A decoração de uma abertura de janela começa com o design de uma janela com vidros duplos e a instalação de um peitoril, e termina com a seleção de belas cortinas.
Para várias salas e salas funcionais, várias opções de design são usadas para esses acessórios e elementos de fixação, elementos decorativos e o esquema de cores de seu design.
Cortinas curtas, bonitas e elegantes, que atendem às tendências modernas de design de interiores, são adequadas para decorar quartos diferentes em uma casa ou apartamento.
Escolher corretamente seu design estilístico, combinando praticidade e decoratividade, o que aumenta a estética da composição externa do conceito de design.
Compre cortinas curtas nas janelas
Os têxteis para janelas criam um interior harmonioso. Hoje, os estilos e tendências de design combinam idéias antigas e modernas de decoração de janelas. Além das longas cortinas clássicas, as opções são usadas no peitoril da janela ou no meio da janela.
Cortinas curtas são apropriadas na cozinha, quarto, sala de estar. Eles também procuram em cafés e restaurantes de verão. Essas mini cortinas criam aconchego e harmonia, tornam o interior romântico, extravagante ou austero.
Estilo têxtil
Os últimos chiques da moda interior são considerados cortinas no estilo de "café". Eles pertencem à tendência da moda jovem. Tais decorações de janelas são usadas há muito tempo em bistrôs e restaurantes.
Eles não precisam de muito tecido. A matéria é necessariamente usada leve com uma impressão vegetal. Embora o estilo de "café" admita bastante cortinas curtas, consistindo de cortinas em fibras e um lambrequim. Eles são costurados a partir de tecidos xadrez ou com padrões animalescos.
As cortinas deste estilo, de tecidos brancos naturais ou artificiais, parecem elegantes. Estão decorados com bordados, bainhas e até apliques. O principal é que as cortinas cobrem apenas a abertura da janela e colocam uma cornija tubular.
Cortinas curtas clássicas
Cortinas encurtadas nas janelas deixaram de ser apenas parte da decoração da cozinha. Hoje, esses tecidos adornam luxuosas salas de estar, quartos e viveiros.
Os seguintes tipos são populares:
Tais modelos são adequados para interiores étnicos e minimalistas, mas também são encontrados em projetos clássicos. As cortinas prontas são complementadas por um longo tule ou cortinas pesadas.
Esta combinação parece harmoniosa à noite e à tarde. As telas coletadas se transformam em um elegante lambrequim, pendendo entre longas telas de cortinas.
Cortinas curtas são uma maneira de experimentar e surpreender. Eles são mais baratos que os longos. Essas cortinas podem ser trocadas com mais frequência, não dando a um interior novo o frescor da mudança.
Diferença de longa
Cortinas de comprimento normal ou encurtado - qualquer dona de casa deve fazer essa escolha ao decorar uma janela. Obviamente, ambos têm vantagens e desvantagens. Mas às vezes acontece que depois da comparação eles param a escolha em cortinas de pequeno comprimento.
Em alguns casos, esta é a única opção possível, como em uma cozinha, onde a parede com a janela é ocupada pela superfície de trabalho da unidade da cozinha. Cortinas curtas e elegantes são práticas, enquanto parecem encantadoras, trazendo um pouco de entusiasmo para o interior. No entanto, as cortinas do peitoril da janela podem decorar não apenas a cozinha. Eles são frequentemente usados em construções multicamadas completas com cortinas longas.
As vantagens de cortinas curtas:
- acesso livre ao peitoril da janela,
- o ar aquecido pelos radiadores entra diretamente na sala,
- atendimento simplificado
- cortinas curtas são menos propensas a poluição,
- consumo econômico de tecido.
Existem muitos tipos de cortinas encurtadas que são conhecidas há muito tempo, mas ainda são populares e frequentemente usadas em interiores modernos.
Romano
Esses padrões são os mais populares entre as cortinas curtas. Eles são fáceis de usar, quando levantados, formam dobras uniformes, quando fechados, parecem telas cobrindo a janela. Os modelos romanos são bons nos estilos clássico e minimalista. Na versão sem reforços, a cortina é mais macia, as dobras ligeiramente cedidas. Então, sua aparência anterior retorna: inicialmente eles se pareciam com isso, e os galhos de rigidez começaram a ser usados apenas mais tarde.
Londres (inglês)
Um análogo do romano - eles têm um mecanismo de elevação muito semelhante. Eles usam um cordão, anéis, uma corrente, embora sem trilhos. No modelo de Londres, existem três seções verticais: duas laterais e central, a mais larga. O mecanismo de elevação em tal cortina pode estar completamente ausente. É substituído por fitas longas. Se a cortina é abaixada, as fitas simplesmente caem. Se você precisar levantar a cortina, basta consertá-la a uma certa altura, amarrando um laço de fita.
Cilindros austríacos
Esses padrões cortados são semelhantes aos de Londres. Mas há uma diferença: as seções são todas iguais e a trança com anéis é presa não apenas ao longo da linha de limites das seções verticais, mas também ao longo das bordas verticais da cortina. Assim, são obtidos dois a quatro cilindros festão. As cortinas austríacas parecem solenes e magníficas, portanto, não são adequadas em todos os interiores. Tal cortina é boa no quarto de uma menina. Este modelo é ideal para decoração no estilo provençal.
Francês
Este modelo tem muito em comum com o austríaco, no entanto, aqui a tela é pré-selecionada em altura. Portanto, nessa cortina, são obtidas muitas pequenas dobras, que são visíveis no estado abaixado. Quando a cortina é levantada, as vieiras se formam nela.
O modelo requer muito tecido. Para determinar o consumo de material, é necessário multiplicar o comprimento da cortina na forma acabada por 2-2,5. A cortina francesa é leve. Nem sempre possui um mecanismo de elevação, geralmente desempenha o papel de uma cortina translúcida e pode ser combinada com cortinas deslizantes feitas de tecido grosso. O modelo francês reduzido evoca associações de teatro e palácio. No interior de hoje para esse modelo, também há um lugar.
Sueco
Modelos de rolo curto que não requerem cornija. Sua construção é simples. Para fazer uma cortina sueca, você precisa inserir uma barra de ponderação em um cordão especial localizado na borda inferior da cortina. A cortina contém anéis e um cordão. Todas as partes da estrutura são visíveis do lado de fora, que às vezes são mascaradas por um solavanco ou trança.
Devido à simplicidade do design, eles não abrem uma cortina sueca na sala e no quarto, mas essa será uma ótima solução para cozinha, varanda, varanda coberta, varanda e viveiro. Para uma melhor percepção, a cortina é feita bilateralmente com um revestimento contrastante. Essa opção parece muito mais interessante - o rolo enrolado difere em cores da tela principal, que parece impressionante.
Diligência
Esses modelos incomuns de rolos curtos são uma variação da cortina sueca. O mecanismo de torção está completamente ausente aqui. Anteriormente, essas cortinas simples eram colocadas nas janelas das carruagens - daí o nome. O design é simples: um trilho sólido é inserido na parte inferior da tela, as fitas são costuradas na parte superior. A cortina deve ser enrolada à mão, depois é fixada com fitas nos arcos. Por analogia com a cortina sueca, o lado errado desse modelo geralmente é de uma cor diferente, o que o torna mais interessante. Esta cortina parece muito romântica, se encaixa em qualquer sala. Está decorado não apenas com janelas, mas também com portas de vidro para outra sala ou corredor.
As cortinas curtas “Cafe” são muito interessantes, que diferem por o bar estar no meio da janela. Se você estiver envergonhado pelo topo vazio da janela, poderá colocar um lambrequin lá ou adicioná-lo com a cortina do Stagecoach. O nome apareceu no século XIX, quando começaram a aparecer restaurantes na Europa, que decoravam suas janelas com essas cortinas. O objetivo era simples - decorar a janela, criando o mínimo de conforto. A idéia era agradável para os visitantes, e cortinas semelhantes migraram para as casas. Hoje eles estão associados à culinária das casas da vila e do interior do pré-guerra. Portanto, as cortinas de "Cafe" e agora gostam de decorar as janelas das cozinhas, salas de jantar, bem como o banheiro e varanda. Essas cortinas são apropriadas nos estilos Country e Retro.
Materiais
Para a fabricação de cortinas encurtadas, uma variedade de materiais pode ser usada. A escolha do tecido depende em grande parte do estilo e da finalidade do produto.
Pequenas cortinas em estilo country apresentam cores quadriculadas ou listradas. Do véu, maravilhosas cortinas francesas maravilhosas são boas. Para modelos austríacos, pegue um pano de algodão.
Cortinas elegantes e não muito longas do cabeçalho - um design moderno de janela. O tecido tem uma textura muito macia, dobras, rugas, vincos se formam. Esta textura é simplesmente criada para o interior da sala de estar.
Muitas vezes, pequenas cortinas adornam janelas campestres no campo. Para a fabricação de tais cortinas, é necessário tecido resistente à umidade. Isso dará a proteção necessária à sala contra intempéries.
Cortinas de luz de tule podem ser penduradas em uma pequena cozinha. O tecido de algodão ficará bem. Para a fabricação de persianas, são sempre utilizados tecidos naturais e sintéticos densos.
Cores
O uso de uma cortina curta no espaço da cozinha é sempre apropriado. O esquema de cores é selecionado de acordo com vários fatores.
É necessário considerar:
- cor de papel de parede e azulejo. A sombra das cortinas deve diferir em 1-2 tons,
- cor de móveis - é possível repetir os tons dos móveis colocados na cortina,
- cores dos elementos de decoração têxtil - na cortina, você pode bater o tom dos estofos dos móveis ou a cor dos travesseiros decorativos.
Cortinas curtas são encontradas não apenas na cozinha.
Em uma sala pequena, você pode pendurar cortinas com uma estampa floral ou geométrica. Os tecidos xadrez ou bolinhas são populares para tecidos rústicos curtos. Se você escolher cortinas até o peitoril da janela do quarto, tons tranquilos serão característicos.
Os designers não recomendam escolher cortinas para combinar com a cor das paredes; os modelos encurtados devem se destacar. Se os tons escuros abafarem o espaço, a escolha de cortinas brilhantes tornará a sala mais suculenta. Ideal para caber em qualquer design de interiores, não há cortinas muito longas nas cores branca e bege.
As vantagens de usar cortinas curtas no interior
As cortinas clássicas, do teto ao chão, são substituídas por acessórios curtos para decorar as aberturas das janelas em diferentes salas.
As fotos de cortinas curtas apresentadas neste artigo e as descrições de suas variedades ajudarão você a escolher diferentes produtos para sua casa, cuja utilização tem suas vantagens:
- diferentes modelos de cortinas encurtadas se distinguem por uma aparência moderna e elegante, que permite implementar as soluções mais originais em design de interiores,
- facilidade de uso, com a capacidade de pendurar e remover rapidamente essas cortinas, expandir para saturar totalmente o espaço com a luz solar,
- O design das janelas por esses modelos não exige muito tempo e esforço, enquanto as cortinas curtas são fáceis de limpar e podem ser facilmente removidas para limpeza ou lavagem na máquina.
As cortinas encurtadas originais e bonitas fecham completamente a janela e não permitem que as pessoas da rua vejam a sala.
Para apartamentos localizados nos andares superiores, modelos curtos são usados para decorar quartos e proteger seu interior da luz direta do sol, papel de parede desbotado e estofamento de móveis.
Tipos de cortinas curtas e suas características de escolha, aplicação
Cortinas curtas modernas, refinadas e elegantes, são usadas para projetar lindamente a sala e manter uma composição estilística unificada.
Para diferentes interiores e estilos de design, você pode usar todos os tipos de tipos e modelos de modelos reduzidos que diferem na aparência e no método de aplicação.
Cortinas leves e curtas
As cortinas clássicas são montadas em uma cornija e são tecidos de diferentes cores e texturas, textura macia e agradável.
Os especialistas recomendam escolher para o quarto, as opções mais obscuras para cortinas e para outros modelos de salas que garantam o uso total da luz natural.
Austríaco e francês
As cortinas volumétricas, reunidas pelas vieiras devido a um determinado design, são perfeitas para interiores clássicos e luxuosos.
Esses produtos são costurados a partir de tecidos de diferentes densidades e, para seu uso no design, é necessário selecionar cuidadosamente o comprimento do modelo, o que enfatizará a individualidade do arranjo de qualquer ambiente ou zona.
Pelmet extra longo
A opção ideal para a escolha de cortinas curtas para a cozinha de 2019 será lambrequins alongados com uma forma original e fora do padrão.
As arestas alongadas de tais modelos são costuradas a partir de tecidos leves e macios, ideais para um interior clássico e moderno, conveniente para salas onde vários estilos são combinados.
Cortinas de enrolar para a cozinha
Ao escolher o design de cortinas curtas para sua casa, você deve prestar atenção às persianas, cuja tela pode ser fabricada com diferentes materiais.
Além de têxteis e materiais não tecidos, são utilizadas bases sintéticas ou de bambu para a produção dessas cortinas, que têm suas vantagens e desvantagens.
Principais recursos a serem considerados ao escolher cortinas curtas
Para escolher correta e competentemente cortinas curtas para janelas, é necessário levar em consideração muitos fatores e se concentrar em um conjunto de dicas dos designers:
- o comprimento do produto acabado pode chegar ao parapeito da janela ou parar no meio da janela,
- vários ornamentos e acessórios elegantes são usados para melhorar a decoração,
- o material principal pode transmitir bem a luz solar ou bloqueá-la completamente,
- o design e os mecanismos de elevação devem funcionar de maneira fácil e simples, sem estragar a tela.
A decoração bonita e prática da janela que se abre no corredor e na sala, no berçário ou na cozinha oferece a oportunidade de complementar o interior com cores e detalhes brilhantes.
Benefícios da escolha de cortinas curtas
As cortinas protegem não apenas a luz do sol ou os olhares indiscretos indesejados, eles tornam a sala aconchegante, bonita, aumentam visualmente o volume da sala, não interferem no processo de cozimento, não são perigosos ao fogo e são fáceis de lavar.
Com base nessas vantagens, podemos dizer com segurança - cortinas curtas são a melhor opção e complementam perfeitamente o interior moderno dos quartos.
Uma espécie de cortinas encurtadas
Cortinas "Cafe" - mais adequado para decorar a cozinha. Eles podem consistir em um ou dois panos de matéria. Sua característica distintiva é o método de fixação, no qual apenas a metade inferior da janela é fechada.
As cortinas costuradas no estilo francês são adequadas para melhorar o design da sala ou do quarto. Eles estão presos ao teto, seu comprimento também atinge metade da janela ou mais. Graças às dobras simétricas, as cortinas parecem graciosas e arrumadas, portanto costumam ser costuradas com material leve - seda, cetim, tule.
Cortinas austríacas - são semelhantes ao estilo francês, apenas dobras são formadas na parte inferior e não se espalham pela tela.
Cortinas curtas romanas são adequadas para melhorar o estilo da cozinha, sala de estar, o design é o mais simples, mas ao mesmo tempo rigoroso, estético, a tela pode ser baixada até o peitoril da janela e elevada à base.Essas cortinas podem ser compradas prontas, decoradas ou feitas por você, escolhendo o material certo.
As cortinas curtas enroladas (ou suecas) observam harmoniosamente o fundo colorido, que difere em tons delicados, pois as telas geralmente são feitas com muito brilho.
Para dar ao design de interiores um recurso exclusivo e especial, você pode usar cortinas inglesas, que são dobradas com laços verticais.
Como escolher a cor das cortinas
Antes de decidir qual cor das cortinas é mais adequada, é necessário considerar detalhes importantes:
- Sala de design de interiores.
- O brilho da iluminação artificial e natural.
- O grau de impacto psicológico - como cada pessoa tem preferências e gostos diferentes, qualquer cor pode afetar o humor de maneiras diferentes.
Ao escolher a cor e o estilo das cortinas, você deve confiar na coloração do papel de parede. Por exemplo, cortinas escuras são adequadas para uma sala com papel de parede claro. Você pode tornar a sala mais brilhante com a ajuda de belas cortinas curtas de tons delicados (branco, bege, baunilha). É aconselhável pegar cortinas sem desenhos.
Se a sala estiver muito clara, é necessário armar as janelas com cortinas verdes ou azuis.
De qualquer forma, as cortinas devem decorar a sala; portanto, se você tiver dúvidas sobre a exatidão de sua própria escolha, é melhor consultar os profissionais ou procurar informações na Internet.
Acessórios e acessórios para cortinas
A atmosfera geral depende da maneira como as cortinas são decoradas na sala. Para organizar tudo da melhor maneira possível, você precisa usar várias jóias. A variedade é bastante ampla, para que você possa encontrar qualquer coisa com base nas preferências individuais.
- Trança de cortina - uma fita feita de tecido, que é presa ao topo da cortina. O padrão, a aparência das cortinas dependerá do tipo de trança, muitos designers aconselham o uso de uma fita com pregas para dar elegância à tela.
- Anéis para cornija, prendedor de roupa para fechar cortinas.
- Ilhós - pequenos anéis especiais que prendem as cortinas à cornija. Eles diferem dos anéis clássicos em design, esquema de cores e forma.
- Ganchos de cortina ajudam a dar-lhes qualquer forma, adicionando exclusividade à sua aparência. Atualmente, este acessório é muito popular e é frequentemente usado para a finalidade a que se destina.
Sala de estar
Cortinas curtas de um certo estilo são perfeitas para a sala de estar, se houver um desejo irresistível não apenas de criar aconchego, conforto, mas também de projetar a sala com bom gosto e originalidade. Dos tipos acima, romano e francês são mais adequados, mas existem vários outros estilos novos:
- Cortinas japonesas - parecem uma tela, então o segundo nome é painel, mas ficam bem nas janelas. Eles são geralmente feitos de algodão e linho.
- Cortinas de bambu são ideais se pessoas alérgicas moram na casa. Um monte de poeira não se deposita nas cortinas, é fácil de remover e colocar em ordem. Se tudo for bem pensado com antecedência, eles se encaixam perfeitamente em qualquer interior.
A cozinha
Para a cozinha, a melhor opção seria cortinas suecas ou no estilo de "café". Agora está na moda decorar a cozinha usando cores lilás e outros tons calmos, para que as cortinas lilás possam ser usadas com segurança para decorar a janela.
Além disso, os designers recomendam não esquecer o uso de simetria ao colocar cortinas, ou seja, você pode usar não apenas cortinas curtas, mas também longas, ou melhor, combiná-las. Isso ajudará a aumentar visualmente o espaço de uma pequena cozinha. Vai parecer bastante original e moderno, especialmente se a cozinha estiver decorada em estilo de alta tecnologia.
Quarto
Se as janelas do quarto forem largas, estreitas ou pequenas em forma de arcos, é melhor usar cortinas curtas no estilo austríaco ou sueco (é possível com cortinas), pois elas protegem contra a luz. Se você preferir o minimalismo, a melhor opção seria cortinas japonesas.
Crianças
Cortinas curtas também se encaixam perfeitamente no interior do quarto das crianças. O principal é escolher a cor certa, material. É aconselhável que as cortinas sejam feitas de material leve (o tule é a prioridade). Os desenhos devem ser brilhantes, coloridos, com imagens de vários animais, personagens de desenhos animados.
Dicas úteis de design
- Se você preferir o minimalismo, as cortinas podem ser o principal elemento brilhante que enfatizará o estilo.
- Para armar adequadamente as cortinas, você deve abordar com responsabilidade o cálculo da quantidade e tamanho do material.
- A solução correta seria usar cortinas com impurezas sintéticas para a cozinha, pois repelem a gordura e o pó. Se você preferir materiais naturais que podem ser lavados com frequência, é melhor usar roupa de cama.
Agora, depois de estudar este artigo, você levará em consideração todas as nuances no design e decoração da sala. Desejo-lhe sucesso na criação de seu próprio estilo único!
Foto idéia de um design interessante de cortinas curtas
Perguntas e Respostas
Esse tipo de cortina é adequado para quase todos os cômodos, mas é aconselhável usá-los para decorar grandes janelas. Para tornar a combinação harmoniosa, é necessário usar cortinas não mais altas que o peitoril da janela (você pode abaixar um pouco).
Para resolver esse problema é muito simples - basta estender a cortina usando um tecido de cor diferente. Será muito elegante e original, basta escolher uma cor que seja harmoniosa com a tonalidade da tela principal.
Vantagens e desvantagens
As cortinas curtas modernas são diversas em tons, texturas e estilos, mas têm qualidades positivas comuns:
- Econômico devido a menos tecido
- Adequado para quartos pequenos e espaçosos,
- Distinguido por uma variedade de formas e acabamentos,
- Indispensável na cozinha e no banheiro,
- Usado para decoração de janelas multicamadas,
- Acesso livre à janela e peitoril da janela,
- Não interfira no aquecimento graças à bateria aberta,
- Fácil de cuidar, lavar e passar,
- Menos exposto a vários tipos de poluição,
- Alguns modelos se encaixam perfeitamente na janela e não deixam entrar a luz do sol,
- Seguro para crianças pequenas ou animais de estimação,
- Fácil de fabricar, o que lhe permite fabricá-los.
Entre as deficiências dos modelos em miniatura, a modéstia e a simplicidade do design são observadas.
Espécie encurtada
Os mais populares são vários tipos de cortinas curtas: romano, inglês, austríaco, francês e sueco (enrolados).
As mais comuns são as cortinas romanas, que são belas cortinas densas na forma de "telas" ascendentes. Eles variam em textura, materiais, espectro de cores, o que os torna desejáveis tanto em um ambiente minimalista quanto nos arredores de clássicos, Provence, alta tecnologia e loft.
A lista de salas adequadas também é extensa, por exemplo, cortinas largas são perfeitas para a sala de estar e estreitas e apertadas ao vidro - na cozinha.
O modelo inglês é semelhante ao italiano, mas difere na ausência de ripas, o que torna a porta dos fundos mais elegante e arejada. Em vez de um mecanismo de elevação, você pode escolher uma versão leve com fitas de cetim longas e esvoaçantes, decoradas com laços. Essas cortinas são perfeitas no quarto, no berçário ou na cozinha no estilo chique gasto.
As cortinas austríacas são semelhantes às anteriores, mas têm mais compartimentos, conjuntos luxuosos e dobras. Como material, são escolhidos materiais finos translúcidos de tons pastel de um espectro quente, o que os torna a melhor solução para os quartos das meninas.
As cortinas de estilo francês são ideais para uma sala de estar clássica, onde muitas dobras são distribuídas por todo o comprimento do tecido. Uma nuvem leve na janela também decorará uma cozinha de creme claro ou um quarto branco.
Os modelos enrolados têm uma aparência mais rústica; portanto, mais frequentemente são compradas cortinas suecas para a cozinha Provence, além de galerias, varandas e quartos infantis. É conveniente aumentá-las e abaixá-las, e uma ampla variedade de cores e impressões permite selecionar perfeitamente a opção adequada.
Uma opção interessante pode ser as cortinas do tipo “café”, onde uma cortina simples é montada no meio da janela e duas cortinas curtas são deslocadas para os lados. Nas cozinhas de estilo retrô e country, essas cortinas para o peitoril da janela são indispensáveis. Outra vantagem desse design é a capacidade de criar um café caseiro de maneira rápida e fácil.
Cada uma das espécies consideradas pode ser harmoniosamente combinada com longas cortinas laterais, enquanto os materiais e cores devem ser o mais contrastantes possível, e os elementos decorativos são minimizados.
Faça você mesmo
Cortinas encurtadas têm uma vantagem indiscutível - facilidade de fabricação, para que possam ser feitas com suas próprias mãos. Instruções detalhadas para qualquer modelo, padrões podem ser encontrados no interior, e as dicas e truques necessários estão abaixo:
- Confira o mais recente design de cortina curta 2018.
- Dê preferência a modelos simples, sem frescuras e babados,
- É melhor escolher algodão, linho, organza ou poliéster em tons pastel,
- Para modelos franceses, 2-2,5 mais matéria do comprimento desejado deve ser adquirida,
- Deixe pelo menos 6 cm de cada lado para bainhas e costuras,
- Lambrequins são feitos do mesmo tecido, e os laços e elementos decorativos são feitos de contraste.
Achados interessantes
As cortinas encurtadas são interessantes em si mesmas, mas existem várias soluções de design que podem melhorar significativamente seu efeito positivo.
Primeiro, combine cortinas curtas e longas, por exemplo, o tule no parapeito da janela parece incomumente emoldurado por cortinas no chão. Você também pode complementar suas cortinas favoritas com modelos de rolo ou persianas para reduzir a exposição à luz solar, conforme necessário.
Em segundo lugar, pendure as cortinas transversalmente e prenda nos dois lados para criar uma atmosfera única e aconchegante.
Em terceiro lugar, amarre apenas um tecido de dois a um lado, o que dará estilo e descuido ao interior.
Quarto, encaixe as cortinas em um design único, repetindo o material em toalhas de mesa, guardanapos, toalhas e estofados. Assim, as cortinas do berçário podem ser encomendadas na cor de um cobertor ou travesseiro, enfatizando o estilo e os detalhes em geral.
Dê uma olhada na foto de cortinas curtas no interior para apreciar toda a variedade de modelos e as possibilidades de exibi-las em qualquer ambiente. Essas cortinas são leves, arejadas e discretas, não se concentram em si mesmas, mas proporcionam charme e conforto ao ambiente.