Pavimentos

Piso laminado - o que é melhor?

Um material relativamente novo - laminado - ocupa um lugar cada vez mais proeminente no mercado de materiais de construção como um dos materiais mais baratos e fáceis de trabalhar. Ao mesmo tempo, proporciona um excelente resultado na percepção visual do piso, facilidade de manutenção e durabilidade. Mas esse resultado é possível apenas com um revestimento acabado de alta qualidade e um substrato selecionado corretamente para o laminado.

Funcionalidade do substrato para o laminado

Para o uso bem-sucedido desse tipo de revestimento, há vários requisitos que devem ser respeitados. Eles se relacionam, em primeiro lugar, com a formação da “torta” do piso, um dispositivo multicamada que compensa as fraquezas do revestimento final e garante o desempenho total do piso em sua totalidade. Para fazer isso, em frente ao seu piso, um substrato é formado sob o laminado, no qual essas tarefas são atribuídas:

  • proteção contra vapor, cujo objetivo é proteger o bolo do chão da umidade vinda de baixo,
  • função de isolamento - minimização da perda de calor da mesa, o que é especialmente importante quando as lajes do primeiro andar estão localizadas acima do porão, destinadas a armazenar produtos com um regime térmico especial,
  • isolamento acústico - relevante para pisos superiores e inferiores,
  • alinhamento dos defeitos da mesa grosseira, o que é especialmente importante ao usar um laminado como revestimento final do piso.

Qual é o melhor substrato para um laminado escolher para nossos leitores. Para entender o problema, descubra o que é um laminado.

A base para a fabricação de tal placa é uma placa de fibra de madeira de maior resistência. A superfície é coberta com uma camada de resina de melamina ou acrilato, que é uma camada protetora. Uma camada decorativa de papel sob um revestimento transparente pode imitar qualquer superfície da madeira à pedra. A camada inferior é impermeável devido à impregnação de papel, protege a placa da umidade. Vários fabricantes de elementos de acoplamento são revestidos com uma camada de cera.

Suporte de fibra não tecida

Esta é talvez a melhor escolha como substrato para um laminado. Os substratos de piso de fibra diferem de todos os seus concorrentes, não apenas em termos de preço / qualidade, mas também em seu melhor desempenho físico.

A empresa Trioteks está envolvida na produção desses substratos e já se estabeleceu como um fornecedor confiável de materiais de qualidade.

As vantagens dos substratos de fibra:

  • Excelente isolamento de umidade - o substrato é coberto por uma película protetora que não permite que ele se molhe,
  • Isolamento acústico - devido à sua estrutura, o material absorve quase completamente o som,
  • Isolamento térmico - em termos de propriedades de isolamento térmico, a fibra não tecida pode competir com os revestimentos de cortiça,
  • Alise perfeitamente pequenas saliências - o principal objetivo dos substratos. E com este substrato da empresa "Trioteks" lidar melhor.

Entre outras coisas, os substratos de fibra não são suscetíveis à deterioração e "flacidez" ao longo do tempo.

A instalação é uma das mais fáceis entre os concorrentes. Ao contrário de outros materiais frágeis (cortiça, agulhas, espuma de poliestireno), basta rolar o material no chão e cortá-lo nos lugares certos.

A almofada da empresa Trioteks é adequada para qualquer finalidade - para nivelar o piso colocando o laminado, para isolamento e isolamento acústico.

Materiais de cortiça

A cortiça de material natural triturada como substrato é formada em rolos com base em tecido, a espessura do material é de 2 a 10 mm. Devido às suas propriedades físicas, é popular devido à sua capacidade de atenuar irregularidades pontuais, nivelando seu efeito no laminado.

O suporte de cortiça também funciona bem quando deitado em um piso de madeira. Nesse caso, a preparação da superfície consiste em remover a tinta velha usando raspadores ou uma composição especial projetada para esse fim. O campo deve ser protegido por tábuas de assoalho rangentes com parafusos ou pregos adicionais nas toras de piso. Lascas e rachaduras devem ser reparadas com massa de vidraceiro de uma composição especial para madeira.

Ao colocar o substrato, a tecnologia usual é usada para esses casos. Corridas de material em folha são colocadas no chão, enquanto juntas são permitidas, tanto em largura quanto em comprimento, que devem ser coladas com fita de construção. Atenção! Ao depositar o substrato, o inchaço e o inchaço locais são inaceitáveis. Por toda a área da sala, ela deve se encaixar bem no chão.

As qualidades positivas deste material incluem sua baixa alergenicidade. Sendo uma aglomeração de material natural e os mesmos aglutinantes, é inicialmente ecológico. Isso permite o uso desse material em instalações residenciais, quartos de crianças, cozinhas e outros locais semelhantes.

Entre outras qualidades positivas, destacam-se:

  • uma longa vida útil de até 30 anos, com estrita observância das tecnologias de preparação de superfície, onde é usado um substrato de cortiça e sua própria instalação,
  • resistência à deformação do material, após a liberação da carga, o relaxamento da camada do material ocorre dentro de 2 - 2,5 horas,
  • propriedades de isolamento acústico - a estrutura porosa e a elasticidade do material de origem amortecem efetivamente os sons de natureza penetrante, bem como as ondas de vibração dos equipamentos e dispositivos elétricos em funcionamento. Mesmo com uma espessura de camada de 2 mm, o material amortece os sons de 12 a 14 decibéis,
  • propriedades de isolamento térmico - baixa condutividade térmica determinou seu uso no isolamento de paredes, tetos, pisos e outros planos multidirecionais,
  • o material é um anti-séptico de origem natural, não exposto aos efeitos de fungos e líquenes, e também não serve como alimento para roedores domésticos.

Uma propriedade única é a capacidade da cortiça de reduzir o fundo radioativo e os efeitos nocivos de outros materiais de construção.

Um fator negativo é o alto preço dos materiais de cortiça, que é compensado com sucesso por um conjunto de características positivas e durabilidade.

Além disso, a baixa condutividade térmica deste substrato impede seu uso em qualquer aquecimento no piso.

Substratos de coníferas

Este material é feito de aparas de madeira e aparas de madeira que foram cozidas no vapor. Na extrusão de produtos, não são utilizados aglutinantes estranhos, é a qualidade da própria resina contida na própria madeira. Os materiais utilizados e o método de produção permitem razoavelmente considerar substratos de coníferas como material ecológico.

As principais formas de liberação são rolos e chapas. Estes últimos são embalados em embalagens de 7 metros quadrados, com um tamanho de cartão de 59 x 89 cm e uma espessura de 3,5 a 7 mm. Ao colocar como substrato, as costuras são coladas com fita de construção.

Inicialmente, este material foi projetado para uso como isolante acústico, mas a capacidade revelada de amortecer as cargas de choque e vibração levou ao seu uso como substratos para vários acabamentos de pisos.

O substrato de coníferas sob o laminado possui várias qualidades positivas valiosas:

  • a alta capacidade à prova de som cria condições de vida confortáveis ​​na sala,
  • o uso de substrato de coníferas permite economizar o calor do piso,
  • a densidade dos ladrilhos permite nivelar significativamente a irregularidade da base ao assentá-la em um piso de concreto e em um de madeira,
  • ao instalar um substrato de coníferas, não há necessidade de composições adesivas, ferramentas e dispositivos adicionais,
  • a ausência de aditivos, adesivos e modificadores sintéticos permite atribuir esse material a favor do meio ambiente,
  • durante a operação, o substrato de coníferas mantém sua forma bem, não cede, mantendo sua forma por pelo menos 15 anos.

Uma desvantagem significativa do material é sua capacidade de ser mofado na presença de umidade.

Portanto, mencionamos acima a necessidade de usar proteção contra vapor como parte do substrato. Além disso, ao usar material conífero, é necessária proteção contra umidade entre ele e o laminado para evitar que ele se molhe durante a limpeza.

Espuma de polipropileno

Este material é o mais popular da classe de produtos sintéticos para uso como substrato para acabamento de pisos, incluindo um laminado.

A estrutura do material possui uma estrutura de bolhas, o que explica suas propriedades de baixa condutividade térmica e isolamento acústico.

Uma das razões para a alta popularidade do polipropileno espumado é o baixo preço, o que não indica qualidade insuficiente. Ele suporta com êxito o piso laminado e retém o calor e o som de maneira tolerável.

A forma de liberação na forma de rolos ou folhas é feita com uma superfície ondulada, que fornece ventilação do espaço sob o laminado. Além disso, com uma espessura de 3-5 mm, o substrato lida com sucesso com a irregularidade da base do piso.

Uma das desvantagens dos substratos de polipropileno é a destruição de bolhas sob carga repetida. A conseqüência disso é o achatamento do material com a perda de suas qualidades básicas.

Recentemente, os substratos de papel alumínio têm sido amplamente utilizados, e a metalização pode ser unilateral ou bilateral. Esse material funciona no local da instalação como um frasco térmico, retendo efetivamente o calor do piso. A espessura do substrato neste caso é de 2 a 5 mm.

A fim de evitar o isolamento do laminado dos elementos de aquecimento durante a instalação do piso radiante, o substrato deve ser colocado sob fontes de calor, evitando vazamentos na base do piso. Nesse caso, deve ser dada importância especial à qualidade da superfície da base do piso, independentemente do material de sua fabricação.

Por que preciso de um substrato para um laminado

Piso laminado refere-se ao piso de madeira, que tem as mesmas desvantagens da madeira. É caracterizada por sensibilidade à umidade e alta porosidade. Ao mesmo tempo, o laminado tem muitas qualidades positivas: ele passa pelo ar, criando um microclima favorável na sala, é natural e seguro.

Underlay laminado é necessário para:

  • eliminação de irregularidades,
  • aumentar o isolamento acústico e térmico,
  • proteção contra umidade.

Ao escolher um substrato para um laminado, deve-se considerar o seguinte:

  • em que base se encaixará
  • existem solavancos ou defeitos no piso
  • parâmetros de temperatura e umidade na sala,
  • que laminado será colocado nele.

Dependendo da qualidade do substrato selecionado, a vida útil do laminado também depende.

Funções principais

As principais funções do substrato são: melhorar o isolamento acústico e térmico, nivelar o piso, aumentar a resistência do revestimento de acabamento e distribuir uniformemente a carga no piso. Com sua ajuda, a vida útil do laminado é significativamente estendida. Além disso, o substrato sob o laminado torna o revestimento de acabamento mais resistente ao desgaste, durável e forte.

Defeitos na superfície da mesa

Com a ajuda de um substrato selecionado corretamente, você pode corrigir defeitos e irregularidades na mesa de concreto. Está longe de ser sempre possível tornar o piso perfeitamente uniforme e liso. De qualquer forma, em alguns lugares, pequenas diferenças permanecerão nelas, o que posteriormente afetará negativamente o laminado colocado. De fato, na presença de diferenças na base, haverá folgas entre os painéis e o piso. Ou seja, em locais com grandes aberturas, o revestimento cederá.

Mesmo pequenas diferenças de apenas alguns milímetros ao longo do tempo levarão a grandes problemas com o revestimento de acabamento. Para evitar isso, basta colocar um substrato sob o laminado. Ele oculta todos os erros básicos e cria uma superfície perfeitamente lisa.

Algumas pessoas pensam que quanto mais espesso o substrato, melhor. Isso é realmente uma falácia. Como o substrato é muito espesso, as rachaduras se formam mais rapidamente no acabamento, e o laminado simplesmente cede sob a pressão de itens pesados ​​de móveis.

Uma opção ideal é um substrato com uma espessura de 3 mm.

Amortecimento dos movimentos vibratórios do piso

Os pisos laminados estão sujeitos a movimentos oscilatórios causados ​​por:

  • carga dinâmica (caminhada),
  • ondas sonoras (devido ao ruído).

Se você não tomar nenhuma medida para suprimir antecipadamente os movimentos vibracionais, as travas nas lamelas falharão rapidamente. Nesse caso, um substrato selecionado com competência para o laminado resolverá o problema, que atuará como um amortecedor entre o piso de acabamento e a base de concreto.

Isolamento acústico

Ao andar sobre o laminado, dois tipos inteiros de ruído são criados (aquele que é ouvido em ambientes fechados e sob o piso). Ou seja, quando alguém anda pelo apartamento, não apenas os moradores sofrem, mas também os vizinhos abaixo. Isso se deve a vários fatores: a espessura insuficiente do laminado em si (que é de apenas 8 mm) e o método flutuante de assentá-lo (que cria uma membrana adicional para a transmissão de sons). É muito fácil resolver esse problema se você escolher o tipo apropriado para o laminado.

Quase todos os substratos têm boas qualidades de isolamento acústico e suprimem o ruído interno. Mas os produtos de cortiça são considerados os melhores.

Impermeabilização

O laminado é um material bastante caprichoso que não tolera alta umidade. Portanto, antes de prosseguir com a instalação, é necessário cuidar de uma boa impermeabilização do piso.

Se o laminado for colocado em uma mesa de concreto, ele deverá estar seco. Caso contrário, a condensação se acumulará constantemente entre a base e o laminado. Ao escolher um substrato, você deve se familiarizar cuidadosamente com suas características técnicas. A maioria dos materiais modernos atua como impermeabilizante e mantém um microclima favorável para a base de concreto e o laminado.

Para verificar se a mesa de concreto secou, ​​deixe um saco plástico por uma noite. Se estiver seco por baixo da manhã, tudo estará em ordem e você poderá prosseguir com a instalação do laminado. Se houver condensação sob a sacola, você terá que esperar um pouco até que o concreto esteja completamente seco.

Isolação térmica

Ao organizar um revestimento de piso, vale a pena considerar o fato de que ele deve ser quente e agradável ao toque. O uso de um substrato selecionado corretamente ajudará a manter o ar quente na sala.

O laminado em si é um material bastante quente. E se você escolher com competência um substrato com altas características de isolamento térmico, será bom andar descalço em um revestimento desse tipo em qualquer época do ano.

É possível prescindir de um substrato

Ao colocar um laminado, é impossível ficar sem substrato. Como a sua ausência colocará rapidamente o revestimento de acabamento em ordem (começará a ranger, dobrar, se formarão rachaduras entre as ripas).

A única opção quando o substrato não é necessário é a colocação de um laminado de luxo. Apenas neste material, o substrato já está colado na parte de trás dos painéis. Se mais um substrato for colocado sob ele, uma camada de amortecimento muito espessa é formada, o que levará à deformação do laminado.

A ausência de um substrato sob o laminado causa rápida deterioração do acabamento.

Espuma de polietileno

É fabricado com espuma de polietileno. Está em grande demanda devido a:

  • custo acessível
  • alta qualidade de aquecimento e impermeabilização,
  • resistência à formação de fungos e bactérias.

Por ser feito de materiais sintéticos, não inicia pragas. Além disso, este material é fácil de cortar com tesoura e é conveniente empilhar. Quanto às desvantagens da espuma de polietileno, é a sua baixa resistência e curta vida útil. Além disso, este material não difere em altas qualidades de isolamento acústico.

Poliestireno expandido

Este tipo é vendido em folhas de tamanhos pequenos. Este material é bastante conveniente de usar e se distingue por:

  • alta qualidade de isolamento térmico e acústico,
  • boa capacidade de nivelar os pisos,
  • resistência à umidade
  • capacidade de lidar com cargas pesadas.

Devido à elasticidade do material, absorve as vibrações criadas pela caminhada por muitos anos e torna o revestimento do revestimento completamente silencioso. Este material é notável por seu baixo custo e excelentes qualidades técnicas. Das desvantagens, vale destacar uma vida útil não muito longa, que é de apenas 6-7 anos. Além disso, só pode ser colocado em pisos perfeitamente planos.

Polipropileno

A opção com mais orçamento. É caracterizada pela baixa resistência a cargas e, após um ou dois anos de uso intensivo, falha. É vendido em rolos e sua espessura padrão é de 2 a 3 mm. As vantagens incluem: baixo custo, resistência à alta umidade. É recomendado que seja usado apenas em salas temporárias.

Cortiça

Difere na naturalidade e no respeito pelo meio ambiente, pelo que é frequentemente usado em instalações residenciais (quartos, salas de estar, quartos de crianças). O substrato de cortiça é capaz de lidar com qualquer carga, não perde sua forma e atua como isolante térmico.

Quanto às suas principais vantagens, elas devem incluir:

  • respeito pelo meio ambiente
  • segurança contra incêndio
  • durabilidade.

Este material não se deteriora e não se deteriora sob a influência de fatores negativos, graças à impregnação especial.

Entre as desvantagens, destaca-se a baixa resistência à umidade. Portanto, não é recomendável colocá-lo em salas como banheiro ou cozinha.

O substrato de cortiça é colocado apenas em pisos perfeitamente planos. Caso contrário, ele se deforma e falha rapidamente. Antes de assentar, a base é preparada com uma composição especial repelente à água.

Betume-cortiça

É feito de betume e papel kraft. Uma pequena camada de cortiça é colocada sobre ela. Este material possui um bom isolamento acústico e resistência à umidade. Além disso, o substrato betume-cortiça passa bem pelo ar e evita a formação de condensado. É bastante caro, mas justifica totalmente essa desvantagem com uma longa vida útil.

Coníferas

Material bastante popular, vendido sob a forma de pequenos pratos. Não é tão flexível quanto uma cortiça, mas passa bem pelo ar, criando um microclima favorável na sala. Este tipo refere-se a um material natural e seguro. É feito de madeira de abeto. Possui uma estrutura porosa (promove a circulação natural do ar), lida bem com irregularidades em uma base de concreto. Além disso, o substrato de coníferas é considerado um bom isolamento e evita flutuações no movimento do piso. Sua única desvantagem é o alto custo. Mas ela compensa completamente isso por uma longa vida útil.

Combinado

Nestes tipos de substratos, são utilizados vários materiais: espuma de polietileno e poliestireno. Esse tipo é usado com mais frequência no arranjo de piso radiante, quando você precisa de um substrato fino com resistência à umidade e boas qualidades de isolamento acústico.

Os tipos combinados de substratos laminados incluem produtos Tuplex. Externamente, o material é um filme de duas camadas, que é preenchido com bolas de espuma de poliestireno. Os substratos combinados são vendidos em rolos, com espessura padrão de 2-3 mm. Seus benefícios incluem:

  • alta resistência
  • elasticidade
  • capacidade de ocultar defeitos de base irregular,
  • a capacidade de manter as características técnicas originais durante todo o ciclo de vida.

Substratos de cortiça

Os substratos de cortiça são materiais ecológicos. Eles consistem em grânulos de cortiça, que são conectados com uma cola especial. Este material é agradável ao toque e é frequentemente usado em viveiros ou dormitórios, pois não há substâncias nocivas em sua composição. A cortiça não apodrece, não se deteriora e mofo e fungos não se formam nela.

Um filme plástico é obrigado a rastejar sob o substrato de cortiça, uma vez que este material tem medo de umidade.

Dependendo dos materiais de fabricação, o substrato de cortiça é dividido em:

  • betume-cortiça,
  • lascas de cortiça
  • pano de cortiça
  • borracha-cortiça.

Borracha de cortiça

O substrato de borracha-cortiça é feito de grânulos de cortiça e borracha sintética. O material possui boas qualidades de amortecimento e isolamento acústico. Além disso, vale a pena acrescentar suas vantagens: flexibilidade e elasticidade, resistência a temperaturas extremas, segurança contra incêndio. É fácil e agradável trabalhar com ela.

Substratos de espuma de polietileno

Eles têm alto isolamento térmico e resistência à umidade. Este material é fácil de montar, pois pode ser cortado de acordo com o tamanho necessário com uma tesoura. Como o substrato é feito de materiais sintéticos, os roedores não o estragam e os insetos não começam nele. Além disso, não está sujeito à formação de mofo e fungos.

Espessura do substrato

Alguns usuários acreditam que quanto mais espesso o substrato laminado, melhor. Isso é realmente uma falácia. Como se o substrato for muito espesso, o laminado diminuirá fortemente ao caminhar ou quando houver itens pesados ​​de móveis instalados nele. Com o tempo, isso levará à sua deformação.

No mercado da construção, você pode comprar substratos para um laminado com uma espessura de: 2 mm, 3 mm, 4 mm, 5 mm, 7 mm, 10 mm. Mas, para escolher o material certo, os seguintes fatores devem ser considerados:

  • a espessura deve variar entre 2 e 5 mm. A escolha da espessura é determinada dependendo dos defeitos e irregularidades da base,
  • espessura depende dos materiais de sua fabricação. Ao escolher uma cortiça, uma espessura de 2 mm é suficiente. Ao trabalhar com polietileno, vale a pena escolher uma espessura de 5 mm, pois com o tempo ela cederá,
  • materiais com espessura de 5 a 10 mm são utilizados nos casos em que é necessário aumentar significativamente as qualidades de isolamento térmico e acústico na sala.

Se o substrato for mais grosso que 5 mm, com o tempo, as conexões das lamelas laminadas serão danificadas. Uma vez que este piso foi originalmente projetado para dobrar ao andar sobre ele. Como resultado, rachaduras aparecerão no laminado e o piso rangerá fortemente.

Com uma base de piso uniforme, um substrato muito fino é selecionado.

Classificação dos melhores substratos

No mercado da construção moderna, é fornecida uma ampla seleção de substratos para laminado de vários fabricantes. Os melhores são:

  1. Cortiça Premium. Este material não é deformado durante todo o período de operação, é caracterizado por baixa condutividade térmica, respeito ao meio ambiente e segurança. Adequado para colocar em quartos e quartos de crianças. É capaz de suportar cargas pesadas. A única coisa é que esse substrato não foi projetado para nivelar o piso. Ou seja, é recomendável usá-lo apenas com a condição de que a base de concreto seja perfeitamente uniforme. Além disso, para esse material, é necessário pensar separadamente sobre a impermeabilização.
  2. Parcolag. É capaz de proporcionar ventilação natural dos pisos, não está sujeito a deformações, possui excelentes qualidades de isolamento térmico e acústico. Sua única desvantagem é que não é adequado para a instalação de piso radiante.
  3. Isoplat. Vendido sob a forma de folhas de madeira de pinho. O material é caracterizado por um bom isolamento acústico e térmico e resistência à deformação. É capaz de suportar cargas pesadas, fornece circulação de ar natural e é resistente a mofo e bolor. Este tipo de substrato pode ser montado em conjunto com um sistema de piso radiante.
  4. Atende a todos os requisitos aplicáveis ​​ao substrato sob o laminado. O material não é deformado, possui boas qualidades de absorção de som e absorve bem a umidade.
  5. Arbiton. Possui uma estrutura densa e homogênea, fácil de instalar e se relaciona com materiais profissionais que os construtores costumam usar.

Que tipo de substrato é necessário para o aquecimento do piso

Ao organizar um sistema de pisos quentes, vale a pena considerar que um substrato convencional para um laminado não funcionará aqui. Como todos os substratos modernos são caracterizados por altas qualidades de isolamento térmico e, juntamente com o aquecimento adicional do piso, eles simplesmente interferem entre si, reduzindo sua eficácia.

Para a disposição de pisos quentes, são utilizados substratos especiais, cujas características diferem significativamente dos padrões. Eles se distinguem por uma espessura menor e indicadores de rigidez mais altos. Para determinar se um substrato é adequado para organizar pisos quentes ou não, é necessário dividir sua espessura por resistência térmica (essas informações são indicadas na embalagem pelo fabricante). Quanto mais baixos esses números, melhor. Esse material lidará bem com as propriedades da condutividade térmica e não reduzirá a eficácia do aquecimento por piso radiante.

Ao escolher um substrato para aquecimento por piso radiante, vale a pena considerar sua resistência térmica.

O processo de colocação do substrato sob o laminado é bastante simples, e mesmo um iniciante nesse ramo pode lidar com isso. O próprio processo de estilo depende do seu tipo:

  • os materiais em folha são escalonados de maneira escalonada, sem sobreposição e fixados entre si com fita adesiva,
  • rolado - sobreponha as paredes, mas faixas sobrepostas não são recomendadas. Esse tipo também é fixado entre si com fita adesiva.

Colocar um apoio de colo criará solavancos na superfície. Consequentemente, não será mais possível colocar o laminado nele.

Antes de começar a postura, você deve executar as seguintes etapas:

  1. Realizar trabalhos preparatórios. A base do piso é limpa de poeira e sujeira e completamente seca.
  2. O material preparado é cortado com uma tesoura nas dimensões necessárias.
  3. O substrato é colocado na base de acordo com as instruções fornecidas pelo fabricante.
  4. Após a colocação do substrato, você pode prosseguir com segurança com a instalação do laminado.

Especialistas no campo da construção dão dicas e conselhos úteis para iniciantes:

  • nunca use material danificado
  • materiais enrolados são enrolados atrás das paredes. Assim, a confiabilidade do revestimento final será estendida e a vida útil será prolongada.
  • é necessário descobrir de que lado colocar o material. Se estamos falando de um filme em relevo, esse lado é colocado na base. Se o material tiver uma base de alumínio, ele será empilhado sobre o laminado.

Ao colocar o substrato sob o laminado, o mais importante é evitar a coincidência de suas costuras e as costuras do revestimento final.

Qual opção escolher, apenas o comprador tem o direito de decidir. O principal é ler atentamente as características técnicas do material, ler opiniões de clientes anteriores sobre ele, comparar o custo dos produtos em diferentes sites. Porém, ao escolher um substrato, vale a pena considerar que a durabilidade do revestimento de acabamento dependerá diretamente de sua qualidade.

Para que serve o substrato?

O revestimento do laminado deve ser colocado em conexão com as tarefas a ele atribuídas:

  • Insonorização. Se você não colocar substratos sob o laminado, a cada passo os sons serão amplificados por uma base de madeira ou concreto. Usando uma base suave e uniforme, você pode se livrar de ruídos e pequenos ruídos. Nas classes 32 e 33 do laminado, às vezes existem substratos embutidos na forma de isolamento colado na parte de trás. Esse material é mais fácil de depositar do que o habitual, mas uma tecnologia de produção mais complexa aumenta significativamente seu preço.

  • Alinhamento da superfície é outra tarefa que um substrato de folha para um laminado deve lidar. Ao instalar este revestimento, é muito importante nivelar a superfície, pois a durabilidade dos bloqueios dependerá disso. A tecnologia de assentamento permite uma diferença de altura de 1 m e não mais de 2 mm. Mas um substrato muito espesso, escondendo bem os solavancos, cairá, ao mesmo tempo, fortemente sob o peso dos degraus. Para evitar que as costuras se espalhem após seis meses, a superfície do piso deve ser cuidadosamente preparada antes da colocação do laminado.
  • Impermeabilização. O laminado é apenas papel prensado, portanto, mesmo seus modelos mais resistentes à umidade não devem ser testados derramando água; caso contrário, seus painéis simplesmente incharão. O substrato sob o laminado no piso de concreto é capaz de proteger o revestimento da umidade proveniente da base de cimento. Em geral, uma placa de concreto deve secar por um mês e só então colocar o acabamento. Você pode verificar a prontidão da mesa colocando em seu local um filme plástico para a noite. Se não evaporar pela manhã, a mesa secou.
  • Condutividade térmica. Um substrato para um laminado localizado acima de um piso quente reduzirá inevitavelmente sua eficiência, uma vez que ele e o próprio revestimento têm uma condutividade térmica bastante baixa. Embora para a instalação de piso radiante começou a produzir substratos especiais. De qualquer forma, independentemente do material fabricado, a espessura do substrato colocado sob o laminado não deve ser superior a 3 mm. É verdade que existem mestres inescrupulosos que, tentando esconder as falhas que fizeram ao nivelar a base, usam revestimentos grossos (4-5 mm). Esse objeto parece perfeito na entrega, mas seis meses depois, o laminado começa a rastejar nas costuras.

Ladrilhos de coníferas

Nos últimos anos, outra novidade apareceu - um substrato de coníferas sob o laminado. Ainda é muito caro, dificilmente pode ser encontrado nas lojas, mas se alguém encontrar o nome "isoplat" no balcão, então é isso. A novidade é anunciada como um material excepcionalmente ecológico que respira bem e, portanto, não se adequa ao efeito estufa sob o revestimento do piso.

Mas, do ponto de vista da elasticidade, ainda é significativamente inferior à cortiça clássica.

Também deve ser levado em consideração que os ladrilhos de coníferas têm uma espessura mínima de 4-5 mm, o que conflita com os requisitos dos fabricantes do próprio laminado.

O substrato de madeira para o laminado está disponível na forma de ladrilhos que precisam ser assentados na diagonal.

Suporte da folha

Este material é apreciado pelo fato de poder reter perfeitamente o calor. À venda, você pode encontrar tipos de substratos de uma ou duas faces, constituídos por duas camadas: folha e espuma de polietileno ou poliestireno.

O substrato de folha é ideal para salas onde existe a possibilidade de penetração de umidade na mesa (banheiro, cozinha, porão).

Vantagens:

  • O isolamento térmico de pisos é aumentado em 30%.
  • É uma camada de impermeabilização adicional.
  • Maior resistência à umidade, não sendo necessária a colocação de uma camada adicional de filme plástico.
  • Evita mofo e bolor.

A falta desse substrato pode ser considerada sua incapacidade de se recuperar, ou seja, sob influência física, ele não assumirá sua forma anterior, e vazios aéreos podem se formar nesses locais.

Substratos Combo

Bastante interessante é o material em que a espuma de poliestireno e o polietileno estão presentes ao mesmo tempo. Por exemplo, na conhecida marca Tuplex, as bolas de poliestireno estão localizadas entre duas camadas de polietileno. Nesse caso, a espessura do substrato para o laminado é padrão de 3 mm e o próprio material é vendido em rolos. Devido à sua estrutura, esse material permite que a sala seja ventilada.A camada superior não deixa a umidade entrar, e uma camada inferior muito fina permite que ela passe para as bolhas, de onde é trazida pelas lacunas tecnológicas.

Existem outras combinações, por exemplo, alguns fabricantes produzem um laminado, no qual a borracha é colada por baixo, revestida no lado oposto com um material não tecido fino. Na mesa, ela desliza bem, sem deformar, e ao caminhar absorve perfeitamente o ruído. Obviamente, o custo desse laminado "avançado" é muito mais alto do que o habitual.

Colocando o substrato sob o laminado

A colocação do substrato sob o laminado consiste nas seguintes etapas:

  1. Em uma mesa de concreto fresco, primeiro é necessário colocar uma fina película plástica e, para mesas antigas, você pode pular esta etapa.

  1. Remova toda a sujeira e poeira do chão, trabalhando com um aspirador de pó e verifique se a base está seca.
  2. Você pode cortar o substrato com uma faca de construção ou uma tesoura comum.

  1. Se o material do substrato permitir, uma sobreposição deve ser feita nas paredes, que serão escondidas sob os rodapés.

  1. Na tentativa de compensar irregularidades, não é possível duplicar as camadas do substrato. O nivelamento só pode ser feito com betonilha, compensado ou outro método aceitável.
  2. Se o substrato tiver uma ondulação, deve ser abaixado, haverá menos irregularidades.
  3. Os materiais da folha devem ser colocados com o lado refletivo para cima.

  1. A colocação deve ser feita de ponta a ponta, sem sobreposição de folhas.

  1. Para impedir que o substrato se desloque acidentalmente durante a operação, ele pode ser fixado com fita dupla face no chão.

Vídeo sobre como colocar um substrato de alumínio sob um laminado:

Qual piso laminado você prefere e por quê? Compartilhe sua experiência e opinião nos comentários - estamos interessados ​​em sua opinião.

Você estará interessado em:

Alguns proprietários de apartamentos, ao procurarem pisos, estão tentando encontrar algo incomum que seria prático e bonito.

O piso laminado tornou-se um piso extremamente popular em apartamentos urbanos e casas de campo. É ainda mais popular em uma variedade de escritórios e locais públicos. A gama de pisos laminados é dividida em vários ...

Tipos de substratos laminados

O mercado da construção moderna oferece uma ampla gama de materiais subjacentes que diferem nos tipos de matérias-primas, forma de liberação (chapa, rolo), origem (artificial, natural) e outros recursos. Para entender qual substrato é melhor para o laminado em condições operacionais específicas, você precisa se familiarizar com os seguintes fatores:

  1. Características do apartamento.
  2. A espessura do substrato.
  3. Nível de dificuldade de empilhamento.
  4. O custo do material de construção selecionado.
  5. Vida declarada.
  6. Pureza ecológica do material.
  7. Resistência a ambientes agressivos, fungos, roedores, microorganismos nocivos, etc.

Na revisão de classificação, você aprenderá não apenas sobre amostras populares, aqui falaremos sobre materiais desenvolvidos usando tecnologias inovadoras.

Bazalux

Substrato de cortiça Bazalux, marca portuguesa de alta qualidade EGEN. Material - de origem natural, ecológico, não emite substâncias nocivas. Espessura - 2mm, 3mm. O substrato é comercializado em rolos com uma área total de 10 metros quadrados. O material subjacente possui propriedades acústicas aprimoradas, o nível de isolamento sonoro é de 17 dB, retém perfeitamente o calor.

  • Pureza ecológica do material natural.
  • Facilidade de estilizar.
  • Excelente performance.
  • O chão é quente, não range.
  • Pode ser colocado em pisos irregulares.
  • Escolha em espessura de 2 a 3 mm.
  • A ausência de uma camada de alumínio.

Arbiton secura extra

O substrato do fabricante polonês é a melhor opção para a colocação de pisos laminados em salas com cargas médias no piso. Usando o Arbiton Secura Extra, pequenas irregularidades (não mais de 2 mm) da base original são facilmente eliminadas. O material de fabricação é poliestireno extrudido. Disponível em folhas separadas com uma espessura de 3 mm. graças a um sistema especial de ranhuras, é garantida a circulação de ar, a probabilidade de manchas de fungos e os fungos são reduzidos.

  • Custo adequado.
  • O conforto de andar sobre o laminado.
  • Excelente barreira ao calor, som e vapor.
  • Amolecimento de choques e cargas estáticas.
  • Simpatia ambiental, ausência de odores estranhos.
  • Estabilidade, durabilidade das conexões.
  • Durante a instalação, não é necessária vedação adicional, existe uma fita adesiva.
  • Colocação fácil (existem linhas de marcação especiais na superfície).
  • Fragilidade da estrutura.

STEICO

O revestimento de coníferas sob o laminado de coníferas STEICO é fabricado na Polônia. Essa camada subjacente é usada com mais freqüência ao consertar um apartamento, construir uma casa no estágio de assentamento do chão. O material de piso “Steiko” é madeira de coníferas triturada prensada em folhas.

  • O material fornece isolamento térmico e acústico, absorve efetivamente o som das etapas.
  • Pureza ecológica, naturalidade, nenhuma emissão de substâncias nocivas com aumento da temperatura superior a 90 ° C.
  • Molde não forma, fungo.
  • Grande seleção de chapas com espessura de 4 a 7 mm.
  • Universalidade.
  • Estilo fácil.
  • É possível regularizar irregularidades na base de 3 mm.
  • A fragilidade do material durante o transporte.
  • Alto custo.

PROFloor 5mm

O substrato universal sob o laminado PROFloor é fabricado na Ucrânia. Com a ajuda deste piso, os mestres suavizam irregularidades da base com uma altura de até 2,5 mm. Material de produção - o poliestireno não absorve a umidade, protege perfeitamente a sala contra ruídos, economiza calor.

  • Preço baixo
  • Cumprimento das características declaradas.
  • O substrato não emite odores desagradáveis.
  • Fácil instalação rápida.
  • Universalidade de aplicação.
  • Nenhuma falha foi identificada.

Etapa rápida básica

O Quick-Step Basic sob o laminado está disponível na Rússia. A camada isolante da estrutura espumada em verde claro com filme de polietileno laminado é comercializada em rolos de 15,0 x 1,0 metros quadrados. A espessura do material é de 3 mm. Usando o substrato de extrusão Quick-Step Basic, possíveis irregularidades na base de concreto são suavizadas até um máximo de 2 mm.

  • Conveniência de trabalho.
  • Alta absorção sonora.
  • Proteção eficaz contra o vapor.
  • Universalidade.
  • Piso caro.

Tuplex Professional

Um substrato de alta qualidade sob o laminado Tuplex com uma espessura de 3 mm consiste em três camadas: um filme de membrana microperfurado, bolas granuladas de espuma, PVD (polietileno de alta pressão).

  • Acabamento de alta qualidade.
  • Propriedades de absorção de som.
  • Isolamento do vapor.
  • Suaviza irregularidades na base de concreto.
  • Suporta cargas aumentadas de móveis pesados.
  • Rentabilidade (não é necessário comprar um filme plástico adicional para isolar a umidade).
  • O preço alto.
  • Ao cortar folhas, muitas sobras são formadas.

Profitex

A camada subjacente sob a produção russa Profitex laminada. A espessura do material de três camadas é de 3 mm. A primeira camada é de polietileno ultra-fino de 40 mícrons, a segunda são grânulos de poliestireno e a terceira é uma película combinada de várias camadas. O substrato "Profitex" possui um alto nível de proteção contra umidade, isolamento acústico. A taxa de compressão sob cargas mecânicas é de 10%. A vida útil desse substrato é limitada pelo tempo em que o próprio laminado é usado.

  • Não tem medo de umidade, elimina o excesso de vapor.
  • Excelente absorção sonora dos degraus, bom amortecimento.
  • Suporta altas cargas do peso dos móveis.
  • Isolamento térmico.
  • Não emite odores desagradáveis.
  • Serve muito tempo.
  • Fácil de encaixar.
  • Alto custo.

Sólido

O substrato universal de poliestireno sólido para um laminado é vendido na forma de folhas com uma espessura de 5 mm. O tamanho total de cada folha é de 1,0x0,5 metros quadrados. o material é capaz de absorver irregularidades na fundação de um piso de concreto não superior a 2,5 mm.

  • Preço razoável.
  • Excelente acabamento.
  • Durabilidade, confiabilidade.
  • Instalação fácil.
  • A estrutura do poliestireno é rapidamente restaurada após o descarregamento.
  • Praticidade.
  • Resistência à umidade excessiva.
  • Peso leve.
  • Folhas frágeis freqüentemente quebram quando transportadas.

STENOPHONE

O substrato de cortiça "Stenofon" protege perfeitamente o laminado dos efeitos negativos da base de concreto. Este material de revestimento é feito de materiais naturais - casca de madeira de balsa. As migalhas prensadas fornecem isolamento sonoro eficaz, mantêm o calor dentro de casa. Não é recomendável colocar o suporte de cortiça em uma mesa nova.

  • Versatilidade, adequado para instalação em painéis de edifícios de vários andares.
  • Durabilidade do material.
  • Limpeza ecológica.
  • O estenofone não é adequado para instalação em ambientes com alta umidade.
  • Hipersensibilidade a rugosidade de uma base.

Protetor de som

O protetor de som Roll Damper Flooring é fabricado na Rússia. O material difere em densidade, elasticidade. A composição da tela inclui fibras de poliéster entrelaçadas entre si de uma maneira caótica. O principal objetivo desse substrato é reduzir o ruído, a conservação de calor e as propriedades de amortecimento. Utilizado com mais frequência na disposição de pisos em arranha-céus com piso de concreto. Esconde perfeitamente solavancos na mesa da sub-base. A camada de separação deste tipo de hipoalergênico é recomendada para instalação em quartos, quartos de crianças.

  • Alisamento eficaz de possíveis defeitos superficiais da base sob o laminado.
  • Depreciação.
  • Simpatia ambiental.
  • Obra decente.
  • Camada fina.
  • Custo relativamente alto.
  • Muito peso.
  • Instalação complexa (um mestre não pode prescindir de um assistente).
  • A carga adormece muito durante o transporte e a instalação.

Penoterm Porileks NPE

O substrato da produção doméstica "Penotherm" é muito mais barato que os análogos importados e não é inferior a eles em qualidade, características técnicas e operacionais. O material espumado com espessura de 2 ou 3 mm é produzido em chapas e rolos de 10 metros ou 25 metros de comprimento, respectivamente, e é colocado em uma camada. O substrato sob o laminado desse tipo é um excelente isolante de ruído, retém o calor, o piso não racha.

  • Acabamento de alta qualidade.
  • Custo adequado.
  • Versatilidade (se encaixa no laminado de várias empresas).
  • Fácil instalação sem a formação de ondas.
  • Não há falhas.

Folha isolon

O material para a fabricação do substrato para o laminado Izolon é de espuma porosa fechada. Devido à simples produção deste material, o custo é baixo. A pedido dos clientes, o material está disponível com laminação frente e verso. O substrato da folha é revestido com uma camada de folha de alumínio polido com excelentes propriedades refletivas.

  • Coisas baratas.
  • Excelente resistência térmica de polietileno espumado.
  • Baixa condutividade térmica.
  • Proteção contra vapor, umidade, ruído excessivo.
  • Fácil instalação - autoadesiva.
  • Peso leve.
  • Respeito ao meio ambiente e segurança do uso (adesivos sintéticos não são utilizados na fabricação do substrato de alumínio Isolon).
  • Ao assentar, as ondas geralmente se formam, o material deve ceder por várias horas.

Corrida silenciosa Isoplaat

A base do Isoplaat Silent Laminate foi projetada e fabricada na Estônia. O material é fabricado com fibra de madeira. As principais matérias-primas são celulose, resíduos de madeira natural. Na maioria das vezes, essa camada é usada ao colocar o laminado em superfícies irregulares. A estrutura do material nivela o piso devido a deformações da camada inferior. Como resultado, o piso acabado não racha, não racha ao caminhar no chão.

  • Segurança ambiental do substrato a partir de matérias-primas naturais.
  • Propriedades de isolamento acústico e térmico.
  • Ventilação eficaz do espaço sob o laminado.
  • Não há encravamentos se a umidade excessiva cair sob o chão.
  • Resistência à formação de mofo, fungos, reprodução de micróbios patogênicos (durante a produção, o material é submetido a tratamento especial com agentes anti-sépticos).
  • Eliminação de quaisquer irregularidades com grandes diferenças no piso áspero.
  • Grande variedade de materiais para espessuras de chapas de 4 a 7,5 mm.
  • Não há falhas.

Arbiton eco max

Arbiton Eco Max piso laminado fabricado na Polônia. Gaxeta ecológica de alta qualidade a partir de matérias-primas extrudidas XPS (poliestireno) é projetada para instalação sob revestimentos de piso: parquet, laminado. Os produtos são entregues à rede de distribuição em folhas de dimensões: 790 × 500 × 5mm. Os ladrilhos são fixados entre si usando ranhuras especiais, o que garante uma circulação de alta qualidade dos fluxos de ar sob o revestimento principal. Em comparação com os análogos feitos de materiais naturais, o Arbiton Eco Max é caracterizado por uma maior segurança contra incêndios: os ladrilhos de poliestireno não suportam fogo aberto, não acendem espontaneamente.

  • Excelente isolamento acústico.
  • Baixa condutividade térmica.
  • Durabilidade, confiabilidade.
  • Nenhuma deformação quando comprimida sob o peso de objetos pesados.
  • Durante a instalação, os elementos não se desfazem, não se partem.
  • Além do alto custo, não foram encontradas falhas.

Qual substrato sob o laminado é melhor escolher

Ao escolher a camada subjacente mais adequada para pisos em condições específicas, certos fatores devem ser levados em consideração:

  1. Se o seu apartamento estiver localizado no térreo, é melhor comprar um substrato para um laminado com melhor desempenho de isolamento térmico.
  2. Ao organizar os quartos das crianças, recomenda-se dar preferência a materiais que ofereçam isolamento suficiente do ruído.
  3. Em salas localizadas acima dos banheiros e em outras com alta umidade, é melhor usar materiais resistentes à umidade como substrato.

Qual substrato sob o laminado é melhor instalar em seu apartamento, decide o proprietário. Antes de comprar, recomendamos que você se familiarize com as características técnicas e operacionais da opção selecionada, analise os usuários, ouça as recomendações de artesãos experientes.

O procedimento para colocar o substrato

Essa operação deve ser iniciada de qualquer ângulo e agir neste caso, como no caso da instalação de pisos:

  • se um substrato de folha for usado, coloque seu primeiro cartão no canto, verifique se o canto não está inclinado. Se estiver, marque a linha de corte para toda a linha e corte com uma faca de escritório de acordo com a marcação,
  • ao trabalhar com material laminado - passe a última junta com uma sobreposição de 7 a 10 cm e, usando uma régua, corte uma camada dupla de material por todo o comprimento. Removendo segmentos estreitos, obtemos a junta perfeita mesmo com cortes irregulares,
  • cole todas as bordas unidas com fita adesiva ao longo de todo o comprimento, formando um piso vedado com um substrato,
  • fixe o substrato com fita adesiva nas paredes ao redor do perímetro.

No final da colocação do substrato, você pode instalar placas laminadas.

Dicas e truques

Ao instalar um piso com um laminado, várias medidas necessárias para a execução podem ser recomendadas:

  1. Ao instalar um acabamento final desse material em um piso de madeira reto, remova a tinta antiga. Depois disso, é aconselhável rasgar uma ou duas placas e verificar a condição dos elementos de suporte - atraso. Se a podridão for detectada em pelo menos um local, será necessário desmontar completamente o revestimento antigo e substituir os troncos danificados. Ao mesmo tempo, verifique a suficiência do isolamento térmico e, se necessário, reabasteça seu nível usando argila expandida, escória de alto forno ou areia espumada. Volte a fechar o chão com as mesmas placas (se não houver necessidade de substituição), fixe-as cuidadosamente com parafusos, encaixando as cabeças no corpo das placas.
  2. Ao instalar o piso radiante, deve-se ter em mente que a maioria dos portadores de calor tem medo de irregularidades no piso, especialmente as de filme. E os substratos aqui não são salvação. Será correto organizar mesas autonivelantes reforçadas com lascas de fibra e não pensar mais em solavancos. Reparos forçados com tapetes de substituição custam várias vezes mais.
  3. É necessário levar em consideração os requisitos do SNiP para que o nível do piso em todas as salas de acasalamento seja o mesmo. Isso é fácil de considerar ao construir uma casa. E ao realizar reparos em uma sala separada, deve-se lembrar que a espessura mínima de um laminado com um substrato de espuma de poliestireno simples é de 7 a 8 cm, e leve isso em consideração ao realizar trabalhos.