Os exaustores são parte integrante da cozinha. O trabalho de qualidade do exaustor para a cozinha proporciona o conforto do processo de cozimento. As dimensões dos exaustores da cozinha não estão relacionadas à eficiência de seu trabalho, mas a proporção correta do tamanho do dispositivo com o tamanho do fogão é necessária.
Exaustor - o elemento principal de qualquer cozinha
Dispositivos padrão. Dimensões
Para o pleno funcionamento dos exaustores de cozinha, as dimensões não são fundamentais. Os exaustores para cozinha podem ter larguras diferentes, de 30 a 40 cm a 110 a 120 cm. Os equipamentos de tamanho padrão são aparelhos com largura de 50 a 60 a 90 cm. Os fabricantes de sistemas de ventilação oferecem uma grande variedade de tamanhos, mas é importante lembrar a proporção correta a largura do aparelho e a largura do fogão. A largura do exaustor é o seu principal valor, afeta o desempenho, a eficiência da absorção de gordura, o ar poluído e a umidade.
Equipamento com uma largura de 45 a 50 a 60 a 90 cm é considerado o padrão de popularidade entre os consumidores no mercado de eletrodomésticos. A escolha do tamanho do aparelho depende da área da cozinha, da largura da superfície de trabalho e das dimensões do fogão. Se a largura do dispositivo não corresponder à superfície de trabalho da placa, ou seja, será menor do que isso, a eficiência de absorção da evaporação será violada, o excesso de umidade se depositará nas paredes e no teto.
Uma opção comum para a instalação de equipamentos quando exaustores e fogões de cozinha são do mesmo tamanho. A principal tarefa é a absorção do ar contaminado e a eliminação do excesso de umidade; portanto, essa tarefa será mais eficaz quando capturar todos os vapores da superfície de cozimento.
Conformidade das dimensões de fogões e exaustores elétricos
As placas também têm tamanhos padrão. Um fogão de 50 cm e 60 cm de largura é aceitável para uma cozinha de tamanho médio. A fase de instalação da instalação do equipamento envolve a correlação das dimensões do aparelho, fogão e outros móveis de cozinha. O equipamento deve ser facilmente fixado nas aberturas dos armários de parede, dependendo do local da instalação. Se o dispositivo estiver embutido em um gabinete de parede, seu tamanho deve coincidir com o tamanho do gabinete, para simplificar a instalação e conectar o dispositivo à rede elétrica, o que facilita o estágio de conexão da instalação.
A melhor opção - o exaustor cobre toda a superfície do fogão
É importante lembrar que você precisa escolher o dispositivo e aquecer cuidadosamente, inicialmente com base na área da cozinha.
Para cozinhas pequenas, são adequados pequenos exaustores de 30 e 45 cm de tamanho, cuja estrutura e características técnicas não são inferiores aos grandes dispositivos, são facilmente integrados em cozinhas pequenas, cumprindo qualitativamente suas funções básicas. Para uma pequena cozinha com teto baixo, é melhor escolher um modelo plano do dispositivo, que possui pequenas dimensões e dificilmente se nota na sala.
O que procurar ao escolher um capuz?
- Poder. Os fabricantes produzem modelos em uma ampla gama de capacidades de 190 a 1350 m³ por hora.
- Maneira de trabalhar. Esses eletrodomésticos são divididos em duas categorias: exaustor e filtro. Principalmente, os consumidores preferem dispositivos da primeira categoria.
- Recursos de instalação. As unidades são fornecidas em três tipos: parede, teto e embutidos.
- Eles também diferem em tamanho, configuração e design.
Coifas
Os fabricantes oferecem aos consumidores uma variedade de produtos de tamanhos diferentes. A qualidade do dispositivo depende da sua largura.
A largura pode variar de 45 a 125 cm, a mais popular - de 50 a 90 cm Este valor depende diretamente do tamanho da placa. Seria tolice instalar um modelo de baixo consumo de energia em uma sala grande ou estreita sobre um amplo fogão a gás.
Na maioria dos casos, agregados grandes são mais poderosos que unidades menores. Mas há exceções, como o CATA GT Plus 45, que com uma largura de apenas 45 cm tem capacidade de 1030 m³ por hora.
As dimensões do exaustor correspondem ao tamanho do fogão e podem variar dependendo da sua cozinha
Como determinar o tamanho apropriado do capô?
A regra principal que você sempre deve seguir ao escolher - deve haver uma completa coincidência da largura com as dimensões do fogão a gás. Isso é feito para que o aparelho, cuja principal função é remover odores e gorduras desagradáveis da sala, possa lidar com a tarefa e, quando estiver localizado diretamente acima da placa, é possível obter um trabalho mais eficiente.
Se você negligenciar esta regra de ouro, o capô simplesmente não será capaz de cumprir integralmente seus deveres funcionais. As chapas padrão são fabricadas com uma largura de 50 ou 60 cm, portanto há muito mais opções para esses tamanhos.
As dimensões gerais da unidade da cozinha não devem ser negligenciadas, porque o dispositivo é montado entre os armários superiores ou embutido em um deles, isso deve ser levado em consideração para garantir uma instalação ideal. É melhor escolher um exaustor um pouco mais largo que o fogão.
Por exemplo, para um fogão a gás com uma largura de 50 cm, uma opção de 70 cm é mais adequada.Com essa relação, o desempenho máximo será alcançado em baixas velocidades, seguidas por uma diminuição no ruído e no consumo de energia. Se você possui uma placa de cozinha completa, instale um modelo de 90 cm, caso contrário, o dispositivo não conseguirá filtrar adequadamente o ar da cozinha.
Escolha um capuz
Um papel importante na seleção é desempenhado pelas dimensões, ou seja, largura, altura e profundidade. Para obter a eficiência ideal da operação da unidade de exaustão, é necessário colocá-la com a maior precisão possível acima do fogão a gás. Naturalmente, o exaustor deve ter o mesmo tamanho da placa ou 15 cm mais largo para obter um efeito ainda maior.
Note-se que os modelos embutidos estão equipados com uma peça deslizante, o que contribui para um aumento na área da superfície de trabalho da unidade; uma função adicional é uma diferença vantajosa em relação às opções clássicas que não possuem essas propriedades. Nos casos com capas de canto, domo e ilha, ao usar métodos de montagem não padrão, o tamanho da superfície de trabalho desempenha um papel importante.
Antes de comprar, é muito importante determinar a altura correta do capô. Ele é selecionado levando em consideração a altura do teto para não violar os padrões de operação seguros que regulam a distância mínima entre o dispositivo que fornece filtragem e a placa de 75 cm. Não tente reduzir a distância por sua própria iniciativa, a fim de evitar conseqüências desagradáveis na forma de incêndio ou danos ao dispositivo. Também não é recomendado exceder, para não reduzir a eficiência do trabalho.
GORENJEDU 5345 W
O mais popular entre os dispositivos de recirculação clássicos e acessíveis, com suporte de parede padrão com largura de 50 cm, capacidade de 330 m³ por hora e nível de ruído de 55 dB. É instalado diretamente sob o armário ou fixado com buchas na superfície da parede. O modelo é controlado usando botões; são fornecidos três modos de operação. É adequado para trabalhar na cozinha até 9 metros quadrados. m
GORENJEDU 5345 W
KAISER A 9416 WBE
O modelo com 90 cm de largura é coberto com esmalte especializado e equipado com elementos decorativos. Com uma capacidade bastante grande de 790 m³ por hora, possui um nível de ruído bastante aceitável de 56 dB. O exaustor universal funciona perfeitamente não apenas no modo de recirculação, mas também na saída de ar, desde que o dispositivo esteja conectado ao duto de ventilação.
A presença de um tubo telescópico no kit permite um ajuste fácil da altura. A cúpula em si tem 65 cm de altura.
Tendo melhores características, tem um custo mais alto.
KAISER A 9416 WBE
KRONA STEEL KAMILLA 2M 600
O modelo possui uma parte retrátil especial, a unidade é equipada com dois motores e é controlada por botões. A largura é de 60 cm e sua capacidade é de 560 m³ por hora com um nível de ruído de 50 dB. O acabamento original com madeira não pintada oferece um design único.
Um exaustor é ideal para uma cozinha de 11 m2.
Krona Kamilla 2M 3P 600 inox
FALMEC TWISTER 45
Um dos representantes dos modelos de ilha com um sistema de ionização de ar embutido. Com uma largura de 45 cm e uma capacidade de apenas 460 m³ por hora, é equipado com um sistema que fornece ionização de massas de ar e neutraliza odores desagradáveis, que não apenas fornecem purificação do ar de alta qualidade na sala, mas também a tornam mais saudável. O design cilíndrico da caixa de alumínio torna o dispositivo elegante e original. Todas as vantagens acima, naturalmente, afetaram o preço de um eletrodoméstico na direção de seu aumento.
Capuz FALMEC TWISTER 45
Para se proteger imediatamente de emoções desagradáveis associadas a uma compra ruim, a escolha deve ser feita entre modelos de fabricantes conhecidos de eletrodomésticos. Isso permitirá que você não apenas compre uma amostra de equipamentos de limpeza europeus de alta qualidade com inúmeras funções, mas também obtenha obrigações de garantia do fabricante e, assim, economize dinheiro.
As mais famosas e conquistadas merecidas popularidade no mercado doméstico são as empresas KAISER, KRONASTEEL, SIEMENS e GORENJE.
Resumir
Ao escolher um exaustor, muitos fatores e nuances diferentes devem ser levados em consideração, no entanto, as dimensões e a potência são os principais. Antes de comprar, você precisa formular com precisão sua idéia de um possível campo de aplicação: será usado apenas para remover a fumaça do sistema de ventilação ou será necessário filtrar odores desagradáveis? Ou talvez um eletrodoméstico desempenhe o papel de decoração de design no interior da cozinha ou execute todas as opções acima ao mesmo tempo?
Profundidade e altura do capô, segurança da instalação
Ao escolher um dispositivo, você deve prestar atenção não apenas à sua largura, mas também à profundidade e altura do dispositivo. Os indicadores de profundidade padrão são iguais à sua largura e variam de 30 a 110-120 cm.A profundidade do dispositivo deve corresponder ao tamanho da superfície de trabalho da placa. Durante a instalação, é possível que a altura da cúpula do dispositivo seja excedida em relação à profundidade dos módulos de gabinete articulados, mas não excedendo a altura da cúpula em relação à profundidade da bancada.
Em aparelhos embutidos, a profundidade pode ser ajustada, mas o compartimento do dispositivo deve corresponder à profundidade dos armários de parede. A altura dos dispositivos não é a mesma, uma exaustão profunda com duto de ar pode ter uma altura máxima da cúpula de 125 cm. A altura do dispositivo deve ser selecionada com base na altura total da cozinha e do restante dos móveis. É importante lembrar:
- a distância entre o exaustor e a superfície do fogão deve ser de 65 a 75 cm,
- para dispositivos de domo, a distância é - 65 cm do fogão elétrico,
- para dispositivos embutidos, a distância é - 75 cm do fogão a gás,
- a instalação incorreta do dispositivo será mostrada pelas grades do dispositivo, independentemente da limpeza, elas mudarão de cor sob a influência de altas temperaturas (se a distância de segurança não for observada).
A distância entre o exaustor e o fogão deve ser de pelo menos 65 cm
Vista modelo
Os modelos incorporados têm uma parte deslizante, aumenta a quantidade de absorção do ar poluído. Esse recurso torna o dispositivo compacto, sem comprometer o desempenho.
- É necessário levar em consideração o tamanho da placa ao instalar os modelos de ilha e canto.
- Você deve calcular corretamente a altura para instalar dispositivos de dome com um duto longo.
Ao escolher um modelo de parede, é necessário levar em consideração componentes adicionais do processo de instalação: a proporção do crescimento humano e o tamanho do fogão elétrico.
- Ao montar um dispositivo de parede para cada 10 a 11 cm de crescimento humano, a largura do dispositivo também aumenta em 10 a 11 cm, para manter a máxima visibilidade e características de extração do dispositivo.
- Acontece que o esquema: com uma altura média de uma pessoa - 164-165 cm, a largura do fogão elétrico será - 70, a largura será - 90.
- Se uma pessoa crescer de 174 a 176 cm, a largura será 100. Se uma pessoa tiver 184 a 186 cm de altura, a largura do dispositivo será 110.
- Com o crescimento de uma pessoa - de 186-190 cm, a largura do dispositivo será - 110-120. O modelo de parede do dispositivo, com uma largura de 90, é muito procurado.
Ao escolher qualquer capa, você deve se concentrar na área de sua superfície de trabalho, não na área da cúpula (guarda-chuva), pois alguns modelos modernos são projetados de forma que esses parâmetros tenham algumas diferenças.
Em modelos simples, o domo pode ser visualmente maior que a superfície de trabalho do dispositivo, mas sua profundidade corresponde à largura do dispositivo. Conhecendo a área da sala, o tamanho do fogão elétrico, as características do tamanho do dispositivo, você pode facilmente escolher o modelo ideal para a sua cozinha.
Normas e Requisitos
O tamanho correto do exaustor para a cozinha fornecerá o efeito máximo do dispositivo. É por isso que é necessário abordar esta questão com responsabilidade.
O principal critério ao calcular o tamanho é a largura. Porque Os fabricantes indicam na documentação técnica que a largura deve ser maior ou corresponder às dimensões da placa. Portanto, o dispositivo é instalado estritamente acima do fogão. Nesse caso, o tipo de fogão (indução, elétrico ou a gás) não é importante.
Não são indicados padrões específicos. A principal coisa a observar é a distância ideal para o fogão, a fim de garantir a segurança contra incêndio.
No mercado, são frequentemente encontrados exaustores de cozinha com uma largura de 60 cm. Se o indicador for igual a 990 cm ou mais, isso aumentará a produtividade e permitirá cobrir um volume maior por um certo tempo. Em nenhum caso o dispositivo deve ser mais estreito que o fogão. Isso pode levar ao fato de que um terço da descarga passa pelo capô e se assenta no teto.
Tamanhos padrão de exaustor para a cozinha (altura, largura, profundidade)
Quando se trata de profundidade, a primeira coisa que vem à mente são os dispositivos domo. Equipamentos modernos deste tipo têm uma forma quadrada. A razão para isso foi um fato simples - os hobs são produzidos na mesma forma, de modo que a lógica é seguida o máximo possível.
A profundidade corresponderá à largura e será de 40 a 90 cm. Novamente, é necessário escolher o equipamento para que ele cubra completamente o espaço acima da placa.
A escolha da altura depende dos seguintes fatores:
- Tipo de dispositivo de escape
- Altura do teto
- Performance.
A altura média da cobertura da cúpula será de 125 cm. Se esse valor for subtraído da altura dos tetos, deve haver espaço para a altura da estufa e a distância entre a placa e a placa.
A distância do exaustor ao fogão: do fogão a gás deve ter pelo menos 65 cm e do fogão elétrico - 50-60 cm. Em nenhum caso é recomendável reduzir a distância - isso pode levar à ignição de substâncias que se acumulam na grelha. Além disso, um indicador de altura pode ser encontrado na documentação técnica do fabricante.
Uma solução muito mais correta seria escolher um capuz retrátil. A sua altura não excede 20 cm, pelo que não haverá problemas com a altura dos limites máximos e a distância entre a placa e o dispositivo de escape.
Além disso, não haverá problemas se a escolha do comprador recair sobre o tipo de dispositivo de recirculação. Geralmente, esse tipo de equipamento é fabricado a uma altura mínima, porque o dispositivo não precisa ser conectado aos dutos de ventilação.
Como mencionado acima, a largura do exaustor deve corresponder às dimensões da placa ou ser maior.O indicador ideal de largura é de 60 a 80 cm. Não é recomendável comprar equipamentos que sejam mais estreitos que a superfície de cozimento - uma parte considerável dos vapores passa pelo dispositivo e se acumula no teto. Um capuz limpo será difícil.
Dimensões ideais para exaustores embutidos e pendentes para cozinha
Com os tipos suspensos, não haverá problemas se você começar com os parâmetros ideais indicados acima. A largura e a profundidade serão as mesmas, porque o equipamento de suspensão é fabricado em forma quadrada, que corresponde à forma da superfície para cozinhar. A melhor opção é escolher uma largura e profundidade de 60 cm. Atualmente, existe uma grande variedade no mercado com essas dimensões, para que todos possam encontrar uma ótima opção que satisfaça as idéias de design e os desejos pessoais do comprador.
Quanto aos exaustores embutidos, aqui um dos principais critérios que afetam o tamanho do exaustor são as dimensões dos móveis de cozinha. Por isso, antes de adquirir um exaustor, é necessário determinar o tamanho do conjunto de cozinha.
Com a altura, tudo fica um pouco mais complicado. É importante lembrar a distância entre a placa e o equipamento de exaustão para evitar situações desagradáveis e conseqüências desastrosas. Se os tetos têm uma altura impressionante, então, com confiança, você pode colocar capuzes com até 130 cm de altura.
Se os tetos não diferirem em altura, é melhor usar a ajuda de coifas de recirculação ou dispositivos de extração. Na maioria das vezes, eles têm uma altura mínima e não trazem problemas.
Tamanho da tubulação do duto
A seção transversal do duto afeta diretamente o desempenho. Para garantir a operação eficaz do dispositivo, o caminho do equipamento para o canal deve ser o mais curto possível sem dobrar.
Seria fácil instalar o equipamento diretamente sob a ventilação, mas essa opção se torna impossível na maioria dos casos. Se a abertura do duto de ventilação estiver localizada além do equipamento, eles serão conectados usando tubos especiais, para que o percurso seja curto e possua um mínimo de curvas e quedas.
Existem dois tipos de tubos:
- Plástico ou papelão ondulado com seção transversal de 80 a 120 mm,
- Tubos redondos de plástico com seção transversal de 125 a 150 mm.
A seção transversal do tubo de ventilação deve corresponder ou ter um tamanho maior que o tubo de escape. Esta é a regra principal que deve ser seguida na escolha dos tubos de ventilação.
Recomenda-se que os dutos de ventilação sejam vedados o máximo possível no momento da instalação dos tubos, para que a pressão seja constante e o dispositivo gaste menos energia para transportar o ar.
Largura da cúpula = largura da laje?
A largura é a primeira coisa que você precisa prestar atenção ao escolher o tamanho do capô, pois afeta muito a eficiência da coleta de partículas de gordura, odores e fumaça. Qual o tamanho do exaustor acima do fogão, para que, mesmo em operação fraca, e com menos energia, desgaste e ruído, ainda seja eficaz?
- Concentre-se na regra: o exaustor deve ser igual ao fogão e, idealmente, mais largo. Se a largura do exaustor for menor que a placa ou estiver localizada não acima do fogão, mas ligeiramente deslocada, a qualidade da purificação do ar diminuirá visivelmente,
- Se você ainda não escolheu um fogão, precisará ser guiado pela distância entre os armários de parede ou as dimensões do módulo de parede em que o exaustor embutido será instalado. Se houver espaço, selecione um capuz com 60, 80 ou 90 cm.
Os exaustores de cozinha têm a seguinte faixa de tamanhos: 30 cm, 45 cm, 50 cm, 60 cm, 80 cm, 90 cm, 100 cm e 120 cm de largura. É lógico que a faixa de tamanho do fogão ou fogão embutido seja aproximadamente a mesma. As larguras de cúpula mais correntes são de 60 e 90 cm, pois nesse tamanho são mais adequadas para um fogão de quatro bocas padrão. No entanto, é necessário procurar exaustores em geral com um guarda-chuva de 100 e 120 cm, porque a demanda por eles é pequena, porque é mais provável que não sejam de cozinha, mas de modelos profissionais.
Você precisa se concentrar no tamanho da superfície de exaustão de trabalho, e não no tamanho do capô. Muitas vezes acontece que o próprio domo é largo, mas a superfície de exaustão de trabalho é pequena. Um exemplo desse tipo de capa à direita.
O modelo incorporado, neste caso, será mais prático devido ao elemento retrátil, que aumenta a área de captura.
E nas fotos a seguir você pode ver quais tamanhos há um capuz embutido, à esquerda - um modelo com 30 cm de largura.
Profundidade da cúpula e modelo embutido
A profundidade do exaustor é importante e sua largura, porque, como já observado, quanto maior a área da superfície do retrator de trabalho, mais eficiente é a limpeza do ar da cozinha. Os parâmetros de profundidade padrão correspondem às opções típicas de largura: 30, 45, 50, 60, 80, 90, 100, 120 cm A profundidade da superfície de trabalho do exaustor deve ser igual ou superior à profundidade da estufa ou da placa de fogão. A cúpula pode ter mais do que a profundidade dos módulos montados, mas não mais do que a profundidade da bancada.
Mas a profundidade do exaustor para incorporação é ajustável, mas seu corpo, é claro, deve corresponder à profundidade dos armários da cozinha, como mostra a foto abaixo.
Qual deve ser a altura?
Os exaustores para a cozinha são diferentes e em altura. A altura máxima do modelo de cúpula é de 125 cm.
A foto abaixo mostra exemplos de instrumentos de diferentes alturas (role para a direita).
A altura do aparelho deve ser selecionada dependendo da altura total da sala e da altura do conjunto da cozinha. A segurança mede a distância mínima entre a superfície de exaustão e o fogão. Como regra, esse valor é de 65 a 75 cm. Uma diminuição desse valor está repleta de ignição e danos ao equipamento devido a altas temperaturas constantes. O exaustor embutido ou abobadado deve estar localizado a uma distância superior a 65 cm dos fogões elétricos, e para fogões a gás esse valor é de 75 cm.
Recursos de montagem
Os recursos de design do modelo que você gosta afetam diretamente a escolha do local da instalação. As estruturas de parede ou teto não são ocultas pelos armários e são instaladas exatamente acima do fogão, enquanto caixas de máscara especiais são frequentemente usadas para o duto. Mas o modelo de incorporação exigirá a fabricação de móveis adequados.
Observe que, para instalar o exaustor, você precisará de tubos, uma tomada e um cabo elétrico, dutos, acessórios de montagem e fixadores. Você não pode ficar sem um duto de ar - ele pode ser canos corrugados ou uma luva de paredes lisas.
Os tubos corrugados diferem na medida em que podem ser dobrados em qualquer ângulo.
Tenha em mente que dobrar o duto acima de 90 graus é inaceitável.
Não se esqueça que existem caixas especiais que permitem ocultar o duto, integrar as comunicações a qualquer projeto de cozinha.
O diâmetro do duto depende diretamente de como é feita a saída da casa e o comprimento do tubo é determinado de acordo com a distância do dispositivo, com a abertura na parede ou no eixo de ventilação.
Se estamos falando sobre a instalação de um exaustor embutido, tudo precisa ser feito de acordo com as instruções de instalação. Os principais critérios para instalar o incorporador são:
- A gaveta do dispositivo está sempre visível.
- A tomada está sempre conectada ao eixo de ventilação.
Se não houver possibilidade dessa conexão ou for impossível instalar tubos de ar, é possível instalar um modelo de recirculação - entre eles, também existem opções projetadas para instalação.
Altura do capô
A altura também é importante: deve ser escolhida levando em consideração o tipo de dispositivo e as dimensões da sala. Recomenda-se deixar pelo menos 75 cm entre a superfície da placa e o exaustor para um fogão a gás e pelo menos 65 cm para um fogão elétrico.
Por altura, todos os modelos são divididos em:
Modelos baixos com uma altura mínima de 10 cm e um máximo de 40 cm - como regra, ilha ou parede, bem como embutidos. Por exemplo, o pequeno Kaiser A 501 NB de parede, o mais acessível, tem uma altura de 32 cm, e o estreito Elica CIAK GR / A / 56 embutido com um painel extraível - 20 cm.
Modelos padrão em altura de 40 a 90 cm - todos os tipos possíveis. Entre os mais populares está o modelo de ilha Korting KHA 7950 X Cube, de forma cúbica, com uma altura de 72,7 cm.
Modelos altos de até 140 cm são projetados para salas muito grandes e são considerados um elemento de decoração. Entre eles, existem muitos modelos de lareira e inclinado, por exemplo, o clássico Falmec Melissa Tulip 90 (600) S pântano com 102 cm de altura e detalhes em madeira natural.
Profundidade do desenho
A profundidade é importante para os modelos de gabinete com cúpula, montagem no teto ou suspensão. Como regra, coincide com a profundidade da placa: suas dimensões variam de 30 a 120 cm. Para os exaustores de ilha, ela pode coincidir ou exceder um pouco a profundidade da bancada.
O que lembrar ao escolher um tamanho
As dimensões de alguns tipos de capuzes têm características próprias:
- A largura dos exaustores inclinados pode ser de 50, 60 ou 90 cm, e a altura é medida a partir da borda inferior da superfície de trabalho. Profundidade realmente não importa para eles.
- Os coifas de cúpula com larguras padrão e profundidades em altura não devem exceder 125 cm, e a profundidade da cúpula deve ser igual à profundidade da bancada ou da placa.
- Os exaustores de canto, em regra, têm a mesma profundidade e largura. Seus tamanhos principais são 50, 60 e 90 cm.
- Os exaustores redondos do tipo ilha são modelos de design com um diâmetro de 40 a 50 cm. Existem dispositivos com um diâmetro de até 70 cm e uma altura de até 140 cm.
- A escolha do tamanho dos exaustores embutidos requer medições adicionais do gabinete, duto ou outro local de instalação. Todos os modelos integrados estão equipados com um diagrama de instalação com uma indicação das dimensões. Para obter informações mais detalhadas sobre os modelos integrados, recomendamos a leitura do artigo "Dimensões dos exaustores integrados".
Escolher o tamanho do exaustor da sua cozinha é uma questão que exige muito tempo e esforço. Para não cometer erros, é recomendável entrar em contato com especialistas. A loja Hausdorf responderá a todas as suas perguntas, ajudará você a navegar no catálogo e a fazer a escolha certa.