Iluminação

Lâmpadas de iodetos metálicos: seus tipos e aplicações

Em uma sala de estar ou escritório, há lâmpada suficiente, cuja potência varia de 60 a 150 watts. Mas eles serão muito escuros para estúdio, decoração ou iluminação pública. Para isso, existem lâmpadas especiais de iodetos metálicos. Suas características e características diferem significativamente de outros produtos, o que é importante considerar ao escolher.

O que é isso

As lâmpadas de iodetos metálicos (MGL) são fontes de luz de descarga de gás, o que significa que a luz é emitida devido a uma descarga elétrica em vapores de metal. A principal característica desses produtos é uso de aditivos especiais na forma de vapor de mercúrio e halogenetos de vários componentes químicosque estão no ambiente de gás.

Quando a lâmpada não está funcionando, todos os aditivos se depositam na superfície do queimador. Quando aquecido, esse "precipitado" começa a evaporar, acompanhado pela decomposição em íons. Átomos metálicos ionizados em estado de excitação formam emissão de luz.

O espectro de emissão das lâmpadas de iodetos metálicos é bastante amplo - da luz quente à fria, para que possam ser confortáveis ​​para a iluminação. Além disso, esses modelos são muito econômicos, pois consomem pouca eletricidade. Sua vida útil também é uma vantagem - eles trabalham até 15 mil horas.

No entanto, as desvantagens dessas lâmpadas também devem ser levadas em consideração. Dadas fontes de luz prejudicial ao corpo humano devido ao conteúdo de mercúrio e outros elementos químicos. E devido à significativa dissipação de calor, sua altura é limitada.

Tipos e características

As lâmpadas de iodetos metálicos têm capacidades diferentes, por isso há sempre a oportunidade de escolher a opção mais ideal para trabalhos e outros assuntos.

Existem vários tipos de lâmpadas, cuja classificação ocorre dependendo dos seguintes indicadores:

  • Poder. Para conectar-se a uma rede elétrica, cuja voltagem é de 220 volts, são utilizados produtos com capacidade igual ou superior a 20 W, mas não superior a 2000 W. Tais lâmpadas são usadas onde a tensão atinge 380 volts.
  • Tons irradiados. Esse tipo de atributo pode emitir um fluxo de luz colorido: azul, magenta, verde etc.

  • Posição de trabalho. Existem lâmpadas que operam em apenas uma posição: horizontal ou vertical. No entanto, existem modelos universais - eles funcionam em qualquer posição.

  • Tipo de construção:
    1. Sem fundamento. Esse tipo não possui tampa e sua potência é de 2 mil a 3,5 mil watts. A conexão ocorre devido a condutores flexíveis.
    2. Single-ended. Entre sua grande variedade, existem modelos que funcionam apenas na posição horizontal ou vertical, bem como aqueles que funcionam normalmente nas duas posições.
    3. Dois porão. Outro nome é destaque. Seu frasco é feito de quartzo, tem um tamanho pequeno. Eles dão luz exclusivamente na posição horizontal.

As principais características das lâmpadas de iodetos metálicos são convencionalmente indicadas pelas letras DRI: lâmpada de arco, mercúrio, iodeto. Alguns tipos têm a letra "W" no final (DRISH), que significa o formato da bola do tubo de descarga. A seguir está a designação de energia: 400, 700, 1000, etc. Acontece o seguinte: DRI700.

Princípio de funcionamento

O coração do MGL é um balão de quartzo, que os fabricantes começaram a substituir com mais freqüência por um de cerâmica, devido à resistência do material a temperaturas extremas. Este balão atua como um queimador, cercado por outro balão - externo.

O queimador é preenchido com gases inertes e impurezas de iodetos metálicos necessários para todo o espectro de radiação (porque o mercúrio não fornece todas as cores). Quando a lâmpada de iodetos metálicos é desligada, os componentes químicos se depositam em uma camada fina na superfície do queimador. Quando liga, leva algum tempo para aquecer todos os componentes. Evaporação, mercúrio e outros elementos químicos emitem luz. Aqui, a lâmpada externa desempenha um papel muito importante - mantém alta temperatura, impedindo o resfriamento da estrutura e, assim, prolonga a vida útil do queimador.

As lâmpadas de iodetos metálicos são conectadas de acordo com as regras, pois o princípio de operação e o design do atributo têm características próprias (depende da tensão). Em particular, esses produtos precisam incluir um elemento limitador de corrente (PRA).

Opções de aplicação

A potência diferente e a ampla gama de cores das lâmpadas de iodetos metálicos tornam possível usá-las nas seguintes áreas:

  • estúdios de cinema,
  • estruturas arquitetônicas
  • faróis do carro
  • instalações para iluminação de edifícios públicos,
  • cenas
  • estações ferroviárias
  • instalações esportivas, etc.

Os dispositivos de iluminação desse tipo podem ter alta potência, portanto, eles encontram sua aplicação na indústria e paisagismo. Muitas vezes, esses atributos são usados ​​como iluminação pública à noite em parques, praças, para iluminar edifícios, monumentos etc.

No estádio, lâmpadas de iodetos metálicos são dispositivos indispensáveis. Circos, shopping centers, estruturas de publicidade, arenas, edifícios de escritórios - aquelas estruturas que exigem iluminação potente.

As luminárias com MGL são favoráveis ​​às plantas, portanto podem ser usadas em estufas e estufas. Eles também são ótimos para aquários.

Comparação com modelos LED

No mundo moderno, as fontes de luz de iodetos metálicos e LED estão substituindo gradualmente as lâmpadas incandescentes da vida cotidiana. Esses atributos economizam energia e fornecem excelente iluminação, mas há diferenças significativas entre eles. Para distinguir claramente entre eles, considere as vantagens de cada uma das luminárias.

Vantagens de MGL:

  • alta eficiência energética
  • alta emissão de luz

  • excelente poder
  • operação ininterrupta do produto, independentemente da temperatura interna ou externa,
  • reprodução de cores é o mais próximo possível da luz solar, portanto, confortável para a percepção visual,
  • pequenas dimensões de produtos permitem controlar seu fluxo luminoso.

Os atributos de LED têm suas próprias vantagens:

  • baixo consumo de energia
  • falta de radiação ultravioleta,
  • longo prazo de operação,
  • estes são modelos ecológicos,
  • resistente ao choque,
  • aquecimento instantâneo.

É perceptível que as vantagens de ambas as lâmpadas são muitas. Portanto, o papel decisivo é desempenhado pelas desvantagens:

  • MGL:
    1. alto custo
    2. mudança de tensão afeta a reprodução de cores,
    3. muito tempo para aquecer,
    4. prejudicial devido ao mercúrio.

  • LEDs:
    1. um espectro desagradável de iluminação para leitura de literatura e pequenos trabalhos; no entanto, nesse caso, os modelos devem ser selecionados corretamente,
    2. alto custo

A principal preferência é dada aos atributos de LED devido à sua segurança e maior economia de energia. Além disso, eles são mais adequados para instalações residenciais. As lâmpadas de iodetos metálicos são indispensáveis ​​para cenas, edifícios industriais e públicos, instalações esportivas e outras estruturas similares.

Como verificar a manutenção?

A operacionalidade desses dispositivos de iluminação é verificada simplesmente: a lâmpada com esta lâmpada acende e seu funcionamento é observado. Se houver interrupções, o produto está com defeito. O motivo pode ser uma conexão incorreta ou a própria lâmpada.

Você também deve verificar a voltagem da rede elétrica: se não atingir 220 Volts, o MGL é instável, o que significa que pode inflamar e apagar, e não aquecer com potência máxima.

Se esses atributos fornecerem pouca iluminação, você precisará verificar o seguinte:

  • manutenção do cabo (pode estar quebrado),
  • a instalação correta de energia na pista,
  • conexão correta com a blindagem.

Como o MGL não pode ser iniciado sem reator, que são reatores e reatores usados, também é verificado o funcionamento adequado. Afinal, a uniformidade da iluminação depende disso.

Se forem detectados problemas com o MGL, você poderá substituí-los por LEDs. Se os dispositivos de iodetos metálicos tiverem alta potência, em vez de uma dessas lâmpadas, dois LEDs serão usados.

Prazo de validade

A vida útil dos atributos de iluminação de iodetos metálicos depende de vários critérios:

  • qualidade dos queimadores de quartzo,
  • condições de armazenamento para produtos
  • acabamentos de qualidade
  • fabricante.

As lâmpadas de algumas empresas podem ser armazenadas por décadas, outras empresas - muito menos, então a marca também deve receber atenção. O principal é que os produtos em si não vazam.

Outro ponto importante - criando as condições corretas para o armazenamento do MGL. Se observado, os atributos durarão mais.

Exemplos e opções

Em um edifício residencial, as lâmpadas de iodetos metálicos raramente são usadas ou não são usadas em conjunto com o conteúdo de mercúrio nelas. No entanto, eles são uma excelente luminária em estufas e estufas. Isso ocorre porque as plantas precisam de um espectro especial de reprodução de cores: o vermelho é necessário durante a floração e a configuração das frutas e o azul é necessário para o crescimento vegetativo. É verdade que, recentemente, os cientistas "insistiram" que essa iluminação artificial em um tom sirva como estresse para as plantas, e eles precisam de um espectro diferente de fluxo de luz. É assim que as estufas e estufas são iluminadas usando o MGL.

O aquário é outro local para a localização bem-sucedida de luminárias de iodetos metálicos. Esses atributos não podem ser substituídos por outros por causa de suas vantagens inegáveis ​​especificamente para aquários:

  • o nível de iluminação necessário, economizando eletricidade,
  • devido à natureza pontual da fonte, os raios de luz chegam ao fundo,
  • mudança na aparência do aquário: a imagem é em relevo e contrastante.

Tais lâmpadas em aquários têm a seguinte aparência.

Nas instalações esportivas e nos palcos da MGL, parece um pouco diferente.

Os edifícios são destacados não menos habilmente.

Veja como conectar uma lâmpada de iodetos metálicos no próximo vídeo.

Princípio de operação do MGL

O MGL possui características semelhantes com alguns tipos de lâmpadas de descarga, em que o princípio de um corpo luminoso é encerrado no plasma de uma descarga de arco elétrico de alta pressão. O queimador de MGL é preenchido com um gás inerte, mercúrio e vários halogênios (sais de halogeneto). O princípio de funcionamento de uma lâmpada de iodetos metálicos é o seguinte: a luz é emitida em um balão MGL sob alta pressão devido à reação de um gás inerte e mercúrio com um certo número de sais de iodetos. Durante o fornecimento inicial de tensão ao MGL, o calor que se concentra no balão após a ignição do arco de argônio, com temperatura e pressão crescentes, começa a transformar a mistura de mercúrio e sal em vapor, o que leva à emissão de luz.

Como muitas lâmpadas de descarga de gás da MGL, são necessários dispositivos auxiliares (eletrodos de ignição adicional, unidades de ignição de pulso) para iniciar uma descarga e operar no nível adequado de tensão operacional.

Para que os parâmetros da fonte de alimentação e da lâmpada correspondam entre si, são utilizados reatores (reatores), comumente conhecidos como reatores.

Recursos de design MGL

Dada a configuração, o dispositivo MGL possui suas próprias características distintivas:

  • a presença de uma concha interna, MGL com tampa unidirecional, ou sua ausência, MGL com tampa bidirecional,
  • base de metal
  • o bulbo externo de vidro borossilicato, que serve para preservar os elementos internos do MGL, atua como um filtro de luz e um regulador de temperatura, é uma fonte de proteção contra a oxidação dos elementos do invólucro interno. MGL sem lâmpada externa, feita de vidro de quartzo sem ozônio, a fim de enfraquecer a liberação de mercúrio,
  • eletrodos adicionais (ignição) e tungstênio,
  • revestimento especial de fósforo da concha interna do balão de vidro externo para melhorar a reprodução de cores,
  • fios que sustentam a lâmpada interna do arco elétrico (tocha), que é feita de sílica fundida, ou a lâmpada interna de alumínio, feita de óxido de alumínio policristalino.

Tipos de lâmpadas de iodetos metálicos

Tipos de MGL

Uma certa forma do arco na lâmpada interna afeta a posição fixa da lâmpada, que determina seu tipo:

  • MGLs de extremidade única / face única com o símbolo SE (extremidade única) são inseridas no cartucho usando roscas na base,
  • as MGLs de duas extremidades / duas faces são rotuladas como DE (extremidade dupla) e são inseridas nos cartuchos dos dois lados da lâmpada,
  • MGL universal com a marcação "universal", que pode funcionar na posição horizontal ou vertical.

Especificações técnicas MGL

A eficiência é determinada por um conjunto de características de alta tecnologia das lâmpadas de iodetos metálicos.

Poder. A faixa de energia nominal da MGL é incomumente enorme. A faixa começa com um pequeno número de dezenas de watts (70, 100, 150, 175, 250, 400 e 1000 watts) e pode atingir de 10 a 20 kW.

Vida de serviço. A validade de alguns tipos de MGF pode ser de 15.000 horas. Para determinar a vida útil média do MGL, recomenda-se considerar a duração da operação e seu dispositivo técnico (acelerador ou reatores eletrônicos). A frequência média de ativação e o ritmo de desativação são outro sinal importante que afeta a vida útil do MGL. A vida útil dessas lâmpadas depende de uma potência nominal constante e de evitar o desligamento do MGL durante a inicialização.

Não é recomendável usar o MGL, cuja vida útil exceda pelo menos 25% da vida útil especificada devido à possibilidade de rachaduras. Após o fim de sua vida útil, essas lâmpadas podem diminuir o nível da qualidade do fluxo luminoso.

As MGLs modernas já têm um índice de renderização em cores acima de 90. Por exemplo, um índice de renderização em cores superior a 80 ou 90 desempenha um papel dominante na distribuição de cores naturais aos produtos. A sombra não natural criada ao iluminar lâmpadas com baixo índice de reprodução de cores leva ao fato de o comprador não prestar atenção ao produto ou, além disso, evitar sua compra.

No entanto, nem sempre é possível determinar os coeficientes de cor MGL de 100% devido a desvios de fábrica ou sem superar o limite de combustão de 100 horas. A fonte de alimentação da rede elétrica também afeta a reprodução de cores da lâmpada. Uma fonte de alimentação insuficiente altera a temperatura física, de modo que a luz dessa lâmpada se torne um tom azulado. A qualidade da reprodução de cores geralmente muda à medida que você a usa, refletida na luz da lâmpada.

Temperatura de cor. As características da temperatura da cor e da composição espectral da radiação, medidas em unidades de Kelvin (K.), são muito importantes para criar tons quentes ou frios ao iluminar objetos e criar a imagem visual correta. Portanto, a capacidade da MGL de criar uma temperatura de combustão com um espectro de 2500 unidades Kelvin (adquire uma tonalidade amarela) a 20.000 unidades Kelvin (fica azul) pode ser causada pela necessidade de várias aplicações, por exemplo, para plantas ou animais.

Algumas MGLs têm uma função de "pré-aquecimento" (aproximadamente 300 unidades Kelvin), que afeta a reprodução das cores, mas a nova geração de MGLs melhorou as leituras de 100 para 200 unidades Kelvin.

Porão As MGL mais comuns são consideradas lâmpadas com uma base de parafuso de um lado, parafusada no suporte da lâmpada. MGLs de ponta dupla são populares por sua capacidade de reduzir a perda de energia luminosa.

O escopo depende diretamente dos tipos de sociedades MGL, entre as quais existem MGLs de extremidade única com um queimador de cerâmica / quartzo, MGLs de extremidade dupla com um queimador de cerâmica / quartzo, MGLs sem base com um queimador de quartzo.

Fluxo luminoso. O fluxo luminoso das lâmpadas de iodetos metálicos é muito importante na determinação da intensidade luminosa de uma lâmpada. Esta característica técnica da lâmpada é capaz de revelar a possibilidade de uma fonte de luz específica ao iluminar uma sala.

A magnitude luminosa do MGL é de 75 - 100 lm / W e excede o desempenho de outras fontes de luz. Assim, uma lâmpada incandescente de tungstênio tem apenas uma saída de luz de 10 - 22 lm / W.

Circuito de inclusão MGL

As lâmpadas de iodetos metálicos são conectadas ao reator, que cria uma mudança entre corrente e tensão, e um capacitor que serve para compensar o fator de potência. O MGL absorve uma corrente de baixa frequência e os dispositivos de comutação eletrônicos às vezes são muito mais leves (3-4 vezes), pois funcionam como reator, dispositivo de ignição e capacitor de compensação.

Esquema de conexão para lâmpadas de iodetos metálicos

O uso de MGL

A MGL tem uma ampla gama de aplicações, não apenas em campos industriais, mas também em áreas específicas:

  • iluminação em estufas, conservatórios, aquários,
  • iluminação pública na sua cidade,
  • iluminação externa ou iluminação de estruturas arquitetônicas,
  • iluminação interior ou exterior de grandes objetos, arenas esportivas,
  • iluminação de edifícios industriais, postos de gasolina,
  • iluminação interior de arenas de circo, shopping centers, lojas, mesas de publicidade, vitrines,
  • iluminação exterior de vários desenvolvimentos de carreira,
  • enquanto filmava reportagens e filmes na televisão.

Projetor de iodetos metálicos para iluminação arquitetural

MGL é um tipo de lâmpada com eficiência energética que aprimora a emissão de luz e a reprodução de cores. A vida útil elevada e a boa qualidade de iluminação tornam possível o uso dessas lâmpadas em diferentes campos, e seu tamanho compacto e tamanho pequeno são adequados para instalação em locais de difícil acesso.

O que é isso

Essas lâmpadas pertencem a lâmpadas de descarga de gás, portanto, seu trabalho é devido à descarga elétrica em vapores metálicos.

A principal característica do MGL é o uso de substâncias adicionais, como vapor de mercúrio e halogenetos, que por sua vez estão no ambiente gasoso.

Quando a lâmpada não funciona, o vapor assenta nas paredes do queimador. Quando rachado, esse "precipitado" forma fumaça e, ao mesmo tempo, decompõe-se em íons. Assim, o brilho MGL é obtido.

Infelizmente, esses produtos são muito prejudiciais à saúde devido ao conteúdo de substâncias perigosas no interior.

Abaixo, você pode descobrir as especificações técnicas das lâmpadas de iodetos metálicos.

Especificações técnicas

O fluxo luminoso de uma lâmpada de iodetos metálicos de 250 volts está associado principalmente ao tipo de halogênio usado. Os aditivos de sódio dão uma cor laranja, tálio - verde claro, índia - azul. Nos tempos antigos, os produtos de iodetos metálicos eram usados ​​onde luz semelhante à luz natural era necessária.

Às vezes, nos produtos MGL, você pode obter 100% de luz do dia com um índice de reprodução de cores superior a 90. Você pode obter qualquer temperatura de cor na faixa de 2500 a 20.000 K.

Alguns tipos de lâmpadas de iodetos metálicos são usados ​​para um melhor crescimento de flores ou vegetais, para peixes ou animais onde é necessário um espectro especial.

Preste atenção! Ao comprar uma lâmpada, é necessário prestar atenção ao fato de que os indicadores de cores podem diferir inicialmente daqueles prescritos na especificação, porque esses indicadores se referem ao produto que já funciona há mais de 70 horas, ou seja, a princípio eles podem variar um pouco.

Uma grande diferença de parâmetros pode ser observada em produtos de iodetos metálicos com pré-aquecimento, nos quais a diferença na temperatura da cor atinge 350 K.

Um longo desvio da média tensão pode mudar a cor das lâmpadas. Se a tensão mudar bruscamente, as lâmpadas MGL podem simplesmente queimar ou desligar.

O brilho do brilho depende da voltagem; por exemplo, se a voltagem for baixa, a luz estará fria e, se for muito alta, aparecerá uma sombra quente. Portanto, é melhor ter um regulador de tensão em casa, para não estragar não apenas as lâmpadas, mas também os aparelhos elétricos.

Vantagens e desvantagens

Os parâmetros elétricos dos produtos de iodetos metálicos podem variar bastante, a escolha no mercado é grande. A qualidade das lâmpadas e o aumento da produção de luz tornam os produtos MGL muito populares.

As lâmpadas são pequenas, potentes, adequadas para uma fonte de luz e serão de longe o melhor substituto para produtos luminescentes a arco clássicos, devido ao espectro seguro para as pessoas.

O brilho do MGL é 3 vezes maior que o do LN, e a saída de luz será principalmente de 70 a 90 Lm / watt.

A temperatura da cor pode ser:

  • 6500 K (sombra fria),
  • 4500 K (luz do dia) ou 2500 K (sombra quente).

Eles podem ser obtidos com uma reprodução de cores de cerca de 90-95%, a eficiência excederá 6 vezes a lâmpada incandescente.

A faixa de potência de 15 W a 3500 W para uma lâmpada, também a temperatura na sala e além não afeta o funcionamento da lâmpada. A MGL atua por um longo tempo, em média 10.000 horas de operação ininterrupta.

Mas há também uma série de desvantagens do MGL:

  • o preço é considerado acima da média no mercado,
  • se a tensão aumentar, a cor da iluminação muda drasticamente,
  • muito tempo antes de acender a lâmpada, bem como a incapacidade de iniciar rapidamente após um breve desligamento,
  • os produtos de iodetos metálicos devem ser instalados em luminárias fechadas, caso contrário, eles podem explodir devido a picos de energia.

Os eletricistas recomendam a compra apenas de marcas conhecidas de halogênio, pois nas falsificações chinesas há um grande número de produtos químicos e substâncias perigosas, a vida útil é muito baixa e há um alto risco de ruptura da lâmpada.

Design da lâmpada de iodetos metálicos

Os produtos de iodetos metálicos têm uma estrutura interna pesada. Na aparência, é um vaso transparente com uma tampa, embora muitas espécies tenham aparência semelhante ao LN em forma de pêra.

Dentro da lâmpada há outra concha de trabalho feita de vidro, além de peças condutoras e um resistor.

A primeira concha é preenchida principalmente com nitrogênio e a segunda com um gás inerte (argônio) sob alta pressão, um pequeno volume de mercúrio e aditivos de halogenetos de substâncias. Essa estrutura explica o nome da lâmpada.

Principalmente iodo ou escândio de sódio são usados ​​como halogenetos de substâncias. Eles são necessários para editar o fluxo de luz e afetar a área de uso dos produtos MGL. Em um estado inoperante, mercúrio e substâncias estão em estado sólido na forma de um filme nas paredes do balão.

Balão

O balão é muito importante para fornecer a temperatura necessária, reduz a perda de energia e evita a liberação de radiação ultravioleta. Esta parte da lâmpada é feita de vidro borossilicato, é muito durável e pode suportar altas temperaturas. Você precisa saber que os tipos industriais não estão equipados com um balão externo; é utilizado um revestimento de quartzo sem ozônio.

Selante

As lâmpadas de iodetos metálicos possuem um compartimento no interior do qual existe um sistema de lastro, nas extremidades dos quais existem cartuchos de vedação para essas lâmpadas, enquanto o sistema de lastro é equipado com uma câmara selada adicional, na qual são tomadas de cabos seladas.

Marcação

Não há padrões de rotulagem internacionais comuns para produtos de iodetos metálicos, mas em muitos casos a letra M diz que o produto é "iodetos metálicos" e H indica o conteúdo de vapor de mercúrio no interior.

As fábricas russas podem aplicar sua abreviação: D - arco, I - iodeto, P - mercúrio. Após a designação do tipo, o tipo e tamanho da base são geralmente determinados.

P - mercúrio

A marcação P indica que a composição das lâmpadas contém aditivos do vapor de mercúrio. Tais lâmpadas são consideradas mais perigosas para a saúde humana, por isso é aconselhável manipulá-las com cuidado. Durante a ignição da luz, o mercúrio é aquecido por 5 minutos e, em seguida, uma leve evaporação começa.

E - iodeto

Metais de iodeto eliminam a deposição de vapor de tungstênio na superfície interna da lâmpada. Durante a operação dos produtos MGL, começa a interação química do vapor de tungstênio e halogenetos metálicos. O resultado dessa interação é o iodeto de tungstênio, que escapa dos eletrodos. Depois de desligar a luz, o tungstênio retorna aos eletrodos.

Área de uso

O uso de produtos de iodetos metálicos em casa não é apenas economicamente viável, mas também não é seguro devido ao teor de mercúrio. A lâmpada pode explodir durante uma oscilação de energia e a casa ficará cheia de vapores nocivos.

Portanto, devido a esse perigo, eles são usados ​​em tais salas:

  • plataformas de filmes
  • iluminação de transporte
  • iluminação de monumentos e montras
  • Centros comerciais
  • fábricas e oficinas
  • canteiros de obras
  • iluminação pública
  • campos de esportes e academias,
  • lugares do parque
  • estufas
  • varandas de iluminação pública.

Preste atenção! Muitas pessoas não enfrentam a compra de lâmpadas de iodetos metálicos, porque são bastante difíceis de encontrar nas lojas. Eles são comprados principalmente por instalações de produção e empresários de empresas profissionais.

Como conectar

Muitas pessoas apreciam lâmpadas de iodetos metálicos e são bastante comuns: elas são amadas por sua longa vida útil e iluminação uniforme. Os produtos MGL são usados ​​onde é necessária iluminação poderosa, semelhante à luz do dia, por exemplo, em lojas, em cosmetologistas, em salas de concerto. Os dispositivos nos quais, além de adicionar mercúrio e argônio, são adicionados halogenetos metálicos, são usados ​​para iluminar os aquários e também dão uma forte tonalidade azul clara aos faróis de xenônio.

Como muitas lâmpadas de descarga, os dispositivos de iodetos metálicos não são inseridos na rede sequencialmente. Para o trabalho, você precisa de um reator profissional (PRA), também chamado de estrangulamento.

Para que as lâmpadas brilhem por um longo tempo e funcionem ininterruptamente, é necessário selecionar com precisão o indutor com os indicadores de corrente e tensão apropriados para o produto: quaisquer erros nesses indicadores levarão ao enfraquecimento do feixe de luz.

Existem reatores eletromagnéticos e reatores eletrônicos. O último será o melhor, pois ajuda a aumentar a vida útil dos dispositivos MGL em 40%, reduz os custos de energia e fornece uma luz ainda mais forte, equilibrando a tensão na rede. Infelizmente, porém, os reatores eletromagnéticos são bastante barulhentos e grandes.

Além do acelerador, para instalar dispositivos de iodetos metálicos, você precisa de:

  • acionador de partida da ignição,
  • capacitor de compensação de fase.

O IZU começa a funcionar durante a inicialização, produzindo uma série de pulsos com uma tensão de 5 quilovolts. Descarga de alta tensão fornece ignição a arco e lâmpada. Posteriormente, o indutor estabilizará a tensão intermitente dentro da rede. O capacitor compensa a fase na rede, para que a lâmpada economize energia. Na Figura 11, você pode ver o diagrama de conexão MGL correto.

Também é aconselhável aderir às principais regras ao comprar o MGL:

  • leia claramente as instruções na caixa, o que pode indicar uma restrição ao uso de lâmpadas em determinadas condições,
  • a posição de operação indicada da lâmpada deve corresponder à posição da lâmpada para a qual foi adquirida. O pior recurso para produtos colocados verticalmente,
  • o tamanho da tampa deve estar abaixo do tamanho do cartucho,
  • a caixa do lastro deve ser feita de metal com um grande número de orifícios de ventilação. Porque, dependendo do tipo, o reator consome 15 a 20% da potência da MGL,
  • O reator é adequado para a mesma tensão; portanto, ao substituir a lâmpada, ela também precisa ser trocada,
  • Às vezes, a ignição instantânea de uma lâmpada de iodetos metálicos é muito importante, portanto, você precisa ler sobre esta regra e o tempo de ignição na embalagem.

Se o dispositivo MGL for comprado para substituir um dispositivo queimado, será necessário mostrar ao vendedor uma amostra da lâmpada.

O preço desses produtos é alto; portanto, todos os fabricantes de boa-fé emitem uma garantia, as verificações devem ser mantidas, para que, em caso de problema, entre imediatamente em contato com a loja.

Após o uso do MGL, ele deve ser descartado em um recipiente especial para resíduos perigosos. Em nenhum caso, não saia de casa e não a quebre. Armazene novas lâmpadas em uma caixa de papelão, longe de crianças e animais.

Preste atenção! Nunca use em locais com alta tensão ou apagão permanente, a fim de evitar situações explosivas.

Em conclusão, deve-se notar que, embora as lâmpadas metalogênicas tenham muitas vantagens, atualmente elas são usadas por cada vez menos pessoas, como as lâmpadas incandescentes. Isso se deve não apenas ao alto preço, mas também ao perigo de uso, principalmente quando há crianças pequenas em casa. Ao conectar essas lâmpadas, é desejável que a pessoa tenha conhecimentos básicos no campo da eletricidade. Uma vez que o esquema não é simples. Se isso causar dificuldades, é melhor procurar a ajuda de especialistas.

Terminologia

Até meados da década de 1970 na tecnologia de iluminação doméstica, foi utilizado o termo "lâmpada de iodetos metálicos", devido ao nome dos elementos químicos do grupo VII do sistema periódico - "halogênios". O uso desse termo foi reconhecido como incorreto na nomenclatura química, uma vez que "halogênio" traduzido literalmente do grego é "semelhante a sal", e a palavra "halogênio" - literalmente "fabricante de sal", que indica a alta atividade química dessas substâncias e a formação de reações, tornou-se generalizada. com eles sais metálicos. Portanto, o termo russo "lâmpada de iodetos metálicos" é atualmente usado, incluído na edição russa do Dicionário Técnico Internacional de Iluminação do ICE. O uso de berços verbais do termo em inglês “lâmpada de iodetos metálicos” (“iodetos metálicos”, “iodetos metálicos”) é inaceitável.

Esquemas de inclusão na rede elétrica

A forte dependência da corrente MGL em relação à tensão requer a inclusão de um elemento limitador de corrente (PRA) em série com a lâmpada. A maioria das MGLs é projetada para funcionar com reatores seriais de lâmpadas DRL de potência adequada (se não houver dispositivos de ignição especiais na lâmpada em tais circuitos, é necessária uma instalação IZU). Existem MGLs para trabalhar com reatores do DRL e DNaT. Há também reatores de projetos especiais com autotransformadores ou transformadores intensivos com aumento da dispersão magnética ou com IZU embutido, combinando as funções de limitação de corrente e ignição inicial da lâmpada.

O processo de aquecimento e colocação do MGL em operação é acompanhado por mudanças significativas na corrente e na tensão da lâmpada, e são necessários requisitos especiais para o projeto de reatores e IZUs, que diferem significativamente [ fonte não especificada 3355 dias ] dos requisitos de lastro para DRL e lâmpadas de sódio de alta pressão. A evaporação do ID durante o aquecimento do MGL torna provável a extinção da lâmpada devido à tensão insuficientemente alta nela.

Extremamente perigoso para MGL é a ressonância acústica (AR), que ocorre quando a lâmpada é alimentada por corrente alternada de uma determinada frequência (na faixa acústica). A razão para a ocorrência de AR é que, quando a direção do fluxo de corrente muda, o arco se apaga e, quando a tensão aumenta, acende novamente. Nesse caso, devido a uma acentuada mudança de pressão na região de descarga, surge uma onda acústica, refletida nas paredes do queimador. A um certo valor da frequência, ocorre um fenômeno de ressonância. A frequência do AR depende das dimensões geométricas do queimador da lâmpada e da velocidade do som nele (ou seja, da pressão no momento). As consequências da ressonância acústica são a instabilidade da queima da lâmpada, extinção espontânea e, na pior das hipóteses, a destruição física do queimador. Esse fenômeno dificulta o projeto de reatores eletrônicos de alta frequência para MGL. Como um dos métodos para combater a AR, é usada a modulação de frequência com um sinal aleatório.Para lâmpadas de baixa potência, a energia de corrente retificada (ondulação) é aplicada com sucesso.

Quedas de energia a curto prazo causam a extinção da MGL. Vibrações fortes podem levar ao mesmo resultado, especialmente perigoso para lâmpadas com arco longo operando na posição horizontal. Para re-ignição, o MGL deve esfriar para que a pressão de vapor nele e, consequentemente, a tensão de ruptura do RT diminuam. Para iluminar instalações especialmente críticas, onde as interrupções são inaceitáveis, são utilizados reatores de recarga rápida. Neles, a ignição do MGL quente é alcançada fornecendo pulsos de ignição mais potentes com uma amplitude de até 30-60 kV. Esse modo acelera significativamente a destruição dos eletrodos da lâmpada, além disso, requer o uso de um isolamento mais poderoso das partes vivas e, portanto, raramente é usado.

Temperatura de cor

Inicialmente, as MGLs eram usadas em vez de lâmpadas de mercúrio nos locais onde era necessário criar luz, o que em suas características era quase natural, devido ao fato de que essas lâmpadas emitem luz branca (lâmpadas de mercúrio emitem luz com uma grande mistura de luz azul). No entanto, atualmente, a diferença entre os espectros desses tipos de lâmpadas não é tão significativa. Algumas lâmpadas de iodetos metálicos podem emitir luz do dia branca muito pura com um índice de reprodução de cores superior a 90.

As MGLs são capazes de emitir luz com uma temperatura de cor na faixa de 2500 K (luz amarela) a 20 000 K (luz azul). Alguns tipos de lâmpadas especiais foram criados para emitir o espectro necessário para plantas (usadas em estufas, estufas etc.) ou animais (usados ​​na iluminação de aquários). No entanto, deve-se levar em consideração o fato de que, devido à presença de tolerâncias e desvios-padrão na produção de lâmpadas de fábrica, as características de cores das lâmpadas não podem ser indicadas com 100% de precisão. Além disso, de acordo com os padrões ANSI, as características de cores das lâmpadas de iodetos metálicos são medidas após 100 horas de gravação (a chamada velocidade do obturador). Portanto, as características de cor dessas lâmpadas não corresponderão às indicadas na especificação até que a lâmpada seja sujeita a essa exposição.

As discrepâncias mais significativas com as especificações declaradas são para lâmpadas com a tecnologia de inicialização "pré-aquecimento" (± 300 K). As lâmpadas produzidas com a mais recente tecnologia "pulse start" melhoraram a conformidade com as características declaradas, resultando em uma diferença de 100 a 200 K. A temperatura de cor das lâmpadas também pode ser afetada pelas características elétricas da rede elétrica, bem como devido a desvios nas próprias lâmpadas. No caso de a energia fornecida à lâmpada ter energia insuficiente, ela terá uma temperatura física mais baixa e sua luz será "fria" (com uma mistura maior de luz azul, o que as tornará muito semelhantes às lâmpadas de mercúrio). Esse fenômeno ocorre devido ao fato de que um arco com uma temperatura que não é alta o suficiente não pode evaporar e ionizar completamente os IDs, o que confere à luz da lâmpada uma sombra quente (cores amarela e vermelha), por causa da qual o espectro de mercúrio ionizante mais leve dominará o espectro da lâmpada. O mesmo fenômeno também é observado durante o aquecimento da lâmpada, quando a lâmpada ainda não atingiu a temperatura operacional e os IDs não estão completamente ionizados.

Para lâmpadas alimentadas por tensão excessivamente alta, o oposto é verdadeiro, mas essa situação é mais perigosa, devido à possibilidade de uma explosão da lâmpada interna devido ao superaquecimento e à ocorrência de pressão excessiva nela. Além disso, ao usar lâmpadas de iodetos metálicos, suas características de cores geralmente mudam com o tempo. Em grandes instalações de iluminação que utilizam lâmpadas de iodetos metálicos, geralmente todas as lâmpadas diferem significativamente nas características de cores.

Tipos e suas designações

A faixa de potência do MGL começa em dezenas de watts e atinge 10 - 20 kW. As mais populares são as lâmpadas usadas em opamps de iluminação externa (70, 150, 250, 400, 1000, 2000 W e holofotes de 70 e 150 W).

As lâmpadas de extremidade simples são indicadas pela abreviatura SE (extremidade simples) e as duas faces, respectivamente, pela abreviatura DE (extremidade dupla). As lâmpadas com uma base unilateral, como regra geral, são parafusadas no cartucho usando a rosca disponível na base (elas têm a chamada base Edison). As lâmpadas com um soquete de dupla face devem ser inseridas nos cartuchos localizados nos dois lados da lâmpada usada.

Os fluxos de convecção de halogenetos metálicos no plasma do arco MGL dependem da direção da gravidade e afetam significativamente a distribuição do fluxo de energia que sai do queimador MGL. Portanto, as lâmpadas de iodetos metálicos são sensíveis à posição em que estão instaladas. As lâmpadas são projetadas apenas para trabalhar em uma determinada orientação. No entanto, as lâmpadas marcadas com a marcação “universal” podem funcionar em qualquer posição, embora, quando não estejam na posição vertical, a vida útil e a intensidade da luz emitida diminuam. Para obter o melhor desempenho ao usar a lâmpada, se sua orientação for conhecida antecipadamente, é necessário escolher uma lâmpada que não seja universal, mas que corresponda a essa posição.

Vários códigos são usados ​​para indicar a orientação recomendada da lâmpada na qual ela deve operar (por exemplo, U = universal (universal), BH = base horizontal (horizontal), BUD = Base para cima / baixo (vertical), etc.). Ao usar as lâmpadas na posição horizontal, é melhor apontar o bico da torneira da lâmpada interna (o chamado mamilo) para cima.

No ANSI, a designação MGL começa com a letra "M", seguida de uma codificação digital indicando as características elétricas da lâmpada, bem como o seu tipo de reator correspondente (a letra "H" é usada para indicar lâmpadas de descarga de mercúrio e a letra "S" para indicar lâmpadas de sódio "). Após a codificação digital, seguem-se duas letras, indicando o tamanho da lâmpada, sua forma, bem como o tipo de revestimento, etc., com exceção da cor. Após essa designação, o fabricante pode opcionalmente adicionar quaisquer códigos digitais ou de letras para exibir informações não exibidas pelo sistema de notação ANSI, como potência e cor da lâmpada. Para a escolha do reator, apenas a letra “M” e a próxima codificação digital são importantes. Por exemplo, a codificação M59-PJ-400 no sistema ANSI designa uma lâmpada que funciona apenas com reatores do tipo M59. Lâmpadas de fabricantes europeus são fabricadas usando padrões europeus, que em alguns casos são ligeiramente diferentes dos padrões ANSI.

Outra designação frequentemente encontrada na escolha do MGL é a abreviação HQI. Esta abreviação é uma marca comercial da OSRAM e refere-se a um tipo especial de lâmpada fabricada por esta empresa. Mas com o tempo, eles começaram a chamar essa abreviação de MGL de qualquer fabricante, incluindo uma base de dois lados. Os MGLs europeus não cumprem exatamente os padrões ANSI e operam com diferentes valores de corrente e tensão. Na maioria dos casos, o analógico europeu direto da lâmpada para o padrão ANSI não pode funcionar com o reator americano; portanto, para trabalhar com esse tipo de lâmpada, você deve selecionar o reator correspondente, marcado com a marcação HQI. Por exemplo, os reatores M80 e M81 também têm a designação HQI e são usados ​​com lâmpadas com potência de 150 e 250 W, respectivamente.

Garrafas

A designação dos balões consiste em uma letra / letras indicando sua forma e um código digital indicando em oitavas de polegada o diâmetro máximo possível do balão. Por exemplo, a marcação E17 indica que a lâmpada é elipsoidal com um diâmetro máximo de 17 /8 ou 2 1 /8 polegadas.

Designações das letras das lâmpadas: BT (Bulbous Tubular) - tubular tipo bulbo, E ou ED (elipsóide) - elipsóide, ET (Ellipsoidal Tubular) - elipsóide, PAR (Parabólico) - parabólico, R (refletor) - reflexo, T (tubular) ) - tubular.