Reparação

Como e como remover selante de diferentes superfícies

Rapidamente e sem consequências, apenas o silicone fresco, ainda não congelado, é removido. Portanto, se durante a aplicação o produto estiver fora da área de trabalho (em azulejo, banheira, pia, piso ou roupa), ele deve ser rapidamente limpo com uma esponja ou pano.

Um fungo no silicone é a razão mais comum pela qual ele deve ser removido.

A dificuldade de remover o silicone depende da composição e do tipo de superfície. O mais difícil é limpar o material poroso (concreto, mármore, esmalte, ferro fundido) ou ladrilhos com relevo (especialmente mosaico): com a aplicação adequada, o selante de alta qualidade adere firmemente a esses revestimentos.

Se você planeja reaplicar o selante, a superfície de trabalho deve ser limpa com cuidado da camada antiga. A adesão entre as moléculas de silicone fresco e polimerizado é praticamente ausente. Portanto, com a remoção de baixa qualidade da camada antiga, é provável que haja má vedação.

Para limpar a superfície do selante seco, combine agentes mecânicos e químicos. De qualquer forma, você não pode prescindir de esforços físicos; portanto, eles começam a trabalhar com o método mecânico. Ao mesmo tempo, eles tentam remover gradualmente a camada mais espessa de silicone, já que a química é capaz de dissolver apenas uma camada relativamente pequena.

Maneira mecânica

Para trabalhar, você precisa das seguintes ferramentas:

  • faca afiada de escritório ou de construção (você pode comprar uma faca especial para bordar juntas de silicone),
  • lâmina
  • pequena espátula
  • pinças
  • chave de fenda
  • raspadores especiais de plástico ou madeira para remover o selante,
  • pedra-pomes.

Algumas dessas ferramentas podem não ser úteis, mas é melhor tê-las à mão: na prática, você geralmente precisa tentar opções diferentes para encontrar a mais eficaz.

Etapas do trabalho:

  1. As camadas pré-finas de silicone são cortadas com uma faca ou lâmina. Para isso, são feitos cortes longitudinais e transversais entre as superfícies e a camada adjacente de selante. Se o silicone não for muito duro, tente removê-lo em um movimento. Para fazer isso, os cortes longitudinais são feitos inteiros e pelo maior tempo possível.
  2. As bordas incisadas são capturadas com pinças ou dedos e as tiras e pedaços de silicone velho são separados.
  3. Usando uma espátula ou raspadores especiais (a madeira é preferida para superfícies acrílicas), remova os resíduos.

Remoção de resíduos de silicone com um raspador de vidro.

  • Se em algum lugar o silicone entrar em rachaduras ou rachaduras, ele é arrancado e puxado com uma pinça, um alicate ou pinça.
  • É muito difícil remover uma fina camada do selante restante, mas você pode tentar fazê-lo com uma lixa fina, o lado duro da esponja ou pedra-pomes da máquina de lavar louça.
  • Para remover o selante do ladrilho, você pode esfregá-lo com uma borracha de papelaria ou pedra-pomes. A borracha ajuda especialmente quando você precisa limpar um ladrilho em relevo e não danificá-lo.
  • É necessário pelo menos um assistente para remover banheiras e bandejas de chuveiro. A desmontagem começa com o corte da camada externa de silicone ao redor do perímetro. Depois, eles abrem a banheira ou o palete com uma chave de fenda e tentam soltá-la. Se o produto se presta, é levantado e transferido para um local preparado. Caso contrário, o selo continuará sendo cortado com uma faca ou lâmina até que seja possível desconectar o banho.
  • Métodos químicos

    Como é praticamente impossível remover completamente o selante antigo do banheiro da maneira anterior, a limpeza mecânica é frequentemente complementada por tratamento químico.

    Ao escolher produtos químicos, é importante considerar a composição do selante. Os selantes de silicone para uso doméstico são ácidos ou neutros. Ácido - o mais comum e tem um cheiro específico de vinagre quando aplicado. Ao trabalhar com silicone neutro, o cheiro está quase ausente. Para uma remoção eficaz do silicone ácido, a substância ativa do solvente deve ser ácida, enquanto neutra deve ser a gasolina ou a acetona.

    Ferramentas à mão

    Primeiro de tudo, você pode usar solventes de tinta e verniz, que estão à mão. O efeito do uso desses fluidos para cada caso individual pode ser diferente; portanto, eles devem ser experimentados em um silicone específico e em superfícies diferentes. Em casa, para remover o selante, essas ferramentas podem ser úteis:

    Galocha a gasolina, espírito branco

    O White Spirit (ou Nefras) é um solvente universal com o qual você pode tentar amolecer um selante antigo. Com um líquido, um pano é abundantemente umedecido e passa pelas áreas desejadas. Deixe por 5 a 10 minutos para absorver. Se o produto tiver funcionado, o selante amolece e se assemelha a uma massa gelatinosa, fácil de remover com uma espátula ou raspador. Outros solventes podem ser experimentados de maneira semelhante.

    O espírito branco funciona melhor em banhos de ferro fundido ou esmalte, mas em superfícies acrílicas pode ser ineficaz.

    Vinagre + álcool

    O ácido acético e o álcool são solventes muito fracos e têm pouco efeito no silicone. Mas há críticas positivas sobre o uso de uma mistura de partes iguais de essência de vinagre (70%) e álcool (50 ml cada). Às vezes, a composição é complementada com 1 colher de sopa. eu carbonato de sódio. O agente é aplicado a partir da pistola de pulverização e deixado agir por cerca de 30 minutos. Depois de amolecer o selante, ele também é removido com uma faca. Na sua forma pura, o vinagre pode processar uma fina camada de silicone que permanece após a limpeza mecânica. Em alguns casos, isso ajuda a remover resíduos mais rapidamente.

    O querosene, a gasolina e a acetona podem amolecer os selantes do tipo neutro, mas praticamente não atuam nos ácidos.

    Líquidos de limpeza industriais do silicone

    Os produtos industriais interrompem a estrutura do selante e causam sua destruição gradual. Solventes de silicone podem ser adquiridos em lojas de construção ou de automóveis.

    O princípio da remoção do selante por diferentes composições profissionais é o mesmo:

    1. Após uma limpeza mecânica preliminar, o produto é aplicado com uma esponja ou simplesmente com um dedo (sempre usando luvas).
    2. Após um certo tempo (deve ser indicado na embalagem), os restos do produto, juntamente com o silicone antigo, são facilmente removidos com uma escova, espátula plástica ou raspador. Muitas vezes, as ferramentas necessárias estão incluídas no limpador.
    3. Muitos solventes industriais de silicone deixam marcas oleosas na superfície, geralmente de cor amarela. Eles são tratados com água e sabão, mantidos por um tempo e lavados. Um sabão em pó funciona bem com o qual uma esponja é ensaboada e as áreas oleosas são tratadas. A espuma é lavada e a superfície é limpa e finalmente desengordurada com acetona ou álcool, e depois seca com um secador de cabelo.

    Os produtos químicos para remoção de silicone estão disponíveis na forma de sprays, lavagens, géis ou pastas. Feedback positivo e recomendações receberam esses fundos:

      Tytan (Selena, Polônia). A substância ativa é o ácido fosfórico. Não tem um odor pungente. Mesmo o silicone seco se dissolve. A duração do purificador é de 12 horas. O medicamento é eficaz em superfícies com relevo, para que possa ser usado para limpar azulejos com um padrão volumétrico. Deixa marcas oleosas.

    Removedor de silicone Tytan. Limpador de carro universal XADO Mottec Anti-silício (Ucrânia) à base de álcool. Projetado para desengordurar e limpar a superfície de silicone e vestígios de fita adesiva. Adequado para acrílico e cerâmica. Não requer enxágue e não deixa resíduos após a secagem.

    Limpador universal XADO Mottec. Soudal Silicone Gel limpador (Bélgica) em uma base de hidrocarbonetos. É caracterizada por aplicação leve e um odor moderadamente picante. A duração mínima é de 10 minutos. É aplicado apenas em superfícies secas. Em acrílico, pedra, cerâmica e plástico, testes preliminares são desejáveis. Deixa manchas gordurosas.

    Soudal Silicone Hidrocarboneto. Spray de carro Body Antisil 770 (Grécia) à base de solventes orgânicos - uma ferramenta universal para limpar qualquer superfície. Remove com segurança silicone residual e betume, mas pode ser necessário reprocessar.

    Desengordurante corporal anti-silício. Dow corning (Dow Sil, EUA) - um limpador de solventes à base de silicone fundamentalmente novo. Ativa o processo de despolimerização do silicone. É seguro para o meio ambiente e quaisquer superfícies, não altera a cor dos produtos pintados e não deixa resíduos. Disponível em aerossóis (série Dow Sil OS-2) e líquidos para dissolver selantes antigos (série Dow Sil DS-2025).

    Aerossol solvente ecológico Dow Sil OS-2. Removedor de solvente Penta-840. Remove traços de silicone de azulejos, superfícies metálicas e acrílicas. É aplicado abundantemente umedecido com uma esponja. A superfície tratada é coberta com um filme e mantida por vários minutos. Os resíduos de selante são facilmente removidos com uma esponja ou meios improvisados. Nocivo por inalação, em contato com a pele e os olhos. A exposição prolongada pode causar corrosão dos metais.

    Penta-840


    Melhores ofertas em limpadores de silicone:

    Nota: O trabalho com solventes ou produtos industriais só pode ser feito com luvas e em uma área bem ventilada.

    Como não estragar a superfície

    Para não precisar posteriormente reparar o encanamento ou alterar o acabamento, todo o trabalho para remover o selante é feito com a maior precisão possível e sem pressa. Os produtos acrílicos requerem atenção especial: com atrito severo, podem ser arranhados até pelo lado duro de um pano de prato, e as escovas ásperas geralmente são contra-indicadas nessas superfícies. Portanto, ao remover o selante, as medidas de segurança devem ser levadas em consideração:

    1. O trabalho com uma lâmina e uma faca deve ter muito cuidado para evitar ferimentos e não arranhar as paredes, o vidro, o piso ou o encanamento.
    2. Uma fina camada de selante de revestimentos acrílicos é esfregada com segurança com uma borracha, pedra-pomes úmida, lixa envelhecida, lasca de madeira ou um bloco de madeira não processada, mas macia (como pinho).
    3. Às vezes, o silicone é tão endurecido e grudado na superfície que não pode ser removido mecanicamente: não pode ser cortado nem com a lâmina mais afiada. Em tal situação, é necessário pré-amolecer o selante com remédios populares ou compostos profissionais.
    4. Você não deve arriscar e tentar arrancar o silicone à força: ele pode se separar junto com a camada superior de uma banheira ou um pedaço de ladrilho.
    5. Ao escolher um agente de silicone para um banho de acrílico, atenção especial deve ser dada ao ingrediente ativo do solvente: compostos cáusticos podem danificar a superfície. Idealmente, a embalagem deve conter informações sobre a possibilidade de uso do produto em materiais acrílicos. Superfícies acrílicas não podem ser tratadas com acetona.

    Como remover selante acrílico

    Selantes acrílicos podem ser solúveis em água e resistentes à água. Mas sua principal função não é a vedação, mas a colagem. As composições para trabalhos internos são porosas e, em regra, solúveis em água. Portanto, no banheiro, seu uso é limitado a locais onde a água não chega (você pode colar vários ganchos, espelhos ou prateleiras).

    Selantes acrílicos à prova d'água são projetados para decoração e construção de exteriores. Em geral, são universais e, após a secagem completa, não têm medo da umidade, mas o contato constante com a água afeta negativamente suas propriedades. Às vezes, em cola acrílica à prova d'água, freios (ou rodapés) para banheiras e lavatórios são instalados, o que não é totalmente correto.

    A remoção do selante acrílico é muito mais fácil que o silicone:

    • o excesso de cola fresca é facilmente limpo com uma esponja ou pano umedecido em água,
    • a composição seca velha é cortada com uma faca de escritório ou uma lâmina,
    • o acrílico solúvel em água é umedecido com água até ficar macio,
    • a partir das bordas da banheira de acrílico, o selante acrílico à prova d'água pode ser removido com espuma de poliuretano, acetona, removedor de esmalte de unha ou um solvente branco,
    • os resíduos da composição são removidos com um raspador de madeira ou limpador de plástico para janelas,
    • selantes acrílicos não deixam marcas e manchas oleosas após a remoção; portanto, não é necessário tratamento adicional com solvente.

    Como substituir o selante

    Antes de tudo, é importante escolher um produto original de um fabricante confiável. As formulações de banho devem conter um biocida (componente antimicrobiano). É aconselhável comprar selante de silicone sanitário em lojas especializadas: como regra geral, as condições de armazenamento são observadas lá e menos provável a compra de um falso.

    Tecnologia para aplicação de uma nova camada de selante:

    1. Desengordure a superfície de trabalho com todos os meios disponíveis e seque bem.
    2. Para impedir que selos indesejados entrem nas áreas circundantes, a área ao redor da área de trabalho pode ser mascarada com fita adesiva.
    3. Um tubo de selante é preparado para operação de acordo com as instruções.
    4. Aplique delicadamente a composição.
    5. Uma costura é formada em todo o perímetro da aplicação, removendo o selante residual. Para obter uma junta lisa e uniforme, sem defeitos, é melhor usar não um dedo, mas uma espátula, uma régua ou um cartão de pagamento antigo.
    6. Antes da operação, aguarde até o selante secar completamente (de 12 a 24 horas).

    Nota: O selante não deve ser aplicado em superfícies molhadas. Mesmo que o silicone adira à base, por baixo é garantido que ele comece a crescer mofo.

    Na prática, mesmo formulações de alta qualidade com aditivos antifúngicos podem ser afetadas pelo mofo. Isso é possível em vários casos:

    • violação da tecnologia de aplicação de selantes,
    • compra de uma falsificação,
    • condições favoráveis ​​para o desenvolvimento do fungo (aumento da umidade, pouca ventilação).

    Se cada vez que um selante novo formar rapidamente mofo, os motivos listados devem ser excluídos por vez (compre o produto em outra loja ou outro fabricante, verifique a umidade no banheiro).

    Conselhos! Se você precisar de um mestre para consertar o banheiro, existe um serviço muito conveniente para a seleção de especialistas do PROFI.RU. Basta preencher os detalhes do pedido, o assistente responderá e você poderá escolher com quem colaborar. Cada especialista no sistema possui uma classificação, revisões e exemplos de trabalho que ajudarão na escolha. Parece um mini concurso. A inscrição de um aplicativo é GRATUITA e não obriga a nada. Funciona em quase todas as cidades da Rússia.

    Se você é um mestre, siga este link, registre-se no sistema e possa aceitar pedidos.

    Quando remover

    • O selante não é aplicado corretamente, o que impede a proteção contra a penetração de umidade. Em seguida, a camada aplicada incorretamente é removida, a costura é preenchida novamente com selante.
    • Com o tempo, a camada de vedação se desgasta e se deteriora; pode mudar de cor devido a queimaduras ou poluição severa. A costura pode rachar, o que prejudicará significativamente suas características à prova de umidade. Uma camada danificada deve ser removida imediatamente.
    • Mesmo que aditivos anti-sépticos sejam incluídos no selante, durante o uso prolongado em condições de alta umidade, por exemplo, no banheiro, os microorganismos podem se multiplicar na superfície, razão pela qual o mofo aparece rapidamente. A camada contaminada deve ser removida o mais rápido possível, pois o mofo que cresce na umidade pode piorar o bem-estar dos moradores dos apartamentos.
    • Durante o reparo, o selante cai acidentalmente em superfícies inadequadas.

    Como e como limpar o selante

    Imediatamente após a aplicação, é difícil ver a substância na superfície, mas após algumas horas ela se torna transparente e transparente. Fica claro em quais superfícies será necessária a remoção de respingos, manchas ou o alinhamento de costuras e juntas.

    O composto de silicone seco ou endurecido pode ser removido mecanicamente raspando com as ferramentas à mão.

    O método é usado quando solventes ou detergentes não podem ser usados.

    As ferramentas

    • Espátula de construção. Graças ao cabo largo, é conveniente usar para remover até selantes fortemente secos. A borda da ferramenta deve estar intacta e, se houver um lascamento, é inútil e até perigoso de usar, há uma chance de danificar a superfície.
    • Raspador de construção. Ajuda a remover rapidamente os restos de cola e a não destruir um ladrilho.
    • Lâmina de barbear. Para os lugares mais inacessíveis, a pequena poluição apaga-se rapidamente. Devido ao tamanho pequeno da lâmina nem sempre é fácil de usar, com um manuseio descuidado, você pode cortar suas mãos.
    • Faca de sapato. Ajuda a limpar camadas muito finas de cola.
    • Chave de fenda O selante é removido em áreas de difícil acesso. Para não danificar o ladrilho, você precisa trabalhar sem muita pressão.
    • Pinças, pinças, alicates. As ferramentas podem capturar as partes esfoliadas do selante, se isso não puder ser feito com os dedos.

    Como remover

    O selante à base de silicone é caracterizado pelo mais alto grau de aderência a qualquer material. Ele solidifica à temperatura ambiente muito rapidamente. Devido ao fato de que o silicone interage muito mal com vários solventes e composições químicas, é bastante difícil limpá-lo; aqui você precisará usar meios especiais para remover o selante. No entanto, mesmo sua aplicação nem sempre traz resultados positivos, pois o processo de remoção da composição adesiva em cada caso pode ser realizado de maneiras diferentes. Lembre-se sempre disso antes de limpar o selante de silicone, caso contrário poderá danificar o material.

    Selante à base de silicone

    Existem várias maneiras pelas quais você pode remover os restos do composto de silicone. Na maioria das vezes, objetos pontiagudos são usados ​​para esse fim, com os quais a cola é raspada, pode ser uma chave de fenda, uma faca e similares. Mas esse método tem um grande menos, após esse impacto, a atratividade externa da superfície processada estraga. Portanto, é razoável aplicar esse método apenas nos casos em que a aparência do material processado não é importante.

    Existe outro método que permite remover o selante de silicone, é o uso de sal simples. Esse produto está em todas as casas. Para isso, é necessário umedecer levemente o sal com água e, em seguida, colocá-lo em um pano limpo; é melhor levar a gaze obtida com um tampão três no local onde a poluição da composição adesiva se formou.

    Durante a limpeza, não é necessário aplicar muita força, enquanto os movimentos devem ser circulares. Após a conclusão do processo de limpeza, os pontos gordurosos permanecem na superfície e podem ser removidos com um simples detergente para lavar louça.

    O uso de sal comum

    Existem outras maneiras de limpar o resíduo da cola - um agente químico para remover o selante de silicone. Muitas dessas ferramentas permitem remover com rapidez e precisão o excesso de adesivo das superfícies. Por exemplo, com a ajuda do White Spirit, você pode remover rapidamente os resíduos de cola de uma banheira de acrílico, ladrilho, plástico e outras superfícies.

    No entanto, essa ferramenta não pode ser usada nas superfícies pintadas. É fácil usar essa preparação, umedecemos o cotonete e depois o limpamos com o local onde o selante foi aplicado. Após quarenta segundos, o silicone amolecido restante é removido da superfície com uma faca ou lâmina afiada.

    No entanto, no local onde o adesivo permaneceu, uma mancha oleosa pode ser removida usando o mesmo solvente, umedecendo um pano e limpando a superfície. No caso em que a cola foi aplicada há pouco tempo e ainda não teve tempo de absorver e solidificar completamente, ela pode ser removida usando acetona ou vinagre de mesa comum.

    Dado o forte cheiro específico desses produtos, você precisa cuidar de uma boa ventilação na sala, e uma máscara respiratória também seria útil, porque a acetona pode causar uma reação alérgica.

    Atualmente, nas prateleiras das lojas, você pode ver vários produtos que permitem amaciar e enxaguar o selante à base de silicone. Eles permitem remover a cola de várias superfícies; no entanto, ao escolhê-las, você deve ler atentamente as instruções para que, posteriormente, ao usar, não causem danos à superfície tratada. Na maioria das vezes, as seguintes ferramentas são usadas:

    • Lugato e Penta 840.
    • Dow Corning OS-2 e Antisi.
    • Removedor de Juntas e Quilosa.
    Produtos químicos

    Atenção! Os preparativos de um fabricante estrangeiro são melhores, mas seu custo é muito maior. Antes de usar um deles, leia atentamente as instruções.

    Retire o selante do banho

    Se você estiver interessado em remover o selante de silicone antigo da banheira, principalmente se ele estiver localizado nas juntas entre as paredes e o palete, nesses locais a superfície ficará com uma cor escura ou se a composição tiver descascado e aparecer uma lacuna através da qual a água flui. Então você pode tentar se livrar do silicone mecanicamente, ou seja, com uma chave de fenda ou faca para limpar esses locais.

    Você também pode usar pedra-pomes para esse fim. Antes de tudo, é necessário remover a camada inteira, para isso será necessário pegar a borda com uma chave de fenda e depois tentar arrancar toda, bem ou pelo menos nos locais onde é possível fazê-lo.

    Caso seja difícil rasgar o selante a ser removido até o fim, tente cortá-lo. Para fazer isso, coloque a faca na junta entre o palete e a parede. Mas como remover as sobras mais tarde, essa é outra questão, pois você pode usar uma pedra-pomes e tentar limpá-las em movimentos circulares.

    O trabalho de decapagem deve ser feito com muito cuidado para não danificar a superfície. Para remover o silicone do banho, você pode recorrer ao uso de compostos químicos e, com a ajuda deles, tentar lavar a cola seca.

    Limpamos o selante com o banho

    Retire o selante da telha

    Se você não sabe como remover o selante de silicone da superfície do ladrilho, aqui todo o processo consiste em várias etapas simples. Primeiro você precisa cortar toda a camada em excesso de adesivo. Faça isso com muito cuidado para não arranhar a superfície. Após a remoção de toda a camada, você pode usar algum agente químico, por exemplo, álcool branco. Limpe o silicone restante com um pano umedecido com álcool até amolecer e, em seguida, ele pode ser removido com rapidez e facilidade.

    Atenção! Para remover o selante já amolecido do ladrilho, use um raspador de madeira, para não deixar arranhões na superfície.

    Gasolina ou querosene também podem ser usados ​​para remover o silicone. Essas substâncias devem ser esfregadas na superfície do ladrilho até que a composição adesiva endurecida fique macia. Além disso, para esse fim, você pode usar o medicamento Penta 840, embora neste caso você precise primeiro aprender sobre como o ladrilho responderá a esse efeito. Caso o ladrilho não seja resistente a esse medicamento, ele rachará e endurecerá.

    Limpamos o silicone do ladrilho

    Retire o selante do plástico

    Não é difícil remover a composição endurecida do adesivo do plástico, porque a sua adesão a esse material é bastante baixa. Paletes de plástico, tubos e outros itens podem ser rapidamente limpos de cola, se umedecidos com um solvente e esperar cerca de uma hora, ou talvez menos. Os vestígios restantes do silicone removido podem ser removidos usando um agente desengordurante regular.

    Remova o selante do vidro

    Aprendemos como remover selante de silicone de um azulejo e de um banheiro, e agora falaremos sobre como removê-lo de um copo. É melhor usar uma lâmina para esse fim. É verdade que, neste caso, pode levar muito tempo para remover o silicone, e também é possível a possibilidade de arranhar a superfície do vidro.

    É melhor remover a cola da superfície do vidro com álcool branco, você também pode usar gasolina. Esses fundos podem ser obtidos sem problemas e são baratos. O processo de remoção é simples, umedecemos o tecido com álcool ou gasolina e limpamos a superfície até que o selante endurecido fique macio.

    Espírito Branco

    Remova o selante da roupa

    Se após a cola de silicone entrar nas roupas, você imediatamente tomará medidas, então remover a composição não será particularmente difícil. Nesse caso, você deve puxar o tecido no local onde a cola ficou e, em seguida, pegue-o e remova-o com um objeto sólido. Mas se o selante já foi absorvido pelas fibras do tecido e congelado, então aqui você deve tentar removê-lo.

    Você pode recorrer ao vinagre limpo - a parte que estiver suja com selante deve ser embebida em vinagre e remova a cola com um pano limpo. Além disso, para remover o silicone da roupa, você pode usar álcool técnico ou médico. Para fazer isso, despeje um pouco de álcool na mancha e esfregue este local com uma escova de dentes. Sob essa influência, a cola começará lentamente a rolar para fora das fibras e se enrolará em pedaços.

    Retire o selante das mãos

    Se a cola de silicone entrar em contato com a pele das mãos, nesse caso, o sal ajudará a se livrar dela. Para fazer isso, despeje água morna no recipiente e dissolva o sal, depois abaixe a mão nessa solução e esfregue o local contaminado com cola com uma pedra-pomes. Mas somente na primeira vez em que é improvável que você consiga se livrar do selante nas mãos, o procedimento com sal precisará ser repetido novamente.

    Você também pode ensaboar as mãos com sabão doméstico e depois esfregar a cola seca com uma pedra-pomes. Outra opção é limpar a mancha da mão com óleo de girassol, que deve ser pré-aquecido e depois lavar as mãos com sabão em pó. Isso é apenas esses métodos são ineficazes, mas, em casos extremos, você pode recorrer à ajuda de produtos químicos.

    Dicas

    • As manchas de cola podem ser removidas com um ferro de passar. Primeiro você precisa aplicar um solvente ao adesivo seco, depois colocar o papel por cima, aquecer o ferro e passar por cima dele no papel.
    • O silicone pode ser removido da roupa com a ajuda do frio. Coloque as roupas com uma mancha de cola em um saco plástico e leve ao freezer por três ou mais horas. Em seguida, retire as roupas da bolsa e remova com muito cuidado o adesivo.
    • Os resíduos de silicone nas roupas podem ser removidos com peróxido de hidrogênio.

    Conclusão

    Dado que é bastante difícil remover o selante de silicone da superfície, é melhor se preocupar com isso antes de entrar em contato com a superfície, roupas e mãos ao trabalhar com ele. Para fazer isso, você pode usar um avental e luvas de borracha e, antes de continuar a selar as juntas, a superfície na qual a cola não deve ficar pode ser selada com fita adesiva.

    Você pode aprender como remover rapidamente selante de silicone deste vídeo:

    Procedimento de limpeza

    1. Primeiro, a camada superior de silicone é removida com uma faca ou lâmina. Para isso, é feita uma seção longitudinal e transversal entre a base tratada e a camada adjacente da costura. A impermeabilização levemente endurecida é cortada com um movimento longitudinal máximo.
    2. Se não foi possível remover completamente o silicone de uma só vez, é necessário segurar a borda entalhada com os dedos e separar todas as peças uma após a outra.
    3. Os resíduos são removidos com uma espátula ou ferramenta raspadora.

    Para superfícies acrílicas, é melhor usar espátulas de madeira.

    Como lavar selante de silicone com produtos químicos

    O método mecânico não pode completamente, por isso é frequentemente combinado com tratamento químico.

    O solvente é selecionado levando em consideração a composição do selante.

    • Substâncias à base de ácido emitem um cheiro de vinagre, você pode removê-las com um solvente à base de ácido.

    • Os adesivos de silicone neutro não apresentam odor pungente e se dissolvem facilmente com gasolina, acetona ou outros solventes orgânicos.

    Vinagre

    Selantes ácidos têm um cheiro característico de vinagre.

    Aroma acentuado é o principal sinal de selantes de orçamento.

    Seus vestígios são facilmente removidos com essência de vinagre (70%). Se necessário, o site é tratado com vinagre várias vezes.

    O trabalho com essência é realizado com luvas com janelas abertas ou ventilação forçada.

    Espírito branco, acetona

    A aguardente branca ou outros solventes, como a acetona, podem remover facilmente vestígios de selantes de endurecimento rápido. Os selantes neutros são lavados, cujos principais componentes são aminas e álcoois. Eles podem facilmente limpar qualquer superfície sem danificá-la.

    Um cotonete é mergulhado no solvente, a área é limpa. Após a secagem, a limpeza é repetida, se necessário. Quando o selante amolece até formar uma massa semelhante a um mingau, é fácil removê-lo com um pano de cozinha.

    O espírito branco limpa banhos de ferro fundido ou esmalte, mas em superfícies acrílicas é ineficaz.

    Solventes profissionais

    • Tytan (Selena, Polônia). Solvente selante à base de ácido fosfórico, inodoro. Pode dissolver facilmente o silicone seco. O aspirador funciona por 12 horas e efetivamente limpa as superfícies de relevo, portanto é frequentemente usado para limpar azulejos com um padrão tridimensional. Restos oleosos permanecem no produto.
    • XADO Mottec Anti-Silicone (Ucrânia). Limpador de álcool universal para carros. É usado para desengordurar e limpar substratos de fita adesiva e selante. Pode ser usado em materiais cerâmicos e acrílicos. Ele não precisa ser lavado; após o processamento, não há vestígios.
    • Soudal (Bélgica) Removedor de silicone à base de hidrocarbonetos. Disponível em forma de gel. Fácil de aplicar, possui um odor levemente pungente. Eficaz após 10 minutos. Só pode ser aplicado em substratos secos. Antes de usar em substratos de cerâmica, acrílico, plástico e pedra, é melhor testar o produto em uma área discreta. Após o processamento deixa vestígios de gordura.
    • Body Antisil 770 (Grécia) Lavagem de carro, disponível em forma de aerossol. Limpa qualquer base. Baseado em solventes orgânicos. Pode dissolver vários selantes. Para contaminação persistente, pode ser necessário um novo tratamento.
    • Dow corning (Dow Sil, EUA). Solvente à base de silicone. Inicia o processo de despolimerização do selante. Seguro para todas as superfícies, inclusive pintadas. Não altera a cor do corante, não deixa manchas. É produzido na forma de um aerossol ou líquido. Este último é adequado para remover vestígios antigos de silicone.
    • Penta-840. Limpa azulejos, substratos metálicos e acrílicos da impermeabilização. Para aplicação, um pano é usado. Após a lavagem, a superfície é coberta com pano de oliva por vários minutos. O silicone amolecido é removido com uma esponja.

    Devido à exposição prolongada da descarga ao metal, a corrosão pode começar. Evite o contato com a pele, olhos e vias respiratórias.

    Como remover selante de um ladrilho (ladrilho)

    1. A espátula ou faca corta a parte saliente da costura o mais próximo possível da base. A costura entre a tigela e a parede deve ser expandida.
    2. Solvente está selecionado. Quaisquer produtos químicos podem ser tomados, exceto produtos que contenham componentes abrasivos grossos. O solvente é umedecido com uma esponja ou um pano limpo que é aplicado sobre a sujeira.
    3. Quando o silicone amolece, os vestígios podem ser removidos dos ladrilhos do banheiro e a superfície seca.

    Limpeza de plástico do selante

    A superfície lisa do plástico tem baixa adesão, portanto a adesão dos selantes a ele será mínima.

    1. Grandes fluxos são cortados da base plástica.
    2. Os pontos restantes são amolecidos e removidos com um solvente adequado.

    Se você precisar remover a camada do plástico no banheiro, é tomada uma substância que não danifica a tigela da banheira ou a bandeja.Antes da limpeza, a eficácia e a segurança do solvente são verificadas em uma área discreta. Os resíduos amolecidos são limpos com um abrasivo macio ou apenas uma esponja dura. Se a remoção falhar pela primeira vez, todas as ações serão repetidas.

    Lavagem de roupas

    É mais fácil lavar o silicone da roupa imediatamente após a contaminação. A mistura não endurecida é rapidamente removida do tecido, os resíduos são limpos com um pano e, se necessário, a coisa é apagada. Se o produto secou, ​​execute as seguintes etapas:

    • a coisa é colocada em uma superfície plana, a área contaminada é endireitada,
    • com uma ferramenta fina, a substância seca é retirada e removida do material,
    • a mancha deixada nas roupas é esfregada com uma esponja embebida em vinagre ou álcool,
    • depois de um tempo, a mancha é novamente molhada com solvente e limpa com uma escova de dentes velha, os carretéis que aparecem nesse caso são removidos manualmente
    • a química aplicada com silicone é lavada com uma solução quente e sabão.

    Remoção de mãos

    O selante que acabou de entrar em suas mãos é lavado com água quente e sabão.

    Se começar a secar, você pode amolecê-lo com acetona ou gasolina e depois limpá-lo com pedra-pomes. Remove eficazmente os produtos médicos ou da pele. álcool. A esponja é molhada, o silicone é removido por cuidadosos movimentos de translação.

    De meios orgânicos, você pode usar óleo de girassol. O óleo em si não limpa bem, por isso é levemente aquecido em uma panela e o detergente é adicionado. Após o uso do produto, as mãos são lavadas cuidadosamente com água corrente e sabão.

    Efetivamente com silicone, o vinagre diluído em água lida com uma proporção de 1: 1. Após a remoção, as mãos são lavadas com água morna e sabão em pó.

    Limpeza de vidro

    Devido à maior fragilidade, o vidro deve ser limpo com cuidado. Movimentos intensos e substâncias abrasivas ásperas podem, se não quebrar, arranhar a superfície. As manchas antigas são melhor removidas com lavagens que tenham um efeito mecânico mínimo no vidro.

    Se for necessário um abrasivo, é usado sal. Produtos em pó mais grossos podem danificar o substrato. Selantes de álcool são removidos do vidro com etanol.

    O que é selante de silicone

    O silicone é uma substância universal, macia, plástica, com excelentes propriedades de vedação. Os preparados à base de silicone processam todos os tipos de costuras para selar, por exemplo, em banheiros e piscinas. Os aquários domésticos são feitos com selante de silicone, o vidro é instalado no selante nas portas e janelas internas - o escopo deste material é bastante amplo.

    Se durante o trabalho com o selante alguma superfície ficar suja, é muito fácil remover os resíduos ainda congelados - limpe a superfície com um pano e limpe com qualquer solvente. Com o material endurecido, tudo fica muito mais complicado, pois ainda não foram inventados solventes seguros para ele, e a questão de como limpar a superfície do selante sem esforço permanece em aberto.

    No vídeo: como trabalhar corretamente com silicone.

    Mecânico

    Para remoção mecânica de resíduos, qualquer ferramenta adequada pode ser usada. A cola é bem removida com uma pequena espátula, raspador, você pode usar uma lixa, um sapato ou uma faca de escritório, uma chave de fenda, sal - tudo o que pode manusear o selante.

    Como mostra a prática, é mais conveniente cortar os fluxos salientes de silicone com a ponta afiada de uma faca de sapato. Uma faca de escritório também pode ser usada, porém é muito frágil, você precisa trabalhar com muito cuidado.

    Como substância abrasiva, você pode usar sal comum devido à sua disponibilidade e eficácia. Ajuda a remover o selante de pedra-pomes, você também pode usar um pano de prato de metal para louça, um raspador de plástico e até um cartão de crédito antigo. O principal é trabalhar com cuidado e não danificar a superfície em que o selante é aplicado.

    O algoritmo de operação é simples: primeiro você precisa remover o excesso de selante em excesso com uma faca da superfície a ser limpa e, em seguida, com a ajuda de substâncias abrasivas, removemos a cola de silicone restante. Se for usado sal, ele é aplicado a um pano e levemente umedecido com água. O selante é limpo com movimentos circulares leves até que seja completamente removido.

    Após a remoção do material, podem permanecer manchas na superfície que podem ser removidas com um detergente doméstico para lavar louça. Um limpador de vidro também é adequado.

    Químico

    Nas lojas de construção, você pode encontrar diferentes tipos de solventes para remover o selante das superfícies. No entanto, você precisa esclarecer imediatamente - o selante de silicone endurecido não responde bem aos solventes; com a ajuda deles, não será possível remover completamente resíduos grandes, mas suavizar - sim. Depois disso, limpar a superfície será muito mais fácil.

    Para escolher o solvente certo, você precisa conhecer a composição do selante que foi usado. Idealmente, você precisa comprar selante e líquido para removê-lo em uma loja. O selante de silicone pode ser de um ou dois componentes. Um produto de dois componentes é usado principalmente na produção e raramente é usado na vida cotidiana.

    Os selantes de um componente são divididos em agentes com uma base ácida e neutra. Os selantes neutros, por sua vez, são: álcool, amida, óxido. O silicone ácido é bem amolecido com vinagre concentrado (pelo menos 70%); o selante à base de álcool pode ser dissolvido por ele, seja técnico ou médico.

    Para materiais neutros, qualquer solvente doméstico é adequado. Existem produtos químicos especialmente projetados para dissolver selantes, por exemplo, Penta-840 ou Antisil. Eles são universais; portanto, se a composição do selante for desconhecida, é necessário usar apenas esses produtos químicos.

    Como limpar os restos de selante no banheiro

    Como remover selante de silicone nas juntas e juntas do banheiro? Isso não é fácil de fazer - o trabalho é meticuloso e desagradável. Primeiro, você precisa preparar tudo o que precisa para o trabalho:

    • faca (escritório ou sapato),
    • chave de fenda
    • pedra-pomes ou sal,
    • pano limpo.

    O selante antigo do banho deve ser dobrado em qualquer lugar acessível e tentar descascar, sempre que possível, todo o perímetro. Após a conclusão do reparo, é necessário remover ou mascarar cuidadosamente suas conseqüências.

    É improvável que um bom selante caia completamente do banho, portanto deve ser cortado junto com uma faca fina e depois limpo a costura. Em seguida, com um pedaço de pedra-pomes em movimento circular, remova todos os vestígios de silicone. No final, você pode limpar a costura com solvente ou vinagre.

    O selante de silicone fresco do banho é bem removido com álcool branco e vinagre concentrado. Se já endureceu, o solvente é aplicado durante a noite.

    Como limpar azulejos

    Com azulejos, grandes resíduos do material são cortados com uma faca. Nesse caso, é melhor usar uma faca de escritório - é fina e afiada. Deve-se tomar cuidado para não arranhar os ladrilhos. Qualquer solvente disponível pode ser usado para amaciar os resíduos, após o que eles podem ser facilmente limpos com um pano limpo.

    Também é possível remover o selante de silicone do ladrilho restante após selar as juntas com um raspador de madeira ou plástico. Para amolecer, você pode usar querosene, que esfrega a superfície do ladrilho para obter o resultado desejado. Um detergente para lavar louça também é adequado para essa finalidade, mas não é tão eficaz quanto o querosene ou o solvente.

    O algoritmo de limpeza de ladrilhos é o seguinte: um pano limpo é umedecido com solvente, após o qual o local de contaminação é limpo. Após alguns minutos, o selante amolecido é removido com uma faca ou raspador. Se uma mancha permanecer, ela é removida com um pano umedecido com solvente. Lave a área limpa com uma solução detergente.

    Como limpar uma superfície de plástico e vidro

    Como limpar o selante de silicone se ele entrar em plástico, seja uma cabine de chuveiro, um cano ou outra superfície semelhante? Curiosamente, é mais fácil remover o selante endurecido do plástico do que de outras superfícies, pois o silicone não adere a ele. Pode ser limpo com um solvente adequado. O produto é aplicado em um local contaminado e o silicone amolecido é esfregado com um pano em cerca de uma hora.

    Como lavar o selante do vidro? Para limpeza mecânica, uma lâmina fina e afiada é adequada. É verdade que esse trabalho levará muito tempo e a probabilidade de danificar a superfície do vidro é alta. O solvente é o melhor. Mais precisamente, o álcool branco ou a gasolina é um meio barato e acessível.

    O algoritmo é o mesmo: umedeça as áreas contaminadas, espere cerca de uma hora e limpe a poluição.

    Como lavar roupas e lavar as mãos

    Como remover selante de silicone das roupas e mãos? Se o material entrar na superfície das roupas, você precisa agir rapidamente - é mais fácil remover o silicone fresco. Puxe o tecido no local onde o selante ficou, pegue-o com um objeto fino e duro e retire-o da roupa. O selante de silicone já seco pode ser removido da roupa usando vinagre - mergulhe a área contaminada, aguarde alguns minutos e remova o resíduo com um pano limpo.

    Álcool técnico ou médico também é usado. Um pouco de álcool é derramado sobre a mancha, após o que a mancha é suavemente esfregada com uma escova de dentes. A cola começa a amolecer aos poucos, transformando-se em carretéis que são escovados da superfície com um pincel.

    O selante de silicone pode ser removido da superfície da pele com sal e pedra-pomes. Você precisa derramar água morna em qualquer recipiente adequado, dissolver o sal, abaixar a mão e limpar suavemente a cola com um pedaço de pedra-pomes. O procedimento para remover resíduos de cola das mãos leva muito tempo, provavelmente precisará ser repetido várias vezes.

    Para limpar as mãos de silicone, você pode ensaboá-las com sabão e esfregar com uma pedra-pomes. Ambos os métodos funcionam, embora sua eficácia seja baixa. Para uma limpeza rápida da pele das mãos, você precisa usar produtos químicos adequados.

    Funcionalidades

    Selante à base de silicone é adequado para uso em diferentes superfícies. Aumentou a adesão a muitos materiais. Devido às suas propriedades, o selante é frequentemente usado para pequenos trabalhos ou grandes reparos.

    Congela o silicone no ar rapidamente. Se o selante estiver na superfície, é melhor removê-lo imediatamente. Depois que o silicone endurecer, removê-lo será muito mais difícil. É difícil remover o silicone de superfícies usinadas há muito tempo, pois é especialmente difícil removê-lo de superfícies ou ladrilhos porosos, pois ele já está profundamente enraizado no material.

    É difícil lavar selante de silicone, mesmo usando meios especiais para removê-lo. Para a limpeza, você pode aplicar uma limpeza mecânica e tentar remover a contaminação. É difícil remover completamente o selante mecanicamente, também é necessário aplicar a limpeza a seco e tentar lavar o silicone com álcool branco, acetona ou outros meios.

    Ao limpar, lembre-se sempre de que isso deve ser feito com cuidado, tomando cuidado para não danificar a superfície de trabalho.

    O método mecânico é adequado para superfícies que não são visíveis à primeira vista. Caso contrário, no caso de pequenos arranhões, a aparência deste material pode ser danificada.

    Regras de Limpeza

    Ao vedar juntas ou rachaduras, enquanto protege as superfícies dos efeitos adversos de substâncias agressivas, um selante é frequentemente usado para colar estruturas. Este material substituiu com sucesso betumes e rejuntes obsoletos, devido às suas propriedades e excelente aderência, é muito mais fácil processar juntas ou reparar rachaduras.

    Pias, banheiras, chuveiros - esta não é uma lista completa em que o selante de silicone é usado. Usando este material, você pode selar as juntas entre o banheiro e a parede, colar as paredes do aquário ou selar as juntas no chuveiro.

    Ao trabalhar com o material, você deve saber como limpá-lo rapidamente de qualquer superfície. Durante a operação, o excesso de silicone deve ser limpo imediatamente, caso contrário, o selante endurece muito rapidamente e a remoção do excesso será problemático.

    Ao selar as juntas, a cola pode entrar nas roupas e manchá-las. Antes de tudo, você deve se proteger dessa poluição e trabalhar com roupas de trabalho especiais. Se o selante entrar no tecido, você deve saber como removê-lo da superfície.

    Se a contaminação for fresca, substitua a área contaminada por água quente e remova-a. No caso de o selante já endurecer, esse processamento não dará resultado.

    Selante de silicone é usado para reparar um motor em um carro. Muitas vezes, o silicone entra nas capas dos carros. Para limpar a tampa, como em qualquer superfície do tecido, é melhor remover imediatamente a contaminação fresca. Ao usar produtos químicos agressivos, é provável que danifique o tecido. O solvente é aplicado na área contaminada e deixado de molho por 30-40 minutos. O material impregnado é limpo com uma escova. Depois disso, o tecido é lavado à mão ou em uma máquina de lavar.

    Se não for desejável usar um solvente, você pode usar outro método para remover o selante:

    • roupas ou outro pano são dispostos na superfície,
    • o tecido deve ser esticado um pouco,
    • pegue um raspador ou uma faca não afiada e remova o silicone da superfície,
    • um traço de óleo é limpo com álcool ou vinagre,
    • o tecido é embebido por 3 horas e depois lavado à mão ou à máquina.

    A escolha de um selante de silicone para trabalhos de reparo leva em consideração em quais superfícies é adequada. Selantes alcalinos, ácidos e neutros podem ser encontrados na loja. Ao comprar um selante ácido, você deve estar ciente de que eles não devem processar superfícies metálicas. A letra “A” estará escrita em sua embalagem, o que significa que contém ácido acético, o que pode levar à corrosão do metal.

    Além disso, não deve ser usado ao trabalhar com superfícies de mármore, cimento. Para tais materiais, é melhor escolher um selante neutro. É combinado com qualquer superfície.

    Remédios adequados

    O silicone precisa ser removido não apenas durante a sua aplicação.

    É excluído se:

    • quando o velho selante já caiu em mau estado, perdeu seu selo completo,
    • durante a operação, verificou-se que, devido a uma violação das regras, não havia vedação completa,
    • fungos, fungos,
    • se a superfície foi acidentalmente manchada.

    O selante penetra muito fundo no material, por isso é muito difícil removê-lo da superfície, especialmente quando ele fica em contato por um longo período.

    Existem muitas maneiras de remover o silicone. Para algumas superfícies, é melhor escolher um método mecânico. Este método não deve limpar superfícies de vidro, ladrilhos, banheiras de acrílico ou esmalte, caso contrário você poderá estragá-las facilmente. O método mecânico é adequado para limpar uma superfície que não é visível, uma vez que existe a possibilidade de danificar a superfície durante a limpeza, podendo ocorrer arranhões.

    Para remover a camada antiga de selante, você deve pegar uma faca e pegar uma costura com ela. Depois que a camada superior de silicone é cortada, a ponta afiada da faca remove os restos dela e limpa a superfície tratada. Para a limpeza, você pode usar lixa ou pedra-pomes. A superfície deve ser limpa com cuidado para não arranhá-la ou danificá-la.

    O silicone é removido por meios especiais. Você pode comprar selante na forma de pasta, creme, aerossol ou solução. Vamos nos debruçar sobre alguns deles.

    Lugato Silicon Entferner - É uma pasta especial com a qual você pode facilmente remover a sujeira em muitos tipos de superfícies. A pasta limpa bem o selante em vidro, plástico, azulejo, remove a sujeira das superfícies de acrílico e esmalte. Adequado para superfícies metálicas, concreto, pedra, gesso, remove bem a cola das superfícies de madeira. Para remover o selante, remova a camada de silicone com uma faca afiada, sua espessura não deve ser superior a 2 mm.Uma pasta é aplicada à superfície por 1,5 horas. Com uma espátula de madeira, o silicone restante é removido. A superfície é lavada com detergentes.

    Sili-kill remove a sujeira das superfícies de tijolos e concreto, cerâmica, metal e vidro. Quando usada, a camada superior do selante é cortada e esse agente é aplicado na superfície por meia hora. Depois deve ser lavado com água e sabão.

    Penta-840 - É uma lavagem para limpar o selante de superfícies de metal, concreto, vidro, pedra. Com esta ferramenta, você pode processar banheiras e ladrilhos de ferro fundido. Esta ferramenta está marcada em uma pequena área. Para isso, é aplicado por vários minutos em uma parte da superfície e inspecionado se tudo estiver em ordem. Após a verificação, aplique um selante no selante. Após meia hora, o silicone incha e é removido com uma esponja.

    Dow Corning OS-2 É usado para limpar silicone de vidro, metal, plástico e cerâmica. A camada superior do selante é removida. Esta ferramenta é aplicada por 10 minutos. Usando um pano ou esponja úmida, remova os resíduos.

    Se essas ferramentas não forem adequadas, outros métodos serão utilizados. O mais simples é usar sal comum de mesa.

    Este método é utilizado para a remoção delicada de manchas de silicone ou graxa. Você deve pegar um pedaço de gaze ou cotonete, umedecer um pouco e colocar sal dentro. Essa bolsa de sal deve esfregar a superfície, enquanto não deve ser esfregada com força, os movimentos devem ser circulares. Quando o silicone é removido, permanece um resíduo oleoso na superfície, que é removido com um detergente para lavar louça.

    O silicone pode ser limpo do produto e de qualquer superfície por meios químicos. Esses produtos ajudam a se livrar do silicone de maneira rápida e fácil. Você pode ter espírito branco para tais propósitos. Com sua ajuda, a composição adesiva é removida de ladrilhos, cerâmicas, ferro fundido, vidro.

    O espírito branco não é usado em uma superfície pintada. Ao usar este produto, ele é aplicado ao algodão ou gaze e limpa a área contaminada. Após alguns minutos, quando o silicone já estiver macio, ele é removido com a ponta de uma faca ou lâmina.

    Você pode remover a contaminação com acetona. Antes de usar, é aplicado em uma pequena área. Se a superfície permanecer inalterada, a acetona poderá ser aplicada a toda a costura. A acetona é mais agressiva que o espírito branco e tem um odor forte. O líquido é aplicado à costura e aguarde de 15 a 20 minutos até amolecer e perder a forma. Os resíduos devem ser removidos com um pano.

    Não use um limpador de plástico, caso contrário a acetona pode dissolver a superfície do plástico. Use-o para produtos de azulejo, vidro, ferro fundido.

    Após o processamento, uma mancha de óleo permanece na superfície, que também pode ser removida com acetona ou álcool mineral usando vinagre de mesa. Ele tem um cheiro específico agudo, então você deve usá-lo com uma máscara respiratória e ventilar bem a sala.

    Outros solventes, como querosene e gasolina, também podem ser usados. Às vezes, esses produtos podem lidar com a poluição não é pior do que produtos comprados caros.

    Como limpar?

    Ao processar juntas e costuras no banheiro com selante, deve-se entender que, após algum tempo, a antiga camada de silicone poderá se tornar inutilizável. O molde aparece nas juntas e costuras, que não podem mais ser removidas; portanto, remova a camada selante antiga e encha as costuras com um rejunte. Para remover a camada antiga do ladrilho, pegue uma faca e corte a camada superior de silicone. A chave de fenda pode limpar os espaços entre os ladrilhos. Após a limpeza mecânica das costuras, recomenda-se que as rachaduras sejam limpas com um aspirador de pó. O solvente é aplicado na superfície tratada; depois de amolecido, fica mais fácil limpar o silicone com uma espátula de madeira ou plástico. Demora de duas a doze horas para amolecer o silicone. Mais precisamente deve ser indicado na embalagem.

    Você pode remover o silicone endurecido com gasolina ou querosene. O produto é aplicado na superfície e esfregado um pouco; então, você deve esperar até que a composição adesiva fique macia. Para remover o silicone, você pode experimentar o Penta 840. Antes de usá-lo, você deve tratá-los previamente com uma pequena parte do ladrilho. Se você não verificar o medicamento em uma área pequena, podem aparecer rachaduras no ladrilho, pois o ladrilho nem sempre é resistente ao medicamento. Se for necessário remover o selante da borda da banheira, é importante considerar o material do qual é feito. As banheiras de acrílico precisam de uma atitude especial. Remova a sujeira de uma banheira de acrílico apenas com solventes especiais de fábrica. Para limpar paletes e chuveiros, não é recomendável usar lixa, panos de ferro e escovas.

    Além disso, não use solventes orgânicos. Todo o trabalho de remoção de contaminação deve ser feito com cuidado para não danificar a superfície de trabalho. Se a banheira for de aço ou ferro fundido, você poderá limpá-la usando materiais abrasivos e produtos químicos. Tentando limpar o silicone das juntas do banheiro, é importante não exagerar, para não arranhar a superfície.

    Se você remover o selante de silicone das superfícies de vidro, escolha álcool branco ou gasolina. Isso pode ser feito com muita rapidez e facilidade em casa. O tecido deve ser umedecido em solvente e aplicado ao vidro; após alguns minutos, o silicone restante pode ser facilmente removido. Ao trabalhar com selante, não é incomum que o silicone caia na roupa ou permaneça na mão. Enquanto a cola ainda não endureceu, o tecido é puxado e, com uma espátula, o silicone é removido. Se a cola foi absorvida pelo tecido, deve-se levar vinagre, álcool técnico e médico para removê-lo. O líquido selecionado é derramado sobre a poluição, um ponto com uma mancha é esfregado com uma escova de dentes e a cola começa a rolar, formando grumos. Após o processamento, lave as roupas com as mãos ou na máquina de lavar.

    Se o silicone entrar em contato com a pele, tente lavá-lo com um sal comum. Um pouco de sal é derramado em uma jarra de água morna; nesta solução, você deve segurar um pouco a mão e tentar limpar a poluição com uma pedra-pomes. Nem sempre é possível se livrar da cola imediatamente, portanto esse procedimento é realizado várias vezes durante o dia. Você pode tentar ensaboar bem a pele de suas mãos com sabão doméstico e esfregar com uma pedra-pomes. Usando esse produto sanitário, o selante pode ser removido de áreas muito pequenas nas mãos. Você pode se livrar do selante com óleo vegetal. É aquecido e aplicado na pele, ensaboado com sabão e bem lavado. Se todos esses métodos não ajudarem, você pode usar produtos químicos.