Qualquer construção não pode prescindir da conexão de tecnologias baseadas em ligantes. Você pode comprar cimento de alta qualidade em Moscou e comprar concreto pronto em Moscou entrando em contato com a empresa MSC-Region. Mas e se for necessário um pequeno volume ou não houver a possibilidade de um misturador de concreto se aproximar? Você deve ler este artigo, procurar informações adicionais esclarecedoras e fazer o amassar por conta própria. A composição das misturas de construção é um tópico completamente acessível, em comparação com a nanotecnologia e outras áreas que exigem educação persistente.
Visão geral das marcas de concreto
A marca de concreto é o principal indicador de sua força. Quanto maior o número numérico de concreto, mais confiável e mais forte será a composição final.
- M50-75 - uma versão fácil da argamassa de cimento, utilizada no acabamento de interiores, para betonilha e rejunte para alvenaria,
- M100-150 - o chamado "concreto magro" é utilizado como contrapiso para o piso, na fabricação de caminhos e bordas e em obras auxiliares na construção,
- M200 - argamassa para alvenaria, betonilha e gesso para uso interior e exterior,
- M300 - uma composição durável, usada principalmente na construção de ruas.
Para fazer uma argamassa de cimento com a resistência necessária, não é necessário comprar concreto da marca correspondente. No processo de preparação da mistura, o concreto é misturado à areia, alterando a proporção. Assim, é fácil obter uma mistura de cimento M100 ou M200 a partir de matérias-primas da marca M400.
Materiais e ferramentas necessários para o trabalho
Sua resistência, características técnicas e visuais dependem da composição da solução de cimento. A composição padrão da mistura consiste em três elementos:
- cimento seco
- areia
- água.
Para alterar a qualidade da composição, são utilizados os seguintes aditivos:
Eles afetam a cor do revestimento, ajudam a torná-lo mais dúctil e pegajoso.
Para misturar e colocar a argamassa de cimento, você precisará das seguintes ferramentas:
- um balde ou uma bacia profunda para agitar, correspondendo em tamanho ao volume da mistura,
- misturador de construção ou broca com bico,
- espátula ou espátula para espalhar a mistura sobre a superfície,
- luvas e óculos de segurança.
Todas essas ferramentas provavelmente serão encontradas no domicílio por pessoas envolvidas em reparos pelo menos uma vez. Caso contrário, eles devem ser comprados ou emprestados de amigos.
Tipos de solução
O tipo de argamassa de cimento varia de acordo com a marca do cimento, a composição dos componentes e a presença de aditivos plastificantes. Pela composição, dois tipos de solução podem ser distinguidos - usando cal e areia. Considere as propriedades de cada um deles.
Cal de cimento
A argamassa de cimento com adição de cal é diferenciada por sua ductilidade e aderência, sendo mais utilizada em gesso ou na colocação de ladrilhos.
A composição da mistura inclui cimento, cal e areia nas proporções de 1: 1: 6 e 1: 2: 9 partes, respectivamente. Para melhorar a ductilidade e a viscosidade da solução, são adicionadas cola PVA, detergentes e areia de argila.
Se o cal rápido for usado, ele deve ser extinto misturando-o com água. Durante a reação química, uma grande quantidade de calor é liberada; portanto, você precisa proteger as mãos e o rosto ao trabalhar com limão.
Areia de cimento
Argamassa de cimento e areia é a opção de revestimento mais fácil de fabricar. Para amassar, pegue uma parte de cimento em 6 ou mais partes de areia. A composição é adequada para trabalhos ao ar livre e em ambientes fechados. Por não possuir aditivos adicionais, sua plasticidade e adesão não permitem o uso da argamassa em pequenos trabalhos de reboco e ladrilhos.
Como plastificantes, melhorando a aderência e elasticidade do material, são utilizados sabão líquido e cola de PVA. A areia de argila ou pedreira ajuda a tornar a composição mais plástica. Para esclarecer e melhorar a aderência, os construtores adicionam cal extraído à mistura, obtendo uma argamassa de cimento-cal.
Aditivos de costura colorida
Os aditivos de cor para a mistura de cimento servem a propósitos puramente decorativos. Eles são mais frequentemente usados ao colocar tijolos para tornar as costuras mais expressivas e estéticas.
A fuligem foi usada para dar uma cor escura, mas a experiência mostrou que esse componente degrada as características técnicas do cimento. Hoje, sais e óxidos metálicos são usados para esses fins. Aditivos de cores podem ser adquiridos em lojas de ferragens.
Relação de mistura
A proporção dos elementos na argamassa de cimento depende do escopo da mistura e do tipo de concreto. Por exemplo, se você deseja obter argamassa de cimento M100 a partir do concreto M400, a relação cimento / areia será de 1: 4. Assim, é fácil calcular qual proporção é necessária para obter a nota certa de qualquer concreto.
Como fazer uma argamassa de cimento para diferentes tipos de trabalho (cimento: areia):
- Estuque: 1: 5 com a adição de uma parte de limão,
- Betonilha de piso: 1: 4 para a marca M500, 1: 3 para a marca M400,
- Alvenaria: 1: 5 - M3, 1: 4 - M5, 1: 3 - M8. Nesse caso, a marca da solução finalizada deve corresponder à marca do tijolo.
O volume de água para a preparação de uma solução líquida não deve exceder 60% do volume total. Geralmente é de 1-2 partes em proporção.
Tempo de secagem
O tempo de endurecimento da pasta de cimento depende diretamente da temperatura ambiente e da espessura do revestimento. Quanto mais espessa a camada da mesa e mais baixa a coluna do termômetro, mais tempo a mistura secará.
Considere o tempo de fluidez em condições favoráveis:
- 2–4 horas - configuração da solução,
- 12-24 horas - endurecimento incompleto do cimento, você pode caminhar sobre ele, mas o trabalho de acabamento não é recomendado,
- 10-14 dias - secagem completa do revestimento, após o qual você pode começar a terminar a superfície com ladrilhos ou outro material.
Como fazer cimento a baixa temperatura
A temperatura ideal para despejar argamassa de cimento é de + 200 ° C e superior. Mas nem sempre é possível criar essas condições durante a construção e a decoração exterior do edifício. A temperaturas negativas, a argamassa de concreto se agita e a água na composição se transforma em gelo. Isso afeta diretamente a qualidade do revestimento.
Na construção, existem várias técnicas que ajudam a evitar danos à mistura de cimento em temperaturas abaixo de zero:
- Aditivos especiais anti-geada na composição,
- Água e areia aquecidas ao misturar concreto,
- Revestimento de aquecimento elétrico,
- Abrigo derramando toldo e cofragem de isolamento.
Para alvenaria em temperaturas abaixo de zero (até -7 ° C), é necessário usar uma argamassa de cimento (na proporção cimento / areia - 1: 4) ou cimento-cálcio (1: 1: 6 - cimento, cálcio, areia). A solução deve ser densamente plástica, ou seja, conter uma pequena quantidade de água.
O uso de concreto na decoração da casa
Na decoração de interiores de apartamentos e casas, o concreto é usado em três tipos de trabalho:
- gesso para parede
- betonilha de derramamento,
- instalação de azulejos no banheiro.
A solução para a decoração da casa deve ser suficientemente plástica e ter boa adesão ao revestimento áspero. Portanto, plastificantes e aditivos adesivos são necessariamente adicionados a ele.
Dicas úteis
- Escolha um recipiente fundo para a solução, para que, ao mexer, não derrame sobre as paredes,
- Em vez de rejunte para o processamento de juntas de tijolo ou ladrilho, podem ser usados rejuntes especiais; nesse caso, não serão necessários corantes para cimento,
- Um dia após a dispersão, cubra-o com um filme para que o revestimento não seja danificado durante o processo de reparo.
Vídeos feitos com argamassa de cimento
Como misturar concreto com suas próprias mãos:
Preparação de argamassa de cimento colorida:
A preparação da argamassa de cimento não requer habilidades especiais e a presença de um grande número de ferramentas. É fácil fazer uma mistura de betonilha e gesso com as próprias mãos, observando as proporções e usando plastificantes baratos. Assim, você pode economizar significativamente na mistura final e obter uma composição universal para diferentes trabalhos de acabamento.
Tipos de misturas de cimento
Dependendo da composição e objetivo do uso, a solução é dividida em marcas:
- M150 e M200 - para mesas,
- M50, M100, M150, M75, M200 e M125 - para alvenaria,
- M10, M50 e M25 - para gesso.
Todas as variedades diferem quanto ao teor e proporções quantitativas de areia. A alteração da proporção dos componentes principais permite o uso desse material de construção em vários trabalhos.
O grau de uma solução é um indicador da força de uma estrutura construída com seu uso. As proporções dos ingredientes dependem, em regra, de que marca é necessária a argamassa de cimento. Frequentemente, as instruções de cozimento são impressas pelo fabricante na embalagem.
Obviamente, você pode solicitar a massa final da marca certa (no momento, estão sendo vendidas misturas prontas para fundação, gesso ou contrapiso, nas quais você só precisa adicionar a quantidade certa de água). Mas lotes independentes economizarão dinheiro.
Regras para determinar a marca desejada de massa de cimento areia
De acordo com a tecnologia, é necessário que o teor da argamassa corresponda ao teor do material utilizado (tijolo, blocos). Por exemplo, se a alvenaria é feita de tijolo da classe 100, a massa de cimento deve ser M100. Sujeito a esta regra, como resultado, você obterá uma sólida estrutura homogênea de tijolos.
No caso de a marca do material usado ser alta, por exemplo, 350, não vale a pena lutar por uma partida, pois isso aumentará significativamente o custo de construção. As proporções geralmente aceitas são 1 parte (por exemplo, um balde) de cimento e 3 - areia (1 a 3). Ao preparar o concreto para despejar a fundação, são adicionadas 3-5 partes de pedra britada a essa proporção.
À venda, há uma enorme variedade de tipos diferentes de cimento, diferindo em marca, fabricante, propriedades e prazo de validade. O cimento Portland, caracterizado por um alto nível de resistência à água, resistência ao gelo e resistência, é especialmente popular entre os construtores profissionais. Endurece bem em quase qualquer tempo.
Regras para a preparação da mistura
Para a dosagem manual, recomenda-se diluir o cimento em um recipiente de metal ou plástico: calha, bacia, banheira velha, balde. Para misturar, você precisará de uma pá, espátula, espátula ou broca com bicos. Com grandes volumes da argamassa de cimento preparada (a partir de 1 m3), é aconselhável usar misturadores de concreto. Todos os equipamentos e a plataforma de mistura são preparados com antecedência, assim como os componentes de entrada. A viabilidade da base de cimento é de 1-1,5 horas, a mistura é usada imediatamente após a preparação.
A areia é pré-lavada e seca, não é possível adicionar carga úmida - isso leva a uma violação da proporção W / C. As características da composição cimento-areia dependem das propriedades do ligante e das proporções selecionadas (para verificar a conformidade, divida a marca de resistência da fábrica pelo número de frações de areia). É melhor plantar cimento com água limpa (derreta, chuva ou água potável é adequado), não é recomendável tirá-lo de fontes abertas. Para dar plasticidade, é permitida a introdução de aditivos (sabão líquido, cal, plastificantes), mas não mais do que 4-5% do ligante total.
A sequência de carregamento dos componentes depende do método de amassar: quando manualmente primeiro areia e cimento são peneirados no recipiente, eles são fechados com líquido. Ao usar uma betoneira, pelo contrário, a água é despejada na tigela e depois nos enchimentos. É melhor criar aditivos e impurezas imediatamente, uma exceção é feita apenas para fibras de reforço. De qualquer forma, a argamassa de cimento é misturada por não mais de 5 minutos, período durante o qual deve atingir uma consistência homogênea. Uma composição adequadamente preparada permanece na espátula ou na espátula e flui suavemente quando virada; não se observam grumos ou partículas não diluídas.
A proporção de cargas
A principal medida é a proporção de fichário. Dependendo da finalidade da composição, as seguintes proporções dos componentes de entrada são usadas:
1. Para preparar o gesso: 1: 3, a proporção W / C não excede 1, recomenda-se diluir a composição em lotes. Ao realizar trabalhos em ambientes fechados, o grau mínimo de resistência do cimento é M150, fachada - M300. Para dar plasticidade ao gesso, é permitida a introdução de cal (não mais que 50% da proporção de areia).
2. Ao misturar a argamassa de alvenaria: 1: 4, o grau de resistência do aglutinante não é inferior a M300. A cal é introduzida exclusivamente na forma abatida e não superior a 0,3 da proporção de cimento. A relação W / C ideal é de 0,5; 50 g de sabão líquido são adicionados para dar plasticidade. Os compostos de alvenaria são preparados em sequência estrita: a primeira água é introduzida no contêiner ou no misturador de concreto, depois os enchimentos.
3. Para trabalhos de fundação: 1: 2: 4 (cimento, areia, cascalho, respectivamente), a proporção de água é tomada igual ao volume do aglutinante. Utilizam-se cimento Portland do M400 e agregado de granulação grossa de rochas duras, a mistura é realizada em um misturador de concreto.
4. Ao despejar uma mesa de concreto, é necessário diluir o cimento de alta qualidade com areia, na proporção de 1: 3, na proporção W / C = 0,5. A composição deve alcançar a espátula e preencher pequenos espaços vazios; é melhor amassá-la à força.
5. Ao passar o piso, uma mistura de cimento e areia é preparada na proporção de 1: 1. O vidro líquido ou a cal devem ser previamente diluídos em água, com uma proporção não superior a 0,1 em relação à proporção de ligante.
Ao preparar concreto e composições com vários enchimentos, o cimento é adicionado à solução sem misturar com areia; em todos os outros casos, é recomendável peneirá-los juntos. Além de adormecer com proporções claramente medidas, as proporções corretas são determinadas pela marca do aglutinante (não inferior ao necessário, se houver dúvida de sua qualidade ou frescura, seu consumo é aumentado), limpeza e secura da areia, resistência e escamação da pedra britada (para concreto). O mais difícil é escolher uma proporção água-cimento, é recomendável usar 85% de água primeiro e depois introduzir gradualmente o restante.
Muitas vezes surge a questão: como diluir o cimento com sabão líquido. Este aditivo é muito popular na construção particular, é o plastificante mais barato. Mas o excesso de espuma é prejudicial, é melhor esperar 3-4 minutos para encolher e só depois injetar a mistura de cimento e areia (e - em pequenas porções). Este tempo de amassamento aumenta em aproximadamente 5 minutos. A proporção total de quaisquer impurezas (incluindo minerais corantes) não deve exceder 10% em peso do aglutinante; caso contrário, a qualidade da solução preparada diminui acentuadamente (as propriedades adesivas são niveladas).
Conselhos de especialistas
É necessário procriar a uma temperatura ambiente de +5 ° C. Se possível, use um misturador de concreto, isso aumenta a uniformidade e a qualidade da argamassa. Com o amassamento automático, a sequência de carregamento dos componentes depende do tamanho das frações: do pequeno ao grande. A solução finalizada é descarregada e usada imediatamente, quanto maior o grau de resistência do cimento, mais rápido ele endurece. Para melhorar o desempenho, é recomendado:
- introduzir aditivos resistentes ao gelo ou hidrofóbicos (relevantes para o concreto),
- ao misturar o gesso, substitua parte da areia por perlita (para aumentar as propriedades isolantes),
- faça um lote de teste para verificar a qualidade dos componentes,
- se possível, use dispensadores especiais.
Recursos de mistura
Antes de iniciar o trabalho, recomenda-se peneirar os ingredientes juntos por uma peneira de construção, para que a composição se torne homogênea. É melhor misturar cimento com areia, não com as mãos, mas com a ajuda de ferramentas: um misturador de concreto ou uma broca com um bico. É desejável que o tamanho das frações esteja entre 0 e 2 mm; quaisquer impurezas afetam adversamente as características da solução.Verificar a areia quanto à argila é muito simples: basta diluí-la em um recipiente de vidro com água, se forem observadas suspensões lamacentas - você deve comprar outra. Você também deve determinar a qualidade do cimento: acorda fresco por entre os dedos e tem um tom cinza claro ou esverdeado, não há grumos.
Para diluir adequadamente uma solução desses componentes, é recomendável aderir a essa tecnologia:
- Despeje água no recipiente em uma quantidade igual ao cimento (ou em outras proporções necessárias). Parte do líquido é deixada; para areia úmida, a relação W / C é escolhida um pouco menos que a normativa.
- Dilua sabão líquido ou detergente em água. Esta etapa é opcional, mas esse aditivo melhora a adesão da solução futura.
- Despeje metade do material de enchimento finamente dividido (ou parte da composição peneirada) no recipiente. Nesta fase, o cimento com areia deve ser diluído na proporção selecionada, levando em consideração o uso pretendido da mistura a ser preparada e os padrões relevantes.
- Despeje todo o cimento e ligue a betoneira ou a betoneira. Após dois minutos de mistura, introduza o restante da areia.
- Verifique a consistência da solução e adicione a água restante em pequenas porções, conforme necessário. Uma mistura adequadamente preparada desliza (e não escorre) da espátula. Quando cortada com uma espátula, não há partículas secas, mas a linha traçada não se esvai.
- Introduzir aditivos modificadores (se necessário) e misturar tudo novamente.
A violação das proporções leva ao rompimento da solução após a solidificação ou seu derramamento. É importante selecioná-los com antecedência, calcular e comprar a quantidade necessária de material. A viabilidade da solução final é de 1 hora, período em que deve ser totalmente utilizada para a finalidade a que se destina. Não é permitido re-diluir a mistura congelada no tanque.
Recomendações gerais para a preparação de soluções
Convencionalmente, todas as argamassas de cimento podem ser divididas em: gesso (com grau de resistência de M10 a M50), alvenaria (de M50 a M200, respectivamente), usado para betonilhas ou como base para concretagem de estruturas de edifícios (M150 e M200). As proporções selecionadas afetam significativamente esse indicador, em particular, cada fração adicional de carga granulada reduz-o. Por exemplo: se você diluir o cimento Portland M400 com areia na proporção de 1: 4, a nota final da solução será M100. Quanto menos cimento, mais frouxo e mais poroso será.
Existe um requisito: a argamassa usada para conectar tijolo ou concreto não deve ceder em força à marca do produto em si. Idealmente, eles coincidem, então a estrutura construída será monolítica e homogênea. Esta regra se aplica principalmente a misturas de alvenaria, também é desejável levar em consideração características como resistência ao gelo e à água. Ou seja, ao instalar os blocos de fundação na solução conjunta, é aconselhável introduzir aditivos hidrofóbicos.
Proporções de argamassa recomendadas para misturas de gesso
Ao executar trabalhos internos, será necessário cimento da M150, para enfrentar as fachadas é necessária uma classe mais alta - M300. Proporções comprovadas para reboco de parede são 1: 3. Neste caso, recomenda-se misturar areia com cimento antes de misturar e gradualmente diluir a mistura seca resultante com água. O resultado é uma massa homogênea que não flui da espátula quando inclinada a 45 °, a razão V / C é escolhida para ser? Para aumentar a plasticidade, o cal pode ser diluído e extinto na água adicionada (0,2-0,3 partes da quantidade de cimento); essa solução é aplicada de maneira mais fina. Para dar às propriedades de isolamento térmico do gesso, a areia é parcialmente substituída por perlita.
Proporções recomendadas de argamassa para pisos
Para betonilha, é utilizado cimento Portland fresco de alto grau (da M400). As proporções clássicas para encher o chão são 1: 3. A relação W / C não excede 0,5, a solução deve esticar e preencher os menores vazios, mas sem bolhas. Para obter a uniformidade desejada, é amassada com um misturador de construção. Os componentes devem ser peneirados. Devido à pequena quantidade de líquido, a solução endurece rapidamente, e deve ser usada dentro de meia hora após a amassar.
Relação de argamassa recomendada ao concretar a fundação
Nesse caso, para a construção das fundações de pequenos edifícios, o cimento Portland é comprado pelo menos M200, para edifícios é melhor escolher M400 ou M500. Para a preparação de volumes acima de 2 m3, é necessário um misturador de concreto. Proporções ideais para a fundação: 1: 2: 4, carga granulada grossa (cascalho ou pedra britada de granito duro) é introduzida na composição, é indesejável adicionar rochas menos duráveis, elas reduzem o grau final de resistência do concreto.
A qualidade dos componentes utilizados desempenha um papel enorme, sendo permitido reproduzi-los exclusivamente com água potável pura (não marítima ou de fontes abertas). As proporções são rigorosamente observadas - não mais que 0,5 do volume de cimento. Não deve haver pedaços secos e componentes não dissolvidos, mas também o descascamento do líquido e a sedimentação da pedra britada no misturador de concreto - também. Portanto, o concreto não deve ser misturado por mais de 10 a 20 minutos, é descarregado e vertido sem demora, apesar do tempo de endurecimento de 1 hora.
O excesso de areia em relação ao cimento na argamassa para fundações superiores a 2: 1 é permitido apenas em solos secos e estáveis para edifícios sem carga. É impossível misturar finamente úmido e agregado grosso e cimento, isso leva a uma violação de proporções, bem como a presença de impurezas e detritos de argila. Portanto, areia e cascalho devem ser lavados e secos antes da mistura. O cimento Portland para a fundação precisa do mais fresco, não deve ser comprado antes de 2-3 semanas antes da concretagem.
Os principais componentes da argamassa de cimento são água, areia e cimento
Uma argamassa de cimento é uma mistura viscosa, com a ajuda da qual qualquer peça é fixada uma à outra.
A solução pode ser usada na construção monolítica, mas o uso de um grau mais alto de cimento é necessário aqui.
A base de qualquer argamassa de cimento é uma combinação de ingredientes essenciais:
- realmente cimentar-seque atua como adstringente,
- areia atuando como um espaço reservado,
- a água é usada para diluir os sólidos, a fim de proporcionar uma certa consistência.
Além da presença desses componentes básicos, a qualidade da argamassa de cimento depende de sua qualidade. Não existem certos requisitos estritos para a água além de sua pureza. Não deve conter impurezas desnecessárias, sujeira, óleo, etc.
Se não houver sistema de abastecimento de água no canteiro de obras, a melhor opção seria comprar água nas lojas.
A maioria dos especialistas costuma usar areia do rio, caracterizada pela ausência de impurezas, pedras e argila. O uso de areia de pedreira também é permitido, mas após limpeza e lavagem preliminares.
Mas a areia do mar é completamente inadequada para uso. O fato é que ele contém uma grande quantidade de sal, difícil de remover da composição, o que afeta negativamente a ligação de todos os componentes da mistura.
O principal elemento da solução é o cimento, cuja qualidade depende da qualidade de toda a mistura em muitos aspectos. Existem muitas marcas de cimento, variando de 100 a 600.
Quanto maior o número, maior a carga que a solução congelada pode suportar, o que é um indicador muito importante em várias áreas da construção.
Para a fundação, serão necessários graus mais altos de cimento - M400, M500, etc. Mas para a colocação de tijolos aparentes, para reboco de paredes e outros trabalhos similares, as marcas M100 e M200 são bastante adequadas.
Proporções de argamassa de cimento
Eu gostaria de lidar com os tipos de argamassa de cimento em si. Eles vêm de várias formas:
Esta classificação é uma consequência de diferentes quantidades de líquido, que é usado para diluir os ingredientes secos da solução.
A solução gordurosa é obtida usando uma pequena quantidade de água. Por um lado, a mistura endurece muito rapidamente, mas, por outro lado, após o endurecimento, a mistura pode rachar com o tempo, o que afeta negativamente a vida útil do edifício.
Uma solução enxuta, ao contrário, é preparada com muita água. As características da solução final deixam muito a desejar, e o tempo de endurecimento da mistura aumenta significativamente.
A melhor opção é uma solução normal na qual são observadas proporções harmoniosas de todos os componentes - cimento, areia e líquido. Após o endurecimento, essa solução não se desfaz e não racha, o que torna os objetos de construção bastante duráveis.
A solução mais comum é uma combinação de cimento e areia (1: 3). Deseja saber como amassar essa solução? Não há nada complicado nisso. Tendo tomado três partes de areia, as misturamos com uma parte de cimento em um recipiente separado.
Misture bem para que a mistura seca fique da mesma sombra. Em seguida, você pode começar a adicionar água enquanto mistura a mistura com uma pá ou furadeira elétrica com um bico.
A solução final deve assemelhar-se a um creme azedo espesso de forma consistente; portanto, após a mistura dos ingredientes secos, a água é adicionada em pequenas porções. Em média, o volume de fluido deixa metade do volume de cimento, mas essa é uma proporção aproximada.
Também é importante notar que a marca da argamassa de cimento acabada e a marca de cimento são conceitos diferentes.
O grau de argamassa é um grau de cimento dividido pelo volume de carga utilizada, isto é, areia.
Portanto, para amassar uma solução da marca M100, precisamos dos seguintes componentes:
- cimento da marca M300,
- três baldes de areia.
Mas isso não significa que a argamassa da marca M100 seja preparada apenas a partir da marcação M300.
Se o cimento M400 estiver disponível, para a preparação da solução, serão necessários quatro baldes de areia (proporção de 1 a 4). Se o cimento for M500, cinco baldes (proporção de 1 a 5) etc.
Já dissemos que a argamassa de cimento é usada para uma ampla variedade de finalidades de construção. Consequentemente, e proporções de areia e cimentobem como outros componentes da solução, será diferente para cada aplicação específica. Vamos considerar cada um deles com mais detalhes.
Como amassar para a fundação
A fundação é o momento determinante na construção de qualquer projeto de construção, do qual depende diretamente o período operacional. Por isso é muito importante observar rigorosamente as proporções da argamassa para a fundação.
Uma fundação de qualidade deve consistir não apenas em componentes tradicionais de argamassa - areia, cimento e água, mas também em pedra britada. Não deve ser calcário, porque isso não aumenta a resistência da solução final. Além disso, não substitua a pedra britada por argila expandida, cascalho e outros materiais similares.
Na maioria dos casos, o cimento das classes M400 e M500 é usado para fazer a fundação. A resistência é extremamente importante para a fundação do edifício, portanto, o uso de altos graus de cimento é justificado.
Quanto à areia e à água, aqui os requisitos são absolutamente idênticos aos aplicáveis à argamassa de cimento usual usada para reboco de paredes, alvenaria, etc. A água não deve conter impurezas, óleos e objetos estranhos.
Os painéis de parede do banheiro são bastante simples de instalar, são bastante duráveis, podem lidar facilmente com as diferenças de temperatura e têm uma longa vida útil. Isso é tudo sobre esse material maravilhoso.
Usando uma mesa autonivelante para o piso, você pode minimizar todas as dificuldades de nivelá-lo. Aqui você pode descobrir sobre os diferentes tipos e custos de mesas autonivelantes.
A areia da pedreira ganhou ampla distribuição devido ao seu baixo custo e excelentes qualidades naturais. Siga o link para se familiarizar com as características técnicas deste material.
A areia deve ser lavada e peneirada para que não haja vestígios de argila, pedras, formações de lama etc.
As proporções de areia e cimento para preparar a argamassa para a fundação são as seguintes - três baldes de areia são tomados por balde de cimento.
Quanto à pedra britada, na maioria dos casos é idêntica à quantidade de areia. Se você medir tudo com baldes, um balde de cimento M400 ou M500 precisará de três baldes de entulho e três baldes de areia.
A água deve ser diluída com cuidado.para não tornar a solução muito líquida. É muito importante aqui como a areia seca temos disponível, ou seja, se estiver molhado, é aconselhável secá-lo antes de misturar com o restante dos ingredientes.
A composição da argamassa para betonilha, como amassar
As proporções e o consumo de argamassa de cimento para betonilha são determinados com base na marca de cimento disponível. O teor mínimo admissível de argamassa para betonilha é M 150 (mistura seca), mas muitas vezes usado marca M200.
Em geral, uma betonilha de cimento-areia ou concreto pode ser usada como revestimento de piso independente em determinadas salas. Como regra, são garagens e outros edifícios não residenciais. Na maioria dos casos, a mesa é usada como base para linóleo, parquet e outros revestimentos.
A argamassa de cimento para betonilha inclui três componentes principais - areia, cimento e líquido.
A mesa de concreto também é complementada com entulho, mas praticamente não é usada em instalações residenciais, portanto, não a consideraremos.
As proporções da mistura cimento-areia
As proporções de uma argamassa de cimento e areia são bastante tradicionais. Cimento e areia são tomados na proporção de 1 a 3. Quanto à água, deve ser o dobro de cimento.
Por exemplo, se fabricar argamassa de cimento M150 a partir de cimento, um terço será responsável por um terço da areia e 0,5 água. Para fazer a solução M200, são necessárias 0,4 partes de água e 2,8 partes de areia com a mesma quantidade de cimento.
Preparação e proporção dos componentes do cimento - argamassa de cal para tijolo aparente de alvenaria
Argamassa de cimento para alvenaria não é muito diferente das argamassas usadas para outros fins de construção. Somente as proporções, alguns aditivos diferem, mas os principais componentes permanecem os mesmos.
Como solução, cimento e cal também podem ser usados como uma mistura. As proporções dependem de que marca de solução precisamos. Por exemplo, para fazer uma argamassa da marca M100, precisamos de cimento da marca M300 e 3,4 partes de areia.
Se o cimento M500 estiver disponível, para obter essa solução, precisamos de 5,3 partes de areia. Em princípio, a fórmula para calcular o teor da solução, ou seja, grau de cimento dividido pela quantidade de areia.
Plastificante - é possível adicionar leite de limão ou PVA
Muitos especialistas aconselham adicionar leite de cal a esses componentes, o que ajuda a aumentar a plasticidade da mistura. Portanto, para obter uma solução da marca M25, precisamos de uma parte de leite de cal e cimento, além de quatro partes de areia.
A argamassa de cimento para tijolos de alvenaria inclui algumas adições na forma de plastificantes. Eles são usados em vez de cal, o que afeta positivamente os resultados do trabalho.
Assim, a adição de uma pequena quantidade desses aditivos pode impedir o aparecimento de rachaduras, melhora a adesão etc.
As proporções são aproximadamente as seguintes: não são usadas mais do que 0,3 partes de plastificantes para uma parte do cimento. Nesse papel, a cola PVA em uma argamassa de cimento pode atuar. Além disso, você pode fazer um plastificante para argamassa de cimento com suas próprias mãos.
Para isso, precisaremos dos seguintes materiais: xampu, sabonete líquido e detergente para a roupa diluído. As proporções podem variar. Por exemplo, para um saco de cimento de 50 kg, são usados cerca de 200 ml de sabão líquido.
Para mais detalhes sobre como preparar uma argamassa para alvenaria, consulte o vídeo:
O que adicionar e como fazer sua própria mistura para reboco de paredes
Uma argamassa para gesso é uma combinação de componentes tradicionais de uma argamassa de cimento, além de certos aditivos que melhoram as propriedades da mistura. Tais materiais adicionais podem ser argila ou cal, dependendo do trabalho realizado.
A argamassa de cimento para reboco de paredes pode conter uma grande variedade de proporções.
Uma a seis partes de cimento podem ser de uma a seis partes de areia. Mas a proporção ideal é de um a três, com a adição da quantidade certa de água.
A argamassa de cimento-cal para reboco inclui proporções mais diversas. Aqui estão algumas das mais comuns: 2 partes de cal e 8 partes de areia ou 2 partes de cal e 9 partes de areia.
Essa quantidade de material é calculada a partir da proporção de uma parte do cimento. Muitos estão interessados - como preparar uma argamassa de cimento-cal para gesso? O método mais comum é pré-misturar areia e cimento.
Somente então é adicionado o leite de limão, que é feito misturando água e massa de limão.
O uso de vidro líquido
Copo de água é uma mistura de silicato de sódio e água.
Na argamassa de cimento, É aplicado para os seguintes fins:
- melhorar a impermeabilização,
- aumentar o desempenho força da mesa
- para aumentar a resistência ao calor da superfície ao reboco,
- preencher rachaduras e outros vazios.
A argamassa de cimento para vidro líquido é preparada utilizando as seguintes proporções:
- para fins de impermeabilização - 4 partes de cimento, 4 partes de areia e 1 parte de copo d'água,
- para fechar rachaduras - 3 partes de cimento, 1 parte de areia e 1 parte de copo d'água,
- para aumentar a resistência ao fogo das superfícies - 4 partes de cimento, 1,5 partes de areia e copo d'água.
Como vemos a proporção de copo d'água na argamassa de cimento depende diretamente do escopo da mistura acabada. Quanto à proporção de água, ela não deve exceder 25% da quantidade de copo d'água.
As proporções de cimento e areia na preparação de argamassas de cimento são um dos pontos de definição. As características da mistura acabada dependerão da observação da proporção correta, portanto, você precisa conhecer essas nuances antes mesmo da fase de construção.