Sala de estar

Aparadores e buffets na sala de estar: dicas de seleção

Uma peça de mobiliário ou um aparador era popular entre os franceses nobres no século XVIII.

A moda de um aparador sobreviveu até os dias atuais. Atualmente, também é relevante.

Suas funções se expandiram e agora consiste não apenas em prateleiras de exibição de pratos, mas também em muitos armários projetados para guardar toalhas de mesa, guardanapos e utensílios de mesa.

Tipos de aparadores e materiais para a sua fabricação

Os estojos são feitos de vários materiais. De materiais de construção artificiais ou de madeira cara.

Feito de madeira são de alta qualidade, longa vida e preço caro. A opção de orçamento é feita de MDF ou aglomerado. Sua qualidade é pior, mas o preço é acessível. Alguns tipos de aparadores:

  • angular - esta opção é adequada para economizar espaço, este modelo é compacto. Faça na forma de um triângulo ou trapézio,
  • clássico - consiste em duas partes, a parte superior com portas de vidro e a parte inferior com armários com portas de madeira. Existem aparadores nas pernas.,
  • aparadores - vitrines - feitas com portas e prateleiras de vidro, equipadas com luzes.

Aparadores, independentemente do seu tipo, fazem parte do interior de uma moderna sala de estar.

Aparador no interior da sala de estar

Conjuntos de louça bonita são equiparados ao status dos itens em exibição. Feito da melhor porcelana ou cristal, ele não apenas agrada os olhos, mas também dá status ao interior da sala de estar.

Aparadores modernos são multifuncionais. Eles armazenam não apenas pratos, mas também nas roupas de cama dos armários inferiores fechados, tudo para arrumar a mesa, pequenos utensílios domésticos.

Um aparador é uma vitrine de gabinete, portanto deve conter:

  • luz de fundo, que pode ser de cores diferentes,
  • prateleiras de vidro
  • parede traseira do espelho.

Tudo isso dá originalidade e decora a sala de estar. A presença de elementos de vidro no aparador causa uma sensação de leveza e luz na sala.

Faça um aparador de sala de estar na moda

Este gabinete em estilo moderno pode ter o design mais diversificado. Dependendo da área da sala, você pode escolher o armário apropriado.

Qual é o mais adequado para o interior da sua sala de estar e não bagunça a sala. Gostaria que estivesse alinhado com o estilo moderno da moda do interior.

Atualmente, em lojas especializadas, existe uma grande variedade de ferramentas decorativas para restauração de móveis. Para tornar o guarda-roupa consistente com o estilo da sala, você precisa fazer sua transformação

  1. Grande variedade de cores. O aparador pode ser repintado em qualquer cor que você escolher.
  2. É possível colar com um filme para móveis com qualquer padrão e cor.
  3. O enfeite com esculturas ficará original.
  4. As portas de vidro com jato de areia estão na moda.
  5. A decoração mais espetacular é o destaque. As fitas e luzes de LED criam tons de brilho e transbordamento de todas as cores.

Um aparador não é um mobiliário necessário. Serve mais para decoração e decoração.

Você acha que esse item de mobiliário é necessário em uma sala de estar moderna ou não é necessário ocupar espaço em um quarto?

Características da escolha do aparador

O aparador na sala de estar possui alguns recursos. O fato é que a forma tradicional desses móveis envolve seções cegas. Para fins de demonstração, essa opção não é adequada; portanto, um modelo com portas de vidro é escolhido na sala de estar.

Para apresentar os pratos da perspectiva mais favorável, o aparador da sala está equipado com paredes ou suportes espelhados. Ao mesmo tempo, a luz refletida no espelho e refratada nas faces do vidro enfatiza a beleza do produto.

No entanto, além de demonstrar serviços ou coleções, o aparador tem outra função importante. O guarda-roupa é um elemento significativo do interior; seu design deve corresponder ao estilo da sala de estar. E como o salão é a sala mais decorativa do apartamento, os móveis aqui são selecionados com a decoração mais elegante.

Entre os móveis da sala, os aparadores mais frequentemente do que outros atuam como decoração. A exceção são apenas os estilos minimalistas, como o techno, onde o mobiliário desempenha apenas uma função utilitária.

Aparadores e modelos de aparador

Um aparador moderno para pratos na sala de estar pode ter não apenas um design diferente, mas também um design diferente.

Hoje, esse papel é desempenhado por pelo menos três opções diferentes.

  • O aparador clássico é como uma cômoda com seções fechadas. As portas, por via de regra, são equipadas com remo. Nesse caso, os pratos, na verdade, não são demonstrados, embora vasos ou vasos decorativos de formato bizarro sejam colocados na superfície superior do produto.

Em uma modificação moderna, as portas instalam modelos transparentes e até usam luz de fundo.

  • Buffet - usado anteriormente em salas de jantar. Mas, como nos apartamentos da cidade esse papel é desempenhado pela cozinha ou pela sala de estar, o guarda-roupa mudou o “local de residência” e, ao mesmo tempo, sua finalidade. O aparador clássico da sala de estar era uma estrutura com uma parte inferior fechada, como uma cômoda, com uma parte superior fechada ou aberta e um nicho no meio, onde os pratos estavam realmente localizados. Muitas vezes, o gabinete era equipado com uma bancada estreita, o que permitia à dona de casa colocar alguns pratos no buffet e depois servir conforme necessário. Aparadores e aparadores para a sala de estar são apresentados nas fotos a seguir.

Um buffet moderno raramente inclui um nicho. A parte superior é aberta, na forma de prateleiras. Normalmente, a parte superior é equipada com portas de vidro e decorada.

  • O aparador em estilo moderno na sala de estar é geralmente uma vitrine. Nesse gabinete, todas as seções são envidraçadas. E pratos ou utensílios domésticos estão localizados em suportes de espelho. As vitrines são extremamente decorativas.

O design do produto é muito diversificado. No estilo barroco, o armário é equipado com pernas curvas, as portas são decoradas com entalhes e o vidro é decorado com ouro. O buffet em estilo rústico é feito de madeira clara, sempre inclui um nicho. Portas de vidro são pintadas. O modelo de alta tecnologia pode ser radial ou totalmente feito de vidro.

Recursos de design de móveis

Um armário em estilo moderno pode ter um design muito diferente.

Dependendo da área da sala e do estilo, o modelo apropriado é selecionado:

  • opção de piso padrão - esse aparador é instalado perto da parede em qualquer lugar da sala de estar. O gabinete pode ser estreito - porta única, 2 ou 3 portas,
  • esquina - Um modelo de forma especial que permite a instalação no canto da sala. Uma vitrine para louças deste tipo é necessariamente um elemento independente. Se o aparador de ambos os lados estiver bloqueado por outros móveis, porcelana e cristal não poderão ser demonstrados,

  • montado na parede - Um modelo em estilo moderno. Os móveis são fixados na parede para que haja uma distância entre a borda inferior e o piso. A forma cantilever dá ao gabinete uma leveza e graça visual,
  • parede na sala de estar com aparadores inclui uma seção envidraçada para colocar a louça. É dada preferência às salas de estar modulares, pois nesse caso os elementos do mobiliário podem ser reorganizados,

  • ilha - modelo para uma sala espaçosa. Esse gabinete é aberto por todos os lados e quase totalmente envidraçado, para que o conteúdo possa ser visto de todos os lados. Muitas vezes, um aparador serve como um dos elementos do zoneamento,
  • raio - Pode ser no chão e no canto. Sua diferença é a forma curva das fachadas. Esta é a opção mais espetacular, igualmente adequada para uma sala de estar com outro estilo que não seja rústico.

Para o fabrico deste mobiliário, utilizando todos os materiais habituais. Na maioria das vezes, isso é madeira e MDF e, é claro, uma variedade de vidro para portas e inserções. Uma combinação de metal e vidro é bastante rara. Na foto - aparadores modernos na sala de estar.

Esquemas de cores e decoração para um aparador

O armário de exibição é bonito por si só. Mas, uma vez que ele tem que cumprir sua principal função - representar pratos em toda a sua glória, algumas restrições são observadas durante seu design.

Paleta de cores - esse aspecto não é limitado. O armário pode ter qualquer cor, o principal é que ele se harmonize com a tonalidade do restante dos móveis. Nos estilos clássicos, o guarda-roupa é feito da mesma madeira que outros objetos, mas tem uma decoração mais rica. Há exceções: um aparador raro é um elemento independente.

Nos estilos modernos, a árvore é frequentemente pintada, de modo que o padrão amadeirado se torna invisível. As cores são selecionadas de acordo com o conceito. O aparador espelhado preto parece chique em estilo Art Deco, e um aparador antigo pintado em lilás será colocado em estilo rústico. O aparador branco na sala parece ótimo com um design minimalista.

As técnicas decorativas no design de móveis são usadas de maneira muito diferente.

A escolha é determinada pelo material do produto e design.

  • A escultura é a maneira mais comum de decorar um aparador de madeira. Sua quantidade é relativamente pequena, já que o aparador é pelo menos meio envidraçado. No entanto, o enfeite na parte superior da faixa ou na seção inferior é suficiente.
  • A moldagem é usada para decorar não apenas seções fechadas, mas também faixas de vidro.
  • Os threads geralmente são combinados com patch ou elementos "dourados" esculpidos. Esta técnica é popular no estilo barroco, renascentista, império.
  • As portas de vidro parecem mais elegantes que surdas. No entanto, o vidro também pode ser decorado. Conjunto facetado em aparadores em estilo rústico, pintura ou vitral decora os modelos em estilo moderno e vintage. O vidro jateado é usado no design moderno, mesmo no techno. Na foto - um aparador para pratos na sala de estar.
  • A luz de fundo é uma das técnicas decorativas mais espetaculares. Os refletores ou tiras de LED não apenas focam no vidro e na faiança, mas também criam brilho e transbordamento de tons adicionais.

Dicas para escolher um aparador na sala de estar

Um aparador para pratos deve ser escolhido não apenas na aparência, embora esse fator seja realmente o mais importante.

No entanto, você deve prestar atenção a outros parâmetros:

  • se houver muita louça ou desejar mostrar uma grande coleção, escolha um armário triplo com um grande número de prateleiras,
  • para uma sala pequena, é melhor escolher um modelo angular,
  • quanto maior a sala, mais rico o armário pode ser decorado. Em uma sala pequena, a decoração em excesso dá a impressão de pretensão. Na foto - aparadores para a sala de estar,
  • e os aparadores e aparadores da sala de estar devem ser cuidadosamente inspecionados antes da compra.

Regras de cuidados

Como em qualquer mobiliário, é necessário cuidar de um aparador de pratos.

As regras são as mais comuns:

  • limpe o gabinete da poeira e da sujeira com um pano macio de flanela,
  • Para remover manchas pesadas, você pode usar uma solução com sabão quente. Depois disso, a superfície é limpa para evitar o aparecimento de manchas,
  • para que você possa apreciar a disposição dos pratos no aparador, as portas e prateleiras de vidro devem ser completamente transparentes. Para a lavagem, são utilizados produtos de vidro comuns,
  • madeira envernizada é tratada periodicamente com polimento. Os produtos antigos são limpos com cera ou óleo,
  • A beleza da organização dos pratos no aparador da sala depende do design do armário. A complexidade geralmente surge quando acontece que um arranjo bem-sucedido dificulta muito o cuidado com a louça. Este último, especialmente se não for utilizado para o fim a que se destina, deve ser lavado periodicamente e secar. Pratos molhados não podem ser colocados em prateleiras de vidro.

Um aparador para utensílios é classificado como decorativo, em vez de necessário. Sua capacidade pode ser bastante pequena, mas o design permite em toda a sua glória demonstrar porcelana e cristal.

Tipos de aparadores

O aparador consiste permanentemente em duas partes: superior e inferior. A parte superior, em regra, é emoldurada por vidro transparente, atrás do qual existem pratos ou outros itens domésticos. Esta parte é a face do aparador, todos voltam sua atenção para ela.

A parte inferior está fechada, algo como um armário espaçoso, no qual coisas que não têm valor ou interesse já estão colocadas - conjuntos de jantar todos os dias, roupas de cama, toalhas de mesa, toalhas, guardanapos e outras coisas.

A altura do aparador padrão não excede dois metros; existem modelos de um metro. As prateleiras da parte superior do aparador são de vidro transparente. No fundo da prateleira são pesados, de madeira, resistindo a objetos pesados. Às vezes, em vez de prateleiras, você pode encontrar gavetas.

Entre as partes superior e inferior, existe um pequeno nicho livre. Você pode colocar vasos, cestas, flores, frutas, jornais e itens semelhantes.

Até o momento, nichos para vários equipamentos de vídeo - em particular para a televisão - são criados especialmente no buffet.

Os aparadores podem ter duas folhas, três folhas ou quatro folhas. Os caixilhos são frequentemente decorados com vários padrões ou outros acessórios. Você também pode usar vitrais como acabamento do armário.

Na maioria dos casos, os aparadores são produzidos em quatro pernas estáveis, mas existem opções com sua ausência completa.

Aparador - o presente

A maioria dos jovens modernos acredita que os aparadores são o século passado. Por um lado, eles estão certos, porque trinta anos atrás toda família tinha um aparador. As avós nos aparadores estendiam o que era mais caro - porcelana, copos de cristal e copos de vinho. Um aparador foi colocado na sala de estar. Ele abrigava pratos caros, retirados apenas nos feriados. Além de pratos, copos de vinho e vários outros utensílios de cozinha foram armazenados no aparador.

No entanto, se nos voltarmos para a moda de móveis de hoje, o aparador não é inferior ao lugar de ninguém, e hoje ainda é, como antes, incrivelmente popular entre os compradores. Hoje, um aparador pode ser usado não apenas como um recipiente de armazenamento.

Designers modernos criam e criam todos os tipos de aparadores para pratos. Se o consumidor quiser demonstrar aos convidados que tipo de pratos bonitos ele possui, deve escolher um aparador do tipo aparador aberto. Nesse aparador, todos os acessórios no mezanino são perfeitamente visíveis.

A parede traseira do aparador é espelhada. O espelho reflete os pratos localizados, visualmente, parece que há uma quantidade impressionante de belos pratos no interior.

Aparador para louça - dispositivo e recursos

No modelo moderno do aparador, poucas pessoas reconhecem o mesmo elemento da situação no período soviético. Sua funcionalidade aumentou acentuadamente, mas, como antes, é fácil reconhecer pelos recursos de design:

  • Parte inferior maciça nas pernas. É sempre fechado por persianas surdas. Externamente semelhante a um mezanino de piso. Pode assemelhar-se a um suporte de televisão e imediatamente colocar no chão sem pernas,
  • A camada superior. Tem uma largura menor que a parte inferior. Na maioria das vezes decorado com portas e prateleiras de vidro para pratos ou decoração.

Qual é a diferença entre um aparador e um buffet?

O parente mais velho do aparador de pratos é o buffet. É conhecida desde o século XVI, mas recebeu sua aparência característica no século XVII. Especificamente, a partir desse período, começou a ser produzido na forma de uma combinação:

  • Camada inferior com portas. Muito reminiscente de um armário de cozinha moderno comum. Somente os tamanhos são maiores. Também é fornecido sob a bancada com uma ou mais gavetas de talheres,
  • Nicho central.Pode ser feita de diferentes maneiras, mas sua principal tarefa é separar parte do espaço do buffet para cozinhar ou servir,
  • Seção superior com prateleiras. O terceiro nível do buffet é destinado à demonstração e armazenamento de pratos. Pode ser aberto com travessas ou fechado com faixas de vidro.

A funcionalidade do modelo agradou tanto as anfitriãs que o buffet conquistou rapidamente toda a Europa. No entanto, na maioria dos países, nada mudou. E até hoje, nas cozinhas da França, você encontra esses móveis de forma quase inalterada. Em nosso país, nas cozinhas, um buffet também não é um hóspede raro. Isto é devido ao pequeno tamanho da maioria das cozinhas. Mas, juntamente com outros tipos de armários, costuma ser instalado no corredor.

É precisamente pela presença do notório nicho central que ele pode ser distinguido com um aparador. Caso contrário, eles podem ser quase idênticos. Os modelos modernos de buffet costumam fazer parte dos fones de ouvido. Eles podem ser acompanhados por um par de estojos laterais de vidro ou seções com prateleiras abertas.

Aparador História e Evolução

Inicialmente, o armário era um mobiliário puramente de cozinha. Era um amplo pedestal com portas. O aparador alto foi feito com uma mesa comum. Roupa de mesa guardada no térreo. Em pequenas gavetas embaixo da bancada havia aparelhos de prata. Um pouco mais tarde, o aparador ganhou um segundo "andar". Então eles começaram a adicionar um mezanino fechado superior para pratos. Mas ela tinha um tamanho bastante modesto.

No território do nosso país recebeu enorme popularidade durante o auge da URSS. Ele parecia quase o mesmo que na época em que apareceu, mas foi durante a era soviética que eles começaram a equipá-lo com um espelho traseiro interno, prateleiras de vidro e foram para as salas de estar. Além disso, foi feito muito mais amplo do que o planejado originalmente. Aparadores se tornaram enormes e cresceram significativamente. Se inicialmente foi concebido como uma mesa, na União Soviética já parecia mais um gabinete. Não apenas alto, mas também geral. Além disso, durante esse período, a diferença entre as áreas superior e inferior desapareceu. Era uma "gaveta" retangular sobre as pernas com prateleiras de vidro.

Hoje, o aparador ainda tem mais móveis para as salas de estar. É compreensível. Começaram a fornecê-lo não apenas com caixilhos de vidro da parte superior, o que tornou possível arrumar a louça. Um aparador moderno pode ser equipado com uma barra embutida, um nicho para uma TV e é um análogo menor de um escorregador. Embora, cada vez mais, pareça versões anteriores.

Parte superior

Como a parte superior do aparador apareceu muito mais tarde, foi ela quem passou pelas maiores mudanças. A princípio, parecia uma pequena cópia do fundo. Outro pequeno armário com portas cegas foi simplesmente colocado em cima. Além disso, as portas começaram a ser feitas de vidro. Isso permitiu que o aparador se tornasse não apenas um armário de cozinha, mas migrasse silenciosamente para os corredores. Mesmo na Europa, vitrines clássicas de vidro projetadas para salas de estar, nem todos podiam pagar. O aparador se tornou uma boa alternativa de orçamento.

Por tradição, a parte superior do aparador da casa está equipada com:

  • Várias prateleiras para pratos. Eles podem ser feitos de vidro ou material de base. Seu tamanho depende diretamente do tamanho e do número de seções. O número varia de 2 a várias dezenas de miniaturas,
  • Sash. Atualmente feito estritamente de vidro,
  • Espelho traseiro Essa moda tornou-se fixa e costuma ser montada em nossos dias.

Todo o vidro usado na produção pode ser classificado como flutuador. É uma tela polida endurecida, uniforme em toda a sua espessura. Não são permitidos defeitos. Pode ser fabricado em quartzo natural moído e sintético. É transparente e incolor. Se uma fatia de espessura apresentar uma tonalidade (verde, azulada), você terá vidro transparente. O incolor não terá esse efeito, portanto transmite melhor a luz. Na maioria das vezes, ainda é equipado com filmes à prova de choque. Se um copo desse for quebrado, praticamente não haverá fragmentos. Apenas racha, mas mantém sua forma.

São caixilhos de vidro que desempenharão um papel enorme na montagem de um aparador no interior:

  • Esclarecido. Passa mais de 50% da luz. Oferece visibilidade incrível com luz natural suave,
  • Padrão de geada. Trará originalidade. É realizado por um método de jateamento de areia,
  • Laticínios. Vidro gravado com ácido para uma perda parcial ou completa de transparência. Ficará bem em combinação com o tradicional transparente,
  • Matizado. Outra maneira de trazer originalidade ao design. Prefira tons quentes de bronze, ouro,
  • Filme de vitral. Cada fragmento do padrão é enquadrado por um perfil metálico fino. Tudo parece volumoso, caro e incrivelmente bonito. Simplesmente adere à superfície da faixa.

Existem várias opções para abrir uma porta:

  • 2 asas. Eles podem balançar ou mover-se em sulcos especiais para o lado,
  • 3 asas. Na maioria das vezes, todos estarão deslizando. Ou 2 deslizantes e 1 balanço,
  • 4 asas. Também haverá deslizamento ou combinação,
  • 6 asas. Deslizando na parte superior e 3 dobráveis ​​sob elas.

Parte inferior

A parte inferior é um sistema de prateleiras e gavetas. Destina-se ao armazenamento de várias coisas ou utensílios do dia a dia com uso frequente (para cozinhas). É sempre fornecido com persianas integrais. Eles também podem ser decorados:

  • Thread. Uma ótima opção para modelos de madeira. Permite criar um desenho tridimensional de qualquer forma e complexidade,
  • Fresa. Este método é mais adequado para modelos de aglomerado. Permite aplicar um ornamento de relevo sem afetar a estrutura do material,
  • Filmes de PVC. Uma ampla variedade de texturas permitirá que você atualize o design das portas com um custo mínimo. Não vai durar muito tempo. Fácil de colar,
  • Pintados à mão. Traga um pouco de variedade para o fundo chato debaixo da árvore,
  • Guarnições decorativas. Eles são fáceis de colar para dar a forma desejada. Parece bom com custo mínimo.

Os materiais para a fabricação podem ser:

  • Madeira. Prazer muito caro
  • Painel de fibras. As placas são prensadas a partir de fibras de cavacos. Bastante macio
  • Aglomerado. A serragem é pressionada em camadas com aquecimento. A friabilidade depende diretamente da quantidade de serragem,
  • MDF. O mais denso, porque eles são feitos de resíduos de madeira das menores frações.

Um pouco menos frequentemente, essas placas podem ser encontradas na versão envernizada (LMDF, LDSP).

Formas e tamanhos de aparadores para pratos

A altura de um aparador padrão pode variar de 1,5 a 2 metros. Ao mesmo tempo, sua largura não ultrapassa 2 metros (valor máximo). A profundidade padrão para o topo é de 30 cm e para o fundo, de 50 cm, mas isso é apenas um clichê. Ao fazer o pedido, as especificações do seu quarto serão levadas em consideração.

Existem também vários tipos de formulários:

  • Clássico Tem pernas. O topo é mais estreito e mais fino que o fundo
  • Ao ar livre. Sem pernas
  • Aparador de canto. O espaço interior parece um triângulo. Uma opção bastante difícil para pratos. Mas, a versão de canto parece muito boa. Economiza medidores valiosos de área útil,
  • Articulado. Falta a parte maciça inferior. Abaixo, você pode colocar um pedestal amplo,
  • Modular. É montado a partir de módulos separados, como um designer. Uma única orientação estilística permite, reorganizando vários módulos, atualizar a aparência de todo o conjunto,
  • Ilha. Sem topo. Usado para servir e exibir alimentos e bebidas.

Regras para colocar a louça no aparador

Por tradição, apenas as melhores amostras de utensílios de cozinha são colocadas para revisão. Como colocá-lo depende da sua imaginação. Embora existam algumas regras:

  • Com a colocação simultânea de porcelana de vidro e de mesa, a porcelana é colocada no centro,
  • Objetos maiores são colocados atrás de objetos menores,
  • Não misture conjuntos de chá ou café com vidro ou cristal. Isso é má educação
  • A porcelana colorida (vitrificada) é ajustada separadamente do branco,
  • Para aumentar a capacidade da placa é permitido colocar em um ângulo. Ao mesmo tempo, melhora a aparência do serviço exposto,
  • Somente as menores placas planas ou pires podem ser colocadas em pilhas. Nesse caso, o tamanho das pilhas não deve ser muito alto.

Se você costuma usar pratos, faz pouco sentido colocá-lo para revisão. O tormento alinha regularmente a composição. E a aparência de pratos constantemente usados ​​é notavelmente pior do que a de um novo.

Onde os aparadores podem ser instalados

Se a filmagem da cozinha permitir, esse prazer adicionará sofisticação à decoração. Mas, como esse espaço raramente é observado nas cozinhas domésticas, sinta-se à vontade para enviar um aparador para a sala de estar. É lá que ele revelará todas as suas melhores propriedades. Você pode escolher um modelo com um nicho de tecnologia e torná-lo um elemento central da situação. Nesse caso, você deve escolher uma versão modular com estojos adicionais, uma vitrine ou prateleiras de parede (ilha).

Estilo e decoração

Para inserir corretamente o aparador no interior, escolha-o com base na orientação estilística:

  • Clássico A silhueta certa, contornos rigorosos. Há simetria no próprio mobiliário e seu arranjo,
  • Minimalismo As formas cúbicas corretas sem decoração de babados. Uma decoração incomum pode ser uma decoração. Por exemplo, a opção em que a parte envidraçada cai no centro de um aparador retangular (semelhante a um aquário grande). Estilo para um amador, acompanhando as tendências da modernidade,
  • Estilos de palácio. Aparadores e todos os seus parentes são desta época. Foram os estilos barroco e rococó que deram origem às opções mais belas e refinadas. Pernas dobradas, talha, talha dourada, pratos de porcelana pintada. Os estilos são conhecidos por sua sofisticação e fluidez.
  • Foco étnico. Um aparador de estilo oriental na forma de um poliedro com portas esculpidas a céu aberto criará uma cor única para o interior. Você também pode escolher o design com diferentes orientações de pintados à mão (para zhostov, palekh, Khokhloma). Para completar a imagem, coloque os objetos apropriados dentro. Lembre-se de que o estilo étnico prevê o design de toda a sala em uma direção. Elementos unários do ambiente embaçam a impressão geral ou se perdem no interior,
  • Vintage. Esse estilo prevê a reconstrução de um determinado período histórico. Móveis artesanais e personalidade são bem-vindos. Você pode aplicar os métodos de envelhecimento artificial, decoupage (colar com guardanapos coloridos) e pintados à mão. O restante da situação deve estar no espírito do mesmo período.

Variedades

Como regra geral, os aparadores são adquiridos especificamente para a sala de estar; portanto, os fabricantes oferecem ao mercado uma enorme variedade de estilos diferentes dessa peça de mobiliário, para que o comprador possa escolher facilmente móveis que se adequem a qualquer estilo de design. De acordo com a configuração do dispositivo, os aparadores podem ser divididos nos seguintes tipos:

  • modelos padrão em forma de armários comuns,
  • aparadores de aparador de parede baixa,
  • modelos de parede completa e baixa,
  • aparador com portas de vidro,
  • modelos embutidos
  • variações angulares, indispensáveis ​​em salas onde é necessário economizar espaço livre,
  • projetos modulares e seccionais.

As decisões de estilo mais comuns e populares no design desse tipo de mobiliário são as seguintes opções:

  • estilo étnico ou Estilo eco. Para a fabricação de modelos de móveis nesta categoria, são utilizados exclusivamente materiais naturais da mais alta qualidade. Por regra, são madeiras caras, geralmente decoradas com belas esculturas ou fachadas pintadas,
  • bom velho "Clássico". A mobília desse estilo se distingue pelo rigor das formas e das linhas, o que permite encaixá-la com sucesso em várias direções de estilo no interior. Para sua fabricação, apenas madeira natural também é usada. Na maioria das vezes, os modelos têm dimensões impressionantes e são adequados para salas espaçosas. Os aparadores brancos clássicos parecem especialmente bonitos no interior da sala,
  • móveis de estilo "Moderno". Os modelos têm uma versão mais moderna, distinguem-se pela simplicidade das formas e pela ausência de decoração complexa. Na produção desses móveis, não apenas materiais naturais, mas também artificiais podem ser utilizados, o que reduz significativamente o custo do produto final e o disponibiliza a uma ampla gama de clientes.

Como escolher?

Antes de ir ao salão de móveis para comprar um aparador de luxo na sala de estar, seria bom pensar em que finalidade você usará essa peça de mobiliário. Se sua principal função é armazenar serviços caros de porcelana, vidro ou cristal da Boêmia, você deve optar por vitrinas de aparador com iluminação embutida ou modelos com grandes fachadas envidraçadas.

A funcionalidade do buffet ou do aparador, que é comprada para guardar pratos, também é muito importante.

Portanto, os modelos modernos de aparadores em sua utilidade podem ser divididos nos seguintes tipos:

  • aparadores, Essas modificações, além de muitas prateleiras e seções convenientes, têm em seu design um nicho especial para a instalação de eletrodomésticos, como uma TV ou um home theater. Esses modelos são perfeitos para salas de estar modernas em apartamentos, onde costumam se reunir no aconchegante círculo familiar com toda a família,

  • modelos de cantoestão disponíveis para quartos espaçosos e para quartos pequenos. Várias modificações podem ter uma ou mais seções e variam muito em tamanho,

  • tradicional buffets - um clássico do gênero para armazenar pratos e porcelanas caras. Modelos de buffet também estão disponíveis para vários estilos de interiores, do clássico ao moderno,
  • vitrina aparador - um modelo vertical elegante, de aparência semelhante a um guarda-roupa estreito, cujo objetivo principal é servir de vitrine para itens caros. Os modelos são geralmente produzidos com iluminação interna incorporada, o que permite criar uma atmosfera romântica aconchegante na sala à noite.

Se, além dos pratos, você pretende guardar no aparador e outras coisas necessárias na vida cotidiana, preste atenção nos modelos com portas sem vidro na parte inferior do produto, com armários embutidos e gavetas surdas. Os fabricantes modernos de aparadores oferecem muitos modelos que diferem em sua funcionalidade. Pode ser:

  • modelos com diferentes números de seções, com duas portas e modelos de três ou quatro portas,
  • produtos com fundo fechado ou aberto,

  • modelos com espelho ou paredes traseiras foscas,
  • produtos com acabamentos elegantes caros ou sem decoração desnecessária,
  • modelos de vidro cheio ou com uma moldura de madeira, gavetas, prateleiras e portas.

Seleção para design de interiores

A escolha de qualquer mobiliário depende diretamente do estilo do design de interiores. Por exemplo, se sua sala de estar estiver decorada com estilo Provence ou Shabby Chic, ao escolher móveis, é melhor dar preferência a tons claros ou brancos. Nesse interior, um aparador branco ficará impecável. Se você optar por um modelo branco, é muito importante prestar atenção às suas dimensões. Aparadores e buffets espaçosos, com muitas prateleiras e gavetas convenientes, serão apropriados em salões espaçosos e grandes salas de estar, onde enfatizam o requintado luxo e a elegância do interior.Mas em um salão muito pequeno, é melhor limitar-se a um mini-modelo com uma porta.

Um aparador para pratos feitos em um design clássico pode ser instalado em praticamente qualquer interior. Na aparência, esses modelos parecem buffets tradicionais, a única diferença são os compartimentos adicionais para guardar pratos. As portas inferiores, diferentemente das portas superiores, não são envidraçadas nesses modelos - este é um requisito obrigatório que se aplica a todos os modelos clássicos de aparadores. Ao adquirir esse modelo em sua sala, você pode facilmente encaixar todos os utensílios de cozinha necessários na parte inferior do aparador, deixando a parte superior para belos conjuntos de jantar, vasos, copos e outros aparelhos de porcelana elegantes.

Buffets feitos inteiramente de madeira natural não são baratos, mas ao mesmo tempo parecem mais luxuosos e durarão sua família por um longo tempo. À venda, você pode encontrar um grande número de variações de cores dos modelos clássicos: de branco deslumbrante a armários completamente pretos. Modelos de aparência especialmente rica, equipados com iluminação interna.

Para os proprietários de apartamentos pequenos que desejam decorar sua sala de estar com um armário elegante, é melhor optar pelo modelo de canto, considerado uma das modificações mais convenientes deste produto, pois possui vantagens especiais em seu design. Entre as principais características desse tipo, podemos destacar os seguintes pontos:

  • o design deste modelo se encaixa facilmente em quase todos os estilos de interiores, é perfeito para quartos espaçosos e muito pequenos, economizando muito espaço livre para os proprietários da casa,

  • se uma vitrine totalmente envidraçada for selecionada, não será possível falar sobre o armazenamento de itens domésticos em um gabinete desse tipo. A mostra do modelo destina-se apenas a exibir em uma exibição geral serviços caros e objetos de arte,
  • como regra, os modelos de canto são projetados principalmente para exibir pratos bonitos; portanto, se houver a intenção de armazenar alguns itens domésticos, é necessário escolher modelos complementados com armários especiais e portas sem vidro na parte inferior dos móveis.

Qualquer que seja a versão do aparador que você escolher, o modelo deve se encaixar bem na linha geral de design da sala. É muito importante escolher móveis de estilo apropriado e combinados com todos os outros itens de interiores.

Dicas úteis

Hoje, o mercado de móveis oferece uma ampla variedade de armários para guardar utensílios que satisfazem até os clientes mais exigentes. Mas antes de finalmente decidir sobre a escolha do modelo que você gosta, Recomenda-se levar em consideração todas as nuances importantes:

  • a primeira coisa que você deve prestar atenção ao escolher um aparador para pratos é o tamanho dos móveis. Um bufê grande e espaçoso é, obviamente, uma boa compra para a casa, mas vale a pena avaliar razoavelmente as possibilidades de colocar uma mobília tão sólida em sua sala de estar. Se você estiver com pouco espaço, é melhor recusar essa compra, preferindo modelos menos volumosos. E, pelo contrário, se você é o proprietário feliz de uma sala muito espaçosa, não a decore com uma mini vitrine de aparador. Como ela não parecia bonita para você na loja - em uma sala grande, esses móveis serão visualmente perdidos,

  • a segunda coisa que você deve prestar muita atenção ao escolher um armário é a qualidade das estruturas e a confiabilidade das prateleiras, que devem suportar cargas pesadas,
  • então você deve garantir a força e a transparência absoluta do vidro frontal. Como qualquer aparador se destina principalmente a demonstrar os objetos internos, a transparência do vidro atrás da qual eles serão localizados deve ser ideal,
  • Os acessórios do produto também devem ser submetidos a verificações completas, todas as alças do aparador devem ser confortáveis ​​e confiáveis, e a cor dos móveis certamente deve estar em harmonia com o restante dos móveis da sua sala de estar.

Um aparador conveniente e bonito é uma coisa indispensável em qualquer casa. E, ao escolher, você leva em consideração parâmetros mais importantes como: as dimensões corretas, uma boa combinação com o design da sala, a conveniência e a segurança do uso e a simpatia ambiental do material de que o modelo é feito; em conjunto com o aparador, você obtém o máximo conforto e decora sua sala de estar com uma pequena obra-prima de mobiliário art.

Para obter mais informações sobre como restaurar de forma independente um aparador antigo usando a técnica de decoupage, que será o complemento ideal para uma sala de estar no estilo provençal, veja abaixo.