Hoje, um problema muito urgente é o design de salas pequenas e pequenas. A questão, a questão de como ainda é rentável equipar uma pequena sala ou quarto, é feita não apenas pelas famílias, mas também pelos designers profissionais. A seguir, você descobrirá quais técnicas interessantes devem ser usadas para fornecer de maneira aconchegante e confortável uma sala de 20 metros quadrados. me familiarizar com os interiores interessantes dessas instalações. Além disso, os problemas das salas de zoneamento e a seleção adequada de materiais e móveis para vários estilos serão discutidos em mais detalhes.
Um pouco sobre o layout
Essa sala pode ser planejada de maneiras diferentes, tudo dependerá de quais zonas são prioritárias para os residentes:
- A sala de um apartamento de um quarto também pode ser um quarto para as famílias.
- A sala de estar é frequentemente combinada com uma cozinha, escritório e até um quarto.
- A cozinha, sala de estar e sala de jantar em salas pequenas geralmente incluem uma área de lazer.
- As famílias pequenas da sala têm um quarto, usando um layout gratuito, que pode ser alterado ao longo do tempo. Para isso, as partições decorativas são usadas mais ativamente.
- Muitos residentes que trabalham em casa precisam equipar um escritório multifuncional na sala comum. Alguns saem da situação levando-a para a varanda, no entanto, apenas se estiver aquecida e houver espaço suficiente para um ambiente de trabalho completo. Caso contrário, o local de trabalho só poderá ser equipado nos quartos comuns e de hóspedes.
As opções de layout para salas pequenas, há uma enorme variedade. Você pode encontrá-los na Internet ou usar os serviços de profissionais e solicitar seu projeto pessoal.
No entanto se você combinar várias salas em uma sala, não poderá ficar sem o zoneamento. E é melhor reproduzir o desenho preliminar, o plano, a disposição dos quartos e móveis em forma de computador ou pelo menos em papel.
Zoneamento de instalações
Muitos proprietários de apartamentos pequenos estão pensando em como é benéfico combinar vários quartos em um quarto, ou melhor, áreas funcionais. E para isso, os métodos modernos vêm em socorro, que são especialmente populares. A divisão da sala com a ajuda de divisórias decorativas permite que você coloque várias áreas funcionais em uma sala sem recorrer à demolição e mover as paredes do apartamento ou da própria casa. Essa técnica tem sido particularmente popular nos últimos anos, embora antes disso tenha sido usada com menos frequência.
Na maioria das vezes, o zoneamento pode ser realizado de forma independente, sem recorrer à ajuda de especialistas no desenvolvimento do projeto e na instalação de materiais prontos. Você pode separar áreas funcionais em uma pequena sala de estar com:
- Divisórias decorativas, por exemplo, feitas de vidro, além de usar telas prontas e armários pequenos. Além disso, hoje em dia é muito popular realizar zoneamento com lareiras e vegetação, o que pode reviver facilmente qualquer interior.
- É possível separar esta ou aquela zona funcional usando materiais de acabamento contrastantes. Se a cozinha e a sala de estar estiverem combinadas no seu estúdio, você poderá organizar a cozinha em tons claros e a área de lazer em mais escura e mais saturada. Além disso, o zoneamento pode ser complementado com vários revestimentos de piso.
- A separação de zonas funcionais pode ser realizada usando iluminação diferente. Além da principal, muitas vezes apontam e é feita iluminação adicional no teto e em nichos.
Chamamos a atenção para o fato de que, se você separar a sala usando cores diferentes de materiais de acabamento e usando uma divisória decorativa, não esqueça que as cores das duas áreas funcionais não devem se contradizer.
O interior geral da sala deve ser harmonioso e perfeitamente combinado. As zonas devem ser habilmente combinadas entre si.
Fazemos uma sala de estar combinada
A sala de estar pode ser decorada em uma variedade de estilos. Pode ser o clássico favorito de todos e, claro, a moda moderna. No entanto, para salas pequenas, os designers recomendam focar no estilo que será o mais funcional e confortável para todas as famílias.
Para os pequenos salões e salas de estar combinados com quartos e cozinhas, os seguintes estilos modernos são adequados:
Obviamente, esses estilos sugerem a presença de materiais e móveis especiais de acabamento. Falando sobre estilo oi-tech, pode-se notar que é dominado por tons de cinza, branco e algumas cores escuras. Apenas modelos modernos e multifuncionais são usados como móveis. Superfícies metálicas e de vidro são muito populares. É dada especial atenção à iluminação adequada e até ao zoneamento.
Para o estilo minimalismo, como o próprio nome indica, é característico mínimo de todos os desnecessários e máximo de todos os necessários. É especialmente verdade em uma pequena sala de estar desse estilo a instalação de um sofá ou sofá-cama dobrável. Como materiais de decoração para o teto, paredes e piso, é melhor usar tons claros com um efeito brilhante. Tudo colorido, brilhante e ácido deve ser excluído.
A sala de estar combinada com diferentes áreas funcionais pode ser decorada em estilo escandinavoonde tons frios também prevalecem. E principalmente opções de madeira são usadas como móveis.
Se você gosta de uma atmosfera muito aconchegante e acolhedora, pode criar uma sala de estar combinada estilo e proveniência do país. Esses estilos gostam muito de belos materiais de decoração e móveis de estilo antigo. Além disso, se for vantajoso superar o interior desses estilos, você poderá obter um quarto muito confortável, como na Provença francesa.
Destinos clássicos muitas vezes sugerem a presença de móveis muito caros e em geral. É muito difícil dar vida a um grandioso barroco ou rococó em uma pequena sala, como resultado da qual muitos especialistas recomendam escolher esses estilos apenas para salas muito grandes.
Truques interessantes
Muitos especialistas recomendam prestar atenção aos seguintes pontos ao decorar e organizar uma pequena sala:
- Tente evitar tons escuros e escuros na escolha dos materiais de acabamento, pois eles restringem o espaço. Para seu aumento visual, é melhor usar tons claros e nus com padrões escuros.
- O mesmo vale para móveis: tons escuros e pretos muito ricos nem sempre se encaixam em pequenas salas e quartos. Recomenda-se escolher opções brilhantes para armários, sofás e mesas. Atenção especial deve ser dada aos móveis de vidro, que criam uma atmosfera acolhedora e arejada na sala.
- Se as paredes e o teto são feitos em tons muito claros, então como piso vale a pena escolher opções para madeira natural. 20 quadrados permitem o uso de tons não muito escuros de carvalho ou nogueira.
Zoneamento da sala
Dependendo dos desejos da família, o zoneamento da sala de 20 metros é realizado em pelo menos duas partes - uma área de relaxamento e uma área de lareira. São espaços onde várias pessoas podem acomodar-se livremente.
A zona para assistir TV é uma TV grande, móveis estofados, uma mesa. Aqui você pode receber convidados ou organizar uma sala de jogos, um escritório, como em um apartamento comum. A área da lareira é uma opção mais séria, onde há poltronas, uma mesa. Cria uma atmosfera de conversas calmas e tranqüilas. A transição de uma zona para outra é suave, sem limites nítidos, texturas e cores.
Se você olhar para a foto da sala de 20 metros quadrados. m. em um apartamento e uma grande casa particular, você pode notar várias diferenças ao mesmo tempo.
Em primeiro lugar, em um apartamento, esse quarto raramente é equipado exclusivamente como sala de estar - geralmente possui áreas adicionais, como uma sala de trabalho ou de jantar.
O mais interessante é que, em uma casa particular, uma mesa de jantar também costuma ser instalada em uma grande sala de estar, o que não pode ser dito sobre a área de trabalho.
O apartamento tem uma sala de estar de 20 metros quadrados. m., apesar de suas dimensões bastante sérias, ainda deve ser o mais prático possível.
Uma sala de estar tão grande é geralmente encontrada em apartamentos muito grandes, ou ao combinar salas, como é o caso de um estúdio.
Em geral, os estúdios devem ser um tópico separado para discussão, porque, inicialmente, a maioria das residências usadas nesta função não foi projetada para esse cenário.
Agora, os estúdios começaram a fazer parte dos projetos de construção, e desde o início, mas porque os futuros proprietários não precisam mais demolir as paredes.
Mas antes da sala de cozinha de 20 metros quadrados. m) criado com mais freqüência demolindo uma parede entre duas salas. O problema é que isso só pode ser feito quando a parede não é um rolamento, o que significa que foi instalado após a redução da casa.
Escolha um estilo
Primeiro de tudo, você precisa decidir sobre o estilo geral do interior. Nesse caso, o design selecionado deve ser rastreado em todas as áreas funcionais. Portanto, o espaço será holístico e confortável.
Ao equipar salas pequenas, os designers geralmente escolhem estilos minimalistas, loft e clássicos. Sua descrição detalhada é fornecida na tabela:
O design prefere linhas retas, proporções geométricas. O esquema de cores inclui não mais que três tons. A paleta principal pode ser diluída com duas cores brilhantes.
Funcionalidade máxima da sala com um conjunto mínimo de itens de interior.
O zoneamento das instalações é possível usando as divisórias originais de drywall, vitrais e telas.
Mais adequado para estúdios. Pode ser uma ótima solução para a sala de estar - quarto.
Esse estilo sempre permanece relevante. O foco está sempre na pretensão e monumentalidade do interior. Mas cores neutras neutras são usadas.
Ênfase particular é colocada na decoração da sala. Mas não sobrecarregue a sala com tecidos pesados.
Para salas pequenas, o minimalismo, clássico ou loft é mais adequado.
Para a cama, você pode alocar um lugar especial e separá-lo com cortinas.
Zoneamento da sala
Os designers, em regra, recomendam que, ao criar um projeto, indique claramente onde será localizada a zona. Na maioria das vezes, uma sala de 20 metros é dividida em sala e quarto. A divisão deve ser visível rapidamente. Então, viver em um quarto será muito mais confortável.
Existem várias regras para fazer um zoneamento conveniente.
- O quarto e a sala devem ser feitos no mesmo estilo. A diferença no design tornará a sala sobrecarregada.
- Em primeiro lugar, a parte da sala, que é maior em área, é traçada.
- A área do quarto deve estar mais longe da porta. Esta parte da sala exclui através de passagens.
- Se possível, o beliche está localizado mais perto da janela.
- O número de peças de mobiliário deve ser mínimo.
Você pode separar o quarto com partições
Uma cama dobrável da parede seria uma ótima solução
Com a ajuda de divisórias, você pode separar a sala do quarto
Métodos de zoneamento
Existem várias maneiras de dividir condicionalmente uma sala em várias partes. A escolha dependerá principalmente do estilo de design.
- Partições. Eles podem ser feitos de vários materiais. Isso depende muito da imaginação do dono do espaço ou do designer. Pode ser usado vidro, madeira, drywall. A partição, combinada com a cabeceira da cama, parecerá original e funcional. Além disso, desta forma, o berço ficará oculto aos olhos curiosos.
- Cortinas. Com um pano, você pode não apenas determinar as áreas funcionais da sala, mas também proporcionar a leveza interior. A principal vantagem é a capacidade de mover as cortinas para o lado, se necessário, unindo o espaço.
- As telas são uma das maneiras mais convenientes e criativas de separar o quarto e a sala de estar. São leves, móveis, combinam facilmente com qualquer estilo e podem servir de decoração.
- Prateleiras para livros ou roupas. Esse objeto para zoneamento pode muito bem substituir o volumoso guarda-roupa do quarto.
Você pode usar partições translúcidas deslizantes
O zoneamento pode ser feito com móveis
O zoneamento pode ser feito à custa da cor
A pequena sala deve ter boa iluminação.
O design de cor clara pode expandir visualmente as bordas da sala
Escolhendo móveis
Um lugar especial no planejamento do projeto de uma sala de 20 m é ocupado pela escolha de móveis. Para tornar essa sala espaçosa, basta seguir claramente o conselho de profissionais nesse assunto. Como regra, é melhor dar preferência a móveis modulares, poltronas compactas sobre rodas, pequenas mesas. Esses móveis são fáceis de mover, se necessário, para liberar espaço em um determinado local.
Por um beliche, você pode comprar um sofá transformador, que possui um compartimento para guardar roupas de cama em tons pastel. Esta solução economizará significativamente espaço.
Você também pode pensar em uma cama embutida. Ele pode ser retirado do pódio, como mencionado acima, ou fazer parte de um armário, parede. Com a seleção certa, até uma pequena sala se tornará funcional e o quarto se transformará facilmente em uma sala de estar, se necessário.
Recomenda-se escolher móveis multifuncionais na sala
Por um beliche, você pode comprar um sofá conversível
Ao escolher os móveis, você precisa prestar atenção à sua compacidade e versatilidade. Uma mesa de café, por exemplo, pode ser colocada em uma mesa de escrita ou de jantar. Pufes podem servir simultaneamente como um local para guardar coisas.
Igualmente importante é o arranjo de móveis. Recomenda-se que todos os itens sejam colocados ao longo das paredes para não desorganizar o espaço no centro. Anteriormente, é melhor desenhar um layout de móveis. O esquema deve ser construído com as dimensões exatas, você precisa considerar cada centímetro.
Você deve pensar sobre o arranjo com antecedência.
Os móveis devem ser colocados ao longo das paredes
Sofá de canto pode economizar um pouco de espaço
Com um posicionamento deliberado na área do quarto de 20 metros quadrados, você pode colocar facilmente:
- uma cama de casal
- sofá compacto
- mesa de café
- parede ou guarda-roupa,
- TV (na parede).
Esse é o conjunto mais necessário, o que permitirá que você deixe uma quantidade suficiente de espaço livre.
Para organizar adequadamente uma sala, você deve seguir os conselhos de especialistas
Cores claras podem expandir os limites da sala.
Design do quarto
A opção mais fácil é emitir em uma área de 20 m². o quarto. Por um lado, pode parecer que isso seja bastante simples, mas aqui existem várias regras.
- A escolha de materiais de acabamento. Fabricantes modernos oferecem uma ampla gama de acabamentos para pisos e paredes. A escolha depende do estilo de design, recursos financeiros e imaginação. Mas não esqueça que o quarto é um lugar de solidão e relaxamento. É melhor dar preferência a acalmar tons nobres.
- A iluminação deve ser suave e confortável. Não há necessidade de comprar lustres enormes, luminárias de chão. Nesse caso, quanto mais discreta a iluminação, melhor. A luz deve ser multinível, ou seja, além da iluminação central, as lâmpadas de cabeceira devem estar presentes
- A decoração principal do quarto é a cama. Se não estamos falando em combinar o quarto com a sala, não se pode falar de sofás e transformadores.A cama e outros móveis devem ser escolhidos no mesmo estilo. Com uma área pequena, você não deve experimentar, adquirindo um berço de uma forma não padrão. Camas redondas e ovais ocupam muito espaço e reduzem visualmente o espaço.
- Acessórios e decoração definem o clima da sala, dão personalidade.
O quarto é melhor para usar tons calmos e quentes.
No quarto, a iluminação não deve ser muito brilhante, algumas lâmpadas serão suficientes
É melhor escolher uma cama e um sofá em um estilo
Criando um camarim
Economizar espaço e economizar na compra de vários armários e cômodas ajudará o camarim. Todas as coisas podem ser armazenadas em um só lugar. Além disso, aqui você também pode determinar o armazenamento de vários itens domésticos: tábua de passar, aspirador de pó etc.
Pode ser projetado da maneira mais conveniente. Pode haver um guarda-roupa, prateleiras e varas. Mesmo que seja necessário combinar um quarto e uma sala de estar, você sempre pode encontrar um lugar para um camarim.
Quarto no estilo do "minimalismo"
Essa sala atrairá os amantes de móveis simples discretos, uma grande quantidade de espaço livre. Aqui, a mobília do transformador será destacada. E pode ser qualquer peça de mobiliário.
No minimalismo, quaisquer elementos decorativos são quase excluídos ao projetar um quarto ou sala de estar, eles estragam a idéia principal.
O foco está no design dobrável. Pode ser volumoso, com um grande número de travesseiros - isso dará aconchego ao quarto. Na mesa, várias prateleiras podem ser feitas de vidro, o que adicionará leveza ao design. As prateleiras podem ser destacadas com fita LED.
Paredes, escorregas, toucadores estão excluídos. Para guardar coisas - um provador ou guarda-roupa.
A melhor opção para o quarto da sala é um design minimalista
O uso de móveis modulares facilita a reorganização
Dicas úteis
Os designers compartilham mais algumas dicas que podem ser úteis ao projetar uma sala.
- O esquema de cores da área do quarto deve ser suave, ao escolher os tons principais, você sempre deve levar em conta seus próprios desejos e preferências. Uma boa solução pode ser tons de verde, roxo e marrom.
- A iluminação natural, por via de regra, é direcionada para um beliche. A área de descanso deve ser mais clara.
- A sala deve ter mais luz artificial e uma variedade de métodos de iluminação, principalmente ao lado do sofá.
- Ao encomendar móveis dobráveis, não é possível economizar materiais para a estrutura e os prendedores.
- O uso de móveis modulares facilita a reorganização.
- Se possível, todas as divisórias entre o quarto e a sala devem estar funcionais (prateleiras, nicho de espelho). Não os destaque de nenhuma maneira pela cor.
- A integridade das zonas interiores de uma sala é a chave do sucesso.