Reparação

Tintas fluorescentes: tipos, aplicações, bricolage

Acontece que, com uma certa imaginação e um pouco de habilidade, seu interior pode mudar sua "aparência", dependendo da hora do dia. Por exemplo, durante o dia tudo estará em uma versão estrita clássica e, quando estiver escuro, será transformado em um palácio luminoso e fantástico.

Luminescência é a capacidade de um material emitir luz no escuro ou sob certa iluminação artificial. Um efeito especial tão incomum pode ser alcançado a partir de qualquer objeto, basta processá-lo com tinta luminosa.

Qualquer avião pode ser tratado com tinta fluorescente, o que permite criar um design exclusivo, mesmo sem a ajuda de especialistas.

A tinta brilhante é um prazer bastante caro e nem todos podem pagar. Portanto, uma ótima solução seria uma tinta feita em casa. Em termos de seus parâmetros, não será diferente do de fábrica. No entanto, você terá que gastar tempo na fabricação e na aquisição dos componentes necessários.

Propriedades da tinta luminosa

Uma das variedades mais comuns de tintas luminosas é produzida com a participação de um fósforo - um pigmento fosforescente inofensivo.

Os elementos constituintes da tinta são completamente inofensivos, mas você precisa comprar componentes para sua preparação em casa de fabricantes que possuem um certificado de qualidade.

A tinta luminosa é formada por dois componentes principais: verniz e pigmento de fósforo. As propriedades do fósforo são determinadas pelo recurso à emissão de luz. A composição desta mistura inclui óxidos e lantanídeos, que atuam como hypostases de ativadores.

O fósforo pode acumular luz e liberta essa energia na forma de um brilho. Pode produzir um recurso de carga a partir de qualquer base solar ou ultravioleta. São 15 minutos suficientes à luz do dia ou iluminação artificial e esse material é suficiente para o brilho incansável de um objeto pintado por 7 horas.

O mais surpreendente é que esse processo domina o ciclo ininterrupto e pode funcionar nesse modo por cerca de 30 anos.

Entre outras coisas, o elemento luminoso se adapta perfeitamente ao ambiente do lado de fora, tolera bem o clima gelado, para que possa ser usado em ambientes internos e externos.

Entre os tons de cores luminescentes, predominam o amarelo e o azul. Mas com certas manipulações, você pode obter outras cores. O pó de cor verde claro tem o brilho mais brilhante, que durante o dia parece verde claro.

Alguns designers usam esse material para o interior original em uma sala com azulejos. Eles são feitos de meios improvisados ​​e usados ​​como rejunte de juntas, que não apenas brilham em um ambiente escuro, mas também protegem da umidade.

Tinta de néon luminosa para metal parece legal nas rodas de um carro, também é usada em aerografia e no design de portas da frente de edifícios ou em placas de metal.

Usando este material incomum, você pode criar efeitos exóticos em qualquer textura, seja em pedra, piso de concreto, janelas de plástico ou outras superfícies. O principal é que o avião esteja limpo e seco. Antes de aplicar, desengordure, remova poeira e sujeira da superfície.

Com essa tinta extraordinária, você pode fazer coisas extraordinárias no phytodesign. Como o material colorido seca rapidamente, pode ser aplicado com segurança a flores frescas, plantas de interior ou galhos de qualquer árvore. Os fabricantes garantem segurança, portanto a cor é inofensiva para as plantas.

As superfícies de vidro tratadas com uma cor luminescente brilham especialmente intensamente no escuro. Essa abordagem é usada na fabricação de montras. Você também pode manchar pequenos objetos de vidro, como bancada, prateleira do armário, abajur ou vaso.

Como fazer uma tinta luminosa em casa?

Não é difícil preparar um fósforo em casa. Para fazer isso, você precisa comprar concentrado de coníferas, que pode ser comprado em uma farmácia. Despeje ou despeje (se a substância estiver em estado líquido) nos pratos concentrados. Depois de adicionar uma pequena quantidade de água. Assim, obtemos tartrazina líquida.

A tartrazina é um corante sintético com uma cor amarela característica. Refere-se a comida.

Misture bem a massa resultante até ficar homogênea. Coloque a louça com a mistura no fogo e aqueça. Quando aquecidas, formam-se bolhas de ar que precisam ser perfuradas com um objeto pontiagudo. O próximo passo é esfriar a mistura, despejar tartrazina novamente e aquecer. Após a conclusão do procedimento, é obtida uma substância homogênea de cor amarela.

Para verificar o resultado, a massa resultante deve ser iluminada com um flash brilhante. Se tudo for feito corretamente, um brilho será perceptível. A substância fosforescente resultante pode ser triturada em pó, moendo-a. Você pode ler mais sobre o processo em um vídeo temático.

Receita para fósforo aprimorado:

Tinta fluorescente DIY

A tinta fluorescente é popularmente chamada de ultravioleta. A principal diferença com o fluorescente é que ele não emite luz no escuro. Só é possível manifestar sua propriedade com a ajuda do ultravioleta de neon, e durante o dia o desenho aplicado por ele não difere do comum.

Consiste em uma base transparente com um pigmento fluorescente, uma resina termoplástica e um corante em pó, mas, apesar de sua rica composição química, não é tóxico.

Entre a enorme gama de cores da tinta UV, destacam-se as mais populares, como vermelho, amarelo, rosa e verde, cuja prevalência é explicada pelo fato de que, mesmo com pouca luz, mostram seu efeito.

A tinta fluorescente é aplicada em qualquer base: produtos de metal, madeira, cerâmica. Você também pode processar flores frescas e até usar para desenhos no corpo. Alguns designers usam esse material estranho no paisagismo.

Eles produzem uma cor fluorescente a partir de substâncias seguras para os seres humanos, portanto são usados ​​por mestres da arte corporal. Os corantes praticamente não são absorvidos pelo organismo. Para os amantes de boates, produzem conjuntos inteiros. A única desvantagem é que você deve lavar a substância após o final do feriado.

Também é importante notar o fato de que corante fluorescente luminoso é usado na fabricação de papel de parede. Com a ajuda dessa tecnologia, você pode transformar o quarto das crianças. À luz do dia, o papel de parede serve como revestimento regular com diferentes padrões temáticos e, quando as luzes de neon acendem, seu volume surpreende até os adultos.

Eles são colados a uma superfície plana e também a um papel de parede comum. Mas vale ressaltar que o efeito desejado é alcançado apenas com a ajuda de lâmpadas ultravioletas e iluminação neon.

Existe a maneira mais fácil de fazer tinta fluorescente. Para obtê-lo, você precisará de vários componentes: verniz acrílico incolor e pó fluorescente. Mas não cem por cento fluoróforo, o que é muito decente, mas seu pigmento com base de polímero. Você pode comprá-lo em uma loja especial ou na Internet.

Para obter a composição necessária, o pigmento adquirido é derramado na base de acrílico e cuidadosamente misturado. Se você adicionar o pigmento da cor desejada à emulsão, ela também precisará ser bem misturada.

O que é tinta fluorescente e como funciona?

Luminescência é a capacidade de uma substância brilhar no escuro devido à energia luminosa anteriormente acumulada. Na tinta luminescente, existem substâncias como pigmentos luminosos (fósforo). Eles “acumulam luz” por um dia ou enquanto a iluminação artificial está acesa. E quando a escuridão chega, um brilho brilhante da superfície pintada se torna perceptível.

Importante! Não confunda composições luminescentes (fósforo, auto-luminosas) com tintas fluorescentes. Este último pode brilhar apenas sob a influência de raios ultravioleta (você precisa comprar lâmpadas especiais para eles).

O processo de acumulação e retorno da energia da luz por um fósforo é reversível; portanto, a tinta luminosa funcionará por anos. O fósforo é uma substância fisicamente e quimicamente estável que dura pelo menos 30 anos, mesmo fora do edifício. Ao mesmo tempo, apenas 15 a 20 minutos de "recarga" com luz brilhante são suficientes para a superfície pintada brilhar por cerca de 8 horas. O brilho do brilho depende da concentração de fósforo na tinta.

De acordo com o princípio da ação, os materiais luminescentes são semelhantes aos fosforescentes. Mas estes últimos contêm fósforo perigoso. Portanto, eles são usados ​​muito raramente e somente para trabalhos ao ar livre. Mas materiais à base de fósforo são completamente seguros.

Âmbito das tintas luminosas

Além do fósforo em si, a laca transparente entra na tinta luminosa (atua como base do material). A área de aplicação de uma composição específica depende das propriedades do verniz. Pode ser selecionado para praticamente qualquer superfície - metal e plástico, drywall e papel de parede, concreto e gesso, têxtil e madeira, vidro e cerâmica.

Nota! A composição luminosa pode ser aplicada a flores frescas e usada para arte corporal. Mas deve ser uma dispersão acrílica à base de água que seja segura para a saúde.

A tinta luminescente é usada:

  • ao aplicar marcações, pintar cercas e sinais de trânsito,
  • para decoração de superfícies internas (desenhando desenhos em paredes, tetos, pisos),
  • para pintar móveis e outros elementos interiores,
  • em maquiagem, arte de palco, enquanto cria figurinos e cenários teatrais,
  • em floricultura,
  • na fabricação de produtos promocionais (de sinalização a lembranças),
  • em paisagismo (desde pintar mandris e cercas até criar desenhos complexos em fachadas),
  • em carros tuning, bicicletas, motocicletas (para aerografia, discos de pintura, bonés, pára-choques, spoilers),
  • para a produção de macacão para os trabalhadores dos serviços rodoviários e de emergência.
Afinação de automóveis - uma das áreas de aplicação da tinta luminosa

Tipos de tinta fluorescente

Todos os compostos no mercado podem ser divididos em dois grandes grupos:

  1. Incolor (ou translúcido). São vernizes quase invisíveis à luz do dia. Eles podem ser aplicados sobre qualquer padrão "visível".
  2. Colorido. Esses esmaltes, além do fósforo, incorporam um pigmento corante (cor). Durante o dia, parecem tintas comuns e à noite brilham.
Uma grande variedade de tintas fluorescentes está disponível no mercado.

Além disso, os revestimentos luminescentes diferem na composição da base e nas propriedades operacionais. Entre eles estão:

  • Esmaltes minerais de poliuretano. Eles têm alta adesão e são adequados para colorir vários plásticos.
  • Emulsões dispersas em água (acrílicas). Seguro e rápido para secar.
  • Tintas resistentes ao calor. Crie revestimentos resistentes ao calor até +500 ° C. Bom para pintar estruturas metálicas, vidro, cerâmica.
  • Compostos resistentes à água. Crie um filme fino à prova d'água na superfície pintada. Eles são usados ​​para pintar piscinas, esgotos, elementos de banheiros.

Como preparar uma tinta luminosa a partir de um pó de fósforo?

Você pode fazer uma tinta com um efeito de brilho com suas próprias mãos. Para fazer isso, você precisa comprar um fósforo, escolher um verniz transparente e um solvente para ele. Você também precisará de cerâmica ou vidro para misturar os ingredientes.

O fósforo da cor desejada pode ser encontrado na Internet ou em uma loja de materiais de construção. É bastante caro, mas 100 g deste pó são suficientes para uma coloração contínua de cerca de 8 metros quadrados. m superfície. O preço depende da cor do brilho: pigmentos verde claro, azul e branco são mais baratos, mas os mais brilhantes - vermelho, laranja, azul, verde - são mais caros.

Fósforo - pó luminoso para fabricação de tinta luminescente

Importante! O verniz deve ser escolhido para a superfície que será pintada. Somente assim a tinta acabada aguenta bem.

Como fazer uma tinta luminosa em casa:

  1. Despeje o verniz nos pratos.
  2. Adicione fósforo em pó (a proporção é considerada ideal quando a composição é de 70% de laca e 30% de pigmento luminoso).
  3. Adicione um pouco de solvente à mistura (até 1% da massa total).
  4. Mexa bem.
  5. Se você deseja obter uma composição colorida, a cor também é adicionada aos pratos.
Materiais e ferramentas necessárias para a preparação de tinta fluorescente

A tinta feita dessa maneira é usada e armazenada da mesma maneira que o verniz comum de um tipo semelhante.

Fósforo de fabricação própria

Com um forte desejo, você pode preparar um fósforo com suas próprias mãos. É verdade que isso exigirá mais esforço e reagentes especiais. O que fazer:

  1. Pegue o concentrado de coníferas e dissolva-o em água limpa na proporção de 1: 50. A solução final deve ter uma tonalidade amarela.
  2. Despeje 2-3 g de ácido bórico em um prato resistente ao calor com um fundo largo.
  3. Escorrer em pó cerca de 10 gotas de solução de coníferas. Concentrado de coníferas - o principal componente que afeta o brilho do fósforo caseiro


Nota! A cor e a luminosidade do fósforo resultante dependerão da concentração do extrato de coníferas. Portanto, pode variar para alcançar o efeito desejado.

Antes de criar um fósforo, você precisa calcular a quantidade necessária de tinta luminosa. É possível que seja mais fácil e mais barato comprar material acabado na loja. Além disso, a tinta “proprietária” sempre será melhor que a artesanal, e a cor do brilho pode ser selecionada imediatamente, sem longas experiências. E com um ou vários frascos de tinta luminescente em seu arsenal, é fácil criar algo incomum, afinação elegante ou um interior único.

O que são cores luminosas?

Tendo decidido com suas próprias mãos fazer uma composição de coloração luminosa, você precisa descobrir quais componentes ela pode conter e como funciona. Existem vários tipos de tintas que emitem luz no escuro: luminescentes, fluorescentes, fosfóricas, refletivas. Eles diferem um do outro pelo princípio da luminescência, que depende dos componentes que compõem sua composição.

O princípio da luminescência da tinta luminescente

Luminescência é a luminescência da matéria sem calor como resultado do acúmulo de energia luminosa. As tintas luminescentes brilham na ausência de fontes de luz devido ao conteúdo de componentes especiais - fósforo. Esses pigmentos luminosos à luz do dia acumulam luz. Ao mesmo tempo, eles são "carregados" de fontes não apenas de luz natural, mas também artificiais. Ao anoitecer, essas substâncias começam a brilhar. O brilho da luz emitida depende da sua concentração na composição do produto corante.

Este tipo de tintas e vernizes (LKM) é absolutamente inofensivo à saúde. As tintas luminescentes são incolores (translúcidas) e coloridas. Eles são adequados para colorir:

  • superfícies de metal, vidro, cerâmica (revestimentos resistentes ao calor),
  • tecidos (contêm verniz acrílico),
  • plantas (revestimentos à base de água)
  • arvore
  • concreto
  • plástico (esmalte poliuretano-mineral).

Por que a composição fluorescente está brilhando?

Esse tipo de tinta luminosa é capaz de brilhar no escuro apenas sob a influência da luz ultravioleta. O revestimento pintado absorve os raios UV incidentes nele, convertendo-os em radiação visível com ondas mais longas. Os revestimentos fluorescentes brilham apenas com as fontes atuais de radiação ultravioleta.Quando são desligadas, essa é uma composição de coloração normal, nada luminosa, por isso também é chamada de invisível ou ultravioleta.

A capacidade desta tinta para emitir luz é baseada no princípio da fluorescência (fluorescência). Este termo refere-se a um fenômeno no qual uma molécula, absorvendo luz de um determinado comprimento de onda, emite luz com um comprimento de onda mais longo. Este tipo de pintura é iluminado devido aos pigmentos especiais de fluoróforos que fazem parte e são capazes de fluorescência.

Derivados de rodamina, cianina e aminonaftalimida são comumente usados ​​como esses componentes. Essas substâncias são muito caras, portanto, para reduzir o custo do processo de fabricação da composição corante, elas pintam as menores partículas de polímero, que são então adicionadas à base do produto.

O fosfórico (fosforescente) deve ser diferenciado dos revestimentos fluorescentes. Devido ao conteúdo de fósforo, eles não são seguros para a saúde humana e, portanto, raramente são usados. Geralmente eles são usados ​​para trabalhos ao ar livre, por exemplo, para pintar um carro.

Como funciona a tinta reflexiva?

O grupo de tintas reflexivas (ou retrorrefletivas) difere dos tipos de revestimentos luminosos anteriores, cujo princípio de brilho depende dos ingredientes que podem brilhar no escuro. Com algum alongamento, os materiais fluorescentes podem ser atribuídos a eles, mas eles são capazes de refletir apenas os raios UV.

A tinta adquire a capacidade de retornar luz após a adição de pequenas esferas de vidro (150-500 mícrons). Graças a eles, a superfície pintada com tinta refletiva reflete os raios de luz que caem sobre ela.

Quais são os fósforos?

Não é necessário conhecer o básico da química para ter uma idéia sobre os fósforos. A principal característica dessas substâncias são os espectros de absorção, que refletem a dependência da quantidade de energia luminosa absorvida no comprimento de onda da luz incidente sobre elas. Eles dependem da origem química do ativador e da base do pigmento, de sua interação e, se estamos falando de fósforo com mais de um ativador, então do contato entre eles. Os espectros de emissão são afetados pela intensidade e comprimento de onda da luz excitante, bem como pela temperatura.

Substâncias destinadas à formação de um brilho sob vários tipos de influências são divididas em vários tipos. As informações sobre a classificação dos fósforos são apresentadas na tabela:

Fósforos
Princípio de classificaçãoVariedades de fósforo
Origem químicaInorgânico (fósforo). A maioria deles se refere a cristalofosforos. Utilizado para a produção de fontes de luz luminescente, tubos de raios catódicos, telas de raios X, serve como indicadores do nível de radiação de fundo, etc.
Orgânico (organoluminóforos, lumogênios). Eles são usados ​​para a fabricação de revestimentos fluorescentes para tingir produtos têxteis e plásticos, jóias, tintas de impressão, para pigmentação de argila de polímero, papel de parede, tatuagens, cosméticos, materiais luminescentes. É usado para detectar trincas nos detalhes ao realizar análises com base no fenômeno da luminescência e usado em vários campos.
O método de excitação da luminescênciaLuz ultravioletaFotofósforos
Feixes de elétronsCathodoluminophors
Campo elétricoEletroluminóforos
Alfa e betto radiação de ondas radioativasRadiophosphors
Raios-X e radiação gamaFósforos de raios X
Características de processos que provocam radiaçãoIntracentro (são usados ​​fósforos não condutores ou substâncias com centros distintos)
Recombinação (são utilizados pigmentos fotocondutores)
Duração do brilhoDesvanecimento rápido
Rápido
Tinta em pó fluorescente

Como fazer uma pintura brilhante no escuro?

A maneira mais fácil de preparar uma tinta neon caseira usando fósforo pronto. Para se tornar uma composição brilhante no escuro, você precisará de:

  • Verniz transparente, que deve ser selecionado com base nas características da superfície a ser pintada.
  • Solvente.
  • Fósforo Esta substância é vendida em pó em quase todas as lojas de ferragens. Seu custo depende da sombra. Geralmente, os pós brilhantes são mais caros que os análogos das cores pastel.
  • Capacidade para a preparação de uma composição de coloração. É melhor usar pratos de vidro ou cerâmica.

Etapas da produção independente de pintura luminosa:

  1. Despeje o verniz no recipiente.
  2. Despeje o pó luminescente nele. A proporção ideal de verniz e pigmento é 7: 3.
  3. Adicione solvente à massa. Não deve exceder 1% da quantidade total de solução.
  4. Misture bem os componentes e, se necessário, adicione o pigmento da tonalidade desejada.

É possível fazer em casa uma tinta que brilha sem fósforo?

Para preparar essa composição em casa, não é necessário usar um pó luminescente. Para prepará-lo, você pode usar os componentes disponíveis. Existem várias maneiras de criar um brilho caseiro no agente de coloração escuro. Uma descrição detalhada de como e de quais ingredientes fazê-lo:

ComponentesNúmero de ingredientesPreparação de uma composição corante que emite luz no escuro
Marcador luminoso ou caneta com ponta de feltro1 pcVerifique se a ferramenta de escrita e desenho está operacional. Para fazer isso, desenhe algumas linhas no papel. Se eles emitem luz no escuro, pode ser usada uma caneta com ponta de feltro. Depois de tirar a haste, segure-a na água e aperte-a bem. Misture o líquido colorido com verniz à base de água.
Concentrado de coníferas3 gAdicione as agulhas concentradas no recipiente de alumínio com água. Despeje o ácido bórico em outra tigela. Despeje metade da solução de coníferas nele com uma corrente fina. Ferva a mistura e deixe esfriar completamente. Adicione a solução de coníferas restante e deixe ferver o líquido. A massa amarelada resultante servirá como um componente luminescente. Para obter uma pintura luminosa, misture a solução amarela com tinta.
Ácido bóricoBeliscar
Agua50 ml
Peróxido de hidrogênio1 colher de sopa. euAdicione o restante dos ingredientes ao pote de vidro com água morna. Depois de fechá-lo com uma tampa, agite-o bem até que seu conteúdo comece a emitir um leve brilho.
Agua150 ml
Vinagre0,5 colher de sopa. eu
SalBeliscar
Luminol (cristais brancos ou amarelados)0,15 gMisture todos os ingredientes em uma jarra de vidro. Depois de fechá-lo com uma tampa, agite-o até o conteúdo ficar azul.
Alcalino35 g
Dimexide (uma solução límpida, incolor e com odor suave, usada para fins medicinais)30 ml

As proporções de ingredientes fornecidas na tabela permitem que você faça tinta com um brilho delicado. Para criar um produto colorido com brilho intenso, você precisa dobrar o número de componentes.

No processo, é recomendável observar três regras básicas:

  • trabalhe com luvas de borracha para não sujar as mãos,
  • ao usar substâncias com cheiro forte, use um respirador e óculos de segurança, preparando a tinta em uma área bem ventilada,
  • trabalhe com roupas velhas que podem ser jogadas fora se ficarem sujas.

Espero que o material apresentado seja suficiente para preparar uma tinta luminosa para seus próprios fins. O vídeo a seguir complementará o acima.

Tinta fluorescente, tipos e propriedades

A tinta luminescente é dividida em dois grupos: colorido e incolor:

  • Esmalte colorido. Brilha à noite e durante o dia parece uma pintura simples. Inclui fósforo e cor.
  • Verniz incolor. A superfície pintada com um verniz incolor ou translúcido durante o dia é quase invisível e no escuro brilha com uma tonalidade amarela ou azul. É aplicado sobre qualquer imagem.

A tinta luminescente possui diferentes características de desempenho devido à sua base e é dividida em vários tipos, são eles:

  1. Tintas à base de água. Essa composição é usada em salas com alta umidade (banheiro, piscina, etc.) Depois de pintar a sala com tinta à prova d'água, um filme à prova d'água é criado na superfície.
  2. Emulsões acrílicas. Vantagens das emulsões dispersas em água: secam rapidamente e são seguras para a saúde humana.
  3. Compostos Resistentes ao Calor. Usado para pintar superfícies de vidro, cerâmica e metal. As superfícies cobertas com compostos resistentes ao calor suportam temperaturas de até + 500 graus.
  4. Esmaltes minerais de poliuretano. Projetado para produtos de plástico, tem maior adesão.

Verde claro - pigmento amarelo parece pálido durante o dia e no escuro tem o brilho mais brilhante de todos os tons.

A composição da tinta luminosa, o princípio de operação

A tinta luminosa consiste em verniz e pigmento luminescente (fósforo). O princípio de sua operação é simples: o fósforo, tendo acumulado luz durante o dia a partir de fontes externas, começa a produzi-lo à noite, dando a qualquer superfície pintada um brilho intenso. Dependendo da saturação da tinta com fósforo, depende da intensidade do brilho, quanto maior sua concentração, o objeto brilha mais. Para acumular energia, 20 minutos são suficientes, a superfície brilha até 8 horas.

Ao contrário dos esmaltes de fósforo, que são carregados de qualquer iluminação, os fluorescentes funcionam apenas com raios ultravioletas ou lâmpadas especiais são compradas para carregá-los. A tinta que brilha no escuro com o teor de fósforo não é tóxica, não inflamável e completamente segura para os seres humanos, sua vida útil é de 30 anos. Os compostos fosforescentes contêm fósforo e funcionam com o mesmo princípio, mas raramente são usados ​​e são usados ​​apenas para decoração de ambientes externos, pois o fósforo é perigoso para a saúde.

O que é tinta luminosa, tipos e princípio de operação

Você pode criar uma atmosfera aconchegante na sala e organizar o interior, independentemente da hora do dia ou da iluminação, se usar tinta luminosa. Geralmente use decoração nos quartos das crianças, para que a criança não tenha medo de dormir à noite no escuro sem o uso de luzes noturnas adicionais, pois nem sempre é seguro.
Usando esta ferramenta, você pode aplicar qualquer padrão a paredes, tetos ou móveis. É conveniente trabalhar com a composição e com a tinta comum. Mas à noite esses desenhos parecem espetaculares.
A tinta luminosa tem dois tipos:

  1. Luminescente. Brilha por si só quando a sala começa a escurecer, não precisa de equipamento adicional.
  2. Fluorescente. O brilho também é brilhante, mas para isso você precisa direcionar os raios ultravioletas de um dispositivo especial, sem o qual ele parecerá um corante comum.

A tinta luminescente em casa é usada com mais frequência, pois cria um brilho brilhante na sala espontaneamente. Assim que o sol começa a se pôr, torna-se mais brilhante e em completa escuridão todos os desenhos são totalmente visíveis.
O trabalho da ferramenta é a presença em sua composição de pigmentos especiais - fósforos. Eles atraem, acumulam energia luminosa durante o dia e refletem no escuro, criando um brilho intenso. Eles acumulam não apenas a energia da luz solar, mas podem ser "carregados" usando iluminação artificial ou até a luz da lua.
Ambos os tipos podem ser usados, no entanto, o líquido fluorescente pode ser perigoso para a saúde, devido às enzimas liberadas quando expostas à radiação ultravioleta, por isso é melhor usá-lo fora do prédio.

Essas tintas são seguras para a saúde?

Antes de fazer uma tinta luminosa em casa, considere sua segurança e escopo. Como para uma das espécies um pré-requisito é a exposição aos ultravioletas, nem sempre é recomendável usar fundos em casa.
A composição da tinta fluorescente inclui fósforo; se uma quantidade maior entra no trato respiratório de uma pessoa, pode causar problemas de saúde, e é por isso que seu uso em salas com pouca ventilação é perigoso. De qualquer forma, é melhor limitar seu uso para decoração de interiores.
Mas o principal componente do corante luminescente é o fósforo, cuja maior parte é o verniz transparente. Por isso, após aplicar a solução na sala, basta ventilar bem, depois disso, essa opção de acabamento será absolutamente segura para o corpo humano, independentemente da idade.
No entanto, lembre-se de que reações alérgicas a componentes individuais da tinta luminosa são raras, o que pode tornar seu uso não totalmente seguro.

Tinta luminosa de fósforo

A tinta de fósforo é mais segura, pois não emite enzimas prejudiciais ao trato respiratório. Além disso, não requer exposição à radiação ultravioleta, o que facilita seu uso.
O próprio fósforo contém uma laca transparente, o que a torna seguro para a saúde. A substância atrai e retém a luz, refletindo-a no escuro. Isso permite criar uma imagem brilhante.
O brilho é preservado por um longo tempo. Após duas horas de coleta de energia luminosa, o padrão desenhado pelo corante luminescente o reflete durante o dia.

Como fazer um fósforo com suas próprias mãos

Você pode criar independentemente uma tinta luminescente, que se acumula espontaneamente e reflete a luz no escuro. De acordo com suas características técnicas, será semelhante à versão da loja, mas também mantém o brilho por tanto tempo.
Existem várias receitas com as quais você pode fazer uma solução luminosa:

  • Receita 1. Para isso, é necessário misturar um copo de água morna e duas colheres de sopa de água oxigenada. Adicione duas colheres de chá de vinagre de mesa e um pouco de sal ao líquido. Misture bem a solução, é melhor fazê-lo rapidamente - você pode fechar o recipiente com uma tampa bem apertada e agitar. O líquido luminoso resultante pode ser tingido ou aplicado nas paredes. Se você usar proporções duplas de componentes adicionais (exceto água), poderá aumentar a concentração e o brilho.
  • Receita 2. Se você possui um marcador luminoso, pode usá-lo. Para fazer isso, desenrole-o suavemente, remova a haste e dissolva o corante em uma pequena quantidade de água. Depois disso, a água resultante pode ser misturada com pigmento colorido comum para decoração. Tome o mínimo de água possível para evitar resistência e desempenho prejudicados após a diluição.
  • Receita 3. Tome duas colheres de sopa de água e misture-as com três gramas de concentrado de agulhas de pinheiro, dissolvendo-o em uma consistência uniforme. Misture uma pitada de ácido bórico com metade do líquido resultante e deixe ferver. Depois que a solução esfriar completamente, adicione a outra metade da água concentrada e ferva novamente. A solução resultante terá o papel de um fósforo, que pode ser misturado com um corante convencional e usado como um corante luminoso.

Antes de fazer uma tinta brilhante, é recomendável proteger seus olhos e mãos, pois alguns componentes podem ser prejudiciais. É importante observar rigorosamente as precauções e proporções de segurança, para obter um líquido luminoso com rapidez suficiente.
Independentemente da opção usada, o fósforo resultante deve ser misturado com tinta padrão para decoração de interiores ou exteriores. Mas lembre-se: você não precisa diluir fortemente o corante com o líquido resultante, pois sua qualidade pode ser degradada, ele ficará muito líquido e ficará ruim em forma de decoração.

Dicas de pintura

Independentemente de você ter feito a tinta fluorescente ou comprado pronto, ao usá-la, é recomendável considerar algumas dicas. Eles facilitarão a aplicação da solução, proporcionando um resultado positivo.
Existem muitas recomendações para a aplicação da composição, independentemente do revestimento:

  1. Proteja os olhos e a respiração ao trabalhar com a solução. Se entrar em contato com a boca ou os olhos, lave a área afetada com água em abundância imediatamente e consulte um médico.
  2. Independentemente do tipo de composição, ela deve ser usada em uma área bem ventilada, com janelas constantemente abertas.
  3. Ao usar o produto acabado, antes de usá-lo, misture bem para combinar o sedimento de seu fósforo com a composição principal.
  4. Para que o resultado pareça mais eficaz, é melhor aplicar duas camadas de solução. No entanto, após a primeira demão, deixe a solução solidificar por duas horas.
  5. Prepare a superfície antes de pintar. Para fazer isso, verifique se está completamente uniforme e seco. Além disso, você pode cobri-lo com uma cartilha branca por cima para tornar o corante mais confortável.

Observando as recomendações para a aplicação do corante, você obterá um resultado eficaz, sem prejudicar a sua saúde ou violações à segurança do uso das instalações.

Fazendo tinta luminosa com suas próprias mãos a partir de um fósforo

Para criar uma tinta com suas próprias mãos com um efeito de brilho, você precisará de um recipiente de vidro ou cerâmica, verniz, solvente para verniz, fósforo. Para manter o esmalte bem, escolha um verniz que combine com sua superfície. O fósforo é comprado em lojas para artistas ou na Internet. Tons claros de pó são mais baratos, é branco, verde claro, azul, rosa. Cores brilhantes e saturadas são mais caras, são vermelhas, verdes e azuis. Apesar do fato de o custo do fósforo ser bastante grande para uma superfície de até 8 metros quadrados. m suficiente 100 gr. pó. Para fazer esmalte transparente, você precisa:

  • Despeje 70% do verniz no recipiente, adicionando um fósforo de 30%,
  • Adicione até 1% de solvente à massa final, para que o fósforo seja melhor distribuído,
  • Misture tudo cuidadosamente para obter uma substância homogênea,
  • Quando a cor é adicionada à massa, uma sombra aparecerá na superfície.

O esmalte preparado é armazenado e utilizado da mesma maneira que o verniz com base no qual foi feito.

Onde as tintas luminosas podem ser usadas?

Adequado para papel de parede, gesso, vidro e cerâmica, para superfícies metálicas e plásticas. Ela é resistente ao calor, sem medo de geada, é usado para decoração de interiores e exterioresé:

  1. Paredes, tetos e piso (céu estrelado, pinturas, padrões, grafite).
  2. Às vezes, vários elementos interiores são pintados: móveis, caixilhos de janelas, portas, armários.
  3. Sinais de trânsito e cercas.
  4. Sinais de publicidade.
  5. Decore cenários teatrais.
  6. Maquiagem e manicure com efeito brilhante (arte corporal).
  7. Bicicletas, motos e carros.
  8. Em paisagismo (cercas, portões, etc.).

Dicas básicas para tintas brilhantes

Ao trabalhar com tintas luminosas, você deve seguir algumas recomendações:

  1. O fósforo é perigoso para a saúde; portanto, a sala em que o composto de fósforo é pintado deve ser bem ventilada.
  2. Se os vapores entrarem no trato respiratório, consulte um médico.
  3. É necessário observar as medidas de segurança e trabalhar apenas com luvas, óculos e um respirador.
  4. Para que a camada de esmalte fique uniformemente, a superfície em que é aplicada deve ser lisa e seca.
  5. Às vezes, um sedimento do fósforo aparece no fundo da lata de tinta; portanto, ao iniciar o trabalho, a tinta é completamente misturada.
  6. Depois de aplicar a primeira camada na superfície, aguarde 1,5 horas e aplique a segunda camada de tinta.
  7. Dar um produto a um brilho mais forte ajudará a aplicar previamente a ele um solo branco, uma vez que uma superfície escura absorverá a energia irradiada.