Reparação

Fazendo gesso veneziano

As ações finais na conclusão do reparo são o acabamento das instalações. Ela coroa os esforços longos e intensos para criar a atmosfera desejada e a decoração planejada. Se o proprietário da casa ou do escritório fez reparos por conta própria, ele pode lidar com a criação de gesso veneziano. Esse é um processo bastante demorado e complexo, que requer habilidades especiais, mas, se desejado, esse objetivo é alcançável.

A invenção do gesso veneziano

Pode parecer estranho, mas esse tipo de estuque apareceu pela primeira vez não em Veneza, mas na Roma Antiga. E apenas um século depois, novamente reviveu com algumas características menores em Veneza e, a partir de então, passou a ser chamado de "estuque veneziano".

As razões iniciais para sua aparência são bastante triviais e simples. O mármore em Roma era um material de construção comum e acessível, cujo processamento deixou um grande número de vários resíduos - blocos ou lajes danificadas, poeira e migalhas.

Certa vez, algum mestre frugal teve a ideia de usar esse lixo para um bom uso. Ele coletou poeira, pequenas lascas de mármore e fabricou materiais para acabamento de prédios de pedra simples. Como resultado, era quase impossível distinguir paredes comuns daquelas construídas com mármore real. Além disso, o uso dessa tecnologia simplifica bastante a construção e elimina o processo demorado de processamento de blocos de mármore.

Quando a reabertura de artesãos locais em Veneza ocorreu, a composição para a decoração decorativa ganhou seu nome final - estuque. Muitos artistas da época (Idade Média) (Rosselli, Rafael, Van Eyck, Michelangelo etc.) costumavam usar paredes para mostrar seu talento, e era especialmente conveniente fazer isso em gesso de mármore.

Composição de gesso veneziano

Depois de muitos séculos, a composição dos componentes do material permaneceu praticamente inalterada. O conhecimento de como fazer gesso veneziano é relevante e útil na construção moderna. Naturalmente, o progresso fez algumas mudanças na forma de polímeros ou aditivos sintéticos, corantes químicos, mas a composição básica permaneceu em sua forma original.

O mais importante é a poeira, principalmente o mármore, com adição de quartzo, granito e outros tipos de pedra. É importante que os grãos de poeira sejam os menores possíveis.

O segundo ingrediente mais importante é um aglutinante. Na Idade Média, o limão abatido desempenhou esse papel. Outros componentes foram corantes e água, respectivamente. Como corantes, os mestres usavam sangue de animais, bílis, sucos de plantas etc.

Os elementos foram cuidadosamente pesados ​​e misturados com uma consistência cremosa - o gesso foi considerado completamente pronto. Dada a composição não muito complexa, o gesso veneziano pode ser feito com suas próprias mãos.

A composição moderna, é claro, tem uma diferença nos componentes utilizados:

- em vez de cal, são utilizados aglutinantes sintéticos, acrílicos ou outros materiais semelhantes,

- compostos artificiais substituíram os corantes minerais.

No entanto, de acordo com a maioria dos especialistas, apenas a receita clássica é capaz de demonstrar completamente o brilho e o toque de mármore claro. Portanto, se houver um desejo de fazer gesso veneziano, é recomendável focar em componentes naturais (naturais). Obviamente, você não precisa procurar sangue, pode usar um corante moderno, mas é possível obter poeira de mármore e cal hidratada sem muita dificuldade.

Propriedades de gesso veneziano

Para fazer essa decoração da sala de maneira qualitativa, com sua própria mão, você precisa conhecer todas as informações sobre essa composição, especialmente suas propriedades. Isso tornará possível o uso mais eficaz do potencial de um material de construção tão surpreendente.

O reboco em si é transparente, o que possibilita a obtenção de um jogo de luz indescritível; portanto, a preparação da superfície deve ser feita com cuidado e com alta qualidade. Caso contrário, todas as irregularidades ou fendas na superfície a ser aparada serão perceptíveis.

Você pode aplicar gesso veneziano sem medo em madeira, tijolo ou concreto. Como já observado, o principal é a preparação meticulosa do local para futura aplicação da composição. Quanto à gama de cores, pode haver qualquer gama. Muito popular é a imitação da superfície da pedra processada, por exemplo, mármore. O pigmento da cor selecionada deve ser adicionado à composição imediatamente antes do uso.

Após a conclusão do trabalho de acabamento, é obtido um excelente revestimento com propriedades como permeabilidade ao vapor, dureza e resistência à umidade. A vida útil média do gesso veneziano é de aproximadamente 13 a 16 anos.

Depois que o gesso é aplicado na parede, ele começa a absorver ativamente o monóxido de carbono do ar circundante e os processos de carbonização começam nele. O resultado é um filme de carbono sólido que oferece desempenho excepcional.

Os materiais minerais ou sintéticos diferem ligeiramente nas características, mas isso não altera fundamentalmente as propriedades. A estrutura texturizada do revestimento pode corresponder a praticamente qualquer layout, interior e móveis.

Qual opção escolher deve ser decidida pelo proprietário das instalações. Um acabamento adequadamente pensado é capaz de criar um padrão único necessário para a implementação do plano geral. As desvantagens mais significativas podem ser consideradas um processo complexo e demorado de aplicação do material e seu alto preço. Se, no final, o estuque veneziano for escolhido, sua própria preparação reduzirá significativamente os custos totais. No entanto, o resultado obtido compensará totalmente todos os esforços despendidos.

Eu executo trabalho de aplicação

Primeiro, deve-se notar que a principal dificuldade na formação de um revestimento decorativo está nas características da tecnologia de sua aplicação. Este é um processo longo, demorado e complexo, mas é o resultado final determinante. Considere as principais sutilezas e nuances:

1. Equipamentos utilizados e materiais utilizados. Para obter um bom resultado desejado, você precisa de um certo conjunto de ferramentas:

- espátulas e conchas,

- passador e regra

- misturador de construção ou tipo "misturador" de bico para uma broca,

- recipientes para misturas e água,

- polidora de cera (bico especial).

Dependendo da situação, alguns dispositivos especiais podem ser necessários (por exemplo, uma machadinha, um equalizador angular, um ralador etc.), mas isso ocorre principalmente ao aplicar uma topografia complexa na parede.

3. Cozinhando a mistura. Nesta fase, você pode escolher um, o caminho mais adequado, dentre três possíveis:

- o mais simples é pegar a mistura pronta (preparada na fábrica) e obter o reboco certo adicionando o corante certo,

- para comprar, pronto para usar, mistura seca, que você deve diluir-se com água. Seguindo as instruções, despeje a quantidade necessária de água no recipiente preparado. Em seguida, é necessário adicionar a mistura seca e misturar cuidadosamente até obter uma consistência cremosa com um misturador (ou uma broca com um bico especial).

Recomendação! Para que os componentes se dissolvam melhor e mais rapidamente, a temperatura da água deve estar acima de 11 ° C!

Após dez minutos, o processo de mistura deve ser repetido,

- você pode fazer a mistura com suas próprias mãos, tendo estudado em detalhes a receita de gesso. É necessário misturar poeira de mármore (malaquita, quartzo ou outra pedra), Ca (OH) 2 (hidróxido de cálcio ou cal hidratada) e corar nas proporções corretas.

É possível que, no processo de preparação, seja obtida uma receita inovadora, e o técnico se torne o criador da tecnologia para a obtenção de novo material para decoração decorativa. Independentemente do caminho escolhido, a principal dificuldade reside na dificuldade de aplicar a mistura preparada.

Tecnologia de aplicação veneziana

O princípio básico é a aplicação de várias das mais finas camadas de revestimento decorativo. Eles devem consistir em pontos de material espaçados aleatoriamente de diferentes tamanhos e configurações.

O processo de aplicação tem uma característica importante - a espessura intermitente da camada deve ser formada sobre a área da superfície. Essa técnica ajuda a obter transições suaves de tons e tons, ou seja, executar o alongamento de cores. A profundidade visual do material natural e a ilusão do padrão são criadas com uma combinação harmoniosa de pontos multicamadas.

A (primeira) camada preparatória deve ser feita exclusivamente de material contendo "farinha" de mármore para garantir uma aderência confiável e de alta qualidade à superfície da parede. É aplicado com uma espátula de metal ou uma espátula, semelhante à espátula.

Quando a camada secar, prossiga com a aplicação de camadas de esmalte, criando uma textura padronizada. Se o design do revestimento de acabamento estiver planejado para criar um fosco, a camada de esmalte continuará. E quando houver um desejo de obter uma superfície brilhante, use uma camada especial misturada com o revestimento escolhido pelo tom.

Se você não estiver satisfeito com o resultado brilhante, não deixe o revestimento secar. Depois disso, comece imediatamente a aplicar a próxima camada com pontos distribuídos aleatoriamente e repita todo o ciclo completamente em áreas limitadas (não mais que 1 metro quadrado).

Em caso de danos acidentais na superfície do revestimento final, você pode suavemente, usando uma espátula estreita, aplicar uma pequena quantidade de material no local defeituoso e deixar secar. Depois de algum tempo, é necessário lixar a área restaurada com lixa e finalizar com o material final.

Se necessário, uma série de camadas adicionais, incluindo aquelas com cores diferentes, pode ser aplicada à superfície final da parede brilhante.

É importante lembrar! É necessário aplicar o revestimento com pequenas áreas convenientes (não mais que 1 m²), executando os seguintes procedimentos em sequência estrita:

1. Cursos arbitrários do material. Se fornecido com antecedência, em cores diferentes.

2. Seu nivelamento simplificado.

3. Realização no local de alisamento solto.

4. Superfície polida e brilhante.

Durante a aplicação do material com pinceladas, é necessário pressionar a espátula (calandra) no início e no final do movimento, afrouxá-la. Isso permitirá que você altere suavemente a espessura das camadas. Após a conclusão do trabalho em um site, repita o ciclo inteiro no próximo e assim por diante até o final.

Ao lustrar e suavizar, os movimentos devem cruzar as bordas das seções adjacentes. Você pode tocar a superfície após 5-6 horas, mas o trabalho em ambiente interno deverá ser interrompido por um dia. As paredes secarão completamente em 6-8 dias.

Recomendações de especialistas

1. Você deve sempre monitorar a limpeza das ferramentas, especialmente no processo. No final do dia, eles devem ser embebidos durante a noite em um balde de água limpa.

2. Você pode controlar facilmente a textura do revestimento, alterar o comprimento dos traços, o tamanho dos padrões e a pressão. As lacunas sistemáticas entre contornos e padrões de decoração são espetaculares.

3. Deve-se tomar cuidado em todas as etapas para proteger o material contra detritos e poeira. Deve-se ter em mente que cada partícula poluidora se destacará visivelmente na superfície acabada da parede.

4. Não é preciso ter medo de experimentar as cores da camada base.

A história do aparecimento do gesso veneziano

Se a parede que olhamos se assemelha a uma superfície de mármore onde não há costuras, pode-se argumentar que é decorada com gesso veneziano. O material em questão foi inventado na Roma Antiga. Nossos ancestrais misturaram cal abatido com pó de mármore, resultando em uma composição elástica. Colocado na parede, parecia mármore natural. Para aumentar o efeito, vários corantes naturais foram adicionados à mistura.

O material mais popular era a argila comum. Seu uso deu ao acabamento uma semelhança com o mármore natural. Para tornar o acabamento de gesso de mármore veneziano durável, uma camada de cera foi aplicada e polida.

Durante o Renascimento em Veneza, o gesso veneziano foi usado em vez de lajes de mármore. Foi aplicado em paredes, colunas e tetos. O material reagiu mal às flutuações de t0 e umidade, era fácil de processar e acessível.

Atualmente, esse tipo de acabamento não perde sua relevância. Os componentes discutidos acima também são usados ​​hoje para preparar a mistura. As tecnologias modernas possibilitam a introdução de outros aglutinantes em sua composição, a fim de conferir ao reboco decorativo uma cor clara ou saturada.

Características do gesso veneziano

Os recursos “venezianos” incluem seus componentes e a natureza incomum da imagem resultante, sobre a qual você pode ler abaixo. Muitas vezes encontrado e considerado um clássico, pode ser chamado de material com textura marmorizada - gesso veneziano de mármore.

Embora, frequentemente, possa ser um acabamento em prata, ouro ou madrepérola.

Tipos de gesso veneziano:

  1. Veneto é um clássico que não perde sua relevância. Ela imita mármore polido. O estuque é popular devido à sua aparência e preço relativamente baixo.
  2. "Trevignano" é caracterizado pelo fato de que a superfície acabada tem o efeito de brilho do interior. Este material tem muitas cores e vários tons.
  3. O “Ensausto” se assemelha externamente ao granito em sua estrutura. Distingue-se por uma cor semi-fosca.

A composição do gesso veneziano destinado ao trabalho interno é o desperdício de mármore processado, malaquita, granito, quartzo. A substância da mistura de trabalho são partículas de material de diferentes tamanhos. Quanto menores, mais lisa será a superfície resultante.

Ferramentas para trabalhar com gesso veneziano

Para trabalhar com gesso veneziano, é necessário preparar:

  1. Primer, que deve conter enchimento de quartzo. Isto é para trabalho preparatório.
  2. Água.
  3. Mistura de gesso.
  4. Cores diferentes para dar tonalidades específicas.
  5. Pele para rejuntar e moer com uma fração fina.
  6. Cera, na forma de pasta, ou líquida, para proteger o gesso veneziano de mármore e dar brilho à superfície de trabalho.
  7. Para o primer, você precisará de uma espátula e um rolo.
  8. Para distribuir a mistura, você precisa de uma espátula.
  9. Espátula de borracha para trabalhar com cera.

E também panos para limpar a ferramenta de trabalho e recipientes para misturas e água.

Gesso veneziano: tecnologia de aplicação

Tendo comprado os materiais necessários e preparado uma ferramenta de trabalho, você não poderá rebocar as paredes sem a sua preparação. Esta etapa é a mais importante, da qual o resultado final do seu trabalho depende no futuro. A preparação de paredes para gesso veneziano inclui limpeza completa de revestimentos antigos, poeira e sujeira. A irregularidade das paredes é revelada. Se houver rachaduras, elas devem ser removidas usando uma argamassa de areia e cimento. Em seguida, a superfície de trabalho é desengordurada e impregnada com um primer de penetração profunda, a fim de aumentar a aderência do revestimento e impedir o desenvolvimento de fungos.

Os especialistas recomendam a aplicação de um primer em duas camadas.

Como aplicar o gesso veneziano: um processo em fases

Na rede de distribuição, o gesso é oferecido em baldes e possui consistência pastosa.

A cor básica é branca, à qual são adicionados vários corantes. Você pode criar um esquema de cores diretamente na loja ou com as próprias mãos em casa. Como ferramenta, você precisa de uma broca com um bico. O processo de mistura pode levar de 5 a 10 minutos. É importante executar o trabalho cuidadosamente, preste atenção especial às paredes do balde, onde pode haver componentes não misturados. A verificação é simples: pegue uma barra e desenhe ao longo das paredes. O procedimento deve ser realizado várias vezes. A etapa completa da criação de um esquema de cores pode levar de 10 a 20 minutos. Agora você pode começar a pintar.

Leia atentamente as recomendações do fabricante. Alguns deles aconselham a fazer uma pausa 12 horas após o trabalho.

É possível que após a secagem a cor mude um pouco. Verifique o básico: aplique um esfregaço de teste e deixe secar. Depois disso, você pode adicionar corante.

Quando a composição está pronta, não pode ser exatamente repetida - haverá diferenças. Portanto, não faz sentido salvar. É melhor preparar a mistura com uma margem.

Como aplicar as camadas

Os métodos de aplicação do gesso veneziano envolvem o uso de duas ou mais camadas.

É importante imaginar o que você deseja obter no final. As camadas são aplicadas de maneiras diferentes. Mas todo mundo é necessariamente nivelado e polido. Não esqueça que antes de colocar a próxima camada, você deve deixar a anterior secar. E somente depois de colocar a última camada, você pode iniciar o processamento com cera de abelha. Ceras sintéticas podem ser usadas.

  • cera de abelha dá um brilho
  • sintéticos - embotamento.

A cera não é apenas brilho, mas também proteção contra a umidade. Portanto, o gesso veneziano pode ser aplicado nas paredes do banheiro. Nesse caso, uma nuance deve ser levada em consideração: a cera sintética é usada no banheiro.

Aplicação do primeiro revestimento base

As regras para a colocação da primeira camada correspondem aos requisitos para a aplicação de gesso convencional. O principal é obter uma superfície lisa. O processo envolve o uso de uma ferramenta de trabalho - espátulas, nas quais a composição é retirada em pequena quantidade e esfregada contra a parede.

Segunda e subseqüentes camadas

A segunda e subsequente camada deve ser aplicada com traços aleatórios. Uma espátula de metal fina e flexível é usada. Não é necessário manter a uniformidade da aplicação. É a partir de movimentos caóticos que formas e linhas aparecem na parede, como no mármore. O processo de secagem de cada camada leva de uma a dez horas. Tudo depende da espessura da camada, da composição do produto, da umidade e da temperatura. Detalhes e recomendações para a secagem devem estar na embalagem. Quando a superfície secar, é limpa com uma espátula. No processo, as diferenças são suavizadas.

Em seguida, a próxima camada é aplicada à superfície acabada de acordo com a tecnologia descrita anteriormente, que se baseia na aleatoriedade dos movimentos. Mais uma vez, aguarde a secagem e alise com uma espátula seca. A profundidade e o brilho dependem em grande parte do número de camadas.

Concluir fase

A demão final deve ser aplicada com uma espátula fina de metal. A camada deve ser quase transparente. Uma pequena quantidade da mistura é retirada e aplicada na superfície, pressionando firmemente a espátula. Então, o processo de secagem, que já é familiar para nós, levará de 20 a 50 minutos.

Processo de passar

É importante não secar a última camada. Deve estar um pouco úmido. Começamos a passar a ferro, processando pequenas seções da parede (meio m2). Aplicamos a mistura e limpamos, realizando movimentos circulares com uma espátula na qual não deve haver lascas e rachaduras. Você verá como o padrão e o brilho característico aparecem. Gradualmente, o "veneziano" ganhará profundidade e camadas como mármore.

Polimento de cera sintética

O processo é semelhante ao trabalho com um produto natural. Sintéticos são usados ​​se você deseja obter um tom fosco com proteção. O produto sintético seca de 10 a 14 dias e somente após esse período pode ser limpo, lavado e assim por diante.

Regras básicas para trabalhar com gesso veneziano

O que é necessário para a aplicação de gesso veneziano? É simples, você precisa seguir várias regras. Primeiro de tudo, você precisa trabalhar devagar, processando cuidadosamente cada área. Lembre-se de que o número mínimo de camadas aplicadas é três.

Quanto mais camadas forem colocadas, mais espetacular será o trabalho na fase final. Por exemplo, as melhores amostras feitas nesta técnica têm 8 camadas!

Na fase final, você deve definitivamente executar um tratamento de superfície de cera. Isso dará brilho, protegerá o trabalho por um longo tempo.

Fotos das melhores opções para estuque veneziano no interior

Exemplos específicos de gesso veneziano foram preparados especialmente para você. Assista e escolha. Talvez alguma combinação seja interessante.

Sobre os prós e contras

As vantagens indiscutíveis do "veneziano" incluem:

  1. Reboco resistente à água após a depilação.
  2. Sem toxicidade e segurança completa para pessoas, incluindo crianças.
  3. Em todos os aspectos, atende aos requisitos das características de combate a incêndio.
  4. No cuidado de gesso veneziano não é caprichoso.
  5. O período operacional é de 5 a 10 anos.

Os contras são poucos, mas são:

  1. Alto custo.
  2. Parte preparatória longa.
  3. A complexidade da tecnologia.

Em conclusão

Você pode fazer o trabalho sozinho. Porém, dada a complexidade e o alto custo do processo, é recomendável entrar em contato com especialistas.

Com um bom exemplo, será mais fácil para você entender a tecnologia de aplicação do gesso veneziano e depois fazer o trabalho sozinho. Boa sorte

Primeiro, você deve estudar a composição do gesso veneziano:

Poeira- em regra, de mármore com adição de lascas de granito ou quartzo. Além disso, quanto mais finas forem as partículas de poeira, melhor e mais fácil será preparar uma composição de gesso veneziano.


Limão com casca - desempenha o papel de um fichário. Às vezes, em vez disso, acrílicos ou outros aditivos sintéticos podem estar na composição do gesso veneziano.
Corantes- componentes naturais (por exemplo, sucos de plantas) - agora são quase completamente substituídos por vários compostos artificiais.
AguaPara a preparação do Venetian, é utilizado o habitual, mas é importante monitorar a temperatura mais ideal. Para a fabricação de estuque veneziano com as próprias mãos, recomenda-se o uso de água a uma temperatura de 11 graus ou mais.

Como fazer um veneziano fazer você mesmo

Para preparar o estuque veneziano com suas próprias mãos, você pode usar os seguintes métodos:

1. Conhecendo a receita da preparação, bem como as proporções de todos os seus componentes, você precisa misturar tudo até obter uma massa homogênea. Mas esse é um processo bastante complicado, por isso é mais fácil usar a segunda opção.


2. Comprar na loja uma mistura pronta na forma não diluída seca. Será necessário diluir com água, seguindo todas as instruções da embalagem.

Deve-se lembrar que é a mistura veneziana que é primeiro derramada na água, e não vice-versa.

A solução resultante deve ser agitada com uma broca usando um misturador. A água deve ter pelo menos 11 graus. Então você precisa esperar mais um pouco (geralmente alguns minutos são suficientes) e misturar tudo novamente. Como resultado, a massa deve se parecer com "creme azedo espesso" na aparência. Então você pode adicionar corante.


Você precisa entender que esse gesso veneziano, que foi comprado e pode ser aplicado imediatamente nas paredes, não pode ser encontrado em lugar algum. Trata-se de uma mistura seca que precisa ser diluída com líquido ou de gesso veneziano cozido a partir do zero.

Seleção, fabricação e aplicação

Gesso veneziano - uma forma de design decorativo e imitação de uma superfície de pedra (quartzo, ônix, lápis-lazúli, etc.) ou um mármore popular de cores diferentes. Seu principal componente são lascas de pedra, que são misturadas com acrílico. Mas você também pode fazer o efeito de cobre, prata, ouro, bronze, imitar couro, madeira e tecido (seda, estopa, etc.) usando vários tipos de técnicas de aplicação. É utilizado, elemento interno e externo da decoração.

O que é estuque veneziano?

Vale a pena saber que não apenas paredes, divisórias e tetos podem ser decorados com estuque veneziano, dando-lhes uma aparência texturizada. O revestimento de gesso é extremamente raro. Como elemento da decoração interior, pode ser usado na sala, na cozinha, no banheiro e em qualquer outro cômodo.

A escolha da futura cor e textura do veneziano é da conta do dono da casa. O gesso em si é transparente, o que lhe permite brincar lindamente com o brilho da luz solar, e o corante é adicionado antes da aplicação. Pode ser aplicado tanto ao concreto como ao tijolo e à madeira. Apenas os métodos de preparação da superfície em que será aplicada diferem. Também é possível aplicar uma imagem no gesso, o que lhe dará uma aparência de alívio e exclusividade. Também pode ser fosco e brilhante. Uma superfície fosca ou brilhante pode ser obtida aplicando vários tipos de cera.

Vantagens e desvantagens do Venetian

  • Durável
  • Resistente à água e umidade
  • Fácil de cuidar
  • Amigo do ambiente
  • Longa vida útil (pelo menos 20 anos)
  • Não sujeito a mofo
  • Resistente a mudanças de temperatura
As vantagens do gesso veneziano

A única desvantagem é o custo. Esta não é uma opção de orçamento. Mas isso não pode ser atribuído às deficiências, pois o resultado final é totalmente justificado. Tal luxo e sofisticação não são alcançados por outros materiais. Como fazer estuque veneziano com suas próprias mãos a partir de massa comum será descrito abaixo. Para a fabricação de estuque veneziano com nossas próprias mãos, precisamos:

  • lascas de pedra com fração muito fina ou farinha de mármore (sob paredes de mármore)
  • cal esmagada (massa) ou aditivos acrílicos
  • corantes
  • água limpa

A receita para cozinhar é simples: é necessário misturar a composição em proporções iguais de lascas de pedra e limão cortado, em seguida, adicione um pouco de sabão e misture bem. Adicione corantes no final. Você deve selecionar a cor desejada do Venetian, este estágio é chamado de tingimento. A coloração do gesso veneziano é uma etapa importante da preparação. O conforto do apartamento ou da casa e o estado de espírito do proprietário dependerão da cor futura. As lojas oferecem uma enorme variedade de todos os tipos de cores e tons de cores. E é importante saber que, quando seca, a cor fica mais clara com um tom e, às vezes, com dois tons.

Deve-se lembrar que, ao preparar o veneziano, a temperatura na sala deve estar acima de 10 graus Celsius. Você também pode comprar gesso pronto para facilitar sua tarefa. Afinal, vale lembrar que na fabricação de gesso é necessário conhecer claramente a proporção de materiais e pintar apenas em uma proporção clara e correta, uma vez que a tonalidade da superfície no futuro provavelmente será diferente.

Estuque veneziano DIY (vídeo)

A cera ajuda a pintar o gesso na cor certa ao usar corantes. Também pode ser usado para repintar a mesma superfície. Ajuda na restauração. O consumo do veneziano depende da área e do número de camadas a serem aplicadas. O consumo médio é de 0,5 kg de material por 1 metro quadrado de superfície.

Ferramentas necessárias

Materiais e ferramentas para a preparação e aplicação do Venetian:

  • gesso acabado
  • emulsão de água
  • cera
  • massa de vidraceiro
  • cartilha
  • corante
  • broca misturadora
  • Espátula veneziana
  • espátula estreita
  • espátula japonesa
  • diferentes tipos de espátulas para decoração
  • ironer
  • esponjas e panos abrasivos
  • lixa grande e pequena
  • tanques de mistura

Preparação e aplicação de superfícies

Em seguida, você precisa preparar a superfície na qual o Venetian será aplicado:

  1. Emplastramos ou limpamos as paredes (ou teto) de papel de parede, tinta, etc.
  2. Na presença de rachaduras, buracos, buracos, eles devem ser reparados com massa de vidraceiro
  3. Limpamos as paredes de rugosidade e bordas
  4. Primeiro processamos a superfície com uma massa inicial, deixamos secar e depois finalizamos a massa.
  5. Em seguida, processamos as paredes com uma lixa grande
  6. O último estágio da preparação é a aplicação de um primer na superfície. Após a secagem (3-4 horas), o procedimento deve ser repetido. Às vezes, uma terceira camada é aplicada, aplicada ao tom do futuro veneziano.
Estuque veneziano no corredor

É importante saber que trabalhar com esse material é um processo trabalhoso e meticuloso. O melhor artesão passa 5 a 6 vezes mais tempo do que o acabamento com gesso comum. Portanto, para obter o jeito de aplicá-lo, é recomendável que você pratique primeiro nos painéis ou em seções individuais das paredes. Regras básicas e tecnologia para aplicação do Venetian:

  • A primeira camada deve cobrir toda a área da superfície. A camada deve ser fina
  • Em seguida, as camadas são aplicadas com espátulas ou uma espátula em um arco, para formar o padrão desejado (o número de camadas em média é de 4 a 12, dependendo da textura desejada)
  • Coloque camadas com pequenas interrupções, o gesso conseguiu secar.
  • Cada tom subsequente deve diferir do tom anterior para criar o padrão e a perspectiva necessários. Você também pode colocar cores diferentes (contraste). A espátula deve ser bem limpa após cada esfregaço.
  • Em seguida, uma fina camada de cera deve ser aplicada nas paredes para proporcionar resistência à água e criar uma superfície fosca ou brilhante. E depois que a cera secar completamente, uma superfície lisa é polida com uma flanela macia

A cera seca rapidamente, em 30 a 40 minutos. Mas tocar na superfície é estritamente proibido dentro de 6 horas após a abertura com cera. Para evitar amassados, arranhões e marcas na parede. Existem várias técnicas de bricolage para aplicar gesso veneziano:

  1. Aplicação de gesso clássico
  2. Aplicação de gesso bicolor
  3. Reboco em mármore

Uma aula de mestre em uma vídeo aula sobre a técnica de aplicação de gesso de mármore pode ser vista no vídeo:

Características do gesso veneziano

O material não possuía uma grande variedade por um longo tempo, mas recentemente muitas combinações com vários componentes e pigmentos foram usadas na fabricação. Você pode executar qualquer padrão, escolha a cor, textura desejada. Ao misturar impurezas sintéticas, você pode obter uma composição durável radicalmente diferente de outros materiais de acabamento. Você pode usar poeira de minerais e rochas. Na maioria das vezes, eles usam mármore, granito, quartzo e pedras naturais de cores diferentes.

Quanto mais fina a poeira, melhor o gesso.

A composição utiliza necessariamente lascas de pedra, um componente aglutinante e um corante. Para a colagem, a cal hidratada era usada anteriormente, e apenas materiais naturais - suco de frutas e plantas - eram usados ​​como corantes. Tudo isso foi misturado para fazer uma mistura na forma de um creme. Quando a mistura foi preparada, ela poderia ser usada para aplicação. Tudo isso é fácil de fazer com suas próprias mãos, sem o envolvimento de especialistas.

As principais vantagens do gesso:

  1. Sendo um material universal, pode ser usado para decoração de paredes internas e externas de salas.
  2. É possível realizar todas as idéias, o principal é a correta preparação da mistura.
  3. Uma excelente combinação com qualquer cor na sala, qualquer solução interior. À vontade, as paredes podem ser feitas lisas e ásperas, em relevo.
  4. A seleção máxima de cores, a possibilidade de aplicar gesso veneziano em uma - ou forma multicolorida.
  5. Falta de costuras, juntas. Devido a essa propriedade, a superfície parecerá sólida, sem frescuras.

Além do apelo estético e versatilidade, existem outras vantagens.O material não se deteriora sob quase nenhuma influência externa. Comparado a qualquer tipo de tinta, a massa quase sempre assume uma posição de liderança. A durabilidade é muito alta, o que é adequado para reparos em uma sala grande, onde muitas pessoas estarão constantemente. Ele não desbota ao sol, então não há necessidade de fazer toldos para criar sombra.

O material não perderá suas propriedades por cerca de 40 a 50 anos; se necessário, é fácil restaurar a área danificada.

A adesão à superfície a ser aparada é boa devido à adição de material de ligação especial. As rachaduras não aparecerão mesmo depois de muito tempo, pois o material não apresenta retração. Além de outras propriedades positivas, a massa é uma mistura à prova d'água. Você pode revestir a piscina ou o banheiro. Dadas as propriedades dos componentes, podemos dizer com segurança que o material é um dos melhores para o trabalho de acabamento.

Regras para aplicação de gesso

O trabalho está dividido em várias etapas. É importante executar cada um deles qualitativamente, para que no final do trabalho não seja necessário refazer algo. Etapas de aplicação:

  1. Alinhamento da superfície. Primeiro, você precisa preparar cuidadosamente a superfície para que as paredes ou o teto estejam prontos. Limpeza perfeita obrigatória, secura na área de aplicação. Para evitar chanfros após o trabalho, é aconselhável suavizar as paredes. Para fazer isso, você pode usar qualquer gesso.

Um padrão feito de areia e cimento é adequado, mas uma mistura à base de gesso é a melhor opção. A secagem acontecerá muito mais rápido, funcionará muito mais fácil. O processo de secagem não vai durar mais de 2 dias, após os quais você pode prosseguir para as etapas a seguir.

  1. Aplicação da composição. É necessário criar água comum. Vale a pena tomar pequenas porções, fazendo manchas na superfície preparada. A cada poucos minutos, você deve se afastar da parede e ver se o desenho está correto. Até o gesso secar, há a oportunidade de fazer alterações. Tudo deve parecer uma única imagem, a cor não deve mudar. Se for necessário aplicar várias camadas, cada uma delas deve secar antes de aplicar a segunda camada.

A primeira camada é aplicada completamente. Será a base para a imagem final. Use para aplicação preferencialmente uma espátula de aço ou flexível. Geralmente, leva vários dias para secar.. Não aplique a próxima demão até que a anterior tenha secado.

  1. Moagem de superfície. Para executar, você precisa de uma malha. Alguns usam gesso grosso. Para não violar a integridade da imagem, vale a pena cortar apenas a camada superior mínima da composição resultante. A principal coisa aqui não é remover o excesso. Após a moagem, o pó deve ser removido e a superfície resultante preparada. Se o trabalho for realizado em uma sala com alta umidade, é aconselhável aplicar cera sintética por cima. Não permitirá que a umidade entre.
  2. Realização de pintura. Após a preparação da superfície, a coloração pode ser realizada. É aconselhável usar tinta acrílica para isso, para obter todos os locais de difícil acesso, use um pincel e um rolo.
  3. Aplicação de tinta colorida. Você pode usar várias cores ou uma, mas com saturação diferente. Aplique rapidamente, com cuidado. Selecione tons para que sejam iguais em uma camada. Aplique tinta em pequenas áreas de aproximadamente 0,5 m 2. O principal aqui é impedir que a camada anterior seque, aplicando uma nova. Em protuberâncias, a tinta é parcialmente removida com um simples pano úmido. Não se esqueça de monitorar constantemente a qualidade do trabalho à distância.
  4. O último passo é dar um efeito adicional. Muitos usam verniz, outros gostam de criar o efeito de dourar, bronze, prata. O consumo é mínimo, para que eles possam cobrir uma superfície significativa. É necessário aguardar a secagem, leva cerca de uma semana.

Fazendo gesso veneziano

O estuque veneziano com as mãos é preparado com a mais alta qualidade adquirida. Algumas pessoas acham mais fácil comprar uma composição pronta, prepará-la e aplicá-la de maneira adequada. Outros preferem a preparação feita à mão de gesso veneziano. Abaixo estão algumas receitas.

Se o trabalho estiver planejado para ser realizado em salas com um nível normal de umidade, com acabamento nas paredes e no teto, é adequada uma mistura de gesso e cal na proporção de 1: 3. Adicione água para que a mistura não fique muito grossa.

Você pode adicionar elementos adicionais - cores para alterar a cor.

Se houver pouca umidade na sala, é adequado na proporção de 1: 3,5 com a adição de 5% da massa total de copo d'água. O último aditivo pode fixar a mistura para que o efeito do líquido não seja prejudicial ao gesso.

Uma mistura seca com base nos mesmos componentes, se o trabalho estiver planejado para ser realizado ao ar livre ou em salas com alto nível de umidade, por exemplo, em um banheiro. 1 kg de cimento, 1 kg de cal e 2 kg de areia são adicionados. É necessário fixar com vidro líquido, para que o aditivo seja 5% da massa total. Tudo isso é diluído com água comum, trazendo a consistência desejada.

Outras receitas para gesso veneziano

Para dar uma grande atratividade, você pode adicionar o pó de várias pedras: granito, mármore, quartzo e outras. Para colar em uma peça, o cal é adequado ou, se você usar novas soluções na construção, resina acrílica. Um elemento ou vários deles também são adicionados para fornecer a cor necessária, mas isso é opcional.

É difícil encontrar uma resina acrílica da qualidade necessária à venda, mas ela pode ser substituída por outros componentes que executam a mesma função. As características operacionais deterioram-se levemente, mas a aparência não será pior do que a da venda.

Para a preparação, são adicionadas 2 partes de gesso seco, 6 partes de giz seco e adesivo de carpintaria seco - 5%. Se necessário, adicione um elemento colorido.

Se você comparar uma boa mistura de consistência, é aproximadamente semelhante ao creme azedo espesso. Com menos frequência, você não deve fazer isso para que não haja rolar pelas paredes ou pelo teto.

Outras receitas: 10 kg de massa de vidraceiro, areia branca e fina 10% da quantidade de massa de vidraceiro e aditivos de pigmentos são adicionados. Uma boa opção: 70% de areia de mármore, 13% de farinha de mármore, cimento branco 7%. A porcentagem restante é de limão.

Algumas dicas de aplicação

A seguir, algumas dicas para ajudar a trazer a superfície para a aparência desejada:

  1. Treinamento em madeira compensada ou papelão. Aqueles que desejam terminar com gesso veneziano sem o envolvimento de especialistas terão dificuldade em fazer tudo certo da primeira vez. Para o treinamento, vale a pena pegar um pequeno pedaço de material adequado e aplicar as camadas necessárias primeiro. Depois que tudo der certo, você pode começar a decorar as paredes. O material de teste deve ser levado mais de um metro para entender aproximadamente quanto a mistura é consumida. Você pode experimentar diferentes técnicas de aplicação para escolher a mais adequada.
  2. É improvável que seja possível escolher a mesma cor para o lote secundário. É aconselhável preparar a mistura para que seja suficiente imediatamente para toda a camada, para todo o território da área que está sendo aparada. Após uma aplicação experimental no material de treinamento, é importante observar o consumo da composição para que não haja erros no futuro.

Mesmo ao comprar misturas prontas, você não deve confiar nos registros da embalagem sobre as despesas. O material das paredes ou teto, a execução correta do trabalho, a técnica de aplicação afetam fortemente. Além disso, vale a pena determinar por amostragem da composição que é preparada de forma independente. Há uma nuance na seleção de cores: não despeje todo o elemento colorido na solução. Isso deve ser feito gradualmente, conseguindo uma lenta mudança de cor misturando. Por isso, escolhe a tonalidade perfeita para você.

  1. Trabalhe melhor em pares. Portanto, é muito mais conveniente aplicar na superfície, após o que a segunda pessoa com as ferramentas fornece à composição a forma necessária. O processo de realização de trabalho nesta área é considerado difícil, portanto, um, especialmente se não houver experiência em tais eventos, será extremamente difícil.
  2. Deve estar preparado para o fato de que o resultado final na parede será perceptível apenas nas últimas etapas do trabalho. A princípio, a aparência desejada não será perceptível. Não vale a pena planejar com antecedência como será o resultado final, porque o resultado geralmente é diferente do que você deseja. O monitoramento constante à distância do trabalho realizado permitirá que você entenda o que e como fazer a seguir.
  3. Se falamos de gesso à venda, não confie em prazeres publicitários. Confiável é apenas o material usado pelos amigos, sujeito a amostras.

É bem possível fazer gesso veneziano à mão sem envolver especialistas, se você se esforçar um pouco e gastar algum tempo analisando as ações necessárias.