Design e layout

Design de um apartamento de um quarto: 6 etapas com fotos reais

Igor Bokov sex, 31 jan 2020 13:00:00 +0300

Nesse pequeno e aconchegante apartamento, era possível equipar o quarto como uma sala separada, o que é uma vantagem indiscutível, mas, para isso, o restante das áreas - a cozinha, a sala de estar - precisava abrir espaço. A desvantagem é a completa ausência da área do corredor e do espaço para roupas externas.

Neste exemplo, a área do apartamento permite organizar livremente todas as áreas funcionais necessárias, incluindo armários e despensas. Menos - a falta de janelas na área da cozinha, que é parcialmente compensada por uma abertura no nível da mesa em direção à sala de estar.

Um layout bastante controverso de outro pequeno apartamento, no qual a área da cozinha é fechada e separada, e a área de dormir é designada apenas condicionalmente. Um espaço de trânsito controverso e indefinido, ocupando metade de toda a área do apartamento: por um lado, cria uma sensação de espaço, por outro lado - também parece "vazio" e pouco desenvolvido. Das vantagens, pode-se notar uma vizinhança compacta do banheiro e da cozinha, o que simplifica bastante o dispositivo de comunicação.

1. Faça uma lista de tudo que você precisa

Este é o ponto mais importante que deve vir primeiro. Em um apartamento de um quarto, nem sempre é possível colocar tudo o que gostaríamos. É importante priorizar imediatamente o que é mais importante para você e o que você pode recusar.

Uma lista aproximada de itens para os quais pode não ser fácil encontrar um lugar em um apartamento de um quarto: uma banheira (pode fazer sentido recusar um chuveiro + uma máquina de lavar), uma cama de casal (quão importante é para você ou um sofá), o número de armários e outros locais de armazenamento está cheio um conjunto de utensílios de cozinha, uma cama e uma zona para uma criança agora ou para o futuro, uma estação de trabalho para um computador etc.



Quando eles esquecem esse item, ele termina com uma tentativa de atolar os desaparecidos na última etapa do reparo. Muitas vezes, no final, temos uma lavadora ou geladeira absurdamente localizada no corredor.

Ninguém sabe melhor do que você como deve ser o seu apartamento. As pessoas não precisavam de uma cozinha grande, priorizaram e fizeram sua escolha em favor de uma sala adicional, reduzindo a cozinha:





2. Projeto de apartamento de um quarto

Se você não contatar o designer fazendo tudo sozinho, copie alguns dos planos de seu odnushki, arme-se com um lápis e faça um plano à frente. Nesta fase, sua tarefa é organizar tudo o que você escreveu no primeiro parágrafo. Como mostra a prática, em um apartamento de um quarto nem sempre é fácil. Lembre-se de manter a escala.

Muitas vezes perguntado sobre programas de planejamento em um computador. Isso não faz sentido se você apenas deseja montar um plano de móveis. É irracional gastar tempo dominando um programa e transformá-lo em apenas um de seus apartamentos. Uma folha e um lápis são suficientes. Você também pode tirar uma foto da planta do apartamento e desenhar nela o arranjo de móveis em qualquer editor gráfico, pelo menos em tinta, mesmo no Photoshop. Ou vá a empresas que fabricam móveis por encomenda. Eles farão algo assim de graça:

Nesta fase, você pode pensar em redesenvolvimento. Em um apartamento de um quarto no sentido clássico, os quartos são separados por paredes e portas. Agora está na moda demolir as paredes e transformar o estúdio em um apartamento, mas você pode pensar em construir paredes adicionais para transformar um apartamento de um quarto em um de dois quartos. Área de quarto confortável suficiente - 10 metros quadrados. Este é um quarto completo, sem compromissos, mas é possível e menos, então a cama terá que ser colocada em uma das paredes.

10 metros quadrados é espaço suficiente para um quarto. Se for possível dividir o apartamento em tais zonas - fique à vontade para fazê-lo. Quartos com menos de 10 metros são percebidos com dificuldade.

Ao arrumar o banheiro, lavatório, banheira, chuveiro e pia, considere como a drenagem será realizada. Trazer água não é um problema - a água está sob pressão e não é necessária uma inclinação nem o diâmetro dos tubos. Mas pode haver problemas com a torneira: o cano de esgoto requer uma inclinação e é indesejável carregá-lo muito longe do riser.







Não tenha medo de idéias incomuns; em um apartamento de um quarto, os experimentos de localização são bem-sucedidos. Especialmente quando você planeja com antecedência, e não em movimento. As idéias podem dizer respeito, por exemplo, à localização da cama. Você pode construí-lo na parede, tornando-o dobrável, você pode construir um nicho embaixo ou zonear um quarto embaixo, separando a parte da cama. É no estágio de criação de um projeto que você precisa pensar sobre essas coisas.








3. A escolha do estilo de design para odnushki

Quando você já sabe o quão apertado será o mobiliário, quantas paredes livres haverá etc., você pode pensar em escolher um estilo de design. Até então, não faz sentido pensar em estilo: se você quer um clássico magnífico, mas o apartamento acaba por estar densamente repleto de móveis, seria mais prudente abandonar o clássico.

Esta é uma armadilha na qual muitos caem. Desenhamos em nossas cabeças a imagem de um apartamento ideal, recusando-se a perceber obstáculos objetivos. No design de um apartamento de um quarto, é simplesmente impossível realizar tudo o que foi concebido, você precisa fazer alguns compromissos. Isso não significa que o resultado será pior, exatamente o oposto. No estilo certo, é mais difícil cometer um erro.

Temos uma lista de estilos de design com fotos, onde você pode escolher a opção certa. Normalmente, quanto menor a área, melhor a direção do design moderno. Não há restrições em uma grande área.

O principal não é o estilo de design em si, mas o quão bem ele se adapta ao seu apartamento e quão bem e holisticamente implementado.

Andar em um apartamento estúdio

Primeiro, você precisa decidir qual será o piso em cada quarto. Uma boa opção básica é o piso laminado. Para o corredor e a cozinha, você pode usar os azulejos, mas isso não é necessário. Para mais detalhes, consulte a escolha do piso no corredor e a opção do piso na cozinha.

Você precisa escolher modelos específicos de ladrilhos, laminados, parquet ou qualquer outra coisa antes do reparo. O mesmo laminado pode ter espessuras diferentes, e seria bom saber com antecedência, especialmente se estiver planejado combinar em salas diferentes.




Você precisa escolhê-lo ao vivo. Tanto o laminado quanto o azulejo têm uma textura que as fotos não podem transmitir e a textura é muito importante. Toque em tudo com as mãos, olhe sob uma luz diferente, não hesite em jogá-lo do suporte e colocá-lo no chão da loja. Laminado, é claro, apenas com um chanfro nos quatro lados. Ladrilhos de porcelana são desejáveis ​​para pisos.

Paredes em um apartamento estúdio

Primeiro, determinamos em quais paredes seremos forçados a tocar. Talvez seja um gargalo no corredor ou uma cama presa à parede. Nesses locais, é recomendável usar um revestimento que não tenha medo disso: gesso decorativo, pedra decorativa etc.

Em seguida, assinamos perto de cada parede em que material ele estará: tinta, gesso, papel de parede, pedra, algo exótico como um laminado, etc. Nesta fase, você já imaginará a vista final do apartamento sem móveis.



Quando todas as paredes são assinadas, escolhemos quais acentuar. Em algum lugar você pode fazer uma borda assimétrica, fazer as colunas nas laterais, etc. Algo para tornar o design não muito simples. A principal coisa aqui é não exagerar - uma parede de destaque na sala é mais que suficiente. Porque Como as paredes principais costumam ter uma textura heterogênea, esse item está intimamente conectado à luz.


Luz em um apartamento estúdio

Organizamos todas as fontes de luz artificial. Idealmente, além da luz principal superior, deve haver pelo menos uma versão adicional da luz fraca não principal. Pode ser luminárias de chão, arandelas, tiras de LED ocultas - qualquer coisa.

Não se deixe enganar por luminárias caras. À luz, o principal é a localização competente das fontes, não o preço da lâmpada. É melhor iluminar vários níveis e intensidades do que pendurar alguns lustres super caros.

Paredes de destaque realmente gostam da luz ao longo delas. Em qualquer textura heterogênea, a luz oferece um jogo muito bonito de sombras. Portanto, idealmente, forneça iluminação para paredes com pedra decorativa ou gesso; para isso, planejamos tiras de LED ou arandelas.

Subestimar a importância de um grande número de fontes de luz de diferentes alturas é um erro grave. Somente através do estudo desse momento, você pode alterar a impressão geral do design de "bonito" para "chique".

Seleção de móveis

Em apartamentos de um quarto, como qualquer outro onde a área é limitada, recomendamos fazer móveis personalizados. Isso é mais caro do que comprar móveis acabados, mas usa todos os metros quadrados ao máximo. O arranjo irracional de móveis comuns, devido à conformidade imperfeita com a geometria das salas, desperdiçará vários quadrados pelos quais você também pagou.

Os preços de fabricação de móveis são muito diferentes, portanto, não tenha preguiça de contornar o maior número possível de empresas e comparar preços. Além disso, eles compõem modelos 3D de graça, então por que não usar este serviço.


Para economizar, é aconselhável percorrer os shopping centers de móveis. Talvez você possa encontrar algo pronto. Certifique-se de fotografar tudo o que você gosta, de preferência imediatamente com um preço, marque-o em algum lugar do tamanho. Quanto maior o arquivo de fotos coletadas, mais fácil será na última etapa do design. Tire fotos de tudo: sofás, camas, armários, lavatórios, mesas, etc. Você precisa coletar um monte de fotos para realmente imaginar o que pode obter e permitir. Às vezes, amostras interessantes são encontradas:



Junte tudo

Esta é a etapa final do design visual do seu apartamento de um quarto. Você já deve ter uma idéia de todos os móveis e materiais de acabamento finos. Agora você precisa reunir tudo, ver várias fotos reais que correspondem ao estilo escolhido e finalmente decidir a aparência futura do apartamento.

Deliberadamente, não abordamos a questão do design do teto, porque em um apartamento de um quarto você deve pensar sobre isso no final. Em geral, no design moderno, tetos brilhantes e sofisticados são péssimos. Você pode pensar em algo complicado apenas se claramente não houver acentos suficientes no acabamento principal. Leia sobre o design moderno dos tetos e escolha a melhor opção.

É nesta fase, quando você já sabe o que pisos e móveis serão, hora de pensar em portas e rodapés. Encontrar portas interiores bonitas e baratas é um problema. Esse problema é tão urgente que é mais fácil abandonar portas onde elas não são necessárias. A opção padrão é escolher o rodapé na cor das portas, não no piso, para que o interior pareça mais integrado.

Agora você tem uma idéia aproximada do design futuro do seu apartamento de um quarto. Aproximadamente porque provavelmente as etapas a seguir farão pequenos ajustes.





5. Fiação elétrica e interruptores

Quando você souber onde estão localizados todos os móveis, eletrodomésticos e fontes de luz, é hora de planejar a localização de tomadas e interruptores.

Aqui a regra funciona melhor exagerar do que exagerar. Um par de soquetes extras ou raramente usados ​​não o sobrecarregam, como fazem os fios fora de lugar dos cabos de extensão.

O posicionamento correto dos interruptores, mesmo em um apartamento de um quarto, não é tão simples. Primeiro, você precisa dividir todas as fontes de luz em grupos, pense em quais delas serão ativadas com um único interruptor. Depois que você precisar organizar os interruptores por conta própria, é sempre melhor quando eles são montados em um só lugar, e não espalhados pelos diferentes cantos da sala.

Pense imediatamente nos comutadores de comutação. Os interruptores de passagem são colocados no estágio da fiação e nada será refeito. Lugares padrão - um ponto de verificação no início e no final do corredor, na entrada do quarto e perto da cama ou do sofá. Nesses locais, os pontos de verificação estão sempre fora do lugar, outros já dependem dos recursos do seu layout.

Nem tente manter o circuito de soquetes e interruptores em sua cabeça, desenhe-o no papel. Essa é a única maneira de organizar informações para você e depois levá-las aos finalistas.

6. Consideramos o custo de conserto de um estúdio

Todos que enfrentam reparos pela primeira vez estão tentando encontrar uma resposta para a pergunta sobre o custo dos reparos. Quase sempre repousa em resposta à falta de sentido de uma pergunta sem especificar. Agora você tem todos os dados para encontrar uma resposta aproximada.

Por isso, aconselhamos caminhar e assistir materiais e móveis ao vivo, para fotografar preços. Embora muito aproximadamente, mas você pode calcular quanto vai custar para reparar o seu odnushki. Por experiência, recomendamos que você multiplique o número resultante por no mínimo 1,2, ninguém cancelou o erro de planejamento.

Se você estiver satisfeito com os números resultantes - super, se não, bem, volte ao primeiro parágrafo e pense no que pode recusar (ou melhor, no que pode ser adiado para mais tarde e comprado após o reparo).

É claro que esse é um plano muito difícil, mas esperamos que ele ajude você a tornar o design do seu apartamento de um quarto exatamente o que você sonhou. Boa sorte no reparo!

Por onde começar?

E você precisa começar com inspiração.

Agora, dê uma olhada no seu apartamento e tente de uma vez por todas sair da cabeça a crença: "pequeno significa desconfortável".

Concentre-se nas vantagens claras de carros de pequeno porte:

  • Primeiro: um apartamento pequeno é muito mais acessível. E a quantia de pagamentos mensais "para um apartamento comum" é muito menor do que em apartamentos espaçosos.
  • Em segundo lugar: a funcionalidade otimizada do espaço é muito elegante e moderna.
  • Terceiro: apartamentos mobiliados corretamente, com uma área pequena, mas "útil", são muito confortáveis.

Apartamentos mobiliados corretamente, com uma área pequena, mas "útil", são muito confortáveis.

Remodelação de um pequeno apartamento de um quarto

Para tornar o design de um pequeno apartamento de um quarto o mais funcional possível, as paredes divisórias podem ser demolidas. Isso transformará um odnushka apertado em um estúdio estiloso.

Claro, existe um "mas". É impossível simplesmente quebrar partições, pois existe o risco de quebrar a parede de suporte de carga. Você terá que obter o consentimento dos serviços públicos para a reestruturação e inserir o novo plano de apartamento no registro.

Se você tiver sorte com tetos altos, há outra ótima opção - remodelação vertical. Simplificando, um apartamento comum se transforma em um apartamento de dois andares.

Na maioria das vezes, o segundo andar é usado como quarto. Isso torna possível distinguir entre zonas em um apartamento pequeno e criar o efeito de ter dois quartos no "odnushka".

Design de interiores de um pequeno apartamento de um quarto: zoneamento, decoração

Para aumentar visualmente o espaço de um apartamento pequeno, preste atenção especial à decoração cosmética. O esquema de cores pode ser qualquer, a única condição é usar cores claras.

Acentos de contraste e cores são uma coisa necessária, mas lembre-se de que tons escuros e móveis volumosos “pesarão” o espaço.
Trabalhe duro na iluminação. Em um apartamento pequeno, deve haver muita luz! Participe da técnica de iluminação pontual, destacando as áreas "pesadas" da sala.

Zoneamento de um pequeno apartamento de um quarto

  • Móveis funcionaisComo transformar alguns metros quadrados em um espaço multifuncional? Use móveis novos para sua vantagem! Uma cadeira reclinável, uma mesa transformadora e utensílios embutidos facilitarão a transformação da sala de estar em uma sala de jantar, e a sala de jantar em um escritório, e vice-versa.
  • Envolver todos os nichos ocultos de um metro quadrado, um sofá com gavetas e guarda-roupas pode fazer um trabalho maravilhoso. Remova todas as coisas volumosas dos olhos de estranhos - isso salvará o apartamento do efeito visual da desordem.
  • Pódio Separe a área da cozinha da sala de estar com um pódio. Use toques de cores na decoração e uso de iluminação pontual.
  • Expansão visual Espelhos e superfícies brilhantes no acabamento dão uma sensação de expansão do espaço.

Como você pode ver, nada é impossível para uma pessoa com imaginação. O design interior competente de um pequeno apartamento de um quarto faz maravilhas! Então pare de reclamar que seu apartamento é muito pequeno. Melhor coletar toda a sua energia criativa em um punho e avançar - em direção a novas soluções de design!

Recursos de layout

Apartamentos de um quarto são realmente muito populares. Isso é evidenciado pelo fato de que quase todos os novos edifícios têm áreas de um plano semelhante. Mas não se esqueça do mercado imobiliário secundário. Aqui estão amplamente representados "Khrushchev" e "Brezhnevka" nas casas de painel do tipo soviético.

De qualquer forma, ao comprar um apartamento em uma casa nova ou antiga, qualquer espaço pode ser reformado para você.

Há várias desvantagens dos apartamentos de um quarto que devem ser consideradas no planejamento:

  • uma pequena área de vida útil - em média, é de 32 metros quadrados,
  • na maioria dos projetos, os apartamentos têm tetos baixos,

  • um pequeno espaço reservado para o banheiro e a cozinha,
  • corredor apertado
  • falta de mezaninos,

  • nem sempre tem varanda ou loggia,
  • na maioria das vezes, esses apartamentos estão localizados em arranha-céus, e não em edifícios de cinco andares.

No entanto, a vantagem indiscutível dos apartamentos de um quarto é que eles estão localizados na parte interna da casa, o que significa que esses apartamentos são muito mais quentes do que os da metade da frente. Aqui estão algumas regras de ouro que deve ser seguido ao planejar um apartamento de um quarto:

  • tente mostrar mais espaço livre. Isso ajudará a criar uma sensação de espaço e liberdade,
  • não esqueça de usar mais luz. Se houver poucas fontes de luz natural, instale, sem hesitar, arandelas, luminárias de chão, luminárias de mesa,

  • brinque com combinações de cores. Não há regra obrigatória para tornar o teto branco, ele pode ser de qualquer cor. Use um truque complicado - o teto sempre deve ter vários tons mais claros que as paredes. Isso aumentará visualmente a sala,
  • teto brilhante e fileiras de espelhos nas paredes podem ser adicionados ao interior. Tudo isso também aumentará significativamente o espaço da casa,

  • Dê preferência ao estilo do minimalismo. Baseia-se na simplicidade de formas e concisão,
  • tente aproveitar ao máximo os móveis embutidos,
  • como uma partição entre salas, você pode usar uma estante ou uma estante. Essa opção é muito mais prática do que uma partição de drywall ou aglomerado.

Espaço de zoneamento

Para criar espaço adicional em um apartamento de 1 quarto, é usado o princípio de zoneamento do espaço. Uma ocorrência frequente é a conversão de um apartamento de um quarto em um apartamento de dois quartos com a ajuda de divisórias, estantes e construção de novas paredes. Mas não esqueça que esta opção é adequada apenas para apartamentos com fogões elétricos.

É melhor reorganizar apartamentos de 37, 40 e 42 metros quadrados. m

Por que as divisórias e paredes são instaladas em um apartamento de um quarto? A resposta é simples - para criar uma nova sala separada. O que será depende dos moradores. Pode ser para crianças, se estamos falando de uma família com um filho de meia e mais idade. Além disso, o espaço adicional pode se tornar um camarim, despensa, escritório e até uma pequena sala de estar.

As opções de redesenvolvimento mais comuns são as seguintes:

  • a cozinha é frequentemente transferida para a sala de estar, então a sala ou o quarto se torna uma sala fechada separada e a cozinha, por sua vez, se encaixa no espaço restante. Assim, é possível combinar a zona de cozimento e a zona prima. A coisa mais conveniente com esse tipo de canal é que você não precisa transferir comunicações, mas apenas gire os canos na direção oposta,

  • a área de trabalho é geralmente colocada ao longo das paredes. Uma mesa de trabalho, cadeira e estante com livros ou uma estante alta e rasa se encaixam perfeitamente. Existem exemplos de interiores e com dois armários, que não parecem confusos, mas com bastante sucesso e simetricamente. Se o apartamento for angular, uma ótima opção seria colocar uma área de trabalho em frente à janela. Isso não só será funcional, mas também terá um efeito benéfico na saúde das famílias,

  • em vez da cozinha (na sala onde deve ser colocada), você pode fazer um quarto de crianças ou um berçário. Mesmo nesta situação, é possível colocar uma cama de casal em um apartamento de 30 m². Se o seu apartamento for quadrado ou retangular, coloque um quarto em uma sala separada, você poderá organizar o espaço restante no estúdio. Essa técnica é muito popular no Ocidente e é cada vez mais usada em modernos apartamentos russos.

Ao zonear seu apartamento, use as seguintes recomendações:

  • no plano, designar zonas com cores diferentes, isso parecerá mais claro e claro. Por exemplo, a área da cozinha é vermelha, a sala de estar é verde, a área de trabalho é amarela e o banheiro é azul,
  • Não tenha medo de alterar o nível do piso e do teto. Isso facilitará bastante o trabalho na alocação de zonas funcionais,
  • foco na iluminação. O jogo de luz e sombra muitas vezes muda a aparência do espaço além do reconhecimento.
  • selecione várias peças impressionantes de móveis para indicar áreas funcionais.

Deve-se lembrar que qualquer alteração no espaço interno do seu apartamento deve ser trazida de acordo com os códigos de construção. Cada vez antes de iniciar um grande reparo e executar procedimentos complexos de construção, o projeto deve ser aprovado pelo serviço de manutenção de edifícios residenciais. Portanto, não negligencie o plano de design e o projeto de habitação futura. No momento, existem muitos projetos prontos para todos os gostos. Os desenvolvimentos mais comuns para apartamentos são 35 e 36 m².

As mudanças de construção no espaço interno são as seguintes:

  • são utilizadas divisórias em placas de gesso e dispositivos especiais que criam nichos e ilhas. A varanda, se houver, às vezes é inserida no espaço do apartamento. Mas vale a pena cuidar do isolamento hidráulico e térmico. Se você demolir e recriar partições, preste atenção à ventilação e exaustão,

  • o piso é diferente para cada uma das zonas. Carpete na sala, azulejos no banheiro e linóleo na cozinha. O mesmo acontece com a decoração da parede. Não esqueça que você tem à sua disposição controle de piso e teto. Tal truque pode afetar significativamente a percepção do espaço. Depois disso, você pode prosseguir para o mais interessante - decoração de interiores, arranjo de móveis, além de adicionar toques e detalhes com a ajuda de acessórios.

Dependendo da forma do apartamento

O layout da futura residência é totalmente baseado no tamanho e na forma do espaço. Se você organizar tudo corretamente e levar em conta a forma do apartamento, receberá no final não apenas um apartamento aconchegante e espaçoso, mas também um local confortável para morar.

Também vale a pena levar em consideração suas preferências pessoais. Há fãs fervorosos de estúdios e lofts incomuns. Como regra, esses são jovens engajados em carreiras e não sobrecarregados com a criação de uma família. Para famílias jovens com crianças pequenas e pessoas mais velhas, “Khrushchevs” aprimorados e apartamentos pequenos, onde definitivamente haverá uma sala separada para outro quarto, são perfeitos.

Existem três esquemas principais para apartamentos de um quarto:

  • este é um apartamento de esquina, caracterizado por 2-3 janelas e arredores com várias paredes externas,
  • Existem também duas formas semelhantes - apartamentos quadrados e retangulares. Eles diferem na localização dentro da casa e no layout circular dentro do apartamento.

Corner

A habitação moderna agora é bastante diversificada, porque os arquitetos não economizam em idéias e criam projetos complexos de casas. Por esse motivo, às vezes os layouts de apartamentos sofrem. Um grande número de espaços de configuração complexa e áreas angulares aparece; portanto, muitas vezes é difícil para as pessoas que compram esses apartamentos dividirem o espaço com competência.

Acredita-se que essas habitações tenham uma série de desvantagens - ruído, vento frio e um grande número de janelas para as quais alguém está constantemente olhando.

De fato, muitos deficiências se transformam perfeitamente em vantagens. Por exemplo, com o isolamento adequado do apartamento, você não sentirá desconforto na estação fria. Pelo contrário, em uma casa como esta sempre será quente e confortável, e o isolamento nem sempre é necessário. As modernas tecnologias de construção lidam com essa tarefa, mesmo na fase de construção.

A abundância de janelas para um apartamento pequeno é apenas um achado, já que uma grande quantidade de luz permeável tornará o espaço maior e mais brilhante.

No caso de um apartamento de esquina, a melhor opção seria combinar a cozinha com a sala de estar. Uma sala separada é melhor alocada para o quarto. A cozinha é embutida, cabe em uma linha reta. A mesa de jantar está atrás do sofá.

Assim, o espaço adquire a forma geométrica correta.

Retangular

Para criar um projeto de design para um apartamento retangular, é necessário aplicar técnicas e métodos especiais de correção óptica do espaço vital. Na maioria das vezes, apartamentos de tipo retangular - Este é um apartamento estúdio. Eles têm suas vantagens e desvantagens. Os aspectos negativos incluem uma pequena área, a ausência de uma varanda ou alpendre, a ausência de isolamento acústico, a presença de correntes de ar.

As qualidades positivas de um apartamento assim são a abundância de luz, a ausência de divisórias e divisórias, um único espaço de vida, facilidade de limpeza.

Uma característica do layout de um apartamento desses é o princípio do zoneamento. Como o espaço é único e não é dividido por nada, o próprio inquilino deve cuidar da delimitação das zonas funcionais, se necessário. A sala de estar deve ser colocada no centro do apartamento (mais perto da janela). Com a ajuda de uma prateleira ou estante, você pode separar a área de trabalho ou o quarto da sala de estar. Por outro lado, vale a pena colocar um balcão de bar, que separará a cozinha e a área de jantar da sala de estar.

Square

Planejar um apartamento quadrado quase não é diferente de um predecessor retangular. A única característica dessa caixa é seu tamanho muito pequeno. Como regra, esses apartamentos têm uma área de cerca de 30 m².

O conselho que você precisa usar neste caso é fazer a transformação da sala.

Em um apartamento tão pequeno, é necessário organizar todos os objetos para que o espaço seja usado na máxima extensão possível. Escolha móveis embutidos e móveis para transformadores. É melhor mover a área de trabalho para a janela para poder trabalhar com luz natural. Se desejar, será possível separá-lo da sala principal com uma cortina.

Se o apartamento tiver tetos altos, você poderá usar com segurança o design de duas camadas.

Como emitir?

O design de interiores desempenha um papel enorme na percepção do espaço das instalações residenciais. Especialmente quando se trata de um apartamento pequeno. O estilo certo e as decisões inteligentes de design podem aumentar o espaço e criar a ilusão de uma sala maior.

Existem vários princípios básicos que ajudarão você a expandir visualmente a sala:

  • o uso de um grande número de fontes de luz,
  • escolha as cores claras das paredes, teto e piso,
  • preferem móveis embutidos e transformadores,

  • evite móveis compridos ao longo das paredes,
  • decorar as paredes com espelhos um para o outro,
  • Não desorganize a sala com excesso de itens de decoração e acessórios.

O design de interiores depende completamente das preferências do inquilino. Existem muitos projetos prontos para todos os gostos, recriando um estilo particular no interior, seja neoclássico ou de alta tecnologia. Porém, na maioria das vezes, ao fazer reparos comuns em um apartamento pequeno, moradores e designers recorrem ao minimalismo. Minimalismo combina simplicidade e funcionalidade, o que complementa perfeitamente a pequena área do apartamento. Tons claros, um mínimo de detalhes e móveis compactos e funcionais governam aqui.

O estilo dos estúdios é popular nos dias de hoje. É geralmente espaço completamente não delimitado, tetos altos e janelas panorâmicas. Na decoração, há uma imitação de madeira, tijolo e concreto. Móveis em estilo minimalista são adjacentes a itens antigos. Um grande número de plantas e acessórios - almofadas decorativas, guirlandas, castiçais e figuras.

Para famílias jovens, o original é o preferido. estilo colonial. Combina conforto e conveniência. As características deste estilo são a proximidade com os motivos tradicionais de inclusões exóticas no exterior. Móveis de vime, iluminação de metal, itens de decoração em forma de pinturas, ventiladores, chifres de animais. Tudo isso cria um contraste entre leste e oeste, unidos neste interior.

Se o estúdio for destinado a idosos ou idosos, o design de interiores em estilo típico será uma excelente solução de design provence. Móveis de madeira combinados com tecidos coloridos criam uma atmosfera de conforto e aconchego. Fotos de família em molduras bonitas serão perfeitamente colocadas nas paredes, e o foco principal do apartamento será a cozinha e a área de refeições.

O oposto completo do estilo provençal é considerado estilo. oi-tech. Essa direção é mais frequentemente escolhida por jovens que amam e apreciam o estilo moderno e as novas tecnologias. A combinação das cores branca, preta e metálica torna o interior estruturado. Acentos brilhantes na forma de brilho, brilho e móveis translúcidos adicionam graça e emoção ao quarto.

Quanto aos móveis, a principal coisa a fazer é Isso é para evitar objetos volumosos e maciços. Na cozinha, é melhor usar os aparelhos embutidos, e os fones de ouvido devem ser colocados em uma linha, por exemplo, ao longo da parede na área de cozinhar. É melhor separar a cozinha da sala de estar pelo balcão do bar ou pelos pedestais da ilha, e esse local deve ser usado como área de jantar.

Na sala, é melhor pendurar a TV na parede, colocar o sofá em frente e voltar para a área da cozinha. A área de trabalho pode ser separada da sala por uma estante ou estante. Também deve haver iluminação adicional. A área de dormir pode estar em uma sala separada ou na mesma sala. Em seguida, ele deve ser separado do espaço principal por uma cortina e a própria cama deve ser dobrada.

Um guarda-roupa deslizante se encaixa perfeitamente na área de dormir.

Belas opções no interior

Como mostra a prática, em um apartamento de um quarto pessoas de diferentes idades, profissões e em diferentes números podem viver. Desde a escolha correta do layout, o design adequado e os móveis bem organizados dependerão de quão confortável será a vida neste apartamento. Será que vai se tornar um lugar onde eu quero fugir de alegria depois de um dia difícil, ou será um barraco apertado e escuro, onde não há espaço livre para uma única coisa extra?

Existem projetos de design nos quais é possível não combinar a cozinha com a sala de estar. Em uma sala tão funcional, a sala, o quarto e a área de trabalho são perfeitamente adjacentes.É melhor escolher uma cama dobrável, que se esconde no armário durante o dia, e o sofá está dobrável. Isso ajuda a economizar muito espaço. Estender e expandir opticamente o espaço ajudará espelhos nas paredes e armários, bem como papel de parede listrado vertical.

Outra versão do interior do apartamento, onde apenas o banheiro é separado do espaço comum. As inovações modernas ajudam a separar áreas funcionais umas das outras por divisórias internas. O efeito de grande espaço é criado com a ajuda de cores claras e um grande número de luminárias. A propósito, no interior você pode usar não apenas papel de parede e tinta decorativa, mas também madeira de espécies leves e cores quentes. Isso tornará o conjunto mais suave e refinado.

Muito raramente, mas existem interiores com dois quartos em um apartamento de um quarto. Um caso não padrão é bastante complicado na execução. Uma opção ideal seria duas salas completas, deixando espaço suficiente para outras áreas funcionais. Nesse caso, um quarto pode ser criado em uma parte do apartamento usando uma cama dobrável.

Dividir visualmente o espaço ajudará o pódio ou outra elevação para a segunda cama, ou você deve recorrer à instalação de uma cama de sótão, onde o local de dormir está localizado acima e a área de trabalho abaixo.

Depois, você pode se familiarizar com um dos projetos de sucesso de um apartamento de um quarto.

Projeto de cada zona e vida hacks

O design de um apartamento de um quarto é um tipo de desafio. A tarefa não é fácil: colocar tudo o que você precisa para a vida em uma área de 30 a 50 metros quadrados. E a cozinha, a área de trabalho e um lugar para relaxar e dormir. Reunimos para você idéias interessantes para design de interiores de apartamentos de um quarto. Vamos descobrir juntos!

Planos de longo alcance

Avalie sóbriamente as possibilidades: qual é a área do apartamento, o estado das comunicações, a altura dos tetos? Existem salas adicionais que podem ser usadas no layout - uma varanda, uma despensa, um nicho? Você tem filhos? Em que estilo você gostaria de projetar um apartamento? Tudo isso ajudará a entender melhor suas capacidades e iniciar o planejamento. É melhor solicitar um projeto de design levando em consideração as características individuais, que demonstrarão claramente o futuro interior.

Sala principal

O único quarto em um apartamento de um quarto é um espaço multifuncional. Contém uma sala de estar, um quarto, uma área de trabalho e, se necessário, um berçário. Existem vários recursos que devem ser considerados no planejamento.

Cama de mezanino

Se a altura do teto permitir, considere instalar um beliche. Abaixo, você pode colocar um armário ou um local de trabalho - prático e criativo. Pódios e mezaninos economizam significativamente espaço, o que é tão valioso em um apartamento de um quarto.

Design De Corredor

O apartamento começa com o hall de entrada. Se você o tem muito pequeno, pense em como colocar tudo o que precisa lá. Uma sapateira estreita economiza espaço, uma prateleira de sapatos com um assento em cima, pufes com prateleiras embaixo do assento. Um espelho grande pode ser pendurado diretamente na porta da frente - é conveniente examiná-lo antes de sair. Em vez de um cabide separado, você pode pendurar nos ganchos da parede para roupas e uma prateleira para chapéus e lenços.

Se a área do salão tiver mais de quatro metros, faz sentido instalar um armário. Dê uma olhada nos modelos incorporados, se houver um nicho. Esses armários estão localizados do chão ao teto, combinando um armário e um armário.

Banheiro e lavabo

Em um apartamento de um quarto, os banheiros podem ser adjacentes ou separados. De qualquer forma, você precisará ajustar o número máximo de objetos em um espaço pequeno. Não coloque o banheiro na diagonal, para que a área utilizável seja consumida. Também dê uma olhada nos chuveiros em vez do banheiro. Não se esqueça de que, embaixo da pia, você pode instalar um armário com prateleiras, e armários suspensos estreitos não ocupam muito espaço.

Projeto de cozinha

Como regra, cozinhas em apartamentos de um quarto são muito pequenas. Mas até três metros quadrados podem ser usados ​​com sabedoria! Coloque o conjunto de cozinha em um canto, experimente o formato da bancada. O peitoril da janela pode ser usado como uma área de trabalho adicional ou mesa de almoço. A propósito, a mesa em si pode ser um balcão de bar estreito ou uma mesa dobrável montada na parede. Como um trem, lembra? Porque não

Pequenos eletrodomésticos ficam melhor escondidos nos armários quando não estão em uso. E a grande agora existe de qualquer tamanho e para todos os gostos - eletrodomésticos, geladeiras pequenas, fogões elétricos e a gás de dois bicos, lava-louças estreitas.

Varanda

A presença de uma varanda em um apartamento de um quarto é um bônus significativo, quase uma sala separada! Não guarde coisas desnecessárias lá, mas use o espaço para um bom uso. A varanda pode ser isolada ou organizada lá, o que você quiser.

E você pode manter a luz lá e organizar uma área de trabalho ou lounge. Uma cama de passarela é uma ótima opção: combina um local de descanso no andar de cima e a capacidade de armazenar coisas dentro.

Soluções para crianças

Toda pessoa, mesmo a menor, precisa de espaço pessoal. É conveniente colocar o berço em um nicho (se houver) para cercar com uma cortina ou estante.

Usando o zoneamento, a cor pode indicar a parte "adulta" da sala com cores mais saturadas e o "berçário" com cores pastel claras.

Esquema de cores para um apartamento de um quarto

A cor branca expande visualmente o espaço. Portanto, tons claros de móveis e decoração são indispensáveis ​​no design de um apartamento de um quarto.

Você pode criar alguns acentos de cores. Por exemplo, um sofá brilhante, e tudo o mais é como pano de fundo para ele. A cor da madeira ou pedra, amarelo, branco, azul, rosa cria uma atmosfera aconchegante na casa.

O esquema de cores do apartamento reflete o caráter do proprietário. Se você estiver confortável em um quarto escuro, faça uma ênfase contrastante em uma parede. Não pinte escuro, a menos que o teto. A luz é mais refletida no teto, o preto consome boa parte do mundo. Isso é especialmente crítico em apartamentos pequenos.

Estilos de design de apartamento com um quarto

Na fase de determinar o conceito geral do apartamento, pergunte-se: o que é a alma? Alguém gosta de minimalismo orgânico, alguém quer viver em um loft criativo, ou talvez você não possa viver sem uma decoração bonita? É sempre necessário construir sobre os próprios sentimentos.

A primeira coisa que vem à mente ao decorar um apartamento de um quarto é o minimalismo. Isso não significa que a situação será espartana - uma mesa, cadeira, sofá e tudo. O minimalismo pressupõe que todo móvel seja necessário por algum motivo, e não apenas. Bem, se ele executará mais de uma função. Por exemplo, um sofá dobrável - e sente-se e durma. Peitoril de janela expandida como uma tabela ou espaço de trabalho. A decoração de móveis nesse estilo é o mais concisa possível e não consome espaço.

O loft moderno de hoje é perfeito para projetar um apartamento de um quarto para uma pessoa ou um jovem casal. Não o incomode que geralmente é necessária uma área grande para um loft. Use elementos individuais para se inspirar e transforme o apartamento em um espaço aconchegante para a vida e a criatividade.

Estilo escandinavo - uma ótima solução para o design de um apartamento de um quarto. Envolve muita luz e um acabamento leve. Esse design expandirá visualmente a área e é perfeito para apartamentos pequenos. Com uma abordagem competente, você não terá paredes brancas e uma atmosfera hospitalar, mas um design minimalista e moderno.

Provence é adequado para naturezas românticas. Cores claras, decoração delicada. O principal destaque de um apartamento de um quarto no estilo Provence será definitivamente a cozinha - você simplesmente não vai querer sair!

Que conclusão pode ser feita? Qualquer que seja sua área, você sempre pode tornar uma casa aconchegante e confortável para a vida toda. Acredite, nós tentamos e sabemos. O principal é decidir sobre o orçamento e as prioridades, o estilo da futura casa. Nosso teste vai ajudar com isso.