Reparação

Mosaico no interior

O uso de mosaicos decorativos ajudará a tornar o design da sala mais vibrante e moderno. O mosaico marroquino, assim como seu modelo de alumínio, é bastante popular hoje em dia.

Funcionalidades

Mosaico é uma forma de arte muito antiga que foi usada em estados antigos, como Egito Antigo, Grécia Antiga, Roma Antiga, Pérsia. A palavra em si vem de opus musivum - um trabalho dedicado às musas. Mosaico foi amplamente utilizado para decorar uma variedade de edifícios ao longo da história da humanidade. Mosaico é um tipo de arte monumental, que envolve a seleção e fixação na superfície de uma estrutura arquitetônica de pequenos elementos - pedras, smalt, azulejos.

Como forma de arte, abre amplas possibilidades. Devido ao pequeno tamanho das peças a partir das quais o painel de mosaico é disposto, é possível criar imagens de qualquer natureza - geométricas, florais, assuntos, com várias figuras. Qualquer assunto está sujeito a mosaico: íntimo, doméstico, pathos, militar, nacional, religioso, estado.

São as amplas possibilidades, a beleza externa e a resistência às influências ambientais que mantêm a popularidade dessa forma de arte até hoje.

O mosaico foi criado a partir daqueles materiais cujas técnicas de construção foram dominadas pelos construtores em um ou outro período da história da humanidade. Estas eram peças de vidro e cerâmica. Mas os elementos naturais também foram amplamente utilizados - pedras de várias formas, conchas do mar, miçangas, porcelana quebrada, vidros e espelhos quebrados, metal, granito.

Dependendo da tarefa, os materiais para o mosaico são escolhidos. Essa pode ser uma forma de diversidade de alvenaria, a partir de azulejos, a criação de uma tela pitoresca ou detalhes de design decorativo de uma estrutura arquitetônica.

Os elementos dos quais o material é feito são resistentes a influências ambientais. Eles não são expostos aos efeitos destrutivos de ambientes agressivos, fogo, água. Portanto, o mosaico é utilizado não apenas no design de estruturas internas e externas, mas também na decoração de lareiras, fogões e pequenas formas de parques de jardins.

Mosaico pode ser usado como uma forma de arte independente. Nesse caso, deve ser corrigido em algo. Como forma de arte, um mosaico pode ser criado a partir de qualquer material pequeno - capas plásticas, pedaços de papel colorido, peças de computador, grãos de café e especiarias, de qualquer coisa que um arquiteto real queira criar.

Design elegante

Mosaico é um tipo incrivelmente bonito de arte criada a partir de pequenas peças multicoloridas de pedra, vidro e cerâmica. Permite criar uma variedade de obras de arte de plotagem diretamente nas superfícies do interior da sala. Peças multicoloridas brilham à luz do sol. A textura fina do mosaico atrai os olhos. É simplesmente impossível romper com a contemplação de um painel de mosaico executado harmoniosamente.

Os painéis de mosaico podem reviver qualquer interior. Não é fácil, é o destaque no design da sala e dá ao espaço interno da estrutura arquitetônica um halo de fabulosidade.

Não deve ser usado em todas as superfícies do interior, ele precisa de um lugar que corresponda ao enredo, cor e finalidade. Depois, enriquecerá o espaço com sua presença e criará uma atmosfera de aconchego, conforto e beleza.

Os mosaicos geralmente são feitos de materiais bastante inertes, resistentes à água e outras influências. Como cerâmica, vidro, pedra e outros, é lógico usar painéis de mosaico em edifícios residenciais e públicos com um alto nível de umidade ou no local de uma fogueira. Pode ser usado para decorar banheiros, banheiros, cozinhas, áreas de lareira nas salas de estar.

Pequenas peças a partir das quais o mosaico é disposto permitem criar desenhos e gráficos, da antiguidade e clássicos às abstrações modernas.

Se desejar, você pode solicitar uma trama de mitos gregos antigos, uma cena de batalha ou um quadrado preto feito nessa técnica na parede. Esse fragmento pode ser colocado em qualquer divisão de um edifício residencial ou público. Pode ser usado em toda a parede e em um fragmento da parede, em uma peça de construção, em uma peça. Qualquer superfície ou objeto que será finalizado com este material será transformado.

A única característica negativa do mosaico é seu alto custo; portanto, ao decorar as instalações, você também deve calcular o orçamento. Se as oportunidades financeiras permitirem, você pode conceber um painel em toda a parede. Pode ser comprado pronto ou pedido ao mestre individualmente. Com pequenas possibilidades financeiras, um mosaico pode ser usado para finalizar parte da parede, por exemplo, pode ser um fragmento localizado em um local de alta umidade ou exposição ao fogo.

Você pode organizar um pequeno mosaico na peça de mobiliário ou como uma inserção na parede, lado a lado. Mosaicos de azulejos baratos, produzidos com azulejos, podem ser usados ​​no chão e nas paredes do banheiro, cozinha e corredor.

A beleza e a atratividade do mosaico, bem como o desejo de muitos clientes de decorar as instalações com ele, forçaram os fabricantes a desenvolver diferentes tipos de painéis e conjuntos de mosaicos. Eles diferem em materiais e preços. Isso permite que os clientes façam uma escolha dependendo do gosto, objetivo e capacidade financeira.

Mosaico produzido vários tipos.

  • Glass. É feito de vidro, possui uma variedade de tons e é caracterizado pela transparência da luz. Pode ser dourado, prateado, fosco, transparente, liso e com decoração adicional. É obtida uma variedade de tons adicionando vários elementos químicos ao vidro. A versão ouro e prata pode ser obtida colocando um pedaço de papel alumínio da cor correspondente.

Este mosaico é resistente a influências ambientais agressivas e é durável, portanto, é usado para decorar cozinhas e banheiros, mas também pode ser usado para outras salas, incluindo quartos. Pode decorar peças de mobiliário individuais.

  • Smalt. Este tipo de mosaico veio da antiguidade. Este é um vidro multicolorido que, diferentemente do mosaico de vidro, é opaco. É obtido adicionando vários elementos químicos à massa de vidro. Como o mosaico de vidro, o smalt tem muitos tons e uma superfície brilhante. Ele permite definir vários padrões e pinturas pitorescas, é resistente a ambientes agressivos e pode ser usado onde você precisa suportar a carga, por exemplo, no chão. No momento, o smalt é o mais caro de todas as variedades.

  • Espelho. Este mosaico é formado a partir de peças de um espelho de várias formas. Tem as mesmas propriedades do vidro. Por via de regra, devido ao fato de refletir fortemente o ambiente, é usado para decorar superfícies.

  • De cerâmica. Este tipo é feito de argila cozida, tem uma variedade de tons, graças à tecnologia moderna. Os elementos cerâmicos são opacos, foscos ou brilhantes. Essa diversidade permite o amplo uso de mosaicos como decoração. O mosaico cerâmico é muito durável e resistente à água, portanto, é frequentemente usado em ambientes úmidos. Uma de suas variedades é o grés de porcelana durável.

  • Pedra. Esta opção é feita de pedra natural depois de cortada em pedaços pequenos e processada. Como qualquer pedra, esse mosaico é muito durável, mas não tolera os efeitos de ambientes agressivos e pode ser destruído por ácidos e outros compostos químicos. Este mosaico é usado para decorar escadas, piscinas, decorar entradas e fragmentos da fachada do edifício.
  • Metal. É chamado de inovação da modernidade, pois é representado por quadrados de metal, dos quais formam uma única tela. Serve para decorar superfícies devido a um certo tipo de metal.

  • Mãe de Pearl. Este tipo é criado a partir de conchas naturais que são especialmente cultivadas. Após um processamento completo, as cascas são cortadas em elementos individuais, a partir dos quais o mosaico é disposto. A tela das conchas brilha com tons delicados. Requer atitude cuidadosa e atenção a si próprio durante a operação.
  • De madeira. Este mosaico é feito de diferentes tipos de madeira. Como uma árvore natural se azeda da água e das ondas, está sujeita a ambientes agressivos e em chamas, essa opção é usada apenas em salas secas residenciais da casa para paredes e pisos.

  • Coco. Esta opção é feita a partir de cascas de coco. Possui uma superfície levemente convexa. O mosaico de coco não queima, é bem lavado, possui excelentes propriedades de isolamento acústico e retém o calor.

Veja como escolher um mosaico no próximo vídeo.

Mosaico de vidro

O material de mosaico mais popular no interior é o vidro e o malte, sua versão opaca. Uma folha de smalt é dividida em pedaços pequenos e depois polida de acordo com o padrão. O mosaico de vidro parece fresco e colorido, é pitoresco, resistente à temperatura e umidade, além de preços acessíveis. O mosaico de vidro é adequado para revestimento de banheiros, decoração de interiores de banheiras e jacuzzi.

Os mosaicos de vidro no interior não têm medo de diferenças de temperatura; portanto, eles podem ser usados ​​na decoração de aventais de cozinha, lareiras, chaminés e fogões, e também podem ser usados ​​externamente para decorar fachadas e colocar pisos decorativos em terraços e pátios. Uma grande paleta de cores é obtida pela adição de corantes durante a produção (cádmio, selênio, madrepérola, aventurina).

Mosaico de pedra

Mosaicos e painéis feitos de pedra natural são geralmente feitos de mármore, ônix, lápis-lazúli, travertino e granito. Em mãos habilidosas, a pedra pode receber o efeito de envelhecimento, lixada, polida, dada uma forma interessante. Na maioria das vezes, as peças (tesseras) são cortadas de placas com uma espessura de 8 a 10 mm.

A decoração é particularmente durável e quase não suscetível ao envelhecimento. Ao contrário dos mosaicos de vidro, os ladrilhos de pedra têm uma superfície antiderrapante, por isso recomendamos a escolha de uma pedra ao decorar degraus, terraços e pátios.

Mosaico cerâmico

Amplamente representado por uma variedade de tons e padrões, pode repetir várias texturas naturais, por exemplo, madeira, enquanto possui a necessária resistência à umidade. O mosaico pode ser complementado com vários efeitos - craquelure, manchas, intercaladas com outros tons.

Mosaicos cerâmicos são resistentes à luz solar e a produtos químicos. Os mosaicos de cerâmica são feitos de uma mistura de areia de quartzo, argila e outros aditivos, para que a resistência ao desgaste e a durabilidade possam variar dependendo da composição. Preste atenção às recomendações do fabricante para o uso de ladrilhos cerâmicos para decoração, pois a dureza e a absorção de água podem diferir para diferentes ladrilhos.

Mosaico de madeira

Devido à grande capacidade de inchar e secar, o mosaico de madeira no interior é utilizado na decoração de instalações residenciais. A textura natural confere aconchego ao interior e cria detalhes interessantes, por exemplo, destacando uma das paredes da sala com mosaicos. Mosaico de madeira pode ser usado para finalizar o avental da cozinha e da bancada, mas é necessário cobrir a madeira com verniz de alta qualidade.