Cortinas

Cortinas no interior escandinavo: cores do norte e tecidos naturais

Cada época histórica e qualquer região geográfica apresenta características únicas da decoração das instalações. Os interiores das salas e escritórios dos países escandinavos frios são imediatamente reconhecíveis. Transparência e leveza, simplicidade e conforto caracterizam o estilo escandinavo.

As cortinas de estilo escandinavo mantêm todos os recursos desse estilo.

Agora tudo está nas prateleiras.

Características de estilo

A primeira coisa que chama a atenção é um estilo restrito de execução, sem frescuras e decoração desnecessárias. Os escandinavos são pessoas de disposição calma e equilibrada. E isso se reflete em tudo que os rodeia.

As características mais características inerentes às cortinas feitas no estilo escandinavo:

  • quase até o chão, painéis usados ​​para cortinas,
  • cornijas simples
  • a quase completa ausência de decoração adicional,
  • cores calmas e agradáveis ​​aos olhos.

As janelas projetadas dessa maneira não são um sotaque cativante no interior, mas enfatizam o aconchego criado na sala.

Tecidos para cortinas estilo escandinavo

Os moradores dos países do norte são especialmente inclinados a apreciar o calor retido pelos materiais naturais que eles usam na vida cotidiana. No estilo escandinavo, as cortinas são feitas de tecidos naturais.

Algodão e linho são os preferidos. que são agradáveis ​​ao toque e criam uma sensação de conforto melhor do que seus concorrentes sintéticos.

Na foto, cortinas de algodão

Na foto, cortinas de linho

Para permitir a entrada máxima de luz solar na sala, as cortinas são selecionadas tecidos leves e quase transparentes:

Os fabricantes modernos oferecem uma ampla seleção de tecidos mistos. Juntamente com o componente de algodão ou linho, uma pequena proporção de fibras poliméricas está presente neles. Devido a essa composição, os tecidos diferem pouco dos materiais naturais, mas tornam-se mais práticos e duráveis.

Todos esses tecidos são caracterizados por uma trama simples, transmitindo livremente o ar e dispersando os fluxos de luz. Lençóis de ar leves formam dobras suaves e não carregam a abertura da janela.

Na foto, o tecido de musselina

Para cortinas no estilo escandinavo, é permitido o uso de padrões leves e suaves ao longo da borda, mais frequentemente de padrões florais ou geométricos.

Eles são capazes de esconder a atmosfera da sala dos olhos de um observador externo, mas, ao mesmo tempo, não interferem na penetração do fluxo de luz através da janela.

Se as circunstâncias permitirem e não for necessário bloquear completamente a abertura da janela, os profissionais de design recomendam deixar parte da janela descoberta, deslocando a cortina para um lado da cornija. Dessa forma, você pode liberar visualmente espaço e encher a sala de arejamento.

Existem opções de design e sem cortinas. Na minha opinião, não é muito confortável.

A foto mostra um exemplo de interior escandinavo sem cortinas

Se você precisar manter melhor a confidencialidade ou criar um blecaute na sala, ao mesmo tempo que as cortinas escandinavas, use cortinas, cortinas romanas ou de rolo feitas de materiais mais densos.

A foto mostra um exemplo de uma combinação de cortinas de luz e uma cortina de rolo densa

Paleta de cores da cortina de estilo escandinavo

As cores dos fiordes noruegueses se encaixam firmemente na estética da vida dos povos do norte. Mas, diferentemente das cores sombrias das rochas e do mar frio, os nortistas tentam usar tons muito mais claros em suas casas.

Na foto estão os fiordes noruegueses para sua inspiração.

  • Cinza pérola - enfatiza uma atmosfera equilibrada e calma e, ao mesmo tempo, restringe os negócios.

  • Verduras macias cores pastel - um lembrete de um curto verão ajuda a dar ao quarto frescura e paz, iluminando a escuridão dos dias nublados de inverno.

  • Tons de azul - As pinturas borradas do mar dão um clima romântico e aumentam o volume da sala.

  • Tons creme - permite suavizar a iluminação, adicionar calor visual e suavizar a nitidez das sombras.

  • Cor branca em todos os tons - A escolha mais popular para cortinas de estilo escandinavo. Como a neve, que pode ser qualquer coisa menos branco puro, essas cortinas de tecido fino armazenam uma grande variedade de tons parciais e meios-tons nas dobras, dando ao quarto uma constante novidade e originalidade em diferentes horas do dia.

DICA: No interior da sala, você pode usar com vantagem o efeito original que ocorre quando a luz externa penetra através de um tecido translúcido. As dobras iluminadas da matéria sutil parecem emitir seu próprio esplendor. Isso dá à janela uma aparência única, atraindo atenção e criando uma atmosfera especial na sala. Móveis harmoniosamente selecionados e papéis de parede que combinam com cores ajudarão a criar o interior perfeito, no qual não há necessidade de mudar nada.

Decoração de cortina de estilo escandinavo

Para manter a restrição no estilo, as janelas usam um mínimo de elementos decorativos e os acessórios são selecionados para serem extremamente simples na aparência e não sobrecarregados com acabamentos excessivos:

  • sem frescuras, vincos, lambrequins,
  • como captadores - tiras do mesmo tecido que as cortinas,
  • a abertura da janela não é carregada com tules adicionais ou cortinas pesadas,
  • Para melhorar o efeito de impermeabilidade, são usadas as persianas visuais mais simples ou cortinas de elevação.

Haste de cortina de estilo escandinavo design simples e simples selecionado, com suporte de parede. Opções maciças e ricas em detalhes que degradam a facilidade da percepção visual de uma abertura de janela devem ser evitadas. Como são tradicionalmente usados ​​anéis de suspensão ou loops, movendo-se livremente ao longo da cornija na forma de um tubo.

Uma variante é possível quando o kvrniz não vê nada. Está localizado atrás de um teto falso. Para isso, beirais de cordas ou beirais de pneus são adequados.

A foto mostra um exemplo de uma cornija escondida

Se você deseja se familiarizar com os tipos de cornijas em detalhes, leia este artigo.

Cortinas escandinavas no interior

Os designers recomendam escolher com segurança o estilo escandinavo para cortinas em qualquer ambiente. Tais cortinas podem igualmente ser usadas na decoração de janelas, salas e escritórios.

Para que cortinas bastante estritas e um tanto modestas se ajustem harmoniosamente à atmosfera, você precisa escolher a cor certa para cada quarto:

  • para a sala de estar tons creme, branco e azul são mais adequados, para dar um clima romântico ao tecido, pode haver desenhos feitos em tons próximos à base,

  • no quarto é mais apropriado usar cores calmas: verde, turquesa, creme e loops macios, nos quais as cortinas são penduradas por uma haste de cortina, ajudarão a evitar ruídos desnecessários,

  • na cozinha as cores são suaves e quentes - diferentes tons de creme ou verde, você pode dar ao clima uma cor contrastante da cornija e da picape,

  • quarto dos miúdos, projetada tanto para passatempos ativos quanto para relaxamento, ficará bem com cortinas do estilo escandinavo de cores vegetais ou da cor das ondas do mar, uma captura divertida na forma de um personagem de desenho animado ou uma impressão fácil na tela podem ser uma ótima solução decorativa,

  • no escritório Recomenda-se dar preferência a cortinas de tons mais estritos e contidos - tons de cinza ou azul, cor branca clássica; uma adição elegante será uma cornija metalizada e acessórios de móveis selecionados para combinar com ela.

Vantagens e desvantagens das cortinas de estilo escandinavo

Hoje, essas cortinas são de grande interesse entre profissionais e consumidores de design. Os designers estão dispostos a escolher esse tipo de decoração de janela devido à sua versatilidade e as vantagens incluem:

  • cortinas longas e retas podem adicionar charme e se tornar o complemento perfeito para praticamente qualquer ambiente,
  • eles combinam harmoniosamente com os estilos de interiores mais modernos e clássicos,
  • têm um corte extremamente simples e não são sobrecarregados com detalhes,
  • não exigem uma abundância de elementos decorativos,
  • O design da montagem é tão simples e fácil de instalar.

Escolhendo cortinas de estilo escandinavo, precisa lembrar de algumas desvantagens desta opção:

  • eles não dão sombreamento denso,
  • não permita que você crie um interior colorido brilhante,
  • Eles parecem bastante modestos em comparação com as cortinas de chiffon ou veludo,
  • não é adequado para amantes de estilos de palácio,
  • não se destina a salas com uma massa de pequenos elementos.

Como não usar cortinas escandinavas

Essas cortinas com silhuetas estritas e um mínimo de detalhes decorativos requerem atenção especial ao encher a sala com elementos decorativos. Erros imperdoáveis ​​de design podem destruir completamente a harmonia da percepção da atmosfera da sala:

  • combinando a pretensão e pomposidade inerentes a alguns estilos com a severidade das linhas das cortinas escandinavas,
  • incompatibilidade de cores dos elementos decorativos, bem como desarmonia da saturação das cores em diferentes elementos da decoração do quarto,
  • a escolha errada do piso - o estilo escandinavo é caracterizado pelo uso de madeira e pelo uso de tapetes de forma arbitrária,
  • uma abundância de itens pequenos, decorações de parede, a presença de molduras de estuque ou lâmpadas antigas volumosas.

Funcionalidades

Cada proprietário de apartamento, mesmo não sendo um designer profissional, escolhe cortinas, levando em consideração as características da sala, preferências de gosto e estilo. Considere algumas orientações ao escolher uma cortina de estilo escandinavo.

  • Luz artificial e luz natural. Como você sabe, no lado norte do planeta há alguns dias ensolarados. Os criadores das cortinas suecas levaram esse fato em consideração e deram ao mundo cortinas de luz. Com a ajuda deles, a sala é iluminada da melhor maneira. Cores suaves e ornamentos discretos proporcionam uma atmosfera harmoniosa e emocional.
  • Falta de acessórios maciços. As cortinas de estilo escandinavo não precisam de detalhes pesados ​​de decoração, o que apenas perturbará a aparência e o estilo geral.
  • Têxtil natural. A proximidade com a natureza no esquema de cores é uma prioridade.
  • Apenas cores e tons claros. Desenhos pequenos podem estar escuros.

Características características do estilo

Os residentes do norte, que não estão acostumados a um clima poupador, são mais cuidadosos com seus recursos naturais e, portanto, em suas casas, os materiais naturais geralmente prevalecem tanto na decoração quanto na decoração. No interior escandinavo, você encontrará piso de madeira, móveis de madeira maciça, as paredes são forradas ou decoradas com gesso decorativo. Peles de animais são frequentemente usadas como tapetes. Os tecidos são escolhidos exclusivamente a partir de tecidos naturais, o que se aplica não apenas às cortinas, mas também a estofados, tapetes e outros elementos decorativos.

Devido à falta de luz solar na Suécia, o estilo escandinavo carrega a tarefa principal: encher a sala com luz e calor o máximo possível. Para fazer isso, você precisa usar tecidos que transmitam bem a luz e tons quentes de aquecimento em cortinas e outras decorações.

A Escandinávia não é o país mais ensolarado, e os dias quentes e ensolarados para os locais são uma raridade e alegria. Para evitar que seus aposentos fiquem melancólicos e desanimados, os designers, desenvolvendo esse estilo, decidiram usar a luz como a principal cor principal do interior e deixar que as cores escuras se lembrassem ocasionalmente de pequenos detalhes. E com a adição de amarelo, laranja e vermelho, o interior ficará ainda mais quente e confortável. Rigoroso e conciso - não significa claro. Pequenas estampas florais, padrões geométricos em móveis e cortinas são bastante aceitáveis ​​em estilo, acrescentando ainda mais variedade e sabor a ela.

Cores e tecidos para cortinas

Costuma-se costurar cortinas no estilo escandinavo a partir de tecidos naturais: algodão, linho, musselina, cambraia e chita. Através do material, os escandinavos expressam todo o seu amor pela natureza e pela naturalidade. As fibras sintéticas interferem na criação de um interior único e ideal que transmite todas as características da vida do norte. Além disso, apenas materiais naturais podem criar uma atmosfera verdadeiramente acolhedora e acolhedora que não é característica das fibras artificiais.

Tecidos pesados ​​para cortinas como veludo, cetim e veludo não são adequados para o estilo sueco; eles carregam o interior preenchendo muito espaço. Mas uma densa cambraia de tons claros pode muito bem decorar uma janela em um aconchegante quarto escandinavo.



As cores básicas para o interior do norte são:

Branco - uma cor única que é adequada para todas as idéias de design. Ele deu uma sensação de leveza e liberdade, expande as paredes com uma percepção visual da sala.

Bege - Um tom quente formado a partir do tom marrom básico. Todo o interior pode ser construído nessa escala, e os detalhes brilhantes em forma de cortinas serão detalhes que atraem a atenção.

Cinza - uma cor clássica para cortinas escandinavas. Traz consigo rigor, concisão e cria limites claros de estilo.

Tons de azul - Apesar de ser uma faixa bastante fria, no estilo escandinavo seu uso é bastante popular. Para cortinas noturnas em combinação com cortinas brancas transparentes, você pode usar cortinas turquesa opacas.

Mentol - uma cor que converte a luz do dia em tons suaves que aquecem uma casa fria do norte. Essas cortinas servirão como uma bela decoração de janelas na sala de estar, combinada com pequenas coisas brilhantes.

Verde gramado - uma cor verdadeiramente natural. Em um dia frio de inverno, essas cortinas lembram um sol raro da primavera e grama fresca.



Quanto aos padrões nas cortinas escandinavas, não há lugar para padrões brilhantes e pegajosos aqui. Principalmente eles usam um pequeno padrão na forma de flores, abstrações, ornamentos geométricos e florais.

Acessórios para cortinas do Norte

Como tal, não há acessórios para cortinas escandinavas. Existem vários tabus que precisam ser eliminados ao criar um estilo rigoroso e indiferente.

  • A completa ausência de babados, petecas, pickups exuberantes e tecidos de renda.
  • Se você realmente gosta de lambrequins, deve se limitar a apenas modelos difíceis. Decorações fantasiosas não são bem-vindas e simplesmente inapropriadas no interior, com um design elegante.
  • Ligas e cordões imitando produtos caros feitos de metais preciosos, complementados por contas de vidro, não combinam com esse estilo e parecerão completamente ridículos nas cortinas.

É melhor simplificar as cortinas em todos os sentidos: um tecido simples com uma cor original, um corte reto simples, a ausência de decorações elaboradas nakapisty - e as cortinas escandinavas corresponderão ao estilo definido. É melhor prestar mais atenção à iluminação artificial se o seu quarto ou sala de estar não estiver voltado para o lado ensolarado. Também é enfatizada a decoração típica do norte, na forma de móveis de madeira, escadas, peles de animais.

Tipos de corte

Para o estilo nórdico, são adequados vários tipos de cortinas que atendem aos principais requisitos do estilo: concisão, rigor, simplicidade e funcionalidade. Por esses parâmetros, as cortinas romanas e de rolo favoritas de todos são adequadas. Eles são convenientes de operar e fáceis de cuidar, cabem facilmente em qualquer interior e área. Especialmente cortinas e persianas romanas são boas na cozinha, onde a praticidade vem em primeiro lugar. É melhor escolher uma cor que não seja muito facilmente suja - cinza, roxo. Mas se a janela estiver longe da zona de cozinhar, você poderá prestar atenção aos produtos amarelos, cremes e até brancos.

O corte reto clássico das cortinas de estilo escandinavo é tradicionalmente usado em quartos aconchegantes. O comprimento do piso, a ausência de decorações excessivas e as cores agradáveis ​​aos olhos podem criar um design exclusivo que irá deliciar-se uma e outra vez e dar apenas sentimentos positivos. Para uma sala de estar com esse corte, as cortinas são uma excelente opção em combinação com as cortinas de elevação. As cores do quarto são neutras: cinza, branco em combinação com preto, é possível criar um sotaque brilhante em uma sala de estar com decoração leve.

Apesar de todo o seu rigor, o estilo escandinavo tornou-se popularmente usado para projetar quartos de crianças. A propósito, essa é uma ótima opção: escolhendo tecidos naturais, cores razoáveis, móveis de madeira e sistemas de armazenamento, criamos o ambiente ideal para o crescimento e desenvolvimento harmoniosos da criança. No corte absolutamente todas as cortinas se encaixam aqui. As cortinas romanas são líderes nos quartos das crianças em termos de praticidade e segurança. Os clássicos no chão são mais adequados para crianças adultas que sabem controlar seus movimentos e mostrar sua criatividade em papel ou cavalete.



As fotos selecionadas por nós nos permitirão apresentar com mais clareza como é o estilo escandinavo do interior.

Usando cortinas escandinavas em salas diferentes

O uso de cortinas no estilo escandinavo é possível em salas para diversos fins.

Uma ótima opção para a cozinha é uma cortina de luz feita de tecido de algodão translúcido em branco ou bege. Você pode até costurar uma cortina a céu aberto. Aliás, na Escandinávia, eles preferem instalar uma cortina romana ou enrolada de cortinas na janela da cozinha.

Na sala, é muito importante criar aconchego, pois aqui a família se reúne para passar um tempo juntos. Muitos designers de estilo escandinavo aconselham deixar a janela da sala aberta para exposição ao sol, ou seja, Não faça cortinas com uma tela. Mas na Rússia não é costume ficar sem cortinas. As janelas da sala de estar em estilo escandinavo podem ser decoradas com cortinas leves e claras em um corte simples. Vincos e cortinas complexas, quaisquer decorações e elementos decorativos não são permitidos. Cortinas costuradas na forma de fitas do mesmo tecido que o tecido principal podem decorar as cortinas.

No quarto de dormir, quero me proteger dos raios do sol que penetram no início da manhã ou dos olhos de estranhos, especialmente se for no 1º andar. Parece que o quarto precisa de cortinas mais densas. Mas o estilo sueco não permite o uso de algo pesado. Escolhendo as cortinas do quarto escandinavo, você deve agir de acordo com as mesmas regras da sala de estar. E as persianas ajudarão a proteger contra olhares indiscretos: eles são instalados além de cortinas.

Na sala da criança, cortinas diretas de creme ou qualquer outro tom claro serão bastante apropriadas. Eles podem ser translúcidos, para que os raios do sol penetrem facilmente na sala, criando uma atmosfera de calor e conforto.

Quais materiais são adequados para cortinas escandinavas?

Na versão clássica, o estilo escandinavo envolve o uso de materiais naturais - algodão, linho, musselina (algodão, lã ou seda), chita. Eles são hipoalergênicos, agradáveis ​​ao toque, criam uma atmosfera acolhedora. No entanto, esses tecidos devem ser cuidadosamente cuidadosos: lavados à mão em água levemente morna com detergentes suaves, secos e endireitados, passada a ferro a uma temperatura mínima. Caso contrário, a tela diminuirá e perderá forma.

Uma alternativa moderna são os tecidos mistos feitos a partir de combinações de fibras naturais e sintéticas. Tais materiais combinam a estética das telas feitas de fios naturais e a praticidade dos sintéticos. Para cortinas, geralmente são escolhidos tecidos translúcidos. Se você deseja criar periodicamente um blecaute completo ou quase completo, as cortinas de luz combinam com as persianas.

Cores escandinavas da cortina do estilo

A cor básica das cortinas e persianas escolhidas para projetar a sala no estilo norte é branca, mas na maioria das vezes não estrita, branca "oficial", e seus tons são marfim ("marfim"), leite assado, madrepérola, algodão. Há outra sombra quente - stockhgolmsvit ("branco de Estocolmo"). É obtido adicionando um pouco de cinza e amarelo ao branco.

Quais problemas os sistemas de blindagem de janelas de cor branca e suas tonalidades resolvem:

  • aumentar visualmente o volume da sala e sua altura; para isso, as cortinas estão presas no topo da parede;
  • crie um ambiente descontraído e torne aconchegante até uma pequena sala escura,
  • informe o interior aparência elegante e solene.

É fácil cuidar de tecidos brancos feitos de fibras misturadas, pois detergentes mais agressivos podem ser usados ​​em comparação com materiais não ferrosos.

Para o design de janelas nos interiores em estilo escandinavo, são apropriadas cortinas de cores e tons:

  • Creme ("cremoso"). Essa sombra suave e delicada, adequada para pessoas do norte equilibradas, expande visualmente os limites da sala e cria uma atmosfera aconchegante. Pode ser usado sem outras cores ou em várias combinações de cores. O creme combina bem com muitas cores. Opções para creme - um tom mais escuro de “renda velha” e mais leve - “creme de espaço”.
  • Cinza. Essa cor tem uma enorme quantidade de tons quentes e frios. A versão clássica é cinza neutro, obtido pela mistura de 50% de branco e 50% de cinza. A gama cinza-bege refere-se a tons quentes, prateado claro e azulado a frio. A combinação de tons claros e escuros cria soluções requintadas e calmas. Para cinza, é fácil selecionar elementos decorativos do interior. É indesejável usar essa cor em uma sala com paredes cinza, para não obter um espaço sem rosto sem expressão.
  • Azul. Cortinas e persianas de tons de céu claro e ondas do mar reviverão uma sala escandinava calma e reservada.

Você gosta das cortinas? Você pode pedir o mesmo na seção Sala de estar

Modelos de sistemas de iluminação para o interior "norte"

As cortinas das janelas nos quartos em estilo escandinavo podem ser longas e curtas (até o peitoril da janela), lisas ou com um ornamento floral ou geométrico. No entanto, todos eles devem ter um corte simples e um design restrito, sem frescuras e lambrequins macios. Elementos de acento único e captadores lacônicos são permitidos.

Cortinas compridas

Geralmente eles param em opções de camada única - cortinas translúcidas ou transparentes que não interferem na penetração da luz na sala. Os panos podem ser montados em dobradiças feitas do mesmo material da cortina ou de outro, diferindo em 1-2 tons.

Uma opção conveniente são as cortinas nos ilhós (buchas) que servem para cercar os orifícios. Através desses orifícios, puxe o cabo, a trança, o cabo. A cor e o material dos ilhós são selecionados, dependendo do material a partir do qual o bloco da janela é feito, das cores das cortinas ou do design geral do interior. Ilhós são feitos de plástico, madeira e metal. Eles podem ter não apenas uma rodada, mas também outra forma (quadrada, poligonal, fantasia), que pode ser comparada às figuras de um ornamento geométrico. A superfície pode imitar o corte de madeira, vidro, pedra natural, ser plana ou multicolorida.

Cortinas para o peitoril da janela ou um pouco mais baixas são adequadas para salas pequenas, quartos de crianças, cozinhas.

Cortinas roladas (persianas) no interior do estilo escandinavo

Esta versão moderna da decoração de janelas é um sistema de elevação que consiste em um eixo, uma trama com uma barra de pesagem e um elemento de controle. Para controle são: cabo de corrente, mecanismo de mola ou acionamento elétrico. O mecanismo de mola permite fechar a janela não apenas de cima para baixo, mas também de baixo para cima ou do meio para cima e para baixo. Esses modelos são adequados para janelas no térreo, pois protegem a sala de olhares indiscretos e deixam um espaço para a penetração da luz solar.

As cortinas de rolo são dos seguintes tipos:

  • Sistemas abertos. O tecido é enrolado em um eixo aberto. Os modelos variam em largura da lâmina, diâmetro do eixo, tipo de fixação no teto, parede, unidade da janela.
  • Sistemas fechados. Além disso, eles contêm uma caixa (cassete) protegendo o eixo com tecido enrolado ao redor e duas guias nas laterais ao longo das quais a trama se move.
  • Modelos projetados para serem montados diretamente na faixa. Os produtos são convenientes para blocos de janelas de plástico. Eles podem ser presos com suportes em forma de L ou fita dupla face ao perfil de PVC sem perfurar. Tais sistemas compactos, quase invisíveis na moldura da janela, são frequentemente pendurados com cortinas tradicionais. As persianas e cortinas podem ter o mesmo esquema de cores, variar ligeiramente em tom ou contrastar em cor. As cortinas podem ter um padrão e sistemas de rolo - monofônicos ou vice-versa. Você pode combinar persianas para fotos - persianas com cortinas de cores claras com imagens impressas usando a impressão de fotos.

Cortinas romanas no interior de estilo escandinavo

Os modelos romanos, graças ao design lacônico, são perfeitos para o estilo do norte. Esses sistemas consistem em um painel montado em uma cornija especial e um elemento de controle. No lado errado do painel, a uma distância igual um do outro, há bolsos nos quais há inserções sólidas. Um material de ponderação é fornecido abaixo. Tal pano na forma aberta tem uma forma retangular regular e, quando recolhido, dobra-se em dobras uniformes. Os sistemas de proteção contra luz romana são uma boa opção para janelas pequenas. Em grandes aberturas de janelas, vários produtos são geralmente colocados em uma fileira.

As telas de elevação são usadas de forma independente e em combinação com cortinas clássicas.

Cortinas na cozinha com interior em estilo escandinavo

Você gosta das cortinas? Você pode pedir o mesmo na seção Cozinha

Ao escolher um modelo para esta sala, preste atenção à praticidade do sistema de proteção contra luz. As melhores opções são cortinas de papel ou persianas romanas até o peitoril da janela. Os modelos montados na faixa deixam o peitoril livre, o que é importante para jardineiros amadores. Para janelas localizadas perto da área de trabalho, são escolhidos tecidos mistos de cores não desbotadas, tratados com compostos antiestáticos e resistentes ao fogo. Uma das opções são persianas horizontais brilhantes com ripas de plástico.

Erros na escolha de sistemas de proteção contra luz no interior da Scandi

Ao escolher o design das aberturas das janelas, você deve evitar:

  • combinações de cores muito brilhantes
  • elementos de design como pincéis, franjas, lambrequins macios,
  • o uso de cornijas de teto.

Este artigo descreve os recursos de decoração de janelas nos interiores em estilo escandinavo. No entanto, antes de tudo, você precisa decidir se deseja tornar as cortinas um elemento do esquema geral de cores ou do ponto de destaque. No segundo caso, em tecidos com um padrão geométrico ou floral, as imagens fotográficas correspondentes ao estilo Scandi são adequadas.