No passado, tapetes nas paredes e no chão serviam não apenas e não tanto como decoração, mas também como proteção contra o frio e a insonorização.
Os tempos e o design da casa mudaram, mas os tapetes continuam comprando. A questão é a incrível capacidade de tapetes, carpetes e tapetes para mudar o interior e o humor de uma sala.
Pelo tipo de material a partir do qual eles são feitos:
- Tapetes de lã ou seda natural. O mais caro, mas também o mais durável.
- Tapetes de juta e outras fibras vegetais. É mais correto chamá-los de tapetes. Ecológico e prático, encaixa-se perfeitamente em interiores étnicos.
- Tapetes sintéticos. Barato, não requer cuidados complexos e não causa reações alérgicas.
Diferenças na forma do tapete:
- Redondo e oval - crie um sotaque e destaque visualmente a parte principal da sala.
- Quadrado e retangular - são usados em todos os lugares em uma variedade de quartos (berçário, quarto, sala de estar, escritório) e várias combinações.
- Tapetes de forma complexa, tapetes, quebra-cabeças - sofisticação de design que pode criar um interior memorável e elegante.
Ao longo do comprimento da pilha:
- Tapetes macios e macios são ótimos para o quarto. Obviamente, nada impede você de colocá-los na sala de jantar, no entanto, manter os tapetes limpos nesse caso não será fácil.
- Srednevorsovye - o mais versátil e é usado em salas de qualquer tipo.
- Os tapetes de pêlo curto e os tapetes sem fiapos são ideais para o berçário, a sala de jantar e o salão.
A cor do tapete no interior
Não é difícil determinar a cor do tapete se você seguir algumas regras simples:
- Cores claras expandem visualmente o espaço. Tapetes de cor clara são adequados para salas pequenas.
- Um tapete escuro ou preto acentua a brancura das paredes e do teto. Nesse caso, o princípio funciona: o piso é a parte mais escura da sala, as paredes são muito mais claras, o teto é branco.
- Tons frios adicionam frescor a uma sala ensolarada e quente.
- Quente - aqueça e encha a sala sombreada de cor.
Ornamento de tapete
Os ornamentos de carpete são tão diversos que podem confundir o comprador. Existem algumas dicas úteis para este caso:
- Um grande padrão geométrico não deve ser mais que um quarto coberto por móveis - nesse caso, o tapete perderá toda a sua atratividade.
- Portanto, um pequeno ornamento divide visualmente o espaço - todos os outros detalhes do interior devem ter um mínimo de desenhos. Não sobrecarregue o espaço com detalhes.
- Um tapete liso é uma opção universal e de compromisso para qualquer tipo de ambiente e finalidade.
- Desenhos em 3D, imagens de flores, animais e pessoas nos tapetes parecem espetaculares, mas exigem um gosto impecável e um senso de estilo do designer e / ou proprietário. É muito importante não cair no kitsch e no mau gosto de um jogo divertido. A exceção são os tapetes com um padrão em forma de animais fofos, bonecas, ferrovias ou rodovias, projetados para crianças.
Tapete como uma continuação de estilo
O tapete ficará bom no interior somente se for sua continuação lógica.
Portanto, se a sala for projetada em estilo mediterrâneo, um tapete pesado com uma pilha grossa e um grande padrão geométrico parecerá estranho nela. Um tapete branco leve com um padrão de mosaico será mais adequado.
Em alguns casos, o tapete serve como ponto de partida para a criação de um interior: em torno de um tapete que parece um "tapete voador" de um amado conto de fadas, usado artificialmente, com uma longa franja nas bordas, é muito fácil criar uma história sobre o quarto de uma linda princesa que entrou na torre do dragão.
Tapete como sotaque e cor local.
Esse conselho não contradiz o anterior: ali e aqui o tapete não é acidental, sua escolha é pensada, mas idéias diferentes são a base da escolha.
A sala parece chata e desbotada? Basta colocar um tapete brilhante no chão, jogar alguns travesseiros da mesma sombra no sofá e a sala, como se costuma dizer, "brincou"!
Tapete como forma de disfarce
Acontece que em um interior cuidadosamente selecionado, objetos individuais de repente começam a "dominar" e claramente oprimem o resto do espaço.
Tais problemas acontecem mesmo entre os veneráveis designers de interiores, mas eles sabem exatamente o que precisa ser feito nessa situação. Um grande sofá clássico cinza na companhia de duas poltronas, sobre um laminado marrom, parece um enorme dinossauro com filhotes? Basta colocar um tapete grande da mesma sombra sob toda a empresa e, voila, os móveis pareciam derreter no espaço!
Ele é necessário?
Algumas décadas atrás, o tapete era considerado um indicador de status, apenas alguns podiam pagar e, portanto, as pessoas economizavam o último dinheiro e compravam pelo menos uma pequena faixa. Hoje existem outros materiais - linóleo, laminado e parquet que, quando selecionados com habilidade, parecem impressionantes e têm uma vantagem inegável - facilidade de manutenção! Mas essa é uma opção para pessoas muito zelosas que não desejam gastar tempo extra em limpeza e pensar na questão de como escolher um tapete para o interior. As fotos desses quartos são ascéticas e espaçosas, mas você se sente confortável com elas? Geralmente não. É por isso que os tapetes são imortais, e não importa quão extravagantes sejam os círculos da moda, eles podem mudar a estrutura do material, forma, cor e até mesmo o propósito, mas nunca entrarão no esquecimento.
Tapete listrado multicolorido em uma cozinha brilhante
Como escolher o tapete certo para o seu interior
Pensando em decorar uma casa ou apartamento com carpetes, você precisa conhecer alguns critérios básicos nos quais deve confiar ao escolher um detalhe interior desejado. Esta é a forma, tamanho, cor, material e compatibilidade com o meio ambiente.
Tapete leve no interior da sala de estar
Qual o tamanho do tapete?
Para correlacionar corretamente as dimensões do carpete e dos cômodos, dois pontos principais devem ser levados em consideração - para medir a área total do cômodo e o local onde deveria estar nosso "amigo decorativo". Além disso, menos 25 cm das paredes, móveis e outras coisas que o cercam, e estimamos parâmetros aproximados.
Um tapete redondo de tamanho médio dividirá a sala em zonas
Por tamanho, os tapetes são divididos em:
- pequeno - até 3 m2,
- médio - de 3 a 5-6 m2,
- grande - de 6 m2 e mais.
A escolha da quantidade e dimensões dependerá da localização no piso.
Um pequeno tapete longo fica bem em uma cozinha brilhante
Como escolher um tapete no chão para o interior
Para manter a harmonia externa, você precisa se lembrar de uma regra simples - a quantidade de cobertura não deve ser maior que a terceira parte da sala. Isso significa que são possíveis versões - um tapete grande no centro ou dois equivalentes em zonas diferentes, por exemplo, um no centro, o segundo na parte de trás entre a TV e o sofá ou em lados diferentes da cama, se for um quarto. O principal é que eles fecharam juntos não mais do que um terço da sala.
Dica: tapetes grandes reduzem visualmente a sala, especialmente se forem tons escuros, e um tapete pequeno parecerá muito cômico em uma sala grande. É necessário correlacionar claramente essas coisas.
Proporção correta do tamanho do tapete e do tamanho da sala
Forma e conteúdo
Hoje, as formas de tapetes não apenas repetem todos os tipos de formas geométricas - círculos, ovais, polígonos, quadrados, trapézios, etc., mas também vêm em forma de flores, animais, gotas, flocos de neve e até fantasmas. As fantasias do designer geralmente apagam completamente toda estrutura concebível.
Uma mesa redonda e um tapete redondo irão decorar a área de jantar
Como ser Idealmente, é necessário considerar a geometria dos móveis, se predominarem mesas retangulares, sofás e armários - o mesmo tapete deve estar próximo a ele, o mesmo com círculos e formas ovais. No entanto, os decoradores modernos afirmam que hoje tudo é possível! Se você quiser deixar uma nota de negligência no chique clássico - sinta-se à vontade para trazer uma rosa-chá ou um fantasma branco no chão da sala, na biblioteca ou no quarto grande. O principal é não se separar - esses elementos devem funcionar em contraste e estar em uma única cópia, caso contrário, o efeito de surpresa e entusiasmo será perdido.
Os tapetes retangulares surrados adicionam um toque de negligência ao interior e criam uma atmosfera mais relaxada.
Quanto ao conteúdo, o material pode ser qualquer, assim como o comprimento da pilha (todos os tapetes são divididos em pilha curta, pilha média e pilha longa).
- Lã. Este é um clássico caro, mas de alta qualidade; esses produtos são feitos das fábricas de lã de ovelha, são agradáveis ao toque, bastante elásticos e capazes de servir fielmente por até 50 anos, permanecendo quase em sua forma original. Eles diferem em tons calmos e são adequados para qualquer tipo de interior. No entanto, existem desvantagens - elas se sujam muito rapidamente e podem ser comidas por mariposas ou mofo, terão que ser tratadas com ferramentas especiais e monitorar a umidade da sala.
Os tapetes de lã parecem caros e luxuosos em um interior clássico.
- Silk. Esse luxo brilhante custará ainda mais que a lã, mas sua qualidade rapidamente se paga completamente. Os tapetes de seda são incrivelmente duráveis e bonitos, porque a textura do material oferece uma oportunidade única de elaborar qualquer imagem da forma mais clara possível! Os tapetes de seda são tão requintados que costumam ser comparados às telas dos grandes pintores e lamentam-se deitar no chão, usando sofás e camas como colchas.
Tapete de seda combinado harmoniosamente com utensílios domésticos antigos no banheiro
- Viscose. Esta é uma arte artificial, na aparência tudo é muito semelhante à seda, mas na verdade é celulose. Eles não apenas reproduzem a qualidade dos desenhos detalhados das “obras-primas” de seda, como ainda não se amassam, não limpam de vez em quando, não são particularmente sujos e, o mais importante, custam várias vezes menos. Esta é uma solução ideal para todas as famílias com crianças, gatos e cães - baratos e bonitos.
Tapete com viscose no interior da sala de estar
- Nylon São tapetes de poliamida que proporcionam padrões luminosos, indicadores de alta resistência e desgaste, elasticidade interessante e uma qualidade muito importante para famílias onde há crianças pequenas - elas não acendem. Portanto, se, como no filme "De Volta para o Futuro", seu filho ou filha acidentalmente incendiarem um tapete na sala de estar, seja mais gentil com eles.
Tapetes de nylon brilhante no interior do corredor
- Polipropileno Estes são os tapetes mais baratos, bonitos, suaves, brilhantes e fáceis de cuidar, mas também têm uma vida útil curta, e o máximo é de 5 anos. Por outro lado, isso permitirá atualizar o interior.
Carpete de polipropileno no quarto das crianças
- Poliéster Remanescente dos colegas de lã, eles são quase igualmente macios e resistentes ao desgaste, parecem luxuosos em uma versão longa e também retêm bem o calor, ideal para salas de estar. Mas existem duas desvantagens: elas "disparam", o poliéster é um dispositivo de armazenamento ideal para eletricidade estática e não se mantém bem em forma se tiver que ser lavado ou se algo as distorcer.
Tapetes feitos de poliéster parecem luxuosos em um interior moderno
Ao escolher um formulário e um material, tudo será baseado no tamanho do orçamento, no método de aplicação e nas circunstâncias relacionadas - a presença de crianças e animais pequenos. É claro que você pode fazer alarde sobre um tapete branco como a neve com uma pilha longa e natural, mas faz sentido quando seu cão vai pisotear, um gato preto com lã ou crianças pintarão? Ou faz sentido colocar um tapete fino de seda feito à mão no chão quando seria muito mais apropriado reclinar como colcha em um quarto do tipo oriental?
Se tudo estiver arrumado e arrumado em sua casa, você pode permitir cores claras e uma composição natural; em outros casos, os sintéticos também são adequados, a decisão dependerá das fantasias e da prudência dos proprietários.
Dica: os designers notaram um momento muito bonito - os latidos de soneca longa se encaixam muito bem com a lareira, localizada nesta zona, é melhor criar uma sensação de calor e conforto.
Tapetes de pilha longa no interior do quarto
Dica número 2: preste atenção na composição do produto
Escolhendo o mesmo tapete, não esqueça que não apenas a forma e a cor devem ser ideais - as características operacionais e de qualidade não são menos importantes. Tapetes naturais - suaves ao toque, com aparência sólida e luxuosa. Mas não esqueça que eles estão sujeitos a desgaste e abrasão, e também pode ser o ambiente ideal para ácaros.
Sinteticamente, os tapetes são a opção mais acessível, tanto em preço quanto em uma variedade de cores. Mas, embora sejam fáceis de limpar, não serão capazes de atendê-lo por um longo tempo: eles rapidamente perdem a aparência e amassam.
Pense no seu estilo de vida, com que frequência você pode limpar. Se você tem filhos e animais de estimação em sua casa, escolha os modelos mais práticos. Um pequeno tapete feito de materiais artificiais ou mistos é a melhor opção.
Dica número 3: escolha o tapete de tamanho certo
Antes de ir à loja para um novo produto de carpete, meça a área do piso que você vai decorar. Um modelo pequeno ajudará a enfatizar as zonas necessárias. Por exemplo, para um tapete assim, com certeza haverá um lugar na sala de estar perto da lareira. Porém, as dimensões compactas estão longe de ser sempre apropriadas: se você for colocar a cama no tapete, verifique se o produto sobressai além de seus limites. Para a sala, escolha um tapete de tamanho que seja mais largo que o sofá e cubra toda a área do sofá.
Dica # 4: encontre a forma perfeita
A forma do tapete, tanto em tamanho quanto em cor, tem uma grande influência na percepção do interior da sala. Portanto, pensamos, contamos e ponderamos que tipo de produto é adequado para sua casa. Um tapete oval ou redondo desempenha idealmente uma função decorativa. Coloque-o no centro da sala, perto da área do sofá ou da janela - a ênfase será colocada no lugar certo.
Se você deseja dividir a sala, precisa de um ou mais tapetes quadrados. Então, na sala-de-estar, deite perto da penteadeira um pequeno pedaço de carpete e na área do sofá - o mesmo, mas mais. Tente escolher um tapete de acordo com a forma dos móveis na sala. Se ângulos agudos e linhas retas prevalecerem em uma mesa de café, sofá e poltronas, um tapete quadrado ou retangular definitivamente os enfatizará. Para formas redondas e esvoaçantes, use padrões ovais ou redondos.
Dica número 5: preste atenção na textura
Derrame suco ou polvilhe algo no chão - se essas situações não são apenas familiares para você, mas também padrão para sua casa, você deve esquecer os tapetes com estacas compridas. Para a área de jantar, essa também é uma opção muito pouco prática. Deixe tapetes marroquinos fofos, felpudos e macios para a sala e o quarto - eles têm o lugar lá. Mas para o corredor e a sala de jantar, os tapetes com pêlo curto ou sem fiapos são os mais adequados. Eles parecerão decentes e cuidarão deles muito mais facilmente. Lembre-se de que quanto mais fina e suave a textura do tapete, mais fácil é limpar.
Dica número 6: decida a cor e o padrão
Para criar um efeito visual interessante, tornar-se um sotaque brilhante no interior ou complementá-lo harmoniosamente - com o esquema de cores escolhido corretamente do tapete, você certamente alcançará o resultado desejado. A sala de estar em cores neutras parece chata e muito calma? Então você precisa de um tapete brilhante. Complemente com almofadas decorativas no mesmo esquema de cores - e uma sala de estar fresca e suculenta aparecerá em sua casa.
Se moderação e calma em tudo é o seu credo, um tapete com um padrão clássico e incomum funcionará melhor. O principal é escolher a cor certa para o produto: ele deve ser combinado com o esquema de cores da sala, mas não se perder. A diferença em vários tons não é apenas aceitável, mas necessária. Caso contrário, seu novo tapete será perdido e não cumprirá todas as suas funções.
Já aprendemos, como uma tabuada de multiplicação, que as persianas ampliam visualmente o espaço de uma sala. Esta regra de ouro se aplica aos tapetes; portanto, para os proprietários de apartamentos pequenos, modelos leves serão a melhor solução. Tapetes de cores sólidas de cores saturadas e quentes estreitarão visualmente a sala, enquanto os tapetes frios e calmos se expandirão. Um grande desenho no tapete não tem lugar em um apartamento pequeno: para sua percepção, espaço e distância são necessários. Mas o tamanho do tapete de uma sala modesta deve ser o maior possível: não esmague o espaço com um modelo pequeno.
Tons populares
Apesar do grande número de deficiências que qualquer carpete possui (a necessidade de limpeza, "coleta de poeira" etc.), esse item oferece aconchego e aconchego no interior. Com ele, você pode colocar um sotaque brilhante, tornar a sala mais clara ou adicionar contraste a ela. Todos os designers adoram tapetes, porque permitem obter resultados surpreendentes.
As cores dos tapetes que os fabricantes oferecem hoje são variadas. Não existem opções na moda e fora de moda - tudo depende das tonalidades que você escolhe no interior. No entanto, os designers, é claro, distinguem certas cores como as mais relevantes.
Nas últimas temporadas, todos os tons de azul dominam a bola. Índigo, azul céu, delicado azul bebê são bem-vindos na decoração de paredes, tapetes e cortinas. O segundo grupo mais popular de flores - Marsala - tons de vinho, bordô, vermelho escuro. Como o estilo ecológico e um estilo de vida saudável também são incrivelmente populares, está na moda projetar interiores em cores naturais. Bege é bem-vindo aqui, todas as variedades são marrons, terracota, mostarda. Diferentes tons de cinza em profundidade e saturação não perdem popularidade de estação para estação.
Cores brilhantes são usadas nos quartos das crianças - amarelo, laranja, framboesa, limão. Cores pastel suaves são adequadas para crianças: bege, rosa e azul, leite, menta, pistache, pêssego.
O tapete deve ser combinado com as cores básicas usadas na sala. Pode ser o ponto principal da sala e o pano de fundo em que outros itens do interior brilharão mais. Cada cor do tapete tem suas próprias características.
Roxo
É uma sombra de mistério, misticismo. Violeta, lilás e outros tons de lilás combinam com a natureza artística brilhante. Acredita-se que não deva haver muito roxo no interior. Idealmente, esse tapete deve ter um sotaque brilhante no fundo de paredes e móveis neutros. É por isso que na maioria das vezes os designers escolhem tapetes tão pequenos para enfatizar a parte central da sala ou a área perto do sofá. O visual mais luxuoso são os degraus roxos de cochilos longos.
Azul
Tapetes nesta cor são muito práticos. Eles não são muito facilmente sujos, mas também não são escuros. O azul traz frescura e frio para o interior. Esse tapete pode ser colocado com segurança em uma sala quente e ensolarada, cujas janelas estão voltadas para o sul. Combina perfeitamente com móveis brancos e cadeiras e mesas de madeira sem pintura.
Azul
De muitas maneiras, possui os mesmos recursos que o azul. Essa cor é atualizada, esfria. No entanto, se o azul parecer profissional e um pouco solene, o azul parecerá mais gentil. Essa cor é ótima para a sala, quarto e quarto das crianças. Também parece ser bom para felpudos, tapetes e até modelos de vime pelo tipo de tapete. O melhor companheiro para um tapete azul são os móveis leves.
Amarelo
Suculenta e brilhante, essa cor não é a mais popular para tapetes. No entanto, parece ótimo no interior. Geralmente é usado para projetar quartos em estilo moderno, com móveis incomuns e cativantes, luminárias originais, etc. Qualquer carpete requer "suporte" de cores no interior e, principalmente, amarelo. A sombra deve ser repetida nos travesseiros, cortinas, abajures, para que o design pareça completo. Infelizmente, esta é uma das opções mais suaves: manchas e amassados são muito claramente visíveis.
Laranja
Cor quente e atraente. Os tapetes alaranjados podem ser em tons de tijolo contidos e podem ter um tom de laranja suculento. Essa cor, diferente do azul, irá "aquecer" a sala. É aconselhável colocar esse produto em uma sala onde as paredes e o piso tenham uma tonalidade fria, para que a “temperatura” visual não seja muito alta.
Rosa
A saturação da cor rosa é muito diferente - de delicada, quase branca, a tons brilhantes de fúcsia e framboesa. As cores saturadas no interior dão uma natureza madura e apaixonada, mas para os bebês tons delicados são mais adequados.
Para o quarto de uma adolescente, a decoração em estilo Barbie é adequada: carpete rosa quente, móveis brancos, cadeiras com pufes, travesseiros de couro ecológico ou pele falsa. Para o interior de um quarto ou sala de estar da família, você pode escolher uma versão rosa bordada ou um tapete com padrões clássicos.
Essa sombra é justamente considerada de menina; portanto, esse tapete geralmente é colocado nos quartos das crianças. Você pode usá-lo no quarto para dividir a sala e destacar o quarto da anfitriã.
Preto
Os tapetes clássicos raramente são produzidos em uma versão puramente preta. Normalmente, o preto é complementado por padrões vermelhos e dourados. Um tapete escuro absorve o espaço, por isso é melhor colocá-lo em uma sala grande. O modelo em si deve ser pequeno ou médio, e não por todo o chão.
Um tapete preto sólido pode ser visto no interior de salas de alta tecnologia com um design minimalista. Pode ser felpudo, tapete, tapete. Um modelo corretamente selecionado de um tapete preto terá uma aparência e status extraordinariamente impressionantes!
Os tapetes pretos exigem maior atenção - embora não sejam facilmente sujos, mas neles, como na palma da sua mão, você pode ver migalhas, fios e outros tipos de lixo.
Castanho
Uma cor universal que cabe em praticamente qualquer ambiente e combina com qualquer estilo. Um tapete marrom não é tão caprichoso quanto o preto, mas é bastante escuro e parece sólido.
Combina bem com diferentes tipos de móveis, tanto de madeira maciça quanto de várias chapas. Para interiores Art Nouveau clássicos e orientais, escolha tons claros de marrom: noz, café com leite. Na estilística moderna, as cores profundas ficam melhores - castanha, chocolate preto, etc.
Bege
Outra caminhonete. Um tapete bege cabe em qualquer ambiente - do quarto do recém-nascido à grande sala de estar, e será uma ótima alternativa ao branco. Esse tapete combina bem com móveis de cor escura, enfatiza o parquet escuro ou belas tábuas no chão.
Você pode colocar o modelo dessa cor com segurança em uma pequena sala, porque ele "expandirá" o espaço o máximo possível. Bege é uma saída para aqueles que acham difícil fazer uma escolha, porque os tons desta paleta se encaixam mesmo onde.
Para vários quartos
Na maioria das vezes, recomendações para a escolha de um tapete para várias salas são dadas em relação a sua forma, material e tamanho. De fato, em salas diferentes, os tapetes experimentam cargas diferentes. A cor geralmente depende do estilo que você planeja implementar em uma sala específica. Apesar de várias recomendações, designers profissionais ainda podem dar.
Um caminho de carpete é melhor para um corredor ou um hall de entrada alongado. Na entrada do apartamento, deve haver um modelo escuro com uma soneca curta. Mas você não deve escolher opções monofônicas. Como regra, os corredores dos apartamentos não têm luz natural, portanto deve haver um padrão de luz no tapete, pelo menos nas laterais. Se você precisar atravessar o corredor entre salas onde as pessoas não usam sapatos de rua, escolha uma versão mais leve com uma pilha mais alta.
Para os quartos, geralmente são escolhidos tapetes leves com uma pilha média ou longa. Dependendo do interior, tons de bege, todos os tons pastel e em pó são adequados para este quarto.
Tapetes escuros, se apropriado em estilo, jaziam na sala, no corredor. Lá, dependendo do design, cores brilhantes (laranja, amarelo, verde claro) ou modelos multicoloridos podem aparecer, combinando vários tons suculentos. Tapetes brilhantes também são adequados para quartos de crianças. Só é importante levar em consideração a idade da criança e o fato de um revestimento brilhante poder atuar demais na psique.
Para a cozinha ou a sala de jantar, você também pode escolher um modelo bem sucedido do tapete. Não deve ser facilmente sujo. Esteiras são ideais na sala de jantar. Para que a sujeira não seja muito visível no tapete, é melhor escolher não um modelo monofônico, mas com um padrão ou mesclagem, ou seja, tecido com fios de cores diferentes, devido ao qual é obtido um padrão colorido em uma pequena faixa.
Como escolher?
Muitas lojas especializadas na venda de tapetes têm um serviço maravilhoso - um "acessório" gratuito. Isso significa que o comprador pode deixar um depósito, levar o tapete para casa e espalhá-lo no quarto para ver como ficará o interior. E esta é a maneira mais confiável de fazer a escolha certa, porque mesmo que tudo seja pensado nos mínimos detalhes, estar na loja é muito difícil imaginar tudo em combinação. Além disso, mesmo a sombra de um tapete em um apartamento pode parecer diferente de uma loja onde é iluminada artificialmente.
Para não precisar carregar muitos tapetes e fazer a escolha com rapidez e precisão, existem várias regras:
- O equilíbrio do brilho. Se os móveis da sala forem claros, o tapete deve ser luminoso. Se os móveis são brilhantes por si só - é melhor usar um revestimento de piso de uma sombra neutra.
- Macio a macio. Se a sala tiver móveis estofados brilhantes (pelo menos um pequeno sofá ou poltrona), é melhor escolher um tapete especificamente para a sua sombra. Parece muito elegante se o tapete não repetir exatamente a cor, mas estiver em algum lugar próximo na paleta de cores.
- Contraste com o chão. Se a sala tiver um piso escuro brilhante e bonito, o tapete deve ser brilhante ou claro.
- Suporte. Esta é a técnica mais fácil que toda dona de casa pode fazer. Apenas duplique as persianas do tapete nas cortinas e almofadas. A sala assumirá imediatamente uma aparência acabada.
- Se a recepção com suporte de cortina parecer muito comum, complete o tapete com um cobertor em um sofá de tom semelhante.
- Se você deseja que o tapete não seja muito marcante e o interior reinasse em completa harmonia e tranquilidade, preste atenção a essa técnica - o tapete é selecionado 1-2 tons mais claro / mais escuro que o revestimento do piso. Ou seja, a diferença de cor deve ser mínima.
- Não pegue o tapete para combinar com as paredes. Parece muito simples e chato.
- Se o tapete tiver um padrão geométrico, isso não significa que os móveis devem ser lisos. Idealmente, se a direção das linhas no tapete e no sofá estiver em uma direção, para que elas pareçam continuar.
- A regra clássica de listras horizontais e verticais em relação ao tapete "funciona" da mesma forma que nas roupas: se as listras passarem ao longo da sala, o tapete irá esticá-lo visualmente. Se as listras estiverem do outro lado, elas "expandirão" a sala.
Além da cor, a forma e o tamanho do modelo são muito importantes, porque todos esses parâmetros geralmente funcionam em conjunto. Tapetes pequenos geralmente destacam qualquer zona, enfatizam. Um pequeno tapete retangular ficará bem perto de um sofá ou embaixo de uma mesa de café. Um modelo pequeno e redondo geralmente serve “debaixo de algo” - um vaso ou uma mesa de café redonda. Será ideal se a mesa redonda e o tapete forem complementados por um lustre redondo no teto.
Tapetes de tamanho médio estavam no centro da sala. Como existem seções muito grandes do piso aberto, é aqui que o jogo de contrastes e combinações é apropriado, pois o piso e o piso são visíveis ao mesmo tempo. Comprando um tapete grande, você não pode pensar muito sobre isso.
Se você deseja colocar um modelo redondo de tamanho médio na sala, saiba que essa técnica "cortará" os cantos da sala e a reduzirá visualmente. Para evitar isso, escolha um tapete para combinar com o chão.
Exemplos no interior
Sala muito "quente": o efeito foi obtido devido a um arranjo competente de acentos. Um tapete colorido (se você olhar de perto, todas as cores do espectro são visíveis) se harmoniza no interior com painéis decorativos e outros "pontos" brilhantes - um vaso, travesseiros. As cores do chão e do sofá também são quentes. Tudo isso é equilibrado por grandes janelas e paredes brancas. Como resultado, ficou claro, mas confortável para os olhos.
Um pequeno tapete comprido destaca a parte central da sala de estar. Os designers abordaram de maneira incomum a questão da cor: os tons são retirados de uma paleta, a ênfase está na decoração das cadeiras. O tapete de chão atrai pouca atenção, mas acentua a tabela original.
Contraste de estilos. A sala gravita ao estilo retrô: sofás aconchegantes, lareira, abajur antigo. Um tapete grande de duas cores com um padrão em zigue-zague proporciona modernidade e dinâmica. A imagem em preto e branco é diluída com pontos brilhantes de travesseiros nos sofás. Se não fossem, deste tapete original ondularia nos olhos.
Tapete rosa quente - não apenas para quartos no estilo Barbie. Conhecendo as regras da combinação de cores, você pode criar um interior surpreendentemente rígido e ao mesmo tempo unbanal. Tudo está cinza neste quarto - cama, paredes e cortinas. Brilhante, com o efeito de bordado tapete rosa complementado por uma imagem abstrata, adesivos ingênuos no papel de parede e uma poltrona. A propósito, a área da cadeira é adicionalmente destacada com um tapete azul de uma sombra muito fria.
Veja opções de design ainda mais interessantes usando tapetes no próximo vídeo.
O significado da cor no interior
De fato, com um tapete na moda é fácil conseguir uma "revolução" na percepção do espaço do apartamento. A sala pode desaparecer ou iluminar, estreitar ou expandir, dependendo da versão da decoração do piso usada. O principal argumento aqui é a cor. Na verdade, é ele quem governa o desfile interior.
Para entender se o tapete terá que ir "para o pátio", é necessário que o tom seja repetido em alguns outros detalhes do design da sala. Pode ser vasos, cortinas, travesseiros. Em seguida, é criado um equilíbrio de decisão colorística, e a cor do tapete "conduz" o resto do recheio da sala.
Para reproduzir corretamente os tons da gama de cores, é necessário levar em consideração a iluminação da área. Em uma sala com muito sol, o “local” no chão deve conter tons frios - verde, azul e corajosamente colocar um revestimento laranja ou amarelo na sala com sombra. Combine a cor do tapete com os móveis e seu próprio humor.
Se você deseja uma pacificação melancólica do quarto, selecione o tapete, selecione cores suaves e pastel. Se você contar com diversão e emoção na sala de estar, "exploda" com uma opção brilhante, desafiadora e suculenta.
Em uma sala espaçosa, você pode oferecer um desenho grande, contrastante e até artístico no chão, em um pequeno - leite, creme e liso, isso abrirá visualmente as paredes. Nesse caso, o produto deve ocupar todo o espaço no piso, caso contrário, o “quadrado” aumentará visualmente a pequena área.
Observe que o tapete não é apenas um revestimento confortável para os pés. Ele faz a cor e, com eles, os ajustes de zona, em um espaço monofônico, lhe confere caráter atmosférico. Com a ajuda do tapete, é conveniente destacar o território de descanso, reflexão, reuniões. A filosofia de uma obra-prima selecionada corretamente no chão fala da capacidade dos proprietários de designar os principais centros semânticos do apartamento usando métodos de design.
Decida também se você deseja fazer do tapete uma espécie de feixe entre todos os componentes do interior ou demonstrar aos convidados o conforto que reina em sua casa.
Em que o tapete deve se encaixar?
Tudo depende da personalidade dos proprietários. Alguns gostam de se misturar com a situação, enquanto outros gostam de sombrear. Ambas as teorias têm direito à vida. No entanto, existe um certo conjunto de regras sobre como uma cópia colorida do interior deve se encaixar no contexto da sala.
Ao escolher uma aquisição para o piso na cor dos móveis, é melhor não colocar um sofá verde em um tapete verde. Aqui, de acordo com o "ABC do design", a regra "corresponde ao tom dos móveis, mas exatamente o oposto". Isso significa que a opção mais eficaz é um sofá branco sobre um tapete marrom. Em relação ao piso, as pessoas emocionais também são guiadas pelo contraste: um tapete de cores vivas é adequado para o piso escuro.
Mas, com as paredes e as cortinas, o tapete pode combinar com tons, mas se a cor principal estiver muito saturada, até agressiva, vale a pena considerar se também é necessário levá-lo ao chão. Por exemplo, o excesso de vermelho, bordô e laranja pode ser um exagero.
Analise outros grupos de cores na sala a que o tapete se destina. É original escolher de acordo com a cor da imagem, luminária de chão, pufe ou outro ponto brilhante semântico no apartamento.
É necessário ter uma abordagem sólida e prática para a escolha do modelo. Não há necessidade de piso branco na entrada. Um tapete preto escuro vai "matar" uma pequena sala. Tapetes multicolores e muito brilhantes, até gostados da loja, às vezes incomodam em casa.
Também é importante realizar o chamado ensaio com a luz. A tonalidade amarela amortece bem o contraste e as luzes de neon atenuam até as cores mais vibrantes.
Às vezes, um tapete cinza de aparência chata, com uma pilha recheada, se destaca no efeito visual de um sujeito de cor, porque cativa com uma dignidade calma e aprofunda a sala.
Cores e combinações populares
A saturação de cores do tapete afeta a percepção de todo o espaço circundante, tanto por você como por seus convidados, embora às vezes subconscientemente; portanto, antes de colocar essa coisa no apartamento, estude as possíveis coincidências e rejeições.
- Terracota. É considerado uma cor natural. Os psicólogos estão convencidos de que esse tom não causa irritação ou excitação. Olhando para um "ponto" no chão, você se sentirá protegido e desejará relaxar neste site.
- Violet. A cor do apelo especial. Seu, em regra, tenha cuidado, mas em vão. Artistas de interiores violetas chamam de luxo real na casa. Se você escolher um tapete felpudo e adicionar um sofá de veludo, a sala estará se afogando em uma névoa lilás chique.
- Azul Acalma, reduz o batimento cardíaco, doma o apetite É bom colocar um tapete azul no quarto das crianças. Ficará bem em combinação com tons de madeira, canela, juta, couro - em geral, toda a paleta marrom.
- Bege. Ideal para salas pequenas, pois reflete a luz. Adora os tons de azeitona, turquesa no bairro. Ele espalha uma sensação de exotismo, notas de leveza e frescura.
- Pistache. Não é surpreendente, é considerado pelos especialistas como universal e, ao contrário, uma sombra básica para qualquer ambiente. O “sexo” de pistache não se cansa, carrega energia e dinâmica positiva.
- Azul Uma opção brilhante é combinada com rosa, coral. Se elementos de amarelo e palha são fornecidos em uma sala com tapete azul, a música em estilo country será exibida, enquanto o azul claro exigirá um elemento de branco ou menta como parceiro. É melhor combinar tons brilhantes e saturados com revestimentos verde claro.
- Mostarda tapete é uma raridade. Ao lado, é melhor usar elementos lilás, violeta e lilás. Pode ser cortinas, cortinas, vasos.
- Lilás. Roupa não padronizada, mas eficaz para o chão da sala. Sinta-se à vontade para colocar esse tapete em uma sala pequena e pouco visitada, pois isso "afeta fortemente o fundo de energia da pessoa. Se você adicionar verde, você terá primavera e alegria.
- Preto Use com cuidado. Pode ser combinado com móveis brancos, pisos brancos.
- Rosa Muito na moda nesta temporada, curiosamente. Uma opção ganha-ganha para uma sala com sombra. Se o piso tiver tons pastel e não tóxicos, será criado o efeito de envolver e pacificar ao lado de um tapete.
- Laranja Tom temperamental. Pode ser combinado com uma sombra verde, mas excepcionalmente quente.
- Castanho Corresponde a quase qualquer cor. Como um tom natural relaxa e dá uma sensação de segurança. Pessoas em um ambiente marrom tomam decisões difíceis com facilidade.
- Amarelo. Quente e ensolarado, mas, como os médicos estabeleceram, não se adequa a indivíduos propensos à depressão. Famílias psicologicamente estáveis podem desfrutar do tapete amarelo, especialmente em interiores de cores frias.
- Fúcsia. Esta tonalidade original pode irritar com brilho. Se você combinar uma versão ao ar livre com verde claro e branco, poderá obter uma atmosfera festiva e misteriosa no seu quarto. Especialistas chamam o tom de plástico. Isso significa que sua percepção será sempre um pouco imprevisível.
- Hortelã O marrom é adequado e, por outro lado, tons pastel e suas variações. A frescura começará a fluir do seu tapete de menta. Os designers há muito tempo ignoram esse tom, mas recentemente ele os conquistou com seu frescor e pureza. É agradável ter um tapete dessa cor na cozinha, pois carrega os ecos da provença.
- Roxo. Solução bastante interessante. Lembre-se de que é melhor sombrear a versão roxa com branco, verde e lilás, dependendo da cor personalizada que sua família está pronta para suportar. Você pode se arriscar e colocar um tapete roxo mesmo na sala de estar. Sob a foto, com flores lilás e cortinas verdes, essa "pintura" é bem afinada.
- Borgonha. Ficará bem tanto no interior claro quanto no escuro. Talvez o tapete leve impressione mais a luz, porque em um quarto escuro ele cria uma espécie de atmosfera de boudoir. É bom decorar jardins maçantes e sombrios com um revestimento de piso de tamanhos diferentes.
- Framboesa Esse tom deve ser silenciado com rosa, verde, branco ou todas essas cores ao mesmo tempo. Se você distribuir corretamente os detalhes, prepare-se para obter um local inteligente no meio da sala.
- Ginger. Obviamente, móveis marrons devem se tornar os vizinhos do tapete vermelho. Um sofá marrom em um tapete vermelho está associado à natureza fundamental da casa, tradições fortes e simboliza confiança e prosperidade.
- Peachy. Cor extremamente flexível. Se você adicionar itens brancos ao tapete, aparecerá uma associação de limpeza, frescura e ternura, e se você colocar pufes ou sofás brilhantes com notas brilhantes, a cor do pêssego se revelará com toda a magnificência contrastante e a sala ficará com uma aparência rica.
- Leitoso. Parece bonito em um piso escuro e também combina perfeitamente com os tons naturais da madeira. Combino bem com ele e elementos brilhantes - vermelho, ardente, azul, lilás.
Como escolher a cor do tapete para o interior
Como os tapetes não são comprados para a estação, mas por muitos anos a escolha da cor é muito importante, está diretamente relacionada ao padrão. Se você não tem certeza de que uma cor brilhante combina com você, há uma paleta universal que funcionará inconfundivelmente em qualquer tipo de interior. Estes são bege de vários lados e diferentes tons de marrom - de café, chocolate a quase bordô. O mesmo padrão estará na escolha do padrão - discreto e fluindo suavemente um para o outro, formas geométricas, ondulações ou simplesmente fluindo entre si em tons da mesma cor.
Acentos de cores vivas no interior podem ser criados com a ajuda de um tapete
Os fãs de extravagância podem escolher o que seus corações desejarem, contando apenas com 4 pontos de combinação, o que ajustará levemente a direção e não permitirá que a imaginação o leve ao mau gosto.
Com a qual a cor do tapete deve ser combinada:
Dica: os tapetes podem ter o mesmo esquema de cores das paredes, móveis e cortinas, mas não devem ser escolhidos exatamente para combinar com o piso, pois eles “se fundirão” com ele e o interior perderá um sotaque brilhante.
Combinação harmoniosa de carpete e interior: repetição de motivos florais de papel de parede e carpete
Como escolher um tapete para o interior da sala de estar
E, no entanto, a principal sala prioritária, onde podemos encontrar o tapete com mais frequência, é a sala de estar. Como regra geral, esta é a maior sala que permitirá qualquer experimento, o principal é lembrar as regras de tamanho e compatibilidade!
Se queremos enfatizar a geometria da sala e dos móveis - vale a pena escolher tapetes de formas claras. A propósito, não é necessário colocar um "retângulo sob os retângulos" ou "círculos e formas ovais sob a redondeza", às vezes um tapete elíptico enfatiza a severidade de formas claras de maneira muito mais favorável e vice-versa.
O tapete com formas claras fica ótimo no interior de uma sala de estar clássica
Como um elo entre móveis e carpetes na sala, pode servir como estofamento com um ornamento semelhante ou travesseiros decorativos em tom. Também com cortinas ou papel de parede - com um tapete, eles podem ser combinados com uma paleta de cores ou padrão.
Carpetes, estofados e cortinas no mesmo estilo
No que diz respeito à praticidade: a sala de estar é a sala de passagem mais freqüente, onde os convidados são constantemente atendidos e as famílias e todos os seus animais de estimação (se houver) vivem o dia todo, de modo que o tapete deve ter maior densidade na sala de estar. Esse momento é verificado de maneira simples: ao comprar, dobre a borda e olhe - quanto mais você vê a base à qual a pilha está presa, pior a densidade e melhor a sujeira entupida.
Os tapetes compridos com cores contrastantes diluirão o interior da espaçosa sala de estar.
Dica: para a sala de estar, é melhor levar o tapete com a maior densidade, isso facilitará a manutenção.
Recentemente, por algum tempo, os designers, por algum motivo, disseram um “não” sólido aos padrões florais, mas se você gosta do estilo provençal, não deve desistir do seu tema favorito por uma questão de moda. No final, sua casa é seu castelo e deve ser confortável para você.
Como escolher um tapete para o interior: alguns pontos úteis adicionais
O que mais devemos saber ao escolher um tapete:
- O produto não deve emitir odores severos ou estranhos.
- Os tapetes de lã devem ser impregnados com compostos especiais de mariposas.
- Se você pegar um tapete para uma sala de estar artesanal, precisará olhar para o lado errado. Ornamento e cor devem coincidir com a frente. Além disso, a assinatura do autor deve sempre estar lá.
- Se as vilosidades começarem a aparecer no tapete que você acabou de comprar, não entre em pânico. Os primeiros dias são normais, alguns seixos são naturais devido ao armazenamento e transporte.
- Mais pesado não significa melhor! Muitas pessoas têm certeza de que quanto mais pesado o tapete, melhor e mais rico é - nada disso. Mais frequentemente, o mesmo meio "mais pesado" - mais difícil de mover, lavar e cuidar.
- As crianças gostam muito de coisas incomuns, e há tapetes que não se encaixam perfeitamente na descrição clássica. Mas esses produtos também são duráveis e duráveis e, mais importante, interessantes para as crianças. Por exemplo, alguns artigos de couro com entrelaçamento de outros materiais e cores brilhantes. Eles podem conter traços amassados ou elementos convexos. Eles não são tão caros, mas no quarto das crianças todos os tipos de tapetes de panda ou imitações sob a areia com recortes combinando com os pés parecem interessantes.
Tapete incomum de fios multicoloridos no quarto de um adolescente
Escolher um tapete para o interior de qualquer cômodo é um assunto importante, mas não tão complicado quanto possa parecer. O principal é lembrar e comparar vários critérios simples - tamanho, forma, cor, compatibilidade. Sim, não esqueça de levar com você as dimensões calculadas e registradas do local onde a atualização será. E mesmo a maior variedade não o deixará confuso e cometerá um erro ao escolher.
Belos exemplos no interior
Se você decidir enfatizar calor e conforto, não poderá ficar sem um tapete sério no chão. Pode ser oval, redondo, quadrado, mas certamente único. Agora, a escolha das lojas facilita isso.
Não é a melhor opção - tente garantir que o tapete contrasta muito com o chão da sala. É mais pragmático insistir em um padrão contido vários tons mais claros que o chão. Essa decisão será clássica.
Tapetes de tamanho médio entram na moda. Eles são vantajosos para o interior, pois enfatizam e delimitam as áreas de destaque da casa. Na sala de estar, pode ser uma mesa oval em um tapete oval, parece muito fofa e fantasia.
Piso de madeira clara é melhor combinado com tapete amarelo ou verde. Pisos vermelhos e vermelhos são "amigos" do ocre. Um piso acinzentado pode ser mais interessante escolhendo elementos roxos e rosa e, para um piso escuro, um tapete claro é bom: branco, azulado, bege. Todas essas são combinações muito bonitas e atenciosas.
Um padrão elaborado e até barulhento se adequa a um ambiente simples, melhorará a aparência geral da sala e é melhor colocar um tapete simples mais relaxado para móveis luxuosos, a fim de não sobrecarregar o cenário psicoemocional.
Com os apoios de braços curvos do sofá, uma mesa de café arredondada "pisa" o tapete redondo fica bem. O fato de os donos da casa perceberem essa combinação de formas enfatizará seu sutil gosto artístico.
No corredor, um tapete elegante é ridículo, porque é muito difícil de limpar. É lógico colocar uma faixa sintética sem fiapos aqui. Para um quarto em estilo ecológico, você pode gastar dinheiro com uma versão clássica de pura lã. Os materiais mais duráveis para o piso são nylon e seda, mas também a lã é notavelmente limpa.
Os tapetes mais caros são peças de seda artesanais.
Vale a pena prestar atenção a uma tendência tão elegante dos últimos anos, como "chique gasto". Os tapetes desta classe são feitos intencionalmente em cores claras e insaturadas, imitando o efeito do desgaste. Eles complementam perfeitamente as salas de estar antigas.
O estilo Art Nouveau surpreenderá agradavelmente o público com imagens com estampas de animais em cores africanas. Se você é cativado pelo estilo oriental, deve apostar na riqueza dos padrões e nas cores desenfreadas.
Em uma palavra, ouça os designers, mas tome decisões à sua maneira, porque ninguém melhor do que você sente o espaço interior da sua casa e não entende completamente suas idéias sobre beleza. Ao escolher um tapete de acordo com suas idéias estéticas, o interior da casa, os recursos da finalidade funcional da sala, você criará uma atmosfera inigualável e autêntica, única.
A seguinte análise em vídeo ajudará você a escolher um tapete bonito.