por exemplo, no corredor, na cozinha. Os fabricantes prometem uma vida útil de até trinta anos, sem alterar os indicadores externos desse revestimento.
- alta espessura (12 mm), proporcionando excelente isolamento de ruído e retenção de calor,
- a resistência das juntas do castelo, tratadas adicionalmente com produtos de cera, a fim de proteger contra a umidade e a deterioração,
- possibilidade de deitar no banheiro,
- aumento da resistência ao fogo, escorregamento,
- falta de burnout sob a influência dos raios do sol,
- custo acessível.
A trigésima quarta classe inclui uma variedade comercial de pranchas. Eles são coletados em salas onde o tráfego é alto, alta umidade pode estar presente. Os fabricantes garantem sua operação por 50 anos.
Opções e métodos de instalação
As opções de layout para o laminado nas portas ou nas salas adjacentes podem ser variadas. Normalmente, esse tipo de revestimento é realizado de três maneiras:
- Cola.
- O sistema de clique (com uma trava de plástico).
- Sistema de castelo "trava".
A técnica da cola não é usada com muita frequência, ela se assemelha ao método usado durante a instalação da placa de parquet. A essência do método é o revestimento de painéis com uma composição especial, após a qual os elementos individuais são conectados entre si. Como regra, esse método é usado quando a sala será usada ativamente; portanto, é necessária uma proteção ideal contra a penetração de umidade nas lacunas existentes (aqui a base adesiva as preencherá).
Este piso permite colocar o laminado no piso curvo, porque não há necessidade de proteger as juntas do castelo. No entanto, o método raramente é implementado, porque a instalação é demorada, o adesivo pode secar, o que reduz a duração da operação e é impossível reparar seções individuais desse revestimento.
Na maioria das vezes, os modelos equipados com um sistema de trava de clique são usados. Aqui, a instalação é muito simples, é implementada usando o método thorn-groove:
- um painel é inserido na abertura de outro,
- mantém um ângulo de 30 graus,
- painéis são pressionados um contra o outro,
- um som característico é ouvido
- Com um bloco e um martelo, o painel é inserido no elemento anterior.
O sistema de bloqueio funciona de maneira diferente. Laminado com uma trava é colocado estritamente horizontalmente com uma pequena folga. Os espigões são combinados com as ranhuras, após o que, pela ação de uma barra e um martelo, são presos até que a trava funcione. Alguns consumidores perguntam: esses modelos podem ser colados para aumentar a resistência de união? Para fazer isso é irracional, se necessário, substitua um dos elementos danificados acidentalmente, será impossível fazer isso.
Um laminado com uma trava de plástico é colocado de maneira direta, paralelo à direção da luz. Se a geometria da sala for tal que possibilite o uso de métodos diagonais ou perpendiculares, na prática eles serão implementados; além disso, o piso a granel sob o laminado será alojado ou será escolhido um método de nivelamento diferente, não importa.
As condições de iluminação do apartamento, bem como a decisão do projeto, exigem a seleção de uma das opções de layout do painel:
- Clássica
- Xadrez.
- Diagonal (deck).
Importante! As principais condições de cada um dos esquemas estão espalhando a tampa: cada painel da próxima fila é movido 20 cm para frente.Esta opção permite enfatizar a geometria da sala, enfatizar as vantagens, ocultar as desvantagens.
O esquema clássico permite que você coloque o laminado na porta e dentro da sala. É considerado o mais econômico e, portanto, é usado com muita frequência.
- o processo permite ocultar a irregularidade do piso, começa na parede, corre paralela aos raios de luz vindos da janela,
- os restos de painéis de uma linha vão para o início da próxima,
- painéis de acabamento são necessários na porta, ao redor do tubo de aquecimento próximo à bateria,
- especialistas aconselham usar apenas os cortes cujo comprimento exceda 30 cm,
- Uma vantagem importante do esquema é a presença de não mais que 5% de resíduos.
Uma disposição de painéis quadriculado ou de tijolo exige o deslocamento das placas de cada linha pela metade da placa da linha anterior. A principal desvantagem de tais esquemas é a óbvia superação de custos de matérias-primas, no valor de cerca de 15%. No entanto, esta técnica permite aumentar a resistência do revestimento em cerca de 2 vezes.
O arranjo diagonal dos elementos laminados praticamente não difere do clássico. Aqui, o trabalho é realizado a partir da parede em que a moldura da porta está localizada, observando um ângulo de 45 graus. Esse revestimento parece incrivelmente elegante, permitindo a expansão visual de salas muito pequenas.
O uso excessivo de matérias-primas com um método de dobra diagonal pode ser de cerca de 10%, em salas compridas de até 15 cm. Indicadores específicos dependerão da geometria do espaço.
Preparação da fundação
O laminado pode ser colocado em pisos irregulares? Segundo os especialistas, se o piso for irregular, não será recomendável iniciar o trabalho. Sem um nivelamento de piso feito adequadamente, não haverá certeza de que o revestimento ficará adequadamente e não se pode esperar uma vida útil longa.
Colocar um laminado em um piso irregular pode fazer com que ele dure até menos do que o prazo mínimo prometido pelo fabricante. Este tipo de revestimento não tolera distorções, lascas, sujeira.
Quando se trata de uma base concreta, existem várias sutilezas:
- Certifique-se de verificar o nível do cimento ou outra superfície,
- às vezes, torna-se necessário colocar o laminado no piso autonivelante, com os faróis expostos. A propósito, a questão aqui é se é possível colocar o laminado em uma mesa de concreto. Esta opção é permitida, mais importante, a presença de uma camada uniforme, sem um único espaço. O especialista ajudará a responder à pergunta de qual piso a granel escolher sob o laminado,
a instalação em tábuas de madeira envolve o rastreamento do nível, com a subsequente correção dos defeitos encontrados. Aqui você pode aplicar loop ou alinhamento com um plano, - às vezes é mais rentável desmontar completamente pisos de madeira, preencher o nível desejado ou apenas costurar madeira compensada,
- Depois de concluir todo o trabalho de nivelamento, remova cuidadosamente todos os vestígios de poeira da superfície.
Instalação de camada e substrato isolantes
Tendo considerado a questão de evitar uma situação como colocar um laminado em um piso irregular, é necessário esclarecer onde começa todo o processo de instalação. Antes de colocar o laminado perto das paredes e em todo o espaço da sala, é necessário preparar o substrato e realizar o trabalho de isolamento necessário.
Antes de colocar o laminado, é necessário criar uma poderosa base de impermeabilização. O fato é que os painéis laminados absorvem facilmente o excesso de líquido, por isso é importante separá-los das placas usando uma camada de filme de barreira de vapor (sua espessura deve ser de 200 mícrons).
Realizando a colocação do laminado com suas próprias mãos, não se esqueça da necessidade de colocar um substrato entre o filme e o revestimento final.
Em sua qualidade pode ser:
- pasta de madeira e papel,
- cortiça
- polietileno espumado,
- tipo folha de poliestireno expandido.
O substrato sob o laminado é colocado para equalizar as diferenças de piso restantes, além disso, tem a capacidade de aumentar o desempenho do isolamento térmico e acústico.
Métodos de união de painéis
Antes de considerar como colocar um laminado em uma porta, você precisa prestar atenção novamente às maneiras pelas quais os painéis podem ser conectados uns aos outros. Fixar laminado com adesivo é extremamente raro. Esta opção é adequada para fixar o laminado sem travar as juntas.
Com muito mais frequência, os métodos de clique e bloqueio descritos acima são usados. Eles permitem enquadrar facilmente a transição do laminado de sala em sala. Como colocar um laminado em casa com as próprias mãos, instruções passo a passo ajudarão a considerar em detalhes.
Cálculo laminado
Colocamos o laminado com nossas próprias mãos corretamente. Portanto, realizamos preliminarmente cálculos para determinar a quantidade exata de matérias-primas que precisam ser compradas antes do início do trabalho.
O processo de cálculo é assim:
- descubra a área da sala em que o trabalho será realizado. Para fazer isso, meça o comprimento e a largura, multiplique esses indicadores,
- usando a mesma fórmula, especifique a área do laminado no chão. A maioria das placas tem um metro de comprimento, então elas medem apenas a largura dos painéis,
- depois resta apenas dividir a área da sala pela mesma quantidade de painéis para obter o número necessário de placas.
Importante! A instalação de um laminado entre salas sem limites ou com ele requer um cálculo cuidadoso da quantidade necessária de material.
Instruções passo a passo - como colocar um laminado com suas próprias mãos
As instruções de instalação do laminado envolvem as seguintes etapas. Primeiro, estudaremos o método do castelo de instalar painéis:
- Espalhe o substrato, cole cuidadosamente todas as juntas usando fita adesiva.
- Viu o pente saliente do quadro.
- Formar uma costura de deformação, colocando calços, deve ser 8-12 mm. Este elemento é obrigatório, pois permite obter uniformidade de estreitamento / expansão da camada assentada com uma mudança de umidade e temperatura do ar na sala.
- Chegando ao final da primeira linha, será necessário cortar a prancha, será mais conveniente fazer isso com um quebra-cabeça elétrico e um canto de construção. Como colocar um laminado sob uma moldura de porta, consideraremos abaixo.
- A instalação da próxima linha começará com o elemento cortado, o principal é que é mais da metade do painel.
- É melhor preferir uma ordem de colocação escalonada, pois ele conseguirá carregamento uniforme de costuras.
- Cada painel é anexado à ranhura em ângulo, cuidadosamente inserido, martelado com uma ponta de borracha com um martelo para obter a conexão ideal dos elementos.
- A última linha (sem contar a instalação do laminado ao redor do sistema de aquecimento) é montada com um suporte. Certifique-se de deixar um espaço.
- Colocar o laminado perto da porta é realizado ainda mais.
- Quando o trabalho estiver concluído, remova as cunhas do suporte, monte o rodapé.
Importante! Você não pode martelar com um martelo em cima dos painéis, é tão fácil danificar a camada superior; para esse efeito, um bloco ou sucata desnecessária da placa é colocada.
A variedade de cola dos trabalhos de instalação tem muitas vantagens:
- após a secagem da composição, obtém-se resistência suficiente ao revestimento que excede os indicadores alcançáveis apertando as ranhuras,
- colocar o laminado perto dos tubos será feito com a maior precisão possível,
- a cola minimiza a probabilidade de poeira, umidade, sujeira penetrar nas juntas,
- A colocação dos painéis no piso autonivelante permite ocultar as diferenças de altura existentes (esses elementos podem ser colados para operação a longo prazo, dependerão da qualidade do trabalho realizado e dos materiais utilizados).
Este método de instalação também possui algumas desvantagens:
- a impossibilidade de montar no sistema "piso quente",
- é proibido o uso de cola PVA, somente compostos especiais devem ser utilizados,
- será possível usar a superfície para a finalidade a que se destina somente depois que o revestimento estiver completamente seco,
- o uso secundário de placas após seu desmantelamento forçado não é possível.
A colocação de um método de pavimento laminado usando cola é a seguinte:
- Prepare a base: espalhe a camada de isolamento, coloque o substrato, salve a junta de expansão. Aqui, todas as mesmas ações são executadas como no caso anterior.
- Dilua o adesivo, seguindo rigorosamente as instruções do fabricante.
- Remova a ranhura saliente de todos os painéis que compõem a primeira linha.
- Prenda o primeiro elemento na parede, insira as cunhas e forme um espaço de compensação.
- Aplique o adesivo na face final que sobressai.
- Conecte as placas, remova a cola restante e não espere até que endureçam; isso não terá êxito.
- Derrube os painéis, se necessário.
- Repita todas as etapas para as linhas restantes.
- Para remover as cunhas de expansão, montar os rodapés.
Deitado laminado em torno de tubos e perto de portas
Todos os tipos de assentamento do laminado necessariamente envolvem trabalho em torno do tubo, com e sem limites, além de recursos para solucionar o problema de como obter um laminado sob a moldura da porta.
O processo de trabalho é assim (independentemente dos tipos selecionados de instalação):
- Corte os segmentos desejados, levando em consideração os parâmetros medidos.
- Meça a distância do centro do tubo à parede. Marque a linha central na parte superior do painel.
- Esclareça a distância entre a extremidade da placa e o centro do tubo, marque a perpendicular, obtendo assim o centro do tubo.
- Meça o diâmetro do tubo, adicione 8 mm à figura resultante (isso é necessário para a junta de expansão). Com uma bússola para marcar o local do corte.
- Faça um furo usando uma furadeira elétrica equipada com uma furadeira. Você precisa serrar a placa ao longo da linha central para que não haja problemas em como unir o laminado.
- As juntas precisam ser manchadas com cola.
- Cole o laminado com muito cuidado. impedindo a formação de turnos.
A colocação de um laminado em uma porta pode ocorrer de três maneiras:
- Juntar o laminado na porta com a instalação inicial de placas e a instalação subsequente da caixa.
- Serrar o revestimento existente em relação à altura das lamelas. Este último é executado sob a caixa.
- A última maneira, como conectar o laminado entre as salas, será o corte nivelado. É realizado quando toda a estrutura já está de pé. Essa opção é melhor realizada apenas por profissionais, sem experiência adequada, o resultado pode ser insatisfatório.
Métodos de layout para pisos laminados
Existem diferentes opções para a instalação de lamelas, cada uma delas com suas próprias características. O layout do deck do laminado, cujo esquema é apresentado, permite obter a geometria da sala mais impressionante. Além disso, os métodos são frequentemente escolhidos quando as placas são colocadas perpendicularmente ou paralelamente à fonte de luz (janela).
Qual método é melhor, escada ou diagonal, é necessário esclarecer com base nos recursos específicos das instalações existentes.
Cuidado laminado
Depois de descobrir como fazer o piso do laminado com suas próprias mãos, especificando como colocar o laminado na porta, você não pode parar nas características de cuidar desse revestimento.
Inclui várias regras importantes:
- preservação da secura
- remoção oportuna da água com um pano macio,
- o uso de selante especial para manter a integridade dos bloqueios (especialmente quando o revestimento estiver em uma sala com um alto nível de umidade),
- proibição do uso de composições detergentes agressivas, produtos contendo uma grande quantidade de glicerina,
- a contaminação deve ser removida com um pano bem torcido previamente umedecido com água diluída com um meio de cuidar desses revestimentos.
Primeira regra
Você não pode iniciar a instalação imediatamente após a compra!
Os painéis da embalagem original devem ser climatizados.
Aclimatação- este é o alinhamento da temperatura e umidade do material de construção com a temperatura e a umidade da sala onde será instalado.
Isso é especialmente importante nos meses de inverno, quando os painéis são trazidos de áreas de armazenamento sem aquecimento.
Portanto, é necessário deixar os painéis na sala onde serão montados por pelo menos 48 horas.
Ao mesmo tempo, a temperatura ambiente não deve ser inferior a 15 graus Celsius e a umidade não superior a 60%.
É aconselhável colocar as embalagens dos painéis separadamente uma da outra ou não mais do que dois andares em cima uma da outra, como mostra a foto abaixo.
Após dois dias, a temperatura e o nível de umidade do material estarão alinhados com a umidade da sala.
Condições ideais para pisos laminados:
- temperatura do ar interior - 18-22 graus Celsius,
- umidade 40-65%.
Segunda regra
Para uma produção de alta qualidade de todo o trabalho na sala, é necessário garantir a disponibilidade de uma boa iluminação.
Os pacotes com placas laminadas devem ser desembalados no dia da instalação.
Cada painel de piso deve ser verificado, antes da instalação e durante a instalação, quanto a possíveis danos a defeitos visíveis a olho nu (diferença de decoração, tamanho, grau de brilho, etc.).
A inspeção deve começar inspecionando as embalagens nas quais os painéis estão localizados.
Painéis danificados não são adequados para instalação.
Para uma colocação correta do laminado, leia atentamente as instruções do fabricante, localizadas em cada embalagem.
Terceira regra
Marcamos a colocação do laminado, ou seja, calculamos as margens tecnológicas necessárias (lacunas) das paredes e outras saliências, se houver.
Para fazer isso, meça as paredes paralelas uma em relação à outra em comprimento, para que o piso fique uniformemente.
Se forem encontrados desvios na geometria da sala, os levaremos em consideração no cálculo das lacunas de deformação.
1. Primeiro, você precisa calcular a largura da última linha de painéis, que deve ter pelo menos 50 mm, e o comprimento da última linha de painéis, que deve ter pelo menos 300 mm.
Isso pode ser feito usando uma fita métrica ou disponha uma linha de placas laminadas em comprimento e a outra em largura.
O requisito para a largura da última tela de pelo menos 50 mm deve-se ao fato de isso permitir que você solte a trava sem dificuldade.
Se, ao calcular a última linha, a largura ou o comprimento for menor que as dimensões recomendadas, a primeira faixa do piso deverá ser cortada de acordo com a largura e / ou o comprimento.
2. Além disso, entre os painéis e todos os elementos fixos da sala (paredes, colunas, caixilhos de portas, tubos, etc.), é necessário deixar um espaço de 8 a 12 mm (na maioria das vezes deixa um espaço de 10 mm), as chamadas juntas de expansão, espaço tecnológico ou de expansão.
Porque, sob a influência de mudanças de temperatura e umidade na sala, as placas laminadas se expandem e contraem, ou seja, ocorre dilatação.
Dilatação- Este é o processo de aumentar o volume de material sob a influência de condições de temperatura, saturação intensa com a umidade.
Esse processo acompanha quase todos os materiais de construção com uma estrutura porosa - tijolo, madeira, OSB, gesso, magnesita, laminado, etc.
Portanto, é impossível produzir pisos perto das paredes e de outros elementos fixos da sala.
Caso contrário, durante a expansão, os painéis sob alta pressão encontrarão obstáculos (paredes ou outros) e, devido ao fato de não terem para onde se expandir, a energia de expansão irá para o meio do piso (o ponto mais fraco), portanto, deformação do piso (flexão, inchaço, etc.).
As juntas de expansão (térmicas) com um tamanho de 10 mm são uma folga suficiente para a expansão desimpedida do piso laminado, isto é, o chão permanece nivelado.
Outra função das juntas térmicas é que elas permitem que o laminado respire e removem a umidade formada por baixo.
Além disso, os recuos impedem a transmissão do som do chão para as paredes.
Como colocar o primeiro painel laminado?
O painel laminado possui apenas quatro lados:
- dois lados com uma vieira pequena (estreita) (saliência, ranhura, trava)
- dois lados com uma vieira grande (larga) (saliência, ranhura, trava)
Colocamos a primeira folha do laminado com as extremidades e os lados laterais das paredes, nomeadamente com vieiras estreitas, e repousamos contra as cunhas de distância.
Aplicamos a segunda folha uniformemente com toda a superfície da extremidade à extremidade (trava a trava), da primeira folha, em um ângulo de cerca de 15 a 20 graus, enquanto a primeira e a segunda folhas devem formar uma placa longitudinal reta, composta por dois painéis, sem folgas.
Como diz o ditado "flush".
Erros comuns ao unir placas laminadas.
Erro nº 1 Docking iniciando em um canto:
Erro número 2 Docking inserindo a ranhura da trava:
Encaixe todos os painéis da maneira correta na parede oposta.
A folha final do laminado é cortada no tamanho certo à direita, de modo que fique uniformemente e em contato com a cunha remota instalada na parede oposta desde o início da colocação.
Nesta fase, você pode se elogiar e ser feliz, porque o começo foi estabelecido com sucesso.
Para colocar a segunda linha, cortamos a primeira prancha, no lado esquerdo, com um comprimento de 300-650 mm, para que o piso seja escalonado, o que garante uma fixação confiável do piso.
Se você tiver uma pergunta: “como consertar o laminado?”, Saiba que o laminado é colocado na ênfase das cunhas para ficar imóvel durante a instalação, no final todas as cunhas devem ser removidas.
No futuro, todas as placas laminadas serão mantidas juntas em seus bloqueios trancados, esse método de assentamento é chamado de "flutuante".
Como colocar laminado com bloqueio 5G?
Por exemplo, ao montar painéis com uma trava 5G, a segunda e as tiras subsequentes começam a se encaixar na conexão dos lados mais longos dos painéis (extremidades).
Para fazer isso, primeiro insira o painel em um ângulo de 15 a 20 graus com um pente na ranhura da placa já colocada e, em seguida, abaixe-o cuidadosamente no chão.
A segunda prancha da segunda e das filas subseqüentes também é colocada com o lado comprido da folha já colocada e com a extremidade voltada para a trava da prancha anterior.
Com uma olhada, verificamos se tudo está bem.
Se tudo estiver suave, com um golpe suave, com a mão ou com um martelo de borracha especial (martelo), aplicado de cima para baixo, ao longo da borda da prancha, do lado da extremidade da bunda, fechamos a trava.
Agora todos os bloqueios estão travados com firmeza e segurança.
Como colocar um laminado com um clique ou trava loc (clique, trava)?
Para colocar o laminado adequadamente com suas próprias mãos, clique ou bloqueie as travas, use o seguinte método.
A instalação da primeira cadeia de placas não difere da colocação por outros meios, isto é, ocorre o encaixe dos painéis.
A primeira folha da segunda linha é unida pelo comprimento lateral à primeira linha de placas laminadas.
A segunda e subsequente folha laminada são colocadas, unindo exatamente as extremidades.
Em seguida, juntando a segunda placa à primeira, terceira com a segunda e assim por diante, obtemos uma faixa longa contínua, na qual juntamos ao longo da primeira linha, levantando a borda dos painéis da segunda linha mais próxima de nós e pressionando a borda mais distante na borda da primeira linha do laminado.
Para que as travas se encaixem no lugar, você terá um plano único e plano, composto por duas linhas de piso.
Por analogia, fazemos as seguintes linhas.
Para a colocação de um laminado com cliques, travas e outros, também é utilizado um único método de montagem.
I.e. a primeira prancha da segunda linha une o lado comprido à primeira linha.
A segunda placa da segunda linha é unida de ponta a ponta ao final da folha anterior da faixa atual do piso e, levantando suavemente essa estrutura, do lado mais próximo para si mesma, consistindo nas primeira e segunda folhas da segunda linha, colocamos a borda direita da segunda folha na trava da placa laminada no lado longo primeira linha.
Então os abaixamos suavemente no chão.
Assim, verificou-se que a borda mais distante da segunda folha da segunda linha está na fechadura, e as bordas central e próxima (esquerda) da folha da segunda linha não são quebradas, ou seja, existe uma pequena folga de 1-2mm.
Para encaixar a segunda folha totalmente, seguramos a segunda folha com a mão direita em um ângulo de 15 a 20 graus e batemos suavemente na borda esquerda da segunda folha, segunda linha, com a mão esquerda para que a trava faça um clique.
Verificamos se tudo está firmemente ancorado; se percebermos que há um pequeno clique, ele deve ser removido.
Para fazer isso, pegue a borda mais próxima do painel alinhado e levante / abaixe-o com cuidado, cerca de 30-50 mm, para cima e para baixo, enquanto o aperta para que os painéis se fechem firmemente, o que acontece literalmente em 3-5 levantamentos / abaixamentos.
A fim de evitar dores na mão esquerda, após tal calcamento, recomendamos o uso de uma ferramenta especial - um suporte para ralar pisos laminados ou um amortecedor (bloco) e um martelo.
Além disso, para esses fins, você pode usar um segmento do laminado com um tamanho de pelo menos 200 mm, que é perfeitamente inserido na ranhura da placa laminada do laminado e batendo na peça com um martelo, a trava nas travas do painel.
Ao mesmo tempo, o próprio painel permanece ileso, porque golpeamos com um martelo sobre um segmento especial, que jogaremos fora posteriormente.
Leia mais sobre a ferramenta usada na colocação do laminado, veja aqui.
Colocando a última linha de laminado
Juntamos todas as linhas do piso laminado por analogia com a colocação do segundo acoplador.
Fazemos a última linha da mesma maneira, mas porque a última fila estará diretamente perto da parede, então a parede nos perturbará.
Portanto, para unir os lados longitudinais da última linha do piso com a penúltima fila, usamos um suporte especial para colocar o laminado ou um simples extrator de unhas.
Essas ferramentas permitem que você faça movimentos suaves e com força suficiente para pressionar os painéis estreitos da última linha até os penúltimos e trancados.
No final da instalação do laminado, removemos todas as cunhas remotas e deixamos o piso por 2 a 3 dias (consulte as instruções do fabricante) para que ele seja totalmente assentado, ou seja, Use o chão o mais tardar 48 horas após a instalação.
No final de todo o trabalho, instalamos rodapés que ocultam as juntas de expansão.
Como instalar rodapés, veja aqui.
Escolhendo um método de layout
Um mestre experiente dirá: o acabamento certo é colocado na fase de design. Não é necessário desenvolver um desenho profissional e fazer uma estimativa. Uma imagem bastante esquemática da sala, que mostra onde as portas e janelas estão localizadas. Se você apresentar a imagem final, é mais fácil escolher um método de layout.
No total, existem mais de 50 opções de estilo. Não consideraremos todos eles: é improvável que um finalizador sem experiência decida usar um método complexo. Basta escolher um dos três métodos básicos.
- perpendicular à janela: se as lamelas estiverem posicionadas de modo que a direção das junções coincida com a direção dos raios do sol, as articulações entre elas se tornarão invisíveis,
- paralelo à janela: a sombra resultante enfatizará as juntas, mas a sala parecerá mais espaçosa,
- na diagonal: a maneira como os proprietários gostam.
Geralmente escolha a primeira opção. Dá a impressão de um piso monolítico. O segundo método é adequado para uma sala longa e estreita: será possível esticá-lo em largura. Em ambos os casos, o laminado deve ser tomado com uma margem de 5-7%. O terceiro método é ideal se a área da sala for pequena ou se você precisar dividi-la em zonas. Nesse caso, o estoque de material deve ser de pelo menos 15%.
O que será necessário para o estilo?
Leva 3-4 horas para colocar um laminado em uma sala de 15–25 m2 em uma base acabada. Este tipo de revestimento refere-se a "pisos flutuantes", que não são fixados rigidamente na base por baixo, mas simplesmente ficam sobre ela sem fixação. Portanto, é apenas necessário colocar lamelas laminadas individuais em uma mesa ou piso de lajes de madeira, conectando-as firmemente.
Para colocar o laminado a partir de ferramentas, você precisará de:
- roleta
- um martelo
- um lápis
- nível de construção
- serra de vaivém ou serra com um dente fino.
Não é necessário nada particularmente especializado para a instalação do revestimento em questão. Nenhuma habilidade especial é necessária para isso. Sem problemas e manuseie corretamente a ferramenta especificada no estado da maioria dos mestres domésticos. Esta instalação de portas interiores com suas próprias mãos ainda pode causar dificuldades. Com um acabamento laminado, tudo é muito mais simples.
Laminado no interior
Além das lamelas do próprio laminado, para colocá-lo no chão, também será necessário um filme plástico para impermeabilização. Além disso, você precisa de um substrato de cortiça, polietileno espumado ou outro material similar. A tarefa desse revestimento é aumentar o isolamento acústico e a distribuição de carga das pranchas individuais do revestimento laminado até a base.
Não é recomendável negligenciar a colocação do substrato. É fornecido por todas as instruções passo a passo dos fabricantes de laminados.Se você não colocar, poderá esquecer imediatamente a garantia de cobertura.
Opções de layout de piso
Preparação do piso
Para que o laminado sirva por um longo tempo, a base sob ele deve estar perfeitamente nivelada. As diferenças de altura são permitidas apenas dentro de alguns milímetros por metro de cobertura. Se houver mais solavancos no piso áspero, as lamelas se separarão nas juntas devido à distribuição desigual da carga.
A colocação do laminado é baixada para a base de:
- tábuas de chão e tábuas de parquet,
- placas de madeira
- ladrilho
- linóleo
- concreto (betonilhas ou lajes).
Ferramentas de estilo
A principal condição é que a base deve ser lisa e estável sob os pés de uma pessoa que anda por ela. Placas de flexão ou recessos (saliências) em uma superfície de concreto não são permitidas aqui. Se houver tais falhas em uma base aproximada, elas deverão ser eliminadas antes de começar a colocar o laminado.
Se o piso ou o piso atender aos requisitos de nivelamento e resistência ao estresse, ele poderá ser deixado. Caso contrário, é necessário desmontar essa base e equipar uma nova.
Nivelamento do piso
Para nivelar a base áspera, use frequentemente uma mesa de piso úmida ou semi-seca do DSP. Esta é a opção mais confiável e durável. O concreto é capaz de suportar cargas pesadas e é resistente à umidade. No entanto, levará três semanas para definir e solidificar. Se for decidido colocar o laminado em uma mesa de concreto, o reparo na casa poderá durar mais de um mês.
O piso áspero também é feito de placas de gesso, aglomerado, fibra de madeira ou compensado. Essa opção elimina processos úmidos e é mais rápida, pois não é necessário aguardar a argamassa de cimento endurecer. No entanto, com rupturas nos tubos, essa base geralmente precisa ser substituída total ou parcialmente pelo laminado. O contato com a água nas folhas de madeira e gesso é contra-indicado. Mas, na forma acabada, uma mesa pré-fabricada pesa muito menos que o concreto.
O substrato
Quase todos os fabricantes proíbem a colocação de laminado sem suporte. Essa camada subjacente é necessária para redistribuir as cargas no piso, reduzir o ruído e o isolamento adicional das lamelas laminadas da umidade do fundo da base.
Na maioria das vezes, como substrato para um laminado, eles colocam um filme de polietileno espumado com 2-3 mm de espessura. Ela não tem medo da umidade e é barata. Mas você pode usar análogos de cortiça, agulhas e poliestireno expandido. A cortiça e as variedades de coníferas pertencem a materiais naturais e ecológicos, mas perdem o contato com a água. As placas de poliestireno expandido são diferenciadas pelo aumento do ruído e do isolamento térmico, mas são combustíveis.
Métodos para a colocação de piso laminado
Antes de ir à loja para o revestimento em questão, você deve entender cuidadosamente como calcular o piso laminado para uma sala de uma quadratura específica em pedaços. Ninguém precisa do material extra e, se houver escassez, está longe de ser sempre possível obter exatamente as mesmas ripas para as que foram tiradas anteriormente. E aqui um papel importante é desempenhado pela maneira como as lamelas são dispostas no chão.
As tiras laminadas são dispostas de duas maneiras:
O primeiro é mais fácil de instalar e requer menos material. No segundo caso, há muito mais restos devido à necessidade de cortar as ripas em ângulo próximo às paredes. Mas as lamelas dispostas na diagonal na montagem parecem espetaculares. Ao mesmo tempo, nas duas versões, as placas são empilhadas com um deslocamento de 10 a 35 cm para a linha adjacente.
A conexão das tiras laminadas é feita com e sem cola. O uso do método adesivo é recomendado quando necessário para aumentar a resistência à umidade de todo o revestimento. A água não pode penetrar nas juntas entre as lamelas e não prejudica o substrato e a camada inferior do laminado.
Além disso, a segunda opção é frequentemente mais preferível. Após a colocação do acabamento laminado sem cola, pode ser desmontado, se necessário, para substituir uma ou mais lamelas. Placas coladas não podem ser desconectadas sem danos.
A conexão do laminado é realizada por travas nas extremidades:
- "Trava" (crista da ranhura).
- "Clique" (trava simples).
- UniClick (trava complexa).
O primeiro dos bloqueios é o mais fraco a quebrar, e o terceiro é o mais durável e confiável. No entanto, se a colocação do laminado for feita profissionalmente, todos eles garantem uma forte conexão das lamelas em um único revestimento laminado.
Princípio de assentamento laminado
Como cortar um laminado?
Você pode cortar o laminado com suas próprias mãos nos detalhes necessários:
- serra elétrica
- serra pequena para metal,
- faca de construção durável.
Ao cortar, é necessário garantir que cortes e arranhões não apareçam na camada decorativa superior. Então, na superfície sob os raios do sol, todos serão visíveis a olho nu. Por isso, não é recomendável usar uma serra em uma árvore com um dente grande e médio. Ela pode cortar sem receber sulcos feios é quase impossível.
Deitado laminado perto do limiar
Para obter uma seção transversal uniforme, é melhor usar algum tipo de guia ou quadrado de metal. E vale a pena fazer furos para tubos lentamente com uma faca.
O uso dessas ferramentas quase sempre proporciona um corte sem rebarbas. Se eles se formarem, esses trapos podem ser cortados com uma faca ou moídos com uma lima plana em uma árvore.
Deitando o chão ao redor dos canos
Recomendações
Coloque o laminado em conformidade com as seguintes regras simples:
- Antes da instalação, as lamelas devem ficar na sala na posição horizontal por pelo menos um dia para esfriar ou aquecer à temperatura ambiente.
- A colocação do laminado é permitida exclusivamente em base seca. Se uma mesa de concreto foi originalmente feita, a colocação do revestimento é permitida somente após a secagem completa.
- Antes de iniciar o trabalho, a base áspera deve ser cuidadosamente passada para que não haja pedrinhas e outros detritos nela. Se forem deixados sob o laminado, mais cedo ou mais tarde o substrato rasgará primeiro e, em seguida, o revestimento será danificado.
- Para identificar diferenças no piso irregular, você deve usar uma regra ou nível longo - os menores desvios serão visíveis nas lacunas exibidas.
- As tábuas são melhor empilhadas a partir da janela para que as costuras ao longo das fechaduras sejam menos visíveis à luz do dia.
- Entre as paredes e o laminado, devem permanecer lacunas de compensação de 8 a 10 mm de largura. Sem eles, o revestimento laminado, após expansão térmica, encosta na superfície da parede e sobe no meio da sala com um tubérculo.
- Para garantir que as lamelas não se movam durante a instalação e não fechem as folgas ao longo das paredes, devem ser colocadas cunhas espaçadoras. Então eles são limpos.
- Também devem ser feitos intervalos de compensação no meio da sala, se o revestimento for obtido em um comprimento superior a 10 metros. Após estas costuras devem ser fechadas com soleiras decorativas de plástico ou metal.
- O substrato e a impermeabilização devem ser colados com fita adesiva nas juntas de suas tiras individuais. Ao mesmo tempo, é impossível pregar esta subcamada na base áspera com cravos ou parafusá-la com parafusos. Não são permitidos orifícios aqui.
- A primeira fileira é colocada na parede com um espigão, para o qual é pré-cortada para não interferir.
Se as paredes forem irregulares, a instalação de cunhas espaçadoras e a colocação da primeira fila devem receber atenção especial. Quanto mais uniformes forem as primeiras lamelas, mais confiável será a conexão de todas as outras ripas.
Se você seguir rigorosamente as instruções e recomendações passo a passo, o revestimento laminado aplicado durará muitos anos. Não há nada particularmente complicado em sua instalação. Isso é para descobrir como escolher a porta da frente do apartamento e montá-la, você deve virar a cabeça ao máximo. Com este acabamento, nem tudo é tão assustador.
Conclusão
Ao colocar o laminado por conta própria, é extremamente importante colocar a primeira linha de maneira correta e uniforme. É melhor dedicar mais tempo a ele do que corrigir manchas ou mudar completamente o piso. Caso contrário, a instalação não deve causar problemas. Só é necessário inserir as lamelas uma a uma no local pretendido, travando as travas com pressão ou com um leve golpe do martelo.
Em que tipo de revestimento pode ser aplicado o laminado?
Você pode colocar o laminado em qualquer base: concreto, azulejo, linóleo, etc. O principal é prepará-lo e, se necessário, fortalecê-lo. Se desejar, você pode até colocar um novo laminado no antigo. Obviamente, desde que o revestimento anterior tenha sido preservado em boas condições.
Não coloque painéis laminados em uma base úmida ou não purificada. É proibido usá-lo em banhos e saunas. Se você escolher uma capa de cozinha, verifique se ela é resistente à umidade.
Deitado no chão de concreto
A condição da base de concreto determina o sucesso da instalação. Deve ser:
- liso, sem inchaços. Diferença de altura admissível - 2 mm por metro quadrado. medidor
- prova de umidade
- ruído e isolamento térmico.
Se o piso antigo foi desmontado, provavelmente, a base precisa ser nivelada. Geralmente, é suficiente colocar as covas ou remover as saliências. Se isso não for possível, você terá que colocar uma nova mesa.
Uma mesa tradicional é adequada - de concreto ou cimento. Coloque 4-5 semanas: esses revestimentos secam muito. Para descobrir se é possível iniciar a instalação do laminado, coloque um guardanapo na superfície. Cubra com azulejos e espere um dia. A superfície está pronta se o pano permanecer seco.
Misturas de endurecimento rápido a granel são uma opção mais moderna. Os fabricantes afirmam que secam em poucas horas. No entanto, não recomendamos correr para colocar painéis. Para a secagem completa deve levar 3-4 dias.
Quando a base é nivelada, você precisa impermeabilizar. A maneira mais fácil é sobrepor um filme comum e fixá-lo com fita adesiva. As lojas também possuem substratos criados especialmente para isolamento térmico, hidráulico e sonoro.
Se você escolher um laminado de quatro camadas, poderá fazê-lo sem impermeabilização. Sua última camada é feita de materiais impermeáveis à água. No entanto, não recomendamos isso. É melhor jogar pelo seguro e colocar o substrato mais simples. Portanto, será mais confiável.
Deitado piso laminado em um piso de madeira
A falta de piso de madeira maciça é estridente. Com o tempo, as unhas que prendem as tábuas soltas. Portanto, antes de colocar o laminado, você precisa fortalecer a base com parafusos.
Primeiro, consideramos quantos parafusos são necessários. Para fazer isso, descubra o número de defasagens na sala. É fácil de determinar: observe unhas ou fendas próximas às paredes. Então - contamos quantas pranchas cobrem o chão de largura. E, finalmente, multiplicamos um número por outro.
Por exemplo, há 10 defasagens e 30 placas na sala. Multiplicamos 10 por 30. Serão necessários 300 parafusos e 20% na reserva.
Parafusos são difíceis de parafusar em uma árvore. É mais fácil perfurar 70% do seu comprimento e só então - puxe as tábuas para os troncos. Se houver uma chave de fenda poderosa, a perfuração não será necessária. Ele vai lidar com a carga. Certifique-se de que as pranchas se encaixem perfeitamente nas defasagens, caso contrário elas se soltarão ao caminhar.
É mais conveniente nivelar o piso com madeira compensada. Basta colocar o material na base e atarraxá-lo com os mesmos parafusos em incrementos de 15 cm.Ajuste a posição do compensado com um nível e não se esqueça de deixar um espaço de 10 mm próximo à parede.
A base está pronta. Você pode começar a montar as ripas.
Deitado em linóleo
O linóleo é uma base temperamental. Se estiver em boas condições, servirá como revestimento isolante e fornecerá isolamento acústico adicional. Caso contrário, o piso é deformado e as lamelas se dobram. Portanto, antes de colocar o laminado, verifique se há defeitos de linóleo.
O material de base deve estar seco e limpo. Se houver orifícios, eles serão lacrados com restos do mesmo linóleo. Veja que a base não está decrépita. Caso contrário, aumentará com o tempo e as lamelas distorcerão. Para evitar isso, use um substrato com espessura de 3 mm ou mais.
Um parâmetro importante é a umidade. Colocar um laminado em linóleo úmido é impossível. Verifique se a base é fácil de instalar. Coloque o polietileno, esmague-o com objetos duros. Se não houver formação de condensação após dois dias (gotas de água no filme), prossiga com a instalação.
O substrato é necessário: é isso que evitará danos mecânicos. Pegue a cortiça - é elástica e mantém o chão mesmo após sérias influências físicas.
Alinhamento da superfície
Os profissionais não recomendam a colocação de um laminado em uma base irregular por três razões:
- a vida útil deste andar é inferior a um ano,
- devido à atividade física constante, os bloqueios divergem - isso levará à destruição de todo o revestimento,
- ao andar no chão rangerá.
Para determinar se há inchaços, use um nível. Meça o desvio. Se for mais do que o normal, você pode corrigir a situação com a ajuda de:
- substratos: se a diferença de altura for inferior a 2 mm por quadrado. medidor
- nivelando a base: em outros casos.
A maneira mais fácil de nivelar o piso com uma mistura de autonivelamento. Cuidado: este método é adequado apenas para substratos de concreto. Se a base for de madeira, use madeira compensada. Falamos sobre como usá-lo em uma seção separada.
Um conjunto de ferramentas para preparar um revestimento básico de concreto com um composto autonivelante:
- um balde limpo
- espátula
- rolo de borracha cravejado,
- perfure com um bico especial projetado para agitação. Se houver um misturador de construção - ele fará,
- a mistura.
Primeiro remova a sujeira, poeira e detritos da base. Então - separamos a mistura em um balde. Os fabricantes escrevem na embalagem em que proporções. Usando um misturador (ou broca), misture o conteúdo do recipiente. Garantimos que não há caroços e a consistência se assemelha a creme de leite.
Despeje a mistura no chão. Importante! Você precisa começar do ponto mais alto do piso: é mais fácil obter uniformidade. Distribuímos a composição sobre o revestimento com uma espátula. Realizamos um rolo em ambas as direções: ele remove bolhas de ar. Esperamos até a mistura endurecer.
Os tempos de secagem estão indicados na embalagem. No entanto, os fabricantes costumam escrever um termo pelo qual você pode andar na capa sem medo de prejudicá-la. Recomendamos adicionar mais alguns dias e só depois prosseguir com a instalação do laminado. Isso garante que o piso dure muito tempo.
Cálculo de material
Para calcular a quantidade de laminado necessária, é necessário saber o comprimento e a largura de uma prancha. Normalmente, os fabricantes escrevem essas características na embalagem.
Mostramos como calcular a quantidade de material usando um exemplo. Digamos que nosso quarto tenha 6 metros de comprimento e 4. de largura.Há uma pequena seção de frente para o corredor. O seu comprimento é de 1 metro e a largura é de 40 cm.
- o comprimento de uma barra é 0, 64 m: pegamos esses dados do pacote. Divida o comprimento da sala pelo comprimento da lamela. Acontece assim: 6 / 0,64 = 9, 375. Arredondamos para 10.
- Da mesma forma, prossiga com uma largura: 4 / 0,31 (largura da lamela) = 12,9. Arredonde para 13.
- levar em conta a área conectada ao corredor. Consideramos seu comprimento: 1 / 0,64 = 1,56. Largura: 0,4 / 0,31 = 1,29.
- consideramos quantas lamelas são necessárias para a sala - multiplicamos os dois valores obtidos (10 * 13) e obtemos 130. Fazemos o mesmo com a seção adjacente (2 * 2 = 4).
- adicione os dois números. Como resultado, veremos quantos painéis são necessários para cobrir a sala. 130 + 4 = 134.
- Geralmente, existem 8 placas em um pacote, mas é melhor verificar essas informações com o vendedor. Para descobrir o número de pacotes, divida 134 por 8. Precisamos de 15,5 pacotes. Para confiabilidade, tomamos 16: isso é definitivamente o suficiente.
O que mais você precisa saber ao calcular:
- ao redor do perímetro, é necessário deixar um recuo de 1 cm: é necessário para depreciação,
- se você planeja instalar diretamente, precisa de uma margem de 5 a 7%,
- se empilhadas em ângulo, a margem será de 10 a 15%.
As ferramentas
Antes de colocar o laminado com suas próprias mãos, compre tudo o que você precisa. O conjunto mínimo inclui:
- martelo / martelo: usado para aparar tiras,
- fita métrica de ponta de ferro durável
- Manequim: um bloco de madeira comum também é adequado. Necessário para um nocaute final,
- faca de papelaria: opcional, mas é mais fácil cortar o suporte e abrir a embalagem com ele,
- cunhas: ajude a manter o espaço entre a parede e a folha laminada,
- serra de vaivém: para cortar ripas. Você pode usar uma serra comum ou até uma serra,
- suporte de metal: para trabalhar com a última linha,
- lápis com caneta macia.
Colocação de material
Antes de colocar o laminado, deixe descansar em temperatura ambiente por 48 horas. Este tempo é necessário para a aclimatação. Então - começamos a montar as lamelas.
A primeira linha é colocada a partir de uma parede longa. Você não pode bater nas placas para que elas se conectem. Faça isso através da barra: os painéis não serão danificados. Cortamos o pente, o lado aparado é direcionado para a parede, mas permanece uma folga de 10 a 15 mm. Cuidado: deve ser menor que a largura do rodapé. Espalhe as fatias em incrementos de 40 cm: elas não soltarão.
Coletamos a primeira linha, anexamos a segunda. Por isso, agimos até obter um revestimento uniforme em toda a área do piso.
Quando chegamos à última linha, medimos quanto espaço livre resta. Arquivamos as lamelas para que elas se encaixem. Em seguida - remova os espaçadores, coloque os rodapés e as soleiras. Feito!
Perto dos canos
Tubos de aquecimento ou de água estão próximos das paredes: isso simplifica bastante a instalação. Primeiro, fazemos um modelo em papelão, marcamos um buraco para um cano, aplicamos em um local difícil. Corrija para conseguir o emparelhamento. Não se esqueça de deixar um espaço de 2-3 mm para que o laminado possa "andar" com diferenças de temperatura.
Transferimos o modelo para o painel laminado. Corte o buraco com um quebra-cabeças, arredonde-o com uma lima. Colocamos o quadro como de costume, fechamos a lacuna com uma sobreposição decorativa. Feito!
Se os tubos estiverem longe da parede, é mais conveniente usar outro método. Cortamos o painel com os orifícios para que os canos fiquem exatamente no meio. Prendemos as duas metades junto com a cola de construção. O algoritmo pode ser visto no diagrama abaixo.
Na porta
Para que a porta se feche sem obstruções, é necessário que a distância entre ela e a superfície do laminado seja de pelo menos 3 mm. É melhor descobrir antes de iniciar a instalação. Adicione a espessura do substrato e do painel laminado e subtraia o número resultante da distância entre a porta e a base do piso. Menos de 3 mm restantes? Em seguida, escolha uma das duas maneiras de resolver o problema:
- aparar a porta. A folha da porta é removida e aparada para que o painel se encaixe. Cuidado: mantenha as dimensões. Se você remover o excesso, não haverá chance de melhorar,
- apare o laminado. A lamela é cortada para que não entre em contato com a porta e uma margem de 5 mm é preservada perto das paredes. É mais simples, mas o resultado é menos estético.
Instalação do rodapé
O rodapé é instalado na fase final da decoração. Antes da instalação, ele deve ser cortado em um ângulo de 90 °: isso garantirá a resistência das juntas. Você não precisa ajustar todos os acabamentos imediatamente: é melhor fazer isso durante a fixação. Quando um elemento é fixo, o próximo é unido a ele e somente então é anexado.
É impossível fixar o rodapé no próprio laminado. É fixado na parede. Como consertar o perfil depende de que material é feito. Se você escolher uma versão laminada do MDF, observe o verso - deve haver uma ranhura. Um clipe especial é fixado na parede, o próprio perfil fica sobre ele. As juntas são revestidas com cola. Cuidado: se você tentar consertar o rodapé várias vezes sem sucesso, os sulcos se soltarão.
Para trabalhos em cantos, a caixa de esquadria é usada. O perfil é inserido pelo lado mais próximo do usuário e a borda está localizada na parte inferior da ferramenta. Em seguida, a baguete é cortada em um ângulo de 45 °. Segure firmemente o rodapé durante o corte, caso contrário a costura será irregular e, durante a união, aparecerá um espaço que não pode ser selado.
Antes de fixar o canto, verifique se os elementos estão bem ajustados. Se tudo for feito corretamente, não haverá lacunas.