Sabe-se que na classificação mais simples todas as lareiras são divididas em dispositivos do tipo aberto e fechado. Além de várias nuances técnicas, a principal característica distintiva é a porta da lareira. Para enfatizar sua finalidade funcional, realizaremos uma análise comparativa de algumas características da operação de lareiras de dois tipos diferentes.
Lareiras fechadas estão sempre associadas a modelos de aço ou ferro fundido, que implementam novas tecnologias para o uso eficiente da energia liberada. Mas, apesar disso, as lareiras clássicas com fornalha aberta não são inferiores à sua popularidade e ocupam um certo nicho entre seus consumidores.
Além disso, esse dispositivo de lareira oferece algumas vantagens distintas. Antes de tudo, é uma chama viva, que pode ser observada diretamente, admirando as danças mágicas das línguas ardentes.
A lareira é uma fonte de calor e não importa quanto sua parte é usada para aquecer a sala. O calor de uma estrutura aberta é gerado usando radiação infravermelha. Acredita-se que essa energia seja mais útil que o calor do movimento de convecção. Chamas abertas podem ser adaptadas para fins adicionais. O alimento é cozido nele, atualizando o dispositivo da lareira, e a vantagem distintiva menos importante é que a lareira é capaz de aquecer rapidamente o proprietário que veio da rua.
Naturalmente, essa lareira tem muitas desvantagens que os projetistas de tipos fechados de lareiras usam. A eficiência da lareira com lareira é um pouco mais de 20%. Com essa dissipação de calor, é impossível confiar na lareira como uma fonte séria de calor. Mesmo durante a operação, o dispositivo não é capaz de acumular energia. Isso significa que, imediatamente após a queima da madeira, a lareira para de aquecer a sala. Não devemos perder de vista o baixo grau de proteção contra incêndio, especialmente na presença de crianças. Faíscas de lenha costumam sair do forno e podem causar desastres.
Decoração e outras características da porta da lareira
No contexto das deficiências da fornalha aberta, a porta da lareira é simplesmente uma salvação maravilhosa de todas as deficiências listadas. Mesmo que a chama esteja escondida atrás da porta de vidro do forno, você pode continuar a admirá-la através do vidro transparente. Todo mundo conhece as funções decorativas das câmaras de incêndio fechadas, então vamos para as questões técnicas imediatamente.
Uma fornalha fechada permite a instalação de um circuito de água na lareira, e este é um pré-requisito para o uso total da lareira como um dispositivo de produção de calor, além disso, o principal.
Graças ao design especial da porta, é possível uma tecnologia de queima lenta. Ao ajustar o suprimento de ar, eles alcançam melhor combustão de combustível, portanto, aumentam a eficiência. Ao instalar a proteção, você pode ficar calmo quanto à segurança, mesmo que as crianças estejam brincando na sala.
Faça você mesmo
Faz sentido concentrar-se em um fato tão óbvio como a variedade de modelos e o fato de que lareiras de vários tipos estão amplamente representadas hoje, em particular com fornalhas fechadas, você pode observar sem realizar estudos especiais, mas simplesmente indo à loja. São lareiras independentes e fornos de embutir. Mas cada proprietário está interessado em instalar e fabricar a porta com meios improvisados.
Esse procedimento é bastante viável, apenas para isso você terá que mostrar imaginação, paciência, adquirir material e adquirir a ferramenta necessária.
Opção de vidro
Os modelos mais populares são portas de vidro. Eles são bastante funcionais e permitirão que você abra o espaço do forno para obter uma vista panorâmica do processo de queima de madeira. O dispositivo dessa porta é baseado no fato de que um vidro de quartzo especial para uma lareira, com alta resistência ao calor, é montado em uma estrutura de metal. O vidro é montado em um recesso especial; é necessário prever imediatamente a possibilidade de seu desmantelamento e manter um certo espaço entre o vidro e a armação para garantir a expansão.
Uma porta de lareira com vidro deve fornecer proteção, visibilidade e acesso à fornalha. Além disso, um design caseiro deve ter uma aparência estética.
- Antes de criar um quadro, você deve remover corretamente suas dimensões. A porta inteira deve se encaixar firmemente na abertura da lareira. É melhor fazer um estoque de 2 mm ao determinar as dimensões. Se necessário, com a ajuda de um moedor, será possível distribuir uma janela da lareira no grau desejado.
- O quadro é montado a partir de um canto de metal. Para estar em conformidade com a geometria, todo o trabalho deve ser realizado em um plano plano. Os lados cortados no tamanho da armação são soldados. Depois disso, você precisa verificar os ângulos retos e comparar as diagonais. Assim que você garantir que o design esteja correto, você poderá soldar todas as costuras. Em seguida, os pontos de solda são tratados com um moedor.
- O vidro será fixado à armação por parafusos que são aparafusados em um canto ao longo do plano. Assim, esses parafusos apenas evitam que o vidro caia da armação, mas não o prendem rigidamente. A condição para expansão térmica é satisfeita.
- Uma estrutura semelhante é soldada do mesmo canto, que desempenhará o papel de um lintel externo para a porta. A moldura do perímetro é decorada com uma moldura decorativa. Dependendo do estilo do material decorativo para a lareira, a moldura da porta pode ser feita de elementos de forjamento artificiais ou placas de metal.
- A porta e o lintel são conectados por toldos. Com cálculos bastante precisos, as dimensões do lintel são ligeiramente maiores que a abertura, e deve ser assim. Marcamos com um lápis as bordas do lintel na parede da lareira e cortamos o recesso com a ajuda de um moedor e uma roda de corte.
- A porta é inserida no recesso resultante. Mas antes desta etapa, o vidro deve ser removido para evitar danos. A estrutura do lintel é enrolada no lado externo com um cordão de amianto e revestida com uma solução adesiva resistente ao calor. Para que o cabo entre na abertura, ele precisará ser empurrado com uma chave de fenda. Este trabalho é minucioso, portanto, é necessário escolher a composição adesiva com propriedades de baixa adesão. Um cordão de amianto é necessário como vedação, para que o calor não escape do forno através de aberturas.
- Somente depois que a cola seca, o vidro pode ser substituído. Depois de inserir uma porta de vidro na lareira, você pode pensar em uma fechadura e uma maçaneta. Embora esta etapa seja permitida no início da instalação. As partes metálicas da porta devem ser pintadas com tinta especial resistente ao calor. Ele terá que ser aplicado em várias camadas para ocultar irregularidades após o processamento das soldas.
De metal
Raramente, mas ainda existem modelos nos quais a porta é completamente surda. A tecnologia de sua construção é exatamente a mesma do vidro, apenas uma chapa de ferro é usada no lugar do vidro.
Depois de fazer a moldura, o material é cortado no tamanho da parte interna. No entanto, alguma sobreposição deve ser adicionada a eles para que a folha se sobreponha ao quadro, formando locais para soldagem.
Forjado
O forjamento real é muito caro, então você pode usar sua imitação. Mas como o design não é tão forte, ele deve ser criado com base no quadro. Dois cantos são usados para isso. A estrutura não será integral, mas representará apenas a parte inferior da porta e a parte à qual as dobradiças serão conectadas.
As portas forjadas são geralmente feitas na forma de dobradiças duplas. Os elementos forjados são soldados no quadro criado. O principal é que eles devem ser idênticos em pares em duas portas. Tais portas de lareira não atrasam os carvões voadores, e isso deve ser lembrado constantemente.