Terminar a varanda é um motivo para aumentar a área útil do apartamento. Mesmo que o espaço seja pequeno, aqui você pode organizar uma oficina, uma área de recreação ou uma mini academia. Para que o resultado seja agradável, é necessário escolher os materiais de acabamento certos. Vamos falar sobre o que é melhor para fazer o chão na varanda ou na varanda.
Características da escolha de materiais para a varanda
Longe da construção, as pessoas têm certeza de que a varanda e a varanda diferem apenas na área. Mas isso não é verdade. A diferença fundamental é que o espaço da varanda é baseado em uma placa adjacente à parede com apenas um lado. Ou seja, está no limbo. Considerando que a loggia repousa sobre estruturas de suporte ao mesmo tempo por três lados. Esse fato determina os recursos na escolha de seu design.
As opções de piso na loggia são escolhidas sem muito medo de sobrecarregar a estrutura. Eles sempre suportam a altura mínima da mesa. Enquanto para uma varanda, uma mesa de concreto, principalmente escondendo alterações significativas de elevação, é quase sempre contra-indicada. É improvável que mesmo um novo fogão o suporte; são necessários cálculos e consultas com especialistas.
A base antiga quase certamente não vai lidar com a carga excessiva. Em alguns casos, é possível corrigir a situação usando um sistema de reforço de metal. Para encontrar uma solução para cada caso e calcular corretamente, apenas engenheiros e arquitetos com experiência na condução de tais cálculos.
Depende muito de como você planeja criar um espaço na varanda. Se for envidraçada e isolada, é possível o alinhamento com uma mesa seca ou um sistema de defasagem. Uma área aberta geralmente não é perfeitamente nivelada. A placa é restaurada com uma solução especial, rachaduras e outros defeitos são removidos. A guarnição superior é colocada em cima.
Os materiais de acabamento são selecionados com base no tipo de varanda que o proprietário vê. Espaços abertos e envidraçados requerem soluções diferentes. Vamos analisar as opções possíveis.
Qual o melhor material para o revestimento de uma varanda aberta
O acabamento está totalmente exposto a várias condições climáticas adversas. Portanto, o material deve ser resistente a temperaturas extremas, tolerar geadas e aquecer bem, não desmoronar sob a influência da umidade, suportar a radiação UV.
Devidamente preparado e moído. Todos os buracos, lascas e rachaduras são bem reparados pelo composto de reparo. Uma impermeabilização é aplicada sobre uma base preparada dessa maneira. Impede que a umidade entre na laje de concreto e evita que ela quebre. Escolha qualquer isolamento adequado: revestimento, rolo, etc. Em seguida, coloque um dos acabamentos.
1. telha cerâmica
Muitas variedades de revestimento estão disponíveis. Para uma área aberta, são escolhidas cerâmicas de baixo porosidade: clínquer, metlakh, porcelana, cotto, etc. Placas porosas, mesmo revestidas com esmalte, absorvem a umidade muito ativamente. Ao congelar, destruirá o ladrilho. Para o piso, apenas modelos brutos são selecionados que excluem escorregões.
Trabalho preliminar
Antes de considerar as opções de piso, você precisa preparar o piso para a decoração. Este procedimento envolve as seguintes etapas:
- Removemos a mesa antiga, a tinta, o linóleo, os azulejos e os itens em excesso da galeria.
- Eliminamos os centros de umidade ou decadência.
- Ligamos as rachaduras pelas quais a chuva e a neve se infiltram.
- Pulverize com uma preparação de construção contra fungos.
Como levantar o chão?
Se você precisar elevar o nível do piso na varanda com suas próprias mãos, poderá usar vários métodos, a escolha será feita dependendo da altura da diferença:
- se necessário, elevar o piso a uma altura não superior a 60 mm; em regra, é realizada uma betonilha de cimento;
- se a altura da diferença for superior a 60 mm, você poderá colocar um isolamento rígido (poliestireno) no chão e fazer uma placa de cimento por cima ou fazer um piso áspero de madeira compensada, colocando as folhas nos troncos.
Para fazer um piso áspero com madeira compensada, primeiro você precisa preparar a base - para reparar os defeitos e alinhar. Então você pode começar a colocar logs que podem ser feitos a partir de placas.
Como regra, é recomendável colocar logs em torno do perímetro primeiro, criando uma caixa. Em seguida, as toras são colocadas em toda a sala, o espaçamento dos elementos é de 40 a 50 cm e a altura da torta é determinada dependendo do nível necessário para elevar o piso.
Existem várias maneiras de fixar os toros na base de concreto. Se o trabalho for feito com suas próprias mãos, na maioria das vezes eles usam a fixação com a ajuda dos chefes. Os chamados fixadores emparelhados, que são colocados em ambos os lados dos troncos com um certo passo.
Os terminais são montados na laje da varanda usando cavilhas e os lags são parafusados nos terminais com parafusos. O design é muito confiável e durável. Se você planeja fazer o piso do tabuleiro, o material é colocado diretamente nos troncos.
Porém, se houver planos para aparar o piso com outro material, você primeiro precisará fazer um piso áspero de madeira compensada à prova de umidade. Para o trabalho, devem ser utilizadas folhas de madeira compensada com uma espessura de 8 mm. As folhas são cortadas em tiras ou quadrados e empilhadas em cima da defasagem "em uma corrida", ou seja, para que as juntas não coincidam. Prenda folhas de madeira compensada a parafusos autorroscantes ou a cola como "unhas líquidas".
Para evitar subsequentemente deformações do piso, é necessário deixar um espaço entre as paredes e o piso áspero de madeira compensada em torno do perímetro da sala. A largura do espaço é de 2 a 3 cm, mas não deve haver espaços entre as folhas de madeira compensada, elas devem ser bem colocadas. Após concluir a instalação do piso áspero, será possível finalizá-lo com o material selecionado.
Se a sala estiver aberta
Se não estiver planejado a realização de envidraçamento e aquecimento da varanda, será necessário escolher materiais que possam suportar as condições externas. O material pelo qual os pisos serão assentados deve ter as seguintes qualidades:
- ser resistente à umidade
- não entre em colapso quando a temperatura muda,
- ser mecanicamente estável.
As seguintes opções de material atendem a esses requisitos:
- Porcelanato. Isso é quase ideal para galerias abertas, pois é perfeito para uso ao ar livre.
- Pavimento em cerâmica. Este piso é menos resistente ao estresse mecânico, no entanto, atende totalmente aos requisitos.
- Betonilha de cimento. Se não estiver planejado esmaltar a varanda, você pode sair do chão sem terminar, ou seja, apenas com uma placa de cimento.
Conselhos! Ao escolher o material com o qual o piso deve ser revestido, é melhor dar preferência às opções de revestimento com uma superfície áspera, para não escorregar no frio.
Se o quarto for isolado
Caso seja planejado realizar vitrificação na varanda e aquecer bem as estruturas, será possível terminar a superfície do piso com uma variedade de materiais, você pode usar as opções acima - porcelanato e porcelanato e outros materiais.
Pranchas
Um clássico do gênero é um piso de madeira. A tecnologia de assentamento do piso das pranchas é desenvolvida nos mínimos detalhes, para que o trabalho possa ser realizado por você. Muitas pessoas decidem fazer um piso de madeira, pois é um material ecológico que cria um microclima interno saudável.
Conselhos! Um piso de madeira parecerá especialmente bem-sucedido se as paredes da varanda forem revestidas com um revestimento de madeira.
Se for realizado um aquecimento completo da loggia, o piso de madeira também deve ser isolado. O material de isolamento é colocado nas aberturas da caixa, que formam os troncos. Para isolamento, geralmente é usada espuma ou lã mineral. O revestimento do piso em si é criado a partir de uma placa ranhurada, precisa ser bem ajustado um ao outro para que o revestimento não tenha folgas.
A única desvantagem da madeira é a falta de resistência à umidade e a riscos biológicos (fungos, etc.). Portanto, para que o piso de madeira sirva por muito tempo, as tábuas são cobertas com tintas e vernizes.
Vantagens e desvantagens de um piso de madeira na varanda
A madeira é um material natural tradicionalmente usado em pisos. Sua principal vantagem é sua baixa condutividade térmica. Devido a essa propriedade da madeira, os pisos de madeira são muito quentes e se assentam onde não é possível aquecer a superfície de outra maneira, por exemplo, com um sistema de "piso quente".
Outras vantagens de pisos de madeira:
- Estética - combinada com quase todo o interior,
- A madeira é fácil de processar (corte, fixação),
- A amizade com o meio ambiente é um material completamente natural,
- Durabilidade. Alguns tipos de madeira, como faia, carvalho, larício, podem durar várias décadas sem alterar a textura.
A madeira também tem muitas desvantagens. Por exemplo, é inflamável, podre e os vermes da madeira o danificam. Essas desvantagens são minimizadas pelo uso de compostos especiais: retardadores de chama e anti-sépticos. Outro ponto negativo significativo da madeira é sua capacidade natural de absorver a umidade. Você pode se livrar completamente dessa desvantagem cobrindo o chão com verniz ou pintando-o. Uma camada protetora de tinta ou verniz também reduzirá o grau de abrasão do piso.
Em uma varanda ou varanda aberta
Uma varanda ou loggia aberta praticamente não é protegida dos efeitos de elementos naturais. Isso introduz certas restrições na escolha de materiais e tecnologias para reparo. Na verdade, não há escolha. Nível, se necessário, apenas com uma mesa. Existem apenas opções para o que essa mesa deve / pode ser feita.
- Concreto com agregado de cascalho fino - com uma espessura de camada de 4 cm a 5-6 cm.
- Com uma espessura de vazamento de 3 a 4 cm, é mais racional usar um DSP.
- Com uma espessura de camada inferior a 3 cm, são utilizadas misturas autonivelantes (piso a granel). Selecione a espessura da camada e não esqueça que a mistura deve ser para uso ao ar livre.
Levante o chão em uma varanda ou varanda aberta, você só pode usar a mesa
Certamente existem algumas outras tecnologias. Hoje existem muitos materiais e novos aparecem regularmente. Os mais populares e experimentados estão listados acima.
Materiais de acabamento e decoração
Na varanda aberta, a mesa pode ser imediatamente alisada com cimento imediatamente após o vazamento. Isso dará uma superfície uniforme e densa (o concreto é considerado ferro), através do qual a água escoa mal. Porém, mais frequentemente, revestimentos cerâmicos ou porcelanatos são colocados sobre a mesa. Os azulejos são melhores sem esmalte para que não seja tão escorregadio.
Para obter um revestimento quente e antiderrapante, você pode usar migalhas de borracha ou ladrilhos
Em geral, o método de consertar o piso em uma varanda ou alpendre aberto depende do tipo de cobertura que você planeja, quais requisitos você faz e se deve ou não elevar o piso. Se você simplesmente não gostar do piso ou ladrilho de concreto, poderá aplicar migalhas de borracha sobre a mesa (se não precisar elevar o piso, a mesa não será necessária). Se você quer que ele seja escorregadio sob os pés, cole ladrilhos de borracha no concreto, prenda a prancha (muito semelhante a uma tábua do terraço, mas feita de material sintético). Você pode até derrubar escudos de madeira tratando as tábuas com impregnações antibacterianas protetoras. Dez anos são suficientes com uma garantia.
Como isolar o chão na varanda
Por mais atraente que seja a varanda ou a varanda aberta, preferimos esmaltá-la. Nesse caso, você pode usá-lo não apenas na estação quente. Em uma varanda fechada, a abordagem do piso é um pouco diferente. Antes de tudo, vale a pena decidir se você precisa ou não do isolamento do piso da varanda. Se você deseja que a temperatura seja mais alta no inverno do que no mar, e seus vidros são apertados e as paredes são isoladas, faz sentido isolar o piso. Outra opção quando o isolamento do piso não dói é quando você tem uma varanda aberta ou nada. Então, para criar condições mais ou menos confortáveis, é simplesmente necessário instalar um aquecedor.
É possível isolar o piso da varanda
Maneiras, suas vantagens e desvantagens
Existem várias maneiras de aquecer o chão na varanda:
- colocar isolamento sob a betonilha,
- coloque o isolamento entre a defasagem e coloque pranchas ou compensados por cima,
- colocamos espuma de poliestireno de alta densidade na placa e já existem toras nas quais fixamos o revestimento.
A mesa e os toros nivelam simultaneamente e elevam o nível do piso. Mas as tecnologias são diferentes, assim como os materiais usados. Os termos de "comissionamento", a propósito, também diferem significativamente. O sexo atrasado pode ser feito em um dia, mas a mesa "amadurece" por mês. Mas com uma mesa não há rangidos, e o piso nas defasagens pode ser com "acompanhamento musical". Em geral, existem prós e contras aqui e ali.
A terceira opção é uma invenção popular. A tecnologia não é respeitada, mas o circuito está operacional sob uma condição. O isolamento deve suportar a carga planejada. Se você usar EPSP, não haverá problemas - ele possui uma mesa de concreto. Todos os outros materiais estão em questão, pois não se destinam a resistência a longo prazo à carga estática.
Piso aquecido na varanda
Outro momento. Se você quiser fazer um piso aquecido na varanda, é melhor escolher uma mesa. Sim, mais longo, mas mais eficiente em operação. Embora, se você usar filme infravermelho, ele pode ser colocado em compensado e em placas. Só é necessário colocar uma camada de isolamento térmico sob o filme. Essa camada é necessária mesmo se houver isolamento térmico sob o convés. Mas o ponto negativo dessa solução é que o aquecimento de pisos de filmes é menos confiável que o piso de cabos. Portanto, uma mesa com um cabo de aquecimento colocado é mais preferível.
Você pode fazer um piso quente usando um filme infravermelho (mais rápido) ou um cabo de aquecimento (mais confiável)
Por que não aquecer o chão do balcão? Em primeiro lugar, é proibido por lei, pois a circulação de todo o riser é interrompida. Mas existe um segundo. A massa do piso de água quente é significativa e nem todo fogão aguenta. Se você possui aquecimento individual e, teoricamente, é possível fazer aquecimento com aquecimento, é necessário calcular a carga e comparar com a capacidade de carga. E somente se sua varanda suportar a carga esperada, você poderá começar o trabalho.
Qual isolamento usar
Em geral, existem muitos materiais para o isolamento do piso, mas na maioria das vezes eles usam apenas três tipos: lã mineral (pedra ou vidro), poliestireno e espuma de poliestireno extrudido. Todos os materiais são imperfeitos, mas se você conhece suas falhas, pode neutralizá-las.
- Poliestireno Expandido Expulso (EPS) - o mais eficaz (mantém o calor melhor). Também pode ser colocado na mesa, pois não amassa nem sob um peso considerável. Você pode colocá-lo no chão nos troncos - entre os suportes. A desvantagem deste material é o seu alto preço. Este é talvez o único aspecto negativo. São necessários pequenos volumes para uma varanda; portanto, se for possível, é melhor isolar o piso sob a mesa com este material.
Tabela de características dos aquecedores
Também existe isolamento como vidro espumado. Geralmente é quase perfeito. Este é um material completamente natural. Possui excelentes características, não amassa, não absorve água e não tem medo de se molhar. É vendido na forma de "tijolos" e "blocos" de um determinado formato ou na forma de chips. A única desvantagem deste material é o preço. É verdade que poda e migalhas são mais baratas, mas exigem mais. Então, a economia relativa.
O chão da varanda fica
A maneira mais popular de reparar o piso na varanda e na varanda é o piso nos troncos. Como atraso, geralmente é usada uma viga de madeira. Isolamento - lã mineral ou espuma de poliestireno. Colocam madeira compensada em toras cada vez mais frequentemente. Você pode e placas, mas não há necessidade. A menos que você queira lixar o quadro e o verniz. Se o linóleo estiver planejado na varanda, mesmo os azulejos, você pode colocar madeira compensada. A espessura do compensado para o revestimento da varanda é de 16 a 18 mm. Em casos extremos, você pode levar 14 mm, mas não mais fino - ele dobrará.
Reparar o chão da varanda com suas próprias mãos é real. Uma opção está atrasada
A altura do atraso e a espessura do isolamento
A altura do atraso é calculada com base na espessura do isolamento ou com a altura pela qual é necessário elevar o nível do piso. Ao decidir sobre esta altura, não esqueça que o nível do piso na varanda deve estar pelo menos um pouco (1 cm) abaixo do nível do piso na sala. Isso é no caso de uma inundação.
Antes de fazer o chão na varanda, não tenha preguiça de desenhar um plano de tamanho e fazer um desenho do design futuro. Isso economizará tempo e dinheiro, e você entenderá melhor o que precisa e como fazer tudo. Você pode desenhar em uma folha em uma gaiola, em qualquer um dos programas. As dimensões não são "do trator", mas de acordo com os resultados da medição. Tanto a largura quanto o comprimento são medidos melhor em dois ou três pontos. A diferença pode ser bastante substancial.
Você pode elevar o nível do piso da varanda a qualquer altura com defasagens e pisos de madeira compensada ou tábuas
Então, qual espessura você precisa de isolamento? Se for lã mineral, para a faixa intermediária da Rússia, a espessura "média" é de 100 a 120 mm. Se for um EPSP com uma densidade de pelo menos 85 kg / m3, uma espessura de 3-5 cm é suficiente. O Polyfoam precisa de 7 a 9 cm. Dependendo da espessura do isolamento, escolha uma viga. Deve ser ligeiramente superior ao nível do isolamento - em 2-3 cm.
- se a lã mineral tiver 10 cm de espessura, a viga deverá ter 120 * 50 mm,
- para EPSP 70 * 50 mm é suficiente,
- para espuma - 100 * 50 mm.
Esta altura faz os jumpers transversais. Eles são conectados por três barras longitudinais. A espessura desse feixe pode ser pequena - você pode colocar uma placa com 28 a 32 mm de espessura. Contamos a quantidade de madeira de acordo com o plano. É por isso que ele precisa para que você possa levar o material necessário.
Como na varanda é geralmente necessária uma viga para a caixa com cerca de um metro de comprimento, não é necessário comprar uma viga padrão de três ou seis metros. Em qualquer serraria, há um comprimento menor não-padrão. Custa muito mais barato e esta é uma chance real de economizar. Decida o comprimento das barras transversais e observe a classificação. Mas não devido à qualidade da madeira, mas devido ao comprimento.
A largura do isolamento é escolhida para que não precise ser cortada ou para que o desperdício seja mínimo. Ao mesmo tempo, observe que, se a distância entre as tábuas for de 58 cm, a lã mineral deve ter pelo menos 60 cm e está triturada. E o isolamento térmico é melhor se não houver lacunas. Portanto, na fase de instalação, deve ser difícil reabastecer, esmagando um pouco. Caso contrário, haverá lacunas ao longo do atraso. E o isolamento com rachaduras é a falta de isolamento.
Se você colocar poliestireno ou EPS, corte-o de acordo com o tamanho da célula. Nesse caso, as lacunas serão todas iguais. Eles são preenchidos com espuma de poliuretano. Ela também é um bom isolamento. E, para não espumar demais, leve espuma com um pequeno coeficiente de expansão. Após excesso de polimerização / endurecimento, corte com uma faca.
Como nivelar o piso na varanda com defasagens
Mesmo em nossos quartos, o piso tem diferenças significativas. Na varanda, a situação geralmente não é melhor. Se você deseja ter um piso plano, primeiro deve encontrar o ponto mais alto e depois definir uma viga.
Isso é mais fácil se houver um nível eletrônico. Expanda o plano horizontal, levante o dispositivo para que o feixe esteja a uma altura na qual o feixe deve estar alinhado. Em seguida, você pode transferir a linha para as paredes - apenas contorne com um lápis. Você pode deixar o dispositivo ligado e navegar ao longo da viga.
Elevar o nível do piso, nivelá-lo e, ao mesmo tempo, não sobrecarregar o fogão, você pode andar sobre os troncos
Se não houver nível, você pode medir o nível da água. A uma certa altura, defina o ponto de partida. Digamos, à direita da porta, a uma altura de 50 cm. Usando o nível da água, transfira esse ponto como exemplo - em incrementos de 1,5 a 2 metros. Conectando todos os pontos, obtemos uma linha horizontal. Agora você pode medir a distância desta linha até a laje da varanda. Onde a distância é maior, o ponto mais baixo será. Você será guiado por ele, expondo defasagens.
A tecnologia de fabricação do piso nos troncos na varanda ou na varanda
Material fino de isolamento térmico é geralmente espalhado no fogão. Não há sentido particular nisso, mas não vai doer. Em geral, esse estágio pode ser pulado sem dor. Além disso, a sequência de ações é a seguinte:
- Corte a viga em segmentos do comprimento desejado para ficar do outro lado da varanda ou da varanda.
- Coloque-os em incrementos de 50 a 60 cm. É mais conveniente selecionar o tamanho do isolamento.
Levante o chão na varanda com lag
De uma viga seca, coletamos uma treliça
Após a montagem da grade, resta colocar o isolamento. Como colocá-lo descrito acima. Minvatu é surpreendido, espuma de poliestireno, EPSP - somos espumados com espuma de poliuretano com uma pequena expansão.
Instalação de pisos
Depois que o quadro é fixado e o isolamento é assentado, você pode colocar madeira compensada ou colocar o quadro. Você pode usar outros materiais de folha, por exemplo, OSB. Neste caso, a GVL não é muito adequada, pois quando colocada diretamente nos toros, ela cederá com o tempo. Você pode colocá-lo em uma segunda camada, digamos na camada OSB.
Qualquer que seja o material que você escolher, não esqueça que ele não deve tocar nas paredes - você deve deixar uma folga de cerca de 1 cm. Se precisar de várias folhas, não as juntamos de perto, mas com uma folga de 3-5 mm. Tudo isso para compensar a expansão térmica e de umidade. Os entalhes ao redor do perímetro das paredes serão cobertos com rodapés e as costuras serão seladas com silicone. Somente silicone, escolha um que permaneça flexível após a secagem. Caso contrário, ele simplesmente rachará e se transformará em migalhas.
O piso da varanda pode ser de madeira, mas é melhor colocar madeira compensada sob linóleo ou azulejo
Prende o material da folha ao bastidor usando parafusos autoatarraxantes. O comprimento dos parafusos é três vezes a espessura da madeira compensada / OSB ou outro material. O diâmetro do parafuso autorroscante é de 3-4 mm, com uma cabeça chata (necessária) e melhor - não incandescente. Em brasa, o chapéu geralmente cai sob cargas variáveis. Nomeadamente, estes ocorrem ao aumentar ou diminuir o tamanho da madeira.
Mesmo os melhores parafusos autorroscantes em compensado ou OSB sem a perfuração preliminar de orifícios são difíceis de instalar. Portanto, fazemos uma broca, que é um pouco menor em diâmetro do que o diâmetro dos parafusos. Para não errar no comprimento do buraco, você também pode colocar uma marca nele. Mas isso não é tudo. Se você colocar linóleo ou laminado, carpete por cima, é necessário que os chapéus com tapinhas estejam nivelados.
Para que os parafusos não fiquem presos, fazemos uma broca de grande diâmetro e fazemos pequenos recortes acima dos furos já feitos. Agora você pode instalar os parafusos. Eles são aparafusados na armação com um passo de 15 cm. Depois de fixar o piso, você pode colocar o piso selecionado.
Betonilha na varanda
Pode ser feito na varanda ou varanda e piso de concreto. Com ou sem aquecimento, com ou sem isolamento - você decide. Será necessário preencher uma camada fina de menos de 3 cm com pisos a granel, até 5 cm usar um DSP (uma mistura de areia e cimento), mais de 5 cm já é possível colocar agregados finos (ou seja, concreto pode ser usado). O agregado não deve ter mais que metade da camada. Ou seja, se a camada de concreto tiver 5 cm, o maior agregado deve ser menor que 25 mm.
Cimentar o chão na varanda é uma maneira de reparar
Que marca de concreto / argamassa faz? Depende se será aquecido ou não. Se você estiver fazendo apenas um piso de concreto (com ou sem isolamento), a marca M150 ou M200 é suficiente. Para aquecimento no piso (cabo de aquecimento ou tapetes a partir dele), é melhor usar uma marca de solução não inferior a M250. Se você colocar ladrilhos no chão, precisará se concentrar na marca de cola. A diferença entre a marca de concreto e a marca de cola não pode ser superior a 50. Com uma diferença maior, é provável que a cola simplesmente saia da base junto com o ladrilho. Ou seja, se você usar adesivo lado a lado com a marca M350, o concreto poderá ser M300 ou M350.
Sequência de trabalho
O processo de encher o chão na varanda não é diferente do habitual. Antes de iniciar o trabalho, é necessário fechar cuidadosamente todas as rachaduras. Isso é necessário para que a umidade não vaze e você não inunde os que estão abaixo. E a umidade é necessária para definir a resistência do concreto. Além disso, se necessário, a cofragem é definida. Suas arestas são melhor definidas de acordo com o nível - então você pode uniformizar a solução.
Antes de derramar a solução, se necessário, é aplicado isolamento. Se a base for muito irregular, pode ser nivelada com areia seca. Placas de isolamento são colocadas na areia. Se for espuma de poliestireno, as juntas serão coladas com fita adesiva. Para o melhor efeito, é desejável fazer duas camadas de isolamento e organizá-lo para que as costuras da camada inferior sejam sobrepostas pela placa superior. Em geral, para que as costuras das duas camadas não coincidam.
Sobre o isolamento, fixamos o filme
Uma película plástica espessa é espalhada sobre o isolamento. É vendido em duas camadas, é assim que colocamos - não podemos cortá-lo. Trazemos as bordas do filme para as paredes - acima do nível do chão e o fixamos lá. Você pode usar uma barra fina e unhas, você pode usar fita adesiva. Amassamos a solução em proporções e despejamos na cofragem ou apenas na varanda. Começamos a partir do canto mais distante da entrada, preenchemos o segundo lado e nivelamos a solução. Usando uma placa plana, alinhe usando as bordas da cofragem como guias. Por fim, preencha o centro e alinhe-o. É aqui que você deve jogar - um momento difícil. É necessário ir do limiar para a parede oposta e, ao mesmo tempo, alinhar uma solução longe de ser fácil. Para facilitar o processo, você pode colocar um tijolo no meio, removê-lo e alisar o buraco.
Cuidado da mesa
Em geral, é melhor fechar as janelas antes de começar a encher. Se a varanda estiver aberta, no verão é recomendável pendurar pelo menos uma rede. O aquecimento local leva a rachaduras, mas não precisamos delas.
Depois que a solução é nivelada, nós a cobrimos com um filme. Se a temperatura não for superior a + 25 ° C, isso é limitado. Se a temperatura estiver mais alta por uma semana após o vazamento, molhe a mesa uma ou duas vezes por dia com água. Isso deve ser feito não com um fluxo, mas com pequenas gotas e umedecer até que pequenas poças apareçam. Após a hidratação, feche novamente com um filme.
Argila expandida é usada como carga. Para uma varanda aberta, essa não é a melhor escolha - o piso estará úmido
O filme permanece até que a mesa se recupere completamente - por 28 dias a uma temperatura média diária de + 21 ° C. Se a temperatura estiver mais baixa, o período aumentará. Você pode andar na mesa alguns dias após o vazamento, mas é melhor continuar o trabalho após um conjunto completo de forças.
Sequência de operações
- Impermeabilização. Cobrimos a superfície com um filme especial ou com gesso impermeável.
- Isolamento térmico. Lã mineral, espuma de poliestireno, poliestireno, ou seja, quaisquer materiais com baixo coeficiente de condutividade térmica, são adequados aqui.
- Alinhamento da superfície. Na presença de pequenos defeitos, é habitual usar uma mistura autonivelante. Grandes falhas podem ser niveladas por meio de uma mesa ou pela instalação de toras sob um piso de madeira, que são vigas transversais feitas de madeira dura. Como regra, o nível do piso do espaço de convivência e a loggia é diferente, por isso, com a ajuda do atraso, elevamos o piso da loggia para o nível exigido. Além disso, se for necessário elevar o piso em 20 cm, isso permitirá uma camada de argila expandida.
- Primer Esta ferramenta aumenta a força da base e contribui para uma melhor ligação ao chão. Costuma-se usar um primer alquídico ou poliestireno para uma superfície de madeira; a base de concreto é tratada com uma variedade de epóxi, aplicando-a duas a três vezes.
Pintura
A técnica mais básica apropriada para qualquer tipo de loggia. É melhor comprar tinta, na qual o componente principal é acrílico, poliuretano ou epóxi. Esta opção é caracterizada pela resistência às influências atmosféricas. Para evitar que a tinta entre nas paredes, use fita adesiva.
Árvore
Primeiro, formamos um quadro a partir das vigas que se assemelha a uma caixa e, adicionalmente, fortalecemos uma viga no meio da estrutura. Garantir uma longa vida útil do piso ajudará a envernizar sua superfície. O próximo passo é costurar as barras usando parafusos e ângulos autorroscantes, e depois de usar os pregos de passador, fixamos a estrutura na base de concreto.Em seguida, perpendicularmente às defasagens, coloque as pranchas e as fixe.
Se a árvore é de baixa qualidade, ela deve ser processada e coberta com linóleo. Devido ao fato de a árvore ser leve, ela pode ser decorada não apenas com uma varanda, mas também com meia varanda.
Telha cerâmica
Para evitar ferimentos, a melhor opção é colocar um ladrilho com uma superfície áspera. Para executar este trabalho, os seguintes materiais devem ser estocados:
- Telha cerâmica.
- Nível do edifício.
- Cortador de azulejos.
- Solução: cimento ou adesivo.
- Faróis cruciformes.
É melhor colocar os ladrilhos da porta ou do canto a partir dos quais você pode ver apenas todos os detalhes do acabamento. Usando uma espátula, distribua a solução no interior do subpiso e na superfície traseira do ladrilho. A distância de um bloco a outro deve ser a mesma; para isso, instalamos beacons em forma de cruz. Colocamos ladrilhos no nível do edifício. Após finalizar o procedimento, é necessário ocultar as costuras sob a camada de massa.
Porcelain Tiles
Este tipo de revestimento é caracterizado por durabilidade e resistência, resistência à abrasão e arranhões, não tem medo de mudanças de temperatura e umidade. Além disso, a paleta de cores do material é muito ampla, oferecendo possibilidades ilimitadas aos designers.
Piso de cortiça
Ganhou generalizada nos dias de hoje. Existem várias variedades:
- Engarrafamento técnico. Na maioria das vezes, ele desempenha o papel de um substrato para um tipo diferente de revestimento, isola e isola. É produzido em rolos ou chapas, muito menos frequentemente em grânulos. Eles podem preencher buracos no chão ou as lacunas entre os revestimentos.
- Adesivo. É um ladrilho retangular, decorado por cima com verniz decorativo, revestido com polímero. Sua coloração pode ser tanto natural quanto imitando mármore ou granito.
- Flutuando. Ele tem a mesma estrutura da versão anterior, mas difere dela pelo método de instalação: como em um quebra-cabeça, as placas são conectadas entre si com ranhuras, sem cola.
Bulk floor 3D
Esta é uma solução única, que é uma superfície perfeita de três partes: a base, o padrão tridimensional e o revestimento final.
As propriedades deste andar:
- Não tenho medo de arranhões.
- Resistência à umidade.
- Durabilidade.
- Estética.
- Praticidade.
- Longevidade.
- Apenas cuide dele.
Este piso é fácil de fazer com suas próprias mãos. Inicialmente, é necessário encher o chão com uma base líquida de cor clara ou neutra. Em seguida, use um rolo para pintar. Depois disso, aplique uma segunda camada de tinta, que pode ser de cores diferentes. E, finalmente, fique com o desenho comprado na loja.
Linóleo
Esse revestimento ganhou popularidade há muito tempo, pois permite fazer reparos em pouco tempo e economizar o orçamento da família. As características desse material incluem
- Confiabilidade:
- Suavidade.
- Durabilidade.
- Praticidade.
- Resistência à umidade.
- Ele é quente.
No entanto, vale lembrar que o linóleo é vulnerável ao estresse mecânico (por exemplo, a pressão de objetos pesados) e é deformado se for colocado em uma superfície irregular. Para colocar linóleo por conta própria, você precisa de várias ferramentas:
Primeiro, desdobre o material e alise-o com cuidado. Na instalação, o revestimento deve ser nivelado para evitar defeitos e tubérculos. Fixe o linóleo na superfície usando unhas comuns ou líquidas. Após a conclusão do processo, o revestimento deve ser fixado com um rodapé de cor adequada.
Piso laminado
É um material difundido e ecológico a um preço acessível. Na aparência, lembra o parquet e possui várias propriedades úteis:
- Serve por muitos anos.
- Durabilidade.
- Praticidade.
- Fácil de instalar.
- Aparência agradável.
Na véspera da postura, o revestimento, como sempre, é permitido repousar em uma sala quente por cerca de dois dias.
Para a instalação, você precisa de várias ferramentas:
É habitual colocar o laminado somente em uma superfície perfeitamente plana. Trave as cunhas contra a parede e o limiar. Comece o procedimento pelo lado oposto à porta. A instalação pode ser feita na diagonal, ao longo ou transversalmente. Para maior confiabilidade, mude cada nova linha em pelo menos quarenta centímetros.
Entre o material e a parede, é necessário fornecer um local para o rodapé, essa distância deve ser igual a cerca de dez milímetros. Em seguida, é necessário conectar as placas laminadas usando as travas com as quais cada elemento de revestimento está equipado.
Existem três tipos de bloqueios:
- Método de conexão "construtor". Eles levantam a linha final de laminado e anexam outro detalhe a ela. As placas de tira obtidas são presas juntas.
- Método de conexão "tamping". Os elementos são fixos em comprimento, após o qual precisam ser alinhados para se conectar em largura.
- Conexão por meio de uma pastilha de plástico, prende a placa em largura.
Parquet
Apareceu antes de um laminado e tem propriedades técnicas semelhantes. Esse revestimento deve certamente ter uma camada protetora (tinta ou verniz). A instalação do piso em parquet deve ser realizada a uma temperatura de pelo menos 18 graus. Na véspera do processo, o revestimento deve ser desembalado e deixado repousar por um longo período, pelo menos uma semana.
O parquet pode ser colocado de várias maneiras:
- Flutuando. As placas de parquet são fixadas na conexão, recortes e ranhuras especiais, esta técnica não envolve o uso de cola.
- Ligação à base. Aqui, o revestimento de madeira compensada é obrigatório, a colocação é feita com cola e uma espátula. Vale a pena considerar cuidadosamente a escolha da cola, que deve conter menos de cinquenta por cento da água. No final da instalação, uma pausa técnica de 5 a 7 dias deve ser realizada.
- Deitado no chão de madeira com pregos.
Folhas de madeira compensada são presas com parafusos à base. É muito importante deixar uma distância de cerca de 1,2 cm entre o parquet e a parede, tratando-o com selante ou espuma de poliuretano.
Carpete
Atualmente, você pode comprar este revestimento com uma pilha de qualquer qualidade, cor e comprimento. Para um piso em uma varanda envidraçada, a melhor opção seria um tapete feito de materiais artificiais, revestido de linóleo, parquet ou piso de madeira. Para trabalhar, você precisará de um rolo e uma faca especial, que na aparência se assemelham a uma máquina de costura. Existem cinco truques para colocar carpetes, mas para o chão na varanda é melhor limitar-se a dois deles:
- Estilo livre. O método mais elementar, segundo o qual o tapete é simplesmente colocado no chão como um palácio ou carpete, após o qual, usando uma tesoura, eles fazem um entalhe na forma de uma letra V em um ângulo de 90 graus e o cortam em torno do perímetro.
- Método de alongamento. Este método é realizado por meio de tiras estreitas - garras, das quais os espinhos se destacam em um ângulo de 45 graus. Em ambos os lados da borda da ponta voltada para o lado oposto. Para a instalação, eles compram um tapete “fofo” e os cotonetes são selecionados para ele.
Preparação da base para o revestimento do piso de madeira
Embora a laje da varanda seja coberta com piso de madeira, ela deve ser colocada em ordem. Se a mesa de cimento rachar e mal pousar na base, ela deve ser completamente desmontada e preenchida com uma nova. O fogão é libertado da argamassa antiga e completamente limpo. Em seguida, impermeabilizar e encher a mesa.
Como fazer uma mesa de cimento na varanda:
- A junta da placa com a parede da casa é coberta com mástique de impermeabilização. Ao mesmo tempo, uma faixa ao longo da parede com uma largura de cerca de 40 cm é manchada com uma composição à prova d'água e uma entrada é feita na parede a uma altura de 10 cm,
- Uma cofragem temporária com uma altura de cerca de 10 cm é instalada em torno do perímetro da laje, impedindo a drenagem da solução,
- Duas ripas paralelas (faróis) são instaladas ao longo do comprimento da laje da varanda. Eles são definidos horizontalmente usando o nível do edifício,
- A argamassa de cimento é derramada entre os faróis e nivelada com uma calha uniforme, cujas extremidades repousam nos faróis,
- Se os recessos permanecerem no corpo da mesa, uma solução será adicionada a eles e nivelada novamente,
- Os faróis são removidos da mesa no dia seguinte, quando a argamassa ainda não está completamente montada. Os recessos restantes são selados com uma solução nova,
- Com a ajuda de uma ampla espátula, os possíveis influxos de argamassa e tubérculos são limpos da mesa,
- A mesa é deixada secar completamente (1-2 semanas, dependendo da espessura da camada e da umidade do ar).
Se o piso da varanda ainda estiver forte e não precisar de grandes reparos, ele é simplesmente limpo, selado com uma solução de trincas, outros defeitos são corrigidos e prossegue imediatamente para o dispositivo do piso da prancha.
Existem duas tecnologias para instalar um piso de madeira: nos troncos e na base de concreto. O primeiro deles é frequentemente usado, mas sob certas condições, um piso de madeira é colocado diretamente em uma mesa de cimento.
O dispositivo do piso de madeira nos troncos
Se o fogão da varanda e o piso da sala com acesso à varanda estiverem em diferentes níveis horizontais, o uso da varanda não é muito conveniente, pois é preciso superar um passo alto perto do limiar. Isso é especialmente inconveniente para crianças pequenas e idosos. Tendo organizado o piso de tábuas nos troncos, é possível alinhar duas superfícies do piso (no apartamento e na varanda) em um plano.
Instalação de um log para um piso
Para uma caixa sob um piso de madeira, uma madeira uniforme e bem seca é selecionada. A seção transversal da viga deve corresponder à altura em que você precisa elevar o piso, menos a espessura da tábua de chão. Trabalhos adicionais são executados na seguinte ordem:
- Ao longo da parede e na borda da varanda, duas vigas são colocadas paralelamente uma a uma (esta é uma preparação preliminar que não requer um ajuste exato),
- A viga é cortada em pedaços iguais à distância entre duas barras paralelas. O número de segmentos é calculado para que as barras transversais estejam espaçadas pelo menos 80 cm,
- As peças fatiadas são impregnadas com um anti-séptico para madeira e, após a secagem, são tratadas com óleo de secagem,
- As barras são dispostas em uma laje da varanda e alinhadas em um plano horizontal usando o nível do edifício. Primeiro, são expostos detalhes longos (na parede da casa e ao longo da borda da laje) e depois detalhes laterais das duas bordas da varanda. Eles são presos juntos por cantos e parafusos. Se necessário, ajuste o nível, calços de madeira ou placas de metal são colocados sob a viga,
- Dentro da estrutura resultante, as barras transversais restantes são montadas, que também são presas à caixa usando ângulos e parafusos.
A moldura de madeira pode ser deixada como está, ou pode ser fixada ao chão com cavilhas. Deve-se notar que em uma posição difícil, será difícil desmontá-lo para verificar as condições do isolamento e secar as superfícies internas.
Ótimo vídeo - como montar os logs corretamente:
Isolamento do piso com defasagens
Embora o piso de madeira seja quente, ele deve ser protegido do congelamento por baixo, na lateral da laje de concreto. O aquecimento ajudará bastante se a varanda estiver no térreo ou a varanda abaixo não estiver envidraçada. Como isolamento, são utilizados materiais em rolo à base de lã mineral ou chapa rígida.
Materiais para isolamento de pisos na varanda:
- Lã de basalto
- Lã de vidro
- Slaggy
- Espuma de poliestireno extrudado,
- Lajes de cimento perlito.
O isolamento selecionado é cortado em retângulos e se encaixa firmemente entre os lags. A largura e o comprimento dos cortes devem ser 2-3 cm maiores que o tamanho necessário, para que o material se ajuste firmemente às barras e não permita a passagem de ar frio.
Isolante de Penoplex
Para isolamento de pisos em toras, você também pode usar um tipo de isolamento solto: argila expandida, vermiculita, ecowool, espuma de poliestireno granulada ou serragem. O material a granel é simplesmente despejado no espaço entre as defasagens e ligeiramente compactado. Se após a compactação o material afundar, será adicionado mais.
Piso em tábuas
Pisos - o material mais aceitável usado como revestimento para pisos de madeira. É feito com travas de corte nas bordas, para que seja facilmente ajustado durante a instalação. Antes de assentar, a prancha (exatamente como uma barra) é ocultada por um anti-séptico e, especialmente, processada com cuidado do lado errado e das extremidades, que estarão posteriormente indisponíveis para atendimento.
Instalação de tábuas com parafusos de madeira
Instalação de tábuas de assoalho nos toros:
- A primeira prancha é colocada com uma ranhura na parede, partindo dela 1 cm,
- O espigão da prancha seguinte é inserido na ranhura da primeira e os dois elementos são pressionados firmemente um contra o outro, após o que o ajuste é levemente enfraquecido,
- As seguintes placas são dispostas da mesma maneira,
- O último elemento é cortado no tamanho e montado no lugar,
- Se a tábua de chão estiver montada em duas peças, a junta deverá estar no meio do tronco,
- Todas as placas são pregadas aos toros ou parafusadas com parafusos. As tábuas de chão pré-fabricadas também são pregadas nos lags nas articulações. Deve-se garantir que as tampas dos prendedores sejam afogadas na madeira; caso contrário, elas interferirão durante a limpeza do piso e os sapatos os agarrarão,
- Um pedestal de madeira é montado em todo o perímetro do piso, o que fechará a lacuna deixada para a expansão térmica da madeira. Como a sala é pequena, o rodapé também é melhor para diminuir.
Pavimento de acabamento
A madeira é um material bastante macio, por isso é fácil de usar. Para que o piso dure por tempo suficiente, ele deve ser envernizado ou com compostos corantes. A pintura reduzirá a capacidade da madeira de absorver a umidade e, por sua vez, evitará o inchaço e a formação de podridão.
Acabamento do piso
Para finalizar o piso de madeira, são utilizadas composições de tinta e verniz para uso externo. Se as tábuas estiverem bem lixadas e tiverem uma textura bonita, é melhor cobri-las com um verniz que penetra profundamente na estrutura da madeira. A pintura de piso é usada quando não são usadas novas placas de tamanho múltiplo no piso. Uma camada sólida de tinta oculta a irregularidade na textura da madeira.
Piso de madeira
Embora o piso das tábuas do piso tenha muitas vantagens, ele nem sempre se encaixa no design da varanda. Por exemplo, se uma varanda estiver anexada a uma sala ou for feito um estudo nela, feito em estilos modernos, linóleo ou carpete é mais adequado para o acabamento do piso. Nesse caso, é melhor usar placas de madeira maciça para o revestimento do piso: OSB, aglomerado, compensado.
Piso de madeira compensada
Os logs são instalados na mesma ordem que para o revestimento. A única diferença é que o passo entre as barras transversais é de 40 cm. As tábuas cortadas são colocadas em toras com um intervalo mínimo de temperatura (1-2 mm) e pregadas (se for contraplacado) ou parafusadas com parafusos (OSB, aglomerado). As juntas das chapas devem cair sobre as toras e não ficar penduradas, caso contrário, as bordas das chapas dobrarão sob tensão mecânica. Depois de aplicar uma camada protetora de óleo de secagem, o piso é colocado no chão a partir de tábuas de madeira.
Piso de madeira com contrapiso
Um piso de madeira é colocado sobre uma base de cimento quando a laje da varanda está quase nivelada com o limiar. Em tal situação, a instalação do atraso elevará o piso acima do limite, o que é inaceitável do ponto de vista técnico. Existem duas opções para montar um quadro em tal situação. No primeiro caso, as ranhuras são cortadas na mesa, uma viga é inserida nelas e a tábua de chão é montada. Aplique esse método somente quando a altura da mesa permitir fazer recessos com profundidade suficiente. O princípio de assentamento não difere da instalação de tábuas nos troncos, a única diferença é que entre a base de cimento e o piso de madeira a distância é de apenas 1-2 cm.
O segundo método é o seguinte:
- A betonilha de cimento é revestida com impermeabilização,
- As folhas de madeira compensada são colocadas diretamente sobre a impermeabilização, que são fixadas ao concreto com buchas,
- Uma placa maciça é colocada sobre uma base de madeira compensada,
- Um espaço térmico de 8 mm é deixado entre a primeira placa e a parede,
- A placa é presa à base com parafusos autoatarraxantes em incrementos de 25 cm,
- Para evitar rachaduras durante a perfuração, os furos devem ser feitos com antecedência,
- Os prendedores são recuados na madeira de 5 a 8 mm e os recessos resultantes são fechados com um passador de madeira,
- A placa pode ser colocada com cola de dois componentes, mas ao mesmo tempo ainda é fixada adicionalmente com pinos de ar
- O piso é polido e colorido com verniz.
Um pequeno vídeo sobre a instalação de pisos sem isolamento: