O fogo bruxuleante na lareira cria uma atmosfera de aconchego e conforto em uma casa de campo. A lareira parece especialmente apresentável quando feita de tijolo. Mas, se por algum motivo não puder ser instalado, uma lareira de metal será uma boa alternativa. Ele lida com a tarefa de aquecer nada pior do que uma contrapartida de tijolos.
A vantagem das lareiras de metal
Uma lareira de fogão de metal é considerada um excelente substituto para uma unidade de aquecimento de tijolos. Sua transferência de calor será suficiente para fornecer calor a um dos cômodos da casa. Mesmo no clima mais frio, aquece todos na sala.
A lareira de metal pode ser feita sob a forma de um design elegante e original, que se encaixa facilmente no interior elegante. By the way, os japoneses inventaram fogões de metal, e eles são bem versados no design de instalações para vários fins.
Entre as vantagens de focos desse tipo, deve-se destacar sua portabilidade e leveza. Eles podem ser montados, movidos ou desmontados sem problemas. O peso do fogão - uma lareira de metal é muito menor que a de uma contrapartida de pedra, não é necessário equipar uma base sólida, pesada e cara.
A facilidade de operação é combinada com uma alta taxa de eficiência. Para derreter, requer uma pequena quantidade de lenha. Demora um pouco de tempo e combustível sólido para aquecer, pois o metal aquece muito mais rápido que os tijolos e ao mesmo tempo libera tanta energia térmica que é suficiente para se aquecer no frio.
Quanto às deficiências, elas são poucas em agregados metálicos. O principal é o resfriamento rápido da estrutura após a conclusão do processo de combustão. Além disso, não se deve esquecer o alto risco de incêndio desses focos.
Se você tocar acidentalmente uma lareira de metal na madeira durante o carregamento de combustível, poderão ocorrer queimaduras graves. Portanto, neste caso, use luvas apertadas.
Local da instalação
É permitido montar uma lareira de metal em quase qualquer lugar da sala, se desejado, mesmo no centro. Porém, esse local perderá em termos de estética e não cumprirá os regulamentos de incêndio, pois a estrutura pode ser facilmente tocada e derrubada.
A melhor solução é instalar uma lareira de madeira de metal perto da parede da sala, você pode construir a estrutura nela, o que economizará metros quadrados de área. Nesse caso, a chaminé está bem colocada ao longo da parede e não será difícil trazê-la para a rua.
Esta opção de colocar a lareira impedirá a fumaça do ar na sala. É verdade que a parede atrás dela não estará limpa - ela se tornará esfumaçada e enegrecida. A lareira pode ser colocada perto da parede, afastando-se dela a uma curta distância.
Nesse caso, se necessário, será fácil passar de uma parede para outra. Também é mais fácil cuidar, uma vez que a estrutura é móvel. Um firewall está conectado a uma lareira, mas mesmo assim não será capaz de proteger as paredes contra danos à superfície caiada e pintada, escurecendo o papel de parede.
Além disso, uma lareira de metal pode ser colocada no canto da sala, que agora é considerada uma opção elegante. Nesse caso, ocupa menos espaço: a sala parece visualmente mais espaçosa, pois a sala não é reiniciada.
Os modelos de designer de lareiras de canto disponíveis comercialmente se destacam por sua originalidade. Eles geralmente têm parâmetros pequenos e são resistentes. Eles são muito mais fáceis de aquecer e depois limpar. A chaminé não é difícil de destacar.
Os especialistas não recomendam a instalação de lareiras de metal para casas próximas a portas ou janelas. O fato é que as fontes de ar afetam negativamente a eficiência da unidade de aquecimento.
Portanto, os especialistas recomendam as seguintes opções para a colocação de lareiras de metal:
- embutido na parede externa,
- montado na parede
- esquina
- localizado separadamente.
Materiais de bricolage para fazer uma lareira de metal
Por exemplo, uma lareira de barril usada anteriormente é considerada muito simples de fabricar. Isso não requer grandes custos de material.
Mas para montar um fogão a partir de chapas de metal, você precisa preparar:
- para o compartimento do combustível - chapas de metal com uma espessura de 3-5 mm,
- para um cinzeiro - folhas de metal com 0,5 mm de espessura,
- grelha ou para o fabrico de barras de reforço,
- uma porta de vidro refratário ou ferro fundido (para mais detalhes: "Quais portas de vidro para lareira são melhores para escolher - variedades, vantagens e desvantagens de portas com vidro"),
- dobradiças de porta
- para pernas - carris metálicos de diâmetro igual ou superior a 5 centímetros,
- para um pedestal - várias folhas de aglomerado ou uma laje de cimento ou tijolos,
- para argamassa - cimento,
- algodão basalto
- para uma chaminé - tubos com um diâmetro mínimo de 20 centímetros e, se necessário, uma curva para a saída e ligação de tubos,
- suportes de montagem
- fungo cabeça
- selante resistente ao calor,
- moedor
- soldagem
- ferramenta de medição
- chave de fenda.
Diagrama de instalação de um fogão de lareira de ferro
Você pode usar esquemas prontos ou desenhos feitos à mão de uma lareira de metal. Ao mesmo tempo, eles devem descrever a fonte em si e seus detalhes, designar os parâmetros e refletir sobre a sequência de montagem na forma de números ou setas.
É necessário iniciar a instalação com um pedestal e concluir a remoção das chaminés fora do telhado. Ao fazer um desenho, não se deve esquecer as características do layout dos quartos, do teto e do piso, do piso.
As principais etapas da instalação
Fazendo um fogão - uma lareira de metal com suas próprias mãos não é difícil. Mesmo um artesão iniciante é capaz de lidar com essa tarefa, sujeito à disponibilidade de desenhos elaborados com competência e à conformidade com a tecnologia da obra.
A instalação é realizada em etapas:
- Como a lareira de aço ou outro metal esquenta bastante, antes de instalá-la, prepare primeiro a superfície do piso. Quando o piso é de madeira, os especialistas recomendam colocar uma camada de lã de basalto com isolamento térmico entre ele e o teto.
- Então você deve preparar o pedestal. Para sua fabricação, você pode usar várias folhas de aglomerado, conectando-as. Um revestimento refratário de placa de fibrocimento ou telha cerâmica é colocado em cima.
- No caso de as paredes terem papel de parede ou acabamento com outros materiais sujeitos a queima, é aconselhável proteger a área de instalação de uma lareira de metal com alvenaria, ladrilhos cerâmicos ou pedra artificial.
- Quando a preparação das instalações estiver concluída, prossiga para a montagem da estrutura de aquecimento. O dispositivo da lareira não é complicado. Primeiro de tudo, as paredes laterais da lareira são conectadas por soldagem. A parede traseira e a parede frontal são soldadas a elas, nas quais um buraco destinado ao carregamento de lenha é cortado no meio no meio e no fundo da caixa de cinzas é usado para limpar as cinzas.
- Usando a soldagem, uma chapa grossa de ferro é afixada nas paredes laterais como parte inferior da unidade. Antes disso, as pernas são presas a ele, cuja altura máxima é de 10 a 12 centímetros e a largura não é inferior a 5 a 7 centímetros. Como uma lareira de metal caseiro requer estabilidade, as dimensões dos elementos de suporte dependem do peso da estrutura. Após a montagem das pernas, a montagem do corpo é concluída.
- Em seguida, instale partições para a câmara de combustão e o cinzeiro. É melhor fazer uma fornalha de duas camadas. Para isso, é equipado com uma câmara separada no interior da unidade, como resultado da qual fica isolada das paredes do forno.
- Entre o cinzeiro e a fornalha, monte uma grade, que pode ser comprada ou fabricada independentemente das barras de reforço.
- As dobradiças são soldadas ao forno para instalar a porta. Abaixo da abertura do forno, cerca de 10 centímetros, por soldagem, os cantos são fixos, o que servirá de base para a grelha.
- De cima, uma lareira de metal com as próprias mãos é fechada com uma cobertura de parede. Quando não há orifício para a chaminé, ela é cortada antes de instalar a parte superior.
- No final, prossiga com a instalação da chaminé.
No processo de montagem da lareira após a conclusão da próxima etapa, é necessário verificar a correção da construção com o nível do edifício. A presença de lacunas indica que os elementos foram conectados de forma desigual e que o forno precisa ser refeito.
Disposição de uma chaminé para uma lareira de ferro
A chaminé é uma parte importante da estrutura de aquecimento. Leva produtos de combustão, incluindo fumaça, para fora do edifício residencial. Nenhuma lareira pode funcionar sem ela.
A chaminé de uma lareira feita de ferro certamente consiste em um cano longo ou vários canos conectados em série. Ele é levado pelo telhado.
- Direto. Nesse caso, um tubo é direcionado para cima verticalmente até atingir o teto.
- Dois a três joelhos. A chaminé é removida em zigue-zague.
Tubos para extração de fumaça são inseridos no orifício na superfície superior da unidade e, com a ajuda de suportes, são conduzidos paralelamente à parede, com suporte até o teto.
Para remover a chaminé, faça curvas e use vários tubos que se juntam usando cotovelos. Todas as juntas são tratadas com selante resistente ao calor. A lã de basalto é geralmente usada para isolamento térmico.
Como resultado, a chaminé é levada ao telhado. Ele é feito imponente em seu cume, não menos que 50 centímetros. Uma tampa e fungo são colocados no topo do tubo para proteger a chaminé da precipitação atmosférica.
Não é recomendável pintar lareiras, pois esse revestimento pode derreter ou desintegrar-se, o que estragará a aparência da estrutura de aquecimento.
Manutenção e manutenção da lareira de ferro
Para lareiras com fornalha de metal que sirvam por um longo período, elas requerem cuidados adequados. Antes de tudo, uma vez a cada 2 semanas são lavadas a seco: as cinzas residuais são removidas do cinzeiro e a câmara de fuligem é limpa de fuligem. Você também precisa limpar regularmente a chaminé.
O metal é facilmente suscetível a processos corrosivos; portanto, uma lareira feita a partir dele não pode ser lavada com água. Você só pode limpar as portas de vidro e a superfície dos canos da chaminé com um pano úmido do pó acumulado nelas.
Também é importante seguir as regras de operação. Após a montagem da lareira, eles esperam cerca de um mês e só então começam a aquecê-la. Durante esse período, ele terá tempo para secar e o selante ficará mais firme.
Igualmente importante é a escolha certa de combustível sólido. É preferível aquecer os troncos de bétula, pois eles emitem 20% mais calor. Etanol e pelotas também podem ser usados como combustível.
Para usar a lareira de ferro era confortável, você precisa se lembrar de algumas regras:
- O design não deve ser instalado na zona ativa da vida da família - na cozinha, no meio da sala etc., pois pode ser facilmente tocado e derrubado. É aconselhável instalar uma lareira em um canto ou perto da parede mais distante da sala.
- Não monte a lareira perto de materiais inflamáveis, janelas e móveis.
- A unidade não pode ser deixada sem vigilância; as crianças não devem se aproximar dela.
- A lareira deve ser protegida das paredes e pisos de materiais de madeira.
- Substâncias inflamáveis não são armazenadas perto do surto.
Sujeita às regras acima, a lareira vai durar muitos anos, aquecendo a casa com calor.