Pavimentos

Laminado ou linóleo?

Ao realizar reparos, muitas vezes surge a pergunta: qual é o melhor - laminado ou linóleo no apartamento? Não há resposta definitiva, pois cada um dos materiais possui várias categorias que diferem significativamente nas características operacionais básicas. Além disso, a escolha é amplamente determinada pelas características da sala - atendimento, umidade, necessidade de saneamento, probabilidade de danos mecânicos etc. Há outra nuance - algumas das propriedades dos revestimentos de piso dependem da instalação - a qualidade de seu desempenho, o uso do substrato etc.

Classes laminadas

A classe do piso e seu objetivo são determinados pela resistência do material e pela espessura da camada protetora superior.

  • Classe 31 - a menos protegida e projetada para baixa intensidade de operação, característica de quartos, despensas e outras salas similares. Em um apartamento ou em uma casa, a vida útil desse laminado, dependendo das condições, será de 10 a 12 anos.
  • O laminado classe 32 pode transportar uma carga média, portanto é bastante adequado para uso doméstico, onde durará 12 a 15 anos, mas para instalações comerciais, não é aconselhável escolher esse revestimento.
  • O laminado de 33ª série é considerado comercial, embora seja o menos durável em sua categoria. Essa cobertura pode ser usada na decoração de academias e, em casa, pode ser escolhida para as salas mais visitadas (por exemplo, salas de estar).

Laminado no interesse do apartamento

  • A classe de resistência mais alta do laminado é 34, um revestimento capaz de suportar a característica de carga das pistas de dança e pistas comerciais. Este é o piso mais caro entre os análogos, no entanto, e sua vida útil em casa é de 30 anos ou mais.
  • Aparência

    Inicialmente, o laminado era usado como revestimento de piso, visualmente quase indistinguível da madeira natural. Esses modelos ainda são populares como atrativos na aparência e combinados organicamente com vários estilos de interiores. A variedade dos fabricantes mais famosos geralmente inclui variações clássicas e originais de um laminado debaixo de uma árvore:

    • natural (uma fina camada de verniz é praticamente invisível e o revestimento se parece com madeira comum),
    • brilhante (nesses modelos, o revestimento de verniz não é apenas perceptível, mas também uma característica, o revestimento imita uma madeira lacada),
    • fosco (visualmente semelhante ao parquet natural bem proliferado),
    • envelhecida (a cor desse revestimento é mais escura que a de uma madeira “com experiência”),
    • estrutural (semelhante a placas de processamento aproximadas),
    • encerado (brilho quente e macio de tábuas, característico para pisos de madeira, encerado).
    O laminado também pode estar com um padrão

    A tecnologia de produção de laminado permite criar revestimentos completamente diferentes dos de madeira; os mais originais e modernos são laminados em pedra e sob a pele.

    Linóleo

    O linóleo é um revestimento de piso laminado, cujas principais vantagens são a resistência à umidade e à água. Esse material não apenas tolera facilmente a limpeza úmida, inclusive com o uso de detergentes, mas também (sujeito a instalação adequada) é capaz de retardar o derramamento ou vazamento de água em casos de emergência em pequenas quantidades. Ao escolher o que é melhor - laminado ou linóleo, a opinião do especialista será baseada em uma combinação de características operacionais e características de vários tipos de materiais.

    Variantes de desenhos de linóleo também são diversas.

    Materiais para a fabricação

    De muitas maneiras, a qualidade e as características do linóleo são determinadas por seu tipo.

    • O linóleo natural é tão diferente do restante das espécies em composição, características e preço que é cada vez mais destacado como uma categoria separada de piso e é chamado marmoleum. Na base de juta do marmoleum, apenas componentes naturais são revestidos - giz e farinha de madeira, unidos com óleo de linhaça oxidado e resinas, e o padrão é feito com corantes naturais. Devido ao alto preço, o marmoleum deve ser excluído da análise comparativa, cujo objetivo é determinar qual é o melhor linóleo ou laminado na casa.
    • Os revestimentos de nitrocelulose são caracterizados por ductilidade e alta resistência com uma pequena espessura. No entanto, o linóleo de nitrocelulose não é recomendado devido à sua alta combustibilidade.
    • O linóleo Glyphtal (um tipo especial de plástico) é produzido com base em tecido e, portanto, distingue-se pelo aumento do isolamento térmico e acústico. Durante a operação, ele se deforma - se estende em largura e "encolhe" em comprimento.
    • O linóleo de borracha é o mais resistente à umidade e elástico, podendo ser aplicado facilmente em uma base irregular. Em casa, não é utilizado, pois apresenta alta toxicidade.
    • O linóleo de PVC é o tipo mais comum usado para instalações comerciais, salas em apartamentos e casas, portanto, no futuro, serão consideradas as propriedades e a finalidade desse tipo específico de piso. O linóleo do cloreto de polivinil pode "sentar-se" um pouco com o tempo. Esse material é produzido sem base ou com base em tecido, espuma e tecido.

    Tecnologia de produção de linóleo de PVC

    De acordo com o método de fabricação, o linóleo de PVC pode ser homo- ou heterogêneo.

    • A escolha das cores do linóleo heterogêneo é muito maior devido ao fato de o padrão de revestimento estar exclusivamente na camada superior do material multicamada. Essa tecnologia de produção remove quase todas as restrições relacionadas à escolha de gama e complexidade da imagem. A fibra de vidro como parte do linóleo heterogêneo evita a deformação por tração e compressão do revestimento do piso.
    • O padrão do linóleo homogêneo é realizado em toda a espessura do revestimento, para que se torne resistente à abrasão. Diferentemente da heterogênea, o linóleo homogêneo pode ser restaurado com um desgaste visível da superfície - esses revestimentos são "retificados", removendo 1 / 20-1 / 5 da espessura do revestimento com uma estrutura uniforme. A vantagem de graus homogêneos é alta resistência e durabilidade. Esse linóleo não apenas suporta os passos das pessoas, mas também mantém suas qualidades ao mover carrinhos e macas ao longo dele. Ao mesmo tempo, a vida útil do revestimento atinge 25 anos ou mais.

    Ao decidir qual é a melhor escolha, laminado ou linóleo no apartamento, deve-se lembrar que o material laminado parece um pouco mais simples e não pode imitar de maneira confiável uma árvore, mesmo que o padrão correspondente seja aplicado a ela.

    Classificação do linóleo por nomeação

    O linóleo de várias classes difere em força e resistência ao desgaste, no entanto, cada categoria possui outras nuances.

    • O linóleo mais barato é o lar. Na maioria das vezes, é um material multicamada feito de PVC espumado, uma camada decorativa e um revestimento protetor. No total, a espessura de todas as camadas geralmente não excede 4 mm. O revestimento tem uma base macia e não dura muito tempo, mesmo com uma operação suave.
    • O tipo semi-comercial de revestimento pode ser chamado de uma versão aprimorada do linóleo doméstico. É mais durável e tem uma espessura maior - de 0,7 cm A estrutura desses revestimentos praticamente não difere do material de rolo doméstico.
    • O linóleo comercial é projetado para cargas significativas e é caracterizado pela máxima resistência ao desgaste. Devido ao fato de que essa variedade de linóleo é frequentemente usada em salas com tráfego intenso, a superfície pode ter um revestimento antiderrapante adicional.
    • Especializado, fabricado levando em consideração requisitos especiais determinados pelas nuances de operação:

    - esportes com revestimento de poliuretano,

    - para instituições médicas com componentes bactericidas na camada superficial,

    - com isolamento acústico aprimorado para estúdios de música, lounges etc.,

    - com um relevo na superfície que evita escorregar mesmo quando a água entra em linóleo.

    Qualidades isolantes

    As propriedades de isolamento térmico e acústico de ambos os tipos de revestimento são determinadas na maioria dos casos pelas características do substrato. O que é mais quente - um laminado ou linóleo - depende muito do seu material e espessura. É importante lembrar que, para o linóleo, o substrato é uma adição, cuja utilização depende do desejo do proprietário da sala e, para o laminado, é um elemento indispensável na colocação do revestimento. Entre as várias variedades de linóleo, as mais quentes são aquelas que possuem um tecido denso ou base de feltro.

    Linóleo com base de feltro

    Devido à sua plasticidade, o linóleo absorve sons melhor, especialmente para um material com uma base macia, enquanto se pode andar em um laminado em sapatos com sola dura ou salto alto em todo o apartamento. Mas aqui novamente, um substrato de qualidade ajuda o laminado, que serve como um excelente isolante acústico.

    Simpatia ambiental

    O que é mais ecológico - laminado ou linóleo? Ambos os revestimentos (levando em consideração o fato de que o material de PVC é selecionado dentre toda a variedade de variantes de linóleo) não emitem substâncias tóxicas durante a operação. Ao comparar a simpatia do ambiente, a dificuldade de utilizar o linóleo, que queima com a formação de um odor pungente e a liberação de substâncias nocivas, é frequentemente mencionada. No entanto, dado que é extremamente raro os proprietários de casas e apartamentos disporem o revestimento removido por conta própria, essa deficiência pode ser considerada não a mais significativa.

    Transportes

    Transportar pranchas laminadas embaladas em blocos compactos é muito mais fácil - elas podem ser transportadas em um carro pessoal e levadas ao chão em um elevador. Os rolos de linóleo são grandes (a largura do rolo pode chegar a 5 m) e pesam muito; portanto, para sua entrega ao objeto pode ser necessário transporte de carga, e esse rolo pode não caber em um elevador de passageiros comum.

    Instalação e reparação

    A colocação de linóleo e laminado é bastante simples e, para obter um revestimento de alta qualidade, basta que o mestre da casa siga as instruções com precisão, mas ainda assim a montagem do piso laminado requer uma abordagem mais responsável. A colocação do material da tela leva menos tempo em comparação com a montagem do revestimento das placas, embora isso exija o uso de adesivo ou fita dupla face.

    Ao mesmo tempo, o revestimento de um piso laminado deve ser o mais uniforme possível, em relação ao qual pode ser necessário um alinhamento preliminar usando misturas especiais de construção.

    O laminado é um material mais sustentável, se necessário, esse piso pode ser parcialmente desmontado e algumas das placas podem ser substituídas por novas. Além disso, pequenas lascas e rachaduras nos painéis são perfeitamente reparadas com a ajuda de pastas de reparo especiais. O lenóleo não pode ser reparado dessa maneira e é necessário substituí-lo completamente, e é mais propenso a arranhões e outros ferimentos semelhantes.

    Comparação de parâmetros

    Para cada quarto, a melhor opção seria o seu piso. Em alguns casos, deve-se dar preferência ao linóleo e, em outros, ao laminado. Ao mesmo tempo, a variedade de ambas as opções em termos de classe de resistência, aparência, custo e durabilidade, de modo que a ida à loja é frequentemente adiada por várias semanas. Essa mistura seca para a mesa é escolhida rapidamente de cada vez, com um acabamento em cima, tudo é muito mais complicado.

    Para determinar qual opção é melhor laminado ou linóleo, é necessário compará-las por:

    • isolamento acústico
    • respeito pelo meio ambiente
    • simplicidade com auto-instalação
    • resistência à umidade
    • características operacionais
    • durabilidade e resistência ao desgaste,
    • condutividade térmica.

    Existem muitos parâmetros, e todos eles devem ser levados em consideração na escolha. Mas primeiro, você deve determinar claramente - para qual sala específica o revestimento do piso está selecionado. Por exemplo, para crianças, é recomendável escolher linóleo macio. E no caso do corredor, a opinião da maioria dos proprietários de casas particulares geralmente tende a favorecer um laminado, que apresenta melhor resistência ao desgaste.

    Recursos de estilo

    É muito mais fácil rolar e espalhar o material laminado com suas próprias mãos do que instalar lamelas laminadas. Se, no primeiro caso, uma faca for suficiente para cortar o revestimento ao redor dos tubos e nos cantos das ferramentas, no segundo caso será necessária uma serra (serra de nível), um martelo de nível e borracha.

    A base aproximada para ambos os materiais é preparada igualmente. O nivelamento do concreto da mesa deverá ser cuidadoso tanto para o laminado quanto para o linóleo. Ambos não toleram buracos, rachaduras e detritos em um concreto ou outra base embaixo.

    Apresenta laminação ou linóleo

    Resistência à umidade e estanqueidade à água

    O linóleo tem melhor resistência à água em comparação com o seu concorrente. No primeiro revestimento, não há juntas de castelo e madeira no interior, mas é caracterizado por excelente resistência à umidade. A exceção são apenas materiais de linóleo com revestimento de feltro ou tecido. Se a água em grandes quantidades cair com um acabamento semelhante no piso, ela deverá ser trocada devido à formação de mofo na base do tecido natural.

    Durabilidade e resistência ao desgaste

    É difícil arranhar um laminado com pernas ou sapatos de móveis. Nos corredores e corredores, é melhor colocá-lo. Aqui, as opiniões dos especialistas são unânimes - o piso laminado nessas salas durará muito mais tempo que o linóleo. Se o primeiro puder permanecer com os devidos cuidados por 15 a 20 anos, a vida útil do segundo raramente excederá 5 anos.

    No entanto, muito dependerá das condições operacionais do piso. O linóleo é mais fácil de empurrar e pode até ser rasgado. E o laminado tem maior resistência à abrasão, mas se um tubo quebrar, ele inchará da água e deformará. Ele terá que ser completamente alterado, enquanto o revestimento de linóleo em tal situação costuma ser suficiente para secar completamente.

    Vantagens e desvantagens do laminado e do linóleo

    Condutividade térmica

    Ao escolher linóleo ou laminado para colocar no berçário ou no quarto, lembre-se de que o primeiro é mais quente ao toque. Isso é especialmente perceptível se tiver um substrato espesso.

    A camada de resina laminada nas lamelas leva mais tempo para aquecer e libera calor mais rapidamente. Se um piso aquecido a água estiver instalado na sala, vale a pena escolher um revestimento laminado para ele. Mas em outros casos, para salas onde você tem que andar descalço, é melhor preferir linóleo macio e quente.

    Características de colocação de laminado

    Best stuff

    A um preço, o laminado perde para o concorrente. O linóleo será uma vez e meia a duas vezes mais barato por metro quadrado. No entanto, é provável que seja substituído no chão mais cedo. Em geral, a segunda opção é preferível para salas de estar e salas com alta umidade. Mas para salas de estar, corredores e bibliotecas em casas de campo, é melhor pegar a primeira.

    Vantagens e fraquezas do laminado

    Fabricantes, vendedores e autores de materiais sobre pisos laminados na Internet oferecem muitas características positivas para esse tipo de material de construção. É verdade que alguns deles parecem incorretos - você pode discutir sobre eles:

    • Alta resistência. Este indicador só pode ser determinado por empresas da Bélgica e da Alemanha. Ao mesmo tempo, na mesma classe de laminado, a faixa de resistência é tão grande que, nas melhores amostras da classe 31, pode ser maior que a do laminado da classe 33. Fabricantes da Rússia e China indicam apenas a classe. Portanto, é impossível afirmar inequivocamente que o material adquirido é durável, você pode comprar lamelas com características de resistência muito baixa,
    • Longa vida útil.Esse indicador depende da resistência ao desgaste e, em primeiro lugar, é diferente e, em segundo lugar, com o mesmo valor do indicador; em um caso, fornece no máximo 7 anos de operação, no segundo - mais de 20 anos. Isso é explicado pela técnica de medição,

    Conclusão: alta resistência e resistência ao desgaste são inerentes apenas a marcas laminadas caras. No setor de preços médios, há uma incerteza completa - você pode comprar isso e aquilo.

    • Uma ampla seleção de textura, cor e tamanho, que permite satisfazer os gostos mais sofisticados. Nesse caso, com um laminado, você pode alterar visualmente as dimensões da sala: aumentar ou expandir, destacar zonas individuais na sala,
    • Tecnologia de instalação fácil e clara,
    • Alta resistência ao desgaste - é aplicada uma película especial que não transmite raios UV,
    • O piso do laminado não requer cuidados especiais: não é necessário pedalar, verniz ou cera. Você pode limpar a sujeira com um pano úmido ou uma toalha de papel,
    • As tábuas laminadas suportam saltos agudos, móveis pesados, objetos em queda, cinzas de cigarro,
    • Conveniência de transporte
    • Excelente resistência à abrasão
    • Preço acessível para uma grande massa de compradores.

    Ao mesmo tempo, existem várias declarações completamente falsas:

    • Possui boa absorção sonora - o oposto é verdadeiro: ressoa e amplifica sons,
    • Mantém o calor - não pode ser um aquecedor devido a um alto indicador de condutividade térmica.

    Fabricantes e vendedores não gostam de falar sobre as deficiências do laminado. E eles são significativos:

    • A presença de até 80% de madeira natural no laminado não garante sua segurança para a saúde. Os 20% restantes são resinas de fenol-formaldeído que liberam formaldeído nocivo no ar (a fórmula química do HCNO). Esse processo é especialmente ativo quando o sistema "piso quente" é instalado,
    • Uma das principais desvantagens é a baixa resistência à umidade. Desde a entrada de água, especialmente quando inundando de cima ou quebrando canos no apartamento, ele incha. Esta é uma substituição completa do piso e custos financeiros significativos. O mesmo resultado pode ser obtido no apartamento no térreo, se houver um porão úmido abaixo e, ao impermeabilizar, a tecnologia para realizar trabalhos
    • Outra desvantagem significativa é a necessidade de uma mesa quase perfeita: lisa, forte, seca e limpa, com uma diferença de altura não superior a 3 mm por 1 m 2. É caro, longo e difícil,
    • A capacidade de um laminado ressoar não agrada nem aos vizinhos de baixo nem aos proprietários do apartamento. O trabalho de insonorização adequadamente realizado resolve parcialmente o problema, mas não até o fim. A julgar pelos comentários nos fóruns, muitos estão tentando se livrar do ruído com um substrato mais espesso. Mas essa é uma variante do “trishkin caftan”, quando, resolvendo um problema, eles criam vários novos - no substrato espesso, as fechaduras das lamelas são destruídas rapidamente,
    • O filme protetor laminado acumula tensão estática de um computador pessoal em funcionamento. Essas são sensações desagradáveis ​​ao caminhar e acumular poeira,
    • Graxa derramada, tinta e tinta a óleo são difíceis de remover e, portanto, profissionais experientes não recomendam colocá-lo na cozinha e no quarto das crianças,
    • O piso do laminado após a limpeza úmida é muito escorregadio, o que quase nunca é mencionado, mas os traumatologistas estão bem cientes do problema,
    • A superfície do piso é fria, o que é especialmente desagradável no outono-inverno,
    • O menor não cumprimento da tecnologia de instalação pode levar à deformação do piso assentado, com bruscas flutuações de temperatura,
    • É necessário um cuidado especial ao instalar móveis. O golpe de duas pernas em um painel levará inevitavelmente à destruição da fechadura.

    Projeto decorativo

    Na aparência, o laminado é o mais próximo possível da madeira natural. As variedades do laminado se encaixam organicamente em qualquer estilo de interior e têm uma aparência muito atraente. Além das variações clássicas, os fabricantes modernos oferecem soluções originais com imitação de madeira natural: revestimento natural (com a camada de laca mais fina, aproximando ao máximo a aparência do laminado com madeira natural), modelos brilhantes (com imitação de madeira lacada), fosco (visualmente remanescente do parquet natural proliferado), revestimentos envelhecidos, padrões texturizados (semelhantes a tábuas ásperas), soluções enceradas (placas com brilho quente e suave, semelhantes a pisos encerados). Muitas vezes, padrões decorativos são aplicados adicionalmente em placas laminadas.

    As tecnologias modernas nos permitem produzir um laminado completamente fora do padrão. Por exemplo, imitando pele ou pedra.

    Materiais utilizados

    As características do linóleo são em grande parte determinadas por pertencer a um ou outro tipo. O material natural apresenta diferenças fundamentais de outras soluções em termos de composição, características e preço. Os fabricantes o separam em uma categoria separada de revestimentos para pisos e atribuem o nome de marmoleum.

    Marmoleum tem uma base de juta, sobre a qual são aplicadas camadas de farinha de madeira e giz. As resinas e o óleo de linhaça oxidado atuam como um elo entre elas. Para aplicar o desenho, são utilizados corantes naturais apropriados. Marmoleum não pode competir com outros tipos de cobertura devido ao alto custo.

    O linóleo à base de nitrocelulose é mais comum. Entre suas vantagens, pode-se identificar aumento da ductilidade, baixa espessura e alta resistência. O linóleo tem uma alta tendência à queima, por isso não é recomendado para decoração de interiores.

    O linóleo feito de plástico especial - griftal - tem uma base de tecido por baixo. Suas características distintivas são as características de isolamento térmico e acústico elevado. Com o uso prolongado, o linóleo sofre tensão. Ele se estende em largura e fica mais curto em comprimento.

    O linóleo de borracha é o líder indiscutível em termos de elasticidade e resistência à umidade. Isso permite que você coloque a tela na base com pequenas irregularidades, sem dificuldades especiais. A toxicidade inibe o uso deste material em um ambiente residencial.

    Em residências e escritórios, use ativamente o linóleo à base de PVC. Pode ser completamente desprovido de base ou disponível em um substrato especial feito de tecido, feltro ou espuma de PVC.

    Variedades de linóleo

    Pertencer a uma classe específica de linóleo determina suas características de resistência, resistência ao desgaste e outros parâmetros.

    O linóleo doméstico continua sendo a solução mais orçamentária. Na maioria das vezes, é representado por um material multicamada baseado em PVC espumado. Além disso, no linóleo existe uma camada decorativa e um revestimento protetor especial. A espessura total das camadas raramente excede 4 mm. A base de linóleo é bastante macia e é caracterizada por uma vida útil curta.

    O linóleo semi-comercial é um protótipo aprimorado do linóleo doméstico. Suas características de resistência são mais altas e a espessura chega a 7 mm.

    O linóleo do tipo comercial foi projetado para salas com tráfego intenso e possui resistência máxima ao desgaste. Para a maioria dos modelos, a superfície possui um revestimento antiderrapante adicional para evitar ferimentos durante a operação. A questão é o que é melhor colocar: um laminado ou linóleo, é resolvido para uma sala específica.

    O linóleo especializado é fabricado de acordo com os requisitos específicos da sala. Existem revestimentos desportivos à base de poliuretano, linoleus médicos com uma camada superficial bactericida. Soluções não menos populares para estúdios de música com maior isolamento de som. A superfície do material pode ser gravada para evitar escorregões, mesmo em superfícies molhadas.

    Propriedades isolantes

    O isolamento acústico e térmico depende muito do material usado do substrato e do seu parâmetro de espessura. O uso de um substrato para linóleo é uma medida adicional. Para um laminado, a presença de um substrato é um pré-requisito. O mais quente é o linóleo com um tecido ou base de feltro. A base de feltro contribui para uma absorção mais eficiente dos sons. Se você mover o laminado com sapatos duros ou sapatos de salto alto, os sons, pelo contrário, se espalharão por todo o apartamento. O problema pode ser parcialmente resolvido usando um substrato de qualidade.

    A escolha do material para o piso

    O custo desses tipos de revestimentos quase no mesmo segmento de preço. No entanto, a aparência do laminado é muito mais bonita que o linóleo. Os compradores geralmente duvidam da durabilidade do laminado.

    Escolha um laminado ou linóleo - o que é melhor escolher. Para começar, considere a estrutura dos dois materiais

    O linóleo é geralmente tendencioso. Ele é considerado uma relíquia do passado, uma "concha", material muito pior que um laminado, isso não é absolutamente uma atitude objetiva! Se a sua escolha recaiu sobre o linóleo, não se deixe guiar por suas emoções, encare o assunto com razão, há momentos em que esse tipo de revestimento é mais bem-sucedido.

    Características do linóleo

    O nome oficial do linóleo, que costumamos ver na loja, é "revestimento de PVC". O linóleo real é um revestimento de piso caro. Contém óleo de linhaça, farinha e resina de madeira, tecido de juta, pó de calcário, etc. É difícil encontrar este revestimento em uma loja de ferragens comum.

    O piso em jardins de infância, instituições de ensino, policlínicas e instalações de escritórios é um revestimento 100% PVC.

    Revestimento em PVC - Este é um material absolutamente artificial. As pessoas o chamavam de "Linóleo", após o que receberam o mesmo nome nas fábricas de materiais de construção.

    Atualmente, o linóleo consiste em seis camadas:

    • Errado.
    • Camada inferior com espuma.
    • A camada de suporte é de lona de vidro.
    • Camada de espuma superior.
    • Desenho, camada decorativa.
    • Uma camada transparente que protege o linóleo dos danos.

    Comparar o linóleo real natural e o linóleo artificial está errado. Esses dois materiais são completamente diferentes, porque por linóleo, na maioria dos casos, queremos dizer revestimento de PVC sintético.

    O linóleo de PVC tem três tipos:

    1. Linóleo comercial. É o mais denso, geralmente é usado em salas onde há muita presença de pessoas. Esse linóleo pode ser encontrado em escolas, instituições médicas estaduais, lojas e em vários outros locais públicos. Nesse linóleo concebido, é aplicado um revestimento especial para que não haja escorregões e acidentes. A vantagem deste revestimento é que é resistente e seguro.
    2. Linóleo doméstico. Use-o exclusivamente em instalações residenciais. Este material não é tão confiável e durável quanto um lineleum comercial. Mas este linóleo tem a vantagem, com ele você não pode restringir sua imaginação! Quais cores não são apresentadas nas lojas - cores vivas, tumulto de cores, imitação de parquet, tábuas, tijolos, azulejos e outros.
    3. Linóleo semi-comercial. É um cruzamento entre doméstico e comercial. O linóleo semi-comercial tem resistência média, vida útil. Pode ser usado em qualquer lugar: em casa (apartamento) e em vários outros edifícios públicos comerciais. O linóleo semi-comercial não é adequado para instalações de armazenamento, pisos de fábrica.

    As principais vantagens do linóleo

    1. Segmento de preço baixo, acessível para qualquer cliente.
    2. Uma grande paleta de cores, tons, desenhos. Você pode escolher o linóleo para qualquer interior.
    3. Para colocar linóleo, você não precisa ser um especialista. Se você tiver mãos fortes, poderá lidar com isso sozinho.
    4. Os pisos cobertos com linóleo raramente são frios. Este material tem uma baixa condutividade térmica.
    5. O linóleo não se deteriora, é feito de materiais sintéticos.
    6. Nenhum ruído dos calcanhares o incomodará - esses pisos oferecem pouco isolamento acústico. Portanto, neste caso, o linóleo é melhor que um laminado.
    7. O linóleo geralmente possui revestimento antiderrapante.
    8. Mesmo que você não tenha antiderrapante no linóleo, é muito difícil cair sobre ele, não é escorregadio.
    9. A vida útil do linóleo é enorme! Imagine, depois de colocar linóleo, você não pode pensar no estado do piso nos próximos 25 a 60 anos.

    As desvantagens do revestimento de PVC (linóleo)

    1. Hoje está na moda usar materiais ecológicos, mas o linóleo não é.
    2. Comparado com a beleza do piso de madeira.
    3. Rugas de linóleo sob o peso de móveis. Seu sofá é garantido para deixar amolgadelas, e não é muito conveniente se você planeja se mudar
    4. O linóleo não caro raramente é resistente a mudanças de temperatura. No alto, é deformado, e no baixo, racha.
    5. Muitas vezes, o linóleo parece barato. Hoje, porém, o fabricante nos oferece desenhos interessantes - uma imitação de qualquer gênero, seja de madeira ou azulejo.
    6. O linóleo é fácil de cortar e arranhar. Se os animais morarem em sua casa, eles certamente deixarão suas marcas no chão.

    Se você escolher o linóleo moderno e de alta qualidade, ele não diferirá do laminado. A maioria das pessoas tem toda a atitude negativa em relação ao linóleo "na cabeça", e nada não se justifica. Experimente diferentes opções para usar o linóleo em sua casa, acredite, sua atitude mudará drasticamente, em um bom caminho.

    Recursos do uso de um laminado

    A estrutura laminada consiste em:

    1. O substrato. Protege o laminado de possíveis deformações, conferindo rigidez ao material.
    2. A camada principal do HDF. É nele que se corta um castelo que mantém as tábuas juntas.
    3. Um papel decorativo que dá uma cor ao laminado.
    4. A camada superior de polímero (acrílico, resina de melamina), protegida pelo revestimento contra influências mecânicas externas. Esta camada pode não ser uma. Nesse caso, a qualidade do piso aumentará.

    O laminado possui várias classes de desgaste. E já, dependendo da classe de resistência ao desgaste do laminado, você pode escolher um laminado para uma determinada sala, seja residencial ou pública.

    A classe doméstica do laminado tem o número 21, 22, 23. Comercial - 31, 32, 33. A diferença neles é o grau de carga que o revestimento pode suportar.

    Normalmente, o laminado de 21 classes é escolhido para o quarto, 22 classes são geralmente colocadas na sala de crianças ou na sala de estar, 23 aulas para o corredor e a cozinha. Use 32 classes no escritório e 31 na sala de conferências. O laminado classe 33, projetado para as maiores cargas, pode ser usado em uma loja, café, pavilhão esportivo.

    Infelizmente, na Rússia, a produção de laminados 21, 22, 23 não está estabelecida. Devido a essa nuance, você deve adquirir esse revestimento às vezes mais caro.
    Mas na Europa, o piso laminado é usado para decorar hotéis e escritórios baratos que são alugados.

    Em casa, devido à durabilidade do revestimento, será apropriado usar o laminado no corredor. Há um laminado especial para a cozinha. Tem propriedades resistentes à umidade, impregnação especial é aplicada no topo.

    Se você não sabe o que é melhor um laminado ou linóleo em termos de escolha de um padrão e cor, deve saber - em soluções de design, o laminado não é inferior ao linóleo. É feito com imitação de uma grande variedade de materiais e espécies de madeira. A camada superior do laminado é fosca, brilhante ou estrutural.

    Contras e desvantagens do piso laminado

    1. Se o seu quarto estiver úmido e você não tiver usado um laminado resistente à umidade, o piso durará relativamente curto. 5 anos no máximo. Portanto, é melhor não usar o laminado em locais úmidos, pois será várias vezes pior que o linóleo.
    2. O laminado é inferior à madeira natural.
    3. Se um objeto pesado cair no piso com o laminado, é possível que ocorram danos.
    4. Se você costuma lavar o laminado, ele não permanecerá com belas manchas brancas.
    5. Quando poeira e água entram nas costuras entre a alvenaria, a borda do laminado estraga. Paul começa a ranger.
    6. Se você estiver inundado de vizinhos, provavelmente o laminado deverá ser trocado. Ele tem medo da umidade! Portanto, neste caso, o linóleo é melhor que um laminado.
    7. Um fato inesperado sobre o piso laminado - esse material atrai poeira devido à sua natureza estática. Às vezes, ele pode até choque elétrico! Existem agentes antiestáticos especiais que não resolvem muito esse problema.

    Como você pode ver, os dois tipos de piso apresentam desvantagens e vantagens.

    O que os une?

    As semelhanças entre laminado e linóleo

    1. Disponível a um preço.
    2. Ambos não são inferiores um ao outro em beleza.
    3. Ambos não têm propriedades de burnout.
    4. Ambos não são materiais ecológicos.
    5. Ambos os revestimentos são de um segmento barato de materiais, não de prestígio.
    6. Relativamente estável.
    7. Fácil de instalar, não requer habilidades profissionais.

    Como escolher um revestimento para um quarto específico

    É melhor colocar um laminado no quarto, sala e hall. É menos tóxico e mais elegante. Seu alívio é agradável aos pés.

    É melhor colocar linóleo na cozinha se não houver planos de mudar o piso a cada 3 a 5 anos. No entanto, isso é uma questão de gosto e de suas capacidades financeiras.

    Para o escritório também, é melhor escolher linóleo. O laminado perde rapidamente a aparência e começa a ranger se você o escolher para uma sala de passagem. Todo empresário sabe que um escritório bonito é a imagem da empresa. O laminado é muito barulhento e o som dos saltos pode distrair os funcionários do trabalho, reduzindo o desempenho da empresa. Por exemplo, em escritórios americanos, o carpete é frequentemente usado para pisos. Em nosso país, isso praticamente não é possível (devido a ruas sujas).

    Andar na varanda - qual escolher?

    Se você precisa fazer um piso em uma varanda ou loggia, e se depara com um dilema, é melhor linóleo ou laminado, então é melhor escolher a primeira opção. O laminado não tolera chuva, se deteriorará se você não fechar a janela envidraçada. O linóleo é mais quente para as pernas. O único aspecto negativo nesse caso é que ele pode se deteriorar devido ao gelo crepitante.

    O que é melhor escolher no chão para a varanda ou varanda. É desejável escolher o linóleo, pois é resistente à umidade e menos suscetível a mudanças de temperatura. Talvez a melhor opção seja azulejo.

    Esperamos ter ajudado você na escolha certa. Você precisa escolher o material de construção com uma abordagem especial. É melhor não se arrepender de tempo e dinheiro para escolher materiais de construção no chão, para que depois não se arrependa do dinheiro gasto e do tempo perdido. Não economize em qualidade, porque o avarento paga duas vezes. É melhor pagar mais uma vez, mas criar pisos realmente bonitos e de alta qualidade que podem durar décadas. Sinta-se livre para ir à loja usando o conhecimento adquirido neste artigo.

    Prós e contras do linóleo

    Um grande número de fãs de linóleo devido às suas muitas vantagens:

    • Com um preço democrático (barato), está disponível para quase todas as famílias - o tipo mais caro pode pagar a uma família com uma renda abaixo da média,
    • Operação de longo prazo - no “odnushki” do edifício Khrushchev pode servir de 20 a 30 anos,
    • Fácil de instalar - a tecnologia de instalação mais simples entre todos os tipos de piso, para que qualquer "nerd" possa instalá-lo,
    • Cuidado fácil - apenas esfregões e panos, com forte contaminação, detergentes ajudarão,
    • Pode ser colocado no "piso quente"
    • Resistência absoluta à umidade, se imerso em água por vários dias, o material manterá todas as suas propriedades de consumo,
    • Alto nível de aderência - é difícil deslizar sobre ela, pois está espalhada em academias e locais públicos,
    • É um bom isolamento - a camada inferior de feltro ou PVC espumado tem baixa condutividade térmica,
    • Sem barulho - o piso mais silencioso
    • Grande variedade de designs e cores - qualquer idéia de design pode ser posta em prática.

    É difícil encontrar material de construção sem falhas. Existem também desvantagens no linóleo:

    • As características operacionais mudam com as flutuações de temperatura: ficam escorregadias e ondulam a temperaturas abaixo de zero, começam a liberar substâncias nocivas à saúde (deixam de ser ecológicas) e encolhem em alta (mais de 27 graus Celsius). O material de baixa qualidade torna-se quebradiço, propenso a deformação no gelo no país,

    Para referência: o linóleo refere-se a materiais químicos, portanto, comporta-se sob a influência de temperaturas de uma maneira incomum: expande onde outros materiais são comprimidos e diminui onde expande.

    • Odor específico constante no calor exterior
    • Inconveniente durante o transporte - você precisa de transporte de carga e transporte manual, pois os rolos não cabem no elevador,
    • Derrete em contato com objetos quentes, incluindo cinzas de cigarro,
    • Danificado (existem vestígios que não podem ser removidos) ao mover móveis,

    Importante: nos tempos soviéticos, a última desvantagem foi evitada com a ajuda de peles de gordura - colocadas sob as pernas e movidas. Esse método tornou muito mais fácil mover objetos sem traços.

    • Costura visível sob a qual a sujeira se acumula constantemente - as tentativas de colar a junta com fita ou materiais especiais não produzem um efeito duradouro: elas começam a descascar,
    • Sensível a produtos químicos
    • Requer uma mesa nivelada
    • Pegadas negras são difíceis de limpar,
    • Material de qualquer classe necessariamente encolherá, como resultado da qual a costura de conexão abrirá em 3-4 anos e começará a ferir seus olhos. Portanto, as juntas devem estar escondidas perto das paredes ou usar material com 5 m de largura.

    Como você pode ver, ao determinar qual é o melhor - linóleo ou laminado, os prós e os contras considerados não tornam possível fazer uma escolha inequívoca em favor de um dos tipos de piso. Portanto, realizaremos uma comparação direta de materiais para todos os indicadores técnicos, tecnológicos e econômicos.

    Análise comparativa de placas de linóleo e laminado

    Para entender qual é o melhor piso de linóleo ou laminado em um apartamento, comparamos os revestimentos de piso e tiramos conclusões sobre as seguintes características:

    • preço de 1 m 2 de material,
    • o custo da colocação de 1 m 2,
    • a complexidade do processo de instalação,
    • requisitos da superfície da mesa,
    • a capacidade de desmontar (desmontar),
    • vida de serviço
    • segurança contra incêndio
    • resistência ao desgaste
    • resistência aos raios UV (burnout),
    • resistência a cargas estáticas,
    • resistência a cargas dinâmicas,
    • resistência a danos mecânicos,
    • resistente a água
    • condutividade térmica
    • propriedades à prova de som
    • respeito pelo meio ambiente
    • facilidade de atendimento
    • que fica sujo mais rápido
    • use no sistema "piso quente",
    • design.

    O que é mais barato

    Um dos principais critérios para a escolha de um piso é o seu preço. Portanto, é inicialmente necessário decidir o que é mais barato - um laminado ou linóleo em um apartamento. Se usarmos materiais de construção econômicos, o linóleo será cerca de duas vezes mais barato que o laminado - o preço do linóleo começa em 120 rublos / m2, painéis laminados - de 260 rublos / m2.

    Na classe premium, a aceleração é ainda maior - 2,3 vezes: o linóleo pode ser comprado por 360-600 rublos / m2, laminado - por 840-1400 rublos / m2. Conclusão: nesta comparação, o linóleo tem uma vantagem óbvia.

    O que é mais barato para empilhar

    Além do preço do material em si, o custo da colocação do piso tem um impacto significativo na carteira do proprietário. Para instalar um laminado de maneira direta, você pode contratar uma equipe de construtores para 250-400 rublos / m2, além de 150 rublos / m2 para a impermeabilização e o substrato. O revestimento de linóleo custará 90 rublos / m 2.

    Conclusão: o piso laminado é caro, então o linóleo tem uma vantagem. No entanto, ao fazer o trabalho por conta própria, os materiais têm quase paridade - para colocar as lamelas, você precisa de uma ferramenta que você deve comprar ou alugar.

    O que é mais difícil de colocar

    O revestimento em ambos os casos é bastante simples - mesmo um iniciante pode lidar com o trabalho. No entanto, a complexidade do trabalho e sua complexidade ainda fazem diferença - para a colocação do laminado, você precisará de um bom conhecimento da tecnologia, atenção, capacidade de trabalhar com ferramentas e tempo significativamente maior para todo o processo. Conclusão: um indicador a favor do linóleo, embora com uma pequena vantagem.

    Qual material possui requisitos de mesa mais fáceis?

    O linóleo e o laminado requerem uma superfície igualmente plana da base sobre a qual serão assentados. Quaisquer irregularidades afetam a superfície do material - o linóleo é limpo nesses locais, os bloqueios são destruídos no laminado.

    A influência de tubérculos de até 3 mm de altura no revestimento do piso é eliminada por um substrato laminado, feltro ou filme de PVC de linóleo (colado na parte inferior do material). Com grandes diferenças de altura, é necessário realizar um nivelamento adicional da mesa. Conclusão: os materiais são completamente iguais.

    O que é mais durável

    De acordo com os períodos operacionais declarados pelos fabricantes, ambos os materiais têm uma paridade aproximada de 10 a 15 anos. No entanto, é mais fácil danificar o linóleo durante a operação: arranhões de objetos pontiagudos, manchas de ferro ou cinzas de cigarros, vestígios de móveis e solas de borracha preta.

    O linóleo pode romper com um soco forte, manter um rastro de um golpe por um longo tempo, etc. Essas razões reduzem drasticamente a sua vida. O laminado não tem medo de cargas dinâmicas e estáticas, não tem medo de objetos pontiagudos - é difícil arranhá-lo. Conclusão: pela primeira vez em um laminado, embora pequeno, mas a vantagem é que é mais prático.

    Que material queima pior

    O linóleo é feito de componentes químicos. Portanto, sua capacidade de queimar é muito maior. Isso também é lembrado pelas inscrições na embalagem, onde a classe de combustibilidade é indicada pela letra “G” (combustibilidade) e números de 1 a 4 (classe). Outro problema: ao queimar linóleo, substâncias tóxicas são liberadas, lembrando os classificadores designados T1-T4 (aumentando).

    O laminado não suporta queima de chama aberta. No entanto, ele também emite substâncias nocivas, no entanto, em quantidades insignificantes. Tudo isso serviu de base para os fabricantes de laminados não indicarem classes de combustibilidade e toxicidade para seus produtos. Conclusão: em termos de segurança contra incêndio, o laminado tem liderança indiscutível.

    Qual material possui maior resistência ao desgaste

    De acordo com este indicador, os materiais são aproximadamente iguais - em locais residenciais é impossível limpar enquanto caminha. Sob a influência de materiais abrasivos, eles também se tornam inutilizáveis ​​rapidamente - existem traços que não podem ser removidos. Conclusão: o indicador pode ser ignorado - nenhum dos materiais apresenta vantagens.

    O que queima menos

    Não há ligação rígida a um tipo específico de material. Tudo é determinado pela ausência ou presença de um filme especial (a propósito, seja na superfície do material ou não, não afeta o preço), que protege a camada decorativa da radiação ultravioleta. É difícil determinar independentemente a presença de um filme protetor. Portanto, pergunte a consultores ou gerentes de sala. Conclusão: os materiais são completamente iguais.

    O que é mais forte

    Aqui, os materiais são imediatamente comparáveis ​​em três indicadores: resistência a cargas estáticas e dinâmicas, bem como a danos mecânicos. Para todas as três características, o líder indubitável é o laminado. É importante aqui impedir que duas ou mais pernas caiam na mesma placa laminada ao instalar móveis - as travas serão destruídas.

    O linóleo pode suportar móveis pesados, mas as pegadas permanecem quase até o final de sua vida. Objetos pontiagudos permanecem arranhões que não podem ser removidos. Com o uso prolongado em um lugar de uma cadeira de escritório com pernas, o desgaste aparece no linóleo. Conclusão: o laminado é definitivamente mais forte.

    Qual material tem maior resistência à umidade?

    Não há necessidade de entrar em detalhes: o linóleo pode suportar não apenas a água derramada acidentalmente, mas também uma inundação real. O laminado é higroscópico - o clima é úmido o suficiente para deteriorar-se. Conclusão: se estivermos falando de uma sala com alta umidade ou inundações frequentes, somente o linóleo é necessário aqui.

    Qual é mais quente

    Aqui, contrariamente à crença popular, o linóleo leva. O material químico fino conduz o calor pior que um laminado mais espesso à base de fibras de madeira. A situação é nivelada pelo isolamento térmico do piso sob o laminado. Conclusão: o linóleo retém melhor o calor, embora, como observado nos fóruns, seja mais frio nas sensações táteis.

    Qual é mais silencioso

    O laminado é um ressonador muito bom. Quase tudo o que acontece no apartamento é ouvido abaixo dos vizinhos. Esse andar também interfere com os próprios moradores - os sons se espalham pelos quartos. A execução de trabalhos de isolamento acústico perfeitamente executados resolve o problema de 90%, por exemplo, o barulho de salto fino não pode ser abafado por nenhum esforço.

    O linóleo não apenas absorve bem todos os tipos de ruídos estranhos, mas também não conduz sons de apartamentos a paredes e tetos. Ele é o andar mais silencioso. Conclusão: o linóleo é o líder indiscutível na absorção de ruído.

    O que é mais prejudicial

    Sobre a questão dos danos à saúde pelos materiais analisados, a situação é um pouco confusa. Sob condições ideais de operação, cada material é ecológico e tanto que uma criança pequena pode brincar com o laminado e o linóleo sem nenhuma conseqüência para a saúde. Quando o regime de temperatura se desvia do ideal, por exemplo, na direção do aumento, ambos os materiais começam a liberar substâncias nocivas no ar. Mas isso, enfatizamos, sob circunstâncias de força maior.

    Conclusão: apesar dos componentes químicos que compõem os materiais, ambos são seguros para a saúde humana.

    O que é mais fácil de lavar

    Cuidar dos dois tipos de material é muito fácil. Se necessário, detergentes podem ser usados. A única limitação: o laminado precisa ser lavado com um pano torcido. Sim, pegadas pretas nos sapatos de linóleo são bem limpas com um cotonete embebido em acetona. Conclusão: aqui está a igualdade completa.

    O que fica sujo mais rápido

    Devido ao acúmulo de eletricidade estática, o laminado é poluído mais rapidamente. Porém, nesse ponto negativo, curiosamente, há uma vantagem: menos poeira nas paredes, prateleiras, luminárias e vários elementos decorativos, que é muito mais fácil de limpar do chão do que dos itens listados acima. Conclusão: paradoxalmente, os especialistas dão vantagem ao laminado, embora este se torne mais poluído mais rapidamente.

    O que é mais bonito

    O design diversificado do laminado e do linóleo levou ao fato de que muitas vezes é visualmente difícil determinar o tipo de piso. Várias cores, texturas e desenhos permitem implementar as decisões mais inesperadas no dispositivo do piso ao decorar o interior da sala e o apartamento como um todo. Conclusão: ambos os materiais não criam problemas para o designer.

    Para concluir o tópico, que é melhor, laminado ou linóleo, damos a opinião de especialistas: o linóleo é mais um tipo de piso de cozinha, embora possa estar em qualquer cômodo do apartamento, enquanto é menos desejável no quarto e no berçário devido a um cheiro ligeiramente perceptível. Além disso, é ideal para uma varanda e loggia. O laminado foi concebido e produzido para instalações residenciais - tem uma aparência mais apresentável. É indesejável na cozinha e inaceitável no banheiro.

    O que é melhor e em que sala

    Antes de considerar a questão do que é melhor e em que sala, entenderemos duas questões particulares.

    1. Em novos edifícios no térreo, você sempre precisa colocar linóleo. Enquanto a casa não está em operação, é difícil prever qual será o porão: molhado ou seco. Somente durante a substituição do piso é possível instalar um laminado. Se a umidade vier do porão, você precisará fazer duas impermeabilizações: sob a mesa e em cima dela.
    2. Uma situação semelhante em uma casa particular. Até que haja clareza na umidade em cada quarto, o linóleo deve ficar no chão.

    Atenção: na prática, há casos freqüentes de perturbação da troca de água no local da construção quando a fundação é derramada, como resultado do qual um aumento da umidade aparece repentinamente sob a estrutura em um local seco.

    Voltando à questão principal, notamos que em sala de estar de preferência laminado. Isso é explicado pelo status das instalações: o local central do apartamento (casa), onde os hóspedes se reúnem para os feriados, as reuniões são organizadas. É aqui que é possível e necessário demonstrar o nível de bem-estar e sabor dos proprietários, o que é possível com um laminado apresentável.

    Em o quarto também é melhor colocar os painéis do laminado. São inodoro, bonito, não acumula sujeira - não há cargas estáticas. Em corredor e em o corredor o linóleo é melhor - é mais fácil lavar a sujeira da rua. No entanto, a presença de tapetes em ambos os lados da porta permite que o laminado seja usado com sucesso nessas salas.

    Ativado a cozinha e em banho o linóleo parece mais funcional - o aumento da umidade e a água constante no chão não é para o laminado. Ativado varanda Não há alternativa ao linóleo - a imersão regular na chuva elimina a opção de piso laminado, e qualquer um dos materiais em questão pode ser usado na galeria.

    Conclusão

    Ao comparar materiais para cada posição, foram tiradas conclusões. Resumimos e damos a eles de forma concentrada. Em termos de dinheiro, o linóleo é uma versão muito lucrativa do piso - possui o preço do material e a instalação custa várias vezes menor que a do laminado.

    O laminado é mais confiável em resistência: suporta cargas estáticas e dinâmicas mais altas. É difícil danificá-lo com saltos finos, objetos quentes e afiados. Se você escolher um material melhor, será difícil dar preferência a alguém. Ambos os materiais têm aproximadamente a mesma vida, ambos parecem igualmente bonitos. Ambos os tipos de material não são perigosos para a saúde humana.