Revestimentos de parede

Telha de tijolos antigos: acabamentos interiores incomuns

Os materiais de acabamento para paredes e pisos são diversos. Apesar de todos os seus méritos, os azulejos tradicionais ainda parecem padronizados e previsíveis. Mas os materiais do tijolo antigo são uma questão completamente diferente. Este material é muito mais atraente e romântico.

Funcionalidades

A partir de tijolos antigos, é obtido um ladrilho muito durável e atraente.

Além disso, esses materiais têm várias outras vantagens:

  • eles são fáceis de instalar, economizando a força e o tempo do mestre,
  • não ocupe espaço em excesso na sala,
  • reduzir cargas de parede
  • Eles são ecológicos e, portanto, não apresentam riscos à saúde.

A reprodução da antiga alvenaria é fornecida por uma textura especial, na qual os elementos climáticos e o próprio tempo trabalhavam.

Na fabricação desses ladrilhos, as matérias-primas são coletadas na análise de edifícios construídos há 100 (ou mais) anos atrás. Essa solução garante a preservação ideal dos tijolos e reduz os custos (pagamento por serviços intermediários). Restauradores experientes, que sabem muito bem como formar uma superfície decorativa única, trabalham na criação de azulejos.

Esse material de acabamento é melhor do que tijolos sólidos, porque:

  • adequado para enfrentar superfícies sem aumentar a carga,
  • permite que você gaste menos dinheiro em transporte,
  • requer menos tempo do que uma alvenaria completa.

A espessura dos ladrilhos é de 15 a 35 mm. Como regra, eles têm a marca original.

Quais existem?

Existem várias variedades de telhas de tijolos antigos que são adequadas para loft, provence ou vintage. Além disso, esses produtos estão disponíveis para trabalhos de fachada e interiores.

Além disso, telhas de tijolos antigos podem variar em suas tonalidades. Os mais comuns são produtos de tonalidade vermelha, vermelha e marrom.

Tijolo velho - o material é muito caro e de alta qualidade. Antes de comprar, é necessário verificar cuidadosamente os documentos do fornecedor, para não adquirir material abaixo do padrão.

Como produzir?

Existem várias etapas obrigatórias para criar um bloco tão espetacular:

  • os tijolos são lavados com misturas especiais fornecidas sob alta pressão,
  • matérias-primas são desinfetadas
  • os ladrilhos são tratados com impregnação hidrofóbica,
  • o limão é "fixo" para que não se desfaça.

Tijolos antigos convertidos em ladrilhos podem ser decorados com acrílicos. Mas mesmo sem decoração adicional, a textura incomum, cor e relevo são muito atraentes.

Como fazer um ladrilho decorativo com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.

Onde posso usá-lo?

É possível aplicar esse ladrilho em prédios e apartamentos residenciais, em lojas e escritórios, em oficinas e outras instalações.

Os revestimentos decorativos criam uma aparência muito boa se usados ​​na decoração:

  • paredes
  • faixas
  • chão e lareira
  • chaminé e outros elementos.

Reprodução precisa da situação em edifícios antigos - essa é uma característica do material de qualidade.

Como colocar um azulejo?

Se recorrer a profissionais parecer muito caro, você pode colocar esse ladrilho com suas próprias mãos. Para trabalhar, você precisará de:

  • primário estrutural à base de acrílico,
  • adesivo para ladrilhos
  • trowelling misturas de cores vivas ou cimento.

A escolha de um fabricante específico desses materiais deve ser feita o mais cuidadosamente possível. É necessário levar em consideração características práticas, além de contar com o feedback daqueles que já usaram uma ou outra opção.

As telhas de tijolo envelhecidas são assentadas somente após a aplicação de um primer especial na superfície nivelada. Em seguida, os revestimentos são lubrificados com cola e preenchem as lacunas entre eles com uma mistura especial.

Para trabalhos internos, as lajes feitas de peças coladas de tijolos são adequadas para enquadrar os principais elementos internos.

Você pode cercá-los com pinturas ou prateleiras cheias de fotografias, xícaras e diplomas. Azulejos antigos também ficam bem em troféus de caça. O gradiente de tons vermelho e vermelho forma as soluções decorativas mais incomuns.

Dicas de seleção

Em um ambiente estilo loft, recomenda-se o uso de ladrilhos cortados ao longo do lado da colisão ou da colher do tijolo. Esse revestimento permite criar o efeito de uma parede correspondente ao século anterior ao anterior. As soluções interiores mais simples que podem ser criadas sem motivos antigos exigem apenas uma textura rica. Um material adequado é o interior de um tijolo velho.

Para facilitar o acabamento e, como resultado, um interior elegante é formado, é recomendável selecionar produtos de acordo com a marca, tamanho e cor individualmente.

As opções mais caras (com uma marca de vegetais) são feitas de tijolos colocados no século XVII. Mais tarde, começaram a usar as designações correspondentes à primeira letra em nome do proprietário da empresa. Quando havia muitas fábricas de tijolos, todos começaram a carimbar com um nome completo.

A indústria estatal colocou uma águia de duas cabeças. Durante o reinado de vários imperadores, ele foi cercado por um golpe de várias formas, o que permite aos conhecedores datar com precisão o material.

Os ladrilhos feitos com esse material duram mais e parecem muito mais esteticamente agradáveis. (comparado à imitação de tijolos antigos). A força e a resistência desses materiais a influências externas são confirmadas pelo fato de uma operação longa.

Estilos

Os ladrilhos antigos podem ser usados ​​em interiores de vários estilos, cuja escolha é determinada pelas características da sala.

Assim, para a direção do loft, sótãos ou pisos superiores, onde existem muito poucas partições, são mais adequados. Janelas grandes, uma abundância de metal e concreto armado correspondem aos cânones desse estilo, o que implica rudeza e rigor enfatizados. Motivos semelhantes devem ter um bloco de tijolos.

A superfície dos tijolos antigos terá uma aparência harmoniosa em um estilo vintage, cheio de objetos antigos e envelhecidos artificialmente.

Para o estilo provençal, é recomendável escolher um ladrilho de um tijolo antigo, que tenha uma tonalidade mais clara. Pode ser um acabamento de superfície bege, branco ou opaco.

Variedades

Existem duas variedades principais de azulejos antigos: clínquer e gesso. O material do primeiro tipo é caracterizado por excelente qualidade, alta resistência e segurança contra incêndio, propriedades insignificantes de absorção de umidade. As telhas são feitas de barro por torrefação a alta temperatura.

Os ladrilhos de clínquer têm uma variedade de opções de cores - do marrom à areia e cinza. Esses azulejos ficarão bem em um interior antigo ou em uma sala decorada em estilo industrial. Como o tijolo interno não é exposto a influências ambientais adversas, você pode ter certeza de que ele durará várias centenas de anos.

A telha de gesso também contém limão. Este material é ecológico, possui propriedades desinfetantes, suporta o nível de umidade que uma pessoa precisa em uma sala. Os produtos de gesso são apresentados principalmente em branco, o que permite combiná-los harmoniosamente com papel de parede e gesso decorativo em qualquer ambiente. Se desejado, o tijolo pode ser pintado na cor desejada.

Vantagens e desvantagens

O ladrilho que imita um tijolo velho tem muitas características positivas:

  • longa vida útil
  • uma grande variedade de tons e texturas,
  • resistência a ambientes agressivos,

  • facilidade de atendimento
  • facilidade de instalação
  • resistência a influências externas.

Entre os pontos negativos desse bloco, podemos destacar:

  • fragilidade do material
  • alto custo (você pode procurar seus ladrilhos favoritos de diferentes fabricantes e comprá-los a um preço melhor).

Para que a sala não pareça pesada e esmagadora, é necessário usar o tijolo fragmentariamente, e não fechar todas as paredes em círculo para eles.

Reutilizar tijolos antigos e outros materiais usados ​​é uma tendência da moda. Mas quão economicamente justificado é isso?

Ao abordar este artigo, chamei mais de um arquiteto e restaurador familiar e até um traficante de antiguidades. O fato é que, nos interiores modernos, o conceito de "ladrilho antigo" quase perdeu seu verdadeiro significado. As situações em que arrancavam material adequado das paredes eram limpas de argamassa, lavadas e recolocadas - agora é muito raro. Infelizmente, quase não resta azulejos em nossos interiores, o que realmente faz sentido para salvar e restaurar cuidadosamente.

“Velho” agora significa com mais frequência peças dispostas nos anos 90, mas essa visão quase perdeu sua relevância em termos de design. Por exemplo, com azulejos tara na cozinha, parece pior do que novo. Outra opção é o ladrilho, que foi colocado nos corredores e banheiros das casas de "Stalin" e Khrushchev: até agora eu o encontrei com novos objetos "antigos", mas apenas uma vez o cliente e eu tentamos salvá-lo nos lances de escada de uma casa particular de dois andares. No final, tive que abandonar essa ideia, porque a restauração realmente custou muito espaço e ficou muito mais barato colocar um novo ladrilho novo, bom e completamente semelhante.

Instalação

Para colar os azulejos nas paredes, você precisará das seguintes ferramentas:

  • nível
  • espátula
  • malho de borracha,
  • lixa.

No processo, não se esqueça da regra: a largura do ponto não deve ser inferior a um centímetro. Se você colocar o material de ponta a ponta, sem costuras, haverá um gasto excessivo em cerca de 15%. Antes de colocar, você precisa preparar bem a parede: remova a tinta ou o papel de parede velho, cole a superfície, aplique uma cartilha de acrílico. Quando a parede seca, a instalação pode começar.

A maneira mais fácil de colocar ladrilhos usando cola. A solução é aplicada a uma pequena área da parede. Um tijolo é pressionado firmemente contra a superfície, suportando o tempo. Então, para que o produto não se mova, ele é fixado com cunhas de plástico. A uniformidade no adesivo fornecerá o nível. Se você notar que o ladrilho saiu do vetor original, ele deve ser movido cuidadosamente com um martelo, tocando na lateral.

Primeiro, o ladrilho é colado na direção horizontal e, em seguida, você pode começar a trabalhar com a segunda linha. Com uma opção de instalação contínua, a parede estará pronta imediatamente após a conclusão do trabalho.

Se você estiver colocando tijolos com juntas, o rejuntamento poderá começar somente após um dia.

Use no interior

No interior dos apartamentos modernos, são utilizados azulejos:

  • sob o tijolo branco
  • sob uma pedra envelhecida com uma superfície brilhante,
  • sob o velho tijolo vermelho.

Tijolos brancos podem ser combinados com papel de parede ou painéis de parede. Ficará bem em combinação com gesso decorativo. Os fãs do estilo provençal que decoram um apartamento com tijolos brancos vão se sair bem.

Aqueles que preferem as tradições inglesas no design das instalações devem escolher a 3ª versão do material. Tijolo antigo vermelho ficará bem no design da parede perto da lareira. As lojas de construção oferecem dezenas de tons e uma variedade de texturas de tijolos.

Telhas de tijolo envelhecido - uma tendência das últimas temporadas no design de interiores de apartamentos. Na maioria das vezes, pode ser visto como um revestimento para um corredor. Se você deseja usar tijolos antigos na área do banheiro ou da cozinha (por exemplo, como acabamento de avental), é melhor escolher uma opção não porosa, então lavar as paredes não será um problema.

A textura do tijolo envelhecido traz aconchego, calma, uma sensação de segurança, o espírito da antiguidade ao interior da sala. Esse material será apropriado para aplicar no estilo de loft, vintage, país, gótico.

Veja o próximo vídeo para mais informações.

4. resistência ao calor

Outra vantagem do tijolo sobre muitos outros materiais de acabamento é sua resistência ao calor. É por isso que é tão amado usar na cozinha e nos banheiros, onde as diferenças de temperatura ocorrem constantemente. No entanto, deve-se lembrar que na "zona úmida" o tijolo precisa ser tratado com uma solução hidroprotetora especial.

3. O alto custo e a complexidade de criar

Se você comprou um apartamento em uma casa de tijolos e a parede pode simplesmente ser deixada sem decoração, você está com sorte. É duplamente sortudo se for uma alvenaria complexa no "fundo antigo". Caso contrário, comprar um tijolo e colocar uma parede pode afetar significativamente o orçamento de reparo. Uma alternativa pode ser cerâmica ou telhas de clínquer sob um tijolo, de frente para o tijolo ou até mesmo papel de parede com um padrão.

4. Cuidado laborioso

Se a alvenaria antiga com lascas e uma superfície irregular for preservada, pode ser problemático limpá-la. Mas se você cobrir a superfície com verniz resistente à umidade, poderá simplesmente aspirar ou até mesmo limpar a parede. Esse problema é quase desprovido de telhas de tijolo, cuja superfície é absolutamente plana.

Pavel Gerasimov: “Azulejos de concreto imitado não podem ser distinguidos dos tijolos antigos, mas são mais práticos e econômicos”

Há quatro anos, nossa oficina usava tijolo de revestimento de clínquer no design de interiores. Não parece muito natural, desintegra-se, desintegra-se e fica sujo, impraticável - lavar e limpar será um problema. Mas esses adereços são baratos.

Mais tarde, tornou-se moda construir partições com tijolos antigos antigos ou cortar ladrilhos a partir dela. Esta solução é bastante interessante e sempre parece muito legal, mas não é barata. Os clientes de nossa oficina também observaram que o tijolo antigo no interior não é muito prático: é pintado, deixa marcas nas roupas, absorve água e é difícil de lavar. Obviamente, isso pode depender do grau de impregnação, mas mesmo assim.

Agora, nossa oficina para seus projetos de design, nos quais há um tijolo, escolhe uma imitação de tijolos de concreto. Esta é uma solução relevante e prática que não atinge o orçamento. Os fabricantes russos aprenderam a fabricar moldes visualmente muito difíceis de distinguir dos tijolos antigos. E eles custam muito mais barato. Além disso, essa solução é prática - é fácil de lavar, não deixa resíduos e nem suja.

A máquina

De longe, o mais produtivo é o corte de telhas de tijolo com suas próprias mãos, usando uma máquina especial que se assemelha a uma serra circular para madeira.

O equipamento consiste em:

  • cama de aço forte,
  • motor elétrico com engrenagem
  • site para a promoção da peça,
  • sistemas de abastecimento de água para a área de trabalho,
  • lâmina de diamante com um diâmetro de 22 cm.

Esse equipamento permite que você faça com rapidez e eficiência peças de tijolos antigos. A água se livra da poeira e a roda de diamante faz o trabalho exatamente no tamanho pretendido, deixando a superfície de corte completamente plana.

Faca de guilhotina

Não há como comprar uma máquina - isso não importa. Você pode usar um dispositivo mecânico para dividir um tijolo ou moedor. De fato, o aparelho para quebrar tijolos é uma guilhotina, na parte inferior da qual está fixada uma peça de trabalho com marcação. A faca pode ser baixada usando uma máquina automática ou uma alavanca manual.

Rebarbadora

Se você planeja usar uma rebarbadora para cortar ladrilhos de tijolos reais, escolha um modelo equipado com discos de pelo menos 220 mm de diâmetro.Círculos menores também podem ser usados, mas o tijolo precisará ser girado e cortado de dois lados opostos. Ao mesmo tempo, o tempo de execução aumentará, a precisão e a aparência da superfície de corte sofrerão. É melhor escolher um disco de diamante, você também pode tornar os ladrilhos abrasivos, mas esse círculo morre rapidamente. Além disso, os abrasivos geralmente se deformam e racham, portanto, trabalhar com eles não é seguro.

Para que o resultado do trabalho com o moedor seja o mais eficaz, você deve organizar adequadamente o local de trabalho e preparar equipamentos de proteção individual.

  • prepare uma área plana na qual um espaço em branco pré-marcado esteja instalado,
  • fazer um dispositivo para fornecer água à área de trabalho, você pode usar meios improvisados ​​na forma de um balão de plástico e um sistema médico,
  • o moedor deve ser segurado com as duas mãos para evitar deslocamento durante seu movimento,
  • o fio de alimentação deve estar localizado fora da área de trabalho da ferramenta,
  • o trabalho deve ser feito com luvas, óculos e um respirador.

Usando um cortador de azulejo

O corte de ladrilhos de tijolo pode ser feito com um cortador de ladrilhos elétrico estacionário, apenas ligeiramente melhorado. Os suportes de ladrilhos devem ser removidos e, em seu lugar, instalar patins especiais para o tijolo. Este vídeo mostra que eles foram criados a partir da regra de construção usual:

É claro que o principal é encontrar um tijolo velho, e cortar ladrilhos de qualquer tamanho e forma a partir dele é fácil, mesmo em uma oficina em casa.

De frente para azulejos antigos

Antes de colocar telhas de tijolo para decoração de interiores, é necessário preparar cuidadosamente as superfícies a serem revestidas.

Não há nada de novo neste trabalho, o conjunto de procedimentos é padrão:

  • a eliminação do revestimento antigo,
  • limpeza, se necessário - lavagem,
  • nivelamento aplicando argamassa de gesso e sua distribuição uniforme sobre a superfície.

Não é necessário massa, mas é necessário um primário de penetração profunda para uma melhor adesão do ladrilho de tijolos à base. Como os produtos lado a lado feitos de tijolos antigos praticamente não são os mesmos, primeiro você precisa colocá-los no chão ou em uma mesa ampla e organizá-los da maneira desejada. Você também deve escolher com antecedência o método de colocação dos elementos na parede: aberto, costura a costura ou sua própria versão.

Qualquer adesivo para cerâmica é usado como aglutinante. Você pode levar o macarrão pronto para comer. Se houver uma mistura seca, ela deve ser diluída com água até obter uma consistência homogênea de creme de leite grosso. A solução deve ser fresca, é melhor amassar em pequenas porções, pois não funcionará para colocar um ladrilho de tijolo na composição do ambiente. Escopo do trabalho:

  • Na parte inferior do plano aparado, é necessário delinear uma linha horizontal que servirá de guia para a primeira linha de alvenaria.
  • A mistura adesiva é aplicada na parede com uma camada fina em uma área de 5-6 produtos. Você precisa trabalhar com espátulas com uma lâmina reta e serrilhada.
  • Na parte inferior do ladrilho, também é necessário distribuir uma fina camada de cola.
  • A colocação de tijolos é feita a partir do canto. Se houver elementos de canto, a instalação começará com eles.
  • O produto é pressionado contra o plano da parede, o excesso de cola é removido com uma espátula e o ladrilho é limpo imediatamente com uma esponja ou escova úmida.

A fim de tornar as costuras uniformes e do mesmo tamanho em largura, espaçadores de plástico ou perfis finos são colocados entre os ladrilhos. O processamento decorativo é realizado da maneira que o designer forneceu. Para o rejuntamento, é usado rejunte, cola, existe também uma opção quando as costuras permanecem abertas. Nesse caso, as peças se projetam do plano principal, criando um efeito interessante. Para proteger o revestimento de vários tipos de contaminantes e umidade, ele é tratado com soluções especiais que criam o filme.