Os rodapés são montados em tetos suspensos para ocultar o buraco que se forma entre a parede e a tela que cobre a superfície do teto. Se isso não for feito, a sala terá uma aparência inacabada e desleixada.
O rodapé, ou filete, é uma tira de material polimérico. Pode ser estreito ou largo, com ou sem um padrão. O comum para todas as rodapés de tetos falsos é apenas uma coisa - uma deve ser fixada sob o teto, fechando a lacuna tecnológica.
Recursos da instalação de um rodapé em um teto extensível
Existem rodapés especiais com saliências para montagem direta nos perfis de montagem, aos quais a trama de tensão está conectada. No entanto, a escolha desses modelos é bastante limitada, portanto a maioria das rodapés fabricadas é montada em cola.
Por que é impossível colar um plinto no teto diretamente? Há pelo menos cinco razões para isso:
- O tecido elástico é feito de filme de cloreto de polivinila, bastante fino, que pode ceder sob o peso do rodapé,
- Os solventes incluídos nos adesivos podem danificar o filme ou até fazer furos nele,
- É impossível colar os rodapés no teto tensionado, pois o filme não se fixa rigidamente e pode facilmente mudar de posição - uma ligação adesiva confiável não se forma nessas condições,
- Ao secar, a cola criará uma tensão que provavelmente não será uniforme - a tela do teto "conduz", forma dobras, rugas,
- Se necessário, remova o rodapé da tela do teto inevitavelmente será danificado.
A fim de colar o rodapé do teto ao teto elástico, ou seja, à parede sob ele, e não ter medo de que ele se desprenda rapidamente, é melhor comprar rodapés com a largura máxima possível da superfície adjacente à parede - isso proporcionará uma aderência confiável e o rodapé permanecerá bem. O comprimento do rodapé como um todo depende da forma e tamanho da sala. Os rodapés mais comuns têm 1,3 m de comprimento, embora os modelos de dois metros possam ser usados em salas grandes.
Importante: Ao comprar um rodapé, pegue toda a quantidade necessária de uma só vez e verifique se o número do lote é o mesmo; caso contrário, as partes individuais poderão diferir na tonalidade.
Cálculo do rodapé
Verifique se você tem rodapés suficientes. O cálculo é simples: para o comprimento total do perímetro da sala, você precisa adicionar uma margem para os cantos (cerca de 10 a 20 cm para cada canto). O resultado resultante é dividido pelo comprimento do rodapé (comprimento padrão - 200 mm) e calcule a quantidade necessária.
Instalação de um rodapé para um tecto falso
Geralmente, quaisquer elementos adicionais que sirvam de decoração são primeiro fixados no local e depois pintados, se necessário. No entanto, existem algumas sutilezas: se o rodapé estiver localizado próximo à tela, ele poderá ficar manchado ao pintar; portanto, é recomendável pintar primeiro e só então iniciar a instalação.
Antes de conectar o rodapé ao teto extensível, você precisa adquirir ferramentas para este trabalho:
- Faca de papelaria ou construção,
- Instrumento de medição (régua, fita métrica),
- Espátula (de preferência borracha ou plástico),
- Lápis
- Escova
- Caixa de esquadria (para juntas suaves nos cantos da sala).
Além disso, os seguintes materiais serão necessários:
- Rodapé
- Adesivo para rodapé (selecionado de acordo com o material de que é feito),
- Selante (de preferência acrílico),
- Revestimento de polietileno (película aderente).
Para fixar o rodapé no teto flexível, você também precisará de uma escada e um guardanapo para remover o excesso de cola. Comece o trabalho com operações preparatórias. Antes de tudo, proteja o teto flexível contra arranhões e manchas acidentais. Para fazer isso, prenda uma fina película adesiva ao redor do perímetro da sala.
Dica: para conectar de forma qualitativa e bonita as rodapés nos cantos da sala, você pode comprar “cantos” encaracolados especiais. No caso de não haver "cantos" adequados à venda, eles são feitos com a ajuda de uma ferramenta especial - uma caixa de esquadria - e uma faca afiada comum.
A caixa de esquadria é uma ferramenta bastante rara, não é necessário comprá-la "de uma só vez". Uma caixa de esquadria caseira pode ser feita de três tábuas, construindo a partir delas algo como uma bandeja, cujo interior deve ter largura igual à largura do rodapé. Em seguida, arme-se com um transferidor e faça um buraco nas laterais da bandeja em um ângulo de 45 graus.
Para colar o rodapé no teto flexível, você precisa de cola de alta qualidade. É melhor se for transparente (em branco - pitada). Um dos principais requisitos para a cola - não deve escurecer com o tempo. Na maioria das vezes, a cola Moment é usada para esse trabalho: Instalação e Super Resistente, além de Titânio.
Trabalho preparatório
- Coloque o rodapé no chão ao longo das paredes. Para paredes longas, coloque duas rodapés, para as curtas - uma de cada vez. Coloque as partes cortadas do rodapé nos locais restantes. Tente garantir que as peças que você cortou vão para os cantos da sala e no centro estão unidas as que foram cortadas na fábrica - elas proporcionam uma junta perfeitamente uniforme.
- Corte as peças de canto com a ajuda de uma caixa de esquadria para que elas se encaixem de maneira uniforme.
- Recoloque as rodapés no chão e veja com que precisão elas se encaixam no lugar. Corrija se necessário.
Depois de concluir o trabalho preparatório, você pode começar a montar diretamente na parede.
Importante: Você precisa começar a trabalhar no canto oposto à entrada da sala.
Instalação
- Antes de colar o rodapé no teto, prenda-o nas paredes sem cola, verifique as juntas.
- Marque a parede com um lápis, indicando as juntas e a borda inferior do rodapé do teto.
- Use um revestimento de polietileno (película aderente) entre o teto e o rodapé.
- Lubrifique a parte larga do pedestal do teto com cola e aguarde alguns segundos - isso é necessário para que a cola comece a endurecer.
- Coloque o rodapé contra a parede, guiado pelas marcações a lápis, e pressione por um minuto. Em seguida, use um pano para remover o excesso de adesivo que se projetou.
- O próximo rodapé é colado da mesma maneira, é aplicado ao já colado. Além da parte larga, é necessário revestir as extremidades dos rodapés com cola.
- Continue colando rodapés em todo o perímetro até que o trabalho seja concluído. Depois que a cola "agarra" um pouco, você pode remover o filme do teto, se não planeja pintar os rodapés.
Importante: Você pode começar a pintar os rodapés do teto somente depois que a cola secar completamente. Consulte a embalagem adesiva para obter informações sobre o tempo de secagem.
Após a cola secar completamente, é necessário preencher as lacunas entre a parede e a base com a ajuda de um selante e uma espátula.
É possível colar o rodapé no teto suspenso
Não é aconselhável colar filetes em um teto falso, como também são chamados rodapés, especialmente se não houver experiência nessas questões. Isso ocorre por vários motivos:
- devido ao fato de o tecido elástico ser uma fina película sintética, existe o risco de danos mecânicos ou químicos,
- devido à mobilidade do material, fixar rigidamente o rodapé não é uma tarefa fácil,
- devido a uma tensão desigual após a secagem da composição adesiva, dobras, inclinações aparecem frequentemente no teto,
- devido ao forte acoplamento da banda de tensão e do rodapé, é quase impossível removê-lo.
Para criar lindamente um rodapé em um teto flexível, você precisa saber qual conjunto de ferramentas deve ser preparado e qual algoritmo de ações a seguir. Se nenhum dos pontos acima for assustador, para o acabamento final e a fixação diretamente na tela, serão necessárias unhas líquidas especiais.
Como colar um pedestal de teto em um teto esticado no final do acabamento
O trabalho de instalação é realizado em paredes já coladas ou superfícies pintadas. A tecnologia para colocar rodapé no teto envolve as seguintes ações:
- Escolha um adesivo adequado, que após a secagem não mude de cor.
- Prepare as ferramentas necessárias (lápis simples, fita métrica, cordão para marcação, faca, serra, canto da régua, escada, mesa).
- Anexe um pedestal de teto à superfície para determinar a correção de sua localização; caso contrário, há uma alta probabilidade de aparecimento de chanfros. Marque marcando a parede.
- Aplique adesivo na parte do filete que pressionará contra a parede.
Ao instalar rodapés no teto, você deve saber que a primeira coisa que uma pequena quantidade de cola é aplicada na parte de trás do filete, evitando as bordas, pode suportar alguns minutos e, em seguida, pressionar apenas contra a parede. Para aparar o rodapé para decorar cantos, você deve usar um dispositivo especial - uma caixa de esquadria. O princípio de operação é instalar a peça na ferramenta de acordo com o corte externo ou interno. Para evitar o deslocamento do elemento, o corte deve ser feito rapidamente, mas sem problemas.
Como colar o rodapé no teto suspenso é mostrado no vídeo.
Instalando uma Rodapé no Teto Antes de Terminar
Os filetes neste caso são colados em superfícies limpas não tratadas. A instalação da base no teto suspenso é realizada de acordo com as seguintes instruções:
- Prepare cola ou massa de vidraceiro, ferramentas necessárias para o trabalho.
- Umedeça a superfície para melhorar a qualidade da adesão (adesão).
- Faça uma solução de trabalho com base na massa, amassando de acordo com as instruções do fabricante.
- Aplique uma pequena quantidade de solução na parte traseira do filé, distribuindo-a uniformemente.
- Anexe o elemento a um local específico, alinhe-o e apoie-o até que ele segure.
- Remova todo o excesso de solução de trabalho.
- As peças subsequentes são montadas da mesma maneira.
A superfície na qual o rodapé do teto é colado deve ser plana, caso contrário, há uma alta probabilidade de folgas entre os elementos de acabamento e a parede.
Como fixar um pedestal de teto de espuma em um teto flexível
Os produtos de espuma são fáceis de instalar, com baixo peso (leve) e custo acessível. Mas eles têm suas desvantagens: eles exigem manuseio cuidadoso e uma composição adesiva especial. Para colocar o rodapé no teto suspenso, você deve agir de acordo com o seguinte plano:
- Desenhe uma linha reta (ponto de referência) com um lápis e um nível simples. Aplique adesivo no interior do filé.
- Pressione a parte contra a parede.
- Selar todas as juntas com selante ou massa de vidraceiro.
- Pinte se necessário.
Para o trabalho de instalação, é melhor escolher as unhas acrílicas "líquidas", que se distinguem por uma boa fixação, não corroem os produtos de espuma, ajustam rapidamente e são facilmente removidas com uma esponja úmida. A massa acrílica também é adequada para esses fins se as paredes apresentarem irregularidades, além de um adesivo autoadesivo feito de uma parte do PVA e quatro partes da massa e água.
Como colar um rodapé de poliuretano no teto flexível
Para inserir o rodapé no teto suspenso, é necessário usar composições adesivas como titânio, momento, pregos líquidos. O rodapé de poliuretano é diferenciado pela alta flexibilidade devido à presença de borracha em sua composição. Com sua ajuda, você pode organizar uma sala com várias curvas e linhas quebradas.
A tecnologia de instalação fornece o seguinte algoritmo de ações:
- Prepare a superfície: limpa e lisa com massa de vidraceiro.
- Marque na parede com um nível e um lápis simples.
- Corte os elementos sem pressioná-los com muita força para que não se deformam. No final da serra, processe todas as extremidades com lixa.
- Aplique adesivo na parte de trás do filé, distribuindo-o uniformemente por toda a superfície. Para prender as peças finais, cola também é aplicada a elas.
- Começando pelo canto, cole o primeiro elemento, mantendo-o por 20 a 30 segundos. As peças subsequentes são montadas de maneira semelhante.
- Encha as juntas com selante e limpe com uma esponja úmida.
- Pinte se necessário.
Como colar o rodapé no teto suspenso é mostrado no vídeo.
Como anexar um teto pesado rodapé a um teto extensível
Filetes feitos de espuma de poliestireno não causam dificuldades de instalação, não perdem suas qualidades decorativas depois de um tempo, não estão sujeitos a deterioração e são adequados para pintura. Outra vantagem desse acabamento é uma completa semelhança com a moldagem de gesso, que tem uma aparência bastante atraente, dando à sala uma certa originalidade. Para instalá-los, você precisa:
- Marque a superfície desenhando uma linha inferior plana.
- Aplique adesivo na parte de trás do elemento usando uma pistola de montagem.
- Cole o primeiro elemento, começando pelo canto da sala. É necessário segurar o rodapé por vários minutos, encaixando-o claramente de acordo com a marcação.
- Cole o restante dos elementos ao redor do perímetro, seguindo o mesmo procedimento.
- Vedar as juntas com selante acrílico.
- Após a secagem, manche o filé.
Para obter o efeito desejado, é necessário cortar o pedestal do teto feito de espuma de poliestireno apenas com uma faca afiada ou serra.
Ferramentas de montagem de teto de estiramento
Para colar filetes, você precisa de um certo conjunto de ferramentas e materiais auxiliares:
- caixa de mitra
- faca de construção, serra,
- roleta
- governante
- quadrado com um ângulo reto e um ângulo de 45 graus, transferidor,
- para fazer uma marcação um lápis simples,
- vários tipos de espátulas (borracha, metal estreito),
- pistola de construção para aplicar cola aos filetes,
- um recipiente para a preparação de uma solução funcional baseada em massa de vidraceiro,
- massa de vidraceiro do revestimento,
- selante acrílico branco,
- adesivo de montagem,
- tinta à base de água.
Quando tudo estiver pronto, você poderá iniciar o processo.
Como colar rodapés em um tecto falso: instruções
O rodapé do teto pode ser instalado em paredes coladas, em uma superfície rebocada e pintada. Se a parede apresentar irregularidades, deve ser preparada o máximo possível: limpar, moer com uma cartilha, alisar com gesso e aplicar novamente. O trabalho de instalação deve ser feito somente após o solo secar completamente na parede.
Instruções de instalação para contornar o teto suspenso:
- Usando uma pistola de construção, aplique adesivo na parte traseira do rodapé do teto.
- Para a melhor conexão do filé com a parede, ele precisa deixá-lo deitar-se por vários minutos e, em seguida, anexá-lo e pressioná-lo na superfície desejada. Para evitar vestígios, é recomendável pressionar o elemento na parede com um pano limpo.
- O excesso de adesivo deve ser removido imediatamente. Quando secam, não podem ser removidos.
- No final, todas as lacunas devem ser tratadas com selante acrílico ou massa de vidraceiro. Para suavidade, o selante pode ser alisado com um dedo embebido em água. Para esse trabalho, são recomendadas luvas de borracha.
- Para selar as lacunas nas articulações, massa de vidraceiro e uma espátula estreita são usadas.
Um vídeo sobre como inserir um rodapé em um teto suspenso é apresentado aqui.
A composição adesiva deve ser adquirida em estrita conformidade com o tipo específico de rodapé do teto.Para o design de pequenas instalações, a melhor solução em termos de escolha de filetes é modelos estreitos e simples. Mas, para terminar o teto flexível em salas espaçosas, um rodapé amplo com um padrão complexo parecerá mais eficaz.
Se você quiser realçar o teto flexível, poderá tocar em contraste, onde os filetes terão uma cor completamente diferente em contraste com a tela. Durante a instalação, você deve saber que precisa deixar um espaço de 3 a 5 mm do teto extensível. Para não estragar a aparência com excesso de cola, limpe-a imediatamente com um pano limpo. Insira o pedestal do teto no teto suspenso sob a força de todos, o mais importante, não negligencie as regras para sua instalação.
Conclusão
É muito simples colar o rodapé no teto esticado com suas próprias mãos, se você seguir um determinado algoritmo de ações. Para obter o efeito máximo, você precisa escolher filetes, levando em consideração a cor da superfície e das paredes do teto. É importante obter uma combinação espetacular de todos os elementos de acabamentos decorativos. Se não houver uma solução clara, então, como opção, você pode usar um rodapé leve e econômico que seja mais adequado para cores.
Como escolher um rodapé
O rodapé do teto para tetos falsos pode ser feito com base em espuma, plástico e poliuretano. Se necessário, você pode encontrar produtos feitos de madeira natural ou gesso. É mais difícil trabalhar com essas opções, porque elas têm mais peso. É muito mais conveniente usar elementos de poliuretano, eles são práticos e também passíveis de coloração.
Nota! Você deve abordar cuidadosamente a escolha dos produtos de espuma. Esta opção pode ser muito impraticável. O fato é que um pedestal de teto feito desse material pode sofrer secagem, o que levará à formação de juntas largas entre os elementos adjacentes.
O que devo procurar ao escolher um rodapé:
- Os produtos podem ter tamanhos diferentes, portanto, para evitar inúmeras articulações, é necessário escolher fragmentos mais longos. Você também deve pensar em design de interiores com antecedência. O fato é que o material pode ser liso ou em relevo, o que afeta significativamente a aparência.
- É melhor dar preferência a opções com uma parte da parede mais larga. Isso permitirá uma melhor fixação, especialmente com reparos não tão perfeitos.
- O produto é adquirido com a margem necessária. Essa situação se deve ao fato de ser muito difícil ajustar a conexão de todos os ângulos. Se houver pouca experiência, será melhor fazer um treinamento preliminar.
- Antes de colar o rodapé no teto flexível, você precisa escolher a cola certa. É melhor dar preferência a composições universais adequadas para fixar um material específico. É importante levar em consideração o tempo de colagem, alguns adesivos exigem peças de fixação após a instalação.
Nota! Os fabricantes de materiais não param. Portanto, agora existem itens adicionais à venda - cantos especiais. Eles são colados nos cantos, o que torna possível evitar aparamentos complexos.
Métodos para montar o rodapé sob o teto suspenso
Como colar o pedestal do teto no teto flexível? O método de montagem depende do momento em que foi decidido instalá-lo. Existem duas opções principais:
- O produto é colado diretamente depois de todo o trabalho. O fato é que muitos inicialmente revestem as paredes com papel de parede, esticam a tela do teto. Por conseguinte, rodapés são fixos por último. Esse estado de coisas é mais comum.
- Os prendedores são feitos após a instalação do teto. Isso precede o trabalho com as paredes. Há um pequeno sinal de menos. Deve-se ter em mente que fica muito difícil realizar trabalhos preparatórios nas paredes. Em primeiro lugar, você pode danificar facilmente a tela. Em segundo lugar, o teto elástico repete a configuração das paredes, o que significa que todos os solavancos se tornarão ainda mais visíveis.
Portanto, dependendo da situação, a tecnologia necessária é selecionada.
Acabamento
A instalação do rodapé em paredes coladas ou pintadas ocorre de acordo com o seguinte princípio:
- Para o trabalho, uma composição adesiva confiável é selecionada. A melhor opção é material transparente ou branco. É importante considerar que a substância não deve mudar de cor após a secagem ou ao longo do tempo. O tempo de ajuste também é levado em consideração, quanto mais tempo, mais tempo será necessário para reter a peça.
- As ferramentas necessárias estão sendo preparadas. Para este evento, você precisará de: uma simples caixa de esquadria de plástico, uma boa faca de papelaria, uma serra, um medidor, panos. Deve-se ter em mente que o trabalho será realizado em altura, por isso é necessário fornecer um suporte ou escada confiável.
- Rodapés começam a grudar a partir do ângulo selecionado. É o mesmo que colar baguetes.
Nota! Anteriormente, você deve praticar aparar fragmentos no ângulo desejado. Para este procedimento, uma caixa de esquadria é usada. Esta ferramenta possui recortes especiais localizados em ângulo. Cada peça é colocada de modo a obter um ângulo externo ou interno. O corte deve ser suave e rápido para evitar que o elemento se desloque.
Se as paredes não apresentarem uniformidade perfeita, isso levará à formação de rachaduras entre o rodapé e a parede. Para eliminá-los, aplique fita adesiva. É colado à peça e à parede. Ou seja, o defeito existente é eliminado. Após a secagem completa - a fita é removida.
Nota! Deve-se ter em mente que a correção por meio de fita adesiva pode levar ao aparecimento de uma curva do elemento. Às vezes acontece que a curvatura é tão grande que estraga toda a aparência. Portanto, existe outra maneira, que consiste no fato de que a lacuna é selada com selante ou massa de vidraceiro. Posteriormente, tudo é coberto com tinta.
Assim, toda a área é colada. Deve-se entender que, ao remover o papel de parede, neste caso, é possível danificar os elementos decorativos.
Rodapé Escolha
O material mais popular para molduras são polímeros. MDF, madeira ou gesso não podem ser usados - rodapés são muito pesados, sua instalação é complicada e requer fixação adicional.
É ideal para baguetes de teto suspenso feitas de espuma de poliestireno (poliestireno).
Espuma
Eles podem ter uma superfície plana ou em relevo, cujo padrão geralmente imita a moldagem em estuque. Uma baguete branca está à venda, mas depois de colada, ela pode ser pintada de qualquer cor. Os rodapés de espuma são fáceis de consertar e, se forem removidos acidentalmente devido ao seu peso leve, não machucarão ninguém, mesmo que caiam de cabeça. Devido à baixa capacidade de absorver umidade e vapor, eles são colados nos banheiros.
Servir de 15 a 20 anos. Durante a operação, é permitido limpar com um aspirador de pó ou detergente líquido. Eles custam de 13 a 20 p. cada um.
Rodapés são muito quebradiços, não dobram e formam uma aderência não confiável em uma parede curva. Instável a solventes e materiais à base deles. Ele não pode ser colocado próximo à iluminação, pois o material tem baixa resistência ao calor e quando a queima começa a liberar estireno. Sob a influência da luz solar, o rodapé de espuma começa a ficar amarelo.
Poliuretano
Mais forte que a espuma. É fabricado a partir de polímeros que não contêm estireno tóxico. São uniformes, com padrões ou alívio. Visualmente, os modelos para o trabalho de estuque se assemelham ao gesso, mas custam menos. O rodapé é resistente ao estresse mecânico, fácil de limpar e tingir com corantes à base de acrílico.
O poliuretano se dobra facilmente, portanto pode ser usado para formar estruturas curvas e projetar superfícies irregulares. Eles são decorados com colunas, janelas de sacada. Baguete de poliuretano confiável, durável, resistente a temperaturas extremas. Não absorve o cheiro, por isso é ideal para a cozinha. Devido à estrutura densa do material, é fácil cuidar.
- são 2 vezes mais caras que a espuma,
- eles têm muito peso, então precisam ser “plantados” em cola especial, e estruturas grandes devem ser fixadas adicionalmente com parafusos,
- devido à alta rigidez, uma serra de face é usada para cortar,
- alto consumo de cola.
De plástico
Eles têm um recurso de design na forma de uma trava de encaixe. Projetado para tecto falso, fixado com o método arpão. Durante a instalação, a cola não é usada, pois é fácil inserir o molde no recesso do perfil. Para o design de cantos, são utilizados elementos adicionais, portanto, não é necessário arquivar material para sua união.
As vantagens incluem instalação rápida:
- sem necessidade de cola, as peças são fixadas com travas,
- nenhuma pintura e reboco de lacunas são necessárias.
A desvantagem é que ele está disponível apenas na variação de branco, requer alinhamento prévio das paredes e é adequado apenas para sistemas de montagem de arpões.
O que colar
- Unhas líquidas. Adesivo universal usado frequentemente Moment ou composição para espuma de poliestireno - Installation Express Decor. Tem uma cor branca, é resistente à umidade, inofensivo, não destrói a textura da espuma. É aplicado com uma pistola dispensadora.
- Adesivo à base de polímeros (Econ-nast, Master, Elitas). Tem uma base de água. É barato. Seca por mais tempo. Devido à necessidade de pressionar o rodapé contra a parede por 5 a 10 s, o tempo de instalação é prolongado.
- PVA. Um composto seguro que pode ser facilmente removido com água. Seque por pelo menos 3 minutos.
- Massa acrílica (Uniprof, Master Teks HM). Sem solventes, à base de dispersão acrílica, resistente à umidade. Quaisquer peças decorativas feitas de poliestireno e poliuretano são coladas. Seca rapidamente.
Pode ser colado com um composto caseiro de PVA e massa de acabamento, conectado na proporção de 1: 4. A água é gradualmente adicionada à mistura até obter uma consistência de massa. Depois de obter uma composição homogênea, assenta por 10 minutos, mistura e aplica. A cola caseira está sendo preparada imediatamente antes da instalação; a colagem da baguete deve ser feita em 1,5 a 2 horas.
Ferramentas e materiais
- Escada portátil, andaime ou cadeira estável,
- roleta
- um lápis
- faca de papelaria
- caixa de esquadria para cortar baguete nos cantos,
- pequena espátula ou pistola de metal (para unhas líquidas),
- uma fina lâmina de borracha ou plástico, que remove o excesso de cola e a massa das juntas dos elementos,
- escova dura média para pintura.
Dos materiais que você precisa de cola, massa ou selante, que fechará as rachaduras e eliminará as juntas antes da pintura, um filme plástico para proteger o teto contra respingos de cola, além de lenços para removê-los.
Cálculo de contorno
Primeiro, o comprimento e a largura da sala são medidos. Seu perímetro é calculado pela fórmula P = 2 * (a + b). É adicionado 15-20 cm à soma recebida para cada canto.O número final é dividido pelo tamanho padrão da baguete, geralmente seu comprimento é de 2 M. O resultado é arredondado. Comprou 1-2 baguetes mais em caso de casamento ou deterioração. Com uma forma não padronizada da sala, sua configuração é dividida em seções separadas, a partir das quais o número desejado de rodapés é finalmente calculado.
Cálculo para uma sala de forma retangular medindo 8x5 m com 4 cantos:
- perímetro: 2 * (8 + 5) = 26 m,
- considerando ângulos: 4 * 0,15 = 0,6 m,
- comprimento total: 26 + 0,6 = 26,6 m,
- número de faixas: 26,6: 2 = 13,3 unid.
O número resultante é arredondado para 14 unidades. E, levando em consideração o possível casamento, você precisa comprar 15 a 16 unidades.
Preparação da parede
- Eles são limpos do acabamento antigo, tratados com um primer para aumentar a adesão. Em vez dos primers adquiridos, você pode usar uma solução de látex e água na proporção de 5 para 1.
- Depois que o solo secou, eles começaram a trabalhar.
É melhor colar o papel de parede depois de instalar o rodapé; durante o próximo reparo cosmético, não será necessário desmontá-lo. Este método de aderência será mais confiável.
Se as paredes já tiverem acabado com papel de parede, apenas uma moldura de espuma leve será selecionada. Ao mesmo tempo, o trabalho com cola é realizado com muito cuidado para não manchar o acabamento. Apareceu excesso de messi limpo com um guardanapo.
Se o rodapé for repintado em uma cor diferente, é melhor aplicar a primeira camada de corante antes da instalação.
Marcação
- O filete é pressionado firmemente contra a parede, de modo que sua borda superior encoste no teto.
- Lápis marca a borda inferior do rodapé em cada canto da sala. Para marcação, é utilizado um pequeno segmento do rodapé com um comprimento não superior a 0,2 m.
- As marcas feitas são conectadas com um cordão de pintura, uma linha é desenhada ao longo do perímetro da sala.
Rodapés de colagem
- A degola começa no canto da sala.
- No lado largo do rodapé, um adesivo é aplicado em uma camada uniforme.
- A baguete deve ser fixada na marca de baixo, pressionando-a uniformemente na parede ao longo de todo o comprimento. O tempo de engate inicial depende do tipo de adesivo (indicado na embalagem).
- O excesso de cola é removido com uma espátula ou pano.
- Na próxima baguete, a cola é aplicada nas superfícies principal e lateral.
- O rodapé é montado em torno do perímetro.
Ancoragem nos cantos
Nos cantos, os filetes são unidos em um ângulo de 45 °. Para formar uma junta uniforme, uma caixa de esquadria é usada. As baguetes podem ser cortadas com uma faca ou serra. Com uma faca, o corte é de melhor qualidade, a borda não é pintada, nenhuma rebarba aparece.
O rodapé é colocado na caixa de esquadrias com o lado que será adjacente ao teto suspenso. A faca é inserida nas ranhuras inclinadas dos lados. Durante a união das peças cortadas, cola é aplicada ao corte de uma delas. Você pode comprar peças de canto prontas, mas é muito difícil selecioná-las em tamanho e textura.
Rachaduras de vedação
As juntas e lacunas entre a baguete e a parede são mascaradas pelo selante. Os slots são selados com massa de vidraceiro durante a colagem. Após a secagem completa, você pode começar a rejuntar e pintar os rodapés.
Para reduzir as folgas entre o teto e o filete, ele é ligeiramente pressionado durante a instalação. O rodapé deve ser mantido até que esteja totalmente fixo para evitar escorregões.
Suporte de teto de dois níveis
O rodapé é fixado da mesma maneira que no teto de uma camada - na parede. A costura tecnológica entre as camadas é mascarada por inserções decorativas de PVC na forma de tubos, fungos ou ovais.
Para ocultar a transição entre os níveis de uma forma curva, é melhor usar tampões flexíveis. A fita adesiva é empurrada para dentro da junta com uma espátula de madeira ou plástico.
Para decoração, um cordão torcido pode ser usado como um esboço. É fixado com cola e permite mascarar a transição entre camadas, as juntas entre o teto e a parede.
Ferramentas necessárias
Para executar a automontagem desses elementos em um teto extensível, você precisa das seguintes ferramentas:
- pistola de pregos líquido
- um lápis
- caixa de mitra
- uma faca
- espátula
- roleta
- escada
- um pano para remover o excesso de cola,
- um filme para proteger a tela, para não manchar com cola.
Escolha cola
A cola usada na montagem dos filetes deve ser transparente ou branca e não deve escurecer com o tempo.
Aplique meios como:
- unhas líquidas (acrílico, neopropileno)
- cola de polímero ("Titan", "Eco-naset", "Moment")
- massa acrílica
Para rodapés de espuma
Para colar rodapés de espuma, use:
- "unhas líquidas" em acrílico - segure firmemente, não corroa o poliestireno, ajuste rapidamente, os excessos são facilmente removidos com um pano molhado,
- massa acrílica usado para paredes curvas, para economizar unhas líquidas,
- adesivo caseiro (uma parte de PVA + 4 partes de acabamento de massa de vidraceiro + água).
Como aparar ângulos?
Durante a instalação de seções retas do rodapé, normalmente não há problemas, mas você precisará mexer um pouco nos cantos. A dificuldade não está em colar os cantos, mas no corte correto dos filetes.
Existem duas opções: Você pode cortar os elementos por conta própria ou comprar tiras de canto prontas. Para cortar o elemento de canto corretamente, você pode usar uma caixa de esquadria em 90 graus.
O corte é feito em um ângulo de 45 graus, mantendo em mente que um rodapé deve ser destro e o outro canhoto.
Atenção! A caixa de esquadria é adequada para paredes ideais, com um ângulo de 90 graus. Em um ângulo diferente, os rodapés exigem cortes subsequentes no local da instalação.
Conselhos de especialistas
Para instalar corretamente o rodapé do teto em um teto extensível, você deve seguir as seguintes regras:
- O rodapé deve ser fixado usando um revestimento de polietileno entre o teto extensível e o lado estreito do rodapé. Após a instalação, a junta é removida.
- elementos de canto são cortados em um ângulo de 45 graus,
- intervalo entre filete e parede necessariamente fechar com massa acrílica,
- não é recomendável colar elementos de poliuretano no papel de parede, pois eles são pesados e o papel de parede pode não suportar seu peso,
- rodapé de madeira não gruda, e é preso com a ajuda de elementos especiais, portanto, é sempre mantido com segurança.
Conclusão
Para que a vista do teto extensível seja bonita e completa, é necessário escolher e instalar o rodapé do teto corretamente.
A instalação de filetes é fácil de fazer com suas próprias mãos, atenção especial deve ser dada ao corte correto dos elementos de canto e, em seguida, colando, você obterá uma alta qualidade e beleza.