Móveis

Como fazer prateleiras na despensa com suas próprias mãos?

Em alguns apartamentos, os residentes recebem um bônus pequeno, mas agradável, na forma de uma sala de armazenamento. E as pessoas estão felizes com esse presente do destino, ou melhor, o construtor, e usam ativamente esses 2-3 metros quadrados.

Coisas diferentes são necessárias na despensa. Alguns objetos estão destinados a serem esquecidos, mas algo aguardará seu dia e, mais cedo ou mais tarde, será usado. Mas no monte de lixo, encontrar a coisa certa será bastante problemático. Para evitar esses incidentes, seria bom sistematizar o armazenamento de coisas.

Se você tem uma despensa bastante espaçosa, pode comprar móveis feitos sob medida, no mesmo armário. Os artesãos, com as mãos hábeis, transformarão a despensa em um bom lugar para guardar coisas. Mas nem todo mundo pode se gabar de despensas espaçosas. Para a maioria das pessoas, este artigo será útil. Hoje vamos descobrir como fazer prateleiras confortáveis ​​na despensa.

O que é necessário para isso?

Primeiro você precisa de um desejo, e também, de preferência, de braços retos que funcionem com uma ferramenta de serralheiro. Se não houver, é melhor entrar em contato com os mestres. Eles podem oferecer opções mais sérias. Por exemplo, móveis embutidos podem ser feitos para você.

Se houver vontade de vasculhar um armário com suas próprias mãos, continuaremos a fase preparatória. Do equipamento, precisamos de um quebra-cabeças, furadeira elétrica, furadeira de impacto. Para marcar, você precisará obter uma fita métrica, nível, lápis e um canto de construção das caixas.

A partir dos materiais, precisamos de tábuas largas, cantos de metal e papelão. Com a ajuda deste último, vamos descobrir como fazer prateleiras em um armário.

Como são feitas as prateleiras?

Para começar, pegue papelão, tesoura e comece a cortar. Corte os lençóis com cerca de 35 centímetros de largura e 70 centímetros de comprimento. Anexe a amostra resultante à parede lateral da despensa onde a prateleira está planejada para ser instalada. Corte até encaixar perfeitamente. Faça o mesmo com duas amostras com paredes diferentes. Ah, sim, vamos fazer prateleiras em forma de U.

Quando três amostras são dimensionadas, você pode iniciar as tábuas de corte de acordo com o exemplo. As barras são fixadas nos cantos, a estrutura é presa à parede e nossa futura prateleira sobe.

Antes de instalar a placa, ela pode ser envernizada, se desejar. Mas geralmente é desejável processar a superfície. A madeira absorve a umidade, o que não é a melhor maneira de afetar sua condição.

Em seguida, repetimos os mesmos procedimentos com outras linhas de prateleiras. Como resultado, em paredes nuas comuns obtemos algo como um armário.

Se você não quer se incomodar, pode ser comprado móveis personalizados . Os profissionais farão tudo por você: eles selecionarão a opção apropriada, levarão, instalarão. Você só precisa usar a coisa com o máximo de conveniência.

Desenho

As opções para criar um rack na despensa são poucas, existem apenas duas: criar um armário separado ou fixar prateleiras diretamente na parede. Depois de escolher uma das duas opções acima, você deve primeiro fazer medições das instalações e reproduzir o design detalhado da futura despensa em papel. É necessário levar em consideração algumas nuances para que as prateleiras fossem convenientes. Por exemplo, é importante organizar as prateleiras de forma que seja conveniente você estar dentro, levando a coisa certa.

Certifique-se de considerar o arranjo correto das prateleiras: do largo ao estreito. Naturalmente, os largos devem estar na parte inferior para armazenar os objetos maiores e mais pesados, difíceis de dobrar e remover. Você também precisa considerar a distância entre as próprias prateleiras. Revise preliminarmente o que você colocou lá e identifique os lugares para organizar tudo à distância certa.

Em seguida, é necessário determinar a localização dos racks, como regra geral, seja construída em forma de U ou L da estrutura. Essas opções são as mais práticas e convenientes. Para a fixação, os suportes de metal serão ótimos, são os mais duráveis ​​e podem suportar a carga máxima.

Materiais

Após a conclusão de todas as ações acima, é necessário prosseguir para a seleção de materiais. Existe uma opção econômica, graças à qual você pode economizar uma boa quantia. Se você tem uma cômoda antiga, mesas de cabeceira ou uma pequena estante de livros em casa, pode desmontá-las e fazer prateleiras boas e, ao mesmo tempo, livres de peças.

A segunda opção envolve a compra de tábuas de madeira ou outro materialtendo determinado previamente sua largura, espessura e quantidade. De fato, dependendo da gravidade dos itens armazenados, as prateleiras devem ser mais largas ou mais estreitas.

Alguns usam folhas de compensado prontas, mas essa opção é aplicável apenas se você não for colocar objetos pesados ​​nessa prateleira. Na melhor das hipóteses, sob carga pesada, ela pode rachar e dobrar gradualmente; na pior das hipóteses, ela se romperá drasticamente e envolverá tudo o que retém. Portanto, para a despensa, ainda é recomendável usar materiais mais densos para garantir sua resistência e qualidade.

Em princípio, o material pode ser não apenas madeira, mas também estruturas metálicas, se forem fortes o suficiente para suportar a carga esperada. Você também deve pensar nas fixações que sustentarão o quadro e outros itens de consumo.

As ferramentas

Considere as ferramentas necessárias para o trabalho. Em princípio, se você já possui placas prontas e de tamanho adequado, não precisará de muitas delas. Se o material não estiver pronto e você precisar ajustá-lo em tamanho e forma, será necessário um quebra-cabeças e uma plaina para concluir as ações necessárias. Neste caso, verifique a presença de lixa para processar as bordas da serra e de toda a prateleira como um todo, para obter uma aparência completa.

Quando as prateleiras estão prontas, apenas um soco é necessário nas ferramentasfazer furos nas paredes e fixar os suportes, além de uma chave de fenda, se for necessário combinar as peças. É obrigatório usar a roleta durante a operação para precisão da medição, nível de construção, para que as prateleiras sejam uniformes e um simples lápis ou giz para as marcações da parede.

Seleção de assento

O primeiro passo para começar o trabalho é escolher um local para as prateleiras. Você não pode simplesmente anexá-los à parede como desejar, é muito importante levar em consideração certos fatores para que, após a conclusão do trabalho, você fique satisfeito com o resultado e sua despensa o atenda por muitos anos. A parede destinada à fixação deve necessariamente ser portadora, pois as divisórias comuns não suportam altas cargas e todas as prateleiras simplesmente voam para baixo.

O local de montagem deve ser preparado com antecedência: deve ser lixado, nivelado e, se necessário e desejado, rebocado. Isso é necessário para que as prateleiras se levantem uniformemente e não haja problemas com sua instalação.

E, claro, é importante pensar na iluminação adequada do depósito para sua conveniência. Isso deve ser feito antes da instalação dos racks.

Processo de instalação

Após realizar todas as medições, preparar os materiais e ferramentas necessários, além de executar todas as ações acima para escolher um local e prepará-lo, você poderá trabalhar.

Os primeiros passos para realizar seu pequeno sonho na forma de uma despensa na vida:

  • Antes de tudo, você deve marcar as paredes com uma fita métrica e o nível do edifício. Isso ajudará você a facilitar a tarefa durante a fixação e garantir a uniformidade das prateleiras.
  • Em seguida, é necessário fazer furos na parede com um furador e, em seguida, fixar a base dos suportes com pregos de cavilha nesses locais. A distância entre eles depende da altura das prateleiras futuras.
  • Depois de executar essas etapas, a estrutura da futura despensa é montada e os suportes são instalados.

  • A próxima etapa se aplica apenas àqueles que não possuem pranchas prontas e precisam ser cortadas de forma independente. Depois de verificar o tamanho correto (apenas no caso), você precisa cortar as prateleiras necessárias com uma serra ou um quebra-cabeças e, em seguida, processar cuidadosamente as bordas com uma lixa para dar uma aparência atraente à superfície.
  • Quando o trabalho principal é concluído, resta apenas colocar as prateleiras em seus lugares e fixá-las com uma chave de fenda e fixadores.
  • O último passo será limpar e limpar a sala do excesso de serragem, peças desnecessárias e outras coisas necessárias no seu trabalho.

Sua sala de armazenamento para organizar e armazenar itens desnecessários na vida cotidiana está pronta. Você pode trazer coisas e aproveitar o espaço vago no apartamento.

Como fazer um rack na despensa, você pode ver no próximo vídeo.

Layout

O cálculo do espaço é um ponto importante que ajuda a elaborar um layout racional de estantes ou prateleiras para um uso mais confortável. O mezanino compacto permite que mesmo uma pequena sala seja usada com a máxima praticidade e, em seguida, será possível armazenar nele um grande número de coisas necessárias e temporariamente desnecessárias.

Em alguns planos habitacionais modernos, uma despensa não é fornecida, mas os proprietários mais experientes conseguem resolver esse problema da maneira mais extraordinária. Por exemplo, eles colocam prateleiras em um nicho, um armário ou um beco sem saída de um corredor, fazendo partições de drywall e equipando o armazenamento original com portas. E para quem já possui essa sala, resta apenas uma organização competente, levando em consideração o objetivo das prateleiras que estão sendo construídas.

De grande importância é o objetivo das estruturas instaladas. Para livros e colecionáveis, as estruturas articuladas são mais adequadas. As caixas são colocadas em prateleiras de profundidade considerável.

Existem várias opções de layout:

  • você pode colocar mezaninos no final da sala,
  • prateleiras largas combinam com a localização da letra "G",
  • se a área permitir, o posicionamento das prateleiras com a letra “P” permanecerá ideal - então no meio ainda resta uma passagem conveniente.

Para preservação, são necessárias prateleiras largas e duráveis ​​de madeira ou metal, estáveis ​​e prontas para cargas pesadas. Se for fornecido armazenamento de produtos valiosos, é recomendável fazer prateleiras com vidros. Ele protege objetos de maneira confiável contra poeira e poluição. O rack de madeira é pré-revestido com manchas, tintas ou vernizes - portanto, fica protegido de deterioração, mofo e outras influências negativas.

Tipos de instalações de armazenamento

Para escolher o tipo certo de design, você precisa considerar opções comuns:

  • prateleiras monolíticas tradicionais, sem acréscimos e perfurações - são adequadas para armazenar pequenos eletrodomésticos, outros itens com peso médio,
  • para coisas pesadas fabricar dispositivos com nervuras rígidas,
  • objetos frágeis, redondos e pequenos fornecem prateleiras com lados,
  • Os modelos de orifícios são necessários para ventilação natural e são usados ​​para armazenar roupas sazonais.

É importante escolher o material certo:

  • madeira natural seguro, ecológico, mas sujeito a umidade e poluição, portanto, requer processamento adicional,
  • de metal são obtidas construções estáveis ​​e duráveis, adequadas para altas cargas, mas sua principal desvantagem é a tendência à corrosão, por isso é melhor escolher produtos de aço galvanizado,
  • estantes em polímero - Uma boa alternativa ao metal e à madeira, o plástico é resistente a muitas influências externas, mas com o tempo pode perder a aparência original e ficar amarelo.

Com base na carga esperada, você deve pensar antecipadamente na espessura das placas. O tamanho padrão para o peso médio é de 3 cm, embora para itens leves você possa construir uma estrutura de madeira compensada.

Diferentes tipos de material requerem fixadores diferentes, mas, em qualquer caso, os de metal são os mais duráveis ​​e confiáveis. Para prateleiras longas, um número suficiente de fixadores deve ser usado.

Fase preparatória

Devido ao fato de as prateleiras de metal serem mais adequadas para estufas e garagens, o uso de madeira será mais estético em um edifício residencial.

Das ferramentas que você precisará:

  • broca (perfurador),
  • serra manual para madeira,
  • um martelo
  • parafusos, cavilhas e parafusos,
  • Chaves de fenda Phillips e retas
  • régua ou fita métrica

  • nível de construção
  • brocas para superfícies de concreto,
  • flanges de conexão
  • papel abrasivo
  • verniz, tinta, mancha de uma determinada cor.

Tubos de metal, suportes e madeira para prateleiras também devem ser preparados. As placas devem ter uma espessura de 25 a 30 mm, cortadas no comprimento, lixadas com um moedor ou uma lixa. Barras com seção transversal de 20X30 mm são cortadas ao longo da profundidade da prateleira.

Antes do trabalho de instalação, a sala deve estar limpa de objetos, poeira, sujeira, em uma palavra, uma limpeza completa deve ser realizada.

É necessário consertar a despensa, talvez colar novamente o papel de parede ou revestir as paredes com azulejos. É aconselhável tratar a sala com preparações de fungos, mofo e outros micróbios com antecedência. Para uma sala tão pequena, faz sentido usar revestimentos leves.

Se houver essa oportunidade, você pode instalar um ventilador de teto para ventilação ou fazer treliças ou portas de correr para a despensa. É melhor iluminar uma sala com lâmpadas fluorescentes.

Montagem em rack

Primeiro, usando o nível, marque a localização das prateleiras nas paredes. A confiabilidade e a estabilidade de toda a estrutura dependem de sua precisão.

O trabalho deve ser feito em uma determinada ordem:

  1. As barras preparadas estão presas nas extremidades, nas costas e nas laterais da sala. Dependendo da carga, você precisa de 2-3 parafusos.
  2. As placas são colocadas sobre as placas e fixadas com parafusos auto-atarraxantes longos (40 mm).
  3. Para fortalecer a estrutura, serão necessários tubos de metal. Eles não permitem que os elementos do rack se movam e dobrem. O tamanho é determinado pela altura do piso até a primeira prateleira.
  4. O tubo é cortado, colocado entre o chão e a prateleira e, em seguida, fixado com flanges, os tubos são instalados entre as prateleiras. É importante que os suportes de metal fiquem totalmente na vertical, o que garante ótima estabilidade.

Para criar uma prateleira com dobradiças, você precisará das mesmas ferramentas e pranchas, 25 cm de largura e cerca de 2 cm de espessura. Como madeira para mezaninos na despensa, é melhor escolher um pinheiro ou lariço:

  • Para trabalhar, você precisa de duas tábuas com 80 cm de comprimento e duas de 25 cm. Elas são trituradas com um moedor até alinhamento e suavidade completos.
  • Quatro placas são conectadas em uma caixa, elas perfuram parafusos auto-atarraxantes, os ganchos dos móveis são fixados na parte traseira com parafusos.
  • Depois disso, a madeira é manchada com manchas de madeira, pintada e coberta com uma camada de verniz. Todas as camadas devem estar completamente secas antes do uso.

Ao fazer e colocar prateleiras, recomenda-se deixar uma distância suficientemente grande entre o piso e o primeiro elemento estrutural, pois sacos, caixas grandes e outros itens grandes podem ser armazenados na parte inferior da despensa.

Prateleiras na despensa ajudam a economizar o espaço livre da sala, esconder coisas desnecessárias e, graças à colocação prática, possibilitam encontrar rapidamente os itens necessários.Além disso, as construções do tipo faça você mesmo permitem que você não gaste o orçamento da família nos serviços de construtores profissionais.