O desejo de ter uma lareira em sua casa é compreensível. É um símbolo de aconchego e conforto, e o local próximo a ele se torna o favorito de todos os membros da família. Este edifício pode ser instalado em qualquer sala de propriedade privada, o principal é escolher um modelo adequado.
Para saber como fazer uma lareira em casa, você precisa considerar seus diferentes tipos e decidir qual é o mais adequado para uma sala específica.
Portanto, para uma sala grande, um design maciço é adequado e, para uma sala pequena, você pode escolher um tipo que esteja modestamente localizado em um canto e que não ocupe muito espaço.
Tipos de Lareiras
A lareira da casa pode ter quatro locais - fica perto da parede, adjacente a ela com o lado traseiro ou traseiro, no canto e no meio da sala. Todos eles são atraentes à sua maneira, mas nem todos são adequados para qualquer ambiente. Portanto, mesmo se você realmente gostou da lareira, antes de começar a trabalhar nela, é necessário experimentá-la na base, pois é a parte mais larga.
Lareira de parede
Uma lareira adjacente à parede com a parte traseira é chamada de lareira na parede. Essa opção, feita de tijolos, é bastante volumosa e pode ocupar uma parte significativa da sala. Portanto, se não for grande o suficiente, é melhor abandonar esse modelo, uma vez que irá desordenar a sala e parecer ridículo, mesmo que a lareira em si tenha uma aparência elegante.
Em um grande salão, é improvável que um edifício pareça apresentável, pois simplesmente se perde em um espaço amplo e não produz o efeito desejado no interior.
Em vez disso, esse modelo da estrutura será para um local na sala de tamanho médio, onde possa se manifestar em todo o seu esplendor, desde que a sala de decoração seja projetada adequadamente. Nesse ambiente, a lareira se tornará o principal acessório do projeto de design, para o qual serão selecionados móveis e elementos decorativos.
O dispositivo de uma lareira de tijolos clássica
A rigor, as lareiras abertas não são adequadas para o aquecimento de casas particulares, devido à baixa eficiência da queima de madeira, a eficiência é de apenas 20 a 30%. Enquanto o fogo está queimando, o calor é distribuído por toda a sala através da radiação infravermelha. Após a atenuação, a intensidade do aquecimento diminui e para após 2-3 horas, quando a alvenaria esfria.
Um ponto importante. Não é realista construir até um pequeno fogão a lenha em um apartamento de um prédio de vários andares - não há lugar para apagar a chaminé, e o teto não foi projetado para esse peso. Referência: a massa da mini lareira, cujo desenho é apresentado abaixo, é superior a 700 kg, tamanho - 0,5 x 1 m (área de carga - 0,5 m²).
Apesar das baixas taxas de transferência de calor, as lareiras permanecem atraentes para os proprietários, pois criam uma atmosfera única de conforto em casa. O dispositivo da lareira clássica em inglês é mostrado no diagrama e inclui os seguintes elementos:
- a parte subterrânea é a base,
- base de 2-3 linhas de tijolos,
- a lareira com uma plataforma saliente, projetando-se para a frente,
- portal - uma moldura de tijolo de uma fornalha aberta,
- coletor de fumaça - canal que afunila para cima na forma de um guarda-chuva acima da câmara de combustão,
- o dente da chaminé no início do coletor de fumaça serve para melhor remoção de calor dos gases quentes,
- uma chaminé que leva ao telhado
- a força de tração é regulada por uma válvula.
Se o orçamento da construção permitir, as paredes externas serão revestidas com azulejos, como é feito na foto acima. Não é necessário decorar as paredes da estrutura - a alvenaria correta parece bem arrumada.
O tamanho e a localização da lareira na sala
Ao escolher o design e os desenhos da lareira, preste atenção às dimensões do portal, da câmara de combustível e da chaminé. As dimensões indicadas são selecionadas de acordo com a área da sala aquecida e são interconectadas por tais proporções:
- a área da seção transversal do tubo da chaminé é 1/9 do quadrado do portal,
- a profundidade da fornalha é 1,5-2 vezes menor que a altura da abertura do portal,
- a área da abertura aberta é 1/50 da praça da sala.
Se você fizer uma lareira grande em uma pequena sala, o tirante da chaminé não terá fluxo de ar suficiente. A lareira começará a fumar na sala ou "sugar" o ar das salas vizinhas e junto com o calor. É permitido construir uma pequena estrutura em uma sala espaçosa, mas o aquecimento será mínimo - a lareira servirá de decoração para a sala de estar e desempenhará o papel de um churrasco.
Para a conveniência de determinar as dimensões da fornalha e do canal da chaminé, dependendo da praça da sala, existe uma mesa pronta:
Em forma de lareiras são divididas em 2 tipos - parede e canto. Na publicação, fornecemos uma descrição da primeira variedade - é relativamente simples. Para construir focos domésticos do tipo angular, é necessário adquirir experiência no negócio de fornos. Depois de decidir as dimensões do aquecedor, selecione um local para instalação, levando em consideração nossas recomendações:
- Coloque a lareira na parte central da divisória interior. Se uma casa particular estiver em fase de reconstrução, reparo ou construção, a parede traseira poderá ser levada para a próxima sala, fazendo uma abertura dentro da divisória.
- Perto da parede externa para fazer uma lareira é impraticável - parte do calor vai para a rua.
- Pense na conveniência - não coloque o prédio perto das portas internas e não coloque móveis de costas.
- Estude cuidadosamente o design dos tetos e do sistema de vigas para que a chaminé não caia na viga de suporte ou na borda da laje de concreto armado. A distância mínima da parede do duto até as vigas é de 10 cm (considerando o corte do forno de incêndio).
Ao escolher um local para uma lareira, não se esqueça da fundação. Na sala, você terá que desmontar o piso, desmontar a mesa e cavar um poço de fundação, sem afetar a base existente do edifício. Lembre-se de que as redes de engenharia da casa - esgoto, encanamento ou piso radiante - não são instaladas no local escolhido. O porão sob a sala também é um problema; nem todos os andares podem suportar o peso da alvenaria.
Tecnologia de construção
O procedimento para preparar e colocar uma lareira com suas próprias mãos é proposto para ser dividido em etapas:
- Seleção e compra de materiais de construção.
- Preparação de um kit de ferramentas.
- Dispositivo de fundação.
- Alvenaria do corpo do forno e chaminé.
- Secagem e inflamação primária.
Consideraremos cada item da lista em detalhes e, em seguida, apresentaremos projetos e arranjos específicos disponíveis para iniciantes.
Uma versão interessante do fogão de lareira, onde dois fornos são combinados - abertos e fechados
Escolha um tijolo e argamassa
Escolha o tijolo do forno levando em consideração os seguintes requisitos:
- para a alvenaria principal, pegue um tijolo cerâmico (vermelho) sólido de tamanho padrão de 250 x 120 x 65 mm, marcas vazias não são adequadas,
- as paredes da fornalha são dispostas em pedras refratárias (refratárias) das classes Ш, ША ou ШБ,
- em vez de refratário, é permitido o uso de tijolos de argila para o corpo inteiro, cuidadosamente selecionados em termos de qualidade - sem rachaduras, lascas ou outros defeitos,
- o corpo da lareira é permitido deitar fora de tijolos cerâmicos usados, desde que as pedras permaneçam fortes, não saturadas com umidade e sem rachaduras,
- se o orçamento permitir, compre um tijolo com bordas arredondadas, mostrado na foto.
Nota A marca de pedras fireclay é indicada com precisão no design da lareira. Especifique o número e a forma dos tijolos cortados, de acordo com os esquemas - ordens.
A maneira mais simples de fazer argamassa de alvenaria de alta qualidade é comprar na loja uma mistura pronta de argila-areia destinada a fogões e lareiras. Um produto similar está disponível comercialmente para alvenaria refratária - argila e argamassa de assentamento de fogo.
Se você estiver no caminho da economia total, faça você mesmo uma solução:
- Da argila natural, remova as impurezas do solo e as impurezas estrangeiras - pedras, raízes e caules das plantas.
- Despeje o material em um recipiente grande e encha com água. A imersão dura 2 dias.
- Para encher a água, leve a composição à consistência de creme e passe a argila pela peneira. O objetivo é remover todas as inclusões estranhas.
- Adicione areia seca à solução de argila, passada por uma peneira com uma malhagem de 1,5 x 1,5 mm. Misturando a composição, obtenha um teor ideal de gordura.
A solução é considerada adequada para o trabalho se a “lingüiça” rolada a partir dela não rachar ou desintegrar-se com um diâmetro de 10 a 15 mm quando embrulhada em uma vara de madeira Ø4-5 cm.
Ajuda A solução final de argila-areia é armazenada indefinidamente. Se a composição tiver tempo para secar antes do uso, basta diluí-la novamente com água.
Argamassa puramente argila para assentamento da fundação e do dispositivo da chaminé não é adequada - você precisa adicionar cal ou cimento. Portanto, para a construção da lareira, prepare materiais de construção adicionais:
- Cimento Portland M400,
- areia
- material de cobertura para impermeabilização,
- feltro (usado), ferro de telhado,
- pedras quebradas de qualquer origem,
- placas ou painéis para cofragem,
- filme de polietileno (usado em segunda mão, mas sem orifícios),
- fio de confecção de malhas de aço,
- cabo de amianto.
Dica. Em vez de feltro, o cartão de basalto é usado com sucesso.
Obviamente, a construção de uma lareira exigirá acessórios para fogão - portas, travas e assim por diante. A quantidade exata e as dimensões estão listadas no projeto. Para formar o arco do portal, também serão necessários cantos ou acessórios de metal. Para não rebocar e decorar a lareira pronta, compre um esmalte resistente ao fogo especial.
Ferramentas de fogão de cozinha
O conjunto completo de ferramentas usadas pelos mestres do forno é mostrado na figura. Porém, como o proprietário comum não possui todos os dispositivos mostrados, forneceremos uma lista de ferramentas que não podem ser evitadas ao montar uma lareira:
- picareta
- um martelo (de preferência borracha),
- nível do edifício, fita métrica,
- quadrado, cordão e prumo,
- escova larga
- espátula
- alicate
- régua e scriber - uma haste de metal pontiagudo.
Um iniciante, não treinado em truques e divisão de tijolos, fará muito casamento e estragará muito material enquanto se acostuma a trabalhar. Daí o conselho: cortar pedras com um moedor equipado com um círculo no concreto. Para obter menos poeira, vá para fora ou para outra sala.
Além dos dispositivos listados, você precisará de um balde e um tecido denso para limpar as paredes de tijolos. Uma pequena espátula ou uma concha de metal com uma vassoura também é útil.
Estabelecendo uma base sólida
Como fazer a base da lareira é descrito em detalhes em outra instrução passo a passo sobre a construção do fogão. Indique brevemente as etapas do trabalho:
- Escavação e escavação do poço, cujas dimensões são 10 cm mais largas que as dimensões do futuro surto. A profundidade depende da localização de camadas estáveis do solo, mas não inferior a 0,5 m.
- Preenchendo a cova com pedras de entulho, reforçando com argila líquida ou argamassa de cal
- Colocando 2 camadas de impermeabilização de material de cobertura.
- Instalação de cofragem, vazamento de lajes de concreto armado com espessura de 15 a 20 cm.
- Após 4 semanas (endurecimento completo do concreto) - feltro assentado embebido em argila líquida e montagem de 2 fileiras contínuas de tijolos cerâmicos.
Nota Em vez de laje de concreto armado, você pode usar alvenaria em argamassa de cimento, terminando no nível de um piso limpo. Nesse caso, a base de entulho pode ser carregada muito mais cedo - em 7 a 10 dias.
A fundação da lareira é uma estrutura completamente independente, não conectada à fundação de uma casa particular. A distância mínima entre eles é de 50 mm, mas é melhor suportar 10 cm. Trate as superfícies laterais acessíveis da fundação com betume para impermeabilização.
Uma película plástica é coberta sobre o revestimento e a cofragem para que o concreto líquido não perca o leite de cimento. A argila embebida em argila é colocada na placa pronta, como mostra o diagrama. As duas primeiras fileiras de pedras são consideradas zero e não se refletem nas ordens da lareira; sua tarefa é proteger o feltro da alta temperatura. Para obter mais informações sobre a tecnologia para assentamento de uma fundação de concreto armado, consulte o vídeo:
Instruções da manta
Antes de colocar a lareira, selecione o melhor tijolo da fornalha, limpe as pedras usadas da fuligem, da sujeira e da argamassa aderente. Quando estiver pronto, prossiga para a etapa importante - colocando a primeira linha. A tecnologia passo a passo tem a seguinte aparência:
- Recuando 5 cm da borda da fundação, colete a primeira camada de tijolos secos. Primeiro instale as belas pedras ao ar livre, depois preencha o meio.
- Usando um quadrado e uma prancha de madeira, alinhe os tijolos em uma linha com um ângulo de 90 °.
- Meça o comprimento das diagonais com uma fita métrica. A discrepância máxima permitida é de 5 mm.
- Coloque todas as pedras na solução, controlando o nível horizontal.
As linhas a seguir são dispostas da mesma maneira - formando um modelo em pedras secas, ajustadas e cortadas, configurando uma solução. A alvenaria vertical e horizontal é constantemente monitorada usando uma linha de prumo e um nível de construção.
Conselhos para iniciantes. Existe uma técnica simples que permite garantir a verticalidade da alvenaria. Depois de formar as duas primeiras fileiras, projete os pontos de canto no teto usando uma linha de prumo e martele pregos ou buchas. Amarre os cabos com pesos, que servirão como marcadores das dimensões da lareira. Em vez de barbante, você pode usar cantos de ferro montados verticalmente; o nivelamento da alvenaria ficará muito mais fácil.
Ao erguer as paredes da lareira, certifique-se de observar as seguintes regras:
- Mergulhe o tijolo vermelho no balde de água por 2-3 minutos antes de colocar - bolhas de ar sairão dos poros. Pedras refratárias não precisam ser embebidas, apenas enxágüe com poeira.
- A espessura máxima da costura é de 5 mm. Pressione o tijolo contra pedras adjacentes, nivelando e removendo o excesso de argamassa nas laterais com uma espátula.
- As paredes dos canais de gás devem ser lisas. Transforme os tijolos uniformemente na chaminé e, a cada 3-4 linhas, limpe a alvenaria por dentro com um pano molhado.
- Antes de colocar a caixa de fumaça com um dente de chaminé e paredes inclinadas, onde você precisa fazer muitos recortes, deixe o modelo do elemento seco. Isto se encaixa claramente nos tijolos serrados.
- Fireclay e alvenaria de cerâmica, com diferentes coeficientes de expansão térmica, não se ligam. Forneça uma folga de 3-5 mm, onde folhas de papelão de basalto são inseridas.
- Antes da instalação, enrole as portas da lareira com fio de amianto nos pontos de contato com a parede. Fixe os elementos com fio de tricô, alinhando vertical e horizontalmente.
- Coloque a válvula na argamassa de argila - você precisa abrir a válvula e colocá-la na estrutura.
O teto é feito de cantos de aço, apoiados pelas paredes do portal. A fileira superior de pedras é colocada no metal sem solução, apenas as costuras laterais são preenchidas. Os arcos semicirculares são formados usando padrões especiais de madeira circulados, mostrados na foto.
A fiação pode ser feita de madeira compensada ou madeira de qualquer qualidade, mas a forma do suporte deve ser claramente verificada.
Ao instalar uma chaminé, altere a receita para a preparação da argamassa - em vez de argila, adicione cimento. A proporção de ligante para areia é de 1: 4 e a densidade é média. O corte é realizado no piso de madeira da casa, proporcionando um espaçamento de 38 cm entre o canal de fumaça e as estruturas combustíveis (veja o diagrama).
Sobre a superfície do telhado, é feito um espessamento do tubo - uma lontra que fecha a junção do telhado com alvenaria. No final, é formada uma cabeça de tipo fechado, protegendo-a da precipitação no interior da lareira.
Para fogões e lareiras, as regras de incêndio são as mesmas - a distância entre o canal de fumaça e o piso de madeira deve ser de pelo menos 380 mm (tijolos e meio)
Secagem e primeira inflamação
Argamassa de areia e argila não endurece, mas seca. O processo de secagem leva 10 a 14 dias, durante os quais a observação é feita. Pequenas rachaduras que ocorrem na alvenaria da lareira são seladas com a mesma argamassa de argila. No final do período especificado, faça um teste de inflamação:
- Depois de abrir a válvula, acenda uma pequena braçada de mato e lascas na lareira.
- Adicione gradualmente madeira pequena, mantendo um pequeno fogo. Isso permitirá que a solução seque completamente.
- Se após 3-4 horas não houver rachaduras no corpo da lareira, você poderá aumentar a porção de lenha. Tome seu tempo e primeiro verifique se as paredes da lareira estão quentes.
Dica. Devido ao congestionamento de ar na chaminé, o calado pode inicialmente estar ausente. O tubo deve ser aquecido usando uma tocha ou uma pequena fogueira, acesa em uma vista.
Técnicas de alvenaria para lareira, veja o seguinte vídeo:
Lareira adjacente à parede
Esta versão da lareira foi projetada para ser instalada em uma sala grande ou média. Ele é capaz de dividir a sala em zonas separadas ou formar uma parede adicional, o que reduzirá a passagem desnecessariamente ampla, por exemplo, entre o corredor e o corredor. Pode-se instalar um forno de passagem de metal na lareira, equipado com vidro resistente ao calor em dois ou até três lados, e um tijolo resistente ao fogo pode ser construído de frente para a sala, e a parede traseira decorará o salão com alvenaria.
A lareira divide com sucesso a sala em duas zonas
Para uma casa pequena, esta lareira só pode ser usada se houver apenas uma sala no edifício. Pode ajudar a diferenciá-lo em dois e tornar a casa mais confortável para viver.
Lareira no meio da sala
Uma lareira no meio pode ser adequada para uma sala grande e uma sala de tamanho médio. Para uma sala pequena, não funcionará, pois interferirá na passagem. Pode ser construído em tijolo e ter uma estrutura maciça - este modelo é para uma grande área espaçosa.
Lareira tipo ilha
Para salas de tamanho médio, elas geralmente recebem uma lareira de metal compacta pronta com uma lareira com paredes transparentes, o que permitirá admirar o fogo de ambos os lados da sala. Este acessório interior distrairá a atenção do resto da decoração da sala e se tornará sua decoração principal.
Lareira de canto
A versão de canto da lareira é a mais ideal para uma sala pequena, embora seja bastante adequada para salas grandes. Este edifício pode ser compacto e limpo ou maciço e monumental, e seu tamanho dependerá do espaço disponível para ele. Essa lareira, como qualquer outra, pode ter uma fornalha de metal acabada, que é muito simples de instalar - basta inseri-la no "portal" acabado. Ou um tijolo tradicional, feito de material resistente ao calor.
Lareira de canto
O design da lareira de canto é simples e não será difícil montá-la. A modernização externa é possível, por exemplo, a adição ou aumento de prateleiras laterais, revestimento de superfícies com seus materiais de acabamento favoritos ou colocação de tijolos para revestimento. O principal é preservar a estrutura interna do forno e da chaminé.
Este modelo definitivamente transformará a sala e fará uma anotação aconchegante especial em seu interior.
Estrutura de construção
Uma lareira de qualquer tipo tem em seu núcleo um design e consiste em quatro departamentos:
- uma caixa de fumaça localizada acima do forno e servindo como guia para a fumaça saindo do forno para a chaminé,
- um nicho para armazenar lenha ou um furo, se a fornalha estiver fechada.
Outra parte importante é o acabamento decorativo da parte da fachada da estrutura, incluindo o portal ao redor da fornalha. O design não afeta a funcionalidade da estrutura, mas uma lareira que funciona bem, mas imprecisa e feia, estraga a aparência de todo o interior. Portanto, atenção especial deve ser dada à decoração externa do edifício.
Além disso, a lareira pode incluir em seu design um sistema de aquecimento de ar ou água. Ou seja, trocadores de calor são incorporados à lareira e são conectados ao circuito de aquecimento. Tais modelos podem muito bem aquecer uma ou duas salas. Para que a transferência de calor seja mais alta, é melhor, nesse caso, organizar uma fornalha fechada para que o calor não seja desperdiçado em vão.
Padrões típicos de lareira
Nos esquemas apresentados, é possível considerar bem a estrutura interna das lareiras, para que, quando assentadas, elas possam ser guiadas por elas.
Estamos à procura de um local para instalar
O local da instalação é escolhido não apenas pelo fator estético e conveniência para os proprietários, mas também levando em consideração as características e o design acima. Deve-se lembrar que a chaminé será conduzida para fora através do teto e do telhado, e não deve tropeçar na viga do piso e nas vigas do telhado.
Além disso, o local da instalação deve contribuir para o aquecimento da sala; portanto, se a lareira for dobrada perto da porta da sala, criará uma cortina pequena, mas quente, para o ar frio. Também não é recomendável colocar uma lareira em frente à janela, pois serão criados rascunhos na sala.
Seja como for, a lareira não será capaz de lidar com o aquecimento de toda a casa; portanto, é instalada apenas como um meio de aquecimento adicional e criando uma atmosfera acolhedora na casa e um ambiente aconchegante.
Quando o local da instalação é determinado, vale a pena calcular as dimensões da futura lareira e elaborar seu desenho. Será bom desenhar um giz no local da instalação em tamanho de sua base - esse processo ajudará a determinar visualmente o quanto ele se projetará em direção à sala. No desenho, é necessário anotar todas as dimensões.
Desenho de lareira de parede
Este desenho mostra uma lareira de parede com uma fornalha de metal embutida, o que também pode ajudar na elaboração do seu próprio desenho para o modelo selecionado.
Seleção do forno
Se for decidido usar uma fornalha de metal, a chaminé deve ser selecionada de acordo com o diâmetro do tubo já existente.
Firebox pronto para montar, fácil de montar
Hoje, em lojas especializadas, você pode comprar um forno de qualquer configuração - aberta e fechada, através e unilateral, assim como já com um trocador de calor embutido para o circuito de água. Seu design pode ser bem visto no diagrama, onde uma fornalha semelhante é mostrada na seção.
Inserção da lareira com trocador de calor integrado
A fornalha de tijolos tradicional é projetada com tijolos de revestimento branco, colocados na parte frontal. É resistente ao calor, para suportar altas temperaturas. Este trabalho requer extrema precisão, pois a superfície do foco deve ser o mais uniforme possível. Portanto, o processo do seu dispositivo levará muito tempo. Se não houver experiência na arte de alvenaria, é melhor escolher uma fornalha de metal acabada. É perfeito para o interior moderno do quarto.
Layout da lareira
Além do desenho, para a construção de uma lareira, você precisará de um esquema de alvenaria ordinal, que pode ser selecionado na Internet para o modelo de lareira selecionado. Deve ser algo como isto.
Encomendar uma lareira simples
Este é o esquema mais simples de construção, bastante viável para um fabricante de fogões iniciante. Seguindo linha por linha, observando todas as nuances, você pode elevar a estrutura. Mas às vezes a construção deve começar com a fundação.
Fundame nt para uma lareira
A base para a construção de uma lareira nem sempre é necessária; por exemplo, não é necessária nos casos em que a alvenaria será disposta em pisos de concreto e a estrutura não seja muito grande. Em seguida, a alvenaria pode ser iniciada diretamente no chão marcado para a primeira linha, e é melhor fazê-lo secar primeiro, ou seja, sem solução. Depois de entender o processo, as seguintes linhas podem ser colocadas imediatamente na solução.
O dispositivo da fundação é necessário se uma nova casa estiver sendo construída e a fundação estiver sendo assentada, especialmente se for fita. Para uma lareira, a fundação é feita separadamente - não deve ser conectada à fundação geral da casa. Eles cavam uma cova para ele e arrumam uma almofada de areia, depois colocam a cofragem, que deve subir acima da cova de 10 a 15 centímetros. Em seguida, o poço é reforçado e a argamassa de cimento composta por cimento e areia 1: 3 é derramada nele. A fundação é derramada em duas a três etapas.
Diagrama do dispositivo básico (se necessário)
No diagrama, você pode ver toda a base em camadas. Porém, deve-se lembrar que a base deve ter a forma da base da lareira e ter um tamanho maior de 15 a 20 centímetros.
Chaminé
Como mencionado acima, a chaminé deve ter um determinado tamanho. Se, ao instalar um forno de metal, é sabido antecipadamente, como o tubo já possui o diâmetro desejado, ao erguer um tijolo, sua seção deve ser calculada.
Isso é necessário para que haja boa tração, mas ao mesmo tempo não seja excessivo, para que o calor simplesmente não voe para o cano. O tamanho do canal da chaminé depende do tamanho da lareira e geralmente é de 20 × 20 ou 25 × 25 centímetros, com um tamanho médio de forno de 60 × 75 centímetros.
Isolamento térmico obrigatório de paredes de madeira ...
Um tubo de metal é colocado no bico do forno. Para segurança contra incêndio, ele deve ser separado por uma camada resistente ao calor das paredes de madeira combustíveis. Este processo é realizado antes de fechar a chaminé com uma tela decorativa, que pode ser feita de drywall resistente ao calor fixado a um perfil de metal. Esse processo pode ser explorado assistindo ao vídeo abaixo.
Nesta foto - uma chaminé, separada da parede de troncos e passando pelo teto.
... e passagens através do teto.
Em seguida, é necessário considerar a passagem do tubo pela espessura do teto. Ao redor, é melhor organizar uma caixa que separa o tubo das peças de madeira a uma distância de 15 x 20 centímetros, na qual é colocado material não combustível, por exemplo, lã mineral ou argila expandida. No topo da caixa de isolamento é fechado com uma passagem de metal, que na forma acabada pode ser comprada em uma loja especializada.
A ponta da chaminé, descarregada através do telhado, é bem impermeabilizada - isso pode ser feito usando diferentes passagens prontas. Eles são feitos de material flexível que facilmente assume a forma de uma topografia de telhado ou, como neste caso, de aço inoxidável. Essa passagem é mais adequada para um telhado com um relevo raso.
Impermeabilização de passagem de telhado
Um guarda-chuva é necessariamente colocado em cima do tubo, protegendo o canal da chaminé da sujeira e precipitação do lado de fora.
O desenho das passagens de um tubo de tijolo ocorre da mesma maneira que um tubo de metal. Sua alvenaria é executada de acordo com um esquema ordinal separado.
Passagens de tubos de tijolos através de pisos e telhados são muito mais difíceis de fazer.
É bastante difícil fazer isso funcionar, para sua implementação é melhor convidar um fabricante de fogões mestre. Mas deve-se notar que um tubo de metal também pode ser instalado em uma lareira de tijolos, que, se desejado, pode ser coberta com alvenaria antes de entrar no sótão.
Outros tipos de lareiras
Além de lareiras a lenha, estão disponíveis para venda aquecedores que usam outros combustíveis. Esses modelos são instalados muito mais rápido e mais fácil do que os modelos de tijolos, pois são vendidos prontos e requerem um esforço mínimo para conectá-los ou simplesmente instalar:
- Uma lareira a gás é simples não apenas para instalar, mas também para operar, mas deve ser conectada por um mestre que tenha permissão para isso. Na organização envolvida no monitoramento do suprimento de gás, é necessário obter permissão para instalá-lo, e esse é frequentemente o motivo da relutância em instalar este dispositivo.
Para uma lareira a gás, você não precisa instalar um tubo de chaminé separado - será suficiente conectá-lo a uma chaminé coaxial, que é descarregada através da parede.
Dentro da fornalha existem acessórios que imitam lenha e fogueira.
- A lareira elétrica é adequada não apenas para a casa, mas também para o apartamento. Tais modelos podem ser estacionários e móveis. Algumas lareiras estacionárias são feitas na forma de inserções de lareira com belos portais ao redor da lareira. Esse dispositivo não requer chaminé, apenas precisa ser instalado e conectado a uma tomada elétrica. Os modelos modernos de lareiras estão equipados com componentes eletrônicos, o que permite controlar seu aquecimento, desligar e desligar usando o controle remoto.
- Recentemente, incêndios ecológicos com etanol têm entrado ativamente na moda. Eles não precisam de outros combustíveis e são econômicos o suficiente, mas não aquecem a sala e servem apenas como decoração decorativa do interior. Podemos dizer que a biocombustível foi projetada para aquecer a alma e criar um certo clima e atmosfera, e não como um dispositivo de aquecimento.
- Você também pode imitar uma lareira a partir de drywall e um perfil de metal. Obviamente, em uma lareira tão decorativa não será possível acender uma fogueira, mas decorará perfeitamente a parede e servirá como prateleira para acessórios de interior.
Se houver um desejo de instalar uma lareira na casa, não haverá problemas com isso, apenas avalie adequadamente seus pontos fortes, esteja você pronto para colocar uma lareira de tijolos ou seu zelo é suficiente apenas para comprar e instalar uma lareira decorativa. Até o momento, a escolha de materiais e produtos acabados é tão ampla que não é difícil comprar ou construir a versão desejada da lareira. O principal é que você precisa se reunir e fazer esse negócio de perto e, se você já iniciou, não se esqueça de finalizá-lo até o fim!
Você gosta do artigo?
Economize para não perder!